MACKENZIE 2023: Sobre um importante conflito mundial, o historiador Erie Hobsbawm escreve

MACKENZIE 2023: Sobre um importante conflito mundial, o historiador Erie Hobsbawm escreve:

“Em retrospecto, pode parecer surpreendente que esse conflito tenha mobilizado instantaneamente as simpatias da esquerda e da direita na Europa e nas Américas (...) A ideia de que todos os partidos deviam formar uma frente única eleitoral contra a direita fazia sentido para uma esquerda que não sabia muito bem o que fazer. Mesmo os anarquistas, naquele seu último bastião no mundo, se inclinavam a pedir a seus seguidores que praticassem o vício burguês de votar numa eleição, que até então haviam rejeitado como indigno de um verdadeiro revolucionário.” 
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX. 
São Paulo: Cia das Letras, 2001 p. 157-158 

O conflito tratado no excerto acima é 

a) A Guerra Civil Espanhola (1936-1939), conflito que opôs as forças de esquerda, organizadas na Frente Popular e os simpatizantes do fascismo, reunidos no Movimento Nacional, liderados por Francisco Franco.

b) A Revolução Russa (1917), processo político que inaugura a experiência socialista no século XX com a retirada dos Romanov do poder e a organização de um governo baseado nos conselhos de trabalhadores. 

c) A Revolução Constitucionalista de 1932, movimento armado liderado por São Paulo na tentativa de derrubar o presidente Getúlio Vargas do poder e recuperar o protagonismo paulista na política brasileira.

d) A Revolução Iraniana (1979), os iranianos, liderados pelo Aiatolá Khomeini, foram às ruas exigir a derrubada da monarquia dirigida pelo Xá Reza Pahlevi, importante aliado do governo norte-americano. 

e) A Guerra da Coreia (1950-1953), conflito que marcou o início da Guerra Fria com a influência soviética na parte norte e influência norte-americana na parte sul da península coreana, resultando numa nova experiência socialista.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
a) A Guerra Civil Espanhola (1936-1939), conflito que opôs as forças de esquerda, organizadas na Frente Popular e os simpatizantes do fascismo, reunidos no Movimento Nacional, liderados por Francisco Franco.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.