MACKENZIE 2023: O texto acima, trecho de Macunaíma, reproduz os dois primeiros parágrafos do romance, do escritor paulista Mário de Andrade

MACKENZIE 2023: O texto acima, trecho de Macunaíma, reproduz os dois primeiros parágrafos do romance, do escritor paulista Mário de Andrade
Texto para as questões 07 e 08.

No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a índia tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma. Já na meninice fez coisas de sarapantar. De primeiro passou mais de seis anos não falando. Si o incitavam a falar exclamava: 

— Ai! Que preguiça!... 

E não dizia mais nada. Ficava no canto da maloca, trepado nojirau de paxiúba, espiando o trabalho dos outros e principalmente os dois manos que tinha, Maanape já velhinho e Jiguê na força do homem. O divertimento dele era decepar cabeça de saúva. Vivia deitado mas si punha os olhos em dinheiro, Macunaíma dandava pra ganhar vintém. E também espertava quando a família ia tomar banho no rio, todos juntos e nus. Passava o tempo do banho dando mergulho, e as mulheres soltavam gritos gozados por causa dos guaiamuns diz-que habitando a água-doce por lá. No mocambo si alguma cunhatã se aproximava dele pra fazer festinha, Macunaíma punha a mão nas graças dela, cunhatã se afastava. Nos machos guspia na cara. Porém respeitava os yelhos, e frequentava com aplicação a murua a poracé o torê o bacororô a cucuicogue, todas essas danças religiosas da tribo.

QUESTÃO 07
MACKENZIE 2023: O texto acima, trecho de Macunaíma, reproduz os dois primeiros parágrafos do romance, do escritor paulista Mário de Andrade. Assinale a alternativa correta sobre esse fragmento textual.

a) O nascimento e a infância de Macunaíma, o protagonista do livro, são narrados com a precisão científica de um antropólogo, ou de um jornalista investigativo que tenha recolhidos relatos da região amazônica. 

b) A frase Ai! que preguiça!... (linha 09) não possui grande importância na narrativa nem indicar qualquer informação relevante sobre o caráter de Macunaíma. Pelo contrário, o livro faz apologia do esforço meritocrático em um mundo capitalista. 

c) O vocabulário, assim como a linguagem e o perfil do personagem principal, indica que Macunaíma é um dos mais importantes representantes da primeira fase do Romantismo brasileiro, marcada pela estética indianista. 

d) O romance Macunaíma, como revelam os seus dois primeiros parágrafos iniciais, consiste em uma ode ao avanço tecnológico e industrial. Nesse sentido, o romance está em sintonia com a vanguarda conhecida como Surrealismo.

e) Os parágrafos revelam a criação de um mundo marcado pelo mítico, sem compromisso com o realismo tradicional. Sua linguagem é marcada pela oralidade, bem como por imaginário calcado em cosmologias de origem indígena.

RESOLUÇÃO:
Na rapsódia Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, Mário de Andrade procurou sintetizar as características do ser e do falar brasileiros, partindo não só do livro de Theodor Koch-Grumberg, Vom Roraima zum Orinoco, como também da tradição da cultura popular do Brasil. Esses mitos de origens e regiões diversas formam o modo de ser do brasileiro. A narrativa de Macunaíma baseia-se na oralidade.

GABARITO:
e) Os parágrafos revelam a criação de um mundo marcado pelo mítico, sem compromisso com o realismo tradicional. Sua linguagem é marcada pela oralidade, bem como por imaginário calcado em cosmologias de origem indígena.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo