Questões Artes UEL 2018 com Resolução

Questões Artes UEL 2018 com Resolução
(Universidade Estadual de Londrina)

ARTES

QUESTÃO 01
UEL 2018: O Dadaísmo foi, principalmente, um movimento artístico de contestação e desencanto, alimentado pelo impacto da Primeira Guerra Mundial. As intenções dos artistas que participaram do movimento são intensificadas em ações orientadas para provocar percepções das potências destrutivas e sem sentido do homem. Discorra sobre as características do movimento dadaísta e suas ideias de contestação.

Resposta.

QUESTÃO 02
UEL 2018: A artista norte-americana Barbara Kruger apropria-se de imagens de revistas, comerciais e filmes de seu tempo passado recente e, sobrepondo frases, constrói composições que questionam valores e funções sociais, como as relações de sexualidade, de poder, de inclusão e de exclusão, de violência e de consumo.

No início da década de 1970, artistas e historiadoras da arte começaram a questionar: porque a grande desvalorização das mulheres como artistas?
(LUCIE-SMITH, E. Os movimentos artísticos a partir de 1945.
São Paulo: Martins Fontes, 2006. p.203.)

Eu tô na luta, sou mulher, posso ser o que eu quiser!...
(Trecho da música Tô na luta, da rapper brasileira Carol Konka, gravada em 2016.)
we-dont-need-another-hero

Considerando os textos e a imagem, aponte as questões problematizadas pelo trabalho da artista Barbara Kruger.

Resposta.

QUESTÃO 03
UEL 2018: Analise as figuras a seguir.
uel-2018-artes-uma-estudante-e-estrada-de-ferro-central-do-brasil
Com base nas imagens, nos conhecimentos sobre as artistas brasileiras Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, e considerando que são, respectivamente, herdeiras dos movimentos expressionismo e cubismo, discorra sobre as diferenças entre esses dois movimentos.

Resposta.



QUESTÃO 04
UEL 2018: Analise as figuras a seguir.
Em Arthur Barrio, tem-se carne ensacada e posta em lugares como se fossem corpos “desovados” e a intervenção artística como meio de afetação de um possível público.

Em Antonio Dias, tem-se o quadrinho como articulação visual e símbolos que representam violência: crânio, fumaça e vísceras expostas.

Com base nas figuras e nos conhecimentos sobre os artistas, aponte como ambas as obras sugerem uma percepção do contexto político a que se referem.

Resposta.

Comentários