PUC-RJ: Contando com imprensa própria e grande capacidade de mobilização para seus eventos e manifestações de rua

PUC-RJ: Contando com imprensa própria e grande capacidade de mobilização para seus eventos e manifestações de rua, a Aliança Nacional Libertadora (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB) conquistaram corações e mentes de milhares de brasileiros ao longo dos anos 1930 e se constituíram em efetivos movimentos de massa.

Sobre essas associações, é CORRETO afirmar que

(A) em meio ao expressivo crescimento da ANL na capital e nos Estados e sob o impacto de inúmeras greves, o governo Vargas apoiou-se na recém promulgada Lei de Segurança Nacional para fechar a organização.

(B) como opositora ao governo de Getúlio Vargas, a AIB entendia que o fortalecimento dos partidos políticos era uma condição fundamental para a construção de uma nação mais democrática e desenvolvida.

(C) tendo Luís Carlos Prestes como presidente de honra, a ANL foi uma organização exclusivamente comunista que fomentava a ação revolucionária para a instalação de uma ditadura do proletariado.

(D) embora sustentassem distintos projetos para o Brasil, a AIB e a ANL lutaram pela manutenção da liberdade de expressão e mantiveram relações cordiais e pacíficas ao longo de todo o período.

(E) sob a liderança de Plinio Salgado, a AIB mantinha uma estrutura organizacional centralizada, hierarquizada e incorporava uma ritualística particular. Contudo, procurou evitar qualquer influência de cunho religioso.

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-RJ: Considere as afirmativas abaixo acerca da chamada reação republicana e da crise enfrentada pelo sistema político da Primeira República no Brasil, no contexto das eleições presidenciais de 1922.

RESOLUÇÃO:
item (C) está errado porque a ANL contou com a participação de grupos de orientação socialista, comunista e democrática, além da presença de integrantes do movimento tenentista. Sua proposta incluía a constituição de um governo popular e a garantia de amplas liberdades democráticas. Um dos pontos centrais da AIB é uma concepção totalitária da política que via o integralismo como único ponto de vista correto e incorporava a destruição dos partidos políticos, erro no Item (B). O movimento também tinha como traço importante o reforço de uma concepção cristã, vendo na religião um caminho para a regeneração dos costumes, erro no item (E). O item (D) está errado em função dos inúmeros confrontos e embates radicalizados entre os dois movimentos.

GABARITO:
(A) em meio ao expressivo crescimento da ANL na capital e nos Estados e sob o impacto de inúmeras greves, o governo Vargas apoiou-se na recém promulgada Lei de Segurança Nacional para fechar a organização.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- PUC-RJ: Entre 1918 e 1939, vivemos um cenário global com muitas crises e instabilidades. As afirmativas abaixo tratam desse período.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-RJ 2019.1 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários