Questões Vestibular UNIFOR 2019 (Medicina) com Gabarito

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Questões Vestibular UNIFOR 2019 (Medicina) com Gabarito

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 01
(UNIFOR 2019) Em 2016, Fortaleza foi um dos destinos turísticos mais procurados pelos turistas brasileiros junto com Recife e Salvador. A taxa de ocupação da rede hoteleira costuma variar com o passar dos meses, sendo maior no período de alta estação.

O gráfico a seguir mostra um comparativo da taxa de ocupação dos hotéis de Fortaleza em 2010 e em 2016.

sazonalidade da taxa de ocupação da rede hoteleira de fortaleza

De acordo com o gráfico,

(A) a queda na taxa de ocupação entre fevereiro e março de 2010 foi maior que a queda da taxa de ocupação entre janeiro e fevereiro daquele ano.

(B) a queda na taxa de ocupação entre os meses de março e abril de 2016 foi maior do que a queda da taxa de ocupação em igual período de 2010.

(C) a maior taxa de ocupação da rede hoteleira em ambos os anos ocorreu no mês de julho.

(D) de setembro a novembro de 2016 não houve variação na taxa de ocupação da rede hoteleira.

(E) de novembro para dezembro houve um aumento na taxa de ocupação da rede hoteleira em ambos os anos.

GABARITO.

QUESTÃO 02
(UNIFOR 2019) Um galpão foi construído de tal forma que seu piso é retangular e tem dimensões 36 m e 40 m. O proprietário pretende revestir o piso do galpão com azulejos idênticos, de formato quadrado e dimensões inteiras. Qual é o menor número de azulejos quadrados necessários para revestir o piso do galpão nas condições dadas, de maneira que não haja cortes ou sobras de material?

(A) 90
(B) 95
(C) 98
(D) 100
(E) 110

GABARITO.

QUESTÃO 03
(UNIFOR 2019) Numa pesquisa feita com um grupo de estudantes da Universidade de Fortaleza em relação ao seu interesse por língua estrangeira, foram obtidos os seguintes resultados: 80% estudam inglês, 40% estudam francês e 10% não estudam nenhuma dessas línguas. Nesse grupo, a porcentagem de alunos que estudam ambas as línguas é de

(A) 15%.
(B) 25%.
(C) 30%.
(D) 33%.
(E) 50%.

GABARITO.

QUESTÃO 04
(UNIFOR 2019) Um professor da Unifor possui quatro turmas de uma determinada disciplina.Após aplicar a primeira prova, o professor fez a seguinte distribuição de notas dos alunos:


Qual porcentagem do total de alunos do professor daquela disciplina ficou com nota entre 6,1 e 8?

(A) 35%
(B) 40%
(C) 45%
(D) 50%
(E) 55%

GABARITO.

QUESTÃO 05
(UNIFOR 2019) Com o aumento dos combustíveis, Paulo resolveu completar o tanque de seu carro com etanol, pois a gasolina estava um real mais cara. Se o tanque do carro de Paulo estava com 19 litros de gasolina e ele completou o tanque com 31 litros de etanol, qual era a porcentagem de gasolina no tanque do carro de Paulo?

(A) 25%
(B) 28%
(C) 30%
(D) 35%
(E)  38%

GABARITO.

QUESTÃO 06
(UNIFOR 2019) Sabemos que, para assistir televisão com conforto, o telespectador deve estar a certa distância da TV. A distância ideal entre o telespectador e a TV é diretamente proporcional à medida da tela. Se, para uma TV de 32 polegadas, a distância ideal é de 2,4 m, pode-se concluir que a distância ideal, em metros, entre o telespectador e uma TV de 60 polegadas é de

(A) 4,4.
(B) 4,5.
(C) 4,8.
(D) 5,2.
(E) 5,7.

GABARITO.

QUESTÃO 07
(UNIFOR 2019) O triângulo equilátero ∆ABC de lado 10√3 está inscrito numa circunferência, como mostrado na figura.


O centro da circunferência é o incentro do triângulo. A área da região dentro da circunferência e fora do triângulo é igual a

(A) 100π.
(B) 25 (π - √3).
(C) 100 π - √3).
(D) 25(4π - 3√3).
(E) 75(π - 3√3).

GABARITO.

QUESTÃO 08
(UNIFOR 2019) Ana e André estavam preparando-se para uma competição matemática na escola onde estudam. Eles adotaram várias estratégias de estudo, uma delas era um jogo de perguntas e respostas no qual cada um tinha cinco minutos para responder a pergunta feita pelo outro. Em um dado momento, Ana fez a seguinte pergunta a André: Qual é o ângulo 0º < xº < 90º tal que tan² x° + (1 - √3) tan x° = √3? André respondeu corretamente a pergunta ao dizer que o ângulo procurado por Ana é

(A) 150°.
(B) 300°.
(C) 450°.
(D) 600°.
(E) 750°.

GABARITO.

QUESTÃO 09
(UNIFOR 2019) Depois de ganhar um prêmio na loteria, João resolveu aplicar parte do dinheiro que ganhou em um fundo de investimentos. João pretende deixar esse dinheiro investido por trinta anos para que, ao se aposentar, tenha uma boa quantidade de recursos financeiros. Se o valor aplicado dobra a cada x anos, qual dos seguintes gráficos melhor representa a quantia total de dinheiro de João, ao longo dos trinta anos, aplicado no fundo?



GABARITO.

QUESTÃO 10
(UNIFOR 2019) Um artista plástico produziu uma obra de arte usando dois triângulos isósceles, um pequeno e um grande (ver figura abaixo), cortados de uma chapa de metal.


Cada um dos lados do triângulo maior mede o dobro do comprimento do lado correspondente no triângulo menor. Se a área do triângulo menor é 2 m², podemos afirmar que a área do triângulo maior é de

(A) 2 m².
(B) 4 m².
(C) 6 m².
(D) 8 m².
(E) 10 m².

GABARITO.

QUESTÃO 11
(UNIFOR 2019) Aescassez de água é um problema ambiental cujos impactos tendem a ser cada vez mais graves. Em virtude da seca, um município cearense passava por situação de racionamento de água, fazendo com que os moradores recebessem o fluxo de água em dias alternados. Por conta disso, um morador desse município resolveu encher de água um tanque com três torneiras I, II e III. A torneira I enche o tanque em nove horas, enquanto a torneira II enche o tanque em dose horas.

Se as torneiras I e II funcionarem juntas e, com elas, a torneira III, o tanque ficará cheio em quatro horas. Considerando que a vazão das torneiras I, II e III é sempre constante, em quantas horas a torneira III enche o tanque?

(A) 8 horas
(B) 10 horas
(C) 13 horas
(D) 15 horas
(E) 18 horas

GABARITO.

QUESTÃO 12

doe-de-coracao

(UNIFOR 2019) A campanha Doe de Coração da Universidade de Fortaleza acontece desde 2003, sempre em setembro, mês já conhecido pelo estímulo à doação em todo o Brasil, com o objetivo de encorajar as doações de órgãos no estado do Ceará.

Por meio da parceria firmada com hospitais públicos e particulares, o Movimento Doe de Coração envolve principalmente veiculação de anúncios em jornais, portais de notícias, rádios e emissoras de televisão, além de distribuição de folderes, cartazes e camisas para funcionários das empresas do Grupo Edson Queiroz, a fim de mobilizar e solidarizar os colaboradores para a campanha.

O objetivo é alcançar e impactar o maior número de pessoas a fim de fomentar a doação de órgãos. Suponha que em uma pesquisa realizada na Universidade de Fortaleza, entre alunos e funcionários, sobre a campanha Doe de Coração, verificou-se que a razão entre o número de doadores e o número total de doadores e não doadores, nessa ordem, foi de 3/5. Sabendo que o número de não doadores foi 140, pode-se concluir que, no total, o número de pessoas entrevistadas foi

(A) 150.
(B) 210.
(C) 300.
(D) 350.
(E) 420.

GABARITO.

QUESTÃO 13
(UNIFOR 2019) A figura abaixo representa um terreno de uma praça em Fortaleza cuja forma é de um trapézio isósceles e cujas dimensões indicadas são dadas em metros. A prefeitura pretende colocar um piso na praça que custa R$ 40,00 o metro quadrado. Qual o valor que a prefeitura vai gastar com a aquisição desse material?

A figura abaixo representa um terreno de uma praça em Fortaleza cuja forma é de um trapézio isósceles e cujas dimensões indicadas são dadas em metros

(A) R$ 18.000,00
(B) R$ 20.000,00
(C) R$ 24.000,00
(D) R$ 25.000,00
(E) R$ 30.000,00

GABARITO.

QUESTÃO 14
(UNIFOR 2019) Uma distribuidora de alimentos funciona de segunda à sexta-feira das 08:00 às 18:00. Às 8h de segunda-feira, a empresa tinha em seu estoque 42 toneladas de alimentos. Nesse dia, a empresa enviou 8 toneladas e recebeu 5.

Na terça-feira, enviou 12 toneladas e não recebeu carregamento algum. Na quarta-feira, enviou 9 toneladas e recebeu 15. Na quinta-feira, enviou 8 toneladas e recebeu 11. Na sexta-feira, enviou 3 toneladas e recebeu 7.

Qual dos gráficos representa a quantidade de alimentos (em toneladas) no estoque da empresa no final de cada dia?


GABARITO.

QUESTÃO 15
(UNIFOR 2019) A corrida de rua da Universidade de Fortaleza é um dos principais e mais tradicionais eventos esportivos do Ceará. A 26ª Corrida de Rua Unifor aconteceu dia 3 de junho de 2018, com a participação de homens e mulheres, amadores ou profissionais, com idade a partir dos 18 anos, que competiram em duas provas, uma de 5 km e outra de 10 km. Cinco atletas (Paulo, Pedro, Edno, Erivando e Cézar) foram treinar para a corrida de rua na pista de atletismo da Unifor e resolveram fazer uma competição entre eles. Os cinco atletas estavam alinhados na pista de atletismo.

Veja as seguintes informações quanto à ordem deles:

• Pedro está exatamente entre Cézar e Erivando;
• Paulo não é o primeiro e Erivando não é o último;
• Edno está separado de Erivando por dois outros atletas.

Considerando esses dados, qual é a posição de Paulo?

(A) Primeira posição.
(B) Segunda posição.
(C) Terceira posição.
(D) Quarta posição.
(E) Quinta posição.

GABARITO.

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 16
(UNIFOR 2019) Para proteger os 8500 Km de litoral e as riquezas ocultas no fundo do mar, como as reservas do pré-sal e de minerais da Amazônia Azul, o Brasil tem avançado na construção de submarinos, sendo o único país da América Latina com quatro submarinos de seu próprio desenvolvimento e determinado a construir outros quatro convencionais e um quinto nuclear até 2025, como ilustrado na figura.

reforço na defesa

Um submarino pode controlar sua flutuação através de um reservatório que pode ser preenchido ou esvaziado com água do mar. O submarino da classe Scorpène com massa de 1800 toneladas e em equilíbrio no fundo do mar deseja submergir com uma aceleração constante de 2 m/s². Qual o volume de água que deve ser expelido do tanque para que o Scorpène possa subir à superfície com a aceleração indicada?

Dados: Aceleração da Gravidade g = 10 m/s²
Densidade da água: ρ = 1000 kg/m³

(A) 3,0.10ˉ¹ m³
(B) 1,5.10³ m³
(C) 3,3.10³ m³
(D) 3,0.10² m³
(E) 1,5.10² m³

GABARITO.

QUESTÃO 17
(UNIFOR 2019) A preservação do meio ambiente é um dever de todos. Em especial, as indústrias que emitem gases devem controlar a emissão de poluentes no ambiente e o não cumprimento dessa obrigação é passível de advertências e multas. O Conselho Nacional do MeioAmbiente (CONAMA) estabelece três normas que regulam a emissão de efluentes atmosféricos provenientes de fontes fixas, CONAMA 08/90, 382/06 e 436/11, fixando assim os limites máximos admissíveis para a emissão de poluentes.

Uma solução eficaz adotada pelas indústrias para controlar esses índices é o uso de um tipo de filtro, conhecido como precipitador eletrostático, que retém as partículas de poluição e as ionizam fazendo com que adquiram carga elétrica. As placas de coleta contidas nas laterais do precipitador atraem as partículas carregadas deixando-as retidas, sendo assim capazes de eliminar mais de 99% das cinzas de poluição.

A figura a seguir mostra um comparativo da poluição do ar quando (a) esse equipamento está em funcionamento e (b) quando está desativado.

Raymond A. Serway John W. Jewett Jr. Física Para Cientistas e Engenheiros. Vol. 3 - 8ª Ed. 2012 Adaptado

Um dos gases poluentes emitidos pelas fábricas é o óxido de enxofre cuja densidade é ρ = 2,60 kg/m³. Uma partícula de poluição de raio r = 5,0 x 10ˉ⁴ m está inicialmente centralizada entre as placas do coletor cuja distância vertical é d = 1,0 cm, conforme figura a seguir. A partícula leva um tempo total de 1 segundo para atravessar completamente essa região. Quando uma diferença de potencial igual a 8,125 x 10⁴ volts é estabelecida entre as placas do coletor, essa partícula sofre uma deflexão podendo atingir uma dessas placas e ficar retida, filtrando o ar.


Qual deve ser a carga mínima que a partícula deve receber para que fique retida nesse coletor?

(Considere a partícula esférica e use π = 3)

(A) 1,6 x 10ˉ¹⁹ C
(B) 3,2 x 10ˉ¹⁹ C
(C) 11,2 x 10ˉ¹⁹ C
(D) 14,4 x 10ˉ¹⁹ C
(E) 16,0 x 10ˉ¹⁹ C

GABARITO.

QUESTÃO 18
(UNIFOR 2019) O controle dos anestésicos gerais no organismo do paciente é muito importante em cirurgias.As concentrações alveolares podem ser monitoradas continuamente pela medida da concentração expiratória final do anestésico por meio da espectrometria de massa. Aespectrometria de massas é uma técnica analítica física para detectar e identificar moléculas de interesse por meio da medição da sua massa e da caracterização de sua estrutura química.

Os anestesistas usam um tipo de espectrômetro de massa na sala de operações para monitorar os gases respiratórios de pacientes submetidos à cirurgia. Nesse processo, o gás é aspirado para uma câmera à vácuo, onde é bombardeado por um feixe ionizante, os íons são então acelerados por um campo elétrico e expostos a um campo magnético na câmera de dispersão, onde apresentam uma deflexão em sua trajetória, cuja curvatura é proporcional à relação entre a carga e a massa, como mostrado na figura. Ou seja, os íons mais leves irão defletir menos, produzindo uma trajetória em arco de menor raio. Um gás que é frequentemente monitorado é o isoflurano, um anestésico inalatório que possui massa molecular igual a 3,0 x 10ˉ²⁵kg.

Uma molécula ionizada desse gás com carga 1,6 x 10ˉ¹⁹C se move com velocidade de 8,0 x 10³ m/s, perpendicular ao campo magnético, em uma trajetória circular de raio 0,10 metros. Qual o módulo do campo magnético utilizado por esse espectrômetro?


(A) 0,10 T
(B) 0,13 T
(C) 0,15 T
(D) 0,17 T
(E) 0,19 T

GABARITO.

QUESTÃO 19
(UNIFOR 2019) Diapasão é um instrumento metálico em forma de forquilha, que serve para afinar instrumentos e vozes através da vibração de um som musical de determinada altura. Ao ser golpeado contra uma superfície, as duas extremidades da forquilha do diapasão vibram, produzindo a nota que será utilizada para afinar o instrumento musical. Em geral, é necessário encostar a outra extremidade do diapasão na caixa de ressonância do instrumento para amplificar seu som e permitir que seja ouvido à distância.

Nesse contexto, considere um violinista de uma de terminada orquestra deixando cair um diapasão de frequência 440 Hz. Com uma superaudição para notas musicais, este violinista ouve uma frequência de 436 Hz do diapasão na iminência de tocar no chão. Desprezando a resistência do ar, a altura da queda é


(A) 9,4 m.
(B) 4,7 m.
(C) 0,94 m.
(D) 0,47 m.
(E) Inexistente, pois a frequência deve aumentar à medida que o diapasão se aproxima do chão.

GABARITO.

QUESTÃO 20
(UNIFOR 2019) O organismo humano, assim como os de outros animais homeotérmicos, possui mecanismos capazes de manter a temperatura do corpo constante, ou seja, sem variação, a uma temperatura corporal entre 35ºC e 40ºC (variando de espécie para espécie), logo, controlando de forma eficiente a perda de calor corporal.

A partir das informações do texto, avalie as afirmações a seguir.

I. De maneira geral, os processos de propagação de calor, que podem levar ao aumento ou à diminuição da temperatura de um corpo, ocorrem por meio dos mecanismos de radiação, de convecção e de condução.

II. Os mamíferos controlam e mantêm a temperatura corporal por meio da pelagem e das células subcutâneas que armazenam gorduras.

III. O hipotálamo é o responsável por determinar o ajuste da temperatura do corpo humano quando este é submetido a variações externas de temperatura.

IV. Para se aquecerem ou para manterem sua temperatura corporal equilibrada em dias frios, os seres humanos usualmente utilizam roupas feitas de materiais que possuem alta condutibilidade (ou condutividade) térmica.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I.
(B) II e IV.
(C) I , III e IV.
(D) II, III e IV.
(E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 21
(UNIFOR 2019) A adição de solutos não voláteis à água gera propriedades físicas na mistura, conhecidas como propriedades coligativas. Considere que a adição de 50 g de um composto desconhecido a 250 g de água gerou uma temperatura de ebulição 101,5 °C, a 1 atm.

Considerando a constante ebulioscópica da água é 0,5 °C/molal, podemos afirmar que a massa molar do composto desconhecido é de, aproximadamente,

(A) 66,7 g molˉ¹.
(B) 81,3 g molˉ¹.
(C) 92,1 g molˉ¹.
(D) 133,5 g molˉ¹.
(E) 150,4 g molˉ¹.

GABARITO.

QUESTÃO 22
(UNIFOR 2019) Em meio a uma experiência no laboratório de química, um aluno se deparou com um frasco de 100mL, rotulado como “Hidróxido de Sódio (NaOH) 0,05M”, que precisava ser neutralizado, para pH igual a 7,0, e descartado posteriormente. Para atingir seu objetivo, o aluno deveria utilizar

(A) 100mL de CH3COOH 0,05M.
(B) 50mL de H3PO4 0,05M.
(C) 100mL de H2SO4 0,025M.
(D) 50mL de NH3 0,1M.
(E) 100mL H2CO3 0,05M.

GABARITO.

QUESTÃO 23
(UNIFOR 2019) O carbono está disponível na terra em formas orgânicas e inorgânicas e em quantidade finita. Quando presente em coisas vivas, o carbono é denominado de orgânico. O carbono inorgânico é encontrado em coisas não-vivas (como rochas, conchas de animais), na atmosfera e nos oceanos. O dióxido de carbono é um gás importante na nossa atmosfera.

Evita a fuga de calor e, ao fazê-lo, aquece a atmosfera da Terra. Funciona como o vidro de uma estufa, evita que o calor escape e, por essa razão, é chamado de gás de efeito estufa. O carbono se move através do sistema da Terra de vivo para não-vivo de muitas maneiras diferentes.

Analise as seguintes afirmações sobre as formas cristalinas de apresentação do carbono:

I. O diamante é uma forma polimórfica metaestável do carbono nas condições normais de temperatura e pressão.

II. O monocristal de grafite é bom condutor de corrente elétrica em uma direção, mas não o é na direção perpendicular à mesma.

III. São formas polimórficas do carbono: grafite, diamante, fulereno C60 e nanotubos de carbono.

IV.  No grafite, as ligações químicas entre os átomos de carbono são fortes com estrutura tetraédricas e entre camadas são fracas.

V. O material constituído por uma única camada de átomos de carbono que compõe o grafite é denominado grafeno.

É correto apenas o que se afirma em

(A) IV e V.
(B) I, IV e V.
(C) II, IV e V.
(D) I, II, III e IV.
(E) I, II, III e V.

GABARITO.

QUESTÃO 24
(UNIFOR 2019) Os metais alcalinos são extremamente reativos tanto com a água quanto, até mesmo, com o oxigênio do ar. Por isso, devem ser guardados submersos em querosene. Isso acontece porque eles possuem uma grande tendência a perder elétrons, oxidando-se e atuando como agentes redutores fortes. O lítio reage mais lentamente com a água do que os demais metais alcalinos.Areação do potássio (K) com a água já é suficientemente forte e pode pegar fogo, mesmo com pequenas quantidades de reagentes.

Com o rubídio e o césio, essa reação em pequena escala já é perigosamente explosiva e, por esses metais serem mais densos do que a água, a reação ocorre abaixo da superfície dela. Com os demais metais como magnésio, ferro e zinco, a reação só ocorre sob aquecimento.

Analise as seguintes reações:

I) Ca(s) + H2O(l) → CaO(s) + H2(g)
II) Mg(s) + H2O(v) → MgO(s) + H2(g)
III) 3 Fe(s) + 4 H2O(v) → Fe3O4(s) + 4 H2(g)
IV) Zn(s) + H2O(v) → ZnO(s) + H2(g)
V) 2Na(s) + 2H2O(l) → 2NaOH(aq) + H2(g)
VI) K(s) + H2O(l) → KO(aq) + H2(g)

Marque o item em que as reações estão CORRETAS:

(A) I, II, III, VI.
(B) II, IV, V, VI.
(C) I, II, IV, V.
(D) II, III, IV, VI.
(E) II, III, IV, V.

GABARITO.

QUESTÃO 25
(UNIFOR 2019) Define-se combustão toda reação química entre um combustível e um comburente. Os combustíveis são substâncias reduzidas, portanto podem ser oxidadas, e o comburente é o oxidante, um material gasoso que contenha o gás oxigênio (O2), como o ar. Essa reação é sempre exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor. Os produtos de uma combustão completa são CO2 e água.

Considere a combustão completa das seguintes substâncias: metano, etano, metanol e etanol. Os volumes de ar necessário para a queima de 1 litro de cada uma destas substâncias no estado de vapor, todos a mesma pressão e temperatura, são, respectivamente, V1, V2, V3, V4. Considere a densidade do gás oxigênio 1,33 kg.m-3 e massa molecular 32 g/mol.

Assinale a alternativa que apresenta a comparação CORRETA entre os volumes de ar utilizado na combustão.

(A) V4 > V2 > V3 > V1
(B) V2 > V1 > V4 > V3
(C) V2 > V4 > V1 > V3
(D) V4 > V3 > V2 > V1
(E) V4 = V3 > V2 = V1

GABARITO.

QUESTÃO 26
(UNIFOR 2019) O elefante africano é conhecido por sua pele espessa e enrugada. Estes animais não possuem glândulas sudoríparas, mas quem os observa de perto poderá ver uma intrincada rede de minúsculas fendas, que fazem com que a pele do poderoso mamífero pareça asfalto rachado. Mas as rachaduras não estão ali por acaso
Disponível em: <https://g1.globo.com/natureza/noticia/2018/10/02/cientistas-descobrem-comosurgem-as-rugas-na-pele-de-elefantes-africanos.ghtml.>. Acesso em 18 Out 2018.

Sendo assim, qual seria o papel das fendas na pele nestes animais?

(A) Garantir suporte e nutrição às células da epiderme lubrificando a espessa e enrugada pele.

(B) Armazenar substâncias lipídicas conferindo proteção contra choques mecânicos.

(C) Proteger a pele do contato com parasitas, aumentando assim imunidade contra infestações.

(D) Aumentar a superfície de contato com os raios solares elevando a temperatura.

(E) Reter mais umidade do que uma superfície plana, ajudando a regular a temperatura corporal.

GABARITO.

QUESTÃO 27
(UNIFOR 2019) A incontinência pigmentar ou síndrome de BlockSulzberger é uma genodermatose rara, dominante e ligada ao cromossomo X. A condição acomete, principalmente, neonatos do sexo feminino. Quando afeta o sexo masculino, ocorre aborto espontâneo na maioria dos casos. As meninas afetadas, em geral heterozigotas, apresentam lesões de pele ao nascer. Outros sintomas incluem perda de cabelo, problemas visuais e anomalias dentárias.
Disponível em: <http://www.scielo.br/
pdf/abd/v85n3/a13v85n3.pdf>
Acesso em 02 Out 2018 (adaptado).

Diante do exposto, uma característica da condição dominante ligada ao X, é

(A) mulheres afetadas mais gravemente do que homens.
(B) ausência de transmissão de mulher para mulher.
(C) mais homens afetados do que mulheres.
(D) todas as filhas de homens afetados serão afetadas.
(E) a condição não aparece em nenhum descendente de homens afetados.

GABARITO.

QUESTÃO 28
(UNIFOR 2019) O jejum é parte de muitas culturas e religiões, algumas acreditam que este limpa o corpo e a alma e encoraja o despertar espiritual. Sabe-se que, na privação prolongada de alimentos, ocorre a degradação das proteínas musculares, o que poderia afetar o pH do sangue.

Neste contexto, o pH do sangue é alterado em função da

(A) degradação das proteínas em monossacarídeos essenciais à liberação de H+ no meio celular.

(B) alta atividade do ciclo da ureia que converte a amônia em íon amônia e este acidifica o sangue.

(C) elevada desaminação oxidativa dos aminoácidos, o que determina aumento de amônia no sangue.

(D) ação de enzimas que catalisam a conversão de grupos aminos em ureia alcalinizando o sangue.

(E) conversão dos aminoácidos nos seus alfacetoácidos correspondentes elevando a concentração de ácido cítrico.

GABARITO.

QUESTÃO 29

poluicao-plastico-mar

O mundo deve se unir para “vencer a poluição por plástico”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, em mensagem para o Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrando que as partículas de microplástico hoje presentes no oceano “superam as estrelas de nossa galáxia”.
Disponível em: https://nacoesunidas.org/mundo-estasendo
-inundado-por-lixo-plastico-diz-secretario-geral-daonu/
Acesso em 02 Out 2018 (adaptado).

(UNIFOR 2019) Refletindo que a poluição por plástico pode interferir na cadeia alimentar marinha, um dos problemas observados no futuro será

(A) a redução no número de consumidores secundários, tais como os fitoplânctons, constituído por seres autotróficos que realizam fotossíntese.

(B) a proliferação de organismos produtores, como protozoários, vermes e crustáceos, que caracterizam o zooplâncton marinho.

(C) um distúrbio no ecossistema aquático, uma vez que a poluição atingirá principalmente a base da cadeia alimentar marinha, constituída por peixes como sardinha e atum, por exemplo.

(D) a intensa multiplicação de bactérias marinhas capazes de degradar o plástico, o que levará a formação de biofilmes na superfície da água, reduzindo a incidência solar.

(E) a morte de tartarugas, focas e aves marinhas, animais esses que estão em níveis tróficos mais elevados na cadeia alimentar marinha.

GABARITO.

QUESTÃO 30
(UNIFOR 2019) Você conhece o REDOME? Pois bem, esta sigla refere-se ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, sendo o Estado do Ceará o 1º maior banco de doadores de medula óssea do Norte/Nordeste.
Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/
noticia/2018/09/12/ceara-possui-o-4o-maior-
banco-dedoadores-de-medula-ossea-do-pais-saiba-como-particpar.
ghtml) Adaptado.

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir relativas à medula óssea vermelha:

I. Sua capacidade de produção de células mielóides: glóbulos vermelhos e brancos.

II.  Em adultos, está presente nas cavidades dos ossos esponjosos e na extremidade de ossos longos.

III.  Pode ser encontrada ainda na medula espinhal do sistema nervoso central.

IV.  Pode ser considerada um órgão produtor de células linfoides, como as plaquetas.

V. Apresenta grande potencial de diferenciação tornando possível a produção de células especializadas.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I, II e V.
(B) I, III e IV.
(C) I, III e V.
(D) II, III e IV.
(E) II, IV e V.

GABARITO.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 31

ai o ai-5

(UNIFOR 2019) Foram medidas adotadas no período histórico destacado na charge:

I. Suspensão de direitos políticos de qualquer cidadão e da garantia do habeas corpus.
II. Cassação de mandatos de parlamentares e de Ministros do Supremo Tribunal Federal.
III. Decretação do recesso do Congresso Nacional.
IV.  Intervenção em Estados e Municípios.
V. Confisco de bens considerados de origem ilícita.

É correto apenas o que se afirma em:

(A) I, II e IV.
(B) II, III e IV.
(C) I, II e III.
(D) II, III e V.
(E) I, II, III, IV e V.

GABARITO.

QUESTÃO 32
Porventura aquela metade do mundo, a que chamavam quarta parte, não foi criada juntamente com a Ásia, com a África e com a Europa? E, contudo, porque a América esteve tanto tempo oculta, é chamado Mundo Novo: novo para nós, que somos os sábios; mas para aqueles bárbaros, seus habitadores, velho e mui antigo.”
(Padre Antônio Vieira. História do Futuro,
vol. 1, cap. XI, Lisboa)

(UNIFOR 2019) O autor do texto acima expressa, sobre os habitantes das Américas, uma concepção antropológica conhecida por

(A) universalismo.
(B) relativismo.
(C) etnocentrismo.
(D) positivismo.
(E) multiculturalismo.

GABARITO.

QUESTÃO 33
Em meados do século XVIII ocorreu na Europa, mais especificamente na Inglaterra, um conjunto de inovações tecnológicas que transformaram completamente a relação do ser humano com a natureza. A partir daquele momento tornou-se possível a reprodução gigantesca de bens, homens e das próprias inovações. O limite a este crescimento hoje é dado pela própria natureza e as soluções são dadas pelo progresso tecnológico. A este processo no século XVIII denominou-se Primeira Revolução Industrial.

(UNIFOR 2019) Analise as afirmações a seguir sobre as condições tecnológicas, organizacionais e sociais da Primeira Revolução Industrial:

I - A Primeira Revolução Industrial caracterizou-se por ser um processo social mais técnico do que propriamente científico, no qual as oficinas e a praticidade das invenções foram determinantes.

II - As transformações sociais foram significativas com a evolução da burguesia e de uma classe operária, que desde o início das mudanças participou dos frutos do crescimento da produção e da renda.

III - A Inglaterra, apesar de não ter sido o primeiro país a desenvolver uma sociedade plenamente de mercado, tornou-se dominante na Primeira Revolução Industrial. Este país tornou-se a “oficina do mundo”.

IV - Esta nova sociedade do grande enriquecimento e da grande transformação necessitou de matérias primas para os primeiros setores, como a lã e a seda; e combustíveis como fonte de energia, como o carvão e o petróleo.

V - Para consolidar o crescimento da nova sociedade industrial na Inglaterra foram essenciais a existência prévia de uma sociedade voltada para o mercado, ricas fontes de matéria prima na Inglaterra e no exterior e um domínio internacional dos mercados.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I, III, V.
(B) II, IV, V.
(C) I, II, III.
(D) I, IV, V.
(E) II, III, IV.

GABARITO.

QUESTÃO 34
Notícias falsas são 70% mais compartilhadas do que as verdadeiras

O poder das notícias falsas é grande, mas a essa altura não é novidade para ninguém. Foi utilizado sistematicamente inclusive para ajudar a eleger o presidente Donald Trump, em 2016. “Definir o que é verdadeiro ou falso se tornou uma estratégica política comum, substituindo debates baseados em fatos mutuamente acordados”, afirma um estudo feito por pesquisadores do MIT publicado na revista Science.

Eles perceberam que os estudos atuais sobre as famigeradas notícias falsas (ou “fakenews”) se limitam a analisar rumores únicos com o objetivo de aprimorar sistemas de detecção de mentiras para reduzir a sua propagação. Nenhuma pesquisa, no entanto, havia se dedicado a entender a diferença da dispersão entre notícias falsas e verdadeiras.

Para isso, pegaram a base de dados de seis sites de checagem de fatos, selecionando as informações com pelo menos 95% de concordância entre eles sobre a veracidade ou não de determinada notícia. Acabaram com 126 mil rumores, espalhados por 3 milhões de usuários mais de 4,5 milhões de vezes.

“As notícias falsas se difundiram de maneira significativamente mais rápida, profunda e ampla do que os fatos verdadeiros”, concluíram. Enquanto as fakenews mais influentes atingiram de mil a 100 mil pessoas, as verdadeiras raramente foram difundidas para mais do que mil pessoas. A verdade, por sua vez, leva seis vezes mais tempo para atingir um grupo de 1,5 mil pessoas.

Quando a notícia falsa se trata de política, a dispersão é ainda mais intensa. Elas atingem 20 mil pessoas quase três vezes mais rápido que os outros tipos de notícias falsas atingem 10 mil. Quando estimaram a probabilidade de uma notícia ser compartilhada, viram que as falsas têm 70% mais chances de serem compartilhadas que as verdadeiras.

(...)

A explicação, segundo os pesquisadores pode ser bem simples: novidades atraem a atenção humana. Elas contribuem para a tomada de decisão e encorajam o compartilhamento de informações porque a novidade atualiza o entendimento do mundo.
Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/03/noticias-falsas-sao-70-maiscompartilhadas-do-que-verdadeiras.html>. Acesso em 16 Out 2018.

(UNIFOR 2019) De acordo com o texto, pode-se dizer que o uso de “fake news” como estratégia política está relacionado:

(A) ao fenômeno da pós-verdade, em que, na moldagem da opinião pública, as crenças e emoções do eleitor têm mais importância que os fatos objetivos.

(B) ao baixo nível de escolaridade dos eleitores, que não conseguem distinguir notícias falsas de verdadeiras e não utilizam agências de checagem.

(C) à dinâmica eleitoral dos países desenvolvidos, onde as pessoas têm amplo acesso à internet, tendo influenciado a eleição presidencial dos EUA, em que Donald Trump foi eleito.

(D) às falhas no acesso à informação qualificada, uma vez que os eleitores não encontram portais de notícia confiáveis para conferir as notícias que recebem pelas redes sociais.

(E) à ausência de mecanismos internos de controle de redes sociais, que não punem os propagadores, e de mecanismos externos de controle por parte das instituições eleitorais.

GABARITO.

QUESTÃO 35
Em 2017, pesquisadores das Universidades de Uppsala e Estocolmo, ambas na Suécia, refizeram pesquisas com fósseis vikings encontrados há mais de cem anos. Os resultados mostraram que o esqueleto, assim como as armas, escudo, peças para jogos de guerra e dois cavalos pertenceram a uma mulher, muito viajada, que morrera por volta dos 30 anos de idade. Esta descoberta trouxe à luz novas compreensões sobre o papel das mulheres na Suécia do século X.
GALILEU. Mulheres vikings também eram
guerreiras. Disponível em www.revistagalileu.globo.
com>. Acesso em 1º Out 2018.

(UNIFOR 2019) A partir do texto, é possível afirmar, sobre o papel das mulheres na Europa medieval, que

(A) o exemplo acima descreve uma mulher que foi casada com um homem de muitas posses, por isso ela foi enterrada junto aos seus bens, demonstrando que ela era muito importante.

(B) as mulheres vikings cumpriam funções míticas e religiosas, pois em nome da pureza de seus corpos eram lembradas como sinônimo de bondade, fé e vitória frente aos inimigos.

(C) os registros encontrados são falsos, pois não é possível dizer quem os colocou naquela cova, podendo ser de um homem ou mulher que simplesmente foram jogados ali.

(D) por meio de novas metodologias de análise, é possível rever a forma como as mulheres são descritas no passado, tendo papéis importantes e fortes na sociedade medieval.

(E) a descoberta mostra que todas as mulheres vikings eram fortes, não tinham trabalhos enfadonhos, podendo ir para onde desejassem sem pedir autorização aos seus líderes.

GABARITO.

QUESTÃO 36
(UNIFOR 2019) Dentro do processo revolucionário inglês, durante a Dinastia Tudor, a política mercantilista ajudou a Inglaterra a se transformar em potência econômica. Com a indústria têxtil e a produção de carvão surgiu uma burguesia próspera.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História:
Sociedade e cidadania. Vol. 3. 2016.

A partir da situação desenhada acima, é correto afirmar que os fluxos populacionais e econômicos do período resultaram

(A) no empoderamento da nobreza monopolista e liberal, que comprou os meios de produção, garantindo forte exploração contra os trabalhadores.

(B) no surgimento do Capitalismo, que se solidificou intensamente no espaço urbano deste período, resultando no surgimento das primeiras universidades.

(C) na prosperidade da gentry, que não desejava negociar com a pequena nobreza rural, pois praticavam a agricultura comercial sem respeitar as leis.

(D) no crescimento econômico, permitindo que os pequenos e médios proprietários rurais prosperassem, afastando a gentry para longe do poder.

(E) em cercamentos, quando a gentry e os yeomen expulsaram os camponeses para fora da rota comercial da época, empobrecendo-os cada vez mais.

GABARITO.

QUESTÃO 37
A morte de Maomé gerou um vazio político e religioso, durante forte conflito no mundo islâmico. Como consequência, surgiu uma grande cisão dividindo os islâmicos entre xiitas e sunitas, após 661.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História:
Sociedade e cidadania. Vol. 1. 2016.

(UNIFOR 2019) Quais são as características que diferenciam sunitas e xiitas?

(A) Para os xiitas, somente parentes de Maomé poderiam liderar os muçulmanos; para os sunitas, quem seguisse os ensinamentos de Maomé poderia liderá-los.

(B) Para os xiitas, os omíadas eram os escolhidos de Maomé para sucessão; mas, para os sunitas, os líderes deveriam ser os abássidas, herdeiros diretos de Maomé.

(C) Entre os xiitas, a verdade não estaria em Maomé, mas noAlcorão; diferentemente dos sunitas, que seguiam a Suna, e, por isso, prestavam cega obediência a Maomé.

(D) Os xiitas acreditavam que jihad significava guerra sangrenta contra cristãos; para os sunitas, jihad significaria guerra sangrenta contra judeus nascidos em Jerusalém.

(E) Os xiitas acreditavam que Maomé pregava a paz entre religiões; os sunitas acreditavam que Maomé pregava guerra entre religiões não muçulmanas.

GABARITO.

QUESTÃO 38
(UNIFOR 2019) Com a administração científica do trabalho, de Frederick Taylor (1865-1915), a produção de cada trabalhador poderia ser medida cientificamente. Como resultado, surgiu o taylorismo tal como conhecemos.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: Sociedade
e cidadania. Vol. 3. 2016.

Tendo isso em mente, qual a meta do sistema de Taylor?

(A) Estudar o comportamento dos trabalhadores para desenvolver técnicas eficazes e seguras de trabalho e produção.

(B) Aprender sobre como os trabalhadores reagiam ao trabalho moderno para ensiná-los a trabalhar com mais eficiência.

(C) Racionalizar o processo produtivo para obter lucro com eficiência, sem gastos desnecessários para a fábrica.

(D) Explorar radicalmente os trabalhadores para que trabalhassem até morrer de exaustão sem maiores preocupações.

(E) Incentivar o valor do trabalho aos trabalhadores para e mostrar os caminhos da meritocracia para toda sociedade.

GABARITO.

QUESTÃO 39
(UNIFOR 2019) A imagem abaixo retrata o Sítio Arqueológico Cais do Valongo, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 2017. Cerca de 900 mil africanos chegaram à América do Sul pelo porto, sendo na atualidade bastante representativo simbolicamente, pois remete à memória de africanos escravizados trazidos ao Brasil até meados do século XIX.


Pensando nas marcas da escravidão na formação da sociedade brasileira, considere as seguintes afirmações:

I. A escravidão de africanos no Brasil foi notadamente justificada pelo aspecto mercantil, não se fundamentando em teorias acerca da superioridade racial do homem branco, disseminadas na Europa entre os séculos XVIII e XIX.

II. No início do século XX, o racismo se alimenta da noção de raça pura, tese biológica defendida pela Unesco em 1948, apesar das ideias contrárias disseminadas no país ao longo do século XXI.

III. No século XX, intelectuais brasileiros construíram teses que recusam o argumento biológico de superioridade racial do homem branco, apontando o racismo como resultante de questões sociais e culturais.

IV. Nos anos 1930, teses emblemáticas foram construídas em oposição ao racismo, como a da democracia racial brasileira, indicando o bom convívio entre brancos e negros, a exemplo das relações afetuosas entre crianças e suas amas de leite.

V. Nos anos 2000, para reparar danos historicamente causados aos descendentes de escravos, o Estado brasileiro adotou políticas afirmativas para oportunizar o acesso de pessoas negras às universidades, assoladas pelas heranças da escravidão.

É correto apenas o que se afirma em:

(A)  I e III.
(B) I e II.
(C) II e III.
(D) II, III e IV.
(E) III, IV e V.

GABARITO.

QUESTÃO 40
(UNIFOR 2019) “Revoltas populares deixam na história e na consciência humana uma marca indelével, mesmo quando fracassam ou são desonradas. Elas encarnam o momento, tão raro, em que a fatalidade se insurge, e o povo toma a dianteira”
(Serge Hamili, Brasil Diplomatique. Liberdade,
Igualdade, Fraternidade. Elogio às revoluções.
Edição 22, 05 de maio de 2009).

Foi nesse contexto, que a Revolução Francesa, como movimento social e político, abriu caminho para uma sociedade moderna e acabou por influenciar diversos lugares no mundo, com os seus ideais de “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”. Além dessa influência, a Revolução Francesa deixou como legado direto

(A) a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

(B) a criação da Organização das Nações Unidas (ONU).

(C) a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

(D) o sufrágio universal a todos os cidadãos.

(E) as doutrinas da Declaração de Independência Americana.

GABARITO.

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 41

Tocando em Frente
Almir Sater / Renato
Teixeira

Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque eu já chorei demais

Hoje me sinto mais forte
Mais feliz, quem sabe
Eu só levo a certeza
De que muito pouco eu sei
Ou nada sei

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente

Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
Estrada eu sou

Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora

Cada um de nós compõe
A sua própria história
E cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
De ser feliz

(UNIFOR 2019) O gênero música, como outros textos, está inter-relacionado com outros discursos que podem apresentar uma complexidade social e histórica do sujeito. Em relação à letra da música de Almir Sater e Renato Teixeira, analise as seguintes afirmações.

I. No título “Tocando em Frente”, o verbo tocar não se refere apenas ao seu significado lexical, mas também à condução do gado, à vida conduzida e ao próprio sujeito.

II. Na primeira estrofe, apresenta uma fase da vida marcada pela individualidade, a necessidade imediata própria da juventude.

III. Na terceira estrofe, ainda na primeira pessoa, apresenta as rimas “manhas/manhãs”, em que se percebe na primeira palavra – o que se aprende; e na segunda palavra – o que está posto.

IV. No trecho “cada um de nós compõe a sua história”, percebe-se um indivíduo consciente de sua posição social, mesmo sob uma ideologia, pode reverter sua história.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I, II e IV.
(B) I e IV.
(C) II, III e IV.
(D) II e IV.
(E) III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 42
Amor Proibido
Cartola

Sabes que vou partir
Com os olhos rasos d’água
E o coração ferido
Quando lembrar de ti
Me lembrarei também
Deste amor proibido
Fácil demais
Fui presa
Servi de pasto
Em tua mesa
Mas fique certa que jamais
Terás o meu amor
Porque não tens pudor
Faço tudo para evitar o mal
Sou pelo mal perseguido
Só o que faltava era esta
Fui trair meu grande amigo
Mas vou limpar a mente
Sei que errei
Errei inocente
Disponível em: https://www.letras.mus.br. Acesso em: 25 set. 2018.

(UNIFOR 2019) As marcas linguísticas disseminadas pelo texto permitem identificar o seu locutor, ou o falante desse amor proibido. Assinale a opção em que essas marcas linguísticas asseguram o gênero do locutor.

(A) Trata-se de uma figura feminina, como pode ser comprovado no verso “fui presa”.
(B) Trata-se de uma figura masculina, como atesta o verso “Sou pelo mal perseguido”.
(C) Trata-se de uma figura feminina, devido ao adjetivo certa em “mas fique certa...”.
(D) Trata-se de uma figura masculina, como autoriza o verso “Errei inocente”.
(E) Trata-se de uma figura feminina, identificada nos versos “Servi de pasto”.

GABARITO.

QUESTÃO 43
Costuma-se acreditar que, quando se relatam dados da realidade, não pode haver nisso subjetividade alguma e que relatos desse tipo merecem toda a nossa confiança porque são reflexo da neutralidade do produtor do texto e de sua preocupação com a verdade objetiva dos fatos.

Mas não é bem assim. Mesmo relatando dados objetivos, o produtor do texto pode ser tendencioso e ele, mesmo sem estar mentindo, insinua seu julgamento pessoal pela seleção dos fatos que está reproduzindo ou pelo destaque maior que confere a certos pormenores.

A essa escolha dos fatos e à ênfase atribuída a certos tipos de pormenores dá-se o nome de viés.

(...)

Nas campanhas políticas, órgãos da imprensa, dizendo-se imparciais e comprometidos com a neutralidade da informação, não podem manifestar claramente suas preferências partidárias. Mas estes acabam encontrando maneiras veladas de fazer propaganda, como, por exemplo, a prática do viés.

(...)

Para não cair na ingenuidade e para não se deixar levar pela malícia do produtor do texto, o leitor atento deve procurar reconhecer todo tipo de viés, pois essa é uma das formas de manipular o texto, pela qual o escritor cria uma imagem positiva ou negativa de um certo dado da realidade, fingindo estar sendo neutro.
PLATÃO e FIORIN. Para entender o texto – leitura e
redação. São Paulo: Ática, 1992 (fragmentos)

(UNIFOR 2019) Considerando a natureza didática desse texto, os autores objetivam

(A) fazer uma crítica à falta de informação do eleitorado brasileiro.

(B) explanar uma estratégia de produção de texto.

(C) denunciar a falta de neutralidade da imprensa.

(D) chamar a atenção para o descuido com a leitura.

(E) alertar os leitores sobre a malícia dos textos publicitários.

GABARITO.

QUESTÃO 44

A desigualdade de gênero no Brasil em 2016

(UNIFOR 2019) De acordo com o infográfico “A desigualdade de gênero no Brasil em 2016”, é correto afirmar que

(A) as mulheres estudam mais, entretanto têm salário compatível com o dos homens.

(B) a taxa de frequência média do ensino médio entre os homens brancos é maior do que a taxa das mulheres.

(C) a proporção de mulheres pretas ou pardas com representação política na Câmara é de 10,5%.

(D) o percentual de tempo dedicado aos afazeres domésticos é igual entre homens pretos ou pardos e as mulheres brancas.

(E) a s mulheres em geral trabalham 18,1h semanais em afazeres domésticos e os homens, 10,5h semanais.

GABARITO.

QUESTÃO 45
Elogio da memória

O funil da ampulheta
Apressa, retardando-a
A queda
Da areia.
Nisso imita o jogo
Manhoso
De certos momentos
Que se vão embora
Quando mais queríamos
Que ficassem.
PAES, José Paulo. Socráticas: poemas. São
Paulo: Companhia das Letras, 2011. p.49

(UNIFOR 2019) Com base na leitura do poema, considere as seguintes afirmações.

I. Não é possível ir contra o fluxo do tempo.

II. Precisamos da memória para resgatar os momentos que se foram.

III. O poeta gostaria de eternizar os bons momentos.

IV. O texto pode ser considerado uma poesia concreta.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I e II.
(B) III e IV.
(C) I, II e III.
(D) II, III e IV.
(E) I, II, III e IV.

GABARITO.

Texto para as questões 46 e 47.

Como opera a máfia que transformou o
Brasil num dos campeões da fraude de
medicamentos

É um dos piores crimes que se podem cometer. As vítimas são homens, mulheres e crianças doentes — presas fáceis, capturadas na esperança de recuperar a saúde perdida. A máfia dos medicamentos falsos é mais cruel do que as quadrilhas de narcotraficantes. Quando alguém decide cheirar cocaína, tem absoluta consciência do que coloca no corpo adentro. Às vítimas dos que falsificam remédios não é dada oportunidade de escolha. Para o doente, o remédio é compulsório. Ou ele toma o que o médico lhe receitou ou passará a correr risco de piorar ou até morrer. Nunca como hoje os brasileiros entraram numa farmácia com tanta reserva.
PASTORE, Karina. O Paraíso dos Remédios Falsificados.
Veja, nº 27. São Paulo: abril, 8 jul. 1998, p. 40-41.


QUESTÃO 46
(UNIFOR 2019) No trecho “Nunca como hoje os brasileiros entraram numa farmácia com tanta reserva”, o termo destacado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por

(A) estoque.
(B) cautela.
(C) economia.
(D) retenção.
(E) acúmulo.

GABARITO.

QUESTÃO 47
(UNIFOR 2019) No período "Às vítimas dos que falsificam remédios não é dada oportunidade de escolha", o termo destacado exerce a função sintática de

(A) sujeito.
(B) objeto direto.
(C) objeto indireto.
(D) complemento nominal.
(E) agente da passiva.

GABARITO.

QUESTÃO 48
Assaltos insólitos

[...]

— É um assalto, fica quieto senão leva chumbo.

Ele já se preparava para toda sorte de tragédias quando um dos ladrões pergunta:

— Cadê o patrão?

Num rasgo de criatividade, respondeu:

— Saiu, foi com a família ao mercado, mas já volta.

— Então vamos lá dentro, mostre tudo. Fingindo-se, então, de empregado de si mesmo, e, ao mesmo tempo para livrar sua cara, começou a dizer:

— Se quiserem levar, podem levar tudo, estou me lixando, não gosto desse patrão. Paga mal, é um pão-duro. Por que não levam aquele rádio ali? Olha, se eu fosse vocês, levava aquele som também. Na cozinha tem uma batedeira ótima da patroa. Não querem uns discos? Dinheiro não tem, pois ouvi dizerem que botam tudo no banco, mas ali dentro do armário tem uma porção de caixas de bombons, que o patrão é tarado por bombom.

Os ladrões recolheram tudo o que o falso empregado indicou e saíram apressados. Daí a pouco chegavam a mulher e os filhos.

Sentado na sala, o marido ria, ria, tanto nervoso quanto aliviado do próprio assalto que ajudara a fazer contra si mesmo.
SANTANNA, Affonso Romano. Porta de colégio
e outras crônicas, São Paulo: Ática 1995.

(UNIFOR 2019) O texto “Assaltos insólitos” é uma crônica porque

(A) expressa a opinião de um jornal ou de uma revista sobre um assunto da atualidade.

(B) apresenta relatos de fatos com acréscimo de entrevistas e comentários.

(C) retrata acontecimentos do cotidiano com caráter crítico.

(D) sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente.

(E) apresenta uma moral no final do texto.

GABARITO.

QUESTÃO 49

eu sou a maria que não vai com as outras

(UNIFOR 2019) No texto publicitário, o termo "que" se justifica pelo fato de

(A) inferir que há outras Marias iguais a ela.
(B) ressaltar a singularidade da Maria.
(C) recuperar o termo “eu”.
(D) explicar a situação da Maria.
(E) apresentar versões da Maria.

GABARITO.

Texto para as questões 50 e 51.

Mãos Dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer,
a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.
ANDRADE, C Drummond. Obra Completa e Prosa.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1974, p. 111.

QUESTÃO 50
(UNIFOR 2019) Sobre o poema de Drummond, assinale a alternativa CORRETA:

(A) A volta ao passado é o principal tema do poema.

(B) Há vários versos que enaltecem temas caros ao Romantismo.

(C) O poema faz apologia ao mundo futuro.

(D) O lirismo contemplativo, o escapismo romântico e o pessimismo decadentista constituem a essência do poema.

(E) O poeta foge do individual e se volta para o coletivo e a solidariedade.

GABARITO.

QUESTÃO 51
(UNIFOR 2019) Drummond expressa neste poema aspectos do fazer poético, deixando claras suas intenções e a direção que sua poesia irá tomar. Esse processo de escrever desnudando o ato de escrever constitui uma das principais características da literatura moderna.

Assinale a alternativa que indica essa característica.

(A) Intertextualidade.
(B) Metalinguagem.
(C) Discurso Indireto.
(D) Dialogismo.
(E) Intencionalidade.

GABARITO.

Texto para as questões 52 e 53.

Leitura

Era um quintal ensombrado, murado alto de pedras.
As macieiras tinham maçãs temporãs, a casca
vermelha do escuríssimo vinho,
o gosto caprichado das coisas fora do seu tempo
desejadas.
Ao longo do muro eram talhas de barro.
Eu comia maçãs, bebia a melhor água, sabendo
que lá fora o mundo havia parado de calor.
Depois encontrei meu pai, que me fez festa e não
estava doente e nem tinha
morrido, por isso ria, os lábios de novo e a cara
circulados de sangue, caçava
o que fazer para gastar sua alegria: onde está
meu formão, minha vara de pescar,
cadê minha binga, meu vidro de café?
Eu sempre sonho que uma coisa gera, nunca nada está morto.
O que não parece vivo, aduba.
Ao que parece estático, espera.
PRADO, Adélia – Bagagem,1976.

QUESTÃO 52
(UNIFOR 2019) Com base na leitura do poema, considere as seguintes afirmações.

I. O eu-lírico descreve recordações de uma cena doméstica, familiar.

II. Há um mergulho no sonho, na imaginação.

III. As imagens: “quintal ensombrado”, “maçãs temporãs”, “melhor água” constituem apenas reminiscências.

IV. Observa-se o uso de metalinguagem: o sonho gerou o poema

É correto apenas o que se afirma em

(A) I, II e III.
(B) I, II e IV.
(C) I e II.
(D) II, III e IV.
(E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 53
(UNIFOR 2019) Do ponto de vista da composição do poema Leitura de Adélia Prado, é CORRETO afirmar que

(A) É predominantemente dissertativo, servindo as imagens como fundo para a digressão.

(B) É predominantemente descritivo, construído apenas com termos concretos: quintal, maçãs, macieiras, muro, água, retratando um cenário familiar específico.

(C) Equilibra em harmonia descrição, narração e dissertação à medida que suas recordações saem do plano das reminiscências, sofrem transformações e dão margem a digressões.

(D) É predominantemente narrativo, visto que o eu-lírico evoca os acontecimentos que marcaram o encontro com seu pai.

(E) Equilibra narração e dissertação, com o uso de imagens que servem como fundo para a digressão.

GABARITO.

QUESTÃO 54
Entenda por que o letramento precoce pode ser prejudicial
Juliana Duarte

Aprender a ler e a escrever antes do tempo pode excluir etapas decisivas no desenvolvimento das crianças O letramento precoce é um assunto permeado por controvérsias. Enquanto algumas instituições de ensino apostam em atividades ligadas à leitura e à escrita, outras defendem a ideia de que é preciso preparar a criança antes de abordar esse tipo de assunto.

Introduzida pelo filósofo e educador austríaco Rudolf Steiner (1861-1925) em 1919, a pedagogia Waldorf defende que os pequenos (com até 7 anos de idade) tenham apenas uma responsabilidade na escola: brincar. Ao participar de jogos e atividades lúdicas, meninos e meninas desenvolvem diversas habilidades, entre físicas e motoras, além de um estímulo essencial para a vida: a confiança.

Segundo a teoria, nessa fase o aluno tende a gastar muita energia e se prepara fisicamente – isso é fundamental para o seu desenvolvimento neurológico e sensorial. Tais capacidades refletem em domínio corporal, linguagem oral e, principalmente, contribuem para a inteligência da criança.

Em poucas palavras: na educação infantil, aprimorar essas características é mais importante do que aprender a ler o próprio nome. “Eliminar atividades que favorecem a criatividade e o pensamento pode ter consequências graves. Infelizmente, muitas dessas práticas estão sendo substituídas pela escolarização antecipada”, alerta Luiz Carlos de Freitas, diretor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Disponível em:<http://www.revistaeducacao.com.br/por-que-o-letramento-precoce-pode-ser-prejudicial/>. Acesso em 16 Out 2018.

(UNIFOR 2019) De acordo com o texto, é correto afirmar que

(A) aprender a ler e a escrever pode excluir etapas decisivas no desenvolvimento da criança.

(B) a criança com 7 anos de idade já pode ser alfabetizada sem prejuízo em sua formação.

(C) a educação infantil deve ter jogos e práticas lúdicas que favoreçam a escolarização.

(D) as atividades lúdicas e os jogos na educação infantil são mais importantes do aprender a ler.

(E) aprender a ler o próprio nome na educação infantil aprimora o desenvolvimento mental da criança.

GABARITO.

INGLÊS

QUESTÃO 55
This happened two or three years ago in Indonesia
on a business trip... and I was invited to the Area
Manager’s house for dinner, which was lovely. I met
his wife and children. The kids were terribly sweet.
Especially his son was only ten years old. He was
so cute! Anyway, I patted the boy on his head …
and I noticed that everybody looked embarrassed.
I knew I’d done something wrong, but I didn’t know
what it was. I learnt afterwards that in Indonesia
you must never touch someone’s head, because
it’s rude. Anyway, my hosts were really nice and
I had an enjoyable evening. In fact, I saw them
again earlier this year. Their son is a lot taller now
and I can’t even touch his head.

(UNIFOR 2019) O narrador desse comentário mostra-se impressionado com o fato de, na Indonésia,

(A) ser proibido o toque de adultos na cabeça de crianças.

(B) não se deve nunca acariciar a cabeça de crianças.

(C) não ser permitido toques na cabeça de crianças.

(D) não ser permitido carícias na cabeça de alguém.

(E) não se deve nunca tocar na cabeça de alguém.

GABARITO.

QUESTÃO 56
Well, this wasn’t a big cultural faux pas, but it was interesting. I had to go to Australia last year. I was travelling around a lot – I had lots of meetings – so I often took taxis. I give generous tips when I travel – after all, they’re all expenses – but I realized that nearly all the taxi drivers seemed offended by me. You see, in Australia it’s always best to sit in the front seat of a taxi. You know, actually next to the driver. If you sit in the back, they think you are being superior – that you think you are better than them.

(UNIFOR 2019) A presente narrativa propõe-se a

(A) divulgar a melhor maneira de mobilidade urbana na Austrália.

(B) informar aos turistas a importância da gorjeta ao tomar um táxi.

(C) divulgar que atualmente devemos evitar sentar ao lado do motorista de táxi na Austrália.

(D) recomendar o melhor local para um passageiro ao usar um táxi na Austrália.

(E)  reforçar que na Austrália o turista considera-se melhor que o motorista de táxi.

GABARITO.

QUESTÃO 57

o amor e lindo

(UNIFOR 2019) Com base na leitura do cartum, conclui-se que

(A) amar não é querer alguém construído, mas construir alguém querido.
(B) diz-me com quem andas e te direi quem és.
(C) o amor não envelhece, morre menino.
(D) quem ama perdoa.
(E) o amor é lindo.

GABARITO.

Texto para as questões 58 e 59.

ASK THE NURSE
Nurse Anthea answers your questions.
This week’s topic is bacteria.

Question - “I’m worried about my baby. She is crawling around on the floor and putting all sorts of things into her mouth.”

Nurse Anthea - Don’t worry. Children who live in spotlessly clean houses do not have much exposure to bacteria, so their immune systems don’t get the practice of fighting bacteria. Research shows that children living in houses that are not spotlessly clean, who have contact with animals and faecal matter, get fewer illnesses than children living in spotless homes.And there’s evidence that children who live with pets get fewer allergies.

Question - Is there a cure for MRSA (methicillinresistant Staphylococcus aureus)?

Nurse Anthea - There’s an antibiotic called Vancomycin. This is our last weapon against MRSA, but in time it will be useless too. One type of Staphylococcus aureus is now resistant to Vancomycin – so it is VRSA- Vancomycin resistant. There is a possibility of a bacterium which will be resistant to all antibiotics.

We have been winning the war against bacteria for about fifty years, but soon bacteria will make a comeback and we will be where we were in the nineteenth century – with no protection from bacteria.

QUESTÃO 58
(UNIFOR 2019) Após a leitura do texto, concluímos que

(A) a sujeira é definitivamente saudável para o ser humano.

(B) crianças que convivem com animais domésticos têm menos alergias.

(C) crianças que convivem com animais domésticos e fezes são mais susceptíveis às alergias.

(D) é imprescindível a perfeita higienização das residências para evitar o desenvolvimento de alergias nas crianças.

(E) o sistema imunológico das crianças ainda não está preparado para exposições à animais domésticos e à fezes animais.

GABARITO.

QUESTÃO 59
(UNIFOR 2019) Após a leitura do texto, é possível concluir que

(A) antibióticos matam todas as bactérias.

(B) Vancomycin terá sempre 100% de efeito.

(C) VRSA é uma bactéria mais poderosa que MRSA.

(D) estamos perdendo a guerra contra as bactérias.

(E) o homem venceu a guerra contra as bactérias há cinquenta anos.

GABARITO.

QUESTÃO 60
Any suggestions?

It may not be a high-tech device, but the suggestion box has probably done more to boost corporate efficiency over the years than even the most powerful computer. Suggestion boxes allow workers to recommend ways of making their jobs easier and offer employers the chance to save money – or make even more. What suggestions do you have to make your English class, your school/company, your city, or your country run more efficiently?

(UNIFOR 2019) No texto, há uma afirmação que as caixas de sugestões fizeram mais para estimular a eficiência corporativa ao longo dos anos do que o mais poderoso computador. Elas

(A) permitem que trabalhadores sugiram meios de tornar seus trabalhos mais fáceis e ofereçam aos patrões a chance de economizar dinheiro – ou ganhar muito mais.

(B) informam aos funcionários meios de tornar seus empregos mais fáceis e oferecem aos mesmos a oportunidade de economizar dinheiro – ou produzir muito mais.

(C) recomendam aos trabalhadores ofertar seus trabalhos aos seus chefes, facilitando e oferecendo aos empregados a chance de economizar dinheiro – ou produzir muito mais.

(D) permitem que funcionários criem novos cargos, facilitando a posição dos patrões em economizar dinheiro – ou fazendo com que seus chefes lucrem muito mais.

(E) apresentam meios de tornar função dos trabalhadores mais fácil, dando a chance ao empregado de economizar dinheiro e tempo.

GABARITO.

ESPANHOL

QUESTÃO 55

Jóvenes

(UNIFOR 2019) A opção que melhor corresponde ao sentido desta frase é:

(A) Na política, as condições para a oposição são muito fáceis.

(B) Ortega y Gasset pensava que a política não é para os jovens.

(C) Não se deve ir contra a política, pois, afinal, faça-se o que se fizer, tudo voltará a ficar igual.

(D) Se a juventude não toma parte na política, outros podem decidir prejudicialmente contra ela.

(E) A política de um país é feita pelos jovens e muitas vezes resulta contra eles.

GABARITO.

QUESTÃO 56

titinha-espanhol-calvin

(UNIFOR 2019) Conforme consta na tirinha, Calvin

(A) lamenta que o período de aula seja tão curto, pois ele adora a escola.

(B) está disposto a afirmar seu direito de lutar contra a ignorância.

(C) detesta escola, pois gostava mais das coisas antes de entendê-las.

(D) entende que direito à ignorância é uma garantia constituída e está disposto a lutar por ela.

(E) acha revoltante a existência de tanta gente ignorante e defende que todos deveriam ir à escola.

GABARITO.

QUESTÃO 57
En ratones, recientemente se ha comprobado que el estrés de los progenitores machos puede modificar el contenido de su esperma y, de ese modo, transmitir una herencia genética modificada que hace que sus descendientes tengan menor reactividad emocional que la que tendrían si no hubieran sido engendrados por padres estresados.

Más interesante aún es el estudio que ha mostrado que cuando se entrena a los ratones para tenerle miedo a un olor asociándolo con una descarga eléctrica en sus patas, no sólo ellos adquieren ese miedo, sino también sus hijos e incluso los descendientes de sus hijos, es decir, la siguiente generación. Se ha descubierto, además, el mecanismo por el que esa transmisión tiene lugar, en concreto: ese olor al asociarse con la descarga eléctrica, activa un gen del cerebro de los ratones relacionado con la expresión en sus fosas nasales de una molécula receptora para el mismo.

Ese gen es entonces específicamente alterado (desmetilado) en la línea germinal, es decir, en el esperma, y se transmite entonces a los descendientes con una capacidad aumentada para detectar ese particular olor. El trabajo es especialmente importante porque demuestra el extraordinario poder de la epigenética, al mismo tiempo que viene también a dar la razón a las teorías del naturalista francés Jean Baptiste Lamarck (1744-1829) cuando proponía que los descendientes podrían heredar el conocimiento adquirido por los padres durante su vida.

Nos queda mucho por saber sobre las propiedades y el funcionamiento de la epigenética, pero no es descartable que la investigación en ese sentido nos depare algunas o muchas sorpresas sobre factores de todo tipo hasta ahora inadvertidos que pudieran ser la clave para entender cuándo y cómo se forman las mejores memorias.
MORGADO, Ignácio. Aprender, recordar y olvidar -
Claves cerebrales de la enseñanza eficaz. Barcelona: Ariel, 2014.

(UNIFOR 2019) De acordo com as informações apresentadas no texto de Ignácio Morgado, verifica-se que

(A) a antiga crença de que o ser humano é uma tabula rasa, um recipiente vazio, disponível para receber incondicionalmente qualquer tipo de condicionamento e aprendizado é falsa.

(B) não seria mais necessário comparecer à escola em nenhum de seus níveis, dado que a genética demostrou que o aprendizado é herança dos pais e somente precisa ser ativado.

(C) a antiga crença de que o ser humano é uma tabula rasa, um recipiente vazio, disponível para receber incondicionalmente qualquer tipo de condicionamento e aprendizado é verdadeira.

(D) os maus tratos aos animais utilizados em laboratórios, tal como Baptiste Lamarck o havia advertido, precisam parar, a começar pelos estímulos elétricos.

(E) Jean Baptiste Lamarck acreditava que todos os aprendizados humanos dependem da experiência individual, mas as experimentações contemporâneas em epígenética o desmentem.

GABARITO.

QUESTÃO 58

aviso de seguridad

(UNIFOR 2019) Analise as orientações abaixo, com base no aviso de segurança.

I. No trabaje en condiciones de humedad.
II. No fume mientras reabastece el combustible.
III. No trabaje en espacios interiores.
IV. No conecte el generador directamente al suministro eléctrico de la vivienda.

A opção que indica as precauções para utilização de um gerador na ordem disposta no aviso de segurança acima, a partir do primeiro quadro e no sentido horário, é:

(A) II, I, IV, III.
(B) II, IV, I, III.
(C) IV, I, III, II.
(D) III, II, IV, I.
(E) III, I, IV, II.

GABARITO.

QUESTÃO 59
Madrid reduce la velocidad a 30 kilómetros por
hora en el 80% de sus calles

Este viernes se aprueba la nueva Ordenanza de Movilidad Sostenible, una norma que, cuando entre en vigor (tras su publicación en el BOCM, quetardar entre 5 y 15 días) va a cambiar la forma en que los ciudadanos se relacionan con el espacio público de Madrid. Entre otras novedades, todas las calles de un carril o de un carril por sentidolimitadas a 30 kilómetros por hora, las motos no podrán aparcar en aceras de menos de tres metros de ancho ni cerca de los pasos de peatones — paraa los caminantes —, mientras que las bicis podrán girar a la derecha con el semáforo en rojo siempre que esté expresamente indicado.Además, la norma —que todavía podría sufrir alguna modificación este viernes— incluye que, a partir del próximo 23 de noviembre, seen marcha Madrid Central, el área de tráfico restringido que ocupa la mayor parte del distrito de Centro y que solo permitirá acceder a la zona a residentes y transporte público, además de algunas excepciones. Estas son las novedades de la normativa.
Disponível em https://elpais.com/ccaa/2018/10/05/
madrid/1538723417_390681.html, acesso em
05/10/2018.

(UNIFOR 2019) A opção que lista os verbos ocultados no texto acima, em sequência e conjugação correta, é.

(A) gusta; indicarán; estorbar; ha puesto.
(B) suele; quedarán; favorecer; ponga.
(C) avanza; fincarán; ayudar; agremien.
(D) genera; tornaron; condujo; proyecte.
(E) acostumbra; siendo; acondicionar; evite.

GABARITO.

QUESTÃO 60
La administración de la ONU esperaba ver en la Asamblea General un duro enfrentamiento entre los partidarios de Trump y sus opositores. Pero sucedió otra cosa. A pesar de que varios países, como Francia, denunciaron los métodos del inquilino de la Casa Blanca, Rusia procedió más bien a un análisis de la alianza occidental. Para Moscú, la gran mayoría de los problemas actuales se debe a la voluntad de las antiguas potencias coloniales de mantener a toda costa su dominación sobre el resto del mundo. Pero una poderosa coalición se ha formado para enfrentarlas.
http://www.voltairenet.org/es, acesso em 24/04/2018

(UNIFOR 2019) A opção que propõe um título conivente com o conteúdo do texto acima é:

(A) ¿Quién viola el Tratado INF? ¿Washington? ¿Moscú? ¿Ambos?

(B) Discurso de Miguel Díaz-Canel en el 73º Período de Sesiones de laAsamblea General de la ONU

(C) La Corte Internacional de Justicia suspende varias sanciones de Estados Unidos contra Irán

(D) ONU, nacimiento del mundo postoccidental

(E) ¿Y ahora qué? ¿Sanciones de Moscú y Washington contra Londres, París y TelAviv?

GABARITO.

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