Questões Inglês UEL 2018 com Gabarito e Resolução

Questões Inglês UEL 2018 com Gabarito e Resolução
(Universidade Estadual de Londrina)

INGLÊS

Leia o texto a seguir e responda às questões de 21 a 24.
linus-pauling-facts

Life
Linus Pauling was born in Portland, Oregon, in the United States. His family came from a line of Prussian farmers, and his father worked as a pharmaceuticals salesman, among other things. After first studying at Oregon State University in Corvallis, Oregon, Linus Pauling earned his PhD from the California Institute of Technology in Pasadena, with which he maintained ties for the rest of his career. In the 1950s, Linus Pauling’s involvement in the anti-nuclear movement led to his being labeled a suspected communist, which resulted in his passport being revoked at times. Linus and Ava Helen Pauling had four children together.

Work
1954 Prize: The development of quantum mechanics during the 1920s had a great impact not only on the field of physics, but also on chemistry. During the 1930s Linus Pauling was among the pioneers who used quantum mechanics to understand and describe chemical bonding – that is, the way atoms join together to form molecules. Linus Pauling worked in a broad range of areas within chemistry. For example, he worked on the structures of biologically important chemical compounds. In 1951 he published the structure of the alpha helix, which is an important basic component of many proteins.

1962 Prize: The atom bombs dropped on Hiroshima and Nagasaki were a turning point in Linus Pauling’s life. Together with other scientists he spoke and wrote against the nuclear arms race, and he was a driving force in the Pugwash movement. It sought to reduce the role of nuclear arms in international politics and was awarded the Peace Prize in 1995. In 1959, Linus Pauling drafted the famous “Hiroshima Appeal”, the concluding document issued after the Fifth World Conference against Atomic and Hydrogen Bombs. He was one of the prime movers who urged the nuclear powers the USA, the Soviet Union and Great Britain to conclude a nuclear test ban treaty, which entered into force on 10 October 1963. On the same day, the Norwegian Nobel Committee announced that Linus Pauling had been awarded the Peace Prize that had been held over from 1962.
(Adaptado de: Linus Pauling - Facts. In: Nobelprize.org. (web) Nobel Media AB 2014. 
Disponível em:. <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/
peace/laureates/1962/pauling-facts.html>. Acesso em: 2 jul. 2017.)

QUESTÃO 21
UEL 2018: Sobre a vida de Linus Pauling, considere as afirmativas a seguir.

I. Manteve vínculo com o Instituto de Tecnologia da Califórnia onde defendeu sua tese de doutorado.

II. Graduou-se no Instituto de Tecnologia da Califórnia onde conheceu sua futura companheira, Ava Helen Pauling.

III. Foi deportado para a Prússia onde trabalhou na indústria farmacêutica com seu pai até a devolução de seu passaporte.

IV. Envolveu-se com o movimento contra os armamentos nucleares pelo qual foi taxado de comunista.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Resposta.

QUESTÃO 22
UEL 2018: De acordo com o texto, Linus Pauling

a) recebeu o prêmio Nobel por duas vezes em categorias distintas: de Química e da Paz.
b) dividiu o Nobel da Paz com outros cientistas membros do movimento Pugwash.
c) escreveu e apresentou aos governos aliados o “Hiroshima appeal”, que lhe rendeu o Nobel da Paz.
d) recebeu o Nobel de Química por seus trabalhos no desenvolvimento da mecânica quântica.
e) recebeu o Nobel da Paz em duas ocasiões, a segunda em homenagem póstuma.

Resposta.

QUESTÃO 23
UEL 2018: De acordo com o texto, o movimento Pugwash

a) foi idealizado por Linus Pauling em 1963 e terminou no final dos anos 1990.
b) promoveu a 5ª Conferência Mundial contra Bombas Atômicas e de Hidrogênio em 1995.
c) regulamentou o uso e o desenvolvimento de artefatos nucleares após a 2ª Guerra Mundial.
d) foi contemplado com um Nobel da Paz por sua atuação em prol da diminuição do uso de armas nucleares.
e) inibiu os tetes de armas nucleares por iniciativa dos EUA, União Soviética e Reino Unido.

Resposta.

QUESTÃO 24
UEL 2018: Com base nos termos sublinhados no texto, considere as afirmativas a seguir.

I. O emprego da expressão “into force” enfatiza o caráter arbitrário do tratado assinado em 1963.

II. O uso da expressão “turning point” ressalta a importância que os acontecimentos de Hiroshima e Nagasaki tiveram sobre Linus Pauling.

III. Os termos “not only” e “but also” estão interligados e adicionam ênfase à informação sobre as aplicações da mecânica quântica também na Química.

IV. A expressão “that is” introduz uma explicação e poderia ser substituída, sem alteração de sentido por “in other words”.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Resposta.

QUESTÃO 25
UEL 2018: Leia o texto a seguir.
uel-2018-ingles-tirinha
Com relação ao meme, considere as afirmativas a seguir.

I. O efeito de humor do meme reside no uso inapropriado de expressões informais em ocasiões formais.

II. A expressão “My bad” é inadequada para o contexto, pois expressa superficialidade de sentimentos.

III. A utilização de “My bad” no contexto do funeral é uma admissão de culpa, daí o efeito cômico.

IV. O efeito cômico do meme é ressaltado pelo uso da palavra “unless” cuja função é especificar o contexto.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Resposta.

Leia o texto a seguir e responda às questões de 26 a 30.

What poem would Trump like to see on the Statue of Liberty?

Donald Trump recently proposed to cut legal immigration to the US by half over in the next decade and to establish a merit-based immigration program. Under the plan, applicants with certain credentials, such as English proficiency, doctorates, high salaries, Olympic medalists and Nobel prizes winners would be given preference.

Many people viewed the proposal as an attack on American values like equality and opportunity. Trump’s plan also led to a heated exchange in a press briefing when CNN’s Jim Acosta asked White House aide Stephen Miller if the Emma Lazarus poem The New Colossus that is at the base of the Statue of Liberty is still relevant. In response, we’d like you to write poems that riff on the final lines Lazarus’s work:

Give me your tired, your poor,
Your huddled masses yearning to breathe free,
The wretched refuse of your teeming shore.
Send these, the homeless, tempest-tost to me,
I lift my lamp beside the golden door!

We’d like to invite our readers to join the Guardian’s Lady Liberty poetry challenge What poem would Trump like to see at the base of the Statue of Liberty? How would Trump rewrite the message of American compassion? We’ll publish a selection of our favorite reader-submitted poems. The Guardian also asked 21 American poets to imagine in writing what type of poem would Trump like to see at the statue? For inspiration, read the submission from the poet John Yau below.

The New Colossus as Donald Trump
I don’t need more tired or poor
Let the mucky masses camp on their own dirty shore
Let them stay wretched, it is what they deserve
Send me only those who know how to bow, scrape and
serve
Or else I will close the gate to my golden hotel
— John Yau
(Adaptado de: What poem would Trump like to see on the Statue of Liberty? The Guardian. (Online) 10 ago. 2017. Disponível em: https://www.theguardian.com/us-news/2017/aug/10/trump-poem-statue-of-liberty#top Acesso em 10 ago. 2017. Huddled masses? Losers! Trump v the Statue of Liberty. The Guardian. (Online) 10 ago. 2017. Disponível em: https://www.theguardian.com/usnews/ng-interactive/2017/aug/10/the-new-colossus-emma-lazarus-poems-donald-trump-immigration. Acesso em: 10 ago. 2017.)

QUESTÃO 26
UEL 2018: Com base na matéria do jornal, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Muitos consideraram o projeto apresentado pelo presidente uma afronta aos princípios de igualdade e oportunidade tão prezados pelos americanos.

( ) Segundo o novo projeto de lei, na concessão de vistos, serão favorecidos os imigrantes que apresentarem ótimo conhecimento da língua inglesa.

( ) O novo projeto sobre imigração prevê a manutenção do índice de entrada de imigrantes legais desde que imigrantes ilegais com antecedentes criminais sejam deportados.

( ) A reforma nas leis de imigração estabelece a concessão de vistos aos imigrantes que atendam a determinado conjunto de qualificações.

( ) A Estátua da Liberdade está sendo chamada pelos jornalistas de “The New Colossus” numa referência às bases da antiga lei de imigração.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, V, F, F.
b) V, V, F, V, F.
c) V, F, V, F, V.
d) F, V, F, V, V.
e) F, F, V, F, V.

Resposta.

VEJA TAMBÉM:

QUESTÃO 27
UEL 2018: Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a polêmica discutida no texto.

a) A sugestão de que a Estátua da Liberdade é um monumento à liberdade americana, sem conexão com a imigração.

b) A substituição dos dizeres na placa de bronze do pedestal da estátua por uma versão mais contemporânea dos ideais americanos.

c) A proposta de uma nova política de imigração, que levantou um debate acerca da atualidade e da importância de um dos maiores símbolos americanos.

d) A priorização da entrada de imigrantes provenientes de países falantes de língua inglesa e de certos grupos étnicos.

e) O debate entre o repórter da CNN e o assessor da Casa Branca a respeito do significado do poema de Emma Lazarus.

Resposta.

QUESTÃO 28
UEL 2018: Com relação à matéria do jornal, considere as afirmativas a seguir.

I. Em resposta ao projeto de lei, o jornal desafiou os seus leitores a enviarem uma versão dos versos de Lazarus que reflita a proposta de alteração das leis de imigração.

II. Vários poetas americanos foram convidados pelo jornal a imaginar o poema que o presidente gostaria de ver gravado no pedestal da Estátua da Liberdade.

III. Os leitores e poetas que participarem do concurso devem enviar suas versões atualizadas do poema para o gabinete da presidência em protesto ao projeto de lei de imigração.

IV. O jornal lançou um concurso de poesia em parceria com o governo norte-americano para substituir o poema gravado na Estátua da Liberdade.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Resposta.

QUESTÃO 29
UEL 2018: A partir da leitura dos dois poemas presentes no texto, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Em seu poema, John Yau usou o mesmo eu-lírico do poema de Lazarus como estratégia para acrescentar ênfase às atuais mudanças ideológicas.

( ) No poema de Yau, o uso de “or else”, no início do último verso, reflete o temor do eu-lírico frente à ameaça da chegada de imigrantes.

( ) No verso “Give me your tired, your poor” do poema da Lazarus, a escolha verbal enfatiza o desejo de acolher os imigrantes. A oposição a essa vontade é expressa pelos versos “Let the mucky masses. . . ” e “Let them stay wretched...”, no poema de Yau.

( ) No último verso do poema de Lázarus, “the golden door” refere-se literalmente à passagem pelo departamento de imigração americano.

( ) No poema de John Yau, o verso “Let the mucky masses camp on their own dirty shore” denota o desprezo que o eu-lírico tem pelos imigrantes e suas origens.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, V, F, F.
b) V, V, F, F, V.
c) V, F, F, V, V.
d) F, V, F, V, F.
e) F, F, V, F, V.

Resposta.

QUESTÃO 30
UEL 2018: Sobre os elementos linguísticos presentes no texto, assinale a alternativa correta.

a) O ‘s usado em “Trump’s plan” e “CNN’s Jim Acosta” é a contração do verbo to be na 3ª pessoa do singular.

b) Em “Under the plan” o termo sublinhado indica a posição ocupada pelo plano.

c) Em “American values like equality and opportunity” o termo grifado é o verbo principal da oração.

d) O trecho “Nobel prizes winners would be given preference” está na voz passiva.

e) No trecho “we’d like you to write” o ‘d é a contração do auxiliar “had”.

Resposta.

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