PUC-RJ: Considere as afirmativas abaixo acerca da chamada reação republicana e da crise enfrentada

PUC-RJ: Considere as afirmativas abaixo acerca da chamada reação republicana e da crise enfrentada pelo sistema político da Primeira República no Brasil, no contexto das eleições presidenciais de 1922.

I - Resultado do descontentamento de parte das oligarquias, a reação republicana lançou o nome de Nilo Peçanha à presidência, buscando derrubar o pacto oligárquico vigente na República.

II - Ciente das difi culdades a serem enfrentadas em sistema eleitoral marcado pela fraude e pela manipulação, a reação republicana procurou aproximar-se de setores militares descontentes com sua posição secundária no cenário político.

III - Tendo seu candidato derrotado nas eleições, a reação republicana manteve a mobilização popular e reforçou o acirramento dos ânimos entre os militares, levando o país a enfrentar uma série de levantes internos.

IV - Entre os militares revoltosos, era central a crítica à imoralidade da política vigente e ao seu controle pelas oligarquias.

Estão corretas APENAS as afirmações

(A) I e II
(B) I e III
(C) III e IV
(D) II e IV
(E) II e III

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-RJ: Movimentos sociais e políticos de caracteres distintos marcaram o final do século XVIII na América portuguesa.

RESOLUÇÃO:
primeira afirmativa está errada porque a reação republicana não buscava derrubar o sistema oligárquica, mas apenas criar o eixo alternativo de poder. A terceira afirmativa está errada, porque, em meio à revolta militar e ao temor por possível desmonte do sistema político, ocorre um recuo das oligarquias dissidentes e da própria reação republicana que vota a favor da instalação do estado de sítio proposto pelo governo. Os revoltosos também não contaram com o apoio de setores mais tradicionais das forças armadas.

GABARITO:
(D) II e IV

PRÓXIMA QUESTÃO:
- PUC-RJ: Contando com imprensa própria e grande capacidade de mobilização para seus eventos e manifestações de rua, a Aliança Nacional Libertadora (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB) conquistaram corações e mentes de milhares de brasileiros ao longo dos anos 1930 e se constituíram em efetivos movimentos de massa.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-RJ 2019.1 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários