Por que estudar História? - Questões 1. (UFPB) o conhecimento histórico evoluiu muito no ocidente. Suas linguagens, suas teorias e seus c...
Por que estudar História? - Questões
1. (UFPB) o conhecimento histórico evoluiu muito no ocidente. Suas linguagens, suas teorias e seus conceitos exigem do historiador uma formação profissional complexa e abrangente. Sobre a historiografia e sua evolução, é correto afirmar que:
a. A História-crônica surgiu no século XIX, influenciada pelo positivismo.
b. O conceito de representação é chave para História-ciência, especialmente na investigação das realidades econômicas.
c. A análise quantitativa é muito utilizada pela Nova História Social para compreender o cotidiano e os mitos.
d. A ciência da História surgiu na Antiguidade, fruto da criação do método crítico por Heródoto.
e. A perspectiva da História Total foi contribuição do marxismo para a abordagem das estruturas econômicas-sociais.
Resposta.
2. Sobre as mudanças sociais, determine a resposta correta:
a. O homem não é capaz de alterar o meio em que vive.
b. Romper com a tradição é uma forma de mudança social.
c. As mudanças sociais apresentam características uniformes em todas as sociedades.
d. O homem não apresenta dificuldades em romper com a tradição cultural.
e. Os bens materiais não atingem um processo de evolução mais rápido do que as tradições culturais.
Resposta.
3. (UnB) Pode-se dizer, em relação a História, que:
( ) Hoje, ela está voltada preferencialmente para o estudo dos grandes fatos políticos, com destaque para a biografia dos governantes.
( ) Tendo em vista sua atual opção por compreender globalmente a sociedade, a História não mais se preocupou com a investigação dos eventos.
( ) Ao contrário do que ocorreu no século passado, hoje a História busca um caminho próprio, desvinculado das demais ciências sociais.
( ) A chamada História Nova recusa-se a admitir a História como ciência do passado e a “reduzir o presente a um passado incoativo”.
( ) O estudo das fontes e a crítica dos documentos são partes fundamentais do processo de produção historiográfica.
Resposta.
4. Os historiadores usam como ferramentas para auxiliarem as pesquisas e investigações as chamadas fontes históricas. Sendo assim, é correto afirmar que:
a. Apenas os vestígios documentais são usados para as pesquisas dos historiadores.
b. O uso das fontes históricas pelos historiadores não objetiva estabelecer relações analíticas com o presente.
c. As fontes primárias não são importantes para determinar o cotidiano dos povos.
d. Os vestígios arqueológicos não servem para determinar o tempo dos fatos históricos.
e. São exemplos de fontes documentais: cartas, jornais, revistas, livros e murais.
Resposta.
5. As mudanças sociais são ocasionadas por diversos fatores. Dentre eles:
a. Fatores econômicos em função do desenvolvimento.
b. A luta de classes não é uma forma de romper com a tradição social.
c. Os deslocamentos devido às condições geográficas não podem ser considerados como fatores de mudanças sociais.
d. As crenças sociais não são consideradas fatores que determinam mudanças na sociedade.
e. Combatem a injustiças sociais não é uma forma de fator de alteração da sociedade.
Resposta.
MAIS ATIVIDADES DE HISTÓRIA 6º ANOS
- A Pré-História e a História
-Por que estudar História?
- O Povoamento da América
- A Mesopotâmia
- O Egito
- Os Povos do Oriente
- A Civilização Grega
- Esparta e Atenas
- Grécia: legado e declínio
- Alexandre, o Grande, e o helenismo
- A Civilização Romana
- Realeza, república e império
- O Império Bizantino
- A Independência dos Estados Unidos
6. Convencionou-se entre os historiadores estabelecer uma divisão periodizada da história humana. É incorreto dizer que:
a. A divisão periódica que estabelece a Pré-história e a História como marcos de produção cultural humana tem uma visão ocidental.
b. O calendário cristão estabelece o nascimento de Cristo como o marco divisor que determina o período antes de Cristo e depois de Cristo.
c. Na periodização da História, convencionou-se dividi-la em quatro partes: Antiga, Média, Moderna e Contemporânea.
d. O período da Pré-história enfoca a história humana após a descoberta da escrita.
e. Cada povo estabelece uma contagem de tempo de acordo com sua cultura.
Resposta.
7. Os contatos sociais usualmente são considerados o primeiro movimento para que o fato histórico ocorra e, por fim, a história tenha sido produzida. Diante disso, analise os aspectos abaixo:
a. Os contatos sociais são lineares e graduais, não ocorrendo variações nos seus aspectos.
b. As relações sociais são estáticas, não podendo haver dinamismo nas produções históricas.
c. Os contatos sociais são determinados em três formatos, que estabelecem as relações em família, emprego, time de futebol, política, entre outros.
d. O rompimento de um namoro, o fim de uma amizade e a escolha de uma religião não podem ser considerados contatos sociais.
e. Os contatos sociais são determinados por relações pessoais e impessoais.
Resposta.
8. (UFRS) Recentemente, no estado americano de Arkansas, a teoria da evolução elaborada por Charles Darwin foi retirada dos currículos e teve proibida a sua atualização. Não obstante, os estados paleontológicos, antropológicos vêm possibilitando avanços na compreensão do período da pré-história, confirmando a existência de um longo período em que ocorreu o processo de hominização. Sobre esse processo, analise as afirmações abaixo.
I. As mais antigas formas de vida humana registradas pela Paleontologia denominam-se hominídeos, como comprovam os achados fósseis identificados como Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros.
II. Os fósseis demonstram que, no curso evolutivo da humanidade, mais de um milhão de anos antes de surgir o Homo Sapiens, existiram várias espécies a caminho da humanização, e as mudanças físicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptação a qualquer ambiente.
III. As evidências arqueológicas indicam que a espécie humana não nasceu pronta nem física, nem culturalmente. Necessitou de um enorme período de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades técnicas e de conhecimento que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utensílios.
Quais estão corretas?
a. Apenas I.
b. Apenas II.
c. Apenas III.
d. Apenas II e III.
e. I, II e III.
Resposta.
9. Ao longo da história humana, muitos cientistas e pesquisadores buscaram entender o modo de vida dos povos enfocando sua cultura, política e econômica. Diante desses fatos, o papel da disciplina História é:
a. Analisar apenas a organização política das diversas civilizações.
b. Buscar entender a pluralidade cultural dos povos sob um olhar ocidental.
c. Entender a influência dos aspectos naturais sobre o ser humano.
d. Estudar o homem no tempo e espaço e os desdobramentos que levam aos fatos históricos.
e. Estuar o passado sem relacionar com o presente.
Resposta.
1. (UFPB) o conhecimento histórico evoluiu muito no ocidente. Suas linguagens, suas teorias e seus conceitos exigem do historiador uma formação profissional complexa e abrangente. Sobre a historiografia e sua evolução, é correto afirmar que:
a. A História-crônica surgiu no século XIX, influenciada pelo positivismo.
b. O conceito de representação é chave para História-ciência, especialmente na investigação das realidades econômicas.
c. A análise quantitativa é muito utilizada pela Nova História Social para compreender o cotidiano e os mitos.
d. A ciência da História surgiu na Antiguidade, fruto da criação do método crítico por Heródoto.
e. A perspectiva da História Total foi contribuição do marxismo para a abordagem das estruturas econômicas-sociais.
Resposta.
2. Sobre as mudanças sociais, determine a resposta correta:
a. O homem não é capaz de alterar o meio em que vive.
b. Romper com a tradição é uma forma de mudança social.
c. As mudanças sociais apresentam características uniformes em todas as sociedades.
d. O homem não apresenta dificuldades em romper com a tradição cultural.
e. Os bens materiais não atingem um processo de evolução mais rápido do que as tradições culturais.
Resposta.
3. (UnB) Pode-se dizer, em relação a História, que:
( ) Hoje, ela está voltada preferencialmente para o estudo dos grandes fatos políticos, com destaque para a biografia dos governantes.
( ) Tendo em vista sua atual opção por compreender globalmente a sociedade, a História não mais se preocupou com a investigação dos eventos.
( ) Ao contrário do que ocorreu no século passado, hoje a História busca um caminho próprio, desvinculado das demais ciências sociais.
( ) A chamada História Nova recusa-se a admitir a História como ciência do passado e a “reduzir o presente a um passado incoativo”.
( ) O estudo das fontes e a crítica dos documentos são partes fundamentais do processo de produção historiográfica.
Resposta.
4. Os historiadores usam como ferramentas para auxiliarem as pesquisas e investigações as chamadas fontes históricas. Sendo assim, é correto afirmar que:
a. Apenas os vestígios documentais são usados para as pesquisas dos historiadores.
b. O uso das fontes históricas pelos historiadores não objetiva estabelecer relações analíticas com o presente.
c. As fontes primárias não são importantes para determinar o cotidiano dos povos.
d. Os vestígios arqueológicos não servem para determinar o tempo dos fatos históricos.
e. São exemplos de fontes documentais: cartas, jornais, revistas, livros e murais.
Resposta.
5. As mudanças sociais são ocasionadas por diversos fatores. Dentre eles:
a. Fatores econômicos em função do desenvolvimento.
b. A luta de classes não é uma forma de romper com a tradição social.
c. Os deslocamentos devido às condições geográficas não podem ser considerados como fatores de mudanças sociais.
d. As crenças sociais não são consideradas fatores que determinam mudanças na sociedade.
e. Combatem a injustiças sociais não é uma forma de fator de alteração da sociedade.
Resposta.
MAIS ATIVIDADES DE HISTÓRIA 6º ANOS
-
- O Povoamento da América
- A Mesopotâmia
- O Egito
- Os Povos do Oriente
- A Civilização Grega
- Esparta e Atenas
- Grécia: legado e declínio
- Alexandre, o Grande, e o helenismo
- A Civilização Romana
- Realeza, república e império
- O Império Bizantino
- A Independência dos Estados Unidos
6. Convencionou-se entre os historiadores estabelecer uma divisão periodizada da história humana. É incorreto dizer que:
a. A divisão periódica que estabelece a Pré-história e a História como marcos de produção cultural humana tem uma visão ocidental.
b. O calendário cristão estabelece o nascimento de Cristo como o marco divisor que determina o período antes de Cristo e depois de Cristo.
c. Na periodização da História, convencionou-se dividi-la em quatro partes: Antiga, Média, Moderna e Contemporânea.
d. O período da Pré-história enfoca a história humana após a descoberta da escrita.
e. Cada povo estabelece uma contagem de tempo de acordo com sua cultura.
Resposta.
7. Os contatos sociais usualmente são considerados o primeiro movimento para que o fato histórico ocorra e, por fim, a história tenha sido produzida. Diante disso, analise os aspectos abaixo:
a. Os contatos sociais são lineares e graduais, não ocorrendo variações nos seus aspectos.
b. As relações sociais são estáticas, não podendo haver dinamismo nas produções históricas.
c. Os contatos sociais são determinados em três formatos, que estabelecem as relações em família, emprego, time de futebol, política, entre outros.
d. O rompimento de um namoro, o fim de uma amizade e a escolha de uma religião não podem ser considerados contatos sociais.
e. Os contatos sociais são determinados por relações pessoais e impessoais.
Resposta.
8. (UFRS) Recentemente, no estado americano de Arkansas, a teoria da evolução elaborada por Charles Darwin foi retirada dos currículos e teve proibida a sua atualização. Não obstante, os estados paleontológicos, antropológicos vêm possibilitando avanços na compreensão do período da pré-história, confirmando a existência de um longo período em que ocorreu o processo de hominização. Sobre esse processo, analise as afirmações abaixo.
I. As mais antigas formas de vida humana registradas pela Paleontologia denominam-se hominídeos, como comprovam os achados fósseis identificados como Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros.
II. Os fósseis demonstram que, no curso evolutivo da humanidade, mais de um milhão de anos antes de surgir o Homo Sapiens, existiram várias espécies a caminho da humanização, e as mudanças físicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptação a qualquer ambiente.
III. As evidências arqueológicas indicam que a espécie humana não nasceu pronta nem física, nem culturalmente. Necessitou de um enorme período de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades técnicas e de conhecimento que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utensílios.
Quais estão corretas?
a. Apenas I.
b. Apenas II.
c. Apenas III.
d. Apenas II e III.
e. I, II e III.
Resposta.
9. Ao longo da história humana, muitos cientistas e pesquisadores buscaram entender o modo de vida dos povos enfocando sua cultura, política e econômica. Diante desses fatos, o papel da disciplina História é:
a. Analisar apenas a organização política das diversas civilizações.
b. Buscar entender a pluralidade cultural dos povos sob um olhar ocidental.
c. Entender a influência dos aspectos naturais sobre o ser humano.
d. Estudar o homem no tempo e espaço e os desdobramentos que levam aos fatos históricos.
e. Estuar o passado sem relacionar com o presente.
Resposta.
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