Atividade História - Fenícios, Hebreus e Persas - 6º ano com Gabarito

atividade-historia-fenicios-hebreus-e-persas-6-ano-com-gabarito
Atividade História - Fenícios, Hebreus e Persas - 6º ano com Gabarito

1. (UFPR) As condições geográficas da Fenícia, região mediterrânea, determinaram a dupla vocação dos fenícios de:

a. Comerciantes e industriais.
b. Mercadores e navegadores.
c. Agricultores e comerciantes.
d. Mercadores e agricultores.
e. Comerciantes e artesãos.

Resposta.

2. (UFPE) Ao estudarmos os povos antigos, aprendemos acerca da sua cultura, das suas práticas sociais e políticas e da sua atividade econômica. Os fenícios, por exemplo, se destacaram pela atividade comercial e pela criação do alfabeto.

(     ) A criação do alfabeto entre os fenícios está relacionada à atividade religiosa. Esses povos nos legaram muitos documentos religiosos que comprovam a estreita reação entre a escrita e a religião.

(     ) O comercio desenvolvido pelos fenícios erra terrestre. Além do mais, a insegurança das embarcações antigas fazia com que eles privilegiassem as curtas viagens, em que os riscos eram reduzidos.

(     ) Os fenícios foram considerados os maiores navegadores da Antiguidade, em razão do intenso comércio marítimo que desenvolveram. Essa prática econômica possibilitou que dominassem amplamente a navegação de longa distância.

(     ) O alfabeto fenício, em razão de ser voltado para a atividade comercial, não teve qualquer influência entre os povos da Antiguidade. Era formado de caracteres próprios, impossíveis de serem utilizados para as atividades cotidianas.

(     ) A criação do alfabeto pelos fenícios está relacionada à atividade comercial. A necessidade de registrar as atividades comerciais com os diferentes povos fez com que a escrita deixasse de ser uma atividade de especialista, como no Egito Antigo.

Assinale a alternativa correta:

a. F - F - V - F - V.
b. V - V - V - V - V.
c. V - V - F - V - F.
d. F - V - V - V - V.
e. F - F - F - F - F.

Resposta.

3. (UPFRS)

I. A cultura hebraica sofreu influência dos povos do Egito e da Mesopotâmia.

II. A religião hebraica evoluiu do politeísmo para o monoteísmo.

III. Liderado por Moisés, o povo hebreu realizou a Diáspora, saindo do Egito para retomar a Palestina.

IV. Na Palestina, a sociedade criada pelos hebreus desenvolveu precocemente a propriedade privada da terra.

Estão corretas:

a. Apenas I, II e III.
b. Apenas I, II e IV.
c. Apenas I, III e IV.
d. Apenas II, III e IV.
e. Todas as alternativas.

Resposta.

4. (UFPE) Entre os povos do Oriente Médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas. A partir do texto anterior, assinale a alternativa incorreta:

a. Originário da Arábia, os hebreus constituíam dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina.

b. As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Essa unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois, em volta dos reis.

c. Os profetas surgiram na Palestina por volta do século VIII e VII a.C., quando ocorreu uma onda de protestos dos trabalhadores contra os comerciantes.

d. A religião hebraica passou por diversas fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos profetas.

e. Os hebreus se organizaram social e economicamente com base na propriedade da terra, o que deu início à Diáspora.

Resposta.

5. (UFRN) Na Antiguidade, durante o reinado de Ciro I (559-529 a.C.), os persas constituíram um vasto império e governaram diferentes povos adotando uma política que respeitava as diferenças culturais e religiosas. Esse modo de proceder está exemplificado no fato de:

a. Incorporar a cultura sumeriana, especialmente os registros da nova língua semítica em caracteres cuneiformes.

b. Arregimentarem entre os caldeus, após a conquista da Babilônia, os sátrapas, administradores encarregados das províncias imperiais.

c. Libertarem os judeus cativos na Babilônia, que retornaram à Palestina e reconstruíram o templo de Salomão e o culto a lavé.

d. Difundirem no Egito o culto de Ahura-Mazda, que, integrando-se às ideias religiosas egípcias, deu origem ao maniqueísmo.

Resposta.

6. (FAZUMG) Os fenícios, na Antiguidade, foram conhecidos, sobretudo, por suas atividades ligadas:

a. À propaganda do monoteísmo.
b. Ao comércio marítimo.
c. Ao expansionismo militarista.
d. À criatividade cientifica.
e. À agricultura intensiva.

Resposta.

7. (UFRS) O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelos comunidades. Essas características identificam o:

a. Império dos persas durante o reinado de Dario.
b. Império babilônio durante o governo de Hamurabi.
c. Antigo império egípcio durante a dinastia de Quéops.
d. Reino de Israel sob o comando de Davi.
e. Estado espartano durante a vigência das leis de Dracon.

Resposta.

8. (UFC) Os fenícios, povo de origem semita que se fixou e desenvolveu as suas cidades numa faixa de 200 quilômetros situada entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano, conheceram o apogeu da sua influência a partir de 1400 a.C. (destruição de Cnossos, em Creta). Entre as afirmações que se seguem, escolha aquela que caracteriza de maneira correta esse povo:

a. Viviam num sistema político teocrático.
b. Suas principais atividades econômicas eram agrícolas.
c. Praticavam uma religião maniqueísta.
d. Eram especializados no comércio marítimo.
e. Seu alfabeto foi elaborado a partir do alfabeto grego.

Resposta.

9. (UPE) Entre os povos que se destacaram na Antiguidade Oriental, os hebreus são considerados os únicos que sobreviveram ao desmoronamento de milenares impérios da história da humanidade. Sobre a sociedade hebraica na época antiga, é incorreto afirmar que:

a. Havia escravidão, porém o escravo poderia alcançar sua liberdade, caso o patrão, castigando-o, inutilizasse seu olho ou lhe arrancasse um dente.

b. Durante o governo de Salomão, o reino conheceu seu apogeu, transformando-se numa das grandes monarquias orientais, empreendendo, inclusive, a construção do Templo de Jerusalém.

c. É no Antigo Testamento que se encontra sua história, especialmente a fase da escravidão no Egito, narrada pelos livros dos Números e do Deuteronômio.

d. Houve a presença de mulheres como dirigentes militares na época dos Juízes, cuja autoridade era fundamentada na ideologia religiosa.

e. Durante muitos séculos, utilizou a língua hebraica, mas a substituiu pelo aramaico, língua semita do ramo ocidental, tomada oficialmente na época do domínio persa.

Resposta.

VEJA TAMBÉM:
- O Egito
- A Mesopotâmia
- Por que estudar História?
- Nossas Origens
- A Pré-História e a História
- O Povoamento da América
Atividade História - Fenícios, Hebreus e Persas - 6º ano com Gabarito Atividade História - Fenícios, Hebreus e Persas - 6º ano com Gabarito Reviewed by Redação on abril 24, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.