Questões Vestibular Unesp 2018/2 2ª fase com Resolução

Questões Vestibular Unesp 2018/2 2ª fase com Gabrito e Resolução

Ciências Humanas

QUESTÃO 01
[...] os romanos foram bem-sucedidos em unificar as regiões por eles conquistadas. Isso não significou, no entanto, que essa imensa área tenha deixado de possuir costumes e organizações bem diferentes. [...] Especialmente no que diz respeito à língua, o Império permaneceu dividido, e isso acabou influindo nas diferentes culturas. Na prática, podem-se observar duas grandes áreas culturais, a ocidental e a oriental. O lado ocidental adotou como língua o latim; no oriental, o grego foi a língua mais difundida. [...]

Mais importante do que a língua era a diversidade religiosa. A maioria dos povos da Antiguidade era politeísta, o que significa que admitiam a existência de vários deuses. Isso tornava mais fácil conviver com crenças diferentes, o que foi celebrado com a construção do Panteão: um enorme edifício construído em Roma para ser templo de todos os deuses.
(Carlos Augusto Ribeiro Machado. Roma e seu império, 2004.)

a) Cite dois fatores que justifiquem a afirmação do texto de que “os romanos foram bem-sucedidos em unificar as regiões por eles conquistadas”.
b) É possível afirmar que a tolerância à diversidade religiosa no Império Romano era limitada? Explique e exemplifique.

Resposta.


QUESTÃO 02
[...] as causas da guerra contra o Paraguai estão na própria dinâmica da construção dos Estados nacionais na região do Rio da Prata.
(Francisco Doratioto. A Guerra do Paraguai, 1991.)

a) Quais países lutaram contra o Paraguai no conflito que transcorreu entre 1864 e 1870?
b) Justifique a afirmação de que “as causas da guerra contra o Paraguai estão na própria dinâmica da construção dos Estados nacionais na região do Rio da Prata”.

Resposta.

QUESTÃO 03
unesp-2018-2-segunda-fase-questao-3

A foto, de janeiro de 1961, destaca o rompimento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba.

a) Caracterize a forma de relacionamento entre as grandes potências mundiais nesse período e o contexto internacional em que tal rompimento se deu.
b) Caracterize o contexto interno de Cuba no momento em que o rompimento ocorreu e cite um desdobramento desse rompimento.

Resposta.

QUESTÃO 04
[...] a década de 1970 começou repressiva, sanguinária e careta. [...] Os poucos heróis que tentavam fazer a guerrilha foram se isolando, sem respaldo, nem dos camponeses, nem do proletariado. O país estava triste e ufanista ao mesmo tempo. [...]

Quando, em 1975, o jornalista Vladimir Herzog foi torturado até a morte e os militares tentaram fazer valer a versão de um suicídio, a oposição começou a pegar fogo outra vez.
(Maria Rita Kehl. “As duas décadas dos anos 70”. In: Anos 70: trajetórias, 2005.)

a) Explique a afirmação “O país estava triste e ufanista ao mesmo tempo”.
b) Caracterize e exemplifique a transformação que o texto sugere ocorrer no cenário interno brasileiro após 1975.

Resposta.

QUESTÃO 05
Considere a imagem e o excerto.
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Após décadas de perplexidade e frustração, o mundo ainda está tentando descobrir o segredo do sucesso dessa região. Países de todo o mundo estão fazendo o melhor que podem para copiar sua magia. Na China, por exemplo, empresas de vários ramos da indústria aumentaram seus investimentos em setores considerados cruciais para o sucesso observado em aproximadamente 64% ao ano, durante os últimos cinco anos.
(Barry Jaruzelski. www2.uol.com.br. Adaptado.)

a) O excerto e a imagem dialogam ao retratarem uma importante região. Identifique que região é essa e cite uma de suas características.
b) Cite dois setores considerados cruciais, nos quais se deveria investir, para tentar copiar a “magia” dessa região.

Resposta.

QUESTÃO 06
O governo anuncia planos antidesmatamento para a Amazônia, mas a derrubada de árvores só aumenta. Uma explicação é a falta de foco no que mais influencia o problema: a grilagem de terras, que se confirmou fator primordial do desmatamento, abrindo novas fronteiras antes mesmo da chegada de atividades econômicas. Para combater esse problema, uma ação concreta e ao alcance do governo seria reverter os estímulos à grilagem gerados pela perspectiva de valorização da terra que atrai fluxos invasores.
(Roberto Smeraldi. http://panoramaecologia.blogspot.com.br, 27.08.2007. Adaptado.)

a) O que é grilagem de terras? Explique a origem dessa expressão no contexto da propriedade de terras.
b) Apresente duas ações que valorizam as terras na Amazônia e atraem os fluxos invasores.

Resposta.

QUESTÃO 07
Analise a imagem.
a) Identifique os processos descritos em 1 e 2.
b) Identifique o tipo de rocha formado pelos processos ilustrados na imagem. Cite um exemplo desse tipo de rocha.

Resposta.

QUESTÃO 08
Leia o trecho da entrevista a seguir:

Agora, os Estados Unidos integram, ao lado de Síria e Nicarágua, o grupo de países que não aderem ao Acordo. Qual o impacto?

Com relação às emissões, Síria e Nicarágua não têm muita importância, são países pequenos. Os EUA estavam à frente do processo de regulamentação do Acordo e agora estão como os últimos da fila, no grupo dos que negam uma pauta considerada por quase todos os líderes do planeta. É um retrocesso.
(Ana Luiza Basílio. www.cartaeducacao.com.br, 02.06.2017. Adaptado.)

a) Identifique o Acordo abordado pelo excerto e seu principal objetivo.
b) Cite dois exemplos de como os países podem alcançar as metas propostas por esse Acordo.

Resposta.

QUESTÃO 09
Texto 1
Com o desenvolvimento industrial, o proletariado não apenas se multiplica; comprime-se em massas cada vez maiores, sua força cresce e ele adquire maior consciência dela. Os choques individuais entre o operário singular e o burguês singular tomam cada vez mais o caráter de confrontos entre duas classes. Os operários começam a formar associações contra os burgueses. Aqui e ali a luta irrompe em motim.
(Karl Marx e Friedrich Engels. Manifesto Comunista, 2005. Adaptado.)

Texto 2
A identificação das classes oprimidas com a classe que as domina e explora é parte de um todo maior. Isso porque as classes oprimidas podem estar emocionalmente ligadas a seus senhores; apesar de sua hostilidade para com eles, podem ver neles os seus ideais. A menos que tais relações existam, é impossível compreender como uma série de civilizações sobreviveu por tão longo tempo, apesar da justificável hostilidade de grandes massas humanas.
(Sigmund Freud. O futuro de uma ilusão, 1974. Adaptado.)

a) Cite as duas áreas do pensamento originadas a partir das obras dos autores dos textos. Indique um fato histórico de natureza revolucionária marcadamente influenciado pelo texto 1.
b) Quais foram os critérios utilizados por Marx e Engels para analisar a relação entre as classes sociais? Segundo Freud, qual é o fator que impede a realização de uma revolução proletária?

Resposta.

QUESTÃO 10
Texto 1
As mercadorias da indústria cultural se orientam segundo o princípio de sua comercialização e não segundo seu próprio conteúdo. Toda a prática da indústria cultural transfere, sem mais, a motivação do lucro às criações espirituais. A partir do momento em que essas mercadorias asseguram a vida de seus produtores no mercado, elas já estão contaminadas por essa motivação. A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e decidir conscientemente. Mas estes constituem, contudo, a condição prévia de uma sociedade democrática, que não se poderia salvaguardar e desabrochar senão através de homens não tutelados.
(Theodor W. Adorno. A indústria cultural, 1986. Adaptado.)

Texto 2
A fabricação de livros tornou-se um fato industrial, submetido a todas as regras da produção e do consumo; daí, uma série de fenômenos negativos, como o consumo provocado artificialmente. Mas a indústria editorial distingue-se das demais porque nela se acham inseridos homens de cultura, para os quais a finalidade primeira não é a produção de um livro para vender, mas sim a produção de valores culturais. Isso significa que, ao lado de “produtores de objetos de consumo cultural”, agem “produtores de cultura”, que aceitam a indústria cultural para fins que a ultrapassam.
(Umberto Eco. Apocalípticos e integrados, 1990. Adaptado.)

a) Em qual dos dois textos é apontado o caráter antidemocrático da indústria cultural? Explique o significado da expressão “homens não tutelados”.
b) Por que a expansão artificial do consumo pode ser considerada “fenômeno negativo”? Explique a relação entre indústria cultural e sociedade segundo o texto 2.

Resposta.

QUESTÃO 11
Para Descartes, o corpo é uma máquina que pode ser completamente entendida em termos da organização e do funcionamento de suas peças. Uma pessoa saudável seria como um relógio bem construído e em perfeitas condições mecânicas; uma pessoa doente seria como um relógio cujas peças não estão funcionando apropriadamente. Mas em uma concepção holística de doença, a enfermidade física é apenas uma das numerosas manifestações de desequilíbrio do organismo. Além disso, a primeira diferença óbvia entre máquinas e organismos é o fato de que as máquinas são construídas, ao passo que os organismos crescem. Essa diferença fundamental significa que a compreensão de organismos deve ser orientada para os processos da estrutura orgânica. A questão, portanto, será: pode haver uma ciência que não se baseie exclusivamente na medição, uma compreensão da realidade que inclua qualidade e experiência, e que possa ainda ser chamada científica? A ciência, em minha opinião, não precisa ficar restrita a medições e análises quantitativas.
(Fritjof Capra. O ponto de mutação, 1997. Adaptado.)

a) Qual é o significado de saúde sob um ponto de vista mecanicista? Explique como o desequilíbrio orgânico é entendido sob um enfoque mecanicista.
b) Explique o significado de doença sob um ponto de vista holístico. Qual é a relação entre mecanicismo e análise quantitativa?

Resposta.

QUESTÃO 12
Com o desenvolvimento do capitalismo, os homens tornaram-se iguais; as diferenças de casta e religião, que outrora haviam sido fronteiras naturais a impedir a unificação da raça humana, desapareceram, e os homens aprenderam a identificar-se uns aos outros como seres humanos. O mundo ficou cada vez mais emancipado de elementos mistificadores. Politicamente, também cresceu a liberdade. As grandes revoluções da Inglaterra e da França e a luta pela independência norte-americana são marcos quilométricos ao longo dessa evolução, cujo ápice foi o moderno Estado democrático, baseado no princípio da igualdade de todos os homens e no direito igual de todos a participar do governo, através de representantes de sua própria escolha. Por outro lado, o homem moderno se encontra em uma situação em que muito do que ele pensa e diz são as coisas que todos os demais pensam e dizem; ele não adquiriu a capacidade de pensar originalmente, isto é, por si mesmo, a única capacidade que pode dar conteúdo à alegação de que ninguém pode interferir na manifestação de suas ideias. No capitalismo, a atividade econômica, o sucesso, as vantagens materiais passam a ser fins em si mesmos. O destino do homem torna-se contribuir para o crescimento do sistema econômico, ajuntar capital, não tendo em vista sua própria felicidade ou salvação, mas como um fim por si mesmo.
(Erich Fromm. O medo à liberdade, 1968. Adaptado.)

a) Explique qual foi o resultado do desenvolvimento da sociedade moderna na relação dos homens com a religião. No período moderno, quais foram as transformações ocorridas no campo da política?
b) Explique a contradição apontada no progresso da liberdade humana ao longo do desenvolvimento do capitalismo. Qual é o significado filosófico de as vantagens materiais serem fins em si mesmas?

Resposta.

Ciências da Natureza e Matemática

QUESTÃO 13
O musgo Dawsonia superba pertence à classe Brydae e apresenta tecidos condutores especializados, conhecidos como hadroma e leptoma, responsáveis pela condução de seiva bruta e elaborada, respectivamente. Entretanto, esses organismos não são considerados plantas vasculares, pois as paredes das células do hadroma não apresentam lignina.
(www.criptogamas.ib.ufu.br. Adaptado.)

a) Relacione os dois tecidos que conduzem as seivas nas plantas vasculares com o hadroma e com o leptoma da espécie D. superba.
b) Cite uma vantagem da espécie D. superba em relação aos musgos que não apresentam hadroma e leptoma. Qual a importância da lignina para as plantas vasculares?

Resposta.

QUESTÃO 14
Pesquisadores chineses realizaram o seguinte experimento com cinomolgos (Macaca fascicularis), espécie de macacos do Sudeste Asiático: obtiveram fibroblastos (células do tecido conjuntivo) do feto de um macaco e, ao mesmo tempo, extraíram óvulos de uma macaca adulta e retiraram os núcleos desses óvulos. Cada óvulo anucleado foi fundido a uma célula de fibroblasto do feto. Uma substância foi injetada em cada célula reconstituída para reprogramar as moléculas de DNA do fibroblasto para retornarem ao estágio embrionário. Os embriões formados foram transferidos para uma macaca “mãe de aluguel”, que gestou os embriões. No fim do processo, dois filhotes nasceram.
(Reinaldo José Lopes. www.folha.uol.com.br, 24.01.2018. Adaptado.)
a) Como é denominada a técnica empregada no experimento citado? Os dois macacos gerados são geneticamente idênticos ao feto doador dos fibroblastos, à macaca doadora de óvulos ou à macaca que gestou os embriões?
b) Considerando todas as moléculas de DNA presentes nas células dos macacos gerados, por que eles apresentam moléculas de DNA originárias de diferentes macacos envolvidos no experimento?

Resposta.

QUESTÃO 15
Biólogos marinhos da Universidade da Califórnia observaram que as algas que se estabelecem próximas a corais das espécies Porites, Pocillopora e Montipora podem secretar polissacarídeos em excesso. Esses nutrientes alimentam microrganismos aeróbios que se proliferam rapidamente ao redor desses corais, levando-os à morte. No entanto, perceberam que os microrganismos não parasitavam os corais nem produziam substâncias danosas. Para entender esse fenômeno natural, os biólogos criaram corais em recipientes com e sem algas e descobriram que os corais sobreviviam bem quando as algas estavam ausentes, mas sofriam alta mortalidade quando elas estavam presentes. Em outro conjunto de recipientes, fizeram o mesmo experimento, mas trataram a água com antibiótico. O gráfico compara o efeito do antibiótico sobre os corais dos recipientes que também continham algas.
a) A que Reino pertencem os microrganismos presentes no experimento? Cite a relação ecológica interespecífica direta entre as algas e os microrganismos.
b) Na situação analisada, como os microrganismos estavam causando a morte dos corais?

Resposta.

QUESTÃO 16
A alpaca é uma liga metálica constituída por cobre (61%), zinco (20%) e níquel (19%). Essa liga é conhecida como “metal branco” ou “liga branca”, razão pela qual muitas pessoas a confundem com a prata. A tabela fornece as densidades dos metais citados.
a) A alpaca é uma mistura homogênea ou heterogênea? Que característica da estrutura metálica explica o fato de essa liga ser condutora de corrente elétrica?
b) A determinação da densidade pode ser utilizada para se saber se um anel é de prata ou de alpaca? Justifique sua resposta apenas por meio da comparação de valores, sem recorrer a cálculos.

Resposta.

QUESTÃO 17
A regeneração do ácido sulfúrico (H2SO4) em geral não é economicamente vantajosa, mas é uma imposição das leis ambientais. Nessa regeneração, normalmente se utiliza o ácido proveniente de sínteses orgânicas, que está diluído e contaminado.
(Mariana de Mattos V. M. Souza. Processos inorgânicos, 2012. Adaptado.)

O processo de regeneração é feito em três etapas principais:
a) Classifique as etapas I e II como endotérmica ou exotérmica.
b) Calcule a massa mínima de SO3(g) que deve reagir completamente com água para obtenção de 98 g de H2SO4(l) na etapa III.

Resposta.

QUESTÃO 18
De acordo com a Instrução Normativa nº 6, de 3 de abril de 2012, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o produto denominado “Fermentado Acético de Álcool”, conhecido como “Vinagre de Álcool”, deve ser obtido pela fermentação acética de mistura hidroalcoólica originada exclusivamente do álcool etílico potável de origem agrícola. Esse vinagre deve ter, no mínimo, 4,00 g de ácido acético / 100 mL e, no máximo, 1,0% (v/v) de álcool etílico, a 20 ºC.

a) Escreva as fórmulas estruturais do álcool etílico e do ácido acético.
b) Calcule o volume máximo de álcool, em mL, e a quantidade mínima de ácido acético, em mol, que podem estar presentes em 1,0 L de vinagre de álcool.

Resposta.

QUESTÃO 19
Falsa estrela no céu
Uma empresa da Nova Zelândia enviou ao espaço uma “estrela artificial”, com o objetivo de divulgar seu primeiro lançamento de satélites. A “estrela” é uma esfera de cerca de um metro de diâmetro, feita de fibra de carbono e composta de painéis altamente reflexivos. Em órbita, a esfera se desloca com velocidade de 2,88 × 10⁴ km/h e completa uma volta ao redor da Terra em aproximadamente 100 minutos.
(Fábio de Castro. O Estado de S.Paulo, 31.01.2018. Adaptado.)

a) Considerando a massa da “estrela artificial” igual a 600 kg, calcule sua energia cinética, em joules.
b) Considerando π = 3 e a órbita da “estrela artificial” circular, calcule a aceleração centrípeta da “estrela”, em m/s².

Resposta.

QUESTÃO 20
Uma bateria de smartphone de 4000 mA·h e 5,0 V pode fornecer uma corrente elétrica média de 4000 mA durante uma hora até que se descarregue.

a) Calcule a quantidade de carga elétrica, em coulombs, que essa bateria pode fornecer ao circuito.
b) Considerando que, em funcionamento contínuo, a bateria desse smartphone se descarregue em 8,0 horas, calcule a potência média do aparelho, em watts.

Resposta.

QUESTÃO 21
A radiação solar incide sobre o painel coletor de um aquecedor solar de área igual a 2,0 m² na razão de 600 W/m², em média.

a) Considerando que em 5,0 minutos a quantidade da radiação incidente no painel transformada em calor é de 1,8 × 10⁵ J, calcule o rendimento desse processo.
b) Considerando que o calor específico da água é igual a 4,0 × 10³ J/(kg· ºC) e que 90% do calor transferido para a água são efetivamente utilizados no seu aquecimento, calcule qual deve ser a quantidade de calor transferido para 250 kg de água contida no reservatório do aquecedor para aquecê-la de 20 ºC até 38 ºC.

Resposta.

QUESTÃO 22
A figura 1 indica o corte transversal em um molde usado para a fabricação de barras de ouro. A figura 2 representa a vista frontal da secção transversal feita no molde, sendo ABCD um trapézio isósceles com AC = BD = 10 cm.
Resposta.

QUESTÃO 23
A terceira Lei de Kepler sobre o movimento de planetas, aplicada a um certo sistema planetário, afirma que o período P da órbita elíptica de um planeta, em dias, está relacionado ao semieixo maior a da elipse, em milhões de quilômetros,
Resposta.

QUESTÃO 24
Uma expedição arqueológica encontrou um pedaço de um prato de cerâmica antigo, supostamente circular. Para estimar o tamanho do prato, os arqueólogos desenharam o pedaço de cerâmica encontrado, em tamanho real, em um plano cartesiano de origem O(0, 0). A circunferência do prato passa pela origem do plano cartesiano e pelos pontos A(–4, 2) e B(6, 4), como mostra a figura.
a) A área do pedaço de cerâmica é aproximadamente igual à área do triângulo ABO. Calcule a área desse triângulo, em cm².
b) Calcule as coordenadas do ponto em que estaria localizado o centro do prato cerâmico circular nesse sistema de eixos cartesianos ortogonais.

Resposta.

Linguagens e Códigos

Examine a tira do cartunista argentino Quino (1932- ) para responder à questão 25.
QUESTÃO 25
a) Na tira, o que cada um dos dois grupos de pessoas representa?
b) Em português, empregamos a seguinte expressão: “o tiro saiu pela culatra”. Explicite o sentido dessa expressão e a relacione com a crítica veiculada pela tira.

Resposta.

Leia o poema de Murilo Mendes (1901-1975) para responder às questões de 26 a 28.

O pastor pianista
Soltaram os pianos na planície deserta
Onde as sombras dos pássaros vêm beber.
Eu sou o pastor pianista,
Vejo ao longe com alegria meus pianos
Recortarem os vultos monumentais
Contra a lua.

Acompanhado pelas rosas migradoras
Apascento¹ os pianos: gritam
E transmitem o antigo clamor do homem

Que reclamando a contemplação,
Sonha e provoca a harmonia,
Trabalha mesmo à força,
E pelo vento nas folhagens,
Pelos planetas, pelo andar das mulheres,
Pelo amor e seus contrastes,
Comunica-se com os deuses.
(As metamorfoses, 2015.)
¹apascentar: vigiar no pasto; pastorear.

QUESTÃO 26
a) Explique por que se pode afirmar que o verso inicial desse poema opera uma perturbação ou quebra do discurso lógico.
b) Sem prejuízo para o sentido dos versos, que expressões poderiam substituir os termos “onde” (2ª verso da 1ª estrofe) e “pelo” (4ª verso da 3ª estrofe), respectivamente?

Resposta.

QUESTÃO 27
a) Na segunda estrofe, verifica-se a personificação dos pianos. Que outro elemento também é personificado nessa estrofe? Justifique sua resposta.
b) Quem é o sujeito do verbo “comunica-se” (3a estrofe)? Justifique sua resposta.

Resposta.

QUESTÃO 28
a) O crítico literário Antonio Candido caracteriza esse poema como uma “pastoral fantástica”. Tal caracterização alude a qual escola literária? Justifique sua resposta.
b) Identifique duas características que permitem vincular esse poema ao movimento modernista.

Resposta.

Leia o trecho do conto O alienista¹, de Machado de Assis (1839-1908), para responder às questões 29 e 30.

Era a vez da terapêutica. Simão Bacamarte, ativo e sagaz em descobrir enfermos, excedeu-se ainda na diligência e penetração com que principiou a tratá-los. Neste ponto todos os cronistas estão de pleno acordo: o ilustre alienista fez curas pasmosas, que excitaram a mais viva admiração em Itaguaí.

Com efeito, era difícil imaginar mais racional sistema terapêutico. Estando os loucos divididos por classes, segundo a perfeição moral que em cada um deles excedia às outras, Simão Bacamarte cuidou em atacar de frente a qualidade predominante. Suponhamos um modesto. Ele aplicava a medicação que pudesse incutir-lhe o sentimento oposto; e não ia logo às doses máximas, — graduava-as, conforme o estado, a idade, o temperamento, a posição social do enfermo. Às vezes bastava uma casaca, uma fita, uma cabeleira, uma bengala, para restituir a razão ao alienado; em outros casos a moléstia era mais rebelde; recorria então aos anéis de brilhantes, às distinções honoríficas, etc. Houve um doente, poeta, que resistiu a tudo. Simão Bacamarte começava a desesperar da cura, quando teve ideia de mandar correr matraca, para o fim de o apregoar como um rival de Garção² e de Píndaro³.

— Foi um santo remédio, contava a mãe do infeliz a uma comadre; foi um santo remédio.

[...]
Tal era o sistema. Imagina-se o resto. Cada beleza moral ou mental era atacada no ponto em que a perfeição parecia mais sólida; e o efeito era certo. Nem sempre era certo. Casos houve em que a qualidade predominante resistia a tudo; então, o alienista atacava outra parte, aplicando à terapêutica o método da estratégia militar, que toma uma fortaleza por um ponto, se por outro o não pode conseguir.

No fim de cinco meses e meio estava vazia a Casa Verde; todos curados! O vereador Galvão, tão cruelmente afligido de moderação e equidade, teve a felicidade de perder um tio; digo felicidade, porque o tio deixou um testamento ambíguo, e ele obteve uma boa interpretação, corrompendo os juízes, e embaçando os outros herdeiros.

[...]
Agora, se imaginais que o alienista ficou radiante ao ver sair o último hóspede da Casa Verde, mostrais com isso que ainda não conheceis o nosso homem. Plus ultra!⁴ era a sua divisa. Não lhe bastava ter descoberto a teoria verdadeira da loucura; não o contentava ter estabelecido em Itaguaí o reinado da razão. Plus ultra! Não ficou alegre, ficou preocupado, cogitativo; alguma coisa lhe dizia que a teoria nova tinha, em si mesma, outra e novíssima teoria.

— Vejamos, pensava ele; vejamos se chego enfim à última verdade.

Dizia isto, passeando ao longo da vasta sala, onde fulgurava a mais rica biblioteca dos domínios ultramarinos de Sua Majestade. Um amplo chambre de damasco, preso à cintura por um cordão de seda, com borlas de ouro (presente de uma Universidade) envolvia o corpo majestoso e austero do ilustre alienista. A cabeleira cobria-lhe uma extensa e nobre calva adquirida nas cogitações cotidianas da ciência. Os pés, não delgados e femininos, não graúdos e mariolas, mas proporcionados ao vulto, eram resguardados por um par de sapatos cujas fivelas não passavam de simples e modesto latão. Vede a diferença: — só se lhe notava luxo naquilo que era de origem científica; o que propriamente vinha dele trazia a cor da moderação e da singeleza, virtudes tão ajustadas à pessoa de um sábio.
(O alienista, 2014.)

¹alienista: médico especialista em doenças mentais.
²Garção: um dos principais poetas do Neoclassicismo português.
³Píndaro: considerado o maior poeta lírico da antiga Grécia.
Plus ultra!: expressão latina que significa “Mais além!”.

QUESTÃO 29
a) Cite os referentes dos pronomes sublinhados no primeiro e no segundo parágrafos.
b) Transcreva dois pequenos excertos em que o narrador se dirige diretamente ao leitor.

Resposta.

QUESTÃO 30
a) Transcreva o trecho “ele [vereador Galvão] obteve uma boa interpretação, corrompendo os juízes, e embaçando os outros herdeiros” (5º parágrafo), substituindo os termos sublinhados por outros de sentido equivalente.
b) Transcreva o trecho “— Foi um santo remédio, contava a mãe do infeliz a uma comadre” (3º parágrafo) em discurso indireto e em ordem direta.

Resposta.

Leia o trecho do livro O maior espetáculo da Terra, do biólogo britânico Richard Dawkins (1941- ), para responder às questões 31 e 32.

A seleção natural impele espécies predadoras a tornarem-se cada vez melhores em apanhar presas, e simultaneamente impele espécies que são caçadas a tornarem-se cada vez melhores em escapar dos caçadores. Predadores e presas apostam uma corrida armamentista evolucionária, disputada no tempo evolucionário. O resultado tem sido uma constante escalada na quantidade de recursos econômicos que os animais, dos dois lados, despendem na corrida armamentista, em detrimento de outros departamentos de sua economia corporal. Caçadores e caçados tornam-se cada vez mais bem equipados para correr mais do que (ou surpreender, ou sobrepujar em astúcia etc.) o outro lado. Mas um equipamento aprimorado para correr mais não se traduz obviamente em mais sucesso numa corrida, pela simples razão de que, numa corrida armamentista, o outro lado também está aprimorando seu equipamento: essa é a marca registrada das corridas armamentistas. Poderíamos dizer, como explicou a Rainha de Copas a Alice, que eles correm o mais rápido possível para não sair do lugar.

Darwin tinha plena noção das corridas armamentistas evolucionárias, embora não usasse essa expressão. Meu colega John Krebs e eu publicamos um artigo sobre o tema em 1979, no qual atribuímos a expressão “corrida armamentista” ao biólogo britânico Hugh Cott. Talvez significativamente, Cott publicou seu livro, Adaptive coloration in animals, em 1940, em plena Segunda Guerra Mundial:

Antes de afirmar que a aparência enganosa de um gafanhoto ou borboleta é desnecessariamente detalhada, devemos verificar primeiro quais são os poderes de percepção e discriminação dos inimigos naturais desses insetos. Não fazê-lo é como dizer que a blindagem de um cruzador é pesada demais ou que seu conjunto de canhões é demasiado grande, sem investigar a natureza e a eficácia do armamento do inimigo. O fato é que, na primeva¹ luta da selva, assim como nos refinamentos da guerra civilizada, vemos em progresso uma grande corrida armamentista evolucionária — cujos resultados, para a defesa, manifestam-se em recursos como velocidade, estado de alerta, couraça, coloração, hábitos subterrâneos, hábitos noturnos, secreções venenosas e gosto nauseante; e, para o ataque, em atributos compensadores como velocidade, surpresa, emboscada, atração, acuidade visual, garras, dentes, ferrões, presas venenosas e coloração atrativa. Assim como a velocidade do perseguido desenvolveu-se em relação a um aumento na velocidade do perseguidor, ou uma couraça defensiva em relação a armas ofensivas, também a perfeição de recursos de disfarce evoluiu em resposta a poderes crescentes de percepção.

Saliento que a corrida armamentista é disputada no tempo evolucionário. Não deve ser confundida com as corridas entre, por exemplo, um guepardo individual e uma gazela individual, que é disputada em tempo real. A corrida no tempo evolucionário é uma corrida que desenvolve equipamento para as corridas em tempo real. E o que isso realmente significa é que os genes para produzir o equipamento destinado a vencer o adversário em esperteza ou velocidade acumulam-se nos reservatórios gênicos de ambos os lados.
(O maior espetáculo da Terra, 2009. Adaptado.)

¹primevo: antigo, primitivo.

QUESTÃO 31
a) Explique sucintamente o que o autor entende por “corrida armamentista evolucionária”.
b) De que forma a fala da Rainha de Copas a Alice – “eles correm o mais rápido possível para não sair do lugar” (1º parágrafo) – relaciona-se com a “marca registrada das corridas armamentistas” (1º parágrafo)?

Resposta.

QUESTÃO 32
a) A frase “Darwin tinha plena noção das corridas armamentistas evolucionárias, embora não usasse essa expressão” (2º parágrafo) pode ser considerada ambígua? Justifique sua resposta.
b) Oximoro: figura de retórica em que se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente, mas que, no contexto, reforçam a expressão; paradoxismo.
(Dicionário Houaiss da língua portuguesa, 2009.)

Há na citação de Hugh Cott uma expressão que pode ser considerada exemplo de oximoro. Identifique-a e justifique sua resposta.

Resposta.

Leia o texto para responder, em português, às questões de 33 a 36.

Keep your head up: how smartphone addiction kills manners and moods

The average human head weighs between 4.5 and 5.5 kilograms, and when we bend our neck to text or check Facebook on our smartphone, the gravitational pull on our head and the stress on our neck increases. That common position, pervasive among everyone from ordinary people to presidents, can damage the cervical spine curve. “Text neck” is becoming a medical issue that countless people suffer from, and the way we hang our heads has other health risks, too, according to a report published last year in The Spine Journal.

Posture has been proven to affect mood, behavior and memory, and frequent slouching can make us depressed, according to the National Center for Biotechnology Information. The way we stand affects everything from the amount of energy we have to bone and muscle development, and even the amount of oxygen our lungs can take in. And the remedy can be ridiculously simple: just sit up.

Some 75 percent of Americans believe their smartphone usage doesn’t impact their ability to pay attention in a group setting, according to the Pew Research Center, and about a third of Americans believe that using phones in social settings actually contributes to the conversation. But does it? Etiquette experts and social scientists are adamantly united: no. That “always-on” behavior that smartphones contribute to causes us to remove ourselves from our reality, experts said. And aside from the health consequences, if we’re head down, our communication skills and manners are slumped, too. But, ironically, that might not be how most of us see ourselves. “We think somehow that this antisocial behavior is not going to affect me,” said Niobe Way, professor of applied psychology at New York University.

Ms. Way studies technology’s role in shaping adolescent development. These head-down interactions take us away from the present, no matter what group we’re in, she said. And it’s not just a youth problem. It’s ingrained, learned, copied and repeated, much of it from mimicking adults. When kids see their parents head down, they emulate that action. The result is a loss of nonverbal cues, which can stunt development.
(Adam Popescu. www.nytimes.com, 25.01.2018. Adaptado.)

QUESTÃO 33
De acordo com o primeiro parágrafo:
a) Como a posição de digitar ou de consultar o smartphone afeta o pescoço? Que problema essa postura pode causar?
b) O que é “text neck” e qual a sua causa?


QUESTÃO 34
De acordo com o segundo parágrafo:
a) Indique duas consequências de se manter uma postura incorreta, citadas pelo National Center for Biotechnology Information.
b) Que aspectos físicos são influenciados pela postura?


QUESTÃO 35
De acordo com o terceiro parágrafo:
a) Como pensam 75% dos estadunidenses em relação ao uso de smartphones, segundo a pesquisa do Pew Research Center? Além disso, o que pensa um terço dos estadunidenses?
b) Quem apresenta opinião contrária ao resultado revelado pela pesquisa do Pew Research Center?


QUESTÃO 36
De acordo com o quinto parágrafo:
a) Além dos adultos, que grupos têm seu desenvolvimento prejudicado pelo comportamento de estar de “cabeça baixa” consultando o smartphone?
b) Como as crianças adquirem o comportamento de ficar de “cabeça baixa” e quais as consequências disso?



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