Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Estética e Cosmética com Gabarito

Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Estética e Cosmética com Gabarito -  CONFIRA O GABARITO DE TODAS AS PROVAS  - QUESTÃO 01 O regime...
prova-do-enade-2019-tecnologia-em-estetica-e-cosmetica-com-gabarito
Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Estética e Cosmética com Gabarito


QUESTÃO 01
O regime internacional de mudanças climáticas, organizado no âmbito do Sistema das Nações Unidas há 24 anos, constitui, em essência, um arranjo institucional dinâmico e de construção permanente. Criado para facilitar o entendimento e promover a cooperação entre as 195 partes signatárias, é dotado de estrutura jurídica e organizacional próprias. A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas prevê mecanismos para a solução dos conflitos e para promoção da cooperação entre os Estados nacionais.
Disponível em: <http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v14i29.996>.
Acesso em: 22 jul. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas objetiva

A) estimular atores estatais e não estatais a planejar e a executar conjuntamente programas dedicados a garantir a redução da interferência humana no meio ambiente.

B) evitar a propagação do efeito estufa por meio da criação de projetos que visem à redução das emissões a partir de medidas compensatórias, como plantação de árvores e melhor utilização de recursos naturais.

C) estabelecer mecanismos flexíveis destinados a permitir que países que não utilizam toda a sua quota prevista de emissões vendam o seu excedente a outros que necessitam de limites maiores.

D) promover o princípio da responsabilidade comum e demandas diferenciadas para permitir que os países desenvolvidos alterem a média global de aumento da temperatura acordada.

E) assegurar a continuidade dos compromissos para que as metas de redução de emissão mantenham-se regulares e estáveis ao longo dos próximos vinte anos.

GABARITO.

QUESTÃO 02

CAMPOS, A. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994 (adaptado).

ENADE 2019: Augusto de Campos é um artista concretista brasileiro cuja poética estabelece a relação de diálogo entre o aspecto visual, sonoro e tátil do texto verbal.

Com base no poema apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O aspecto sensorial é construído por meio da exploração da dimensão visual das palavras, sendo a imagem um elemento essencial do texto.

II. O artista utiliza técnicas de diagramação, harmonizando os componentes gráficos e espaciais, que se transformam em elementos de construção de sentidos diversos.

III. A impressão de movimento caótico cria o efeito de uma espécie de big-bang que atua sobre ambas as palavras: poema e bomba.

IV. A utilização do espaço é secundária para a construção de sentidos da obra, já que a palavra escrita, nesse caso, é suficiente para a leitura do poema.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 03
ENADE 2019: Na história das civilizações humanas, a agricultura esteve relacionada à origem de um fenômeno que se tornaria o marco da economia alimentar: o aumento demográfico. Entretanto, apesar de toda a força civilizatória da agricultura, muitos povos tornaram-se vulneráveis por falta de alimentos.

Mesmo com o aumento do volume de alimentos, o número de indivíduos subnutridos é grande, como demonstrado pelos dados estatísticos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A análise dos dados revela que, até 2014, a quantidade de pessoas desnutridas no mundo estava diminuindo, porém, entre 2015 e 2017, esse número aumenta.

Considerando a segurança alimentar e a nutrição no mundo, avalie as afirmações a seguir.

I. O conceito de segurança alimentar e nutricional admite que a fome e a desnutrição são problemas de oferta adequada e garantia de alimentos saudáveis, respeitando-se a diversidade cultural e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

II. A segurança alimentar e nutricional compreende a produção e a disponibilidade de alimentos, bem como o acesso à alimentação adequada e saudável.

III. A escassez da oferta de alimentos nas últimas décadas decorre da falta de processos de produção e disseminação tecnológica que garantam a produção no campo frente às mudanças climáticas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 04
ENADE 2019: Segundo resultados da última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) de 2008, a quase totalidade dos municípios brasileiros tinha serviço de abastecimento de água em pelo menos um distrito (99,4%).

Além da existência da rede, uma das formas de se avaliar a eficiência do serviço de abastecimento de água à população é examinar o volume diário per capita da água distribuída por rede geral. No ano de 2008, foram distribuídos diariamente, no conjunto do país, 320 litros per capita, média que variou bastante entre as regiões.

Na Região Sudeste, o volume distribuído alcançou 450 litros per capita, enquanto na Região Nordeste ele não chegou à metade desta marca, apresentando uma média de 210 litros per capita. Embora o volume total tenha aumentado em todas as regiões do país, comparando-se com os números apresentados pela PNSB de 2000, as diferenças regionais permaneceram praticamente inalteradas.
Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=280933>
Acesso em: 01 out. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em algumas regiões do Brasil, os índices referidos estão abaixo da média nacional, indicando diferenças de acesso de qualidade a abastecimento de água que podem impactar a saúde pública.

PORQUE

II. O aumento da eficiência da política pública de abastecimento de água no Brasil contribui para o desenvolvimento nacional, para a redução dos desequilíbrios regionais e para a promoção da inclusão social.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 05

Aldeia Watoriki, Terra Indígena Yanomami, Amazonas Roraima Aldeia Gavião Parkatejê, Terra Indígena Mãe Maria, Pará

O Supremo Tribunal Federal definiu, em 2009, os critérios para o reconhecimento de determinada terra como território indígena, sendo eles: o marco da tradicionalidade da ocupação; o marco temporal da ocupação; o marco da concreta abrangência e finalidade prática da ocupação tradicional; e, por fim, o marco da proporcionalidade, que consiste na aplicação do princípio da proporcionalidade em matéria indígena.

