Prova FMP (Vestibular 2022) com Gabarito

Prova FMP (Vestibular 2022) com Gabarito
FMP

Prova FMP (Vestibular 2022) com Gabarito

LÍNGUA PORTUGUESA / LITERATURA BRASILEIRA

Texto I
A feminização da medicina no Brasil

O mundo assiste à progressiva diminuição nas diferenças de gênero, com a remoção de barreiras que impedem as mulheres de ter o mesmo acesso que os homens à educação, às oportunidades de trabalho e aos benefícios sociais. No Brasil, em paralelo à crescente predominância feminina na população, registram-se o crescimento da escolaridade feminina e a maior presença das mulheres nos diversos setores da atividade econômica. 

Essas mudanças das últimas décadas também se refletem na presença cada vez maior de mulheres na medicina brasileira. Tal transformação poderá constituir-se em elemento estruturante da evolução da profissão, com consequências nas práticas médicas e na qualidade da sua assistência. O crescimento da participação feminina na profissão fica evidente na evolução do número de mulheres que entram no mercado de trabalho.

Segundo pesquisas, os homens predominam nas especialidades cirúrgicas e naquelas que atendem urgências, como a ortopedia. A ideia de que há necessidade de mais força e resistência física, maior disponibilidade de tempo, assim como compatibilização entre as práticas profissionais e a vida familiar são os principais motivos que afastam as mulheres de determinadas especialidades. Nesse sentido, a opção das médicas brasileiras tem sido pelas especialidades básicas, como pediatria e ginecologia/obstetrícia.

Na perspectiva bioética, mulheres e homens podem divergir na maneira de perceber problemas no exercício profissional da medicina. A “ética do cuidado”, relacionada à atuação das mulheres, e a “ética da justiça”, à dos homens, permitem uma reflexão bioética que considere a oposição entre valores humanos e afetivos, supostamente mais “femininos”, e valores científicos e racionais, que seriam mais “masculinos”.

Portanto, essa diversidade revela que a feminização da medicina requererá novas análises bioéticas que possam contribuir para a compreensão da dimensão dinâmica do fenômeno. 
SCHEFFER, M.C.; CASSENOTE, A.J.F. Revista Bioética, v. 21, n. 2, 
2013. Disponível em: <https://revistabioetica.cfm.org.br>. Acesso em: 13
ago. 2021. Adaptado.

QUESTÃO 01
FMP 2022: No desenvolvimento temático do Texto I, antes de afirmar que o crescimento da participação feminina na profissão fica evidente na evolução do número de mulheres que estão entrando no mercado de trabalho (parágrafo 2), o texto desenvolve a ideia de que

(A) a atuação feminina se aproxima mais da ética do cuidado do que a masculina, do ponto de vista da perspectiva bioética. 

(B) a compatibilização entre as práticas profissionais e a vida familiar podem afastar as mulheres de determinadas especialidades. 

(C) algumas especialidades médicas são preferencialmente masculinas, e não femininas, porque exigem mais força e resistência física. 

(D) o crescimento da escolaridade feminina e a maior presença das mulheres nos diversos setores da atividade econômica têm sido observados no Brasil.

(E) as mulheres e os homens podem divergir na maneira de enxergar, sentir e solucionar problemas no cotidiano do exercício profissional da medicina.


QUESTÃO 02
FMP 2022: No primeiro parágrafo do Texto I, a função que o segundo período exerce em relação ao primeiro é de

(A) indução
(B) gradação
(C) contestação
(D) especificação
(E) generalização


QUESTÃO 03
FMP 2022: No Texto I, o referente do termo ou da expressão em destaque está corretamente explicitado entre colchetes no

(A) parágrafo 2, em “Essas mudanças das últimas décadas também se refletem na presença cada vez maior de mulheres na medicina brasileira.” [diferenças de gênero]

(B) parágrafo 2, em “com consequências nas práticas médicas e na qualidade da sua assistência.” [transformação]

(C) parágrafo 3, em “Segundo pesquisas, os homens predominam nas especialidades cirúrgicas e naquelas que atendem urgência e emergência, como a ortopedia.” [pesquisas]

(D) parágrafo 5, em “Portanto, essa diversidade revela que a feminização da medicina requererá novas análises bioéticas” [perspectiva bioética]

(E) parágrafo 5, em “análises bioéticas que possam contribuir para a compreensão da dimensão dinâmica do fenômeno.” [feminização da medicina]


QUESTÃO 04
FMP 2022: De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a concordância nominal está correta em:

(A) A aproximação de homens e mulheres nas organizações e o reconhecimento dessa nova tendência em nossa sociedade precisam ser aceitas sem restrições.

(B) A presença de mulheres em posições de liderança e o lucro das empresas, atualmente, são pretendidas pelas companhias. 

(C) O objetivo da realização profissional e a capacidade de atender a inúmeras funções têm sido buscados pelas mulheres com muita frequência.

(D) O comando da mulher nas empresas e sua inserção em cargos antes ocupados somente pelos homens devem ser consideradas de grande valor.

(E) O trabalho integral fora de casa e as tarefas domésticas devem ser reconhecidas porque constituem o obstáculo que sobrecarrega as mulheres.


QUESTÃO 05
FMP 2022: O emprego das vírgulas está plenamente de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa em:

(A) A mulher era vista como representação da beleza, da procriação e da virtude, em detrimento do seu intelecto.

(B) As transformações da Medicina que constituem um processo dinâmico, garantiram o acesso da mulher a cargos antes inesperados.

(C) O pensamento de que estudar era muito perigoso, para a saúde da mulher principalmente, por afetar sua mente prevaleceu por muito tempo.

(D) O maior ingresso das mulheres na Medicina, se deve a uma série de fatores, como a intensa transformação cultural a partir dos anos 60/70.

(E) Os movimentos sociais e políticos, que impulsionaram as mulheres para as universidades públicas têm obtido ótimos resultados.


QUESTÃO 06
FMP 2022: A forma verbal destacada atende às exigências de concordância de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa em:

(A) No Brasil, encontram-se excelentes profissionais femininas em muitas áreas de atividade, o que revela uma tendência mundial na atualidade. 

(B) Como as mulheres costumam cuidar dos filhos e da casa, precisam-se de leis que garantam proteção para que sejam atendidas em suas necessidades. 

(C) Devido às mudanças sociais das últimas décadas, constata-se situações de conflito na vida privada das famílias brasileiras porque a mulher deseja profissionalizar-se. 

(D) Com o objetivo de compreender o avanço da feminização da medicina, pesquisaram-se, em várias regiões, a oportunidade de trabalho oferecida às mulheres. 

(E) Em diferentes fases da escolaridade, observa-se estudantes do sexo feminino cada vez mais dedicadas, configurando-se uma modificação sociocultural significativa.


QUESTÃO 07
FMP 2022: No Texto I, o autor utiliza um recurso de modalização ao empregar uma expressão de opinião em:

(A) “diminuição nas diferenças de gênero, com a remoção de barreiras que impedem as mulheres de ter o mesmo acesso que os homens à educação” (parágrafo 1)

(B) “Essas mudanças das últimas décadas também se refletem na presença cada vez maior de mulheres na medicina brasileira.” (parágrafo 2)

(C) “O crescimento da participação feminina na profissão fica evidente na evolução do número de mulheres que entram no mercado de trabalho.” (parágrafo 2)

(D) “A ideia de que há necessidade de mais força e resistência física, maior disponibilidade de tempo, assim como compatibilização entre as práticas profissionais e a vida familiar são os principais motivos que afastam as mulheres de determinadas especialidades.” (parágrafo 3)

(E) “uma reflexão bioética que considere a oposição entre valores humanos e afetivos, supostamente mais ‘femininos’, e valores científicos e racionais, que seriam mais ‘masculinos’.” (parágrafo 4)


Texto II
Lucíola

Lúcia não disse mais palavra; parou no meio do aposento, defronte de mim.
Era outra mulher. 

O rosto cândido e diáfano, que tanto me impressionou à doce claridade da lua, se transformara completamente: tinha agora uns toques ardentes e um fulgor estranho que o iluminava. Os lábios finos e delicados pareciam túmidos dos desejos que incubavam. Havia um abismo de sensualidade nas asas transparentes da narina que tremiam com o anélito do respiro curto e sibilante, e também nos fogos surdos que incendiavam a pupila negra. 

A suave fluidez do gesto meigo sucedeu a veemência e a energia dos movimentos. O talhe perdera a ligeira flexão que de ordinário o curvava, como uma haste delicada ao sopro das auras; e agora arqueava enfunando a rija carnação de um colo soberbo, e traindo as ondulações felinas num espreguiçamento voluptuoso. 

Às vezes um tremor espasmódico percorria-lhe todo o corpo, e as espáduas se conchegavam como se um frio de gelo a invadira de súbito; mas breve sucedia a reação, e o sangue abrasando-lhe as veias, dava à branca epiderme reflexos de nácar e às formas uma exuberância de seiva e de vida, que realçavam a radiante beleza. 

Era uma transfiguração completa.

Enquanto a admirava, a sua mão ágil e sôfrega desfazia ou antes despedaçava os frágeis laços que prendiam-lhe as vestes. A mais leve resistência dobrava-se sobre si mesmo como uma cobra, e os dentes de pérola talhavam mais rápidos do que a tesoura o cadarço de seda que lhe opunha obstáculos. Até que o penteador de veludo voou pelos ares, as tranças luxuriosas dos cabelos negros rolaram pelos ombros arrufando ao contato a pele melindrosa, uma nuvem de rendas e cambraias abateu-se a seus pés, e eu vi aparecer aos meus olhos pasmos, nadando em ondas de luz, no esplendor de sua completa nudez, a mais formosa bacante que esmagara outrora com o pé lascivo as uvas de Corinto. 

Saí alucinado!

Fora delírio, convulsão de prazer tão viva que, através do imenso deleite, traspassava-me uma sensação dolorosa, como se eu me revolvera no meio de um sono opiado, sobre um leito de espinhos. É que as carícias de Lúcia vinham impregnadas de uma irritabilidade que cauterizava. [...]

De repente surgiu lívida, e estendeu-me a mão aberta. Ouvi uma palavra soluçada, voz opressa, que não entendi, mas adivinhei.

Imagine qual revolução houve em mim; e a profunda indignação com que me precipitei sobre minha carteira para atirá-la à face dessa mulher. Mas ela reteve-me com a força sobre-humana que lhe davam as contrações nervosas.

— Estava gracejando-me! Não é assim que me queria?
E soltou uma gargalhada.
ALENCAR, J. Lucíola. SP: Melhoramentos, 2012. cap. IV.

QUESTÃO 08
FMP 2022: Nos parágrafos 2, 6, 8, 9 e 11, o narrador-personagem apresenta seu ponto de vista sobre a personagem feminina, revelando uma atitude gradativa de

(A) volúpia
(B) repulsa
(C) excitação
(D) tolerância
(E) neutralidade


QUESTÃO 09
FMP 2022: É característica do Romantismo a intensa adjetivação, o que pode ser comprovado em diversas passagens do Texto II.

Um trecho do Texto II que foge a essa característica é o seguinte:

(A) “Lúcia não disse mais palavra; parou no meio do aposento, defronte de mim.” (parágrafo 1)

(B) “O rosto cândido e diáfano, que tanto me impressionou à doce claridade da lua” (parágrafo 3)

(C) “A suave fluidez do gesto meigo sucedeu a veemência e a energia dos movimentos.” (parágrafo 4)

(D) “a sua mão ágil e sôfrega desfazia ou antes despedaçava os frágeis laços” (parágrafo 7)

(E) “no esplendor de sua completa nudez, a mais formosa bacante que esmagara outrora com o pé lascivoas uvas de Corinto.” (parágrafo 7)


QUESTÃO 10
FMP 2022: O romance Lucíola, de José de Alencar, relata cenas da vida de uma mulher que se tornou cortesã, no século XIX, premida por necessidades financeiras.

A passagem apresentada no Texto II revela a inserção dessa obra no conjunto do Romantismo brasileiro porque retrata

(A) o amor como o único meio de redimir todos os males, por meio da aproximação entre as personagens.

(B) a heroína romântica, idealizada, que se transforma em mulher fatal, em uma visão dicotômica entre o amor espiritual e o amor físico.

(C) o contexto de uma sociedade em transformação, que valoriza o dinheiro em detrimento dos sentimentos pessoais.

(D) a mulher associada a atitudes que revelam ambição e fragilidade de caráter, além de submissão ao elemento masculino.

(E) os amores impossíveis e as intrigas amorosas reveladoras dos preconceitos nas altas camadas sociais brasileiras.


INGLÊS

Texto 
Origins of mutation
Computational analysis reveals sources of genetic variations

The precise transmission of genetic information from one generation to the next is fundamental to life. Most of the time, this process unfolds with remarkable accuracy, but when it goes wrong, mutations can arise – some of them beneficial, some of them inconsequential, and some of them causing malfunction and disease.

Yet, precisely where and how heritable genetic mutations tend to arise in humans has remained largely unknown.

Now, a new multi-institutional study led by investigators at Harvard Medical School and Brigham and Women's Hospital has detected nine processes during which most human genetic mutations tend to arise.

The work, published on Aug. 12 in Science, is based on an analysis of 400 million rare DNA human variants and represents one of the most comprehensive computational efforts to explore heritable genomic variations.

"Genetic mutations are a rare yet inevitable and, indeed essential, part of the development and propagation of the human species – they create genetic diversity, fuel evolution, and occasionally cause genetic diseases," said study lead investigator Shamil Sunyaev, professor of biomedical informatics in the Blavatnik Institute at HMS and professor of medicine at Brigham and Women's.

"Connecting the power of computation and big data, we analyzed genomic variations and identified a set of biologic processes responsible for the vast majority of heritable human mutations," added Sunyaev, who conducted the work with lead authors Vladimir Seplyarskiy, HMS research fellow in medicine at Brigham and Women's, and Ruslan Soldatov, instructor in biomedical informatics at HMS.

The research identified new mutation-fueling mechanisms and some that were already known. One mechanism was related to inaccurate copying of DNA, another was related to chemical damage occurring to the DNA. The analysis also detected a machinery involved in human gene regulation as a frequent malefactor in mutations. This machinery is particularly active during early embryonic development, and most of the mutations introduced by the machinery occur during this period. In one surprising finding, the researchers identified a mutation-driving mechanism that was not related to DNA copying and cellular division – processes that are predisposed to mutation-causing anomalies. This previously unsuspected mechanism leads to mutations in egg cells stored in the ovaries.

The researchers are now working to incorporate some of the results in a model of human-mutation rate along the genome in an effort to help predict the chance that a specific mutation would occur at a specific location in the genome. The goal is to help in the analysis of disease mutations and in discovery of genes causing rare diseases. The model may also serve to highlight genes of key importance to human health and survival.
Available at: <https://www.sciencedaily.com/releases/2021/
08/210813100335.htm>. Retrieved on: Aug. 10, 2021. Adapted.

QUESTÃO 11
FMP 2022: The general idea of the Text is the description of

(A) human biologic stability

(B) genetic mutation sources

(C) species embryonic development

(D) organic malfunction and disease

(E) controlled computational analysis


QUESTÃO 12
FMP 2022: In the 1ˢᵗ paragraph of the Text, in the fragment “Most of the time, this process unfolds with remarkable accuracy”, the highlighted word can be replaced, without any change in meaning, by 

(A) mistake
(B) remedy
(C) vagueness
(D) exactitude
(E) unreliability


QUESTÃO 13
FMP 2022: In the 1ˢᵗ paragraph of the Text, in the fragment “but when it goes wrong, mutations can arise”, the highlighted word introduces the idea of

(A) cause
(B) addition
(C) condition
(D) opposition
(E) consequence


QUESTÃO 14
FMP 2022: In the 2ⁿᵈ paragraph of the Text, in the fragment “where and how heritable genetic mutations”, the highlighted word is associated with the idea that genetic mutations can be

(A) lethal
(B) acquired
(C) inherited 
(D) infectious 
(E) contagious


QUESTÃO 15
FMP 2022: In the 3ʳᵈ paragraph of the Text, in the fragment “has detected nine processes during which most human genetic mutations”, the highlighted word refers to

(A) nine
(B) study
(C) mutation
(D) processes
(E) investigators


QUESTÃO 16
FMP 2022: In the 4ᵗʰ paragraph of the Text, in the fragment “and represents one of the most comprehensive computational efforts”, the highlighted expression can be replaced, without any change in meaning, by

(A) widest
(B) narrowest
(C) most exclusive
(D) most controlled
(E) most understanding


QUESTÃO 17
FMP 2022: In the 6ᵗʰ paragraph of the Text, in the fragment “of computation and big data, we analyzed genomic variations”,the highlighted word refers only to

(A) text readers and authors

(B) Seplyarskiy and Women 

(C) Seplyarskiy and Soldatov

(D) Sunyaev and Seplyarskiy

(E) Sunyaev, Seplyarskiy and Soldatov


QUESTÃO 18
FMP 2022: In the 7ᵗʰ paragraph of the Text, in the fragment “The analysis also detected a machinery involved in human gene regulation as a frequent malefactor in mutations”, the highlighted words are, respectively, synonymous to:

(A) identified – villain

(B) acknowledged – result 

(C) removed – consequence

(D) eliminated – wrongdoer

(E) disregarded – perpetrator


QUESTÃO 19
FMP 2022: From the 8ᵗʰ paragraph of the Text, one can infer that the current aim of the research is to

(A) develop new species.

(B) control disease mutations.

(C) change genome organization.

(D) understand DNA duplication.

(E) simulate cellular mechanisms.


QUESTÃO 20
FMP 2022: In the 10ᵗʰ paragraph of the Text, in the fragment “The model may also serve to”, the highlighted verb form is related to the idea of

(A) advise
(B) obligation
(C) prediction
(D) permission
(E) probability


ESPANHOL

Texto 
Los problemas de salud mental pueden afectar a cualquiera – incluso a los campeones olímpicos

Se puede asumir que la salud física del atleta olímpico promedio es entre “excelente” y “espécimen”, y que su salud mental probablemente también esté en buena forma. Después de todo, competir a ese nivel no sólo requiere gran talento y acondicionamiento físico, pero también una competencia mental que solo se logra con años de práctica y dedicación. Sin embargo, los atletas elite también son humanos, según los expertos, e incluso ellos pueden sufrir problemas con su salud mental.

Consideremos a Simone Biles, la gimnasta estadounidense más condecorada de la historia y quizás la gimnasta más dominante de todos los tiempos, quien acaba de darse de baja de los Juegos Olímpicos de Verano. Según la cadena ESPN, ella dice que no fue una lesión física que afectó su desempeño y la forzó a abandonar el equipo, fue porque ella no estaba “en el lugar correcto mentalmente” para competir.

Biles admitió que cuando los juegos olímpicos del 2020 fueron pospuestos debido a la pandemia de la Covid-19, ella pensó abandonar el deporte. “Un año para el cuerpo de un gimnasta es equivalente a cinco años con todo el exceso de desgaste y no sabía si iba a poder hacerlo de nuevo”, dijo ella en una entrevista la semana pasada en el noticiero NBC Nightly News.

También está el nadador competitivo Michael Phelps, el medallista olímpico más condecorado de todos los tiempos con 23 medallas de oro, tres de plata y dos de bronce ganadas a través de cinco Juegos Olímpicos de Verano distintos. Phelps también ha luchado con su salud mental, revelando que ha batallado la depresión y el abuso del alcohol y las drogas por años e incluso ha tenido pensamientos suicidas.
Disponible en: <https://baptisthealth.net/baptist-health-news/es/
los-problemas-de-salud-mental-pueden-afectar-a-cualquiera
incluso-a-los-campeones-olimpicos/>. Acceso en: 05 ago. 2021. Adaptado.

QUESTÃO 11
FMP 2022: El título del Texto aporta la idea de que

(A) campeones olímpicos no son afectados por problemas de salud mental.

(B) campeones olímpicos con frecuencia desarrollan problemas de salud mental.

(C) campeones olímpicos están entre las personas que pueden desarrollar problemas de salud mental.

(D) cualquiera persona puede tener problemas de salud mental excepto campeones olímpicos.

(E) solo campeones olímpicos pueden desarrollar problemas de salud mental.


QUESTÃO 12
FMP 2022: Los conectivos no sólo (…) pero también, en el primer párrafo del Texto, establecen entre los enunciados una relación de

(A) adición
(B) finalidad
(C) justificativa
(D) adversidad 
(E) temporalidad


QUESTÃO 13
FMP 2022: En el primer párrafo del Texto, el conectivo sin embargo introduce una

(A) concesión
(B) oposición
(C) conclusión
(D) condición 
(E) explicación


QUESTÃO 14
FMP 2022: El enunciado “los atletas elite también son humanos”, en el primer párrafo del Texto, busca

(A) incentivar a que personas comunes practiquen deportes olímpicos.

(B) explicitar que los sentimientos humanos limitan a los atletas.

(C) desmitificar la imagen de superhumanos que la sociedad tiene sobre los atletas.

(D) explicar que para ser un atleta elite hay que superar lo humano.

(E) señalar que además de humanos los atletas elite son superhumanos.


QUESTÃO 15
FMP 2022: El uso de la forma verbal consideremos, en la primera persona de plural, en el segundo párrafo del Texto, apunta para un(a)

(A) apagamiento del enunciador

(B) registro típico del texto periodístico

(C) formalidad en el lenguaje

(D) invitación al análisis de un caso ficcional

(E) proximidad entre el enunciador y el lector


QUESTÃO 16
FMP 2022: El conectivo quizás, en el segundo párrafo del Texto, señala que Simone Biles es

(A) casualmente “la gimnasta más dominante de todos los tiempos”

(B) desafortunadamente “la gimnasta más dominante de todos los tiempos”

(C) indubitablemente “la gimnasta más dominante de todos los tiempos”

(D) seguramente “la gimnasta más dominante de todos los tiempos”

(E) posiblemente “la gimnasta más dominante de todos los tiempos”


QUESTÃO 17
FMP 2022: Según el Texto, el motivo de Simone Biles abandonar el equipo de gimnasia durante los Juegos Olímpicos de Verano fue(ron)

(A) lesión física
(B) baja en su desempeño 
(C) caso de doping 
(D) problemas de salud mental
(E) cuestiones con su equipo


QUESTÃO 18
FMP 2022: El uso del verbo admitir en “Biles admitió que cuando los Juegos Olímpicos del 2020”, en el tercer párrafo, atribuye al relato de la gimnasta un tono de

(A) verdad 
(B) felicidad
(C) vergüenza
(D) orgullo
(E) sospecha


QUESTÃO 19
FMP 2022: El pronombre lo en “si iba a poder hacerlo de nuevo”, en el tercer párrafo del Texto, retoma

(A) año 
(B) cuerpo
(C) desgaste 
(D) deporte
(E) juegos olímpicos


QUESTÃO 20
FMP 2022: En el tercer párrafo, en discurso relatado, Simone Biles explica que, tras el adiamiento de los Juegos Olímpicos de 2020, pensó abandonar el deporte debido al siguiente motivo: 

(A) dificultades de entrenamiento
(B) grande desgaste físico
(C) pandemia de Covid-19
(D) nivel de la competición
(E) cuestiones técnicas


FÍSICA/MATEMÁTICA

QUESTÃO 21
FMP 2022: O Coeficiente de Reynolds (Re) é uma grandeza física adimensional, dada pela seguinte expressão:

r

onde:
ρ é a massa específica (massa dividida pelo volume),
v é a velocidade,
D é o diâmetro, e
µ é uma constante.

A unidade da constante µ no Sistema Internacional de Unidades é

(A) kg⋅m⋅s
(B) kg⋅m⋅s⁻¹
(C) kg⋅m⁻¹⋅s⁻¹
(D) kg⋅m⋅s⁻²
(E) kg⋅m⁻²⋅s


QUESTÃO 22
FMP 2022: Na Figura abaixo, apresenta-se o esquema de um atleta sobre o trampolim horizontal de uma piscina.

prampolim

O trampolim pesa 200 N, e o atleta pesa 800 N. 

A intensidade da força que o apoio P exerce sobre o trampolim vale, em N, aproximadamente,

(A) 750
(B) 4.050
(C) 4.800
(D) 5.550
(E) 6.300


QUESTÃO 23
FMP 2022: Um recipiente encerra uma certa quantidade constante de gás, considerado ideal. As transformações FG, GH, HI e IF, sofridas por esse gás, são mostradas a seguir, no diagrama Pressão (P) versus Temperatura (T).


As transformações nas quais a vizinhança executa trabalho mecânico sobre o gás são

(A) FG e GH
(B) HI e IF
(C) IF e GH
(D) FG e HI
(E) GH e HI


QUESTÃO 24
FMP 2022: Sabe-se que N é um número natural que, quando dividido por 7, deixa resto igual a 2.
Portanto, o número natural N³, quando dividido por 7, deixa resto igual a

(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
(E) 5


QUESTÃO 25
FMP 2022: Sejam  e  vetores do R³.

Tem-se que o produto misto  se, e somente se,

(A) os três vetores forem colineares.

(B) os três vetores forem coplanares.

(C) algum desses três vetores for nulo.

(D) dois desses vetores forem colineares.

(E) pelo menos dois desses vetores forem nulos.


QUESTÃO 26
FMP 2022: Uma onda se propaga em uma corda e sofre refração, como mostrado na Figura abaixo.

Uma onda se propaga em uma corda e sofre refração, como mostrado na Figura abaixo.

De acordo com as medidas mostradas na Figura, a velocidade V2 de propagação da onda no meio 2, em m/s, é de

(A) 3,33
(B) 10,0
(C) 14,4
(D) 20,0
(E) 30,0


QUESTÃO 27
FMP 2022: Em um experimento, a imagem de um ponto luminoso é composta por uma lente e um espelho, como mostrado na Figura abaixo:

gráfico

A distância entre o ponto luminoso e a lente é o dobro da distância focal f da lente. 
A imagem final do ponto luminoso, gerada pelo espelho, fica localizada na posição

(A) P
(B) Q
(C) R, sobre a lente
(D) S, sobre o espelho
(E) T


QUESTÃO 28
FMP 2022: Quantos números naturais formados por quatro algarismos há, em que o algarismo das dezenas é igual ao algarismo das centenas, e o algarismo das unidades é diferente do algarismo das unidades de milhar?

(A) 999
(B) 900
(C) 810
(D) 729
(E) 720


QUESTÃO 29
FMP 2022: Sabe-se que 21ml de um medicamento devem ser administrados a um paciente, ao longo de três dias, de tal forma que as dosagens diárias a serem administradas sejam diretamente proporcionais a 2, 5 e 7, nessa ordem.

Assim, as dosagens diárias, em ml, a serem administradas são:

(A) 2 ; 5 ; 7
(B) 2 ; 8 ; 11
(C) 3 ; 7 ; 11
(D) 3 ; 7,5 ; 10,5
(E) 3,5 ; 7,5 ; 10


QUESTÃO 30
FMP 2022: Na Figura, mostra-se um paralelepípedo de dimensões 2dm x 2dm x 8dm, apoiado sobre a sua base quadrada. Dentro do paralelepípedo, há um cilindro circular reto, o maior que cabe em seu interior.

Na Figura, mostra-se um paralelepípedo de dimensões 2dm x 2dm x 8dm, apoiado sobre a sua base quadrada.

O volume do cilindro corresponde a que percentual do volume da caixa? (Considere π = 3)

(A) 90%
(B) 80%
(C) 75%
(D) 70%
(E) 67%


GEOGRAFIA/HISTÓRIA

QUESTÃO 31
FMP 2022: Considere o texto sobre o início da guerra civil na Síria:

A Guerra na Síria foi deflagrada quando um grupo de cidadãos se indignou com as denúncias de corrupção no governo. Em março de 2011 são realizados protestos ao sul de Derra em favor da democracia. A população revoltou-se contra a prisão de adolescentes que escreveram palavras revolucionárias nas paredes de uma escola. Como resposta ao protesto, o governo ordenou às forças de segurança que abrissem fogo contra os manifestantes causando várias mortes. A população revoltou-se contra a repressão e exigiu a renúncia do presidente Bashar al-Assad.
Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/guerra-na-siria/>. Acesso em: 31 jul. 2021.

A deflagração da guerra civil síria decorre diretamente do seguinte episódio:

(A) Criação do Estado Islâmico
(B) Difusão da Primavera Árabe
(C) Ofensiva militar da Liga Árabe
(D) Extinção do Exército Livre da Síria
(E) Intervenção institucional da ONU


QUESTÃO 32
FMP 2022: Considere o texto sobre a dinâmica demográfica europeia:

A globalização está a transformar profundamente as sociedades europeias. Os seus ganhadores tendem a concentrar-se nas grandes metrópoles, nos serviços, nas profissões mais qualificadas e especializadas, nas faixas de população ativa com esse perfil abaixo de cinquenta anos. Paralelamente, amplifica as assimetrias de rendimento, de estratificação social e geracionais. A globalização aumentou também, drasticamente, a mobilidade e as migrações. Trouxe fluxos humanos com uma magnitude e intensidade sem precedentes, de pessoas que se deslocam por razões profissionais, de estudo, à procura de melhores condições de vida, ou porque fogem de conflitos e perseguições.
FERNANDES, J. O Regresso da Geopolítica. Coimbra: Almedina, 2020, p. 45. Adaptado.

Nesse contexto globalizado da Europa, uma consequência identificada é a(o)

(A) crescente heterogeneidade da população, com origem dentro e fora do continente.

(B) grande concentração da população imigrante nas áreas metropolitanas, com maior peso na Europa Central e de Leste.

(C) generalizada ascensão dos mais pobres, em virtude da homogênea política de acolhimento de imigrantes no continente.

(D) acentuado processo de rejuvenescimento da população, devido ao incremento do crescimento vegetativo.

(E) reduzido envelhecimento demográfico do Reino Unido, devido à sua saída da União Europeia.


QUESTÃO 33
FMP 2022: Considere o texto sobre eventos ambientais na Europa, decorrentes das mudanças climáticas.

A onda de calor que castiga a Grécia e a Turquia ganhou força nesta quarta-feira (4), levando os termômetros a marcarem 47,1°C. O governo grego fechou a Acrópole e outros locais de visitação até o fim desta semana. Segundo o corpo de bombeiros da Grécia, somente nas últimas 24 horas foram registrados 78 focos de incêndio de grande proporção. Na costa da Turquia, resorts repletos de turistas tiveram de ser evacuados às pressas devido à aproximação das chamas. Além da Turquia, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Itália, Romênia e Sérvia também tentam conter o avanço das chamas.
Disponível em: <https://veja.abril.com.br/mundo/apos-termometros-
cravarem-47oc-grecia-e-turquia-tem- onda-de-incendios/>. Acesso em: 4 ago. 2021. Adaptado.

A onda de calor e os focos de incêndio mencionados são agravados pelo fator geográfico:

(A) Urbanização precária dos países setentrionais

(B) Turistificação massiva dos países do Leste Europeu

(C) Transição demográfica dos países da Europa Oriental

(D) Maritimidade dos países insulares no Norte da Europa

(E) Vulnerabilidade da Europa Meridional a secas frequentes


QUESTÃO 34
FMP 2022: Considere o fragmento da Declaração de Independência dos Estados Unidos, aprovada por representantes das 13 colônias inglesas na América, em 1776.

Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a procura da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade.
Declaração de Independência dos EUA. Disponível em: <http://www.uel.br/pessoal/jneto/
gradua/historia/recdida/declaraindepeEUAHISJNeto.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2021.

No texto, claramente, constroi-se uma ponte com as ideias de pensadores liberais, tais como

(A) a separação de poderes, proposta por Montesquieu.

(B) a natureza voraz dos homens, de Thomas Hobbes.

(C) o princípio da utilidade, de Jeremy Bentham.

(D) o conceito de laissez-faire, dos economistas fisiocratas.

(E) os direitos naturais da humanidade, segundo John Locke.


QUESTÃO 35
Leia a reportagem sobre o lançamento do quadrinho Rocha Navegável.

Lançada no final de 2020 pela editora baiana RV, a HQ Rocha Navegável, de Fábio Costa e Igor Souza, mistura fatos ocorridos em Salvador com uma viagem histórica e espiritual, onde os malês são peças fundamentais. Na história, o espírito dos revoltosos cobra a existência de um monumento a eles no Campo da Pólvora, local que no passado abrigou uma vala comum, onde os escravizados mortos eram atirados. O local foi cemitério para muitos dos malês mortos na revolta de 1835.“Resistência: Revolta dos Malês completa 186 anos mais lembrada do que nunca”. Jornal Correio. Edição de 25 jan. 2021. 
Disponível em: <https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/resistencia-revolta-dos-males-completa-186-anos-mais-lembrada-do-que-nunca/>. Acesso em: 29 jul. 2021.

FMP 2022: De acordo com o descrito na reportagem, a exigência de um monumento no local onde foram enterrados os rebeldes malês se justifica como uma

(A) melhoria urbana da cidade de Salvador.

(B) homenagem ao regente Diogo Antônio Feijó.

(C) crítica à violência dos movimentos abolicionistas.

(D) contestação da memória oficial sobre o movimento.

(E) reverência aos soldados brasileiros mortos na ocasião.


QUESTÃO 36
Considere o texto sobre a favelização no Rio de Janeiro:

Nas décadas de 1970 e 1980 a cidade do Rio de Janeiro apresenta uma queda significativa em seu ritmo de crescimento populacional: se ao longo dos anos 1970 havia crescido em torno de 2,57 % ao ano, na década seguinte o índice cai para 1,82 %. (...) Nas últimas décadas a expansão demográfica do Rio de Janeiro foi sempre acompanhada por um crescimento das favelas, num ritmo em média duas vezes maior que o restante da população. O significativo é que mesmo acompanhando a queda nos índices de crescimento populacional, a população das favelas continua a crescer e passou a abranger 17,57 % da população carioca em 1991, quando em 1980 totalizava 14,19 %. Quais as justificativas para um crescimento das favelas enquanto o crescimento da população da cidade se estabilizou?
Disponível em: <http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal
/terceirosimposio/marcosrodrigues.pdf.> Acesso em: 31 jul. 2021.

FMP 2022: O processo de crescimento das favelas no Rio de Janeiro é explicado pelo fator socioespacial:

(A) Enobrecimento de áreas centrais habitadas pela classe média

(B) Esgotamento relativo de terrenos disponíveis para edificações

(C) Retrocesso dos movimentos sociais de enfrentamento à favelização

(D) Aumento do índice de violência contra os trabalhadores assalariados

(E) Ação das políticas públicas de remoção da população de baixa renda


QUESTÃO 37
FMP 2022: Considere a charge sobre um problema ambiental em áreas de fronteira agrícola.

Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/535998793147602797/>.
Acesso em: 31 jul. 2021.

O problema ambiental e uma de suas consequências encontram-se, respectivamente, em:

(A) Desflorestamento / Chuva ácida

(B) Desmatamento / Inversão térmica

(C) Assoreamento / Intemperismo químico

(D) Desflorestamento / Intemperismo biológico

(E) Desmatamento / Redução da biodiversidade


QUESTÃO 38
FMP 2022: Na segunda década do século XX (1911-1920), um jornalista norte-americano registrou o seguinte relato sobre suas viagens a nações do Caribe:

Não importa o nome do seu país, se é governado por uma firma de mercadores de café, com sede em Nova Iorque; ou por uma corporação alemã, voltada para construção de ferrovias; por uma frota de vapores costeiros ou uma grande casa comercial com sede em Berlim, Londres ou Bordeaux (…). Isto ocorre em toda a América Central (…), você não estará em uma República até saber que mercador, que banco ou que corporação de ferrovias a controla (…) e você aprenderá, ao fim de um certo tempo, a olhar com muito mais respeito para uma mula carregada com caixotes que levam gravada a marca de uma determinada grande firma, do que para um soldado que usa as cores do seu governo.
PAMPLONA, M. A. Revendo o sonho americano:
1890-1972. São Paulo: Atual, 1995, p. 30. Adaptado.

No texto, enfatiza-se a seguinte característica do imperialismo instituído na região:

(A) Associação de interesses entre o grande capital e os governos das potências centrais.

(B) Estímulo à filantropia do Big Stick, em apoio ao desenvolvimento econômico da região.

(C) Distribuição de renda e melhoria da qualidade de vida das populações caribenhas.

(D) Anexação de territórios no Caribe por França, Inglaterra e Espanha.

(E) Conquista de soberania política e econômica pelas repúblicas da América Central.


QUESTÃO 39
FMP 2022: No texto a seguir, analisam-se algumas consequências da expansão marítima dos séculos XV e XVI para associedades europeias.

Vemos, na circunavegação, a criação do grande processo de circulação: o surgimento do espírito capitalista, com a circulação da mercadoria e da moeda; ao mesmo tempo que o gosto do risco nas navegações se afirma, aparece o primeiro esforço para organizá-lo racionalmente através de contratos de seguro, fundação das bolsas e dos grandes bancos.
NOVAES, A. “Experiência e destino” In NOVAES, A. (org.)
A descoberta do homem e do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 11.

A organização dos processos descritos pelo autor é, de um modo geral, historicamente conhecida por

(A) absolutismo
(B) mercantilismo
(C) renascimento
(D) protestantismo
(E) industrialização


QUESTÃO 40
Considere as fotografias das placas a seguir.

White area Blanke gebied
Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/
internacional-55975204>. Acesso em: 29 jul. 2021.

Waiting room for colored only
Jackson (Mississipi) – Estados Unidos
“Sala de espera exclusiva para pessoas de cor”
Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/
internacional-43648976>. Acesso em: 29 jul. 2021.

FMP 2022: Através das imagens, documentam-se normas de conduta editadas por governos de países diferentes, como a África do Sul e os Estados Unidos, durante a década de 1950.

Comparando-se os dois casos, atesta-se que o(a)

(A) preconceito racial inexistia nos países socialistas.

(B) isolamento étnico é benigno à proteção da diversidade.

(C) racismo é uma condição indispensável ao sistema capitalista.

(D) segregação racial possui raízes coloniais e etnocêntricas.

(E) igualdade racial está consolidada nas democracias.


BIOLOGIA/QUÍMICA

QUESTÃO 41
FMP 2022: A recomendação de medicamentos em UTIs varia, de acordo com o quadro de saúde dos pacientes internados.

Os mais críticos podem necessitar de uma combinação de diferentes medicamentos, sendo importante ter um grande conhecimento sobre os efeitos dos fármacos e das interações medicamentosas.

Considere, a seguir, a fórmula estrutural do Diltiazem, utilizado para tratamento de hipertensão, atuando nos canais de cálcio.


Essa substância química apresenta em sua estrutura 

(A) um grupo funcional da amida
(B) um grupamento carbonila
(C) três núcleos do benzeno
(D) apenas ligações π (pi)
(E) átomos de carbonos hibridizados em sp


QUESTÃO 42
Transformações químicas são ações que resultam na formação de novas substâncias. Além da 
mudança de estado, as variações de cheiro, de cor, de densidade e de temperatura podem ser 
evidências de transformações químicas. Nelas podem acontecer explosão e liberação de gases.
Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/
transformacoes-quimicas/>. Acesso em: 20 ago. 2021.

FMP 2022: A fotossíntese consiste na obtenção de oxigênio e glicose, através da luz do sol, pela reação de oxirredução representada por

formula

Quando 672 L de gás oxigênio são obtidos nas condições normais de temperatura e pressão, a massa de glicose, em gramas, será de

Dado:
Massa molar da glicose: 180 g⋅mol⁻¹

(A) 180
(B) 320
(C) 900
(D) 1.120
(E) 5.400


QUESTÃO 43
FMP 2022: A conservação de alimentos é um fator importante e necessário, visando a aumentar o tempo de vida de diversos produtos nos supermercados, sejam esses industrializados ou congelados, evitando, assim, desperdícios e resíduos orgânicos.

Um dos conservantes bactericida e fungicida, utilizado na indústria alimentícia, está representado a seguir.

química

Esse conservante foi proveniente da reação do hidróxido de sódio com o

(A) fenil etanoato de sódio
(B) benzenoato de sódio
(C) benzoato de sódio
(D) ácido benzoico
(E) fenil-etanal


QUESTÃO 44
FMP 2022: Mendel estudou sete características controladas por genes de segregação independente, com expressão dominante e recessiva, como indicado na Tabela abaixo.

Mendel estudou sete características controladas por genes de segregação independente, com expressão dominante e recessiva, como indicado na Tabela abaixo.

Considerando-se a hipótese de uma planta com flor axial e branca, de altura alta, heterozigota para as três características, se autofertilizar, qual a probabilidade de nascimento de uma planta com flor terminal, branca e baixa?

(A) 1/4
(B) 1/64
(C) 3/4
(D) 3/16
(E) 3/64


QUESTÃO 45
FMP 2022: O gráfico a seguir demonstra a seleção natural por fonte de alimento. Os dados representam as medidas de comprimento do bico de tentilhões terrestres adultos, nascidos antes e depois da seca em 1977, o que resultou em um aumento na abundância relativa de sementes grandes sobre sementes pequenas.

FMP 2022 - QUESTÃO 45
REECE, Jane B., et al. Biologia de Campbell. 10o ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 481.

A alteração na distribuição da frequência da característica comprimento do bico é um exemplo de seleção 

(A) disruptiva
(B) direcional
(C) intersexual
(D) estabilizadora
(E) diversificadora


QUESTÃO 46
FMP 2022: Uma célula artificial, contendo uma solução aquosa envolta por uma membrana de permeabilidade seletiva, foi imersa em um recipiente que contém uma solução diferente, como apresentado na Figura abaixo.

célula
REECE, Jane B., et al. Biologia de Campbell. 10º ed.
Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 140.

Sabendo-se que a membrana é permeável a monossacarídeos, mas é impermeável a dissacarídeos, após algum tempo, a célula artificial ficará

(A) flácida, pois está em meio hipotônico.

(B) murcha, pois está em meio hipertônico.

(C) túrgida, pois está em meio hipertônico. 

(D) com maior volume, pois está em meio hipotônico.

(E) com maior volume, pois está em meio hipertônico.


QUESTÃO 47
FMP 2022: Uma célula artificial, contendo uma solução aquosa envolta por uma membrana de permeabilidade seletiva, foi imersa em um recipiente que contém uma solução diferente, como apresentado na Figura abaixo.

Durante a gastrulação de animais vertebrados, e de outros animais triploblastos, surgem três camadas celulares chamadas de folhetos embrionários germinativos: endoderme, mesoderme e ectoderme.

Na espécie humana, a mesoderme origina os seguintes tipos celulares:

(A) miócitos e hemácias
(B) neurônios e osteócitos
(C) hepatócitos e células pancreáticas
(D) queratinócitos e melanócitos
(E) células do timo e células da tireoide


QUESTÃO 48
FMP 2022: A formação do coágulo no local de uma lesão no endotélio é de extrema importância para a manutenção da integridade vascular. Os mecanismos envolvidos nesse processo são dependentes da integridade anatômica e funcional do sistema hemostático, evitando a perda excessiva de sangue.

O papel da enzima trombina no processo de coagulação sanguínea é o de

(A) converter o fibrinogênio solúvel em fibrina insolúvel.

(B) transformar a protrombina inativa em fibrinogênio ativo.

(C) sintetizar fibrinogênio no fígado na presença da vitamina K.

(D) produzir plaquetas na medula óssea, a partir de megacariócitos.

(E) fabricar a enzima protrombina no pâncreas, usando o cálcio.


QUESTÃO 49
FMP 2022: A teoria ácido-base de Arrhenius diz que o ácido libera somente o hidrogênio como cátion na água, e a base libera a hidroxila como ânion. Porém, sem contrariar a teoria de Arrhenius, novas teorias surgiram, como, por exemplo, os conceitos modernos de Brönsted-Lowry e de Lewis, que vieram para complementar a teoria de Arrhenius.

Sejam as reações a seguir:

Sejam as reações a seguir:

Segundo os conceitos modernos de ácido-base, alguns dos ácidos que aparecem nas reações acima são:



QUESTÃO 50
FMP 2022: Em um experimento, uma amostra de 200 mL de uma solução, que contém sulfato de sódio (Na2SO4) 0,4 mol⋅L⁻¹, foi misturada a 300 mL de outra solução de sulfato de cálcio (CaSO4) 0,5 mol⋅L⁻¹ e, em seguida, foram adicionados 500 mL de água destilada à mistura. Observou-se que não houve reação química.

Nesse contexto, a partir dessas informações, conclui-se que a concentração em mol⋅L−1 dos íons sulfato será 

(A) 0,08
(B) 0,16
(C) 0,23
(D) 0,32
(E) 0,46


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,384,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1414,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,383,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova FMP (Vestibular 2022) com Gabarito
Prova FMP (Vestibular 2022) com Gabarito
Prova FMP (Vestibular 2022) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxk35uboag9vG8XVRCsbMMif2YzdKt1pbOemSDH2LyW6NRqkM1jdBu2TTeiLOInZhwjzjHy8P_XzyyEPFy2kfDwmTvlU1DKwK8Ai227p45R8uTLpIjHAs9tNtsPJCneXP51SVBnAtLFTnEQOs_Xm7a53adX2LVVBbHKXdi1qM5wSDb_SECWScsX4XFOA/s16000/FMP%20INDAGACAO.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxk35uboag9vG8XVRCsbMMif2YzdKt1pbOemSDH2LyW6NRqkM1jdBu2TTeiLOInZhwjzjHy8P_XzyyEPFy2kfDwmTvlU1DKwK8Ai227p45R8uTLpIjHAs9tNtsPJCneXP51SVBnAtLFTnEQOs_Xm7a53adX2LVVBbHKXdi1qM5wSDb_SECWScsX4XFOA/s72-c/FMP%20INDAGACAO.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2023/04/prova-fmp-vestibular-2022-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2023/04/prova-fmp-vestibular-2022-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo