Atividade - A Mesopotâmia - História 6º ano

atividade-mesopotamia-historia-6-ano
Atividade - A Mesopotâmia - História 6º ano

1. (Uece) Os sumérios foram os primeiros habitantes da Mesopotâmia. Eles se autodenominavam "as cabeças negras" e a região a qual habitavam denominavam de "terra de Sumer" Sobre esse povo, assinale o correto.

a. Eram nômades, voltados para a guerra e a conquista de novos territórios. Ao contrário de outros povos, repudiavam o comércio, não possuíam uma cultura definida ou uma religião organizada, com um panteão e seus ritos.

b. Oriundos de diversos grupos étnicos, vindos do deserto da Síria, começaram a penetrar aos poucos nos territórios da região mesopotâmica em busca de terras agricultáveis. Eram conhecidos pela sua habilidade no comércio.

c. Eram sedentários. Agricultores realizaram obras de irrigação e canalização dos rios. Construíram as primeiras cidades fortificadas que funcionaram como cidades-Estado. Utilizavam técnicas de metalurgia e a escrita.

d. Eram, sobretudo, comerciantes e artesãos Sem nenhuma aquisição cultural significativa. Fundaram um império unitário com um regime politico único. Descendentes dos semitas, foram os primeiros a buscar uma religião monoteísta.

Resposta.

2. (UFSM)
A figura representa um zigurate, monumento religioso que servia, ainda, como armazém e oficina, podendo ser considerado um marco da Revolução Urbana na Mesopotâmia Meridional. O zigurate é uma unidade de representação econômica e ideológica das primeiras cidades-Estado compostas dentre outras, das seguintes categorias sociais:

a. Sacerdotes - ourives - militares - comerciantes - vestais - camponeses.
b. Plutocratas - lapidadores - militares - banqueiros -nobres.
с. Prostitutas cultuais - príncipes - comerciantes - reis - artesãos.
d. Camponeses - arrendatários - artesão - assalariados - sacerdotes - nobres.
e. Vestais - patriarcas - pastores - sacerdotes - militares.

Resposta.

3. (Feparpr) Foi capital dos assírios:

a. Ur.
b. Nínive.
c. Lagash.
d. Babilônia.
e. Agadé.

Resposta.

4. (UFSM) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de:

a. Ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas.
b.Ter um subsolo rico em minérios, possibilitando o salto tecnológico da Idade da Pedra para a Idade dos Metais.
c. Apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico.
d. Possuir uma área agriculturável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates.
e. Abrigar um sistema hidrográfico ideal para locomoção de pessoas e apropriado para desenvolvimento comercial.

Resposta
.
MAIS ATIVIDADES DE HISTÓRIA 6º ANOS

A Pré-História e a História
Por que estudar História?
O Povoamento da América
A Mesopotâmia
O Egito
Os Povos do Oriente
A Civilização Grega
Esparta e Atenas
Grécia: legado e declínio
Alexandre, o Grande, e o helenismo
A Civilização Romana
Realeza, república e império
O Império Bizantino
A Independência dos Estados Unidos

5. (UFPE) Esta questão versa sobre a escrita:

(      ) Na sua fase inicial, 3.500 a.C., era um desenho estilizado de um objeto, hoje denominado de pictograma.
(      ) O ser humano, para exprimir graficamente suas ações, criou símbolos representativos a que chamamos de ideogramas, cuja invenção data mais ou menos de 3.200 a.C.
(      ) As sociedades ágrafas encontravam-se na fase da História Antiga; o conceito de civilização não está relacionado com as sociedades que apresentam um sistema de escrita.
(      ) Antes da invenção da escrita, a humanidade já conhecia o conceito de propriedade privada, de Estado e de classes sociais.
(      ) Uma das primitivas formas de representação gráfica - a escrita cuneiforme - surgiu entre os sumérios, provo que habitava a Mesopotâmia.

Assinale a sequência de V ou F correta referente às afirmativas acima:

a. V - V - F - F - V
b. V - V - F - F - F
c. F - V - F - F - V
d. V - F - F - F - V
e. V - V - V - F - V

Resposta.

6. (FATEC) O Iraque, recentemente em guerra com os EUA e a Inglaterra, já foi palco de uma grande civilização na Antiguidade, a Mesopotâmia. Dessa civilização, inserida na área do Crescente Fértil, é correto afirmar.

a. Teve em Senaqueribe seu mais importante rei, que, além de transformar a Babilônia num dos principais centros urbanos, elaborou o 1º código de leis completo, assentado nas antigas tradições sumerianas.

b. Durante o governo de Nabucodonosor, foram realizadas grandes construções públicas, merecendo destaque os Jardins Suspensos da Babilônia, considerados uma das maravilhas do Mundo Antigo.

c. Nabopalassar, que substituiu Nabucodonosor, não conseguiu manter o império, que foi conquistado por Ciro, o Grande, da Pérsia.

d. Assurbanípal, rei dos assírios, depois de dominar a Caldeia, mudou a capital do império para a cidade de Ur.

e. Com Hamurábi, os sumerianos, vindos do planalto do Irã, fixaram-se na Caldeia e fundaram diversas cidades autônomas, como Ur, Nínive e Babilônia.


7. (UFPI) País localizado na região da antiga Mesopotâmia, guardando ainda hoje um dos mais ricos patrimônios arqueológicos do mundo, ele foi o centro do Império Árabe nos séculos VIII e IX. O país contemporâneo a que se refere é:

a. Irã.
b. Iraque.
c. Turquia.
d. Afeganistão.
e. Arábia Saudita.

Resposta.

Atividade - A Mesopotâmia - História 6º ano Atividade - A Mesopotâmia - História 6º ano Reviewed by Redação on abril 11, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.