(UEL 2020) Com base na charge (figura 4), no texto I e nos conhecimentos sobre história e memória, considere as afirmativas a seguir

Leia a charge (figura 4) e o texto I a seguir e responda às questões  34  e  35 . Texto I Assim como [...] [Mário de Andrade] reconh...
Leia a charge (figura 4) e o texto I a seguir e responda às questões 34 e 35.

vetaram uma exposição num museu o que se passa com essa gente

Texto I

Assim como [...] [Mário de Andrade] reconhece e afirma que há uma gota de sangue em cada poema, assim também, parafraseando o poeta, queremos reconhecer e sustentar que há uma gota de sangue em cada museu. [...] Admitir a presença de sangue no museu significa também aceitá-lo como arena, como espaço de conflito, como campo de tradição e contradição. Toda a instituição museal apresenta um determinado discurso sobre a realidade. Este discurso, como é natural, não é natural e compõe-se de som e de silêncio, de cheio e de vazio, de presença e de ausência, de lembrança e de esquecimento.
CHAGAS, Mario Souza. Há uma gota de sangue em cada museu:
a ótica museológica de Mario de Andrade. 2. ed.
Chapecó: Argos, 2015. v. 1. p.19.

QUESTÃO 34
(UEL 2020) Com base na charge (figura 4), no texto I e nos conhecimentos sobre história e memória, considere as afirmativas a seguir.

I. Os museus são instituições com dimensões políticas, pois a preservação, a organização e a disposição de documentos implicam a criação e a manutenção de uma memória em detrimento de narrativas silenciadas.

II. Os museus são instituições importantes por preservarem o patrimônio do passado remoto de uma cultura em detrimento da sociedade contemporânea.

III. A criação e a preservação da memória coletiva realizada pelos museus são inclusivas em relação a outras narrativas, permitindo abordar a história de forma objetiva.

IV. O incêndio do Museu Nacional destruiu parte do patrimônio material brasileiro, acarretando implicações sobre o patrimônio imaterial, a memória e as identidades públicas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEL 2020) A icônica obra Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, exposta no Museu do Louvre, possibilita pôr à prova as proporções matemáticas nela presentes.

Conteúdo programático:
Teoria da História. Conceitos de História e Historiografia, História e Memória.

RESOLUÇÃO:
I. Correta. A narrativa dos museus implica a inclusão e a exclusão de documentos que remetem à construção de memórias e ao silenciamento de outras.

II. Incorreta. Os museus não são voltados apenas para a preservação do patrimônio do passado remoto. Sua organização ocorre a partir de questões inerentes ao tempo presente.

III. Incorreta. A narrativa museológica implica necessariamente a seleção e a organização de documentos, remetendo à subjetividade do conhecimento histórico.

IV. Correta. A concepção de um museu envolve o investimento numa memória pública, elemento fundamental para a constituição de determinadas formas de identidade. A destruição do Museu Nacional, portanto, implicaria a perda não apenas do patrimônio material propriamente dito, afetando também as dimensões do patrimônio imaterial, da memória e das identidades públicas.

GABARITO:
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) Com base na charge (figura 4), no texto I e na teoria de Pierre Bourdieu, é correto afirmar que museus expressam, também,

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo