Prova Agronomia ENADE 2023 com Gabarito

Prova Agronomia ENADE 2023 com Gabarito. Questões da prova de Agronomia do ENADE 2023.
ENADE 2023

Prova Agronomia ENADE 2023 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 09 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 10
ENADE 2023: O sistema agrossilvipastoril, uma forma de integrar a lavoura, a pecuária e a floresta, constitui, para o Brasil, uma mudança de paradigma do uso do solo e dos fatores de produção. Por suas sinergias, tais sistemas de produção propiciarão a geração simultânea de produtos agrícolas energéticos e de bens ambientais, elevando e expandindo a condição do homem do campo como novo produtor rural e prestador de serviços ambientais.
NETO, S. N. O. et al. Sistema Agrossilvipastoril: integração lavoura, pecuária e floresta.
Viçosa: Sociedade de Investigações Florestais, 2010 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A produtividade da cultura agrícola no sistema agrossilvipastoril pode, eventualmente, não atingir valores semelhantes aos valores de áreas com maior aptidão agrícola e de monocultivo.

II. O sistema agrossilvipastoril pressupõe maior plantio de árvores da espécie Eucaliptus sp., de copa de maior tamanho e densidade e de baixa capacidade de desrama natural.

III. O plantio consorciado da cultura agrícola com a braquiária tem como objetivo aumentar a eficiência de uso da terra e reduzir o tempo de implantação e/ou reforma da pastagem.

IV. O sistema agrossilvipastoril dispensa a promoção da sustentabilidade no processo produtivo rural.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 11
ENADE 2023: No Brasil, predominam os solos ácidos que apresentam grandes limitações para o desenvolvimento da maioria das plantas cultivadas. Essa condição do solo torna a calagem uma das práticas de manejo mais utilizadas devido a seus efeitos positivos na produção agrícola.

Com relação à prática da calagem, avalie as afirmações a seguir.

I. A calagem insolubiliza o Al tóxico e diminui a disponibilidade de micronutrientes catiônicos, como Mn, Cu e Zn.

II. A calagem promove a elevação do pH do solo, o que, por sua vez, intensifica o crescimento da grande maioria dos microrganismos nesse ambiente.

III. A disponibilidade de Ca e Mg e o efeito residual da calagem é tanto maior quanto mais fino for o grau de moagem do calcário dolomítico.

IV. A calagem insolubiliza o Al tóxico, aumenta a disponibilidade de fósforo e diminui a capacidade de troca de cátions (CTC), porque a elevação do pH do solo gera a formação de cargas negativas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III, IV.


QUESTÃO 12
ENADE 2023: A intoxicação da população com agrotóxicos é considerada um problema de saúde pública. Em 2018, o Ministério da Saúde publicou o Relatório Nacional de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos, no qual foram discutidas as principais causas de contaminação do meio ambiente e da saúde humana.

Em 2019, o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano expôs um relatório da contaminação da água potável por agrotóxicos em diversas cidades, o que causou grande alerta na população e nos órgãos responsáveis.
Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relatorio_nacional
_vigilancia_populacoes_expostas_agrotoxicos.pdf.
Acesso em: 21 set. 2023 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A tríplice lavagem de embalagens é obrigatória para agrotóxicos e para fertilizantes foliares.

II. A pulverização aérea de inseticidas é a mais segura no que concerne à contaminação ambiental.

III. O desrespeito ao período de segurança (tempo de carência) do agrotóxico na colheita expõe humanos e animais à intoxicação por meio da alimentação.

IV. O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) é obrigatório para o manuseio de agrotóxicos da classe I (extremamente tóxicos) e é opcional no caso de agrotóxicos da classe IV (pouco ou muito pouco tóxicos).

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III, IV.


QUESTÃO 13
ENADE 2023: Um operador de máquinas agrícolas, ao fazer a regulagem de um pulverizador hidráulico de barras tratorizado, obtém uma vazão média de 0,8 L/min por ponta de pulverização e 30 segundos para percorrer um percurso de 50 m. O equipamento tem uma barra de pulverização de 18 m, com 36 bicos, e tanque de 800 L.

Nestas condições, qual deve ser a quantidade de fungicida a ser colocada no tanque do pulverizador, quando ele estiver cheio, sabendo-se que a dose do produto é de 800 mL/ha?

A) 0,8 L.
B) 2,0 L.
C) 4,0 L.
D) 8,0 L.
E) 16,0 L.


QUESTÃO 14
ENADE 2023: As plantas transgênicas com proteínas inseticidas representam uma alternativa ao manejo integrado de pragas e podem contribuir com a redução do uso dos chamados pesticidas.

Um exemplo é o milho conhecido como Bt, que foi transformado geneticamente com a incorporação de uma toxina isolada da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt).

Para a utilização do milho Bt nas lavouras, o produtor deve cumprir duas recomendações feitas pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio): 1) a coexistência; e 2) a regra do manejo da resistência de inseto (MRI), com a utilização de área de refúgio.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A área de refúgio é aquela em que a praga-alvo irá sobreviver e reproduzir-se livremente, sem exposição à toxina Bt.

PORQUE

II. Os insetos oriundos dessa área de refúgio poderão acasalar-se com os insetos sobreviventes das áreas plantadas com milho Bt, o que possibilitará a manutenção da resistência genética à toxina Bt.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 15
ENADE 2023: No sistema agroflorestal (SAF) espécies perenes lenhosas (árvores, arbustos, palmeiras e bambus) são intencionalmente utilizadas e manejadas em associação com cultivos agrícolas anuais e/ou com a criação de animais. Nesse sistema de plantio tenta-se reproduzir ao máximo a arquitetura e a distribuição espacial das formações naturais, para melhor aproveitamento da radiação, da umidade e dos nutrientes.

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O sistema agroflorestal permite que o agricultor comercialize maior número de produtos disponíveis em diferentes épocas do ano e ao longo do tempo, a fim de incrementar a renda e de aproveitar melhor a mão de obra familiar.

PORQUE

II. As colheitas são planejadas desde o primeiro ano de implantação do sistema, de forma que o agricultor as inicie por hortaliças, culturas anuais ou, até mesmo, fruteiras de ciclo curto, enquanto aguarda a produção das fruteiras de ciclo longo ou espécies florestais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 16
ENADE 2023: As adubações nitrogenadas são necessárias para incrementar a produtividade nos diferentes sistemas agrícolas. Contudo, podem provocar danos ambientais, como a contaminação do solo e da água, além de constituírem importante fator de aumento de custo de produção.

Considerando a importância da adubação nitrogenada para diversas culturas, avalie as afirmações a seguir.

I. O nitrogênio (N) é considerado um nutriente essencial para as plantas, pois está presente na composição de importantes biomoléculas, como ATP, NADH, NADPH, Clorofila, proteínas e enzimas.

II. O nitrogênio está presente no solo em sua maior fração na forma mineral, seu aporte ocorre por deposições atmosféricas, fixação biológica, adubações químicas e orgânicas.

III. O nitrogênio apresenta baixa mobilidade no solo, pois está sujeito a muitas perdas como a lixiviação de nitrato, a volatilização de amônia e a emissão de N2 e de óxidos de nitrogênio.

IV. A eficiência do uso do nitrogênio corresponde ao grau de recuperação desse elemento pelas plantas ao considerar as perdas que geralmente ocorrem, pois apenas parte do N aplicado sob a forma de fertilizante é utilizado pelas culturas.

V. A eficiência do uso do nitrogênio no solo pode ser aumentada por meio da diminuição das doses de adubos para níveis que sejam produtivos e seguros e/ou optar-se por melhoramento genético por meio do uso de cultivares mais produtivas para solos pobres em matéria orgânica.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e IV.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, III e V.


QUESTÃO 17
ENADE 2023: Na fruticultura comercial, em geral, o processo de produção de mudas é realizado por propagação vegetativa ou clonal, utilizando-se diversos métodos.

Sobre as técnicas de propagação vegetativa, assinale a opção correta.

A) A alporquia é uma variação da enxertia utilizada na produção de mudas.

B) A borbulhia em “T” normal ou em “T” invertido é uma técnica de enxertia.

C) A garfagem em fenda lateral, utilizada na propagação vegetativa, é uma técnica de estaquia.

D) A produção de raízes fasciculadas nas mudas produzidas por encostia é uma característica desejável.

E) A mergulhia, uma variação da técnica de enxertia, permite a propagação vegetativa de plantas não disseminadas por outros métodos.


QUESTÃO 18
ENADE 2023: A elaboração de produtos biológicos para controle de pragas e de doenças agrícolas cresceu mais de 70% no Brasil, o que movimentou milhões de reais. O resultado brasileiro é considerado o mais expressivo da história do setor e supera o percentual apresentado pelo mercado internacional.

Esse crescimento tem contribuído para avanços significativos na legislação brasileira acerca da regulamentação da produção e do uso de produtos biológicos, o que garante, ao setor produtivo, regras claras, além de também garantir ao consumidor final a certeza da disponibilidade de produtos seguros ao meio ambiente, à saúde humana e gerados sem uso exploratório da biodiversidade.
PAULA JÚNIOR, T. J. et al. Regulamentação e uso de produtos à base de agentes biológicos para o controle de doenças de plantas e pragas no Brasil. Informe Agropecuário, Belo Horizonte: v. 34, n. 276, p. 50-57, set./out. 2013 (adaptado).

Acerca de produtos utilizados na agricultura brasileira para controle de pragas e doenças, avalie as afirmações a seguir.

I. Os produtos biológicos utilizados na agricultura enquadrados nas categorias agentes microbiológicos de controle, agentes biológicos de controle e semioquímicos têm registros diferenciados, com base em normativas específicas.

II. O Ministério da Agricultura e Pecuária, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) são os órgãos federais responsáveis pela avaliação e pelo registro de agrotóxicos e afins.

III. Os produtos de controle biológico são regulamentados pela mesma legislação que orienta o registro de agrotóxicos.

IV. O registro de agrotóxicos e afins tem prazo indeterminado de validade, mas, quando reavaliados esses produtos, seus registros podem ser mantidos, alterados, suspensos ou cancelados.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


QUESTÃO 19
ENADE 2023: As boas práticas de fabricação (BPF) na agroindústria de alimentos devem ser compreendidas pelo agricultor ou empreendedor rural como uma ferramenta que lhe permitirá agregar qualidade aos alimentos processados e pelos consumidores, como garantia de que está consumindo alimentos seguros. 

Sua adoção é um requisito da legislação vigente e faz parte dos programas de garantia da qualidade do produto final.

Essas práticas devem ser aplicadas na recepção da matéria-prima, no processamento, na expedição de produtos, contemplando os mais diversos aspectos da indústria, que vão desde a qualidade da matéria-prima e dos ingredientes, incluindo a especificação de produtos e a seleção de fornecedores, até a qualidade da água.
Disponível em: http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/132846/1/
DOC-120.pdf. Acesso em: 21 set. 2023 (adaptado).

Com relação às boas práticas de fabricação (BPF) na agroindústria de alimentos, avalie as afirmações a seguir.

I. As BPF, além de envolverem a qualidade dos alimentos, possibilitam ambiente de trabalho mais eficiente e contribuem para a eficácia do processo de produção.

II. A adoção das BPF na agroindústria é necessária para serem controladas possíveis fontes de contaminação cruzada e para a garantia de que o produto atenda às especificações de identidade e de qualidade.

III. As exigências para a garantia de qualidade dos produtos provenientes da agroindústria familiar são diferenciadas das oriundas de outras escalas de produção.

IV. Os produtos alimentícios não devem ser armazenados no mesmo ambiente de produtos químicos, de higiene, de limpeza e de perfumaria.

V. As condições de higiene, na agroindústria, devem ser uma preocupação constante, assim a sanitização deve ser feita imediatamente antes do uso do equipamento, no final do expediente ou no caso de interrupções demoradas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I, III e V.
C) II, III e IV.
D) III, IV e V.
E) I, II, IV e V.


QUESTÃO 20
ENADE 2023: Para agricultores que dispõem de pequenas propriedades, o cultivo hidropônico de hortaliças pode ser uma alternativa para o aumento da renda agrícola. A boa aparência das hortaliças, a praticidade e as raízes livres de solo permitem comercializá-las por valor diferenciado.

Considerando alguns aspectos da hidroponia, avalie as afirmações a seguir.

I. A solução nutritiva, quando adequadamente formulada e preparada, fornece às plantas todos os nutrientes, pois, assim como o solo, possui eficiente poder tampão.

II. A solução nutritiva pode ser descartada no solo ou em corpos hídricos após um cultivo com potencial de contaminação nulo, por conter baixas concentrações de nutrientes e por estes não serem de origem orgânica.

III. A hidroponia, quando comparada ao sistema de cultivo convencional, oferece melhores condições de trabalho, porém exige mais capacitação do agricultor.

IV. A hidroponia dispensa o monitoramento diário do agricultor por ser um sistema automatizado.

V. A hidroponia reduz a tendência de doenças no sistema radicular e de ataque de pragas por não utilizar solo, o que proporciona, consequentemente, a diminuição do uso de agrotóxicos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e V.
C) II e IV.
D) III e IV.
E) III e V.


QUESTÃO 21
ENADE 2023: Segundo a Lei n. 10.831/2003, sistemas orgânicos de produção agropecuária são aqueles em que se adotam técnicas específicas, mediante a racionalização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais.

Assim, os objetivos são a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energia não renovável e a proteção do meio ambiente, empregando-se, sempre que possível, métodos culturais, biológicos e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais geneticamente modificados e de radiações ionizantes em qualquer fase do processo de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização.

Com base no exposto sobre os sistemas orgânicos de produção agropecuária e em relação às melhores estratégias para implantá-los e mantê-los por um longo período de tempo, avalie as afirmações a seguir.

I. O manejo recomendado para sistemas orgânicos compreende técnicas que visam à estabilidade do agroecossistema, o uso equilibrado do solo, o fornecimento ordenado de nutrientes e a manutenção de fertilidade duradoura.

II. O preparo mecânico com impacto mínimo na estrutura do solo, a aplicação de adubos orgânicos, o uso da adubação verde, da cobertura do solo, de biofertilizantes líquidos e adubações complementares com fosfato de rocha são práticas recomendadas de adubação em manejo orgânico.

III. O uso de composto orgânico e de estercos nas adubações orgânicas prejudica os sistemas de cultivo orgânicos que necessitam de macro e micronutrientes.

IV. A adubação verde promove o aporte e a ciclagem de nutrientes para o sistema de cultivo orgânico, além de aumentar a biodiversidade na área de produção.

É correto o que se afirma em

A) I, II e III, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 22
ENADE 2023: Em pós-colheita, o mamão tem vida moderadamente curta e pode apresentar avarias por patógenos, o que reduz a qualidade do fruto e a aceitação pelo consumidor. A fim de resolver esse problema, a cera de carnaúba vem sendo amplamente usada, em tratamento de pós-colheita, em diversas frutas.

Acerca da utilização deste produto em pós-colheita de frutas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A cera de carnaúba proporciona proteção de frutas contra patógenos em pós-colheita e aumenta o tempo de prateleira, devido à redução da respiração e ao retardo no amadurecimento das frutas.

PORQUE

II. A cera de carnaúba cria um microfilme que protege e altera a atmosfera da casca, o que controla as trocas gasosas da fruta com o ar e aumenta a produção de etileno pelo fruto, cujo amadurecimento é retardado, mantendo-se a alta firmeza da fruta por mais tempo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 23
ENADE 2023: No mercado de alimentação animal, existem diferentes tipos de rações para as espécies domésticas, que são fabricadas a partir de diferentes formas de processamento. As mais usuais são as rações fareladas, as peletizadas e as extrusadas. Cada tipo de processamento difere em suas etapas e oferece vantagens e desvantagens, dependendo da espécie animal.
CRUZ, F. G. G.; RUFINO, J. P. F. Formulação e fabricação de rações.
Manaus: EDUA, 2017 (adaptado).

Considerando o exposto no texto e os diferentes tipos de processamento de rações, avalie as afirmações a seguir.

I. As rações fareladas são preparadas por meio de moagem de grãos e misturadas de forma homogênea às outras matérias-primas e não é utilizado processo de umidificação.

II. As rações peletizadas apresentam as seguintes vantagens em relação às fareladas: redução de agentes de contaminação microbiana, melhora da eficiência alimentar e redução da escolha seletiva por parte dos animais.

III. As rações extrusadas são submetidas a um processo de cozimento em alta temperatura, pressão e umidade, o que melhora a sua digestibilidade; no entanto, devido ao alto custo de produção, essas rações se limitam à alimentação de peixes.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 24
ENADE 2023: Em um agroecossistema, existem espécies que naturalmente realizam a regulação das densidades populacionais de insetos-praga. O uso de defensivos seletivos e o conhecimento das interações existentes entre os artrópodes-praga e seus respectivos inimigos naturais são fundamentais para a execução de um sistema de Manejo Integrado de Pragas, em que o resultado final é a consequente redução de uso de agrotóxicos.
BUSOLI, A. C. et al. In: BUSOLI, A. C. et. al. Tópicos
em Entomologia Agrícola VI. Jaboticabal:
Gráfica Multipress Ltda., 2013 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e a seletividade de inseticidas utilizados na agricultura, avalie as afirmações a seguir.

I. A aplicação de inseticidas sistêmicos possibilita a seletividade do tipo fisiológica, pois os artrópodes não alvos são menos expostos aos pesticidas.

II. A retenção do inseticida no corpo gorduroso do artrópode não alvo acarreta tolerância ao pesticida e pode ser classificada como seletividade fisiológica.

III. A aplicação de inseticidas em períodos do dia em que seja menor a frequência do forrageamento de insetos não alvos pode ser classificada como seletividade fisiológica.

IV. Os ensaios de seletividade de inseticidas a endoparasitas devem incluir os estádios de pupa e de adulto desses artrópodes, pois são as fases em que há maior exposição à ação dos pesticidas.

É correto apenas o que se afirmar em

A) I e IV.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.


QUESTÃO 25
ENADE 2023: O melhoramento convencional tem sido eficiente em aumentar a produtividade em várias culturas em diversas partes do planeta. Entretanto, a sua eficiência tem permanecido, na maioria dos casos, confinada aos ambientes favoráveis ou àqueles que são modificados pela adição de fertilizantes, irrigação e pelo controle químico de ervas, doenças e pragas.

Nesse tipo de atividade, não há diálogo entre os melhoristas e os agricultores. Em contrapartida, desenvolveu-se o melhoramento de plantas participativo (MPP), que envolve a participação do produtor em algumas ou em todas as etapas de desenvolvimento de novas cultivares.

Esse método surgiu como alternativa para a produção de cultivares que atendam melhor às necessidades particulares dos produtores localizados em ambientes menos favoráveis, uma vez que possibilita o desenvolvimento de cultivares que são adaptadas não somente às condições edafoclimáticas, mas também às condições socioeconômicas do ambiente-alvo.
Disponível em: http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPC/20629/1/224.pdf.
Acesso em: 21 set. 2023 (adaptado).

Considerando a técnica de melhoramento de plantas participativo, avalie as afirmações a seguir.

I. O melhoramento de plantas participativo (MPP) consiste na inclusão de conhecimentos, preferências, habilidades, experiências, práticas e vivências dos agricultores aos programas de melhoramento genético dos pesquisadores.

II. O melhoramento de plantas participativo (MPP) é um exemplo da pesquisa dirigida à demanda, visto que enfoca e envolve os produtores, devendo, portanto, substituir o melhoramento de plantas convencional.

III. A oferta de novas cultivares capazes de aumentar a sustentabilidade do ecossistema pode ser consequência do melhoramento de plantas participativo, que funciona como um processo sustentável capaz de introduzir e/ou gerar novos genótipos adaptados ao ambiente-alvo.

IV. A variabilidade genética, no melhoramento de plantas participativo (MPP), é gerada pelos melhoristas, e a seleção é conduzida conjuntamente pelos melhoristas, produtores e extensionistas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 26
ENADE 2023: Objetivando-se adequar os sistemas de produção convencionais a sistemas mais sustentáveis, um experimento avaliou os teores de nutrientes na massa seca do milho consorciado com quatro diferentes plantas de cobertura, entre os anos de 2013/2014 e 2015/2016. Os tratamentos utilizados foram: milho solteiro; milho + crotalária; milho + guandu; milho + feijão-de-porco; e milho + urochloa.

Objetivando-se adequar os sistemas de produção convencionais a sistemas mais sustentáveis, um experimento avaliou os teores de nutrientes na massa seca do milho consorciado com quatro diferentes plantas de cobertura, entre os anos de 2013/2014 e 2015/2016

A partir dos resultados apresentados na tabela, avalie as afirmações a seguir.

I. O teor de nitrogênio obtido na massa seca, no tratamento milho + feijão-de-porco, foi superior ao do cultivo do milho solteiro no primeiro ano, e, no segundo ano de cultivo, os tratamentos de milho consorciado com crotalária, com guandu e com feijão-de-porco foram superiores ao tratamento milho solteiro.

II. Os teores de fósforo e potássio obtidos na massa seca, no tratamento milho solteiro e milho consorciado com urochloa, mostraram-se inferiores aos demais tratamentos no segundo ano de cultivo.

III. O teor de potássio obtido na massa seca, no tratamento milho solteiro, mostrou-se inferior aos demais tratamentos no primeiro ano de cultivo.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 27
ENADE 2023: Uma maneira de conhecer a realidade de pequenos produtores é através do Diagnóstico Rural Participativo (DRP), o qual envolve pessoas por meio de ferramentas que permitem diagnosticar e desenvolver produtores, compartilhando experiências e analisando o conhecimento que estes possuem. Essa técnica envolve visitas a campo, diálogos e caminhadas, com o intuito de examinar a situação dos produtores e elucidar as possibilidades de melhorar as situações mediante estudos e reflexões.
VERDEJO, M. E. Diagnóstico rural participativo: guia prático DRP.
Brasília: Secretaria da Agricultura Familiar, 2006 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O DRP desenvolve processos de pesquisa a partir das condições e possibilidades dos participantes, fundamentando-se na ideia de que os participantes devem basear-se em seus próprios conceitos para analisar sua situação e avaliar diferentes opções para melhorá-la.

PORQUE

II. O principal objetivo do DRP é intervir, o máximo possível, nos problemas locais e propor formas de solucioná-los, a partir de um formulário previamente estruturado com uma lista de perguntas previamente formuladas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 28
ENADE 2023: A secagem, natural ou artificial, e a correta armazenagem tornam possível a conservação de grãos durante o período de entressafra.

A secagem é uma operação crítica dentro da sequência do pré-processamento dos grãos – colheita, secagem, armazenagem, manuseio e transporte.

Os métodos de secagem artificial, quanto ao fluxo do produto no secador, podem ser classificados em duas categorias: secagem estacionária e secagem de fluxo contínuo.

A secagem, natural ou artificial, e a correta armazenagem tornam possível a conservação de grãos durante o período de entressafra

Sobre os tipos de secadores de fluxo contínuo, avalie as afirmações a seguir.

I. Nos secadores de fluxos contracorrentes, o ar aquecido é forçado a passar pela massa de grãos em sentido contrário ao fluxo de grãos.

II. Nos secadores de fluxos cruzados, os processos de secagem e de resfriamento são realizados por meio de fluxo de ar perpendicular ao fluxo de grãos.

III. Nos secadores de fluxos cruzados, que são conhecidos como tipo cascata, o grão é secado pela mistura de fluxos concorrentes e contraconcorrentes.

IV. Nos secadores de fluxos concorrentes, ar e grão fluem no mesmo sentido e isso possibilita o uso de temperaturas mais baixas que as utilizadas em secadores de fluxos contínuos.

V. Nos secadores de fluxos mistos, as câmaras de secagem e de resfriamento são formadas por uma série de calhas em forma de “V” invertido e quando o ar de secagem entra numa linha de calhas, sai nas outras imediatamente adjacentes.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e V.
B) I, III e IV.
C) I, III e V.
D) II, III e IV.
E) II, IV e V.


QUESTÃO 29
ENADE 2023: O controle químico é a principal forma de conter pragas e doenças na agricultura brasileira, o que pode conduzir a vários problemas com a contaminação de alimentos e do ambiente, além de selecionar pragas resistentes aos agrotóxicos.

A busca por medidas que preservem a biodiversidade e a sustentabilidade dos ambientes agrícolas, assim como outros ambientes que o cercam, deve ser sempre considerada. Dessa forma, o emprego do controle biológico é uma alternativa que vem sendo cada vez mais utilizada na produção agrícola do nosso país.
BERTI FILHO, E.; MACEDO L. P. M. Fundamentos de controle biológico de insetos-praga.
Natal: IFRN Editora, 2010 (adaptado).

Com base no texto a respeito do controle biológico, avalie as afirmações a seguir.

I. O controle biológico tem como objetivo eliminar a população de uma espécie classificada como praga.

II. Os fungos, vírus, bactérias e nematoides podem ser utilizados no controle de pragas e são chamados de entomopatógenos.

III. Os parasitoides são utilizados no controle biológico, pois, em alguma fase do seu desenvolvimento, podem parasitar as espécies consideradas pragas de plantas cultivadas.

IV. Os predadores, insetos que controlam a população de pragas, alimentam-se de vários outros indivíduos que causam prejuízos às culturas comerciais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 30
ENADE 2023: A população mundial atingiu, em 2022, a marca dos 8 bilhões de habitantes de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Para suprir a demanda alimentar, as cadeias produtivas da agropecuária buscam aumentar o investimento em produtividade com foco em tecnologia, em planejamento, em infraestrutura e em boas práticas de manejo.

Um dos fatores que impulsiona esse investimento é a exigência das políticas de consumo interno e externo resultantes da mudança comportamental do consumidor que busca alimentos com qualidade e segurança alimentar.

A consequência disso é a necessidade de geração de produtos agropecuários com qualidade elevada, responsabilidade social e sustentabilidade. Estudos indicam que o emprego das boas práticas de manejo em toda cadeia produtiva, associadas ao bem-estar animal, promove um aumento da produção, assim como a melhoria da qualidade dos produtos obtidos e, consequentemente, efeitos positivos sobre os lucros e a rentabilidade das empresas agropecuárias.
AZEVEDO, H. H. F. et al. Bem-estar e suas perspectivas na produção animal.
Pubvet, v. 14, n. 1, p.1-5, jan. 2020. (adaptado).

Considerando as boas práticas de manejo relacionadas ao bem-estar animal, avalie as afirmações a seguir.

I. O bem-estar animal está diretamente relacionado ao consumo com princípios éticos.

II. O bem-estar animal passou a ser considerado como um dos critérios de sustentabilidade nos sistemas de produção.

III. O conhecimento e o respeito à biologia do animal de produção proporciona melhores resultados econômicos.

IV. Os sistemas de produção devem utilizar as boas práticas de manejo para promover o bem-estar dos animais em sua fase inicial de vida.

V. Os protocolos de avaliação de bem-estar animal utilizam medidas padronizadas e objetivas para os critérios de avaliação, relacionadas à nutrição, ambiente, saúde e comportamento do animal.

É correto o que se afirma em

A) III, IV e V, apenas.
B) I, II, III e IV, apenas.
C) I, II, III e V, apenas.
D) I, II, IV e V, apenas.
E) I, II, III, IV e V.


QUESTÃO 31
ENADE 2023: Quando se realiza a semeadura de uma cultura em campo, espera-se que ocorra uma germinação adequada para o estabelecimento da lavoura.

Para que ocorra a germinação, é necessário que as sementes absorvam água, o que desencadeia uma série de reações fisiológicas, além de interferir na solubilidade e na concentração da composição de solutos nas células.

A germinação é um processo composto por três fases que consistem na embebição (fase I), na ativação dos processos metabólicos requeridos para o crescimento do embrião (fase II) e na iniciação do crescimento do embrião (fase III), conforme ilustrado na figura a seguir.

CARVALHO, N. M.; NAKAGAWA J. Sementes: ciência, tecnologia e produção. 4 ed. Jaboticabal: Funep, 2000 (adaptado).
CARVALHO, N. M.; NAKAGAWA J. Sementes: ciência, tecnologia
e produção. 4 ed. Jaboticabal: Funep, 2000 (adaptado).

Com base no texto e na figura, avalie as afirmações a seguir sobre a germinação de sementes.

I. A falta de água no meio, em qualquer uma das fases, para as sementes com tolerância à dessecação mantém a sua viabilidade para germinação.

II. A germinação inicia-se com a absorção de água e termina com o início do alongamento do eixo embrionário, identificado pela protrusão da radícula.

III. A água absorvida na embebição leva à hidratação dos tecidos da semente, o que intensifica a respiração e permite a mobilização de energia e nutrientes para o crescimento do eixo embrionário.

IV. O excesso de umidade no meio prejudica a germinação por impedir a entrada de oxigênio na semente e reduzir os processos metabólicos.

V. A redução acentuada na absorção de água ocorre na fase II, permitindo que o eixo embrionário inicie seu desenvolvimento.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e IV.
B) I, II e V.
C) I, III e V.
D) II, III e IV.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 32
ENADE 2023: O uso da água na irrigação de cultivos agrícolas tem sido questionado por diversos segmentos da sociedade, que correlacionam esta prática com a falta de água que atinge a população em muitas cidades. A figura a seguir ilustra este cenário preocupante. Neste contexto, cabe aos irrigantes o uso cada vez mais racional de água.

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO. Atlas irrigação: uso da água na agricultura irrigada. 2. ed. Brasília, 2021 (adaptado).
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO.
Atlas irrigação: uso da água na agricultura irrigada. 2. ed.
Brasília, 2021 (adaptado).

Em relação às práticas que colaboram com o uso racional da água na agricultura, avalie as afirmações a seguir.

I. A irrigação superficial é um dos métodos de maior eficiência de uso de água, pois proporciona uma significativa economia com o processo de evaporação.

II. O uso de tensiômetros, assim como de outros instrumentos, deve ser incentivado na irrigação, pois permite um melhor manejo ao se quantificar melhor os gastos de água.

III. A cobertura do solo com palhada reduz a evaporação da água, aumentando significativamente a eficiência do seu uso.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 33
ENADE 2023: A comercialização é caracterizada como o desempenho de todas as funções ou atividades envolvidas na transferência de bens e serviços do produtor ao consumidor final.

Assim, o mercado agrícola é aquele em que se negociam produtos relacionados à agricultura e à agropecuária, com grande impacto na economia brasileira.

O mercado institucional de alimentos, em seu sentido mais amplo, envolve pelo menos uma das três esferas governamentais (municipal, estadual e federal) em todas as suas operações de compra de alimentos.
SANTOS, T. T. B.; TORRES, R. L. Efeitos do acesso ao mercado
institucional sobre a segurança alimentar e nutricional no
município de Almirante Tamandaré, Paraná. 
Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 61, n.2, 2023 (adaptado).

Com base no texto, avalie as afirmações a seguir sobre a comercialização agrícola e os mercados institucionais.

I. O mercado institucional constitui uma alternativa importante para a inclusão socioprodutiva da agricultura familiar, contribuindo para a ampliação das oportunidades de geração de renda para esse público, garantindo a compra da produção obtida.

II. Os agricultores familiares, nos mercados institucionais, conseguem comercializar seus produtos de forma mais simplificada com as instituições públicas, restando apenas participar dos processos licitatórios exigidos nas compras governamentais.

III. Os mercados institucionais, pelas suas características, são determinantes para segurança do produtor rural em escoar sua produção, obtendo preços mais adequados em seus produtos e promovendo dessa forma, sua permanência no campo.

IV. Os mercados institucionais, ao promoverem a geração de trabalho e renda para os agricultores familiares, tomam como base outro modelo de desenvolvimento rural ou territorial, fundamentado pelo agronegócio, que se destaca amplamente no país.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 34
ENADE 2023: Georreferenciar é definir pontos de localização geograficamente no globo terrestre por meio de suas coordenadas interligadas a um sistema de informação. O georreferenciamento, além de ser uma exigência para a regularização de propriedades rurais, é essencial para a implantação da agricultura de precisão. Essa atividade também é amplamente utilizada para atribuir coordenadas reais em imagens aéreas, tais como imagens de satélites ou coletadas via aeronaves tripuladas e até por veículos aéreos não tripulados (VANTs).
ANDRADE, T. S., et al. O Georreferenciamento como ferramenta
de auxílio para agricultura brasileira. Revista Científica
Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 4, n. 2, p. 155-164, 2020 (adaptado).

A figura a seguir apresenta o mapa de doses de calcário a serem aplicadas em taxa variável na agricultura de precisão em uma fazenda.

Doses de calcário para aplicação em taxa variável

Com base no texto e na figura sobre o georreferenciamento, avalie as afirmações a seguir.

I. Os mapas de produtividade apresentam pontos coletados nas lavouras com informações obtidas por meio de VANTs, sobre a quantidade colhida em determinada área no campo, permitindo a otimização do uso de insumos e o aumento da produtividade nas fazendas.

II. O mapa de fertilidade é elaborado a partir da coleta e da análise de várias amostras de solo, obtidas em pontos georreferenciados da área, permitindo o processamento dos dados e a construção do mapa, que depois pode ser importado para plataformas de agricultura digital.

III. O georreferenciamento com VANTs pode ser utilizado para demarcação dos limites e regularização das propriedades rurais, mas, nos pontos com vegetação alta, não é possível fazer a medição dessa forma, sendo necessário utilizar equipamentos de topografia convencional.

IV. Na figura do mapa de aplicação de calcário em taxa variável, pode-se verificar que cerca de 45% da área deve receber dose de calcário abaixo da média, indicando economia e distribuição adequada.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 35
ENADE 2023: A maioria da população humana vive no meio urbano e necessita, cada vez mais, de condições que possam melhorar a convivência em um ambiente, às vezes, adverso.

As árvores urbanas desempenham funções importantes para os cidadãos e para o meio ambiente, tais como benefícios estéticos e funcionais que estão muito além dos seus custos de implantação e manejo.

Esses benefícios estendemse desde o conforto térmico e bem-estar psicológico dos seres humanos até a prestação de serviços ambientais indispensáveis à regulação do ecossistema.
PIVETTA, K. F. L.; SILVA FILHO, D. F. Arborização urbana.
Jaboticabal: UNESP/FCAV/FUNEP. 2002 (adaptado).

Com relação à importância da arborização urbana para o homem, assinale a opção correta.

A) Usar árvores de folhas caducas na arborização urbana constitui uma vantagem, porque, ao perderem as folhas durante o inverno, diminuem a pressão de pragas e de doenças na espécie.

B) Usar a uniformização de espécies na arborização de ruas e avenidas de uma cidade, criando uma composição padronizada, facilita o manejo das árvores, como as podas e tratos fitossanitários eventuais.

C) Usar palmeiras e árvores colunares em calçadas com fiação da rede elétrica permite o crescimento livre dessas plantas e evita a necessidade de podas eventuais de limpeza.

D) Usar a poda na arborização urbana para revigorar a planta permite a brotação mais vigorosa e a uniformização da frutificação das plantas utilizadas como atrativas para aves silvestres.

E) Usar corredor ecológico na arborização urbana viabiliza conexões entre populações de fauna de fragmentos florestais maiores e aumenta a biodiversidade desses organismos silvestres.


QUESTÃO 36
ENADE 2023: No Brasil, o uso, a comercialização e a prescrição de agrotóxicos são regulados por legislação específica. Contudo, o mercado ilegal de defensivos agrícolas cresceu nos últimos anos em quantidade e na diversificação dos produtos contrabandeados ou falsificados.

Os registros dos agrotóxicos, componentes e afins, possuem validade indeterminada, mas podem ser cancelados nos casos de reavaliação toxicológica. Com o estabelecimento do novo marco regulatório dos agrotóxicos, a Anvisa realizou, em 2019, a reclassificação toxicológica dos agrotóxicos já registrados no Brasil.

No total, 1 942 produtos foram avaliados, sendo 1 924 reclassificados da seguinte maneira: 43 extremamente tóxicos; 79 altamente tóxicos; 136 moderadamente tóxicos; 599 pouco tóxicos; 899 improváveis de causar dano agudo e 168 não classificados.
Disponível em: http://antigo.anvisa.gov.br/. Acesso em 18 jun. 2023 (adaptado).

Considerando a prescrição de agrotóxicos, avalie as afirmações a seguir.

I. O receituário agronômico é um documento de assistência técnica.

II. A venda de agrotóxicos, por meio de comércio eletrônico, está dispensada da apresentação de receituário agronômico.

III. O preenchimento do receituário agronômico é uma alternativa para garantir a compra de um agrotóxico devidamente regularizado.

IV. A prescrição do agrotóxico deve ser feita após visita do técnico legalmente habilitado que emitirá o receituário agronômico a fim de indicar o tipo, a quantidade e a forma de aplicação do produto.

V. O receituário agronômico deverá estar vinculado a uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do técnico habilitado e devidamente registrada no órgão fiscalizador do exercício profissional.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II, III e IV.
B) I, II, III e V.
C) I, II, IV e V.
D) I, III, IV e V.
E) II, III, IV e V.


QUESTÃO 37
ENADE 2023: Ao longo dos anos, os agricultores vêm mudando sua visão sobre o solo, passando a entendê-lo como um ecossistema complexo, diretamente ligado à rentabilidade e à sustentabilidade do sistema produtivo. As funcionalidades do sistema estão ligadas à biodiversidade dos grupos de organismos do solo.

Essas funcionalidades foram deixadas em segundo plano, com isso, o restabelecimento do sistema biológico do solo representa um importante degrau neste novo momento da agricultura.

A mudança de ambientes anteriormente degradados biologicamente para ambientes biodiversos e funcionais no sistema solo-planta é fundamental para o incremento da qualidade do solo e por consequência, da produtividade. Muitas tecnologias com a capacidade de promover a biodiversidade do solo estão sendo implementadas.
Disponível em: https://revistacultivar.com.br/artigos/
biologia-do-solo-e-a-qualidade-do-sistema-produtivo.
Acesso em: 21 de jun. 2023 (adaptado).

Com base no conceito de biologia do solo abordado no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A cobertura do solo, que ajuda a estabilizar a sua temperatura; a rotação de culturas, que favorece a ciclagem de nutrientes; e o sistema plantio direto, que ajuda a preservar os agregados do solo, são práticas de manejo que favorecem o seu equilíbrio biológico.

II. A decomposição da matéria orgânica, a ciclagem de nutrientes, a solubilização, a consequente disponibilização do fósforo e a fixação de nitrogênio estão entre as funções que são desempenhadas por microrganismos do solo.

III. Os fungos filamentosos, como as micorrizas, fazem parte da microbiota dos solos e são microrganismos com importante função na decomposição da matéria orgânica, pois mineralizam nutrientes como o nitrogênio a fim de propiciar sua disponibilidade às plantas.

IV. A menor inserção do sistema de plantio direto e o aumento do modelo de sucessão de culturas, devido às demandas financeiras, têm contribuído para a homogeneização do sistema de produção, o que aumenta o potencial funcional de todo o sistema solo-planta.

V. A ciclagem de nutrientes depende da ação dos macro e microrganismos do solo, porque permite a redução do tamanho das partículas, o aumento da área superficial e a degradação da matéria orgânica, a fim de manter e/ou renovar a fertilidade do solo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e IV.
B) I, II e V.
C) I, III e V.
D) II, III e IV.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 38
ENADE 2023: O aumento da produtividade agrícola com uso da irrigação é comprovado quando se analisam os dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), segundo os quais apenas uma em cada seis áreas cultivadas no mundo são irrigadas e estas são responsáveis por mais de 40% da produção de alimentos.

Por exemplo, em tomate para consumo in natura, o correto uso da irrigação por gotejamento reduz os problemas como surgimento de fissuras e doenças, bem como favorece o aumento no tamanho dos frutos.

Na cultura do melão, o emprego dessa técnica promove a melhoria na qualidade do produto, bem como incremento em açúcares e número de frutos comercializáveis na lavoura.

Considerando o gotejamento como uma das técnicas de irrigação mais sustentáveis, avalie as afirmações a seguir.

I. A irrigação por gotejamento possibilita uma maior produtividade em culturas que respondem a maiores níveis de umidade no solo.

II. A técnica de irrigação por gotejamento é empregada para culturas de alto valor econômico, como pomares, cafezais e hortaliças.

III. O uso da irrigação por gotejamento é capaz de propiciar uma distribuição mais uniforme do sistema radicular em função do bulbo molhado que se forma no solo.

IV. A irrigação por gotejamento promove economia de mão de obra, uma vez que há possibilidade de automatizar o sistema, além de realizar a fertirrigação.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,379,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1408,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,378,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,173,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,225,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,81,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8284,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60707,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Agronomia ENADE 2023 com Gabarito
Prova Agronomia ENADE 2023 com Gabarito
Prova Agronomia ENADE 2023 com Gabarito. Questões da prova de Agronomia do ENADE 2023.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiywFJpK6PlBJFnkaKozZ05wEtNyIzXm3GV0qqgV84NziRx7UIRofpxE-_24Y3jpmlmcQQiTEEO8PvsTNl668gLdVL30WXnrmNiWkQEKGyXYSyATk1N3Ew_U4Ns3XWFQ-ft_6PqiXVaVzj9KZMO85tLE7h7rp0iMzqeTzMCNHUR230SPuUkvecIkYgHywfP/s16000/ENADE2023-INDAGACAO-SITE.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiywFJpK6PlBJFnkaKozZ05wEtNyIzXm3GV0qqgV84NziRx7UIRofpxE-_24Y3jpmlmcQQiTEEO8PvsTNl668gLdVL30WXnrmNiWkQEKGyXYSyATk1N3Ew_U4Ns3XWFQ-ft_6PqiXVaVzj9KZMO85tLE7h7rp0iMzqeTzMCNHUR230SPuUkvecIkYgHywfP/s72-c/ENADE2023-INDAGACAO-SITE.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2023/11/prova-agronomia-enade-2023-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2023/11/prova-agronomia-enade-2023-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo