ENADE 2019: A tecnologia pode ser classificada tanto como um saber quanto por seus desdobramentos

ENADE 2019: A tecnologia pode ser classificada tanto como um saber quanto por seus desdobramentos materiais e não materiais na produção dos serviços de saúde.

As práticas do trabalho devem incluir as diversas tecnologias em adequação às necessidades de saúde, que são as ações e os serviços dos quais as pessoas precisam para ter melhores condições de vida. As tecnologias materiais podem ser classificadas como leves, leve-duras e duras.

As tecnologias leves não são tangíveis, as duras são tangíveis e as leve-duras são um misto dessas duas. Todas tratam a tecnologia de forma abrangente, mediante análise de todo o processo produtivo até o produto final.
MERHY, E. E. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2005 (adaptado).
Quanto ao uso de tecnologias no processo de trabalho do enfermeiro, avalie as afirmações a seguir.

I. As tecnologias duras englobam os recursos materiais utilizados no ato do cuidado em saúde.

II. O pensamento crítico é um instrumento de tecnologia dura, o qual subsidia a prática do enfermeiro na utilização do processo de enfermagem.

III. As tecnologias leves integram o ato de cuidar em si, estando relacionadas às diferentes formas de interação com a pessoa.

IV. A humanização do atendimento, como tecnologia leve, é uma forma de gerenciamento do trabalho nas relações interpessoais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) III e IV.
C) I, II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: Considerando as informações dos textos e dos gráficos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

GABARITO:
D) I, III e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: Um jovem que durante os últimos três anos de sua vida trabalhou em uma empresa de fruticultura situada no Ceará desenvolveu uma doença hepática que o levou a óbito aos 31 anos de idade.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Enfermagem com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários