Questões UPE 2020 Biologia com Gabarito

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Questões UPE 2020 Biologia com Gabarito

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BIOLOGIA

QUESTÃO 01 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
Leia a reportagem a seguir:

POR QUE OS CABELOS E AS UNHAS CRESCEM TANTO?

Seus cabelos e suas unhas são bem diferentes uns dos outros, mas eles são compostos a partir da mesma proteína de origem animal. Esta também é encontrada nas escamas do lagarto, nas penas da galinha e no casco da tartaruga, além de estar presente em muitos outros animais com diferentes funções."
Disponível em: https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/por-
que-os-cabelos-e-as-unhas-crescem-tanto/ Adaptado. Acesso em: jul., 2019.

(UPE 2020) A que proteína a reportagem se refere?

a) Actina
b) Colágeno
c) Albumina
d) Fibrinogênio
e) Queratina

GABARITO.

QUESTÃO 02 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
Observe a tirinha a seguir:

upe-2020-1-fase-2-dia-imagem_01
Disponível em:
http://ofeliafonseca.pbworks.com/w/page/5839453
/QUADRINHOS%3A%207%C2%BA%20ANO%3A%20%22ORIGEM%20DA%2
0VIDA%22 (Adaptada) Acesso em: jun., 2019.


(UPE 2020) A molécula e o ser vivo são representados, respectivamente, por

a) Ácido nucleico – bactéria.
b) Carboidrato – alga.
c) Enzima – protista.
d) Fosfolipídio – coacervado.
e) Proteína – fungo.

GABARITO.

QUESTÃO 03 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
Observe a charge a seguir:

Observe a charge a seguir

(UPE 2020) Nos girinos, conforme ilustrado na figura, as transformações sofridas pelo animal envolvem modelagem de tecidos.

A cauda irá sofrer regressão para o animal ter sua forma definitiva por causa da ação de uma organela.

Assinale a alternativa que apresenta a organela envolvida nessa função.

a) Complexo de Golgi
b) Lisossomo
c) Mitocôndria
d) Peroxissomos
e) Retículo endoplasmático granular

GABARITO.

QUESTÃO 04 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
(UPE 2020) A membrana plasmática é constituída por lipídeos e proteínas. As proteínas são responsáveis por constituir sua porção sólida, podendo ser imersas ou associadas diretamente à bicamada lipídica.

Cada tipo de membrana apresenta diferentes proteínas em sua constituição, uma vez que cada proteína tem variadas funções no organismo.

Estabeleça a associação entre o modelo da proteína e sua função.

upe-2020-1-fase-2-dia-imagem_04

FUNÇÃO

A Proteína de reconhecimento - permite uma célula reconhecer outra e interagir com ela.

B Proteína de adesão - permite que as células se adiram umas às outras.

C Proteína carregadora - interage especificamente com certas moléculas e íons, carregando-os através da membrana plasmática.

D Proteína receptora - permite a ligação com certas moléculas sinalizadoras, desencadeando processos celulares.

Assinale a alternativa que apresenta as associações CORRETAS.

a) I D, II C, III A, IV B
b) I D, II A, III B, IV C
c) I C, II B, III A, IV D
d) I C, II B, III D, IV A
e) I A, II D, III B, IV C

GABARITO.

QUESTÃO 05 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
Leia os textos a seguir:

Isto era comum em Portugal, no século 18 e, muito provavelmente, também no Brasil. Beliscões e pisadas de pé estão associados ao “namoro cortês” e simbolizavam a vida rural.
Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/
o-beliscao-como-gesto-de-amor/ Acesso em: ago., 2019.

Ilustração de Bira Dantas da coleção Literatura Brasileira em quadrinhos, da Ed. Escala Educacional.
Ilustração de Bira Dantas da coleção “Literatura Brasileira
em quadrinhos”, da Ed. Escala Educacional.

“Estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído por junto dela e assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito. A Maria sorriu-se e deu-lhe também um tremendo beliscão nas costas da mão esquerda. Ao anoitecer, passou-se a mesma cena de pisadela e beliscão e, no dia seguinte, estavam os dois amantes tão extremosos e familiares que pareciam sê-lo de muitos anos.”
(Memórias de um Sargento de Milícias (1853),
de Manuel Antônio de Almeida). Adaptado.

(UPE 2020) Assinale a estrutura responsável pela sensação de dor descrita no texto.

a) Corpúsculo de Ruffini
b) Corpúsculo de Krause
c) Corpúsculo de Merkel
d) Corpúsculo de Pacini
e) Terminações nervosas livres

GABARITO.

QUESTÃO 06 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
Leia o texto a seguir:

Alimentação vegana deixou bebê italiano à beira da morte

Um bebê italiano foi hospitalizado com um quadro de desnutrição por seguir uma dieta vegana promovida por seus pais – na qual qualquer comida com origem animal, como ovos ou leite de vaca, é proibida.

Ele chegou ao hospital com baixos níveis de cálcio no organismo, "apenas o suficiente para sobreviver...” Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite materno é indicado como único alimento até os seis meses do bebê.

Desde o nascimento, o bebê deveria ter tido suporte de cálcio e ferro. O desmame deveria ter sido feito com leite de soja fortificado com cálcio, vitaminas B12 e D.

Variações caseiras, como leite de soja e de arroz, não são recomendadas no primeiro ano de vida do bebê, pois têm “proporções erradas de proteína, gordura e carboidrato”.
Disponível em: https://www.vix.com/pt/bdm/bebe/522477/alimentacao-vegana-
deixou-bebe-italiano-a-beira-da-morte-saiba-onde-foi-o-erro
Acesso em: ago., 2019.

(UPE 2020) Sobre os compostos abordados no texto e sua importância para a saúde, assinale a alternativa CORRETA.

a) A vitamina D ou retinol, essencial para a visão e pele, é encontrada nos laticínios e verduras verdes. Sua deficiência causa o raquitismo em adultos e crianças.

b) Carnes, nozes e cereais são ricos em vitamina B2 ou piridoxina que atua no metabolismo energético. Sua deficiência leva ao beribéri.

c) O cálcio é encontrado no leite e derivados; participa da formação e manutenção de ossos e dentes, além de auxiliar na contração muscular e regular a pressão arterial. Sua deficiência provoca problemas de coagulação sanguínea.

d) A vitamina B12 ou cobalamina é encontrada em carnes, ovos e laticínios. Atua na formação dos ácidos nucleicos e aminoácidos. Sua deficiência leva à anemia perniciosa.

e) O arroz e a soja são polissacarídeos estruturais, ricos em amido, cuja função é a de reserva energética. Sua deficiência pode provocar câimbras.

GABARITO.

QUESTÃO 07 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
(UPE 2020) Leia o texto a seguir:

Por muito tempo consideradas meras coadjuvantes no funcionamento cerebral, as células gliais só entraram em evidência nos últimos anos, à medida que trabalhos começaram a comprovar sua importância para o desenvolvimento, a regeneração e a estruturação do sistema nervoso. Elas representam quase metade das células cerebrais – a outra metade são os neurônios.
Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/2013/02/11/
os-astros-do-momento/adaptado Acesso em: ago., 2019.

Estabeleça a associação entre a célula e sua característica.

upe-2020-1-fase-2-dia-imagem_05

CARACTERÍSTICAS

A Pequeno macrófago que migra pela corrente sanguínea até o sistema nervoso central e passa a exercer a função de fagocitose, destruindo restos de células mortas e microrganismos que invadem o tecido nervoso.

B Célula de grande volume, que envolve os axônios dos neurônios fora e dentro do SNC, funcionando como isolante elétrico e protetor.

C Responde pela nutrição dos neurônios, uma vez que seus prolongamentos se ligam aos vasos sanguíneos, estando relacionada à proliferação celular de células-tronco do SNC.

D Célula que se enrola em torno do axônio dos neurônios dentro do SNC e constitui a bainha de mielina que isola e bloqueia os impulsos nervosos.

E Célula nervosa, a única capaz de receber e propagar os estímulos, permitindo ao organismo responder as alterações do meio. Constituída de corpo celular e axônio, capaz facilmente de se dividir e de se regenerar.

Assinale a alternativa que apresenta as associações CORRETAS.

a) I – D
b) II – A
c) III – C
d) IV – E
e) V – B

GABARITO.

QUESTÃO 08 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
Leia o texto a seguir:

(UPE 2020) Os raios ultravioleta (UV) do sol estimulam a divisão das células da pele, enquanto o calor faz elas ressecarem e morrerem. Assim, forma-se uma camada mais grossa de células mortas que acaba descascando. O sol acelera o processo natural da pele. Estamos sempre descamando aos poucos e, mesmo sem que a gente perceba, a pele se renova.
Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-
estranho/porque-as-pessoas-descascam-depois-de-tomar-muito-sol/
Acesso em: jul., 2019.


Sobre isso, é CORRETO afirmar que

a) a pele humana descama por ser constituída de dois tecidos firmemente unidos entre si. O mais externo é a epiderme, e o mais interno, a derme, ambos de origem endodérmica, formados, respectivamente, por tecidos epitelial e conjuntivo.

b) as reações que levam à descamação ocorrem na superfície da pele, a epiderme, um epitélio pavimentoso simples, cuja função é proteger contra o atrito, secreção e entrada de microorganismos.

c) as células basais da epiderme estão sempre se dividindo para formar os melanócitos que são empurrados para cima, e, à medida que morrem, vão originando o estrato córneo, camada externa que protege a pele, rica em fibrina e melanina.

d) os raios UV atingem a pele e penetram em todas as células, alcançando a parte do DNA que controla a divisão celular delas. Isso estimula a multiplicação desenfreada das células da derme, embora diminua o seu número na epiderme.

e) muitas células morrem de desidratação por causa da exposição aos raios solares. Assim, é acelerado o processo natural de formação da camada de células mortas, o estrato córneo, que descama abrindo espaço para novas células.

GABARITO.

QUESTÃO 09 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
Observe as figuras A e B a seguir:



(UPE 2020) Com base na organização das células, assinale a alternativa que apresenta a relação CORRETA entre o tipo de célula, de estruturas apontadas e suas respectivas funções.

a) A célula A ilustra uma bactéria, célula procariótica, cujo material genético é ausente, no entanto apresenta ribossomos e retículo endoplasmático granular, apontados em 1 e 6, respectivamente.

b) A célula B é eucariótica, do tipo vegetal, pois apresenta cloroplasto, apontado em 9, cuja função é realizar a fotossíntese.

c) As células A e B apresentam, em comum, membrana plasmática e mitocôndrias, apontadas, respectivamente, em 2 e 8, as quais realizam a síntese de proteína e respiração celular.

d) A célula B é eucariótica, do tipo animal por apresentar riqueza de organelas, a exemplo do complexo de Golgi, e os centríolos. Esse complexo, apontado em 11, tem como função acumular e eliminar secreções.

e) A célula A é procariótica, podendo ser um fungo, pois apresenta parede celular, rígida e impermeável, apontada em 4, e flagelo, apontada em 5, cuja função é movimento.

GABARITO.

QUESTÃO 10 - UPE 2020 1ª FASE, 2º DIA
(UPE 2020) A figura a seguir foi apresentada a cinco amigos para uma discussão.


Depois de observarem a figura, os cinco conversaram sobre o assunto.

Ari | Gêmeos monozigóticos possuem o mesmo DNA, portanto são sempre de aparência idêntica, mas de sexos distintos.

Ernesto | Gêmeos idênticos são extremamente parecidos fisicamente, por compartilharem os mesmos pais e por terem sofrido fissão do embrioblasto.

Gilberto | A semelhança entre gêmeos fraternos equivale à mesma que se verifica entre irmãos oriundos de gestações distintas.

Mariana | Os gêmeos dizigóticos são provenientes de óvulos e espermatozoides diferentes e possuem os mesmos alelos, em razão de terem os mesmos genitores.

Sônia | Se dois zigotos diferentes se desenvolverem, nascerão duas crianças com sexos distintos, mas com o mesmo patrimônio genético.

Assinale a alternativa que faz a CORRETA análise dos tipos de gêmeos que podem ser formados, de acordo com os diálogos.

a) Ari e Ernesto se reportam ao tipo 1, e ambos estão corretos em suas argumentações.

b) Ari e Mariana tratam, respectivamente, dos tipos 1 e 2, mas apenas Ari faz um comentário correto.

c) Ernesto e Gilberto tratam, respectivamente, dos tipos 1 e 2, e ambos estão corretos em suas colocações.

d) Gilberto e Sônia tratam, respectivamente, dos tipos 2 e 1, mas apenas Sônia faz um comentário correto.

e) Mariana e Sônia se reportam ao tipo 2, e ambas estão corretas em suas colocações.

GABARITO.

BIOLOGIA

QUESTÃO 01
(UPE 2020) Leia a letra da canção abaixo:

“Procurando bem todo mundo tem pereba,
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga (1), tem ameba (2)
Só a bailarina é que não tem.
E não tem coceira (3), verruga nem frieira (4)
Nem falta de maneira ela não tem
Futucando bem todo mundo tem piolho (5)
Ou tem cheiro de creolina
Todo mundo tem um irmão meio zarolho
Só a bailarina é que não tem” ...
(Ciranda da Bailarina: Chico Buarque e Edu Lobo)

A bailarina tem maneiras de evitar as doenças abaixo relacionadas aos termos numerados no texto:

I. Ascaridíase;
II. Amebíase;
III. Micose;
IV. Escabiose;
V. Pediculose.

Tomando os cuidados a seguir:

A - Tomar banho diariamente e cuidar bem da sua higiene pessoal;
B - Beber água filtrada e lavar bem as frutas, as verduras e os legumes antes de preparar as saladas;
C - Lavar sempre as mãos antes das refeições;
D - Morar em uma área com saneamento básico;
E - Não compartilhar toalhas, roupas e objetos de uso pessoal.

Assinale a alternativa em que ocorre a associação CORRETA entre o agente etiológico ou sintoma, a doença e a forma de prevenção correspondente.

a) 1 é o agente etiológico de II, e a medida profilática é D e E.

b) 2 é o agente etiológico de I, e a medida profilática é C, D e E.

c) 3 é um sintoma de IV e V, e a medida profilática é A e E.

d) 4 é um sintoma de III, e a medida profilática é A, B e C.

e) 5 é o agente etiológico de IV, e a medida profilática é A e C.

GABARITO.

QUESTÃO 02
(UPE 2020) Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), casos de sarampo têm aumentado no mundo, com registros de 300% em 2019. Um dos fatores relacionados a esse aumento é o crescimento dos movimentos antivacina. Estes ganharam força quando o médico Andrew Wakefield publicou, em 1998, na The Lancet, o artigo: “MMR vaccination and autism” (Tríplice viral e autismo), associando a vacina contra o sarampo, caxumba e rubéola à ocorrência da síndrome. Anos depois, o estudo foi reconhecido como uma fraude, e o autor, afastado da comunidade científica e da medicina. As notícias falsas viralizaram nas redes sociais, influenciando diretamente o comportamento das pessoas.
Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/noticias/
34625-casos-de-sarampo-tem-aumento-de-300-no-mundo-em-2019
-diz-oms. Adaptado. Acesso em: jun., 2019.

Assinale a alternativa que contém a informação VERDADEIRA para se combater a desinformação.

a) No sarampo e na caxumba, a transmissão do vírus acontece por meio do contato com gotículas de saliva de pessoas contaminadas nas quais a infecção causa a inflamação das glândulas salivares.

b) A caxumba e a rubéola são doenças que podem gerar problemas reprodutivos, afetando ovários e testículos, caso ocorra a infecção dessas glândulas na fase adulta.

c) O sarampo, a caxumba e a rubéola apresentam, em comum, os seguintes sintomas: febre alta, tosse, coriza e manchas vermelhas na pele, características de infecção por vírus.

d) Para a população contrária à vacinação, recomenda-se que evite o contato com a saliva, o suor, as feridas da pele e os objetos de uso pessoal dos doentes de sarampo, caxumba e rubéola.

e) A tríplice viral é aplicada em duas doses. Ela contém vírus atenuados, que vão desenvolver na criança um processo de imunização ativa, cuja resposta é lenta. Ao entrar em contato com o vírus no ambiente, o corpo responde de forma rápida produzindo maior quantidade de anticorpos.

GABARITO.

QUESTÃO 03
(UPE 2020) A doença de Chagas é uma doença negligenciada, que atinge populações pobres no Brasil. Recentemente, a Secretaria Estadual de Saúde investigou um surto dessa doença no município de Ibimirim, sertão de Pernambuco.

Alguns pacientes foram diagnosticados com a Doença de Chagas Aguda (DCA) e internados no Hospital Universitário Osvaldo Cruz (HUOC) para o tratamento dos sintomas.

Não se sabe qual foi a via de transmissão, mas casos de contaminação através da ingestão de alimentos mal processados, a exemplo do açaí e da cana-de-açúcar, ocorreram no Pará e poderiam estar relacionados com esses casos em Pernambuco.
Disponível em: https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/
cidades/saude/noticia/2019/06/04/surto-de-doenca-de-chagas-
empernambuco-e-possivelmente-o-maior-do-brasil-380256.php
Adaptado. Acesso em: jul., 2019.

Assinale a alternativa CORRETA sobre a temática da doença de Chagas.

a) O esporozoíto está presente no intestino do inseto sendo transferido para o homem mediante o contato com as fezes do vetor. Na corrente sanguínea, transforma-se em merozoíto, podendo atingir órgãos, tais como baço, fígado e intestino.

b) A forma sexuada do parasita se multiplica na musculatura cardíaca do hospedeiro e desenvolve uma cardiopatia conhecida por cardiomegalia chagásica, que leva à insuficiência cardíaca.

c) Entre os sinais e sintomas da fase aguda da doença, pode ocorrer febre, manchas vermelhas, características de edema na pele e nas pálpebras e relacionadas à liberação de toxinas pelos esporozoítos.

d) Os pacientes podem ter adquirido o tripanossoma por meio da picada do barbeiro ou pela ingestão de alimento contaminado por fezes do inseto. Ao chegar à corrente sanguínea, pode seguir para outros órgãos onde perdem o flagelo e se reproduzem.

e) A forma sem flagelos se desenvolve no inseto vetor, que é o hospedeiro intermediário, passando para a forma com flagelos na corrente sanguínea dos mamíferos que são reservatórios do protozoário.

GABARITO.

QUESTÃO 04
(UPE 2020) De acordo com a OMS, dentre os 7 milhões de pessoas mortas por ano pelo tabaco, 890 mil são fumantes passivos.

Uma pesquisa da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, revelou que pets correm risco igual ou maior que humanos de serem vítimas do fumo passivo, uma vez que eles inalam mais fumaça e, em razão da sua rotina de limpeza, acabam ingerindo nicotina ao limpar pelos e penas.

Cães podem desenvolver câncer de pulmão e gatos, linfoma. Pássaros, coelhos e porquinhos-da-índia têm mais chance de sofrer problemas respiratórios.
Disponível em: https://www.peritoanimal.com.br/
animais-fumantes-passivos-22202.html.
Adaptado Acesso em: ago., 2019.

Assinale a alternativa CORRETA sobre os riscos do fumo para os pets e humanos.

a) Durante a limpeza, os pets lambem os pelos e as penas e, assim, facilitam a passagem da nicotina para a saliva. Ao engolirem a saliva, a nicotina é absorvida no trato digestório, produzindo efeitos semelhantes aos que ocorrem em humanos, por exemplo: alterações na coordenação motora, agitação, ansiedade e ganho de peso.

b) Quando cães e gatos inalam a fumaça do cigarro, a nicotina passa das vias aéreas superiores para os pulmões, causando lesões. Com o tempo, há redução da captação de oxigênio e da sua concentração no sangue. Isso ocorre por causa da diminuição da frequência respiratória em resposta à ação dos quimiorreceptores arteriais.

c) Nos coelhos e porquinhos-da-índia, os pulmões são alveolares e se expandem durante a inspiração, recebendo o ar misturado com nicotina. Ao entrar em contato com os alvéolos pulmonares e os capilares alveolares, a nicotina chega ao sistema circulatório.

d) Entre os problemas respiratórios que podem ocorrer em fumantes passivos, estão a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. Essas doenças reduzem a área de troca gasosa entre o ar e o sangue nos brônquios, bronquíolos e alvéolos.

e) Os pássaros domesticados correm risco maior que os fumantes passivos humanos, porque ficam presos e não podem escapar do monóxido de carbono contido na fumaça do cigarro. Isso aumenta a chance de se formar carbohemoglobina nos pulmões e sacos aéreos.

GABARITO.

QUESTÃO 05
(UPE 2020) Os animais representados abaixo têm em comum mecanismos de proteção que permitem a adaptação às condições do ambiente.

O tatuzinho-de-jardim e o tatu-bola enrolam o corpo e evitam a desidratação; o ouriço-do-mar e o porco-espinho, conhecido como ouriço, se protegem dos predadores com os espinhos sobre a superfície do corpo, e os cavalos-marinhos e os cangurus protegem sua prole em uma bolsa incubadora.

1ª dupla


2ª dupla


3ª dupla

Disponível em: Imagens https://www.bing.com
Acesso em: set., 2019.

Sobre esses animais e suas características, assinale a alternativa CORRETA.

a) Em cada dupla, há um animal invertebrado e um animal vertebrado com simetria bilateral.

b) Nas três duplas, os vertebrados são endotérmicos, e os invertebrados são ectotérmicos.

c) Na segunda e na terceira dupla, a reprodução é sexuada e com fecundação interna.

d) Na primeira e na terceira dupla, há um animal que respira por brânquias e um, por pulmões.

e) Na terceira dupla, as fêmeas incubam os ovos na bolsa, e os machos cuidam da prole.

GABARITO.

QUESTÃO 06
Observe a tirinha a seguir:

Observe a tirinha a seguir

(UPE 2020) Na metamorfose desses dois animais, as mudanças da fase de larva para a fase adulta acontecem, de forma CORRETA,

a) na estrutura respiratória que passa de branquial na larva para traqueal ou pulmonar, no adulto.

b) no sistema digestório, em relação às estruturas de captação do alimento e o hábito alimentar que muda de uma fase para a outra.

c) no sistema circulatório, que na larva é aberto, e no adulto, fechado e com bombas.

d) nas unidades excretoras, que passam a excretar ureia, na fase adulta, em vez de amônia, na larva.

e) nos apêndices locomotores, em razão da regressão da cauda na larva e formação das patas no adulto.

GABARITO.

QUESTÃO 07
(UPE 2020) A figura a seguir representa passos do frevo, dança típica de Pernambuco, na qual os passistas realizam movimentos e malabarismo com o corpo, utilizando-se da sombrinha.

Disponível em: Imagens https://www.bing.com Acesso em: set., 2019.

Assinale a alternativa que identifica, de forma CORRETA, os ossos, os músculos e as articulações que são acionados nos movimentos de qualquer passista.

a) Para elevar a sombrinha, um passista movimenta a articulação do ombro, contrai o bíceps e relaxa o tríceps.

b) Para mover o quadril de um lado para o outro, um passista contrai o quadríceps, os glúteos e os intercostais, gerando o movimento de rotação dessa articulação.

c) Para ficar na ponta dos pés, um passista movimenta as falanges, contraindo os músculos inseridos no metacarpo.

d) Para mover a sombrinha para os lados, um passista movimenta o úmero e a tíbia, contraindo os músculos bíceps e o gastrocnêmio, respectivamente.

e) Para gerar os movimentos de rotação do joelho e do tornozelo, um passista movimenta a rótula e a articulação do metatarso, respectivamente.

GABARITO.

QUESTÃO 08 - NULA.

QUESTÃO 09
(UPE 2020) O arbusto Leucaena leucocephala (Leguminosa) foi introduzido no Arquipélago de Fernando de Noronha, na década de 40, para alimentação do gado.

Desde então, a Leucaena tem se tornado uma das espécies exóticas e invasoras mais danosas para a biodiversidade local, invadindo aproximadamente 50% da área total da ilha principal.

Uma das metodologias utilizadas na tentativa de sua erradicação foi o corte raso, embora tenha sido em vão, pois a espécie rebrota vigorosamente depois de cortada, conseguindo crescer mais rápido que as espécies nativas.

Essa capacidade de desenvolver novo tecido para recompor o córtex está relacionada ao

a) Clorênquima.
b) Parênquima cortical.
c) Parênquima aquífero.
d) Aerênquima.
e) Parênquima amilífero.

GABARITO.

QUESTÃO 10
(UPE 2020) As flores são geralmente bonitas, perfumadas e frágeis. Embora existam há milhões de anos, até a época dos dinossauros, as plantas não tinham órgãos sexuais bem desenvolvidos, depositando seus óvulos a céu aberto, nas junções dos galhos com o caule.

Então, como a Eva da Bíblia, uma espécie “aprendeu a se cobrir com uma folha”, que logo se tornou uma das “invenções” mais felizes da natureza - a flor.
Modificado da Revista Super Interessante, 2016.

Esse texto trata da evolução da

a) Gimnosperma com o desenvolvimento de estróbilos masculino e feminino.

b) Angiosperma com esporos femininos maiores que os masculinos, denominados megaestróbilo.

c) Gimnoesperma na qual o amadurecimento da flor fecundada forma o megasporângio e o óvulo.

d) Angiosperma e Gimnosperma relacionadas à atração de polinizadores.

e) Angiosperma com os esporófitos, produzindo estruturas reprodutivas.

GABARITO.

BIOLOGIA

QUESTÃO 01
(UPE 2020) Sobre a imagem ao lado, leia as seguintes afirmativas:

Os animais e seus rastros...

I. As pegadas representam quatro diferentes espécies biológicas de vertebrados terrestres pulmonados que excretam ureia. Todas são capazes de se intercruzarem e produzir descendentes férteis, estando isoladas reprodutivamente umas das outras.

II. A mula é um exemplo do processo pré-zigótico de isolamento reprodutivo por esterilidade do híbrido, decorrente do cruzamento entre a égua e o jumento. As suas pegadas na imagem refletem o seu genótipo.

III. No sistema ZW de determinação sexual das aves, as fêmeas possuem o par cromossômico sexual homomórfico, enquanto o macho é o sexo heteromórfico, causando dimorfismo sexual. Assim, as fêmeas apresentarão um padrão de pegadas mais superficial, enquanto o do macho, mais profundo.

IV. As pegadas humanas estão acompanhadas por resíduos e poluentes, alterando o equilíbrio dos ecossistemas, por afetarem a vida de uma ou mais espécies de um habitat.

V. As marcas ou pegadas deixadas por um organismo sobre um terreno mole, que posteriormente se transformou em rocha, são conhecidas como impressões ou vestígios fósseis.

Está CORRETO o que se afirma, apenas, em

a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) II, IV e V.
d) III e IV.
e) IV e V.

GABARITO.

QUESTÃO 02
Observe o Texto a seguir:

E tem uma outra coisa muito importante que faz um produto ser orgânico
Fonte: Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Produtos orgânicos: o olho do consumidor / Ministério da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário
e Cooperativismo. – Brasília: MAPA/ACS, 2009. (Adaptado)

(UPE 2020) Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.

a) Entre produtores orgânicos, é comum o plantio de diversas variedades, o que aumenta a chance de se preservar, ao menos, parte da lavoura em caso de seca, enchente ou pragas. Nas monoculturas, não há risco de uma praga dizimar completamente uma plantação, em razão do uso massivo de agrotóxicos, apesar de serem mutagênicos.

b) Plantas que têm em seu genoma um gene de outro organismo e que podem produzir uma substância tóxica às lagartas, mas inofensiva aos mamíferos e outros insetos, são chamadas de transgênicas. Elas podem ser comercializadas com o selo de produtos orgânicos, visto não se fazer uso de agrotóxicos no seu plantio.

c) Agrotóxicos aumentam a taxa de mutações nos genes. Certas mutações ocorrem por substituição de um ou mais pares de nucleotídeos no DNA e são mais drásticas, por mudarem toda a sequência de aminoácidos, alterando a proteína, enquanto a perda ou adição de apenas um par de bases afeta, em geral, um aminoácido.

d) A seleção natural pode alterar as frequências gênicas de uma população, ao atuar na eliminação ou preservação de determinados fenótipos, gerados pelos respectivos genótipos. Assim, insetos resistentes aos agrotóxicos estão sendo selecionados constantemente, e a dosagem do veneno precisará ser aumentada, ocasionando prejuízo à saúde.

e) Na cadeia alimentar, duas pessoas, uma com dieta vegetariana e outra que inclui carne à sua alimentação, irão incorporar a mesma quantidade de veneno, a exemplo do diclorodifeniltricloretano – DDT. Isso se justifica pelo fato de ambas desempenharem o papel de consumidoras primária e secundária, respectivamente, visto a espécie humana ser onívora.

GABARITO.

QUESTÃO 03
Observe a imagem a seguir:


(UPE 2020) Sobre as abelhas e as relações intraespecíficas e ecológicas com o ambiente, assinale a alternativa CORRETA.

a) As colônias de abelhas se caracterizam por serem grupos de organismos da mesma espécie, em que os indivíduos manifestam intercooperação, comunicação e divisão de trabalho, mantendo independência e mobilidade relativas.

b) A rainha pode pôr dois tipos de ovo: os não fecundados que se desenvolvem por partenogênese, originando machos haploides; os fecundados que geram fêmeas diploides, podendo ser operárias, se alimentadas com mel, ou rainhas, se alimentadas com geleia real.

c) Poluentes não biodegradáveis e os persistentes, a exemplo dos agrotóxicos, tendem a se acumular no ambiente e nos seres vivos, como as abelhas, porém, na passagem para cada nível trófico, ocorre a redução da toxicidade no processo de biomagnificação.

d) Uma das razões do sucesso das Angiospermas foi a polinização, resultante de coevolução inseto-planta, em uma relação de mutualismo obrigatório que beneficia as abelhas e as plantas.

e) A competição de duas espécies que exploram o mesmo nicho ecológico, a exemplo das abelhas nativas, sem ferrão, e das abelhas introduzidas, com ferrão, pode levar à extinção ou expulsão de seu território pela primeira e à mudança de nicho por deriva gênica pela segunda, princípio conhecido como exclusão de densidade populacional.

GABARITO.

QUESTÃO 04
Leia o texto a seguir:

As premissas ou condições estabelecidas para a obtenção do equilíbrio, de Hardy-Weinberg não são satisfeitas completamente por nenhuma população real, seja ela humana ou não. Aliás, o que torna possível explicar o processo evolutivo dos seres vivos em termos mendelianos é, justamente, essa desobediência ao modelo teórico.

Apesar de nenhuma população humana obedecer às premissas, a prática tem demonstrado, num aparente paradoxo, em numerosas populações humanas e em relação a um grande número de caracteres monogênicos, que não suscitam casamentos preferenciais, como é o caso dos grupos sanguíneos, que os genótipos se distribuem de acordo com a lei do equilíbrio, de Hardy-Weinberg.
Disponível em: http://sbg.org.br/wphome/wpcontent/
uploads/2012/09/genetica_de_populacoes.pdf
(Adaptado) Acesso em: jul., 2019.

(UPE 2020) Sobre as premissas do princípio de Hardy-Weinberg, assinale a alternativa CORRETA.

a) Se a população é pequena, portanto livre de erros amostrais, o fenômeno é chamado de Deriva Genética.

b) Se todos os casais da população são igualmente viáveis e férteis e geram o mesmo número de filhos, ocorre seleção.

c) Se a população está em panmixia, isto é, todos se acasalam, os cruzamentos ocorrem aleatoriamente.

d) Se os genes da população sofrem mutação de acordo com as leis da probabilidade, geram, ao acaso, indivíduos com diferentes genótipos e fenótipos na população em equilíbrio.

e) Se ocorre migração, as frequências dos alelos da população não sofrerão alteração ao longo das gerações.

GABARITO.

QUESTÃO 05
(UPE 2020) A hemoglobina do adulto humano é composta por quatro subunidades, sendo duas do tipo alfa, codificadas pelo gene HBA, no cromossomo 16, e duas do tipo beta, codificadas pelo gene HBB no cromossomo 11, compondo uma proteína quaternária.

Observe as imagens a seguir:



Sobre a molécula de hemoglobina e suas alterações, assinale a alternativa CORRETA.

a) Um indivíduo com anemia falciforme receberia de seus pais todos os alelos normais para HBA e dois alelos alterados para HBB. Para o indivíduo com o traço falcêmico, o lote alélico seria de todos os alelos normais para HBA e de dois alelos para HBB, sendo um normal e outro alterado.

b) Pelo fato de a anemia falciforme ser um distúrbio autossômico dominante, a chance de as futuras crianças de um casal heterozigoto serem, respectivamente, normais, herdarem o traço falcêmico e terem anemia falciforme é de 25%, 25% e 50%.

c) A substituição da base pirimídica no códon do DNA leva à alteração desse códon no RNAm. Consequentemente, a estrutura primária da proteína da cadeia alfa na hemoglobina S é alterada em razão da substituição do aminoácido ácido glutâmico pela valina.

d) Em áreas endêmicas de malária, a frequência do alelo mutante é mais baixa, pois pessoas homozigóticas normais tendem a morrer de malária, e as homozigóticas siclêmicas, de anemia falciforme. Assim, heterozigotos têm maior chance de sobreviver e transmitir o alelo normal.

e) Em heterozigotos, o transporte de oxigênio aos tecidos fica prejudicado, uma vez que as moléculas alteradas não se ligam ao oxigênio. No entanto, a alteração na molécula impede a sobrevivência dos plasmódios da malária, caracterizando uma seleção do tipo direcional.

GABARITO.

QUESTÃO 06
(UPE 2020) Quanto ao tipo de Biociclo, à sua característica e ao exemplo de ecossistema, analise a tabela a seguir:

Biociclos

Assinale a alternativa que contém as correlações CORRETAS.

a) I-1-A; II-2-B; III-3-C

b) I-1-B; II-3-A; III-2-C

c) I-2-C; II-1-B; III-3-A

d) I-3-C; II-2-A; III-1-B

e) I-3-B; II-1-C; III-2-A

GABARITO.

QUESTÃO 07
Leia o texto a seguir:

A Mata Atlântica possui uma das maiores biodiversidades do mundo, com cerca de 20 mil espécies de plantas e 2.190 espécies de vertebrados. Uma rica fauna associada em diferentes formações florestais, de Matas Densas (úmidas e quentes no Nordeste do Brasil) a Campos de Altitude (úmidas e frias, no Sudeste do Brasil).

A paisagem no Sul outrora foi dominada por imensas Florestas de Araucárias, resistentes ao frio mais intenso dos invernos. Gralhas nidificavam nos galhos das árvores e se alimentavam das suas sementes, conhecidas como pinhão, ajudando, também, a dispersá-las no solo. Ambas as espécies estão ameaçadas de extinção.

Na época do descobrimento, a Mata Atlântica abrangia uma área equivalente a 1.315.460 km², estendendo-se ao longo de 17 Estados, do Rio Grande do Sul ao Piauí, atingindo uma boa porção do Sudeste e estados do Centro-Oeste, como Goiás e Mato Grosso do Sul. Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente.
Fonte: Compilação

(UPE 2020) No texto, os conceitos Bioma, Ecossistema, Comunidade e População estão relacionados, respectivamente, com

a) Mata Atlântica; Florestas de Araucária; Gralhas; Campo de Altitude.

b) Paisagem; Mata Atlântica; Gralhas; Matas Densas.

c) Matas Densas; Mata Atlântica; Florestas de Araucária; Campos de Altitude.

d) Mata Atlântica; Campos de Altitude; Florestas de Araucária; Gralhas.

e) Paisagem; Florestas de Araucária; Mata Atlântica; Matas Densas.

GABARITO.

QUESTÃO 08
(UPE 2020) Estudos recentes apontam que a caça de cotia na Amazônia pode levar à diminuição da população de seringueiras.

Em florestas, onde a espécie não é mais encontrada, observaram-se poucas árvores espalhadas.

Uma das principais explicações é a Zoocoria, representada pela seguinte interação da cotia com a seringueira:

a) Espantar predadores naturais.

b) Ajudar a dispersão de sementes.

c) Controlar as populações de pragas.

d) Deixar clareiras nas florestas para as sementes germinarem.

e) Defecar próximo às árvores, fertilizando-as.

GABARITO.

QUESTÃO 09
Leia o texto a seguir:

Elas aparecem principalmente no verão, quando encalham nas praias. Causam muita admiração mas também muito medo

Elas aparecem principalmente no verão, quando encalham nas praias. Causam muita admiração mas também muito medo. Physalia sp é o nome científico, conhecida como caravela-portuguesa. Cada indivíduo desempenha uma função, o de captura das presas, de digestão do alimento e o de locomoção, inflando as velas e facilitando a locomoção.
Disponível em: http://salvador-nautico.blogspot.com
Acesso em: jun., 2019.

(UPE 2020) Sobre as relações ecológicas estabelecidas, assinale a alternativa CORRETA.

a) Caravela é uma colônia heteromorfa, pois cada indivíduo desempenha uma função diferente.

b) Pelo fato de a Caravela ser constituída de diferentes organismos num mesmo corpo, a relação pode ser considerada inquilinismo.

c) Trata-se de um tipo de relação desarmônica em razão de os organismos desempenharem papéis diferentes.

d) Caravela pode ser considerada uma comunidade composta de indivíduos de diferentes espécies.

e) De forma independente, os indivíduos se beneficiam formando uma protocooperação.

GABARITO.

QUESTÃO 10
Leia o texto a seguir:

Segundo o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), ao desenvolver atividades que buscam prover alimentos, fibras e energia, o ser humano vem impactando a disponibilidade de elementos fundamentais à vida, além de alterar um dos parâmetros mais importantes no funcionamento de sistemas aquáticos e terrestres: a temperatura do ar.

O Brasil desponta como um dos maiores emissores de gases do efeito estufa no mundo, responsável pelo aumento da temperatura do ar, principalmente pelas mudanças no uso da terra e pela produção agropecuária. Isso se dá em parte à grande produção de carne bovina de corte, pois gases são produzidos na digestão dos ruminantes e eliminados por eructação (arroto).
Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, 2015. Adaptado.

(UPE 2020) O gás de efeito estufa produzido pelos ruminantes é o

a) Óxido Nitroso.
b) Gás sulfídrico.
c) Metano.
d) Gás Carbônico.
e) Hexafluoreto de enxofre.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

Nome

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financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1416,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,385,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de 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fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8444,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão 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Questões UPE 2020 Biologia com Gabarito
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