Prova Tecnologia em Marketing ENADE 2022 com Gabarito OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as...
Prova Tecnologia em Marketing ENADE 2022 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 09
ENADE 2022: Clara e João estavam com a data de casamento marcada. No entanto, em meio aos múltiplos afazeres, o casal se esquecera de alguns detalhes, entre eles, a organização da lua de mel. A irmã de Clara, Patrícia, viajara a trabalho, em setembro do ano anterior, a Bruxelas, Bélgica, e ficou encantada com a beleza, a sofisticação e a história da cidade a tal ponto que, no retorno para casa, mencionou seu contentamento ao pai, Sr. Leandro, que não sabia como presentear Clara e João em virtude do casamento.
A partir do relato de Patrícia, Sr. Leandro convenceu-se de que um ótimo presente seria uma viagem de lua de mel a Bruxelas. Ele resolveu, então, preparar uma lista de agências de viagens que visitaria para se informar sobre passagens e hospedagens. Após algum tempo de busca, o Sr. Leandro optou pela agência Good Travel, que apresentou as melhores alternativas de serviços e preços. Assim, Clara e João foram presenteados com uma viagem inesquecível.
Considerando a situação apresentada e seus conhecimentos acerca dos papéis que o consumidor desempenha no processo de decisão de compra, assinale a opção correta.
A) Patrícia desempenhou o papel de iniciadora da compra da viagem.
B) A Good Travel desempenhou o papel de decisora da compra da viagem.
C) Sr. Leandro desempenhou o papel de influenciador da compra da viagem.
D) Clara e João desempenharam o papel de decisores da compra da viagem.
E) Clara e João desempenharam o papel de decisores e usuários da compra da viagem.
QUESTÃO 10
ENADE 2022: Os valores cobrados nos fretes e a eficiência na entrega de produtos têm sido algumas das principais dificuldades encontradas por empresas que pretendem expandir seus negócios por meio do comércio eletrônico no Brasil. Nesse contexto, desenvolver parcerias com operadores logísticos, para viabilizar a efetividade da entrega, assegura a geração de valor percebido pelo cliente final ao longo da cadeia de valores.
Assim, os canais de distribuição envolvidos no processo terão condições de reforçar a comodidade de que o cliente usufrui ao realizar suas compras em poucos cliques, acessando a internet pelo celular ou computador.
No que se refere aos temas expostos no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. As compras realizadas pela internet reforçam o valor percebido pelo cliente final por meio da cadeia de valor integrada; no entanto, representam custos mais elevados à empresa que realizou a venda, tendo em vista que geram maior número de pedidos a serem entregues em diferentes locais.
II. A organização tende a alcançar melhores resultados dentro da cadeia de valor integrada, uma vez que pode direcionar o marketing de serviços e produtos por meio de diferenciados canais, visando impulsionar as vendas.
III. O serviço de pós-vendas tem sido uma das funções dos canais de distribuição mais prejudicadas dentro do comércio eletrônico, pois os clientes brasileiros não contam com o apoio de legislação que assegure a troca e a devolução de produtos adquiridos por meio da internet.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 11
ENADE 2022: A estratégia digital da construtora Z permitiu um resultado muito satisfatório. Mais de 1.500 apartamentos vendidos exclusivamente pela internet, com ticket médio de R$ 350.000,00. Fundamentada na cultura de inovação, essa construtora foi a primeira empresa do segmento (e uma das primeiras no Brasil) a adotar, desde 2002, a internet como um intenso canal de comunicação e vendas, complementar e sinérgico ao marketing tradicional.
A empresa apostou na transformação do consumidor, irremediavelmente influenciado pelo advento da internet. Para isso, tem feito uma série de projetos inovadores. Implementou a digitalização da comunicação e da venda: a internet passou a ser vista como ponto de venda. Adequou seu site corporativo para as vendas, implantou atendimento 24 horas, reformulou os modos de atendimento via web, melhorou o layout de navegação e disponibilizou informações sobre os produtos.
Além disso, desenvolveu um blog corporativo como canal de contato demostrando a transparência da empresa, investiu em seu posicionamento de buscas e links patrocinados, passou a utilizar mapas como localizadores dos empreendimentos e disponibilizar aplicativos como extensão do site. Consolidou, ainda, sua participação em redes sociais como forma de se aproximar do consumidor. Como fruto desse trabalho, houve grande valorização da marca não apenas com o público consumidor, mas também com a comunidade empresarial.
Disponível em: https://mactreinamentos.files.wordpress.com.
Acesso em: 10 jul. 2022 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Entre os objetivos de marketing digital da empresa estão melhorar o atendimento aos clientes e realizar transações.
II. Entre as atividades da empresa para atrair os clientes estão os mecanismos de busca e os links patrocinados.
III. O site corporativo da empresa mostrou-se voltado para o B2B (Business to Business).
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 12
ENADE 2022: Após a compra, caso perceba certos aspectos inquietantes ou ouça comentários favoráveis sobre outras marcas, o consumidor pode experimentar alguma dissonância cognitiva. Ele, então, ficará atento a informações que apoiem sua decisão.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing.
15. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2018 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A satisfação pós-compra do consumidor é fruto do quanto suas expectativas se aproximam do desempenho percebido do produto/serviço.
II. Quanto maior a defasagem entre as expectativas do consumidor e o desempenho do produto/serviço, maior a insatisfação do cliente e menor a dissonância cognitiva.
III. Quando a dissonância cognitiva é alta, o consumidor pode abandonar ou devolver o produto e tomar ações públicas, como reclamar para a empresa ou acionar órgãos de proteção ao consumidor.
IV. A pressão para reduzir a dissonância cognitiva pode ser mais observada em situações de baixo envolvimento do consumidor, em que os elementos são menos importantes para ele.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 13
ENADE 2022: No âmbito do desenvolvimento de produtos e de estratégias para abordagem de potenciais clientes, é importante considerar seus hábitos de compras, os quais, de acordo com a teoria de marketing para bens de consumo, podem ser classificados como bens de conveniência, de compra comparada, de especialidade e não procurados.
Acerca de bens de consumo, assinale a opção correta.
A) Bens de conveniência são aqueles que o consumidor compra com frequência, imediatismo e um mínimo de esforço.
B) Bens não procurados são produtos e serviços que já existiram, mas pelos quais atualmente não há demanda.
C) Bens de especialidade costumam ser adquiridos por baixo preço e com esforço mínimo.
D) Bens de especialidade e de conveniência costumam ser adquiridos com alto valor agregado, embora encontrá-losseja simples e fácil.
E) Bens de compra comparada são aqueles com identificação de marcas singulares pelas quais uma quantidade suficiente de consumidores está disposta a fazer esforço extra para obtenção.
QUESTÃO 14
Pirâmide de influência com os microinfluenciadores no fundo do funil de vendas.
ENADE 2022: Em 2021, o mercado mundial do marketing de influência foi avaliado em 13,6 bilhões de dólares, de acordo com dados do site Statista. Só no Brasil, o setor movimentou cerca de 2 bilhões de dólares à época. O aquecimento do setor trouxe maior expectativa de resultados e, com isso, a importância de estratégias eficientes serem adotadas na relação com criadores de conteúdo. E uma das formas de se aumentar a eficiência é usando microinfluenciadores na comunicação digital de sua marca.
A maioria desses microinfluenciadores está no Instagram, rede em que ocorrem 72% das ações de marketing de influência, segundo uma pesquisa da Comscore. Porém, justamente por eles atuarem em nichos voltados a públicos específicos, não podemos reduzir o marketing de influência ao Instagram.
Disponível em: https://negociossc.com.br. Acesso em: 12 jun. 2022 (adaptado).
Considerando a atuação dos influenciadores digitais no mercado de marketing, avalie as afirmações a seguir.
I. Mesmo com a atuação dos microinfluenciadores, os influenciadores celebridades possuem maior capacidade de converter o consumidor mais cético, justamente pelo poder de sua imagem.
II. Os microinfluenciadores, por conta de seus números de seguidores, possuem conteúdo segmentado, seja pelo seu alcance regional, seja pelos temas abordados em seus conteúdos.
III. Diferentemente do foco das celebridades que são influenciadoras digitais, que buscam alcance, o microinfluenciador está focado nas vendas, principalmente por seus argumentos mais aprofundados.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 15
ENADE 2022: Nos termos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a correção de dados é um ato já garantido aos consumidores. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o titular tem o direito de confirmar a existência de tratamento, assim como de acessar todos os seus dados pessoais coletados e tratados pelo controlador.
Ou seja, todos os consumidores têm o direito de corrigir dados, sejam eles incompletos, inexatos ou desatualizados, podendo restringir o uso de seus dados pessoais por meio da recusa em fornecer o consentimento à empresa solicitante.
Fato é que o CDC, como ação do Estado na defesa do consumidor, atuante em caráter preventivo e repressivo, abriu caminho para a recepção da LGPD. Isso porque, ambas as legislações têm como finalidade informar os direitos e a elevação de garantias individuais aos cidadãos consumidores.
ALVES, G. CDC e LDPD: qual a relação? LBCA, 26 abr. 2022.
Disponível em: https://lbca.com.br. Acesso em:
9 jun. 2022 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O intuito da LGPD é inibir que empresas façam ações de marketing com base em dados de pesquisas com consumidores.
II. O CDC e a LGPD são instrumentos complementares que visam normatizar o acesso à informação de consumidores, dando-lhes domínio sobre seus dados.
III. As empresas devem buscar o consentimento dos consumidores sobre o uso de seus dados, tratando-os de forma a utilizá-los para a elaboração de suas campanhas de marketing.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 16
ENADE 2022: Custo, preço e valor são palavras conectadas, mas com significados diferentes entre si.
Resumidamente, custo expressa a quantidade de dinheiro a ser paga para se produzir um produto; o preço é calculado pelo custo, investimentos em promoção e distribuição, além da margem de lucro; já o valor é um conceito mais abrangente, que está associado à ideia de quanto o mercado está disposto a pagar por determinado produto.
Quem compra uma caneta esferográfica simples, por exemplo, procura algo diferente de quem busca uma caneta fina, “de luxo”. As duas canetas servem para escrever, mas há diferenças enormes entre os dois produtos: preço, forma de distribuição e comunicação.
Para o comprador de uma caneta esferográfica simples, o valor pode ser a facilidade de comprá-la — tanto porque é fácil encontrá-la quanto porque seu preço é baixo —, assim, o valor de uma caneta “descartável” é a conveniência. Já para o comprador de uma caneta “de luxo”, o valor deve ser a exclusividade — o preço elevado, os pontos de venda exclusivos e produtos com design diferenciado.
Disponível em: https://exame.abril.com.br.
Acesso em: 10 jul. 2022 (adaptado).
A partir do texto apresentado, o conceito de valor pode ser definido como
A) a soma do custo da matéria-prima e da margem de lucro.
B) a quantidade de dinheiro gasto na produção de um produto.
C) a soma do custo de produção e do preço médio do mercado.
D) o que se paga prioritariamente por exclusividade e conveniência.
E) o conjunto de atributos tangíveis e intangíveis de um produto.
QUESTÃO 17
ENADE 2022: Todos os produtos têm vida limitada. Por isso, gestores de marketing devem estar aptos a analisar o ciclo de vida do produto, com o intuito de rever estratégias para que a marca se mantenha competitiva no mercado. Cada estágio desse ciclo apresenta desafios, oportunidades e problemas distintos, e isso afeta as áreas de produção, de finanças, de recursos humanos e, claro, de marketing.
De modo geral, a curva do ciclo de vida do produto é dividida em quatro estágios: introdução, crescimento, maturidade e declínio, conforme demonstrado na imagem a seguir.
Disponível em: http://marketingfuturo.com. Acesso em: 13 jul. 2022 (adaptado).
Considere que você tenha sido contratado como gestor de marketing de uma grande empresa e sua primeira atribuição seja uma decisão relativa a um de seus produtos.
Com base na teoria do ciclo de vida de produto e na decisão mais adequada para alavancá-lo, assinale a opção correta.
A) Se o produto está na fase de introdução, deve-se conferir total atenção ao composto de marketing, especialmente à grande distribuição, que é o elemento principal nessa etapa.
B) Se o produto está no estágio de crescimento, o ideal seria adicionar novos modelos no mercado; nesse sentido, a sugestão é a ampliação do mix de produtos ou da variedade de modelos.
C) Se o produto está na fase de declínio, é o momento de investir massivamente, de modo a recuperá-lo; assim, a sugestão é a concentração total no produto e em sua comunicação reforçada.
D) Se o produto está na fase de introdução, o melhor seria deixá-lo entrar no mercado aos poucos, investindo-se menos em comunicação; percebendo-se seu potencial, o produto deve começar a receber maior investimento.
E) Se o produto está no estágio de maturidade, uma alternativa seria alterá-lo significativamente com o intuito de alcançar novos mercados, visto que o produto, como se encontra, está saturado em vendas para os atuais consumidores.
QUESTÃO 18
ENADE 2022: Marketing de relacionamento pode ser definido como o processo contínuo de identificação e criação de valores e compartilhamento de seus benefícios com clientes individuais, durante todo o tempo de vigência da parceria.
ODGEN, J. R. Comunicação integrada de marketing: conceitos,
técnicas e práticas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007 (adaptado).
À primeira vista, o marketing de relacionamento, tendo como base tal definição, não está integrado ao conjunto de modalidades de comunicação, porém, a comunicação é parte inerente ao processo de relacionamento. Mais do que isso, a essência do marketing de relacionamento é a abertura e manutenção de um canal de comunicação com os clientes, para que relacionamentos duradouros sejam mantidos.
Com base nesse conceito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O marketing de relacionamento é caracterizado por ser uma modalidade de comunicação focada em clientes identificados e ativos, considerando seu poder de influência sobre clientes potenciais.
PORQUE
II. O marketing de relacionamento tem por objetivo estabelecer relacionamentos imediatos com os clientes, gerando consumidores que admirem a marca e compartilhem suas informações.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 19
ENADE 2022: Uma grande empresa do setor de produtos de beleza, sempre preocupada com o aspecto ambiental, decidiu melhorar sua imagem nacional e internacionalmente investindo na gestão de sua marca (branding), mais especificamente em seu posicionamento frente a seus consumidores.
Após muitos estudos, a empresa estabeleceu que todos os seus produtos seriam fabricados a partir de ingredientes naturais, de maneira a não agredir o meio ambiente. Depois de algumas pesquisas envolvendo consumidores e concorrentes, verificou que era a primeira empresa em âmbitos nacional e internacional nesse segmento, bem como era considerada a melhor marca por consumidores de produtos de origem natural, que também a avaliaram quanto a seu processo de crescimento contínuo.
Sobre as estratégias de posicionamento utilizadas pela empresa descrita, avalie as afirmações a seguir.
I. A empresa utilizou-se do posicionamento por categoria de produtos, pois ofereceu um produto diferenciado da concorrência que também atua no setor de produtos de beleza.
II. Na pesquisa com consumidores que avaliaram a marca em um processo contínuo de crescimento, a empresa utilizou-se de posicionamento por atributo.
III. A empresa fez uso do posicionamento por concorrência ao afirmar que é a primeira empresa em âmbitos nacional e internacional no segmento de produtos de beleza de origem natural.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 20
ENADE 2022: Em pesquisa de marketing do tipo Survey, é possível a elaboração de questionário estruturado, com questões de escala nominal, ordinal, intervalar e de razão. A imagem subsequente foi elaborada a partir de dados de duas questões do questionário de determinada pesquisa, com uso de uma dessas escalas.
A primeira questão visava identificar o nível de importância das variáveis do mix de produtos no processo decisório de compra de vestuário feminino, em que 1 é considerado nada importante e 5, muito importante. A segunda questão visava mensurar o nível de satisfação dos clientes quanto ao mix de produtos da empresa, em que 1 é considerado totalmente insatisfeito e 5, totalmente satisfeito.
A imagem a seguir mostra os resultados dos níveis de importância e satisfação dos atributos do mix de produtos na opinião dos clientes, expressos a partir da análise das médias de cada um dos atributos.
Nível de importância e nível de satisfação em relação às variáveis do mix de produtos da empresa
Com base nas informações e na imagem apresentadas, visando medir a importância das variáveis do mix de produtos da empresa e a satisfação de clientes em relação a esse fator, é correto afirmar que as questões do questionário utilizaram escala
A) ordinal, e os resultados apontam que o atributo marca, por apresentar os menores níveis de importância e satisfação, deve ser considerado como prioridade em termos de desenvolvimento de uma estratégia de marketing.
B) ordinal, e os resultados apontam uma ordem de prioridades das variáveis do mix de produtos, estando a qualidade, o conforto e a diversificação em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.
C) nominal, e os resultados apontam que as variáveis inovação, conforto, design, diferenciação, diversificação e qualidade foram citadas como motivos que influenciam no processo decisório de compra.
D) intervalar, e os resultados apontam que o nível de satisfação dos clientes é maior do que o nível de importância em relação aos atributos qualidade, marca, conforto e diversificação.
E) intervalar, e os resultados apontam que o conforto, a qualidade e o design são as variáveis mais importantes no processo decisório de compra de vestuário feminino.
QUESTÃO 21
ENADE 2022: À procura de um tênis esportivo para comprar pelo e-commerce, uma mulher precisou informar ao site algumas características do produto que desejava, entre elas, a cor, o tamanho e a finalidade. Após encontrar o modelo pretendido e o preço ideal, efetuou a compra. Dias depois, recebeu o produto em sua casa e um convite para associar-se a um clube de corrida.
Os benefícios decorrentes dessa associação eram vários, entre eles: kit com roupas para a prática do esporte, garrafa térmica, dicas para alimentação saudável e assessoria on-line para criar treinos de corrida. Ela baixou o aplicativo, aceitou o desafio proposto pelo e-commerce e iniciou sua mudança de hábitos.
A respeito da ação promocional realizada por meio do e-commerce, avalie as afirmações a seguir.
I. O convite para associar-se ao clube agregou valor à marca do varejista.
II. A estratégia do e-commerce utilizou-se de marketing de conteúdo, marketing ambiental e marketing esportivo.
III. O filtro utilizado para pesquisar o produto pretendido para a compra foi importante na criação da persona da ação promocional.
IV. O incentivo a hábitos saudáveis, como ter alimentação saudável e praticar atividade física, proporciona oportunidade comercial ao e-commerce.
V. O aplicativo utilizado teve como objetivo a aderência dos consumidores à ação promocional, sem gerar valor agregado ao e-commerce.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e V.
B) I, III e IV.
C) I, III e V.
D) II, III e IV.
E) II, IV e V.
QUESTÃO 22
ENADE 2022: Ao pensar na precificação de um produto, a empresa deve considerar as ameaças e oportunidades presentes no mercado em que está inserida, pois o preço indica o posicionamento da empresa e capta a percepção dos clientes. Uma vez que o preço poderá ser a força ou a fraqueza da empresa, recomenda-se ter conhecimento das variáveis econômica, societária e tributária, mercadológica e de custos, as quais interferem na estratégia de formação de preço.
Considerando a estratégia de formação de preço, avalie as afirmações a seguir.
I. Quando o enfoque é estabelecer a precificação a partir dos níveis de preços, deve-se considerar o ciclo de vida do produto.
II. A estratégia de preço de penetração possibilita maximizar o lucro logo no início das vendas e, gradativamente, fazer uma curva decrescente no preço.
III. A estratégia de preço de desnatação é a introdução de produtos a preço baixo, de modo a atingir o maior número possível de consumidores.
IV. As políticas de concessões podem ser utilizadas na negociação de espaço nas prateleiras, assim como na motivação do vendedor quanto à venda de determinado produto.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 23
TEXTO 1
ENADE 2022: O Metaverso, um mundo virtual em que consumidores poderão interagir e realizar suas atividades cotidianas por meio de avatares digitais, tem despertado curiosidade e muitas dúvidas no público sobre como as coisas vão acontecer nesse ambiente. Criado a partir de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais e criptomoedas, a novidade tem chamado a atenção de grandes marcas, que já têm direcionado altos investimentos ao Metaverso, pensando de maneira estratégica no impacto e nas formas de interação com os consumidores.
BORRELLI, M. O futuro do marketing digital no Metaverso.
Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br.
Acesso em: 10 de jun. 2022 (adaptado).
TEXTO 2
Ao considerar esse cenário e problemas de dissonância cognitiva, uma rede varejista desenvolveu estratégias para melhorar a experiência de compra do consumidor em suas lojas. Anteriormente, suas lojas físicas contavam com muitos vendedores, um número limitado de produtos e poucas possibilidades de experiência para os consumidores.
Já a loja com estratégias digitais, denominada pela empresa como “loja digital”, possui realidade virtual, vitrine eletrônica e apresenta a possibilidade de exibição de todos os seus produtos em uma tela virtual que os mostra em tamanho real.
Na “loja digital”, os clientes podem testar produtos com óculos de realidade virtual e as câmeras do espaço captam suas imagens para análise de expressões faciais. Esse é um modelo de varejo que deve ser replicado para as demais lojas.
Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 10 jun. 2022 (adaptado).
Com base nos textos e na imagem apresentados e considerando a empresa de varejo citada e a estratégia de marketing de experiência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As lojas com estratégias digitais permitem ao consumidor vivenciar experiências positivas ao se relacionar com produtos, mesmo que de modo virtual.
PORQUE
II. O acesso ao grande número de produtos, por meio da vitrine eletrônica e dos óculos de realidade aumentada, permite ao consumidor estar mais bem amparado para sua tomada de decisão de compra, diminuindo, assim, a possibilidade de dissonância cognitiva.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 24
ENADE 2022: O merchandising no ponto de venda é a estratégia que vai permitir o destaque do produto diante da concorrência. A loja é o principal alvo para a aplicação de ações que tornem a compra atrativa, fazendo com que o consumidor perceba a presença da marca.
Determinada fabricante de vassouras, esponjas e baldes é um exemplo de empresa que utilizou as ações de merchandising no ponto de venda para aumentar seu faturamento. Se sua operação não é amparada pela informação, acertar o alvo em ações de merchandising torna-se ainda mais difícil.
O gerente nacional de trade marketing da referida empresa defende que é preciso atuar tal como um analista de investimentos. O profissional deve planejar a execução de ponta a ponta, priorizando sempre a potencialização dos resultados sobre o capital investido na ação de marketing dentro do varejo.
DUARTE, V. Merchandising no ponto de venda. Disponível em: clubedotrade.com.br.
Acesso em: 20 jun. 2022 (adaptado).
Considerando as ações de merchandising adotadas pela empresa apresentada no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O profissional de marketing dessa empresa precisa criar estratégias de comunicação com linguagem única e conceitos diferentes em todos os canais; dessa forma, o consumidor multicanal poderá encontrar diversas mensagens coerentes da empresa em ambientes físicos e virtuais.
II. A ação desenvolvida pela empresa demonstra que o profissional de marketing deve utilizar um processo de melhoria contínua dentro do varejo, adaptando constantemente a comunicação às características de cada tipo de ponto de venda.
III. As ações de merchandising utilizadas pela empresa caracterizam-na como adotante da estratégia de omnichannel, ou multicanal, pois buscam proporcionar uma experiência satisfatória de compra ao consumidor final por meio dos diversos canais disponíveis.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 25
TEXTO 1
ENADE 2022: O valor entregue pelas empresas é mensurado pela diferença entre o conjunto de benefícios e o custo total de uma oferta. Assim, o processo de cocriação de valor para serviços torna-se muito importante ocorrendo na interação entre empresas e clientes, em que são consideradas diferentes perspectivas no processo de criação de valor, como a experiência vivida pelo consumidor e a análise do comportamento de compra. Esse processo gera valor para as empresas e permite que elas desenvolvam experiências positivas para os consumidores, atendendo a suas necessidades e seus desejos.
KOTLER, P. Administração de marketing. 15. ed.
São Paulo: Prentice-Hall, 2018 (adaptado).
TEXTO 2
O processo de cocriação de valor orientado ao cliente
PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, V. The Future of Competition.
Boston, Massachusetts: Harvard Business School Press, 2004 (adaptado).
Considerando os textos apresentados e o processo de cocriação de valor para serviços, avalie as afirmações a seguir.
I. O processo de criação de valor ocorre de modo unilateral e premeditado pelas empresas.
II. O aperfeiçoamento dos serviços prestados pelas empresas se beneficia da cocriação de valor, à medida que este processo pode permitir inovações.
III. O valor agregado aos serviços da empresa pelo processo de cocriação de valor pode ser mensurado, mesmo sendo um aspecto abstrato.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 26
ENADE 2022: Suponha que você trabalhe em uma empresa brasileira produtora de leite aromatizado. A concorrência acirrada no mercado levou essa empresa a fazer uma análise do ambiente externo e de seu ambiente interno. As análises levaram às constatações apresentadas no quadro SWOT a seguir.
Depois de obter o quadro SWOT, é preciso utilizar a análise cruzada das informações para que seja possível encontrar uma alternativa para o sucesso da operação desse negócio.
Nesse sentido, a empresa em questão deve
A) utilizar a internet para desenvolver um canal de relacionamento com seus clientes e poder informá-los sobre os seus pontos fortes.
B) aproveitar a oportunidade de consumidores aderindo a produtos ecologicamente corretos para combater concorrentes novos.
C) usar o atributo de marca consolidada no mercado para aumentar o preço do produto e conseguir combater a concorrência acirrada.
D) reduzir o preço da matéria-prima, que hoje está elevado, para assim conseguir reduzir seu custo de produção, que também está elevado.
E) valer-se da informação de que houve mudança nos hábitos dos consumidores e oferecer diferenciais: sabor exclusivo e versões para intolerantes à lactose.
QUESTÃO 27
ENADE 2022: Ao escolher a metodologia de uma pesquisa, algumas indagações iniciais são: os dados representam magnitudes ou conceitos e categorias? Pretende-se trabalhar com números, mensurando a realidade, ou com palavras, desenvolvendo uma abordagem mais voltada à compreensão do conteúdo?
Apesar dos vários debates sobre a dicotomia entre pesquisa quantitativa e qualitativa, é necessário estabelecer algumas considerações a respeito, pois as respostas ainda não foram esgotadas. A prática científica dos pesquisadores indica que grande parte costuma alinhar-se a uma ou outra perspectiva, sem perceber a promissora possibilidade de união de ambas as estratégias metodológicas.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: edição compacta.
4. ed. São Paulo: Atlas, 2008 (adaptado).
A respeito desse tema, avalie as afirmações a seguir.
I. Uma pesquisa pode ser feita utilizando-se tanto a abordagem quantitativa quanto a qualitativa, pois, quanto mais informações houver sobre um produto, serviço ou cliente, melhores serão as chances das estratégias de marketing serem acertadas.
II. Normalmente, os erros amostrais ocorrem em função do número de elementos da amostra e do processo de seleção desses elementos; entretanto, quando o pesquisador utiliza uma mescla de métodos quantitativos e qualitativos, o foco passa a ser direcionado a erros não amostrais, uma vez que não há mais preocupação com o número de pessoas participantes.
III. Um erro que pode ocorrer em pesquisas qualitativas é a construção inadequada de instrumentos de pesquisa, como os questionários; assim, para evitar esse tipo de problema, sugere-se que sejam realizadas várias revisões nos instrumentos que serão utilizados, dispensando a aplicação de pré-testes.
IV. A entrevista focalizada de grupo, considerada um exemplo de pesquisa qualitativa, é uma técnica de entrevista pouco estruturada, conduzida por um moderador experiente e realizada simultaneamente com um pequeno número de participantes para obtenção de dados acerca do assunto focalizado.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
QUESTÃO 28
ENADE 2022: O posicionamento da marca refere-se ao significado específico pretendido para uma marca na mente do consumidor. Mais precisamente, um posicionamento de marca articula a meta que um consumidor atingirá ao usá-la e explica por que é superior a outros meios de realizar essa meta. Assim, parece fácil fazer gestão da marca (branding), mas na realidade os gestores de marketing encontram dois grandes desafios: criar e manter as marcas nas percepções dos consumidores.
Veja na figura a seguir que as marcas funcionam como prisma.
TYBOUT, A. M.; CALKINS, T. (org). Branding: fundamentos,
estratégias e alavancagem de marcas. São Paulo: Atlas, 2006, pág. 3 (adaptado).
Com base no texto e na imagem apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A percepção que o cliente tem da marca reforça o benefício funcional e o benefício emocional, o que distingue as marcas no mercado.
PORQUE
II. O posicionamento da marca é variável entre as empresas; contudo, considera-se que os concorrentes são os primeiros componentes a serem avaliados por todas as empresas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções e I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 29
ENADE 2022: A comunicação integrada é a coordenação e integração de todas as ferramentas, vias e fontes de comunicação de marketing de uma empresa em um programa contínuo projetado para maximizar o impacto sobre clientes e outras partes interessadas. As etapas do planejamento estratégico ajudam a reunir todas as atividades da empresa em um esforço consistente. Elas fornecem orientação aos líderes da empresa e a especialistas em marketing enquanto coordenam o pacote geral de comunicação da empresa.
No que concerne à utilização das quatro etapas do processo de planejamento, avalie as afirmações a seguir.
I. Na etapa de planejamento estratégico, pode ser definido o início das ações digitais após o direcionamento de estratégias macro de produtividade e crescimento de receita.
II. A etapa de seleção de canais pode permitir a escolha dos canais adequados à proposta da empresa, levando em consideração seus valores, objetivos e público-alvo.
III. Na etapa de montagem do plano, é estabelecido o plano de marketing em si, definindo-se formato, frequência de uso dos canais e interação entre os diferentes canais escolhidos.
IV. A etapa de desdobramento de metas e métricas é utilizada para estabelecer os parâmetros para avaliação do plano e também as metas de verificação para seu cumprimento.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 30
ENADE 2022: As ações de trade marketing são importantes no intuito de tornar um produto atrativo no ponto de venda e fazer com que ele ocupe mais espaço físico nesses locais. É no ponto de venda que o consumidor final terá contato com o produto desejado. Logo, o fabricante depende do varejista para uma boa disposição. Afinal, o produto só será vendido se estiver na visão do cliente, na maioria dos casos.
SOUZA, O. G. Trade Marketing. São Paulo:
Pearson Education do Brasil, 2016 (adaptado).
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A realização de pesquisas com o público, a fim de conhecer seus hábitos e preferências, permite a fabricantes e varejistas posicionar seus produtos de forma mais efetiva nos pontos de venda, facilitando a visualização por parte do consumidor.
II. O planejamento do ponto de venda deve ser feito por uma equipe técnica especializada em comportamento do consumidor, uma vez que esse tipo de atividade não deve sofrer influência relacionada aos objetivos de posicionamento da marca.
III. As pesquisas indicam que as pessoas estão efetivando suas compras de forma cada vez mais rápida, por isso, investir em estratégias de visual merchandising é essencial para atrair a atenção do consumidor.
IV. Os produtos fáceis de comer, como salgadinhos, chocolates, balas e bebidas, são dispostos próximos aos caixas justamente para incentivar uma compra adicional, ou por impulso, caso o consumidor esteja com fome ou sede enquanto espera ser atendido.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
QUESTÃO 31
TEXTO 1
ENADE 2022: O Código de Defesa do Consumidor foi criado com o intuito de regular as relações de consumo, bem como tutelar a parte mais fraca dessa relação, a saber, o consumidor. Em seu artigo 37, o Código dispõe que “é proibida toda publicidade enganosa ou abusiva”. Em seguida, o parágrafo primeiro descreve o que se entende por publicidade enganosa:
§ 1º É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.
TEXTO 2
O termo “greenwashing” (ou “greenwash” para alguns autores) ganhou relevância a partir da década de 1990, com a publicação do Greenpeace Book of Greenwash, e segundo essa organização não-governamental é utilizado para descrever o “ato de enganar consumidores quanto às praticas ambientais de uma companhia ou quanto aos benefícios ambientais de um produto ou serviço”.
No Brasil, a despeito das diversas traduções, o fenômeno é comumente conhecido como “maquiagem verde”. A prática consiste em passar para opinião pública uma preocupação socioambiental maior do que a realidade demonstra.
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As empresas que apresentam rótulos abrangentes, tais como “amiga do meio ambiente”, “produto ecológico”, “100% natural”, atendem a condição necessária para não serem enquadradas na condição de publicidade enganosa.
PORQUE
II. A percepção de que o tradicional modelo de consumo está se tornando insustentável atinge um número crescente de indivíduos em todo o planeta, sendo necessária a adequação do marketing a esses princípios.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 32
TEXTO 1
ENADE 2022: A Rússia é o principal exportador de trigo do mundo, enquanto a Ucrânia aparece na 4ª posição. Ambas são responsáveis por 30% da produção do mercado mundial. No entanto, com a guerra, houve uma queda na exportação de trigo dos dois países, em razão das sanções aplicadas à Rússia e da paralisação dos portos da Ucrânia. Diante desse cenário, países que compram trigo da Rússia e da Ucrânia, como nações africanas, parte do Oriente Médio e Ásia, passaram a demandar trigo de outros países, como os da América do Norte e América do Sul. Em relação ao Brasil, Estados Unidos e Argentina aparecem como os principais países exportadores de trigo para nosso país.
Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 13 jun. 2022 (adaptado).
TEXTO 2
O modelo de ameaças ambientais é constituído por cinco forças competitivas, que impactam não somente na intensidade da concorrência, mas também na lucratividade de um setor. A concentração em poucos compradores e/ou fornecedores e a oferta de produtos substitutos a preços competitivos são fatores que podem afetar negativamente a lucratividade das empresas de um setor.
PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência.
2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 (adaptado).
Considerando os efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia no abastecimento mundial de trigo e o modelo de Porter, avalie as afirmações a seguir.
I. A lucratividade das empresas argentinas exportadoras de trigo tende a aumentar com a diminuição do número de países exportadores de trigo.
II. O poder de barganha das empresas brasileiras importadoras de trigo tende a aumentar em relação ao das empresas exportadoras de trigo da Argentina.
