DESTAQUE
+ exercício com questões subjetivas.

Questões FEI 2019 História com Gabarito

questoes-fei-2019-historia-com-gabarito
Questões FEI 2019 História com Gabarito

Questões de:
Português
Matemática
História
Geografia
Física
Química
Inglês
Biologia

HISTÓRIA

QUESTÃO 21
(FEI 2019) Foi um sistema legal criado na Antiguidade, mas que forma até hoje os princípios do direito civil presentes na maioria dos países ocidentais, como o direito de propriedade pessoal, o direito ao voto, o direito à defesa. Também abrange a validade dos contratos e pagamento de impostos. Trata-se:

(A) do Código de Hamurabi.
(B) das Leis de Talião.
(C) do Código da maçonaria.
(D) do Direito Romano.
(E) das Leis da Sharia.

GABARITO.

QUESTÃO 22
(FEI 2019) Para responder à questão, leia o texto a seguir:

O império de Alexandre significou a primeira grande tentativa de criação efetiva de uma hegemonia não só militar, mas cultural e linguística. A língua grega se torna a "língua comum" (koiné) de toda a região conquistada por Alexandre, assim como a moeda grega passa a ser aceita em todo o império na primeira experiência importante de unificação econômica. O império teve curta duração: como Alexandre não deixou descendentes, todo o vasto território conquistado foi dividido entre seus principais generais, que foram também seus sucessores. Apesar disso, a influência da cultura grega permaneceu ainda durante muitos séculos em toda a região da Mesopotâmia ao Egito, passando pela Ásia Menor, Síria e Palestina.
Uma iniciação à filosofia. Zahar: ed. Digital, 2016, p.3)

O período histórico relatado no texto e o professor grego que instruiu Alexandre são, respectivamente:

(A) Helenístico; Sócrates.
(B) Clássico; Platão.
(C) Homérico; Demócrito.
(D) Arcaico; Homero.
(E) Helenístico; Aristóteles.

GABARITO.

QUESTÃO 23
(FEI 2019) Constituíam aglomerações humanas muito pequenas se comparadas às cidades modernas. No início, eram apenas centros de recepção de mercadorias; mais tarde, nestas aglomerações começaram a ser erguidos edifícios com residências permanentes.

Nelas se estabeleceram pessoas que tinham profissões que não eram relacionadas diretamente à agricultura, como os artesãos, os comerciantes e os religiosos.

Lentamente, estes locais também passaram a abrigar funcionários encarregados de sua administração, corporações de ofício (que congregavam os artesãos) e os banqueiros. Normalmente eram protegidos e delimitados por altos muros, com caráter marcadamente defensivo.

De acordo com as características descritas no texto, é correto afirmar que se trata de:

(A) um reino babilônico.
(B) uma Polis da Antiguidade.
(C) um califado.
(D) um burgo medieval.
(E) um monastério medieval.

GABARITO.

QUESTÃO 24
(FEI 2019) Foi um grande centro do comércio e da cultura bizantina e deixou um importante legado cultural, tanto para a Igreja Ortodoxa quanto para o resgate dos estudos gregos e romanos, que influenciaram o Renascimento. Trata-se da cidade de:

(A) Alexandria.
(B) Constantinopla.
(C) Bagdá.
(D) São Petersburgo.
(E) Atenas.

GABARITO.

QUESTÃO 25
(FEI 2019) Para responder à questão, leia o texto a seguir sobre o Mercantilismo:

Entre os séculos XVII e XVIII, o nacionalismo comercial designou-se de Mercantilismo. A expressão Mercantilismo tipifica, desde então, a ideia de proteção comercial e o pensamento mercantilista deixa, até aos dias de hoje, uma marca indelével quer a nível teórico, quer como prática de política comercial dos governos. Designamos as ideias protecionistas e as práticas a elas associadas nestes séculos de Mercantilismo Clássico.
(GUIMARÃES, Maria Helena; Economia política do comércio internacional:
teorias e ilustrações, Principia, S.J do Estoril, 2005, p.29)

Sobre o Mercantilismo descrito e comentado no texto, assinale a resposta INCORRETA:

(A) O contexto histórico onde o Mercantilismo se desenvolveu coincide com o da formação, a partir do século XVI, dos grandes Estados-Nação modernos.

(B) Com o desenvolvimento dos Estados Nacionais, houve também a necessidade de desenvolver novas formas de enriquecimento das nações, incluindo-se neste rol a forma pela qual se passou a abordar as guerras de conquistas.

(C) Como eram os comerciantes que enriqueciam a sociedade, a doutrina mercantilista pregava que esta classe deveria ocupar as posições de liderança política.

(D) Tinha como grande preocupação a acumulação da riqueza nacional, materializando-se nas reservas de ouro e prata que deveriam ficar em posse do Estado.

(E) Os mercantilistas também aplicaram o princípio do monopólio comercial em relação às suas colônias.

GABARITO.

QUESTÃO 26
(FEI 2019) Para responder à questão, avalie a lei a seguir:

LEI Nº 581, DE 4 DE SETEMBRO DE 1850.
Dom Pedro, por Graça de Deus, e Unânime Aclamação dos Povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil: Fazemos saber a todos os Nossos Súditos, que a Assembleia Geral Decretou, e Nós Queremos a Lei seguinte.

Art. 1º As embarcações brasileiras encontradas em qualquer parte, e as estrangeiras encontradas nos portos, enseadas, ancoradouros, ou mares territoriais do Brasil, tendo a seu bordo escravos, cuja importação é proibida pela lei de sete de novembro de mil oitocentos e trinta e um, ou havendo-os desembarcado, serão apreendidas pelas Autoridades, ou pelos Navios de guerra brasileiros, e consideradas importadoras de escravos.

Sobre esta lei é INCORRETO afirmar:

(A) Trata-se da Lei Rio Branco, medida adotada pelo parlamento brasileiro que libertou crianças nascidas de pais escravos.

(B) Trata-se da Lei Eusébio de Queirós que surgiu como resposta às exigências feitas pela Grã-Bretanha ao governo brasileiro no sentido de acabar com o tráfico de escravos.

(C) Trata-se da lei que o parlamento brasileiro aprovou para acabar com o tráfico de escravos em 1850, depois que navios de guerra britânicos apreenderam alguns navios negreiros nos portos brasileiros.

(D) A lei fez com que parte dos agricultores brasileiros passassem a buscar trabalhadores assalariados, principalmente em países da Europa como Itália e Alemanha, nas décadas seguintes.

(E) Sucedeu à Lei Feijó, de 7 de novembro de 1831, que foi a primeira lei a proibir a importação de escravos no Brasil, com exceção dos escravos matriculados no serviço de embarcações pertencentes a um país onde a escravidão ainda era permitida. Porém, o governo brasileiro não se esforçou em cumprir o que estava disposto nesta lei.

GABARITO.

QUESTÃO 27
(FEI 2019) Foi o mais importante e influente físico, matemático e astrônomo do século dezessete. Em 1 666, este importante cientista definiu as leis do movimento, que são estudadas nas escolas de todo mundo até os dias de hoje, a saber:

Um objeto permanecerá em um estado de inércia ou em movimento uniforme em linha reta, a menos que tenha seu estado alterado pela ação de uma força externa.

A relação entre aceleração e força aplicada sobre um corpo deve ser igual ao produto da massa do corpo por sua aceleração. (F = ma).

Para cada ação há uma reação igual e oposta.

A partir da descrição do cientista e destes três enunciados que lhe são atribuídos, é possível afirmar que se trata de:

(A) Nicolau Maquiavel.
(B) Nicolau Copérnico.
(C) Johannes Kepler.
(D) Galileo Galilei.
(E) Isaac Newton.

GABARITO.

QUESTÃO 28
(FEI 2019) A Declaração de Independência, de 4 de julho de 1 776 nos Estados Unidos da América, e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada em 26 de agosto de 1 789 na França, têm em comum o fato de:

(A) terem encorajado os monarcas europeus a atenderem as demandas do povo.

(B) terem promovido a cooperação internacional para a solução de problemas econômicos comuns.

(C) terem inspirado movimentos revolucionários na Europa e nas Américas.

(D) terem fornecido modelos para propagação do imperialismo para aplicação na África e Ásia.

(E) terem difundido o ideal socialista no ocidente.

GABARITO.

QUESTÃO 29
(FEI 2019) No ano passado foi aprovada a Reforma Trabalhista, que alterou pontos significativos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que é um conjunto de normas criadas no Brasil para regular as relações de trabalho e que foram consolidadas em único texto de lei.

Entre os principais artigos da CLT estão:

- criação do salário mínimo e da carteira de trabalho;
- jornada diária de 8 h;
- direito a férias anuais remuneradas;
- descanso semanal e direito à previdência social.

A CLT foi criada originalmente, no governo de:

(A) Getúlio Vargas.
(B) Jânio Quadros.
(C) D. Pedro II.
(D) Tancredo Neves.
(E) João Goulart.

GABARITO.

QUESTÃO 30
(FEI 2019) Nesta charge do cartunista brasileiro Benedito Carneiro Bastos Barreto (conhecido como Belmonte), foram representados dois momentos nas relações entre Hitler e Stalin.

O primeiro quadro representa a situação em 1939 e o segundo em 1943.


Nestes dois momentos históricos ocorreram, respectivamente:

(A) a assinatura do pacto de não agressão entre a Alemanha e a URSS / Invasão da Polônia por parte da URSS.

(B) a assinatura do pacto de não agressão entre a Alemanha e a URSS / invasão da URSS pelas tropas de Hitler.

(C) a invasão da Europa Oriental, feita de comum acordo entre a Alemanha e a URSS / divisão dos territórios ocupados entre Hitler e Stalin.

(D) a invasão da URSS pelas tropas de Hitler / assinatura do pacto de não agressão entre a Alemanha e a URSS.

(E) a aliança Germano-Soviética / disputas com a partilha da África a partir da ocupação deste continente feita pelos exércitos da divisão Panzer do Gal. Rommel.

GABARITO.

HISTÓRIA

QUESTÃO 21
(FEI 2019) Galileo Galilei foi um físico, astrônomo e matemático do Renascimento italiano, nascido em Pisa em 1564.

Suas descobertas na astronomia, realizadas através de observações feitas num telescópio que ele mesmo aperfeiçoou, mudaram a maneira pela qual o mundo passou a entender o universo.

Sobre Galileo Galilei, assinale a alternativa incorreta:

(A) Dedicou-se ao estudo dos corpos celestes e se tornou defensor da teoria heliocêntrica, proposta por Nicholas Copernicus.

(B) Foi acusado de heresia e julgado pelo Tribunal da Inquisição, sendo forçado a renunciar publicamente a suas ideias.

(C) A teoria copernicana (ou teoria geocêntrica) defendida por ele estava em contraste com as ideias da Igreja Católica, ainda ligadas à concepção heliocêntrica, que concebia um planeta Terra imóvel no centro do Universo.

(D) Ele julgava que o fluxo das marés seria a prova do movimento de revolução da Terra em torno do Sol. Hoje se sabe que as marés se devem à força da gravidade exercida pela Lua.

(E) Somente em 1992, ele foi absolvido pelo Papa João Paulo II da acusação de heresia.

GABARITO.

QUESTÃO 22
(FEI 2019) Para responder à questão, leia os trechos a seguir da Magna Carta (Magna Charta Libertatum) de 1215 d.C.:

Ninguém será obrigado a prestar algum serviço além do que for devido pelo seu feudo de cavaleiro ou pela sua terra livre.

Nenhum homem livre será detido ou sujeito à prisão, ou privado dos seus bens, ou colocado fora da lei, ou exilado, ou de qualquer modo molestado, e nós não procederemos nem mandaremos proceder contra ele senão mediante um julgamento regular pelos seus pares ou de harmonia com a lei do país.

Não lançaremos taxas ou tributos sem o consentimento do conselho geral do reino (commue concilium regni), a não ser para resgate da nossa pessoa, para armar cavaleiro nosso filho mais velho e para celebrar, mas uma única vez, o casamento da nossa filha mais velha; e esses tributos não excederão limites razoáveis.
(Fonte:http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Documentos-anteriores-%C3%A0cria%C3%A7%C3%A3o-da-Sociedadedas-Na%C3%A7%C3%B5es-at%C3%A9-1919/magna-carta-1215-magna-charta-libertatum.html. Acesso em 10 mar. 2019).

Sobre a Magna Carta, assinale a alternativa correta:

(A) Foi bem sucedida em evitar uma guerra civil inglesa em 1215.

(B) Tinha como intuito beneficiar ao rei em detrimento dos nobres.

(C) Concedeu certos direitos ao povo e determinou que o rei deveria obedecer à lei.

(D) Deu ao rei poder ilimitado para aumentar os impostos e taxas como a talha, a corveia e a banalidade.

(E) Deu aos cidadãos ingleses o controle democrático sobre seu governo e um mandato para eliminação do sistema feudal.

GABARITO.

QUESTÃO 23
(FEI 2019) Para responder à questão, leia o trecho a seguir:

Os navegadores ...……………, ao chegarem à costa oriental de África, observaram a existência de um comércio florescente em que se negociava o ouro, o ferro, o marfim, tecidos de algodão, seda, escravos, porcelanas. Em meados do século XV, os primeiros entendimentos com os chefes africanos para o estabelecimento de trocas comerciais pacíficas ocorreram sem qualquer plano prévio, ao sabor da maior ou menor habilidade dos capitães e negociantes.
(GOMES, Carlos; Antecedentes do Capitalismo: Ed. Ecopy, p 227 disponível em:
http://www.eumed.net/libros/2008a/372/indice.htm. Acesso em 10 mar. 2019).

De acordo com o fato descrito no texto, é correto presumir que a lacuna no texto pode ser preenchida com a palavra:

(A) otomanos
(B) ingleses
(C) africanos
(D) portugueses
(E) genoveses

GABARITO.

QUESTÃO 24
(FEI 2019) As civilizações da Antiguidade deixaram grandes contribuições para o desenvolvimento da sociedade moderna. O Império Babilônico e a República Romana são importantes porque ambos nos deixaram um legado relacionado:

(A) ao teatro e à poesia.
(B) a um conjunto codificado de leis.
(C) às práticas religiosas monoteístas.
(D) à filosofia e à música.
(E) às práticas democráticas e de igualdade social.

GABARITO.

QUESTÃO 25
(FEI 2019) Para responder à questão, leia este trecho sobre o caudilhismo:

[...] havia caudilhos cultos e caudilhos iletrados, agnósticos e crentes, liberais e conservadores. Em geral, eram homens que, tanto em virtude de sua força e carisma, quanto da fragilidade ou inexistência de instituições capazes de limitar sua autoridade, reuniam um vasto séquito e assumiam o governo com a violência do poder, um poder que exerciam no tradicional modo patrimonialista.
(ZANATTA, Loris; Uma Breve História da América Latina.
São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2017, p 131).

Assinale a alternativa que contém somente países que foram governados por caudilhos no continente americano na primeira metade do século XIX :

(A) Brasil, Argentina, México e Paraguai.
(B) EUA, Cuba, Canadá e Brasil.
(C) México, Panamá, Haiti e Brasil.
(D) EUA, Panamá, Colômbia e México.
(E) Argentina, Paraguai, Venezuela e Bolívia.

GABARITO.

QUESTÃO 26
(FEI 2019) O trecho a seguir da obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, relata o final trágico da Revolta de Canudos, com o Arraial de Canudos sendo completamente destruído a 5 de outubro de 1897.

Fechemos este livro. Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a História, resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados.
(CUNHA, E. Os sertões [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais,
disponível em: http://books.scielo.org/id/tw4bm. Acesso em 15 mar. 2019).

Sobre a revolta de Canudos assinale a alternativa incorreta:

(A) Foi um conflito entre o Estado brasileiro e um grupo de cerca de 30 000 colonos, que fundaram sua própria comunidade no estado da Bahia, conhecida como Canudos.

(B) A revolta de Canudos foi acompanhada de perto por Euclides da Cunha, que era jornalista correspondente do jornal “O Estado de S. Paulo". As reportagens serviram de base para que ele mais tarde publicasse a obra "Os Sertões" em 1902.

(C) Depois de várias tentativas frustradas de supressão militar, o conflito chegou a um fim trágico em outubro de 1897, quando uma grande força do exército brasileiro invadiu o arraial e matou quase todos os seus habitantes.

(D) No final do século XIX, Canudos tornou-se a segunda maior cidade da Bahia. Muitos trabalhadores abandonaram as grandes fazendas para morar em Canudos, o que desorganizou a produção e afetou severamente toda a economia da região. Por isso, a elite agrária nordestina dominada pelo coronelismo e que dependiam destes trabalhadores, exigiram providências do governo federal para eliminar a comunidade liderada por Antônio Conselheiro.

(E) Os jornais da época foram favoráveis à ação militar, uma vez que representava o embate entre a civilização contra um movimento ateísta, inspirado no Positivismo, que pregava abertamente a luta de classes.

GABARITO.

QUESTÃO 27
(FEI 2019) Para responder à questão, leia o texto a seguir:

Emergiam as cidades, as universidades, a literatura vernácula, a filosofia racionalista, a ciência empírica, as monarquias nacionais. A Baixa Idade Média (século XIV-meados do século XVI), com suas crises e seus rearranjos, representou exatamente o parto daqueles novos tempos, a Modernidade.
(FRANCO JÚNIOR, Hilário; A Idade Média, Nascimento do Ocidente:
2 ed. São Paulo: Brasiliense, 2001, p.17).

Sobre as características da Europa Ocidental entre os anos de 1 400 e 1 500 relatadas no texto, assinale a alternativa correta:

(A) Houve a centralização do poder político, pois os reis passaram a adquirir o direito de tributar, julgar e legislar para todos os habitantes de seu reino.

(B) Houve a redução da influência do Humanismo, que colocava um valor renovado no conhecimento humano em detrimento dos valores celestiais.

(C) Houve a redução da identidade nacional, estimulada por grandes conflitos como a Guerra dos Cem Anos.

(D) Houve a redução do poder da burguesia, devido à substituição do valor monetário pelo valor fundiário.

(E) Surgiram novos métodos de produção que levaram a uma redução da divisão do trabalho e a uma diminuição da produtividade rural.

GABARITO.

QUESTÃO 28
Para responder à questão, leia o texto a seguir:

A Primeira Guerra Mundial foi uma guerra industrial, na qual foram aplicados métodos de produção em massa e novas tecnologias na fabricação de armamentos. Ao longo da Primeira Guerra Mundial, foi preciso ajustar as estratégias e táticas aos novos armamentos. Nos primeiros anos do conflito, a aplicação de tecnologias do século XX contra táticas do século XIX levou a um número enorme de baixas em batalhas travadas inutilmente.
(BLANC, Claudio. Primeira Guerra Mundial – Uma história em Imagens. São Paulo: Online, 2015,
p.72, disponível em: https://books.google.com.br/books?id=erf1CwAAQBAJ. Acesso em 15 mar. 2019.

(FEI 2019) Com o desenvolvimento das tecnologias industriais, diversos armamentos foram desenvolvidos para serem usados neste grande conflito mundial. Entre armas de alto potencial destrutivo que foram usadas pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial, está:

(A) a bomba atômica.
(B) o canhão.
(C) o avião a jato de combate.
(D) o armamento químico conhecido como gás cloro.
(E) o submarino nuclear.

GABARITO.

QUESTÃO 29
(FEI 2019) Devido às Guerras Napoleônicas, a capital de Portugal foi transferida de Lisboa para o Rio de Janeiro em 1808. Durante treze anos, o Brasil passou a ter o mesmo status político da metrópole. A transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro promoveu mudanças radicais na colônia, gerando a necessidade de muitos recursos financeiros para mantê-la.

Com a morte da rainha Maria em 1816, o príncipe João tornou-se o monarca do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Porém, mesmo com o fim do bloqueio napoleônico, D.João VI permaneceu no solo brasileiro até 1821. Este longo período de permanência do rei no Brasil gerou insatisfações na Europa.

Assinale a alternativa que cita corretamente uma revolta ocorrida no Brasil por causa dos impostos advindos da presença da corte no Rio de Janeiro e o movimento português que exigiu o regresso de D. João a Portugal:

(A) Revolução Pernambucana e Revolução do Porto.
(B) Insurreição Baiana e Revolução dos Cravos.
(C) Insurreição Praieira e Revolta da Mealhada.
(D) Revolta dos Calcetas e Revolta da Cachaça.
(E) Revolução Gloriosa e Revolução dos Cravos.

GABARITO.

QUESTÃO 30
Para responder à questão, leia o texto a seguir:

A última região da colônia era conhecida como Caminho do Sul e abrangia o "caminho" interiorano que conduzia da cidade de São Paulo às pastagens meridionais do Brasil. Como a maioria dos caminhos brasileiros, esse era, na realidade, uma simples extensão não-pavimentada de velhas trilhas indígenas.

Só no século XVIII as tropas de mulas se tornariam o meio comum de transportar mercadorias pelos caminhos da província, o que até então se fizera por meio de carregadores índios. Ademais, foi no século XVIII, precisamente devido à crescente predominância do transporte por mulas, que a região do Caminho do Sul se tornou um importante centro econômico, atravessado por muares, cavalos e bovinos em direção ao mercado do Rio de Janeiro e para as áreas extrativas das Minas Gerais e Goiás.
(VIDAL LUNA, Francisco; KLEIN, Herbert S. Evolução da sociedade e economia
escravista de São Paulo, de 1750 a 1850; São Paulo: Edusp, 2006, p.33).

(FEI 2019) De acordo com os fatos históricos relatados no texto, é correto afirmar que:

(A) no período, houve a completa desintegração do sistema colonial, com a desvinculação territorial das atividades econômicas entre as diversas regiões brasileiras.

(B) durante o ciclo do ouro a força de trabalho dedicou-se às atividades da mineração e, por isso, a região passou a depender do abastecimento externo de carne e outros gêneros alimentícios, animais para transporte e para carga, ferramentas e escravos.

(C) houve a integração da economia canavieira com a da mineração, o que de fato contribuiu para o enriquecimento das duas regiões.

(D) como a atividade de mineração era feita integralmente por trabalhadores livres, houve um desestímulo no comércio de escravos na região.

(E) como a atividade de mineração necessitava de animais para carga e para transporte, estes vinham diretamente de Portugal, o que favoreceu o comércio triangular.

GABARITO.

Comentários