Questões FEI 2019 Geografia com Gabarito

questoes-fei-2019-geografia-com-gabarito
Questões FEI 2019 Geografia com Gabarito

Questões de:
Português
Matemática
História
Geografia
Física
Química
Inglês
Biologia

GEOGRAFIA

QUESTÃO 31
(FEI 2019) De acordo com dados do IBGE de 2010, a maior densidade demográfica da cidade do Rio de Janeiro pertence à comunidade da Rocinha, que possui 48.258 hab/km². Através deste dado é possível afirmar que a Rocinha é uma comunidade:

(A) com alta taxa de criminalidade.
(B) altamente povoada.
(C) muito populosa.
(D) com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
(E) com alta declividade topográfica.

GABARITO.

QUESTÃO 32
(FEI 2019) Para responder à questão, analise a tabela a seguir:


O título correto para a tabela é:

(A) “Países com maiores volumes de exportação do mundo”.

(B) “Países com maiores volumes de importação do mundo”.

(C) “Maiores exportadores de petróleo do mundo”.

(D) “Países com maiores superávits comercial do mundo”.

(E) “Países com maiores déficits comerciais do mundo”.

GABARITO.

QUESTÃO 33
(FEI 2019) Sobre a China e Taiwan é correto afirmar que:

(A) ambos fazem parte do conselho de segurança da ONU.

(B) ambos possuem assento permanente na ONU.

(C) já formaram um único país.

(D) ambos possuem embaixadas nos EUA.

(E) o Brasil possui relações diplomáticas e embaixadas em ambos.

GABARITO.

QUESTÃO 34
(FEI 2019) Para responder à questão, leia o trecho da notícia a seguir:

Líder supremo do Irã recusa negociação com EUA e ameaça fechar Estreito de Ormuz

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, rejeitou neste sábado a ideia de novas negociações com os Estados Unidos, elogiando os últimos comentários do presidente iraniano, Hassan Rouhani, nos quais ele ameaçou fechar o Estreito de Ormuz se novas sanções sobre as exportações de petróleo forem impostas contra Teerã.
Estado de Minas 21 jul. 2018.
https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/07/21/
interna_internacional,974899/lidersupremo-do-ira-recusa
-negociaca-com-eua-e-ameaca-fechar-estreit.shtml

Sobre este tema, assinale a alternativa INCORRETA:

(A) A tentativa de fechamento deste estreito seria uma represália contra os EUA, que na gestão do presidente Donald Trump anunciaram a saída do país do acordo nuclear com o Irã e que, além disso, querem reimpor sanções econômicas.

(B) O estreito de Ormuz possui uma posição estratégica, pois separa o Irã de Omã e dos Emirados Árabes Unidos. Ambos possuem fortes conexões de defesa com os Estados Unidos e com a Arábia Saudita.

(C) O Estreito de Ormuz é a única ligação do Golfo Pérsico com os oceanos. A maior parte do tráfego marítimo dos principais países exportadores de petróleo do mundo tem que passar pela via.

(D) Os dois maiores exportadores de petróleo estão em lados opostos do estreito – Irã e Arábia Saudita. Uma coalizão sunita liderada pelo Irã é o principal rival regional da coalizão xiita encabeçada pela Arábia Saudita.

(E) Os dois maiores exportadores de petróleo em torno do estreito estão em lados opostos nos conflitos que ocorrem na Síria e no Iraque.

GABARITO.

QUESTÃO 35
(FEI 2019) Num mapa topográfico impresso na escala 1:300.000, a distância entre o campus São Bernardo do Centro Universitário FEI e a região da Ponta da Praia, na cidade de Santos, medida numa régua, foi de 10 cm.

Portanto é correto afirmar que a distância real, em linha reta, entre as duas localidades é de:

(A) 10 km
(B) 30 km
(C) 40 km
(D) 50 km
(E) 60 km

GABARITO.

QUESTÃO 36
(FEI 2019) Devido à inclinação do eixo da Terra, qual das seguintes faixas de latitude recebe a maior quantidade de radiação solar direta ao longo do ano?

(A) Meridiano de Greenwich.
(B) Trópico de Câncer.
(C) Círculo Polar Antártico.
(D) Trópico de Capricórnio.
(E) Equador.

GABARITO.

QUESTÃO 37
(FEI 2019) Para responder à questão, leia o texto a seguir:

Localizado próximo à Amazônia e ao Cerrado, .................... guarda espécies de fauna e de flora desses outros dois biomas, além de apresentar espécies endêmicas, ou seja, que só podem ser encontradas naquela área geográfica, nativas da região.

Por sua rica biodiversidade, .................... é considerado(a) pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) um Patrimônio Natural Mundial. A vegetação é um conjunto de diversas paisagens. O bioma fica próximo à região amazônica e ao cerrado.

A proximidade com tais áreas faz com que ................... apresente algumas formações vegetais próximas às da Amazônia, como as que aparecem em terrenos alagados, e outras parecidas com as do cerrado, como nos campos não inundados ou nas matas de galeria.
Fonte:https://biblioteca.ibge.gov.br/bibliotecacatalogo.html?id=449631&view=detalhes

O Bioma que preenche corretamente as lacunas é:

(A) a Mata Atlântica.
(B) a Mata dos Cocais.
(C) o Pantanal.
(D) a Floresta Amazônica.
(E) a Caatinga.

GABARITO.

QUESTÃO 38
(FEI 2019) As fossas tectônicas ou Grabens são depressões estreitas e alongadas na superfície da terra, delimitadas por sistemas de falhas mais ou menos paralelas.

Essas fossas são desenvolvidas a partir da ação de forças tensionais da crosta ou por ação de forças de compressão. Geralmente, elas formam um vale através do qual corre o curso de um rio.

Uma área do Brasil que corresponde à descrição deste texto é:

(A) o Vale do Rio Paraíba do Sul.
(B) a Serra da Canastra, em Minas Gerais.
(C) a Bacia do Rio Araguaia.
(D) o Delta do Rio Parnaíba.
(E) o Pontal do Paranapanema, em São Paulo.

GABARITO.

QUESTÃO 39
(FEI 2019) Representa o mais rápido deslocamento de pessoas através das fronteiras na história da América Latina. Isto ocorre devido ao aprofundamento da crise política, social, econômica, da repressão e à violação dos direitos fundamentais da população.

Essa migração representa um desafio inédito para os governos vizinhos e provoca distintas reações. Enquanto os governos afirmam sua solidariedade aos migrantes, na prática enfrentam grandes dificuldades para atender a suas necessidades básicas.

Nos últimos meses vêm-se avolumando também os conflitos entre os migrantes e as populações locais, gerando pressões para limitar a entrada de novos fluxos migratórios.

Os países de onde se originam estes grandes fluxos migratórios dentro da América Latina na atualidade são:

(A) Cuba e Venezuela.
(B) Venezuela e Costa Rica.
(C) Haiti e Colômbia.
(D) Venezuela e Nicarágua.
(E) Venezuela e Bolívia.

GABARITO.

QUESTÃO 40
(FEI 2019) Está entre as economias que mais crescem no mundo. Ao contrário do que ocorre com os países desenvolvidos, a demografia do país ainda é favorável, ou seja, ele possui uma taxa de natalidade positiva, o que significa que o tamanho da força de trabalho continuará a crescer no futuro próximo, ajudando a aumentar a poupança e o investimento.

Como foi colônia britânica, o país tem uma das maiores populações de língua inglesa do mundo. O país se tornou um centro de startups de TI. O país também possui uma grande parcela de sua força de trabalho vivendo no exterior, enviando grandes remessas de recursos que contribuem para a estabilidade econômica interna.

O país que se encaixa na descrição do texto é:

(A) Singapura.
(B) Taiwan.
(C) Vietnã.
(D) China.
(E) Índia.

GABARITO.

GEOGRAFIA

QUESTÃO 31
(FEI 2019) Para seus defensores, as condições naturais, especialmente as climáticas, determinam o comportamento do homem, interferindo inclusive na sua capacidade de progredir. Assim sendo, nas áreas climáticas mais propícias, que são as zonas temperadas, se formaram os povos mais desenvolvidos.

Este tipo de argumentação pode ser enquadrada como:

(A) determinismo geográfico
(B) marxismo cultural
(C) mudanças climáticas
(D) neomalthusianismo
(E) possibilismo geográfico

GABARITO.

QUESTÃO 32
(FEI 2019) Um barco está navegando a 15° 50' S de latitude, 70° W de longitude e 3.821 m de altitude. Qual área navegável das alternativas a seguir descreve corretamente a localização deste barco?

(A) Oceano Glacial Ártico
(B) Lago Maracaibo
(C) Lago Titicaca
(D) Lago Baikal
(E) Mar da Galileia

GABARITO.

QUESTÃO 33
Para responder à questão, leia o trecho da reportagem a seguir:

Hoje, dirigindo ao longo da fronteira, você pode passar por um fazendeiro que tem um celeiro em um país, mas roça suas ovelhas no outro.

Quase 1 milhão de pessoas atravessam livremente a linha sinuosa no mapa a cada mês. Há 200 pontos de passagem oficiais e ninguém sabe quantas estradas de terra, trilhas para pedestres e caminhos de vacas.

As economias estão fortemente interligadas. Pontos de controle fronteiriços e toda a infraestrutura militarizada de quartéis, torres de vigia, bunkers e muros de explosão foram removidos….
Fonte: Modificado de Washington Post William Booth e Amanda Ferguson 06/11/2018.
https://www.washingtonpost.com/world/europe/2018/11/06/31adbb9e-d7a5-11e8-
8384bcc5492fef story.html?utm term=620303540f7a.

(FEI 2019) O fato relatado na reportagem, que poderá se alterar radicalmente nos próximos anos, pode ser observado na zona fronteiriça entre:

(A) EUA e México
(B) Índia e Paquistão
(C) Ucrânia e Rússia
(D) Brasil e Venezuela
(E) Irlanda do Norte e República da Irlanda

GABARITO.

QUESTÃO 34
Para responder à questão, leia a declaração a seguir:

A China tem se aproveitado dos Estados Unidos no comércio há muitos anos. Eles também sabem que eu sou o único que sabe como pará-los. Haverá uma grande e rápida retaliação econômica contra a China se nossos agricultores, pecuaristas e/ou trabalhadores industriais forem alvos!

(FEI 2019) De acordo com o conteúdo desta frase é correto afirmar que o dirigente que a pronunciou foi:

(A) Emmanuel Macron
(B) Donald Trump
(C) Barack Hussein Obama
(D) Xi Jinping
(E) Vladimir Vladimirovitch Putin

GABARITO.

QUESTÃO 35
(FEI 2019) Após a descoberta de grandes reservas de petróleo na década de 1990, o país se tornou o terceiro maior produtor de petróleo da África Subsaariana, depois da Nigéria e de Angola, e tem sido uma das economias que mais crescem na África na última década.

O Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo está no poder há 40 anos, fazendo dele o Chefe de Estado mais antigo na África Subsaariana. Embora tenha uma das maiores rendas per capita da África, o país está muito mal colocado no índice de desenvolvimento humano das Nações Unidas.

A grande maioria do povo não tem acesso à água potável. O país também tem uma das maiores taxas de mortalidade infantil, pois cerca de 20% das crianças morrem antes dos cinco anos de idade. A maioria das 80% restantes não têm acesso a instalações educacionais e de saúde de qualidade.
Fonte: Revista Forbes
https://www.forbes.com/sites/mfonobongnsehe/2012/02/09/the-fiveworst-leaders-in-africa/#6892b7314dda. Acesso em 04 abr. 2019.

De acordo com as características descritas no texto, é correto afirmar que o país mencionado é:

(A) Cabo Verde
(B) Marrocos
(C) África do Sul
(D) Etiópia
(E) Guiné Equatorial

GABARITO.

QUESTÃO 36
(FEI 2019) Para responder à questão, analise a tabela a seguir e indique a alternativa incorreta, sabendo que as fontes não renováveis de energia são as maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa (GEEs):


(A) A matriz energética brasileira é mais renovável do que a média mundial.

(B) A matriz energética brasileira contribui com a emissão de GEEs em menor proporção do que a média mundial.

(C) A baixa emissão de GEEs do país deve-se ao fato do Brasil ter grandes reservas de gás natural na Bacia de Campos, que por ser natural, emite quantidades insignificantes de GEEs.

(D) A matriz elétrica brasileira é ainda mais renovável do que a energética porque grande parte da energia elétrica gerada no Brasil vem de usinas hidrelétricas.

(E) O Brasil emite menos GEEs per capita do que a maioria dos outros países.

GABARITO.

QUESTÃO 37
Para responder à questão, leia o texto a seguir:

Diversas abordagens têm surgido nos últimos anos a fim de tornar a agricultura mais sustentável, mais produtiva e menos impactante aos ecossistemas naturais. Uma destas abordagens considera os serviços ecossistêmicos, ou serviços ambientais proporcionados pelos ecossistemas, e seu objetivo é aumentar a conservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais dos ecossistemas naturais.
(Fonte: Embrapa Florestas; As Florestas e os Serviços Ambientais.
Acesso em: 06 abr. 2019. Disponível em:
https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/
883823/1/FlorestasServicosAmbientais.pdf)

(FEI 2019) Assinale a alternativa que não indica um serviço ecossistêmico propiciado pelas florestas:

(A) Fixação de carbono.

(B) Ciclagem de nutrientes.

(C) Servir de abrigo para inimigos naturais de pragas e doenças.

(D) Servir de “pulmão” da atmosfera, produzindo o oxigênio que necessitamos para a vida terrestre.

(E) Polinização das plantas e dos cultivos através de insetos como abelhas e vespas.

GABARITO.

QUESTÃO 38
Para responder à questão, leia o texto a seguir sobre a prática da coivara:

A coivara é um "sistema de preparação do solo, muito usado no interior do Brasil, desde os primórdios da colonização, especialmente nas áreas de fronteiras agrícolas, e que consiste em juntar em pilhas os galhos e outras partes das árvores da floresta queimada e atear-lhes fogo outra vez.

A coivara era utilizada pelos índios, e, realizada em pequena escala, não significava uma ameaça à fertilidade geral das terras e ao equilíbrio ecológico das matas. Mas sendo utilizada em grande escala, como acontece atualmente, causa danos ecológicos irreversíveis".
(FIORILLO, C. A.; PACHECO F.; MARQUES, R.; Comentários ao
"Código" Florestal . Lei n. 12.651/2012.
São Paulo: Saraiva, 2 ed. 2018, p. 152).

(FEI 2019) A prática da coivara feita pelos indígenas estava associada a que tipo de processo migratório?

(A) Migração forçada.
(B) Migração pendular.
(C) Êxodo rural.
(D) Transumância.
(E) Sedentarismo.

GABARITO.

QUESTÃO 39
(FEI 2019) Para responder à questão, leia o texto a seguir sobre a globalização.

Estamos vivendo uma nova etapa do desenvolvimento do capitalismo, marcada pela multiplicação da produção de mercadorias complexas que exigem a utilização de elevada competência profissional nas áreas de gestão empresarial, de materiais e de tecnologias sofisticadas. As mercadorias complexas não se reduzem nem a objetos materiais individualizados, nem a simples serviços.

Elas são a combinação do material e do imaterial, da intervenção direta de competências e do uso de bens de forte conteúdo técnico que implicam frequentemente em pesados investimentos na pesquisa, na produção de equipamentos e na formação de recursos humanos.

As mercadorias complexas estão ligadas às áreas de informática, das telecomunicações, da multimídia, da biotecnologia, espacial, entre outras. Neste novo contexto, não há mais espaço para o trabalhador não qualificado.
(ALCOFORADO, Fernando; Globalização. São Paulo: Nobel, 1997, p.13).

Qual das seguintes opções dificultam a globalização?

(A) O estabelecimento de barreiras ao comércio e aos investimentos.

(B) O surgimento da cultura global e da mídia global.

(C) O desenvolvimento de novas e mais rápidas tecnologias de comunicação.

(D) O crescimento do comércio internacional e a diversificação dos fluxos de comércio internacional.

(E) A remoção dos controles sobre o movimento de capitais internacionais.

GABARITO.

QUESTÃO 40
(FEI 2019) Para responder à questão, leia o texto e observe o mapa a seguir:

A bacia hidrográfica é o elemento fundamental de análise no ciclo hidrológico. Ela pode ser definida como uma área limitada por um divisor de águas, que a separa das bacias adjacentes.

A tragédia de Brumadinho ocorrida este ano foi provocada pelo rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro da Vale em Córrego do Feijão, barragem esta que está situada em um afluente do rio Paraopeba, na bacia do Rio São Francisco. Já no caso da tragédia de Mariana ocorrida em 2015, o rompimento da barragem afetou a bacia do Rio Doce e atingiu posteriormente o Oceano Atlântico.

Embora as nascentes do São Francisco e do Rio Doce sejam relativamente próximas, localizam-se em distintos divisores de água e, portanto, formam outras bacias que drenam áreas bastante distintas do país.


Assinale a alternativa que numera corretamente as bacias hidrográficas onde ocorreram as tragédias de Brumadinho e de Mariana, respectivamente:

(A) 6 e 7
(B) 6 e 8
(C) 9 e 10
(D) 3 e 8
(E) 7 e 8

GABARITO.

Comentários