Prova Engenharia Ambiental ENADE 2014 com Gabarito
Prova Engenharia Ambiental ENADE 2014 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
OBS: as questões de 09 a 18 são de Engenharia, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
ENADE 2014 - QUESTÃO 19
O nível de eutrofização de um corpo d'água está relacionado ao uso e à ocupação do solo na bacia hidrográfica. A contribuição da ação antrópica com o aporte de nitrogênio e fósforo aos mananciais tem trazido, como decorrência, elevação nas populações de algas e plantas. Conforme a capacidade de assimilação do corpo d'água, a população de algas pode atingir valores elevados, principalmente em período de insolação (energia luminosa para a fotossíntese). As superpopulações de algas formam uma camada superficial que impede a penetração da energia luminosa nas camadas inferiores do corpo d'água, o que traz uma série de problemas.
VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao
tratamento de esgotos. DESA-UFMG, 1996 (adaptado)
A partir do que foi apresentado nesse fragmento de texto, avalie as seguintes afirmações.
I. Entre as estratégias para atenuar o processo de eutrofização, pode-se citar: aeração dos corpos hídricos, sombreamento, remoção de macrófitas e algas.
II. A sedimentação da matéria orgânica e a reduzida penetração do oxigênio provocam predominância de condições aeróbias no fundo do corpo d'água, devido à atividade fotossintética das algas.
III. Os esgotos domésticos contêm nitrogênio e fósforo, presentes nas fezes e urina, nos restos de alimentos, nos detergentes e em outros subprodutos das atividades humanas, o que torna a contribuição de nitrogênio e fósforo provenientes dos esgotos superior à originada da drenagem urbana.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2014 - QUESTÃO 20
De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), todas as sociedades dependem, direta ou indiretamente, da biodiversidade e dos recursos biológicos, mas seu valor é primordialmente mais implícito que explícito. Uma vez que as formas clássicas de valoração estão ligadas à visão de mercado, podemos equacioná-las da seguinte forma: Valor Econômico Total (VET) = Valor de Uso (VU) + Valor de Opção (VO) + Valor de Existência (VE), em que:
Valor de Uso (VU) representa o valor atribuído pelas pessoas pelo uso propriamente dito dos recursos e serviços ambientais;
Valor de Opção (VO) representa o que as pessoas atribuem no presente, para que, no futuro, os serviços prestados pelo meio possam ser utilizados;
Valor de Existência (VE) representa um valor de não uso, que é o valor atribuído à existência de atributos do meio ambiente.
Considerando essas informações, assinale a opção em que se exemplifica Valor de Opção (VO).
A) Extração de petróleo e de minério.
B) Visita a parques ecológicos e Área de Proteção Ambiental (APA).
C) Proteção de solos e lençóis freáticos.
D) Pesquisa de fármacos de plantas nativas de floresta não explorada.
E) Animais em extinção, matas e florestas reduzidas ou eliminadas.
ENADE 2014 - QUESTÃO 21
A voçoroca é caracterizada pela erosão acentuada do solo, causada pelo escoamento subsuperfícial e superficial de água de chuva e pelas intempéries em região com ausência ou com pouca vegetação. Este fenômeno apresenta relação direta com o tipo e o uso do solo, com o substrato rochoso, com o relevo e com interferências hidrológicas e climáticas.
A respeito do fenômeno voçoroca, avalie as afirmações a seguir.
I. As voçorocas causam redução da área cultivável e aceleram o processo de assoreamento em cursos d'água.
II. Na contenção da erosão acelerada não é recomendado o uso de gramíneas, dada a dificuldade de este tipo de vegetação se adaptar aos baixos teores de nutrientes e oxigênio.
III. No caso de voçorocas em estágio avançado, quando o solo está totalmente comprometido, à paliçada é intervenção estrutural eficiente para a revegetação da área erodida.
IV. Denominada terraceamento, a técnica de construção de valas longitudinais ao escoamento da enxurrada nos trechos de menor declividade de fundo, com as funções de controlar a erosão e de permitir maior infiltração da água da chuva, apresenta baixo custo e é muito utilizada para conter voçorocas.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III, IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 22
A Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) permite a análise sistemática dos impactos ambientais e tem por objetivo garantir que responsáveis pela tomada de decisão adotem soluções adequadas, gerando medidas de controle e proteção, medidas mitigadoras e compensatórias, conforme o impacto.
Disponível em: <http://www.eletronuclear.gov.br>. Acesso em: 16 jul. 2014 (adaptado).
Com relação à AIA, avalie as afirmações a seguir.
I. As medidas mitigadoras são ações que visam a reduzir os impactos ambientais adversos a níveis considerados aceitáveis, buscando torná-los não significativos.
II. As medidas compensatórias, tratadas na lei n.º 9.985/2000 (SNUC), são ações relativas à compensação de impactos ambientais significativos adversos não mitigáveis, no todo ou em parte; estas medidas devem corresponder à mesma natureza do atributo impactado.
III. A AIA é o procedimento crítico do processo de avaliação da viabilidade ambiental de um empreendimento, em que, a partir da caracterização dos impactos significativos, são definidas as medidas de controle, de mitigação e de acompanhamento dos impactos reversíveis e as medidas compensatórias para os irreversíveis, bem como medidas de otimização dos impactos significativos benéficos a serem implementadas pelo empreendimento.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2014 - QUESTÃO 23
Os curtumes são responsáveis por transformar a pele animal em couro, em diferentes etapas. Durante o processo, várias correntes de efluentes são geradas, pois diferentes reagentes são empregados para a obtenção do produto final.
Considere que um engenheiro tenha sido contratado por uma empresa para projetar uma estação de tratamento de efluentes de um processo de curtume, devendo, portanto, o efluente tratado atender aos padrões vigentes da legislação.
Considere, ainda, que ao caracterizar tal efluente, o engenheiro tenha se deparado com os parâmetros mostrados abaixo, de forma qualitativa.
A partir das informações apresentadas, avalie os possíveis procedimentos a serem adotados pelo mencionado engenheiro.
I. Segregar os efluentes, principalmente os que eram provenientes do curtimento; submeter os efluentes do curtimento a precipitação alcalina, para remover o cromo sob a forma de hidróxido de cromo trivalente e encaminhar o sobrenadante para as demais etapas.
II. Desprezar, no tratamento preliminar, a instalação de grades e caixas de gorduras, para remoção dos sólidos em suspensão e possíveis teores de óleos e graxas provenientes de sebos .
III. Realizar tratamento químico à base de sulfato ferroso, que remove parte da matéria orgânica e alguns metais residuais, como, por exemplo, o cromo, por precipitação alcalina, deixar a cal existente precipitar sob a forma de sulfato de cálcio e providenciar a secagem, em filtro prensa, do lodo gerado.
IV. Realizar tratamento químico, que se mostra suficiente para reduzir totalmente a carga orgânica apresentada.
São adequados os procedimentos indicados apenas em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, II e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 24
A premissa fundamental do licenciamento ambiental consiste na exigência de avaliação de impacto ambiental para os empreendimentos e atividades passíveis de licenciamento, de forma a prevenir e/ou mitigar danos ambientais que venham a afetar o equilíbrio ecológico e socioeconômico, comprometendo a qualidade ambiental de uma determinada localidade, região ou país.
Disponível em: <http://waw.mma.gov.br>.
Acesso em: 23 jul. 2014 (adaptado).
Sobre a avaliação de impactos ambientais, avalie as afirmações a seguir.
I. O licenciamento de um empreendimento demanda a realização de Estudo de Impacto Ambiental (EIA), em que devem ser identificados e analisados os impactos ambientais segundo as fases de implantação do empreendimento: fase de planejamento, fase de implantação e fase de operação.
II. Uma vez avaliados os impactos ambientais que o empreendimento poderá provocar, devem ser examinadas as medidas que possam mitigar, controlar e monitorar os impactos negativos ou potencializar os impactos positivos.
III. De acordo com a legislação vigente, é considerado impacto ambiental a alteração das propriedades físicas do meio ambiente causada pelo lançamento de subprodutos da atividade de um determinado empreendimento que, indiretamente, afete as condições estéticas do meio ambiente.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2014 - QUESTÃO 25
A Análise de Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta que analisa os aspectos e impactos ambientais potenciais de um produto desde a extração da matéria-prima até sua destinação final; vem sendo utilizada para comparar alternativas de tratamento de resíduos e efluentes, auxiliando em tomadas de decisão. As etapas da ACV determinadas pela ISO 14040 são: definição do escopo e objetivo, análise de inventário de ciclo de vida, avaliação do impacto de ciclo de vida e interpretação.
A destinação é um dos temas abordados na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que institui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, com a finalidade de minimizar o volume dos resíduos sólidos e rejeitos, além de reduzir seus impactos ao meio ambiente.
Para que a ACV, quando utilizada como ferramenta de gestão de resíduos sólidos, alcance resultados consistentes, são necessários os balanços de
A) volume e energia
B) volume e massa.
C) volume e infraestrutura.
D) energia e massa.
E) infraestrutura e massa.
ENADE 2014 - QUESTÃO 26
Os reservatórios de distribuição de água constituem elementos importantes em sistemas de abastecimento de água. Além de atenderem a diversas finalidades, são elementos visíveis e de maior destaque no sistema de distribuição e têm como finalidade o atendimento às variações de consumo e às variações de pressão na rede de distribuição.
Considerando a importância dos reservatórios de água, foi apontado que, para atender à comunidade representada na figura abaixo, é necessário fluxo máximo de 10 m³/h de água durante 10 horas em um dia de pico, começando às 8h e terminando às 18h. Durante as demais 14 horas, o fluxo deve ser de 2 m³/h. Durante as 24 horas, a Estação de Tratamento de Água (ETA) é capaz de fornecer um fluxo constante de 6 m³/h, que é bombeado ao sistema de distribuição.
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção que apresenta o cálculo do volume do reservatório em nível elevado para satisfazer a demanda. Após realizar o cálculo, arredonde o valor para o número inteiro mais próximo.
A) 20 m³
B) 30 m³
C) 37 m³
D) 40 m³
E) 47 m³
ENADE 2014 - QUESTÃO 27
As organizações que implementam Sistema de Gestão Ambiental (SGA) ou Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalhador (SGSST) usufruem de várias vantagens em relação às empresas que ainda não adotam esses Sistemas. Devido à semelhança de várias etapas desses sistemas, é possível a integração de ambos em um Sistema de Gestão Integrada (SGI), o que propicia redução de custos, menos burocracia e melhor funcionamento e eficácia gerenciais.
Para o processo de integração do SGA e do SGSST, contribui a correspondência entre as normas ISO 14001 e OHSAS 18001, a partir das quais podem ser elaborados modelos de SGI.
Considerando esse contexto, assinale a opção correta a respeito da implantação do SGI.
A) O Planejamento Integrado deve promover a identificação dos aspectos ambientais e seus impactos, bem como identificar os riscos decorrentes dos seus processos.
B) O índice de acidentes deve ser reduzido com a implantação de treinamentos para manuseio dos produtos e o uso de EPIs, que garantem a não ocorrência de acidentes.
C) A Política do SGI da organização deve estabelecer interesses e cuidados relacionados ao desempenho ambiental e, também, à segurança e à saúde dos trabalhadores internos.
D) As normas e os aspectos legais relacionados ao SGA e ao SGSST devem ser organizados, atualizados e acessados com facilidade, podendo ser incluídas as leis nacionais, mas, não, as leis internacionais.
E) A redução do volume de vazamentos de produtos químicos durante o transporte sem substituição dos recipientes para o acondicionamento e transporte das amostras são objetivos e metas consistentes e coerentes com o SGI.
ENADE 2014 - QUESTÃO 28
Na modelagem da qualidade do ar, consideram-se os fenômenos de grande escala que ocorrem na atmosfera terrestre. Uma das aplicações possíveis deste modelo é estimar o campo de concentração de poluentes e possibilitar a avaliação do impacto ambiental em determinada região. Os modelos de estimativa de fontes correlacionam parâmetros operacionais como, por exemplo, tipo de combustível e volume de produção, com dados de emissão.
Considerando os fatores da modelagem para o controle da poluição, assinale a opção correta
A) O formato da pluma de dispersão de poluentes lançados por uma chaminé depende apenas da altura.
B) Os principais poluentes ambientais medidos são CO, CO2, SO2, CH4, O3, NO2, e Mercaptanas, excetuados materiais particulado.
C) O NOx participa na atmosfera de uma série de complexas reações, alternando-se nos diferentes estágios de oxidação e contribuindo para o acréscimo, na atmosfera, de poluentes primários, como o ozônio (O3).
D) O fator de emissão relaciona a quantidade de poluentes emitidos para a atmosfera por unidade de tempo para uma atividade potencialmente poluidora, podendo ser expresso em kg/h (massa/tempo).
E) A modelagem da dispersão de poluentes atmosféricos, aliada ao inventário de fontes e medidas de concentração de poluentes, serve de subsídio ao controle da poluição do ar, podendo ser utilizada para o planejamento do assentamento de núcleos urbanos e industriais e do sistema viário.
ENADE 2014 - QUESTÃO 29
O Plano Diretor de Drenagem Urbana é o conjunto de diretrizes que determinam a gestão do sistema de drenagem, cujo objetivo é minimizar o impacto ambiental devido ao escoamento das águas pluviais.
Disponível em: <http://wwafeam.br>. Acesso em: 22 jul. 2034.
Considerando essa informação e o conteúdo correlato aos sistemas de drenagem urbana e da hidrologia aplicada, avalie as afirmações a seguir.
I. O desmatamento e a impermeabilização via pavimentação do solo são ações que aceleram a evaporação e reduzem a recarga dos aquíferos subterrâneos, o que gera maiores enchentes nos cursos de água que cortam centros urbanos, e, portanto, causa uma série de danos e transtornos aos habitantes da cidade.
II. O estudo da bacia hidrográfica em que está inserida uma cidade é fundamental para a elaboração do Plano Diretor de Drenagem Urbana. O cadastro da macrodrenagem e o inventário das ocorrências de inundação são dados que auxiliam no gerenciamento da drenagem urbana.
III. O Plano Diretor de Drenagem Urbana deve priorizar as medidas estruturais, além de incluir a participação popular e contemplar as diversas sub bacias urbanas.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2014 - QUESTÃO 30
A Resolução n.º 430/2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), exige limite máximo de 120 mg L⁻¹ para a Demanda Bioquímica do Oxigênio (DBO 5 dias a 20 ºC). Esse limite somente poderá ser ultrapassado no caso de efluente de sistema de tratamento com eficiência de remoção mínima de 60% ou mediante estudo de autodepuração do corpo hídrico que comprove o atendimento às metas de enquadramento, em caso de efluentes sanitários. Para outros efluentes, a remoção mínima de 60% de DBO deve ser garantida ou estudos de autodepuração e enquadramento também deverão ser realizados para alterar esse mínimo.
Considere o relatório de avaliação de dois sistemas biológicos de tratamento de efluentes, no qual foram apresentadas as características de efluentes brutos e a eficiência dos sistemas de tratamento.
Comparação entre dois sistemas de tratamento de efluentes
A partir das informações apresentadas no texto e na tabela, verifica-se que
A) o sistema I é mais eficiente, pois seu afluente apresenta menor concentração de DBO e também porque é um sistema anaeróbio.
B) menores valores de nitrogênio amoniacal no afluente ao sistema I pode implicar maiores taxas de remoção por organismo aeróbios.
C) o afluente ao sistema I tende a ser mais facilmente biodegradável, o que torna esse sistema mais eficiente na remoção de matéria orgânica.
D) o sistema II recebe altas cargas de nitrogênio amoniacal, que, por ser substância tóxica, prejudica o desenvolvimento de biofilme.
E) os sistemas I e II garantem o atendimento à Resolução citada, em relação à remoção de matéria orgânica, desconsiderada a remoção de N-NH4⁺.
ENADE 2014 - QUESTÃO 31 - ANULADA
ENADE 2014 - QUESTÃO 32
Análise de Riscos Ambientais possibilita diagnosticar os potenciais perigos relacionados a determinada atividade. Considere que, para o gasoduto X, em fase de licenciamento, foram realizadas análises que contemplaram o trecho marítimo e o trecho terrestre, ambas seguindo metodologias previstas na Análise Histórica de Acidentes (AHA) e na Análise Preliminar de Perigos (APP), para o cálculo do Risco Ambiental.
Disponível em: <http://www.inea.ri.gov.br>. Acesso em: 24 jul. 2014 (adaptado).
Considerando essas informações e os conhecimentos relativos à análise de riscos ambientais, avalie as afirmações a seguir.
I. Na Análise Histórica de Acidentes (AHA), que consiste no levantamento de acidentes em instalações similares, utiliza se a consulta a banco de dados de acidentes ou bibliografia específica.
II. A Análise Preliminar de Perigos (APP), também chamada de Análise Preliminar de Riscos (APR), é uma técnica que pode ser aplicada nas etapas de planejamento de projetos e cujo objetivo é a identificação precoce de situações indesejadas. É realizada após a emissão da licença de operação e possibilita a adequação do projeto pelo órgão ambiental competente.
III. Após a conclusão da análise de riscos ambientais, podem ser propostas medidas mitigadoras para reduzir os riscos levantados, entre as quais se inclui a elaboração de um plano de gerenciamento de riscos, que pode ser apresentado durante o estudo de impacto ambiental.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2014 - QUESTÃO 33
A associação da inversão térmica à alta concentração de poluentes atmosféricos é um problema frequente em grandes cidades e pode causar danos à saúde, porque as inversões térmicas
A) possibilitam a dispersão de apenas alguns poluentes menos densos, como o O3.
B) são fonte de contaminação difusa nos grandes centros urbanos.
C) são formadas pela camada de ar mais frio e que fica próxima à superfície terrestre.
D) fazem com que os contaminantes se acumulem na camada mais baixa da troposfera (atmosfera inferior).
E) ocorrem em situações específicas, tais como noites de céu claro e movimentação turbulenta dos ventos, facilitando, assim, o adensamento dos poluentes.
ENADE 2014 - QUESTÃO 34
Um sistema de abastecimento de água é formado por diversas partes constituintes, tais como: tomada de água bruta, estação elevatória de água bruta, estação de tratamento de água, estação elevatória de água tratada, um ou mais reservatórios e rede de distribuição de água, conforme ilustrado abaixo. De acordo com a Norma ABNT NBR 12211 (2012), existem distintas alternativas de concepção para o sistema de abastecimento, cuja melhor escolha considera aspectos técnicos, econômicos, financeiros e sociais.
Em relação às particularidades dos diferentes constituintes de sistema de abastecimento de água, avalie as afirmações a seguir.
I. A captação da água bruta através de torre de tomada é indicada em reservatório de acumulação com limitações na qualidade da água reservada, em função da estratificação térmica ao longo da profundidade líquida.
II. No dimensionamento do sistema elevatório, leva-se em consideração o desnível entre os reservatórios inferior e superior e a perda de carga distribuída no recalque; para o desnível fixo entre os reservatórios, considera-se escoamento não permanente.
III. No dimensionamento de uma adutora por gravidade, o desnível entre os reservatórios superior e inferior representa a perda de carga total ao longo da adutora.
IV. Na análise da sobre pressão máxima em adutora de água bruta, em função da interrupção no fornecimento de energia elétrica, considera-se o escoamento permanente e uniforme.
V. Para atender à pressão estática máxima de 500 kPa e à pressão dinâmica mínima de 100 kPa nas tubulações distribuidoras, a rede de distribuição deve ser subdividida em zonas de pressão.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e IV.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, III e V.
ENADE 2014 - QUESTÃO 35
A resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) n.º 357/2005 estabelece a classificação das águas doces, salobras e salinas segundo seu uso preponderante. Esta classificação é realizada considerando se, principalmente, que o enquadramento dos corpos de água deve estar baseado não necessariamente no seu estado atual, mas, sim, nos níveis de qualidade que deveriam apresentar, para atender às necessidades da comunidade, à saúde e ao bem-estar humano e ao equilíbrio ecológico aquático.
Disponível em: <http://www.jap.pr.gov.br>. Acesso em: 16 jul. 2014 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas e as resoluções CONAMA n.º 357/2005 e n.º 430/2011, avalie as afirmações a seguir.
I. Nos termos da Resolução CONAMA n.º 357/2005, as águas doces, salinas e salobras são divididas, cada uma delas, em quatro classes de qualidade: especial, classe I, classe II e classe III. A alteração da classe a que pertence determinado corpo hídrico pode ocorrer, levando-se em consideração o efluente gerado por determinado empreendimento, caso reste comprovado que o empreendimento pretendido é de uso público.
II. Segundo a Resolução CONAMA n.º 357/2005, as águas doces e as águas salinas destinadas à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral pertencem à classe especial. Caso os responsáveis pela implantação de um determinado empreedimento tenham, inicialmente, planejado lançar efluentes em um corpo hídrico da classe especial, mas tenham sido impedidos pelo órgão licenciador, é possível a estes profissionais analisar a possibilidade de manter o empreendimento na mesma localização geográfica e lançar os efluentes gerados em outros cursos d'água que não sejam classificados como classe especial.
III. De acordo com a Resolução CONAMA n.º 430/2011, para o licenciamento ambiental de um novo empreendimento com lançamento de efluentes em um trecho de rio previamente enquadrado, não basta atender aos padrões de lançamento, pois, nos termos dessa resolução, é vedado o lançamento de efluentes ou a disposição de resíduos domésticos, agropecuários, de aquicultura, industriais, e de quaisquer outras fontes poluentes, mesmo que tratados.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.




COMENTÁRIOS