III. A lucratividade das empresas exportadoras de trigo tende a aumentar caso os países exportadores aumentem o número de opções de produtos substitutos ao trigo a preços competitivos.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 33
TEXTO 1
ENADE 2022: A Uber é uma das principais empresas de intermediação de transporte individual com carros particulares em atividade no Brasil. Existem várias opções para viajar com a Uber e cada uma delas exige requisitos específicos dos veículos ou dos motoristas para o transporte de passageiros. Por exemplo, enquanto a categoria UberX é composta por veículos mais básicos, a Uber Comfort conta com veículos selecionados e motoristas mais bem avaliados. Além do transporte individual, a Uber também presta o serviço de intermediação no transporte de objetos com carros particulares, como a Uber Flash, que oferece o serviço de transporte de pequenos objetos e itens pessoais.
OLIVEIRA, V. Uber: o que é, como funciona o app e outras dúvidas dos passageiros.
Disponível em: https://www.uol.com.br. Acesso em: 14 jun. 2022 (adaptado).
TEXTO 2
Recentemente, a Uber lançou no Brasil um serviço de transporte coletivo de funcionários para empresas, a Uber Shuttle, que utiliza veículos com capacidade para acomodar entre 10 e 50 pessoas. Os funcionários podem reservar uma vaga em veículos fretados de modo similar ao que o usuário já está acostumado para chamar um carro pelo aplicativo. Assim, a tecnologia continua fazendo a intermediação das viagens, conectando empresas de transporte com outras empresas.
GRANATO, L. Uber entra no ramo dos fretados e expande serviços para empresas.
Disponível em: https://exame.com. Acesso em: 14 jun. 2022 (adaptado).
TEXTO 3
ANSOFF, H. I.; SANVICENTE, A. Z. Estratégia empresarial. São Paulo: McGraw Hill, 1977.
Considerando os tipos de serviços prestados pela Uber e a matriz de Ansoff, avalie as afirmações a seguir.
I. As opções de transporte individual da Uber, como UberX e Uber Comfort, são exemplos de estratégias de penetração de mercado.
II. O serviço de transporte de pequenos objetos e itens pessoais, a Uber Flash, é um exemplo de estratégia de desenvolvimento de mercado.
III. O serviço de transporte coletivo de funcionários para empresas, a Uber Shuttle, é um exemplo de estratégia de desenvolvimento de produto.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 34
ENADE 2022: A utilização da logística reversa para o marketing proporciona muitos benefícios às empresas: maior proteção ao meio ambiente, alinhamento com as expectativas dos consumidores preocupados com questões ambientais e menor custo de retorno de materiais ao ciclo produtivo. A padronização e o mapeamento de processos, e a criação de relações colaborativas entre clientes e fornecedores permitem melhores resultados em momentos de escassez de matéria-prima nova.
Considerando o texto apresentado, os aspectos ambientais e a logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
I. A logística reversa estuda o fluxo de produtos, materiais ou embalagens, desde o usuário final do processo original da venda até um novo ponto de consumo ou reaproveitamento.
II. Por ser parte da distribuição das empresas, a logística reversa está inserida no “P” de produto dos quatro P’s do marketing.
III. Os resultados oriundos da logística reversa podem ser mensurados tanto qualitativamente como quantitativamente, podendo apontar, inclusive, um aumento no valor da marca (brand equity) da empresa.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO 35
TEXTO 1
ENADE 2022: Os consumidores, organizados em comunidades sobre temas variados, desejam interatividade com as empresas, desde que elas se humanizem e estejam dispostas a resolver seus problemas. O marketing eficiente não é mais aquele que “empurra” o produto e a comunicação, mas, sim, aquele que “puxa” as pessoas ao produto e que dialoga com elas. As empresas devem conhecer o seu consumidor e personalizar a conversa com pessoas que elas desejam que comprem seus produtos, assim como devem pensar em como podem ajudar o consumidor.
Disponível em: https://exame.com. Acesso em: 9 jul. 2022 (adaptado).
TEXTO 2
O influenciador digital deve ser o anunciador das boas-novas, uma vez que é quem tem acesso privilegiado à informação, para trazer a novidade. Sabe-se que, quanto maiores a transparência e a autenticidade do influenciador, melhor é a confiança, visto que uma mensagem positiva e altruísta movimenta montanhas. Ao interferir no cotidiano alheio, o influenciador digital transforma a rotina dos seguidores e dita tendências, sobretudo com insumos informativos. O influenciador deve ter pertinência com relação à marca e ao engajamento dos seguidores.
Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br.
Acesso em: 7 jul. 2022 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que
A) o seguidor apresenta papel passivo de receptor da informação compartilhada pelo influenciador.
B) o influenciador com muitosseguidores está habilitado a divulgar variados tipos de produtos ou marcas.
C) a narrativa sobre determinado produto deve seguir estritamente as diretrizes determinadas pela empresa contratante.
D) o conteúdo publicado pelos influenciadores é mais informativo e pouco contribui para mudanças de comportamento em seusseguidores.
E) o conteúdo publicado pelo influenciador impacta tanto seu engajamento como a sua credibilidade por parte dos seguidores.
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