De acordo com o marco da tradicionalidade da ocupação, para que uma terra indígena possa ser considerada tradicional, as comunidades indígenas devem demonstrar o caráter de perdurabilidade de sua relação com a terra, caráter este demonstrado em sentido de continuidade etnográfica.
Disponível em: <https://doi.org/10.12957/publicum.2018.37271>.
Acesso em: 27 set. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: Com base nas imagens e informações acerca dos referidos marcos para o reconhecimento de determinada terra como indígena, avalie as afirmações a seguir.

I. A tradicionalidade é um elemento fundamental para a perpetuação dos vínculos territoriais das populações indígenas, já que remete ao caráter estático de seus modos de vida.

II. Os marcos de reconhecimento da ocupação viabilizam o alcance do direito de utilização das terras em diferentes tipos de atividades produtivas por parte das comunidades indígenas.

III. O critério de ocupação tradicional considera que a terra indígena proporciona elementos materiais e simbólicos essenciais à transmissão dos legados culturais entre gerações.

IV. O reconhecimento de terras ancestrais integra-se à lógica da homogeneidade cultural, já que esta medida valoriza a cultura e a participação dos povos indígenas como elementos do amálgama cultural brasileiro.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 06
ENADE 2019: Conforme dados do Atlas da Violência 2019, apresentados no gráfico a seguir, verifica-se o crescimento no número de homicídios de mulheres no país durante o período de 2007 a 2017.

Nesse período, a taxa de homicídios entre as mulheres negras cresceu mais do que a taxa de homicídios entre as mulheres não negras.

A classificação de raça/cor do IBGE agrega negras como a soma de pretas e pardas e não negras como a soma de brancas, amarelas e indígenas.

Número de casos por 100 mil habitantes
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Orgs.).
Atlas da violência 2019. Brasília: Ipea, 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O maior crescimento dos casos de homicídios de mulheres negras em comparação com os casos de mulheres não negras indica a relevância dos estudos a respeito das múltiplas variáveis relacionadas a este fenômeno social.

PORQUE

II. A análise do gráfico permite concluir que, no início da série histórica, havia um contexto favorável à superação da situação social de maior vulnerabilidade da mulher negra, em razão da menor diferença entre as taxas de homicídios.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 07

O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos

ENADE 2019: O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos e no planejamento de serviços deve-se considerar que as pessoas com deficiência (PCD) são usuárias legítimas, dignas e independentes. Nenhum serviço pode ser concedido, permitido, autorizado ou delegado sem acessibilidade plena, para não obstaculizar o exercício pleno dos direitos pelas pessoas com deficiência.

A acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e, por isso, não se limita a propiciar a inclusão de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e em situação vulnerável.
OLIVEIRA, S. M. de. Cidade e acessibilidade: inclusão social
das pessoas com deficiências. In: VIII Simpósio Iberoamericano em
comércio internacional, desenvolvimento e integração regional, 2017 (adaptado).

Considerando a imagem e as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Projetar e adaptar as vias públicas facilita a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo uma medida adequada de acessibilidade.

II. Padronizar as calçadas com implantação universal de rampas, faixas de circulação livres de barreiras, guias e pisos antiderrapantes atende ao princípio da acessibilidade.

III. Garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade.

IV. Implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade adequadas.

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 08
ENADE 2019: O esgotamento profissional, conhecido como Síndrome de Burnout, foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa síndrome, que foi incluída no capítulo de problemas associados ao emprego ou ao desemprego, foi descrita como uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho não administrado com êxito e caracterizado por três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida.

A nova classificação, publicada em 2018 e aprovada durante a 72ª Assembleia Mundial da OMS, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. A Classificação Internacional de Doenças da OMS estabelece uma linguagem comum que facilita o intercâmbio de informações entre os profissionais da área da saúde ao redor do planeta.
Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/05/27/oms-inclui-a
-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas.htm>. Acesso em: 06 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os programas de formação de lideranças focados na obstinação e na resistência ao erro têm sido eficazes na redução da vulnerabilidade a esse tipo de síndrome.

II. A compreensão dos sintomas de forma isolada do contexto sociocultural dificulta o estabelecimento do chamado nexo causal entre trabalho e adoecimento.

III. As relações de trabalho onde predominam o sentido de realização profissional tendem a reforçar elos de coesão e reconhecimento social favoráveis à saúde psíquica.

IV. A prevalência do protocolo clínico pautado no tratamento medicamentoso é condição determinante para a superação desse problema de saúde pública.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

Tecnologia em Estética e Cosmética

QUESTÃO 09
ENADE 2019: Em procedimentos estéticos envolvendo técnicas de microdermoabrasão (como os peelings), ultrassons (cavitação e ultracavitação), gás ionizado (jato de plasma) e radiações (LED), a utilização de determinados instrumentos é imprescindível para maximizar a sua eficiência.

Eles podem ser fabricados a partir de diferentes materiais, tais como metais, vidro e derivados de plásticos, a exemplo das ponteiras diamantadas, das ventosas (de vidro ou plásticas), das ponteiras de peeling, dos eletrodos e das agulhas.

Devido à natureza da aplicação de algumas dessas técnicas e o contato dos instrumentos utilizados com tecidos e/ou fluidos corporais, os centros de beleza e estética devem seguir normas de biossegurança.

Com relação aos procedimentos de limpeza, higienização e esterilização de materiais, avalie as afirmações a seguir.

I. Os instrumentos metálicos e de vidro podem ser esterilizados por calor úmido (autoclave).

II. A técnica de esterilização por calor seco (estufa) pode ser utilizada para instrumentos metálicos, plásticos e de vidro, pois não ultrapassa a temperatura de 160 °C.

III. Os materiais plásticos ou sintéticos são comumente higienizados com substâncias químicas, destacando-se a utilização de clorexidina, álcool 70 % e cloro ativo.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 10
ENADE 2019: A celulite, também denominada de fibroedemageloide (FEG), é uma disfunção que atinge mulheres de todas as etnias após a puberdade e que altera o aspecto da pele, dando-lhe a aparência de casca de laranja.

Para melhorar essa condição, é possível utilizar uma técnica conhecida como vacuoterapia, em que aparelhos geradores de pressão negativa realizam uma sucção localizada.
BORGES, F.S.; SCORZA, F. A. Terapêutica em estética: conceitos e
técnicas. São Paulo: Phorte, 2016 (adaptado).

Com relação aos objetivos do uso da vacuoterapia em pessoas com FEG, avalie as afirmações a seguir.

I. Incrementar as circulações sanguínea e linfática.

II. Promover mobilização profunda da pele e do tecido subcutâneo.

III. Maleabilizar o tecido conjuntivo, atuando nas estruturas fibróticas do tecido celulítico.

IV. Promover a polimerização da substância fundamental amorfa.

É correto o que se afirma em

A) I, II e III, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 11
ENADE 2019: A penetração dos cosméticos na pele pode sofrer interferência e ser reduzida na presença de microrganismos, sebo e outros materiais na superfície da pele. As vias de penetração de ativos estão representadas na figura a seguir.

As vias de penetração de ativos estão representadas na figura a seguir
Disponível em: <http://www.inventiva.ind.br/blog/comopenetramosativos>.
Acesso em: 11 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A área que está destacada pelo círculo representa a via transepidérmica, na qual, o ativo pode penetrar na pele por rota intracelular (ou transcelular) e intercelular, ou seja, pela via intracelular, as moléculas do produto passam através dos corneócitos, enquanto que, na via intercelular, as moléculas penetram passando entre os corneócitos, seguindo um caminho mais longo.

PORQUE

II. A penetração cutânea é favorecida por agentes químicos que atuam causando uma desorganização no estrato córneo, devido a isso, os veículos cosméticos são compostos por substâncias como solventes (água e etanol), tensoativos e moléculas lipídicas que alteram a resistência da pele e a interação do estrato córneo com o cosmético.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 12
ENADE 2019: Na abordagem atual em estética, em qualquer de suas áreas (facial, corporal e capilar), os resultados de tratamentos realizados em consultório são potencializados pela iniciativa de continuá-los em casa (home care).

No home care o cuidado deve ser constante, individualizado e ininterrupto, sendo que somente profissionais habilitados poderão orientar o cliente a respeito do tipo de produto, da frequência, da forma de aplicação e dos cuidados necessários.

Entretanto, com a facilidade de acesso às redes sociais, presente principalmente entre os adolescentes, observa-se um crescimento significativo na utilização de produtos sem comprovação científica de sua eficácia e sem a adequada orientação profissional.

Considerando as informações apresentadas e a alta incidência da acne entre os adolescentes, assinale a alternativa correta quanto ao tratamento domiciliar recomendado.

A) A utilização de cosméticos home care deverá ser indicada por profissional habilitado após a avaliação personalizada, considerando as lesões elementares diagnosticadas e o biotipo cutâneo.

B) Para o tratamento da acne, a aplicação de cosméticos home care torna-se facultativa, visto que os procedimentos estéticos e cosméticos realizados em consultórios são suficientes.

C) A fim de contribuir com o resultado do tratamento da acne em consultório, o profissional da estética deverá propor a aplicação em home care de cosméticos à base de pomadas.

D) No caso da acne inflamatória, com pápulas, pústulas e nódulos, o profissional da estética deverá prescrever medicamento oral para controlar a proliferação bacteriana.

E) No tratamento de acne, são utilizados produtos similares para pacientes da mesma faixa etária, independentemente da forma de avaliação, pois o objetivo é controlar a oleosidade.

GABARITO.

QUESTÃO 13
ENADE 2019: À medida que a expectativa de vida da população aumenta, cresce também o interesse por amenizar os sinais do envelhecimento. Entre os tratamentos estéticos disponíveis, a radiofrequência (RF) é uma técnica que propicia resultados rápidos e seguros.
SILVA, S. A.; PINTO, L. P.; BACELAR, I. A. O uso da radiofrequência no
rejuvenescimento facial – revisão de literatura. Revista Saúde em Foco,
n. 10, 2018 (adaptado).

Em relação à técnica de RF e ao seu mecanismo de ação no tratamento das rugas faciais, avalie as afirmações a seguir.

I. A RF é uma modalidade terapêutica não ablativa, que utiliza radiações ionizantes do espectro eletromagnético.

II. No tratamento de rugas, fatores como a temperatura, o tempo de exposição, a idade e a hidratação do tecido interferem no resultado da aplicação da RF.

III. O estímulo à neocolagênese é um dos efeitos desejáveis promovidos pela RF no tratamento de sinais de envelhecimento cutâneo, como as rugas.

IV. O equipamento de RF emite um campo eletromagnético que age sobre as rugas por meio do aquecimento volumétrico controlado da derme.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) II e IV.
C) I, II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 14
ENADE 2019: Um homem de 39 anos de idade relatou a um profissional da área de estética e cosmética queda capilar abrupta, intensa e diária. Informou ainda que havia passado por um procedimento cirúrgico cerca de 4 meses antes. Na avaliação realizada pelo profissional, foram identificadas rarefação difusa dos fios e queda intensa durante o teste de tração.

Com base nas informações apresentas, assinale a opção correta quanto ao tipo de queda capilar que o cliente apresenta.

A) Alopecia areata.
B) Alopecia tracional.
C) Alopecia androgenética.
D) Eflúvio telógeno.
E) Líquen plano pilar.

GABARITO.

QUESTÃO 15
ENADE 2019: As terapias complementares e/ou integrativas são cada vez mais utilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre essas diversas terapias, destaca-se a reflexologia podal, que consiste em massagear áreas reflexas situadas nos pés com os polegares e, em alguns casos, outros dedos.
GALETTI, V.C; GUERRERO, T.C; BEINOTTI, F. Reflexologia podal: uma terapia alternativa.
Revista Científica da FHO|UNIARARAS.
v. 3, n. 1, 2015 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A técnica de reflexologia podal é aplicada nos pontos reflexos equivalentes a cada região afetada e pode auxiliar no tratamento de cefaleias, lombalgias e cervicalgias, além de disfunções na garganta, no baço, no coração e no pulmão.

II. A reflexologia podal é aplicada nos pés porque por eles passam os principais canais ou meridianos que conduzem a energia da força vital existente em todo o corpo humano.

III. O mapa do pé direito reproduz o lado esquerdo do corpo, enquanto o do pé esquerdo, o lado direito do corpo, em decorrência da inversão natural do fluxo de energia da força vital, devendo esse aspecto ser observado para aplicação da técnica.

IV. Uma vez que se trata de uma técnica não invasiva de terapia integrativa, a reflexologia podal é segura e pode ser aplicada sem observar contraindicações ou restrições.

V. Na planta dos pés direito e esquerdo encontram-se as áreas da coluna e dos tornozelos; descendo até o calcanhar, estão as áreas do peito, do estômago, dos demais órgãos associados à digestão e, mais abaixo, dos intestinos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) I e II.
C) III e V.
D) IV e V.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 16
ENADE 2019: A cicatrização é uma sequência coordenada de eventos celulares e moleculares que promovem a reconstituição do tecido. Existem dois tipos de cicatrização: a cicatrização por primeira intenção e a cicatrização por segunda intenção.

No primeiro tipo, considerado o mais simples, a pele é cortada de maneira asséptica e as bordas são aproximadas por suturas ou outros meios.

Essas feridas geralmente cicatrizam-se sem complicações, a partir da formação de discreto tecido cicatricial, em que estão presentes as três fases do processo de cicatrização, com modesta reparação e regeneração tecidual.

No segundo tipo de cicatrização, observa-se o processo que ocorre em feridas abertas de grande espessura ou com perda tecidual total, em que os tecidos são danificados.

A cicatrização por segunda intenção demanda mais tempo do que a de primeira intenção e causa cicatrizes exuberantes, irregulares e de aspecto inestético.
Disponível em: <http://www2.ebserh.gov.br>.
Acesso em: jul. 2019 (adaptado).

A figura a seguir representa as etapas dos dois tipos de cicatrização.

Cicatrização por primeira intenção
Disponível em: <http://www.sweetcare.pt>.
Acesso em: jul. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, assinale a opção correta.

A) Na cicatrização hipertrófica, o colágeno é produzido em quantidade anormal, apesar da sua organização regular, oferecendo aspecto não harmônico. A cicatriz não respeita o limite anatômico da lesão.

B) Na cicatrização por segunda intenção, observa-se o tecido de granulação sendo formado a partir da epiderme para substituir a fibrina.

C) O processo que produz cicatrizes normais não pode ser afetado por fatores como drogas imunossupressoras, doenças como diabetes e insuficiência renal aguda. Esse processo é afetado pela presença, no local da lesão, de microrganismos capazes de causar infecção.

D) Dentre os fatores locais, a infecção é a causa mais importante do retardo da cicatrização. Deve-se considerar que toda ferida está colonizada, já que as bactérias existentes na pele podem colonizar a lesão, ainda que não causem infecção.

E) Nos processos de cicatrização por primeira e segunda intenção, observa-se as bordas das feridas unidas em prol do processo de reparação cicatricial da ferida.

GABARITO.

QUESTÃO 17
ENADE 2019: Durante a avaliação estética corporal de uma cliente, uma tecnóloga em estética e cosmética identificou fibroedemageloide (FEG) na região glútea, estrias na região das coxas e gordura localizada no abdome.

Após a avaliação, a profissional fez o registro fotográfico das áreas acometidas para acompanhamento do caso e anexou as imagens ao prontuário da cliente.

Em relação ao quadro clínico exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A divulgação das imagens em redes sociais é livre, uma vez que estimula outras pessoas a buscarem tratamentos estéticos, levando à promoção da profissão e colaborando com a comunidade.

PORQUE

II. Em determinadas situações nas quais o profissional esteticista julgue socialmente relevante a divulgação do seu trabalho, é seu direito divulgar os resultados mesmo sem o consentimento do cliente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 18
ENADE 2019: O tecido adiposo, um tipo de tecido conjuntivo frouxo, é formado por adipócitos, células especializadas em armazenar lipídeos.

Com seu metabolismo controlado por hormônios e pelo sistema nervoso, o tecido adiposo e o seu funcionamento têm relação direta com disfunções estéticas corporais, como a lipodistrofia localizada e o fibroedemageloide (FEG).
FONSECA-ALANIZ, M. H. et al. O tecido adiposo como centro
regulador do metabolismo. Arq Bras Endocrinol
Metab, v. 50, n. 2, 2006 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas sobre o tecido adiposo e sua fisiologia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A lipogênese e a lipólise são processos bioquímicos opostos que ocorrem no tecido adiposo.

PORQUE

II. A lipogênese consiste na síntese de triacilgliceróis que são armazenados nos adipócitos, e a lipólise é a hidrólise destes triacilgliceróis em ácidos graxos e glicerol.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 19
ENADE 2019: O acúmulo de gordura subcutânea ou de gordura visceral pode resultar em uma desordem estética, tanto em homens quanto em mulheres. Vários tratamentos, associados ou não, invasivos ou não, vêm sendo utilizados para a melhoria do contorno corporal. A avaliação adequada, pelo tecnólogo em estética, é fundamental para a escolha do melhor recurso para o tratamento estético.
LEITE, F. O. et al. Avaliação de métodos estéticos de
redução de gordura localizada em mulheres sedentárias.
Scientific Electronic Archives, v. 10, n. 2, 2017 (adaptado).

A imagem de tomografia computadorizada a seguir ilustra a região abdominal de dois indivíduos, um commaior quantidade de gordura visceral e o outro, de gordura subcutânea.

tomografia computadorizada
Disponível em: <http://www.personalcorpo10.com.br>.
Acesso em: 10 Jul. 2019 (adaptado).

Com base na imagem, nas informações e nas ferramentas utilizadas para a aferição da adiposidade localizada, avalie as afirmações a seguir.

I. A avaliação das dobras cutâneas, utilizando-se um adipômetro, permite detectar a espessura da gordura visceral, contribuindo para a elaboração do programa de tratamento estético.

II. A análise por meio de bioimpedância confere dados específicos a respeito da composição corporal, por determinar a quantidade de massa magra, líquidos e espessura da gordura visceral e da subcutânea.

III. A medida da circunferência abdominal, com a fita métrica, é uma ferramenta de baixo custo, que permite uma avaliação geral da adiposidade sem promover diferenciação entre a gordura visceral e a subcutânea.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 20
ENADE 2019: O esteticista deve realizar seu trabalho com responsabilidade e comprometimento, promovendo seu desempenho pessoal, profissional, científico e ético.

No que diz respeito à atuação ética do profissional de estética, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A criação de novos métodos de tratamentos estéticos baseados em experiências profissionais é uma prática comum na atuação do esteticista.

PORQUE

II. A experiência profissional apresenta resultados que asseguram a eficácia da técnica, dispensando a validação científica.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 21
ENADE 2019: A melanina é o principal pigmento biológico envolvido na pigmentação cutânea, sendo determinante nas diferenças da coloração da pele. O elemento inicial do seu processo biossintético é a tirosina, um aminoácido essencial.

A tirosina sofre atuação química da tirosinase, complexo enzimático cúprico-proteico sintetizado nos ribossomos e transferido através do retículo endoplasmático para o Aparelho de Golgi, onde é aglomerada em unidades envoltas por membrana, formando os melanossomas.

Na presença de oxigênio molecular, a tirosinase oxida a tirosina para dopa (dioxifenilalanina) e esta, para dopaquinona.

A partir desse momento, a presença ou a ausência de cisteína determina o rumo da reação para síntese de eumelanina ou feomelanina.
MIOT, L. et. al. Fisiopatologia do melasma. Anais Brasileiros de
Dermatologia, v. 84, n. 6, 2009 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta que apresenta o mecanismo de ação da vitamina C na inibição do processo de melanogênese.

A) Possui ação desepitelizante, inibindo a transferência de melanina dos melanossomas para os queratinócitos.

B) Inibe a ação da tirosinase como quelante de íons e promove a diminuição da eumelanina e seu monômero precursor.

C) Age como inibidor competitivo das enzimas de óxido-redução e produz hiperpigmentação pós-inflamatória e melasma, devido à sua ação antitirosinase e à inibição da energia produzida durante os processos de síntese da célula.

D) Atua por meio de um mecanismo redutor, revertendo as reações de oxidação que convertem a dopa em melanina, impedindo, dessa forma, a formação do pigmento.

E) Inibe a atividade da tirosinase e, secundariamente, de forma mais lenta, induz modificações estruturais nas membranas das organelas dos melanócitos, acelerando a degradação dos melanossomas.

GABARITO.

QUESTÃO 22
ENADE 2019: A idealização de um empreendimento na área de estética, assim como nos demais ramos de atividades, requer planejamento minucioso baseado em estudos de mercado.

A elaboração de um plano de negócio auxilia na verificação da sua viabilidade, uma vez que possibilita conhecer a demanda atual do segmento e antever a probabilidade de sua ascensão.

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A avaliação da viabilidade de um empreendimento fundamenta-se no plano de negócio, ferramenta que possibilita prever os custos do investimento, projetar as receitas e despesas da empresa e construir indicadores de resultado.

II. O planejamento deve compreender o mapeamento da área mercadológica assim como a análise da localização geográfica disponível para a implantação do centro de estética.

III. O profissional deverá escolher as estratégias de marketing e definir o mix de serviços de acordo com as necessidades do mercado.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II, III.

GABARITO.

QUESTÃO 23
ENADE 2019: Desde a década de 1990, o uso das Práticas Integrativas e Complementares (PIC) tem aumentado em proporções mundiais.

Entretanto, seu crescimento e sua visibilidade tornaram-se mais expressivos em 2002, quando a Organização Mundial de Saúde elaborou um documento normativo para seus países membros, que visava ao desenvolvimento e à regulamentação dessas práticas nos serviços de saúde, bem como à ampliação do acesso, do uso racional e da avaliação da sua eficácia e segurança a partir de estudos científicos.
Disponível em: <http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br>.
Acesso em: jul. 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas sobre as PIC, avalie as afirmações a seguir.

I. A geoterapia é uma prática terapêutica natural que consiste na utilização de argila, barro e lamas medicinais, assim como de pedras e cristais.

II. A fitoterapia é uma prática terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal.

III. A cromoterapia é uma prática terapêutica que utiliza as cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico e energético do corpo.

IV. A aromaterapia é uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais, concentrados voláteis extraídos de vegetais, para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) I e II, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 24
ENADE 2019: Em uma clínica de estética, após um procedimento para redução de gordura localizada, um esteticista indicou para uma cliente um produto cosmético para uso domiciliar contendo nicotinato de metila.

Orientou que o produto fosse utilizado todos os dias pela manhã ou antes de realizar atividade física. Após a primeira aplicação, a cliente retornou à clínica com queixa de intenso prurido, irritação e formação de placas eritematosas na região aplicada.

A partir das informações apresentadas, qual deve ser a conduta do esteticista responsável, considerando os aspectos éticos da profissão?

A) Encaminhar a cliente a um hospital, pois a melhora somente será obtida através da administração de antialérgicos intravenosos.

B) Esclarecer que se trata de uma reação alérgica irritativa, suspender o uso do produto e solicitar que a cliente utilize pomada antialérgica para controlar os sintomas.

C) Realizar um procedimento estético na região, com equipamento que estimula a regeneração da pele, e manter o uso do produto, visto que essa reação é normal e esperada.

D) Recomendar a suspensão do uso do produto, aplicar um cosmético hipoalergênico para pele sensível e monitorar o caso, encaminhando ao dermatologista, se necessário.

E) Recomendar a suspensão do uso do produto, prescrever o uso de um corticoide tópico e encaminhar a cliente a um pronto atendimento hospitalar para iniciar um tratamento específico.

GABARITO.

QUESTÃO 25
ENADE 2019: O tratamento tópico para o fibroedemageloide (FEG) é utilizado na estética principalmente em associação a outros recursos terapêuticos, o que contribui para a obtenção de resultados satisfatórios.

Os ativos tópicos incluem agentes que aumentam o fluxo da microcirculação, reduzem a lipogênese e promovem a lipólise, restabelecem a estrutura normal da derme e do tecido subcutâneo e eliminam os radicais livres ou impedem a sua formação.
TORRES, K. A.; FERREIRA, L.A. Ativos cosméticos para o tratamento
da lipodistrofia ginóide e adiposidade localizada. Rev Psicol
Saúde e Debate, v. 3, n. 2, 2017 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A cafeína é um princípio ativo que pode auxiliar no tratamento do FEG, já que atua diretamente nas células adiposas, promovendo lipólise.

PORQUE

II. A cafeína inibe a fosfodiesterase, aumentando os níveis de adenosina monofosfato cíclica (AMPc), que ativa a enzima lipase de triglicerídeos e os quebra em ácidos graxos livres e glicerol.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 26
TEXTO I

ENADE 2019: A desidratação é um dos fatores que mais prejudicam as funções orgânicas da pele, que é considerada hidratada quando contém a quantidade de água adequada. A hidratação cutânea pode ser influenciada pela quantidade de água ingerida, pela umidade do meio ambiente, pelo transporte de água das camadas mais inferiores da pele para a sua superfície e pela capacidade do estrato córneo de manter essa água.

Para se proteger da perda de água, a pele dispõe de mecanismos de hidratação natural, porém eles podem ser complementados com o uso de hidratantes.
BORGES, F. S.; SCORZA, F. A. Terapêutica em estética:
conceitos e técnicas. São Paulo: Phorte, 2016 (adaptado).

TEXTO II

Uma marca de cosméticos profissionais anunciou um creme hidratante corporal, conforme descrição a seguir.

Hidratante corporal

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. O óleo de coco é emoliente e hidrata por oclusão ao formar barreira que limita a perda de água transepidermal.

II. O cosmético hidratante deixa a pele luminosa e flexível pela capacidade de permeação do colágeno até a derme.

III. A pele desidratada destaca-se pela sensação de estiramento, descamação, opacidade, aspereza e presença de rugas finas.

IV. O ácido hialurônico é um alfa-hidroxi-ácido que permeia a camada córnea e libera a água por mecanismos ativos na diferenciação celular.

É correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 27
ENADE 2019: A acne vulgar ou juvenil é uma patologia inflamatória da unidade pilossebácea caracterizada por hipersecreção sebácea, hiperqueratinização folicular, proliferação bacteriana e liberação de mediadores químicos inflamatórios dérmicos.

O seu diagnóstico é clínico e está relacionado à identificação de lesões elementares.
GOMES, R. K. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos.
4. ed. São Paulo: Livraria Médica Paulista, 2013 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas a respeito das lesões e sequelas da acne, avalie as afirmações a seguir.

I. Os comedões abertos e fechados são lesões elementares não inflamatórias que correspondem, respectivamente, ao acúmulo de sebo e queratina em um folículo piloso dilatado e ao acúmulo de corneócitos agrupados no infundíbulo folicular.

II. As pápulas eritematosas e as pústulas são lesões inflamatórias superficiais e ocorrem em virtude da mudança da flora bacteriana e da proliferação da bactéria Propionibacteriun acnes.

III. Os nódulos são lesões elementares sólidas inflamatórias profundas, comumente mais palpáveis do que visíveis, que consistem em graus mais graves de acne.

IV. A acne deverá ser tratada precocemente e sua terapêutica depende da anamnese e da avaliação das lesões elementares identificadas, visto que essa patologia poderá originar sequelas, como cicatrizes e hipercromias.

É correto o que se afirma em

A) I, II e III, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 28
ENADE 2019: O uso da energia ultrassônica para o tratamento do contorno corporal com fins estéticos começou a se popularizar no meio profissional na década de 1980, período a partir do qual diferentes geradores de ondas sonoras começaram a ser desenvolvidos.

Atualmente, dentre os recursos mais utilizados destacam-se o ultrassom convencional, a terapia combinada e a ultracavitação.
TASSINARY, J.; SINIGAGLIA, M.; SINIGAGLIA, G. Raciocínio clínico
aplicado à estética corporal. Lajeado: Estética Experts,
2018 (adaptado).

Com relação aos recursos terapêuticos estéticos para adiposidade localizada, avalie as afirmações a seguir.

I. O aparelho de ultracavitação é um recurso semelhante ao ultrassom convencional, entretanto, apresenta frequências específicas que têm a capacidade de se relacionar diretamente com o tecido adiposo.

II. O ultrassom é considerado um recurso no combate à adiposidade localizada, efeito que pode ser potencializado quando utilizado na forma de terapia combinada, isto é, associado a algum tipo de corrente elétrica.

III. As vibrações longitudinais características do ultrassom convencional promovem alterações fisiológicas, como aumento no metabolismo celular, incremento no fluxo sanguíneo e alteração da permeabilidade da membrana celular.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 29
ENADE 2019: A depilação, essencialmente voltada para a beleza e a higiene pessoal, pode ser realizada por meio de técnicas mecânicas, químicas e térmicas.

A fotodepilação pela Luz Intensa Pulsada (LIP), por exemplo, é um procedimento que tende a eliminar as células germinativas do pelo.

Nesse processo, o cromóforo encarregado pela absorção da luz é a melanina, que a converte em calor que é transmitido por todo o pelo, ocasionando a destruição do bulbo piloso.
BORGES, F. S.; SCORZA, F. A. Terapêutica em estética: conceitos e técnicas.
São Paulo: Phorte, 2016 (adaptado).

A imagem a seguir representa algumas características da LIP.

Disponível em: <https://saude-estetica-cintramedica.blogs.sapo.pt>.
Acesso em: jul. 2019 (adaptado).

Com base nas informações e na imagem apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Uma característica da LIP é a policromaticidade, que se refere à emissão de amplo espectro luminoso.

II. A não colimação da LIP ocorre quando a luz apresenta divergência angular, não havendo um ponto focalizado.

III. A coerência é uma característica da LIP e significa que todos os feixes de luz apresentam o mesmo comprimento de onda.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 30
ENADE 2019: Pesquisadores atribuem a patogênese das estrias às alterações em componentes da matriz extracelular, incluindo fibrilina, elastina e colágeno.

Pesquisas também apontam como causa a redução de genes codificadores de colágeno, elastina e fibronectina, além de acentuada alteração no metabolismo dos fibroblastos. Há, ainda, evidências de que as estrias resultam do rompimento das fibras elásticas devido a forças de tensão.

A presença de colágeno fragmentado, de substância fundamental abundante, de fibroblastos globulares e de quiescentes que perdem todos os sinais de secreção fibrilar sugerem uma disfunção fibroblástica devido à distensão.
CORDEIRO, R.C.T.; MORAES, A.M. Striae distensae: physiopathology.
Surgical & Cosmetic Dermatology, v. 1, n. 3, 2009 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que a modalidade terapêutica mais compatível com a fisiopatologia da estria é

A) o ultrassom, pois quando aquece o tecido, as fibras colágenas sofrem desnaturação e se contraem, levando à retração do tecido e à contração imediata das fibras colágenas, que, ao se retraírem, tornam-se mais eficientes na sustentação da pele.

B) o LED azul, pois promove o movimento de suas cargas elétricas de mesmo sinal, mesmo sentido e intensidade fixa, causando hiperemia e edema local, devido à mobilização eletroiônica da água e das células sanguíneas, bem como eletroendosmose.

C) o eletrolifting (corrente galvânica), pois promove um processo inflamatório no local, o que aumenta o número de fibroblastos jovens e a neovascularização, possibilitando o retorno da sensibilidade dolorosa.

D) a estimulação elétrica alternada de média frequência, pois a propagação de suas cargas elétricas nos nervos e músculos gera mudanças na atividade metabólica, permitindo que as fibras musculares e as fibras nervosas sensitivas e motoras sejam excitadas pelos pulsos aplicados e sofram modificações biológicas.

E) a endermoterapia, pois a ação da sucção pulsada com pressão em mmHg gera uma “prega fixa” na pele e aumenta os fluxos sanguíneo e linfático, permitindo a elevação da oxigenação cutânea e a melhora da nutrição celular, o que vai auxiliar na eliminação de produtos do metabolismo e na melhora do tônus da pele.

GABARITO.

QUESTÃO 31
ENADE 2019: Durante a gestação, a mulher experiencia modificações fisiológicas e emocionais importantes, uma vez que o corpo materno se ajusta para possibilitar o crescimento do bebê.

Com relação às alterações estéticas que acontecem durante a gravidez, avalie as afirmações a seguir.

I. A oleosidade cutânea e a acne são alterações que surgem devido ao aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas e de suor pelas glândulas sudoríparas, que, juntos, formam o manto hidrolipídico.

II. O surgimento de melasma gestacional se deve ao aumento da progesterona e da relaxina, que, juntas, elevam a produção de melanina.

III. O edema, frequente no período gestacional, decorre de fatores hormonais próprios desse período e também da compressão da veia cava inferior pelo volume do útero gravídico.

IV. As estrias são decorrentes de alterações hormonais e do estiramento da pele, e, inicialmente, são vermelhas ou arroxeadas.

É correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 32
ENADE 2019: A Cirurgia Bariátrica (CB) provoca mudanças no peso e nos contornos corporais que nem sempre são acompanhadas de elevação imediata da autoestima.

A rápida e maciça perda de peso após a CB pode ter o efeito oposto e causar insatisfação em relação à imagem corporal, seja pela inadequação da reestruturação perceptiva do corpo ou pelas consequências diretas da própria cirurgia.
LACERDA, R. M. R. et al. Percepção da imagem corporal
em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.
Rev Col Bras Cir, v. 25, n, 2, 2018 (adaptado).

O tecnólogo em estética e cosmética é o profissional preparado para atuar em conjunto com uma equipe multiprofissional no tratamento das consequências da CB e, assim, melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes.

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A flacidez cutânea ocorre quando o limite elástico da pele é excedido e, após o emagrecimento, a pele não retorna ao seu tamanho original, gerando excesso de pele.

