(UEL 2020) Em “O banqueiro e sua esposa”, é possível verificar a emergência da sociedade capitalista

Analise a imagem a seguir.


(UEL 2020) Em “O banqueiro e sua esposa”, é possível verificar a emergência da sociedade capitalista. Com base na imagem e nos conhecimentos sociológicos sobre o capitalismo, assinale a alternativa correta.

a) Weber, em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, demonstrou que o capitalismo depende da religião para existir, pois, sem ela, não haveria acúmulo de capital.

b) Para Durkheim, a divisão do trabalho social na sociedade capitalista isolou cada vez mais os indivíduos, restringindo, assim, a possibilidade de existência de harmonia social.

c) Weber, contrariamente a Marx, negou a existência das classes sociais, as quais foram suplantadas pelos grupos de status.

d) Marx e Durkheim compreenderam que o fim da sociedade capitalista se tornou possível porque o homem alienado se desencantou com o mundo existente.

e) Para Marx, o dinheiro recebido sob a forma de salário é diferente daquele existente sob a forma de capital, pois consiste em trabalho social não pago.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEL 2020) Com base na imagem e nos conhecimentos sobre modernidade e vida social, é correto afirmar que a obra representa

Conteúdo programático:
O conhecimento em Ciências Sociais: introdução ao estudo da sociedade - teoria e método. Estrutura e estratificação social/As desigualdades sociais.

RESOLUÇÃO:
a) Incorreta. Weber não condicionou a existência do capitalismo a uma determinada religião e sim demonstrou a influência que determinada religião teve no processo de constituição da sociedade capitalista.

b) Incorreta. Durkheim considera que a divisão do trabalho social reforça os laços entre os indivíduos, fortalecendo, assim, as relações de solidariedade entre eles.

c) Incorreta. Weber não descarta a existência das classes sociais, apenas as localiza em uma outra esfera, isto é, no mercado.

d) Incorreta. Durkheim não está discutindo o fim do capitalismo e sim como os laços de solidariedade podem se fortalecer dentro dele. A possibilidade de superação da sociedade capitalista por uma sociedade onde não existiriam mais classes sociais integra, por outro lado, o conjunto da obra de maturidade de Marx e Engels. Portanto, os dois autores possuem leituras distintas sobre o futuro da sociedade capitalista.

e) Correta. Capital e salário são distintos para Marx. O que transforma dinheiro em capital é a sua utilização social, ou seja, estar voltado a produzir mais dinheiro no processo básico D - M - D’. Ao contrário, o salário é apenas o montante monetário recebido pelo trabalhador para garantir, em geral, o mínimo de sua sobrevivência e reprodução da força de trabalho.

GABARITO:
e) Para Marx, o dinheiro recebido sob a forma de salário é diferente daquele existente sob a forma de capital, pois consiste em trabalho social não pago.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) A icônica obra Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, exposta no Museu do Louvre, possibilita pôr à prova as proporções matemáticas nela presentes.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.