O Turismo de Base Comunitária (TBC) é uma alternativa ao modelo de turismo convencional e atende às necessidades

Texto para as questões 31 e 32

O Turismo de Base Comunitária (TBC) é uma alternativa ao modelo de turismo convencional e atende às necessidades de conservação dos modos de vida tradicionais de pequenas comunidades e da biodiversidade, além de estimular o desenvolvimento econômico local. Esse modelo de desenvolvimento turístico é baseado na autogestão, na valorização da cultura local e, principalmente, no protagonismo das comunidades locais, visando à apropriação, pelas comunidades, dos benefícios advindos do desenvolvimento do setor.

Os serviços turísticos vinculados ao TBC incluem o compartilhamento do modo de vida e do patrimônio cultural e natural, a partir de serviços como hospedagem, alimentação, lazer, entretenimento e venda de produtos das localidades. Experiências no Brasil têm-se mostrado bem-sucedidas e fomentado economias locais, proporcionando complemento de renda a muitos moradores. Projeto desenvolvido pela Associação das Mulheres do Pesqueiro, na área de influência da Reserva Marinha Extrativista do Soure, na Ilha de Marajó (PA),  reflete essa realidade. A associação oferece serviços de hospedagem domiciliar, produtos artesanais, passeios e vivências locais. A iniciativa é pautada na gestão e oferta de bens e serviços.
BARTHOLO, R. Turismo de base comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras, 
Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2009 (adaptado).

ENADE 2015 - QUESTÃO 31
Considerando as especificidades do modelo de Turismo de Base Comunitária (TBC), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O TBC pode ser implementado quando o ator social se reconhece como agente do processo de construção da realidade e da dinâmica de desenvolvimento de sua região.

PORQUE

II. O protagonismo social, condição essencial para esse tipo de turismo, resulta do sentimento de pertencimento dos membros à sua comunidade e do seu poder de influência nos processos de decisão.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.