II. As cicatrizes decorrentes da CB podem evoluir e aumentar a sua espessura mantendo a forma e o tamanho da ferida, sendo denominadas cicatrizes hipotróficas.

III. A flacidez muscular é decorrente, principalmente, do sedentarismo, comum entre os indivíduos obesos, e pode ser acentuada pela restrição alimentar após a CB, principalmente pela deficiência de lipídios na dieta.

IV. O edema, definido como o excesso de líquido no espaço intersticial, pode ocorrer no pósoperatório imediato da CB, devido às lesões ocasionadas pelo procedimento cirúrgico.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 33
ENADE 2019: O tratamento da alopecia consiste, principalmente, no uso de cosméticos e equipamentos que estimulem os folículos pilosos.

A iontoforese é uma das alternativas usadas na estética capilar para a permeação de princípios ativos ionizáveis e é realizada por meio do uso da corrente galvânica.
BORGES. F. S. Dermato-funcional: modalidades terapêuticas nas
disfunções estéticas. São Paulo: Phorte, 2010 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Considerando a necessidade de aplicação de um princípio ativo ionizável com polaridade negativa para tratamento da alopecia, devese aplicar a corrente na polaridade negativa.

PORQUE

II. A iontoforese baseia-se no princípio de que íons de polaridade igual se atraem e íons de polaridades diferentes se repelem.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 34
ENADE 2019: Os efeitos bioquímicos da radiação solar sobre a pele são causados, principalmente, pelas radiações UVA e UVB.

A radiação UVA, por ser mais penetrante, atinge a derme profunda, tornando-se a principal responsável pelo fotoenvelhecimento, pela fotossensibilização e pelo aparecimento de rugas e flacidez.

Entretanto, apesar da menor penetração da radiação UVB na pele, ela pode chegar até a derme papilar e provocar alterações nas fibras de elastina e de colágeno.

Portanto, os raios UVB, além de participarem do processo de fotoenvelhecimento, são mais nocivos, pois provocam queimaduras e sensação de ardência e vermelhidão, já que atingem a epiderme.
CABRAL, L.D.S; PEREIRA, S.O.; PARTATA, A.K. Filtros solares e
fotoprotetores – uma revisão. INFARMA – Ciências
farmacêuticas, v. 25, n. 2, 2013 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas e no que diz respeito aos protetores solares, avalie as afirmações a seguir.

I. O Fator de Proteção Solar (FPS) representa o grau de proteção que um produto oferece contra os raios UVB, indicando quanto tempo uma pessoa pode ficar exposta ao sol sem que se forme eritema.

II. O fotoprotetor deve ser aplicado na pele imediatamente antes da exposição ao sol, pois forma um filme protetor homogêneo ao primeiro contato com a pele, devendo ser reaplicado a cada 8 horas.

III. Os filtros solares físicos ou inorgânicos são aqueles que funcionam como proteção de barreira e podem conter dióxido de titânio e óxido de zinco, substâncias com baixo potencial alergênico especialmente importantes para formulações de produtos infantis, de uso diário e para indivíduos com peles sensíveis.

IV. Pessoas que se expõem diariamente ao sol devem fazê-lo pela manhã ou no fim do dia, evitando o sol entre 10 e 16 horas, exceto em dias nublados, já que cerca de 80% dos raios UV são barrados pelas nuvens, dispensando a necessidade do uso de fotoprotetor.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 35
ENADE 2019: A gestão de um SPA tem o objetivo de proporcionar o melhor atendimento e estadia para o cliente e sua completa satisfação.

O gestor visa a qualidade do serviço, sendo responsável pelo bom funcionamento de todas as áreas do SPA, cuidando de questões administrativas, organização e limpeza, atendimento e cuidado com equipamentos, produtos e colaboradores.
Disponível em: <http://uniateneu.edu.br/documentos/
gestao-declinica-de-estetica-e-SPA.pdf>.
Acesso em: ago 2019.

Em relação a gestão de um SPA, analise as afirmativas a seguir.

I. A gestão do estoque em um SPA tem a função de administrar os produtos armazenados para controlar a sua compra e venda, garantindo o abastecimento de materiais à empresa.

II. O gestor deve selecionar uma equipe de trabalho capacitada e investir na atualização dos conhecimentos de seus funcionários.

III. O gestor, junto à equipe, deve criar o Manual de Procedimentos e Rotinas, que descreve de forma detalhada todos os serviços prestados no estabelecimento, bem como as orientações quanto à higienização do ambiente de trabalho.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1

Nome

administração,10,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,464,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,392,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1433,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas concurso,291,provas da univesp,2,provas enade,391,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10062,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,228,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5334,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,243,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8630,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,61640,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,65,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em comércio exterior,1,tecnologia em design de interiores,1,tecnologia em design de moda,1,tecnologia em design gráfico,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Estética e Cosmética com Gabarito
Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Estética e Cosmética com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5NNOXsSSTvOOx5vLA_sFDlOcytqXM3sr48rw6tuhixslr2X3RLedYm9O6C7oWj7Edp17_J0dHY28M9IyCluTJPLUkR7SEwpivPTn2iX85J0z2YrOW7rDxeNz_osqceb6T0DSOSa48YME/s1600/prova-do-enade-2019-tecnologia-em-estetica-e-cosmetica-com-gabarito.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5NNOXsSSTvOOx5vLA_sFDlOcytqXM3sr48rw6tuhixslr2X3RLedYm9O6C7oWj7Edp17_J0dHY28M9IyCluTJPLUkR7SEwpivPTn2iX85J0z2YrOW7rDxeNz_osqceb6T0DSOSa48YME/s72-c/prova-do-enade-2019-tecnologia-em-estetica-e-cosmetica-com-gabarito.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-tecnologia-em-estetica-e-cosmetica-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-tecnologia-em-estetica-e-cosmetica-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo