ENADE 2019: Um homem de 53 anos de idade, aposentado, tabagista e com ensino fundamental incompleto

ENADE 2019: Um homem de 53 anos de idade, aposentado, tabagista e com ensino fundamental incompleto faz acompanhamento há dois meses na Unidade de Saúde da Família para tratamento de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Faz uso de metformina e insulina regular quando o hemoglicoteste (HGT) está acima de 400 mg/dL.

Não trabalha devido ao problema de saúde e não gosta de praticar exercícios físicos. Segundo ele, assistir televisão é sua principal atividade de lazer. Relata que ingere muita água, que faz três refeições diárias e que está com dificuldades para dormir, acordando várias vezes durante a noite.

Em determinada ocasião, compareceu para consulta de enfermagem relatando dor no pé direito, cansaço e fraqueza. Ao exame físico constatou-se peso corporal de 99 kg, 1,70 m de altura, índice de massa corporal (IMC) de 34,25 kg/m² e pressão arterial de 160 x 90 mmHg. O resultado do HGT às 06:30 foi de 452 mg/dL. O paciente trazia consigo o frasco de insulina.

Considerando os cuidados de enfermagem adequados ao caso clínico apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Supervisionar o controle dos níveis pressóricos e glicêmicos, orientar o paciente a transportar a insulina com gelo seco e guardar na porta da geladeira e oferecer apoio educativo para as necessidades individuais.

II. Solicitar exames previstos no protocolo, estimular o autocuidado e a adesão ao tratamento, envolvendo familiares no cuidado, e sugerir a participação em grupos educativos.

III. Estimular a execução de atividades físicas, a perda de peso e, caso não haja modificações na pressão arterial, instituir tratamento medicamentoso.

IV. Orientar sobre as modificações de estilo de vida, não expor a insulina ao sol e negociar plano de cuidados baseado nos achados clínicos e na avaliação de risco.

V. Instituir um plano de cuidado interprofissional visando à perda de peso, avaliar o membro inferior e sugerir mudanças no estilo de vida.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, IV e V.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: O reconhecimento dos estágios do processo de morte e morrer pela equipe multiprofissional é essencial para a compreensão das necessidades humanas e para a adoção de cuidados integrais, éticos e humanizados.

GABARITO:
E) II, IV e V.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: Uma adolescente de 16 anos de idade e seu atual companheiro chegaram à unidade básica de saúde acompanhados de uma agente comunitária de saúde, pois foi identificada, durante visita domiciliar, suspeita de gravidez sem acompanhamento de pré-natal.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Enfermagem com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários