PUC-RJ: Entre 1918 e 1939, vivemos um cenário global com muitas crises e instabilidades

PUC-RJ: Entre 1918 e 1939, vivemos um cenário global com muitas crises e instabilidades. As afirmativas abaixo tratam desse período.

I - A situação internacional pode ser medida pela eclosão de confl itos em diversos continentes como, por exemplo: a Guerra Sino-Japonesa, a invasão da Etiópia pela Itália e a Guerra Civil espanhola.

II - A economia dos países capitalistas se deteriorou, a partir de 1929, com a crise econômica iniciada pela quebra da bolsa de valores de Nova Iorque.

III - O socialismo venceu, como projeto, em diversos países, reconfi gurando a ordem internacional e estabelecendo uma polarização política que levou a uma competição militar muito agressiva.

IV - As independências coloniais transformaram os continentes africano e asiático em um palco de confl itos decenais entre os governos dos grandes impérios coloniais e os movimentos de libertação nacionais.

Estão corretas APENAS as afirmações

(A) I e III
(B) II e IV
(C) I e IV
(D) III e IV
(E) I e II

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-RJ: Contando com imprensa própria e grande capacidade de mobilização para seus eventos e manifestações de rua, a Aliança Nacional Libertadora (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB) conquistaram corações e mentes de milhares de brasileiros ao longo dos anos 1930 e se constituíram em efetivos movimentos de massa.

RESOLUÇÃO:
O item III está errado, pois a polarização ideológica e militar global só se consolidou após a II guerra Mundial; o item IV está errado, pois o processo de descolonização ganha a dimensão de crise global nas décadas de 1950 e 1960.

GABARITO:
(E) I e II

PRÓXIMA QUESTÃO:
- PUC-RJ: Os anos 1960 foram marcadamente agitados no mundo, especialmente, nos EUA, sob os governos de John Kennedy (1961-1964) e Lyndon Johnson (1965-1969).

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-RJ 2019.1 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários