MACKENZIE 2023: Sobre um importante conflito mundial, o historiador Erie Hobsbawm escreve

MACKENZIE 2023: Sobre um importante conflito mundial, o historiador Erie Hobsbawm escreve
MACKENZIE 2023: Sobre um importante conflito mundial, o historiador Erie Hobsbawm escreve:

“Em retrospecto, pode parecer surpreendente que esse conflito tenha mobilizado instantaneamente as simpatias da esquerda e da direita na Europa e nas Américas (...) A ideia de que todos os partidos deviam formar uma frente única eleitoral contra a direita fazia sentido para uma esquerda que não sabia muito bem o que fazer. Mesmo os anarquistas, naquele seu último bastião no mundo, se inclinavam a pedir a seus seguidores que praticassem o vício burguês de votar numa eleição, que até então haviam rejeitado como indigno de um verdadeiro revolucionário.” 
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX. 
São Paulo: Cia das Letras, 2001 p. 157-158 

O conflito tratado no excerto acima é 

a) A Guerra Civil Espanhola (1936-1939), conflito que opôs as forças de esquerda, organizadas na Frente Popular e os simpatizantes do fascismo, reunidos no Movimento Nacional, liderados por Francisco Franco.

b) A Revolução Russa (1917), processo político que inaugura a experiência socialista no século XX com a retirada dos Romanov do poder e a organização de um governo baseado nos conselhos de trabalhadores. 

c) A Revolução Constitucionalista de 1932, movimento armado liderado por São Paulo na tentativa de derrubar o presidente Getúlio Vargas do poder e recuperar o protagonismo paulista na política brasileira.

d) A Revolução Iraniana (1979), os iranianos, liderados pelo Aiatolá Khomeini, foram às ruas exigir a derrubada da monarquia dirigida pelo Xá Reza Pahlevi, importante aliado do governo norte-americano. 

e) A Guerra da Coreia (1950-1953), conflito que marcou o início da Guerra Fria com a influência soviética na parte norte e influência norte-americana na parte sul da península coreana, resultando numa nova experiência socialista.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
a) A Guerra Civil Espanhola (1936-1939), conflito que opôs as forças de esquerda, organizadas na Frente Popular e os simpatizantes do fascismo, reunidos no Movimento Nacional, liderados por Francisco Franco.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo