Prova Instrutor de Libras (Habilitado) Instituto Consulplan 2023 com Gabarito
Prova Instrutor de Libras (Habilitado) Instituto Consulplan 2023 com Gabarito
Concurso: Prefeitura de Linhares - ES - 2022 - Edital nº 12
Órgão/Instituição: Prefeitura Municipal de Linhares
Banca/Organizadora: Instituto Consulplan de Desenvolvimento, Projetos e Assistência Social
Cargo: Instrutor de Libras
Escolaridade: Médio
PROVA – TIPO 1 – BRANCA
CONHECIMENTOS BÁSICOS
LÍNGUA PORTUGUESA
Como a guerra de palavras molda as notícias
“Lutar com palavras
é a luta mais vã.
Entanto lutamos
mal rompe a manhã.
São muitas, eu pouco.”
Assim começa o poema “O Lutador” de Carlos Drummond de Andrade, a meu ver, um dos mais belos poemas sobre o ofício de escrever. Sobre a quase que impossibilidade de definir, seja lá o que (ou quem) for, com vocábulos, o que se pretende dizer ou expressar. Do alto de sua sabedoria infantil, Marcelo, o inesquecível personagem de “Marcelo, Martelo, Marmelo” (Ed.
Salamandra), de Ruth Rocha, outra das nossas grandes autoras, já definiu bem a grande dúvida que ronda a origem das palavras, sejam elas em que língua forem:
“– Papai, por que mesa chama mesa?
– Ah, Marcelo, vem do latim.
– Puxa, papai, do latim? E latim é língua de cachorro?
– Não, Marcelo, latim é uma língua muito antiga.
– E por que é que esse tal de latim não botou na mesa nome de cadeira, na cadeira nome de parede, e na parede nome de bacalhau?”
O pai de Marcelo, é claro, não soube responder à pergunta do garoto. E nós, tal como ele, muitas vezes nos pomos a perguntar por que uma pessoa usou tal palavra e não outra (ou outras) para comunicar alguma coisa, definir um conceito, contar uma história. E se perguntarmos a ela, muito provavelmente essa pessoa usará mais tantas outras para justificar a escolha daquela e assim, nos convencer que fez o melhor uso para descrever o que desejava. Longe de mim querer dar conta de explicar um fenômeno tão complexo como a linguagem nas poucas linhas deste artigo. Minha reflexão aqui é sobre como as palavras importam para moldar e explicar a nossa realidade. Nietzsche, um dos maiores filósofos de todos os tempos, disse que as palavras são pontes iridescentes que ligam coisas separadas. Faço um complemento à sua fala: e quando elas se juntam, são capazes de produzir sentido, a chave para que sigamos vivos, em ação, transformando o mundo em que vivemos. As palavras dão sentido à nossa experiência, ao que acontece ao nosso redor e ao que se passa com e em cada um de nós.
Há mais de 30 dias vivemos uma experiência das mais complexas em diferentes sentidos com a guerra na Ucrânia. E como ela se dá para além dos tiros, bombas, das mortes brutais, e está acontecendo “em tempo real” nas mídias, nos relatos “ao vivo” de quem filma e/ou fotografa o inenarrável sofrimento humano e posta nas redes sociais, assistimos à tão falada “guerra das narrativas” na qual desenrola-se uma escolha cuidadosa de palavras que tentam dar conta de explicar os fatos que se desenrolam, minuto a minuto. Por que uns usam o termo “invasão” e outros “guerra”? E qual a razão de outros insistirem em dizer que se trata de “exercícios militares”, ou ainda de um “conflito” ou então de uma “ocupação”?
É que quando você escolhe o termo guerra versus invasão, você selecionou um ponto de vista para explicar os fatos que conseguiu perceber – e, esperamos! – verificar.
“Entendo que para contar é necessário primeiramente construir um mundo”, dizia um dos maiores semiólogos e linguistas do nosso tempo, o escritor italiano Umberto Eco. “Que leitor modelo eu queria, quando estava escrevendo? Um cúmplice, claro, que entrasse no meu jogo.
(...) Um texto quer ser uma experiência de transformação para o próprio leitor”. Estar consciente desse jogo, conhecer as regras da construção das mensagens é uma das grandes habilidades a serem conquistadas pelos cidadãos dessa Era da (Des)Informação, e um dos pilares da Educação para as Mídias. É fundamental que o leitor (re)conheça que cada notícia é composta por um conjunto de palavras, de termos, que contam uma determinada história, sob um ponto de vista específico, que interessa a um certo grupo de pessoas e/ou instituições. Faz tempo que o mito da objetividade jornalística caiu por terra, por isso, para se formar um leitor crítico, há que prepará-lo para desenvolver uma certa dose de ceticismo saudável, aliado a uma investigação constante dos muitos porquês que envolvem a construção de uma mensagem.
A chamada grande mídia vem sendo profundamente abalada pelo advento das redes sociais, onde todos e qualquer um é jornalista. Daí a importância de se frisar que se a objetividade jornalística é uma quimera, a objetividade, em si, é um método, não um ponto de vista. E o bom jornalismo faz uso dela quando estabelece critérios claros (e bem expostos em sua política editorial) para publicar um conteúdo, pesquisando o contexto no qual ele se desenrola, conhecendo os mais diversos e diferentes pontos de vista sobre o que se está contando, analisando todas as informações coletadas, fazendo perguntas – tantas quantas forem necessárias para trazer mais clareza ao fato – e escolhendo palavras que sejam molduras o mais próximas possível do que se quer retratar.
“As palavras são imprecisas. Elas nunca capturam totalmente o que está acontecendo. Há uma diferença qualitativa entre um jornalista que usa palavras de forma imprudente e um que está lutando, revisando e atualizando sua linguagem à medida que sabe mais (...) as palavras também têm um significado público quando absorvidas pela mídia. As palavras têm definições, mas também conotações e significados culturais, dependendo do contexto em que são usadas. E tudo isso está em jogo nas notícias”, afirma o jornalista e articulista do periódico digital Medium, Jeremy Littau.
A afirmação do jornalista americano explica de maneira bastante simples porque cada um lê a notícia do jeito que lhe interessa, afinal, cada termo selecionado se encaixa na moldura que o leitor tem, aquela que lhe possibilita ver e compreender o mundo em que vive. Nesse sentido, nunca é demais lembrar que o poder está, de fato, na mão do leitor. Em uma sociedade letrada como a nossa, a leitura (e aqui me refiro a ela como a possibilidade de ler/ver/ouvir em quaisquer suportes) é um instrumento precioso para que interpretemos a realidade e então, possamos devolver a nossa percepção dela para a nossa comunidade e com isso, construirmos a nossa história. O exercício da leitura nos dá a possibilidade de questionar e elaborar as nossas perguntas e respostas a partir da nossa experiência. O leitor crítico quer acessar as notícias, mas sobretudo quer entendê-las e encontrar sentido nelas e para elas. Aquecimento global ou mudança climática? Protesto ou motim? Combate ou luta? Você escolhe como explicar ou compreender, meu caro leitor.
(ALVES, Januária Cristina. Como a guerra de palavras molda as notícias.
Jornal Nexo. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/colunistas/
2022/Como-a-guerra-de-palavras-molda-as-not%C3%ADcias. Acesso em:
05/04/2022. Adaptado.)
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 01
A impessoalidade é um recurso de natureza linguístico-discursiva utilizado para conferir ao texto isenção, imparcialidade e, por conseguinte, credibilidade às ideias e aos pontos de vista defendidos. Em qual passagem a seguir a autora atribui um caráter de maior impessoalidade ao seu discurso?
A) “Longe de mim querer dar conta de explicar um fenômeno tão complexo como a linguagem nas poucas linhas deste artigo.”
B) “Assim começa o poema ‘O Lutador’ de Carlos Drummond de Andrade, a meu ver, um dos mais belos poemas sobre o ofício de escrever.”
C) “Faço um complemento à sua fala: e quando elas se juntam, são capazes de produzir sentido, a chave para que sigamos vivos, em ação, transformando o mundo em que vivemos.”
D) “É fundamental que o leitor (re)conheça que cada notícia é composta por um conjunto de palavras, de termos, que contam uma determinada história, sob um ponto de vista específico [...].”
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 02
A referenciação é um importante processo de coesão anafórica, uma vez que resgata termos previamente explicitados em um texto. Com base nessas informações, assinale a alternativa em que o elemento anafórico destacado retoma INADEQUADAMENTE o termo entre parênteses.
A) “Faço um complemento à sua fala: e quando elas se juntam, são capazes de produzir sentido, a chave para que sigamos vivos, [...]” (elas = palavras)
B) “A afirmação do jornalista americano explica de maneira bastante simples porque cada um lê a notícia do jeito que lhe interessa, [...]” (lhe = leitor)
C) “O pai de Marcelo, é claro, não soube responder à pergunta do garoto. E nós, tal como ele, (...) nos pomos a perguntar por que uma pessoa usou tal palavra e não outra...” (ele = pai de Marcelo)
D) “[...] a objetividade jornalística é uma quimera, a objetividade, em si, é um método, não um ponto de vista. E o bom jornalismo faz uso dela quando estabelece critérios claros[...]” (dela = objetividade)
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 03
Considerando sua estrutura composicional, suas regularidades linguísticas, a temática discutida, bem como seu propósito comunicativo, é possível afirmar que o texto “Como a guerra de palavras molda as notícias” se enquadra, predominantemente, na tipologia textual:
A) Injuntiva.
B) Descritiva.
C) Expositiva.
D) Argumentativa.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 04
A principal ideia veiculada no texto diz respeito ao fato de que, em cada notícia, as palavras:
A) Apresentam maior nível de objetividade, que será responsável por transmitir informações precisas e confiáveis aos leitores.
B) Sugerem diversos significados, que serão apreendidos a partir do grau de letramento de cada interlocutor na interação com o texto.
C) Narram uma determinada história, sob um recorte específico, considerando interesses pré-estabelecidos por pessoas ou organizações.
D) Devem ser interpretadas a partir das experiências de mundo e histórias pessoais de cada leitor para a compreensão de seu sentido global.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 05
Releia esta passagem: “Estar consciente desse jogo, conhecer as regras da construção das mensagens é uma das grandes habilidades a serem conquistadas pelos cidadãos dessa Era da (Des)Informação, e um dos pilares da Educação para as Mídias. É fundamental que o leitor (re)conheça que cada notícia é composta por um conjunto de palavras...”.
Os parênteses podem apresentar, nos textos, variadas funções discursivas. No caso do fragmento destacado, os parênteses isolaram os morfemas re- e des- com a finalidade de sinalizar:
A) Confronto de ideias por meio da utilização de prefixos com sentidos opostos.
B) Restrição de sentido atribuído às palavras no contexto em que foram usadas.
C) Alternância de leitura das mesmas palavras a partir da semântica dos prefixos.
D) Reiteração de pontos de vistas veiculados pelo uso de morfemas semelhantes.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 06
Assinale a alternativa em que a mudança de posição do termo destacado alterará sensivelmente o sentido do texto.
A) “[...] há que prepará-lo para desenvolver uma certa dose de ceticismo saudável, [...]”
B) “[...] a leitura (...) é um instrumento precioso para que interpretemos a realidade [...]”
C) “[...] assistimos à tão falada ‘guerra das narrativas’ na qual desenrola-se uma escolha cuidadosa de palavras[...]”
D) “Há mais de 30 dias vivemos uma experiência das mais complexas em diferentes sentidos com a guerra na Ucrânia.”
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 07
Das passagens transcritas a seguir, qual apresenta um emprego INADEQUADO do acento indicativo de crase, considerando as prescrições estabelecidas pela norma culta escrita?
A) “O pai de Marcelo, é claro, não soube responder à pergunta do garoto.”
B) “(e aqui me refiro à ela como a possibilidade de ler/ver/ouvir em quaisquer suportes)”
C) “Faço um complemento à sua fala: e quando elas se juntam, são capazes de produzir sentido, [...]”
D) “[...] assistimos à tão falada ‘guerra das narrativas’ na qual desenrola-se uma escolha cuidadosa de palavras.”
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 08
Para ilustrar seu ponto de vista, a articulista utiliza em diversos momentos do texto linguagem conotativa ou figurada. Assinale a alternativa que apresenta uma metáfora.
A) “Há mais de 30 dias vivemos uma experiência das mais complexas em diferentes sentidos com a guerra na Ucrânia.”
B) “Nietzsche, um dos maiores filósofos de todos os tempos, disse que as palavras são pontes iridescentes que ligam coisas separadas.”
C) “Daí a importância de se frisar que se a objetividade jornalística é uma quimera, a objetividade, em si, é um método, não um ponto de vista.”
D) “[...] nos pomos a perguntar por que uma pessoa usou tal palavra e não outra (...) para comunicar alguma coisa, definir um conceito, contar uma história.”
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 09
No excerto “As palavras são imprecisas. Elas nunca capturam totalmente o que está acontecendo.”, os dois enunciados poderiam ser conectados, sem alterar a relação lógico-semântica implicitamente estabelecida, pela inserção do termo:
A) Pois.
B) Embora.
C) Todavia.
D) Conquanto.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 10
Observe a função exercida pelo termo sublinhado neste excerto: “Você escolhe como explicar ou compreender, meu caro leitor”. Que passagem apresenta termo destacado com a mesma função?
A) “– Não, Marcelo, latim é uma língua muito antiga.”
B) “Nietzsche, um dos maiores filósofos de todos os tempos,[...]”
C) “[...] afirma o jornalista e articulista do periódico digital Medium, Jeremy Littau.”
D) “[...] maiores semiólogos e linguistas do nosso tempo, o escritor italiano Umberto Eco.”
CONHECIMENTOS GERAIS
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 11
INSS começa a pagar o 13º de aposentados e pensionistas
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira parcela do 13º salário. Os pagamentos serão feitos junto com os benefícios referentes a abril. Entre os dias 25 de abril e 6 de maio serão liberados benefícios aos grupos de aposentados e pensionistas. Atualmente, são mais de 36 milhões de pessoas com direitos a benefícios do INSS no país – mais de 60% recebem um salário mínimo.
(Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/04/25/
inss-comeca-a-pagar-o-13o-de-aposentados-e-pensionistas-veja-como-consultar-os-beneficios.ghtml. Acesso em: 25/04/2022. Adaptado.)
São benefícios relacionados ao direito de receber o 13º salário, EXCETO:
A) Auxílio-doença.
B) Auxílio-reclusão.
C) Pensão por morte.
D) Benefício de Prestação Continuada.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 12
Um glifo – espécie de desenho ou gravura – representando um dia chamado “7 Veado” do Calendário Maia, desenhado em um fragmento de mural datado do século 3 a.C., foi encontrado dentro das ruínas de uma pirâmide na Guatemala. Essa é a mais antiga referência deste calendário já encontrada, informaram os arqueólogos responsáveis pela descoberta. Os fragmentos foram encontrados no sítio arqueológico de San Bartolo, nas selvas do norte da Guatemala, que ficou famoso com a descoberta, em 2001, de uma câmara enterrada com murais coloridos datados de 100 a.C., representando cenas cerimoniais e mitológicas dos Maias.
(Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/04/16/
registro-mais-antigo-do-calendario-maia-e-descoberto-dentro-de-piramide-na-guatemala.ghtml. Acesso em: 25/04/2022. Adaptado.)
Sobre a civilização Maia é possível inferir que, EXCETO:
A) O solo não era propriedade privada; teoricamente, o Estado era o proprietário de todas as terras.
B) A camada mais alta era composta pelos servidores do Estado, pois eram como os cobradores de impostos, os responsáveis pela defesa.
C) Politicamente se organizavam em cidades-estados, juntamente com as aldeias formando unidades de políticas independentes, tendo o seu grau de desenvolvimento próprio.
D) Formaram e desenvolveram a região conhecida como Mesoamérica, que ficava localizada na maior parte na América Central; apenas parte do seu território ficava na América Norte onde, hoje, se localiza o México.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 13
Coreia do Norte faz desfile militar pelo 90º de seu exército
A Coreia do Norte organizou um desfile militar, segundo anunciou uma fonte militar sul-coreana, em uma demonstração de força para comemorar o 90º aniversário de seu exército, considerado um grande acontecimento no país. O desfile que celebra o aniversário do Exército Revolucionário do Povo Coreano começou às 22 h locais (10 h no horário de Brasília) na praça Kim Il Sung, na capital Pyongyang.
(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimasnoticias/afp/2022/04/25/
coreia-do-norte-faz-desfile-militar-pelo-90-
aniversario-de-seu-exercito. Acesso em: 25/04/2022. Adaptado.)
Em relação à Coreia do Norte, analise as assertivas a seguir.
I. O governo é comunista e possui grande armamento nuclear, veículos blindados, além de mísseis do qual Pyongyang se orgulha.
II. Pyongyang realizou este ano mais de dez testes de armas, incluindo o lançamento de um míssil balístico intercontinental de pleno alcance pela primeira vez desde 2017.III. De acordo com a publicação anual da Central Intelligence Agency dos Estados Unidos, o The World Factbook, a Coreia do Norte possui uma taxa de alfabetização de 100%. A análise é feita a partir da definição adotada para pessoas alfabetizadas, ou seja, pessoas com quinze anos ou mais que têm a capacidade de ler e escrever.
Está correto o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas
D) II e III, apenas.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 14
Macron reeleito na França: unir país e aprovar
reforma impopular são desafios do presidente
Reeleito, o presidente francês, Emmanuel Macron, terá vários desafios em seu segundo mandato. Um dos principais será unir a França após estas eleições e obter apoio das classes mais populares, que preferiram majoritariamente votar em candidatos radicais de direita e de esquerda (nesse caso, no primeiro turno) ou se abster de votar. Disso depende a força da oposição que Macron poderá ter de enfrentar após as legislativas de junho e o avanço de medidas impopulares, como a reforma da aposentadoria.
(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/
2022/04/25/macron-reeleito-na-franca-unir-pais-e-aprovar-reforma-impopular-sao-desafios-do-presidente.htm. Acesso em: 25/04/2022.
Adaptado.)
Sobre Emmanuel Macron e sua trajetória política, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Fez parte do banco de investimento Rothschild, onde esteve à frente da aquisição de uma filial da farmacêutica Pfizer pela Nestlé. Quatro anos mais tarde, tornou-se conselheiro econômico e secretário-geral adjunto do então presidente François Hollande.
( ) Tornou-se o mais jovem chefe de estado francês, vencedor da eleição contra a candidata de extrema direita.
( ) Tem como programa de governo promover o combate ao crime e ao terrorismo, aumentar os reforços na guarda de fronteira, acolher refugiados, aumentar impostos que incidem sobre as empresas de petróleo para que ocorra o crescimento na competitividade do país, nivelando os preços.
A sequência está correta em
A) V, V, F.
B) F, F, F.
C) F, F, V.
D) V, V, V.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 15
O garimpo ilegal no Brasil acontece, principalmente, na região Norte do país, em áreas de fronteira e, muitas vezes, dentro de territórios indígenas e de preservação ambiental. A atividade clandestina causa desmatamento da Amazônia, sendo responsável pela contaminação das águas, do solo e do ar.
(Fonte: Brasil de Fato.)
Sobre o garimpo ilegal no Brasil é possível inferir que, EXCETO:
A) O mercúrio, que serve de imã para grudar os pedaços menores de ouro, tornando-os mais visíveis e fáceis de serem separados, ainda é usado em larga escala pelos garimpeiros ilegais.
B) Serra Pelada se tornou o maior garimpo a céu aberto no Brasil. Pepitas de ouro ilustram parte do que foi o movimento em busca de uma fonte de renda a partir da exploração mineral.
C) O Banco Central, através da Permissão de Lavra Garimpeira (PLG), torna o ouro legal apenas em casos de primeira aquisição do ouro bruto em regiões garimpeiras, repassando para as distribuidoras de valores e bancos.
D) O relatório ‘Yanomamisob ataque’, produzido pela Hutukara Associação Yanomami(HAY), uma das principais organizações desse assunto, informou que o garimpo ilegal avançou, aproximadamente, 46% na região no ano passado, a maior devastação desde a demarcação de terras há quase trinta anos.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 16
Sobre as características da economia brasileira, analise as assertivas a seguir.
I. Uma estimativa do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR) indica que em 2011 estávamos na 6ª posição frente a outros países em relação ao Produto Interno Bruto mensurado em dólares. A projeção é que, neste ano devemos ficar atrás da Austrália, ocupando o 13º lugar.
II. O PIB representa a riqueza gerada; nós contamos com, aproximadamente, 211 milhões de brasileiros residentes no país.
III. A frequente desvalorização do real frente ao dólar, a instabilidade política, bem como a insegurança que nosso país gera aos investidores fizeram com que tudo encarecesse mais e muitos não conseguissem lidar com o baque.
IV. Para o crescimento da nossa economia, seria necessário produzir mais com o que temos disponível. Contudo, o baixo investimento em inovação e em qualificação da mão de obra, os erros de investimentos, o sistema tributário complexo e desconexo, a baixa interação econômica com outras nações e, também, as políticas externas conturbadas ou ineficazes, resultaram para que sejamos vistos com desconfiança, tanto internamente quanto externamente.
V. Produtos importados de outros países para suprir a demanda interna fizeram com que o real movimentasse o mercado interno, favorecendo, assim, a moeda e o comércio interno.
Está correto o que se afirma apenas em
A) IV e V.
B) II, III e IV.
C) III, IV e V.
D) I, II, III e IV.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 17
O aumento de casos de dengue no país tem preocupado autoridades de saúde. No Distrito Federal, houve aumento de 548% nos registros entre 2 de janeiro e 9 de abril, em comparação com o mesmo período de 2021. Ao todo foram 26.813 casos prováveis e uma morte na capital. O cenário se repete em todo o país. Desde janeiro, o Brasil contabiliza 323,9 mil casos e 79 óbitos pela doença, de acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.
(Disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/
2022/04/25/apos-aumento-de-casos-de-dengue-veja-como-combatermosquito-causador-da-doenca.ghtml. Acesso em: 25/04/2022.)
Sobre a dengue, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) É uma infecção viral transmitida pela espécie macho do mosquito Aedes aegypti.
B) Instalação de telas em portas e janelas ou usar repelentes na pele são atitudes que também podem ajudar.
C) Pacientes que já contraíram o vírus, em caso de nova infecção, podem desenvolver uma forma mais grave da doença, a chamada dengue hemorrágica.
D) A doença tem sido um problema de saúde pública não só no Brasil, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) a colocou entre as dez ameaças globais à saúde em 2019.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 18
Sobre as competências do município concorrentes do Estado e da União, analise as assertivas a seguir.
I. Manter, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, programas de educação pré-escolar e de ensino fundamental e superior quando forem instituições privadas.
II. Prover a organização e o funcionamento da saúde pública, através de ambulatórios, centros e postos de saúde, pronto- -socorro, serviço dentário, dentre outros, inclusive, hospitais e maternidade.
III. Proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos e as paisagens naturais, desde que sejam tombados exclusivamente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, apenas.
Está correto o que se afirma em
A) I, II e III.
B) II, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 19
O Poder Legislativo do município é exercido pela Câmara Municipal, composta de vereadores representantes da comunidade, eleitos para cada legislatura, entre cidadãos maiores de dezoito anos, no exercício dos direitos políticos, pelo voto direto e secreto. No caso dos municípios que tenham de mais de 160.000 (cento e sessenta mil) habitantes e de até 300.000 (trezentos mil) habitantes a câmara deverá ser composta por quantos vereadores?
A) 13 (treze).
B) 17 (dezessete).
C) 19 (dezenove).
D) 21 (vinte e um).
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 20
De acordo com a Lei Orgânica do município de Linhares/ES, “_____________________ disporá sobre elaboração, redação, alteração e consolidações das leis”. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
A) emenda
B) resolução
C) lei complementar
D) decreto legislativo
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
CONHECIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
O trecho a seguir contextualiza as questões 21 e 22. Leia-o atentamente.
A prática escolar está vinculada a condicionamentos de natureza social e política, que obrigam a uma constante reflexão sobre a diferente natureza do papel da escola e da aprendizagem, com reflexos explícitos e implícitos na forma como os professores realizam o seu trabalho na escola. Por intermédio do conhecimento das tendências pedagógicas e dos seus pressupostos de aprendizagem, o docente terá a oportunidade de avaliar os fundamentos teóricos utilizados em suas práticas na sala de aula. A educação, o professor e o educando apresentam-se com diferentes papéis, em cada uma das tendências pedagógicas. A didática tem desempenhado diversificados papéis associados às inúmeras tendências pedagógicas.
(Libâneo, 2006.)
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 21
Considerando as diferenças existentes entre as tendências pedagógicas, conforme a proposta de classificação de Libâneo, que sustenta os pressupostos de aprendizagem na educação do Brasil: a Pedagogia Liberal e a Pedagogia Progressista, indique, a seguir, o papel do professor na pedagogia liberal.
A) Mediador e intervencionista.
B) Transmissor do conhecimento.
C) Favorecedor da aproximação da consciência.
D) Orientador e catalisador do processo, junto ao grupo gerando reflexões.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 22
O termo “progressista” é empregado para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. De acordo com a classificação de Libâneo, assinale a alternativa que evidencia corretamente todas as tendências progressistas.
A) Tradicional; libertária; e, crítico-social dos conteúdos.
B) Libertadora; libertária; e, crítico-social dos conteúdos.
C) Libertadora; renovadora progressista; libertária; e, crítico-social dos conteúdos.
D) Tradicional; renovadora progressista; renovadora não-diretiva; e, pedagogia tecnicista.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 23
O plano é a formalização sistematizada e justificada de um conjunto de decisões tomadas, relativas à ação, envolvendo, desse modo, uma discussão prévia sobre os fins e os objetivos do planejamento. Não se apresenta como um documento rígido e absoluto, variando conforme os diferentes momentos do processo de planejar, envolvendo, naturalmente, desafios e contradições.
Para que se constitua em um instrumento eficiente de ação, precisa apresentar diretrizes claras, práticas e objetivas. De acordo com o exposto e considerando as partes integrantes de um planejamento citadas a seguir, numere-as, conforme a ordem que deverão ocorrer durante a elaboração e sua operacionalização.
( ) Avaliação.
( ) Plano de ação.
( ) Definição dos objetivos.
( ) Seleção dos conteúdos.
( ) Diagnóstico da realidade.
( ) Seleção dos recursos didáticos.
( ) Seleção e organização dos procedimentos de ensino.
A sequência está correta em
A) 1, 2, 7, 3, 4, 6, 5.
B) 7, 6, 2, 3, 1, 5, 4.
C) 6, 2, 3, 1, 4, 5, 7.
D) 6, 1, 4, 5, 2, 3, 7.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 24
A grande preocupação da Epistemologia Genética, de acordo com o epistemólogo Jean Piaget, é explicar a ordem de sucessão em que as diferentes capacidades cognitivas se constroem. O fato da formação da capacidade cognitiva acontecer em períodos sucessivos decorre, principalmente, de que as competências que vão sendo adquiridas pelo sujeito ao longo de sua vida pressuporem outras que lhes são anteriores.
Piaget e sua equipe distinguiram quatro grandes estágios, e que, segundo ele, os critérios para tal distinção não foram inventados a priori, mas descobertos por eles empiricamente. São eles: sensório-motor; pré-operatório; operatório; e; operações formais. Considerando o exposto, analise as premissas a seguir.
I. “No estágio _____________________, a criança distingue entre o real e o possível.”
II. “No estágio ______________________, a criança representa a conquista do universo prático através da percepção e dos movimentos.”
III. “No estágio _____________________, a criança volta-se para a realidade e surge o aparecimento da linguagem.”
IV. “No estágio _____________________, as ações são interiorizadas e se constituem operações; o que construía no plano da ação, agora consegue reconstruir no campo da representação. É neste estágio que a criança é capaz de cooperar.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente dos estágios.
A) sensório-motor / operações formais / operatório / pré-operatório
B) operações formais / sensório-motor / pré-operatório / operatório
C) operatório / pré-operatório / sensório-motor / operações formais
D) pré-operatório / sensório-motor / operações formais / sensório-motor
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 25
Segundo Libâneo (2017), ao analisar os resultados obtidos por meio da avaliação, percebe-se se os objetivos propostos foram alcançados para que o trabalho docente possa ser reorientado; logo, a avaliação é uma reflexão do processo educativo que abrange aluno e professor. Os dados coletados são mensurados em quantitativos e qualitativos.
Considerando as funções da avaliação relacione-as adequadamente às suas respectivas características.
(Um ou mais números poderão se repetir.)
1. Diagnóstica.
2. Formativa.
3. Somativa.
( ) Ocorre ao longo do ano letivo.
( ) Tem a função classificadora.
( ) Verifica pré-requisitos dos alunos.
( ) Localiza deficiências/dificuldades dos alunos.
( ) Realizada no final do processo, classificando os alunos quanto ao nível de desenvolvimento.
A sequência está correta em
A) 1, 3, 2, 1, 3.
B) 2, 3, 1, 2, 3.
C) 2, 3, 2, 1, 2.
D) 3, 1, 2, 1, 2.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 26
O termo modalidade de educação diz respeito aos diferentes modos particulares de exercer a educação. Enquanto os níveis de educação se referem aos diferentes graus e categorias de ensino, a modalidade de educação implica a forma, o modo como tais graus de ensino são desenvolvidos. Considerando o exposto, bem como as legislações educacionais, marque Vpara as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A educação básica é formada pelo ensino fundamental, médio e superior.
( ) A educação escolar é composta pela educação básica e educação superior.
( ) São modalidades da educação: a educação de jovens e adultos; a educação profissional e tecnológica; a educação especial; a educação bilíngue de surdos; dentre outras.
( ) A oferta de educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida, sendo a mais nova modalidade incluída em 2021.
( ) A educação profissional e tecnológica integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com demais modalidades educacionais: educação de jovens e adultos, educação especial e educação a distância.
A sequência está correta em
A) F, V, V, V, V.
B) V, F, F, F, F.
C) F, F, F, F, F.
D) V, V, V, V, V.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 27
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) ou Proposta Pedagógica é um instrumento orientador, que toda instituição de ensino tem a responsabilidade de elaborar e executar, conforme o Art. 12 da Lei nº 9.394/1996.
Ele deve estabelecer as intenções e as estratégias para o processo pedagógico a ser desenvolvido na escola.
É uma ação pedagógica e política, que envolve todos os membros do corpo escolar. Para a elaboração do PPP, a escola deverá seguir os seguintes princípios norteadores, EXCETO:
A) Disparidade: possibilita a promoção de ações e ocorrências com situações marginalizadas.
B) Democracia: prevista pela LDB (Art. 3º) deve ser a perspectiva principal de uma escola, seu ponto de partida e o de chegada em todo o processo educativo.
C) Qualidade: é definida pelos usos e valores sociais atribuídos a ela; em educação, a qualidade garante a formação do indivíduo enquanto cidadão, sujeito da práxis social.
D) Autoridade: está centrada na competência profissional e não na pessoa; é necessária para assegurar o atendimento aos objetivos e metas buscados pela instituição.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 28 - ANULADA.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 29
Uma teoria da aprendizagem é uma tentativa de descrever o que acontece quando se aprende e como se aprende. Em psicologia e em educação são os diversos modelos ou padrões que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos.
Partindo do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais ou importantes para o desenvolvimento. As qualidades e as capacidades básicas de cada ser humano, sua personalidade, seus valores, hábitos e crenças, sua forma de pensar, suas reações emocionais e mesmo sua conduta social já se encontrariam basicamente prontas e em sua forma final por ocasião do nascimento, sofrendo pouca diferenciação qualitativa e quase nenhuma transformação ao longo da existência.
O papel da educação e do ensino é tentar interferir o mínimo possível no processo do desenvolvimento espontâneo da pessoa. Podemos inferir que se trata de:
A) Inatismo.
B) Humanismo.
C) Behaviorismo.
D) Interacionismo.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 30
Considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece cinco campos de experiências, nos eixos estruturantes da educação infantil nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver. Em relação ao exposto, analise os itens a seguir.
1. O “eu”, o “outro” e o “nós”.
2. Traços, sons, cores e formas.
3. Corpo, gestos e movimentos.
4. Diferentes linguagens com coerência.
5. Escuta, fala, pensamento e imaginação.
6. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
7. Desenvolvimento do senso estético para reconhecer, e respeito às diversas manifestações artísticas e culturais.
Os cinco eixos estruturantes da educação infantil são:
A) 1, 2, 3, 5, 6.
B) 2, 3, 5, 6, 7.
C) 1, 3, 4, 5, 6.
D) 2, 3, 4, 5, 7.
CONHECIMENTOS DA FUNÇÃO
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 31
A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e categorias, realizando o Atendimento Educacional Especializado (AEE). A oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve constar no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola de ensino regular, o qual prevê a sua organização. NÃO descreve competência da institucionalização do AEE por meio do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola:
A) Suprir a articulação entre professores do AEE e os do ensino comum.
B) Prever a presença de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais.
C) Providenciar redes de apoio no âmbito da atuação da formação docente.
D) Buscar recursos com vistas ao financiamento das atividades educacionais.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 32
Em relação à implementação de princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais, destaca-se o papel das organizações voluntárias e não-governamentais. Tais organizações voluntárias e não-governamentais exercem papel preponderante por que:
A) Detêm maior disponibilidade de acesso e gestão de recursos financeiros necessários à expansão da educação especial.
B) Influenciam sobremaneira os diversos canais midiáticos promovendo campanhas e divulgação de suas ações no setor.
C) Possuem liberdade para responder mais prontamente às necessidades expressas no desenvolvimento de novas ideias.
D) Apresentam mais experiência nas áreas de recursos humanos e logísticos direcionados à educação do que governos.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 33
A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, sendo dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade garantir educação de qualidade, segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Aponte o item que apresenta uma das incumbências do poder público no sentido de assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar a educação da pessoa com deficiência.
A) Oferta de educação bilíngue, em Libras e da modalidade escrita da língua portuguesa como primeira língua.
B) Adaptação de técnicas, metodologias e materiais didáticos já existentes para serem aproveitados na educação especial.
C) Formação e disponibilização de professores, tradutores e intérpretes de Libras para o atendimento educacional especializado.
D) Inclusão em cursos de nível superior e de educação profissional técnica de profissionais com deficiência como professores.
Texto para responder às questões 34 e 35. Leia-o atentamente.
Estudantes criam app para auxiliar motoristas surdos
Software interpreta sons do trânsito e emite sinais visuais para surdos.
(28 de dezembro de 2017.)
Um grupo de estudantes do Centro de Inovação da PUC Minas desenvolveu, em parceria com a Microsoft, um app para auxiliar motoristas com deficiência auditiva. O aplicativo, que foi desenvolvido há dez meses, deve ser disponibilizado nas plataformas iOS e Android, no primeiro semestre de 2018. Chamado de SuriCar, o app foi apresentado na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT) e na Imagine Cup 2018, competição de tecnologia da Microsoft América Latina.
Segundo dados do IBGE, menos de 1% da população de brasileiros com deficiência auditiva possui carteira de habilitação, e boa parcela desse baixo percentual se deve à insegurança que os surdos enfrentam para dirigir, já que, atualmente, não existem muitos dispositivos disponíveis para dar ao motorista surdo a devida tranquilidade. Pensando em resolver essa questão, cinco jovens universitários, alunos dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação da PUC Minas Gerais, desenvolveram o aplicativo que capta sons externos e emite imagens de alerta. O software tem um tipo de inteligência artificial que codifica as ondas sonoras dos barulhos mais comuns do trânsito, bem como buzinas, ambulâncias, viaturas policiais e freadas, para alertar os motoristas surdos.
De acordo com os seus desenvolvedores, novos sons podem ser incorporados ao sistema do SuriCar, que possibilita, ainda, que a tecnologia seja implantada em locais diferentes, mesmo que as frequências emitidas pelos veículos oficiais, por exemplo, não sejam as mesmas.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, pessoas surdas não só podem ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como devem receber apoio dos órgãos responsáveis durante todo o processo de habilitação. A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) conta com intérpretes para auxiliar as pessoas surdas no processo de solicitação da CNH. O acompanhamento durante os cursos e testes é de responsabilidade dos órgãos competentes.
(Disponível em: http://www.portalacesse.com. Adaptado.)
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 34
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência –Plano Viver sem Limite, instituído pelo Decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011, com a finalidade de promover o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência, será executado pela União em colaboração com Estados, Distrito Federal, Municípios, e com a sociedade. Assinale a diretriz do Plano Viver sem Limite que foi contemplada com a criação do “SuriCar”.
A) Promoção do acesso, do desenvolvimento e da inovação em tecnologia assistiva.
B) Ampliação do acesso das pessoas com deficiência às políticas de assistência social.
C) Garantia de que equipamentos públicos de educação sejam acessíveis para pessoas com deficiência.
D) Ampliação da atenção à saúde da pessoa com deficiência, especialmente serviços de habilitação e reabilitação.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 35
Tendo em vista os eixos de atuação do Plano Viver sem Limite, pode-se afirmar que o “SuriCar” se insere no âmbito de:
A) Inclusão social.
B) Atenção à saúde.
C) Acesso à educação.
D) Multifuncionalidade.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 36
Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, é empregado na transmissão de ideias, fatos e (re)criação da própria realidade. Assinale a alternativa que enuncia as unidades constitutivas do sinal.
A) Sucessões de movimentos, de sustações, de propriedades lexicais e um denotador.
B) Concepção do sinal, natureza do sinal, aplicação do sinal, interação e reformulação.
C) Universais de natureza semântica, universais gramaticais, universais sintáticos e de prática.
D) Configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação e expressões não-manuais.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 37
Podem existir características nas línguas que utilizam a modalidade oral-auditiva também observadas nas línguas que utilizam a modalidade visuoespacial. Essas características em comum são referidas como universais linguísticos, conforme sistematização proposta em Fromkin & Rodman (1993: 25-6). Assinale a alternativa que trata-se de informação consistente e compatível com a Língua Brasileira de Sinais-Libras.
A) As relações entre sinal e significado são, na maioria, arbitrárias ou não-icônicas.
B) Em termos diacrônicos, as línguas de sinais não sofrem transformações e mudanças.
C) As línguas primitivas são menos complexas, embora expressem ideias e sentimentos.
D) Os gestos que compõem os sinais apresentam inexistência de segmentos discretos.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 38
Analise a imagem a seguir:
Os sinais analisados se diferem quanto à(ao):
A) Expressão facial.
B) Ponto de articulação.
C) Configuração de mão.
D) Balanceamento alternado.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 39
Constitui-se em um dos pré-requisitos fundamentais para a atuação do instrutor de Libras:
A) Habilidade para organizar, planejar e avaliar.
B) Participar de atividades na comunidade surda.
C) Falar o português oral e Libras ao mesmo tempo.
D) Domínio de metodologias de ensino do português.
CONSULPLAN 2023 - QUESTÃO 40
Ainda nos dias atuais, conhecimentos inverídicos e sem fundamento circulam e prejudicam o desenvolvimento linguístico dos surdos, desprestigiam a cultura surda e o trabalho de professores, intérpretes e instrutores.
Sobre Libras, assinale uma INCONSISTÊNCIA.
A) É capaz de expressar abstrações.
B) É a primeira linguagem do surdo.
C) Não é igual a português sinalizado.
D) Vai muito além do alfabeto manual.
COMENTÁRIOS