UFSC 2020: Com base no Texto 10 e na leitura integral de Capitães da Areia, de Jorge Amado, originalmente publicada em 1937

Texto 10

NOITE DE GRANDE PAZ

OS CAPITÃES DA AREIA OLHAM MÃEZINHA DORA, a irmãzinha Dora, Dora noiva, Professor vê Dora, sua amada. Os Capitães da Areia olham em silêncio. A mãe-de-santo Don’Aninha reza oração forte para a febre que consome Dora desaparecer. Com um galho de sabugueiro manda que a febre se vá. Os olhos febris de Dora sorriem. Parece que a grande paz da noite da Bahia está também nos seus olhos.

Os Capitães da Areia olham em silêncio sua mãe, irmã e noiva. Mal a recuperaram, a febre a derrubou. Onde está a alegria dela, por que ela não corre picula com seus filhinhos menores, não vai para a aventura das ruas com seus irmãos negros, brancos e mulatos? Onde está a alegria dos olhos dela? Só uma grande paz, a grande paz da noite. Porque Pedro Bala aperta sua mão com calor.

A paz da noite da Bahia não está no coração dos Capitães da Areia. Tremem com receio de perder Dora. Mas a grande paz da noite está nos olhos dela. Olhos que se fecham docemente, enquanto a mãe-de-santo Aninha enxota a febre que a devora.

A paz da noite envolve o trapiche.
AMADO, Jorge. Capitães da Areia.
São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 219.

QUESTÃO 11
UFSC 2020: Com base no Texto 10 e na leitura integral de Capitães da Areia, de Jorge Amado, originalmente publicada em 1937, no contexto sócio-histórico e literário da obra e, ainda, de acordo com a variedade padrão da língua escrita, é correto afirmar que:

01. em “sua mãe, irmã e noiva” (linha 06), o autor faz referência a três personagens diferentes que integram o bando.

02. a febre que acomete a personagem é resultado de uma tuberculose, da qual Dora acaba se recuperando mais tarde.

04. o excerto explora a sinestesia em “Os olhos febris de Dora sorriem” (linha 04).

08. ao longo da obra, ocorre uma epidemia entre as personagens mais pobres que não atinge a elite baiana, branca, rica e bem nutrida.

16. Jorge Amado é um dos integrantes da Geração de 30, importante momento do romance brasileiro, ao lado de escritores como Graciliano Ramos, Erico Verissimo e Rachel de Queiroz.

QUESTÃO ANTERIOR:
UFSC 2020: Com base na leitura de três fragmentos do conto “A mão no ombro”, da coletânea Melhores contos de Lygia Fagundes Telles, originalmente publicada em 1983, no contexto sócio-histórico e literário da obra e, ainda, de acordo com a variedade padrão da língua escrita, é correto afirmar que

GABARITO:
04 + 16 = 20

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UFSC 2020: Com base no Texto 11 e na leitura integral de Os milagres do cão Jerônimo, de Péricles Prade, originalmente publicada em 1970, no contexto sócio-histórico e literário da obra e, ainda, de acordo com a variedade padrão da língua escrita, é correto afirmar que

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UFSC/UFFS 2020 1º Dia com Gabarito

REDAÇÃO DA PROVA:
Redação UFSC/UFFS 2020: Cenário da exclusão escolar no Brasil

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários