ENADE 2019: Uma adolescente de 16 anos de idade e seu atual companheiro chegaram à unidade básica de saúde

ENADE 2019: Uma adolescente de 16 anos de idade e seu atual companheiro chegaram à unidade básica de saúde acompanhados de uma agente comunitária de saúde, pois foi identificada, durante visita domiciliar, suspeita de gravidez sem acompanhamento de pré-natal. Na consulta, a enfermeira identificou que a adolescente teve múltiplos parceiros e que praticou atividade sexual sem uso de preservativos, sendo ainda usuária de crack e maconha.

Os principais achados dos exames físico e obstétrico foram: presença de manchas nas palmas das mãos, altura uterina de 28 cm, batimento cárdio-fetal (BCF) e movimento fetal (MF) presentes. Foram realizados os testes rápidos (sífilis, HIV, Hepatite C e Hepatite B) da gestante e do seu companheiro, sendo o resultado reagente para sífilis em ambos.

Diante do caso apresentado e dos protocolos e diretrizes da Política Nacional de Saúde da Mulher, avalie as afirmações a seguir.

I. O encaminhamento dessa gestante ao pré-natal de alto risco é indicado, visto que a adolescente está com mais de 26 semanas de gestação, apresentando sinais de sífilis terciária ou latente (1 ano ou mais de evolução ou duração ignorada) e que o teste rápido de sífilis foi reagente.

II. A oferta dos testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis para a gestante e o parceiro na primeira consulta de pré-natal é protocolo independentemente do histórico de uso de drogas e da multiplicidade de parceiros.

III. A mulher tratada em decorrência de sífilis durante a gestação ou no momento do parto deve ser acompanhada com VDRL no pós-parto, em intervalos trimestrais. A negativação do teste indica alta ambulatorial, o que geralmente acontece no primeiro ano.

IV. A instituição de tratamento com penicilina é dispensada, pois a gestante não está no primeiro trimestre da gestação, período em que ocorre a transmissão vertical da sífilis.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: Um homem de 53 anos de idade, aposentado, tabagista e com ensino fundamental incompleto faz acompanhamento há dois meses na Unidade de Saúde da Família para tratamento de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2).

GABARITO:
C) II e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: O monitoramento dos processos de esterilização de materiais é responsabilidade direta do enfermeiro que gerencia a Central de Material e Esterilização (CME), caracterizando-se como uma das principais formas de controle de qualidade nos serviços de saúde.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Enfermagem com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários