estrutura-se a partir de uma rede de empreendedores individuais e coletivos, com arranjo de práticas solidárias no trabalho e na

Texto para as questões 31 e 32

O Turismo de Base Comunitária (TBC) é uma alternativa ao modelo de turismo convencional e atende às necessidades de conservação dos modos de vida tradicionais de pequenas comunidades e da biodiversidade, além de estimular o desenvolvimento econômico local. Esse modelo de desenvolvimento turístico é baseado na autogestão, na valorização da cultura local e, principalmente, no protagonismo das comunidades locais, visando à apropriação, pelas comunidades, dos benefícios advindos do desenvolvimento do setor.

Os serviços turísticos vinculados ao TBC incluem o compartilhamento do modo de vida e do patrimônio cultural e natural, a partir de serviços como hospedagem, alimentação, lazer, entretenimento e venda de produtos das localidades. Experiências no Brasil têm-se mostrado bem-sucedidas e fomentado economias locais, proporcionando complemento de renda a muitos moradores. Projeto desenvolvido pela Associação das Mulheres do Pesqueiro, na área de influência da Reserva Marinha Extrativista do Soure, na Ilha de Marajó (PA),  reflete essa realidade. A associação oferece serviços de hospedagem domiciliar, produtos artesanais, passeios e vivências locais. A iniciativa é pautada na gestão e oferta de bens e serviços.
BARTHOLO, R. Turismo de base comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras, 
Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2009 (adaptado).

ENADE 2015 - QUESTÃO 32
Considerando o contexto apresentado, verifica-se que o turismo de base comunitária

I. estrutura-se a partir de uma rede de empreendedores individuais e coletivos, com arranjo de práticas solidárias no trabalho e na distribuição dos benefícios gerados pela prestação de serviços turísticos.

II. promove, nas comunidades em que se desenvolve, a produção e a prestação de serviços de forma associativa, por meio de cooperativas e de outras formas de organizações comunitárias.

III. é uma atividade prioritária em relação a outras atividades econômicas desenvolvidas pela comunidade, devendo ser um fator de geração de emprego e renda, para que haja real envolvimento comunitário. 

IV. permite a manifestação de sentimentos de identidade e de pertencimento local, que contribuem para a conservação ambiental, a proteção do patrimônio e a preservação das características locais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
E) I, II e IV.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.