Prova ENADE 2021 Educação física (bacharelado e licenciatura) com Gabarito

ENADE - Indagação

Prova ENADE 2021 Educação física (bacharelado e licenciatura) com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link ou neste link e/ou neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta. Assim que divulgadas serão atualizadas.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 03
As habilidades motoras básicas, também chamadas fundamentais, são categorizadas em habilidades de locomoção, de manipulação e de estabilidade, e constituem importante foco de intervenção do profissional de Educação Física.

Essas habilidades motoras aprendidas, refinadas e alteradas podem ser influenciadas por diversos fatores. O modelo teórico, conhecido como o Modelo de Restrições de Newell, descreve os três tipos de fatores ou restrições aos quais essas habilidades estão sujeitas, conforme mostra a figura a seguir.

Modelo de Restrições de Newell
HAYWOOD, K.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida.
5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010 (adaptado).

A partir do texto e da figura, apresente uma proposta de intervenção para grupos de três crianças, da segunda infância (restrição do indivíduo), em que sejam desenvolvidas habilidades motoras de manipulação e locomoção (restrição de tarefas), por meio de atividades com bola em diferentes delimitações de espaço (restrição de ambiente). (valor: 10,0 pontos)

PADRÃO DE RESPOSTA. (EM BREVE)

ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 04
Durante uma partida de voleibol entre equipes amadoras, um praticante pisou no pé do adversário, e caiu no chão reclamando de muita dor. O profissional de Educação Física, ao socorrer o contundido, avaliou a situação e suspeitou, inicialmente, de uma entorse de tornozelo.

Com base na situação descrita, faça o que se pede nos itens a seguir.

a) Descreva o que é entorse, citando três sinais ou sintomas comuns desse tipo de lesão. (valor: 5,0 pontos)

b) Aponte três orientações que o profissional de Educação Física deve dar ao praticante para um retorno seguro a atividades esportivas. (valor: 5,0 pontos)

PADRÃO DE RESPOSTA. (EM BREVE)

ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 05 - BACHARELADO
TEXTO I
O Movimento Esporte para Todos (EPT) constituiu-se em uma das mais efetivas manifestações democráticas do século XX. Desde que foi criado na Noruega na década de 1960, o EPT vem se espalhando pelo mundo. Várias conferências e encontros foram realizados: na Alemanha Ocidental (1967 e 1970), na Noruega (1969), na Holanda (1971) e em Buenos Aires (1973), onde o EPT foi tema de uma das sessões das “Jornadas Internacionales de Estudio sobre el Deporte”. O primeiro objetivo a ser atingido por esse movimento foi a democratização das práticas esportivas. Esse e outros propósitos se consumaram com a Carta Internacional de Educação Física e Esporte da UNESCO (1979). 

O EPT incorporou-se à manifestação esporte-lazer, principalmente por suas características e espontaneidade. Tendo sido concebido na perspectiva da democratização das práticas esportivas, tornou-se o meio mais efetivo de esporte-lazer e, ao final do século XX, já havia adotado, entre seus objetivos e conteúdos, a perspectiva de promoção da saúde. O EPT se contrapôs à ideia do esporte de rendimento, que foi dominante no início do século XX.
TUBINO, M. J. G. Movimento Esporte para Todos: da
contestação do esporte de alto nível a atual promoção da saúde. Boletim FIEP. 
Disponível em: http://www.fiepbulletin.net/index.php/
fiepbulletin/article/view/2584. Acesso em: 08 jun. 2020 (adaptado).

TEXTO II
O chamado “Decálogo do EPT (Esporte para Todos)” – suporte de orientação da Rede EPT desde o início da década de 1980 – definia e regulava atividades partindo de propósitos sociais (comunidade, meio ambiente, lazer, saúde, integração social, humanização das cidades, adesão à prática esportiva e ao esporte organizado), tendência até hoje sobrevivente nos chamados projetos e programas de inclusão social pelo esporte.
VALENTE, E. F.; FILHO, J. M. Lazer esportivo e Esporte para Todos.
In: DACOSTA, L. P. (org.) Atlas do Esporte no Brasil. 
Rio de Janeiro: Editora Shape, 2005, p. 571 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, cite três orientações do Esporte para Todos (EPT) voltadas para a democratização e inclusão no esporte e nas atividades físicas em suas diferentes manifestações, apresentando um exemplo de programa ou projeto para cada orientação mencionada. (valor: 10,0 pontos)

PADRÃO DE RESPOSTA. (EM BREVE)

ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 05 - LICENCIATURA
TEXTO I
Utilizar diferentes linguagens verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum
Curricular: Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC, 2017. p. 9 (adaptado).

TEXTO II
Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular:
Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC, 2017. p. 65.

TEXTO III
Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura na natureza, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum
Curricular: Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC, 2017. p. 239.

O texto I apresenta uma das competências gerais da Educação Básica; o II, uma das competências específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental; e o III, uma das habilidades relacionadas à unidade temática Práticas Corporais de Aventura para o 8º e o 9º ano do Ensino Fundamental.

Considerando a inter-relação entre as competências e as habilidades apresentadas, elabore dois objetivos específicos de Educação Física para o 9º ano do Ensino Fundamental, cujo objeto de conhecimento seja uma prática corporal de aventura na natureza, contextualizando o tema transversal meio ambiente. (valor: 10,0 pontos)

PADRÃO DE RESPOSTA. (EM BREVE)

ENADE 2021 - QUESTÃO 09
Um recurso que pode ser utilizado para planejar, prescrever, acompanhar e avaliar os resultados de um programa de exercício físico é a frequência cardíaca. Ressalta-se que a frequência cardíaca de repouso se modifica com a melhora da potência aeróbia, ou seja, apresenta diminuição com o aumento da potência aeróbia. Assim, existem várias formas diretas e indiretas de sua avaliação para a prescrição e acompanhamento do exercício físico.
POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do exercício: teoria e
aplicação ao condicionamento e ao desempenho.
8. ed. Barueri: Manole, 2014 (adaptado)

Suponha que um profissional de Educação Física irá prescrever uma intensidade de 60% para o exercício físico aeróbico de uma jovem de 15 anos, com frequência cardíaca de repouso de 70 batimentos por minuto (bpm). Desse modo, os valores de frequência cardíaca para a execução do exercício seriam os apresentados a seguir.

Equação 1
FCmáx = 220 – idade
FCmáx = 220 – 15 = 205 bpm
Frequência cardíaca do treino: 60% de 205 = 123 bpm

Equação 2
FCR = %(FCmáx – FCrep)+FCrep
FCR = 60%(205-70)+70
FCR = 60%(135)+70
FCR = 81+70
FCR = 151 bpm

Equação 3
Frequência cardíaca do treino = (% estimada x FCR) + FCrep
(60% x 151) + 70
Frequência cardíaca do treino = 161 bpm

Em que: FCmáx é a frequência cardíaca máxima; FCR é a frequência cardíaca de reserva; % é a intensidade pretendida do exercício e; FCrep é a frequência cardíaca de repouso.

Com base nas informações do texto e nas equações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. As equações apresentadas, por demonstrarem resultados diferentes, podem superestimar ou subestimar a intensidade do exercício proposto.

II. As equações revelam atributos individuais de cada pessoa, ou seja, a equação 1 utiliza a idade e as equações 2 e 3 usam idade e frequência cardíaca de repouso.

III. As equações 1 e 2 levam em consideração uma variável de condicionamento cardiovascular prévio.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO. C) I e II, apenas.

ENADE 2021 - QUESTÃO 10
A promoção da saúde, entendida como estratégia de produção social de saúde, deve articular e permear políticas públicas que influenciem o futuro da qualidade de vida urbana. Esse desafio envolve arranjos intersetoriais na gestão pública, empoderamento da população, desenvolvimento de competências e habilidades, capacitação, acesso à informação, estímulo à cidadania ativa, entre outros, para que a população reconheça os problemas e possa advogar por políticas públicas saudáveis.
MORETTI, A. C. et al. Práticas corporais/Atividade física e Políticas Públicas de Promoção da Saúde. 
Saúde e Sociedade, v. 18, p. 346-354, 2009 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A inserção de um programa de práticas corporais, integrado a uma política pública de promoção de saúde e direcionada à população, deve estar fundamentada em um processo educativo que vá além da aquisição de determinantes relacionados à aptidão física.

PORQUE

II. O enfrentamento das dificuldades diárias de forma coletiva, a partir da criação de espaços de diálogos em programa de práticas corporais, é essencial para o fortalecimento da identidade pessoal, da solidariedade e da compreensão da vida e da saúde.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

ENADE 2021 - QUESTÃO 11
O fenômeno esportivo é um universo único a ser estudado e explorado, servindo de apoio e de inspiração para muitos, ao mesmo tempo em que transmite valores, princípios e conceitos extremamente importantes.

Atualmente, as novas tecnologias digitais e não digitais estão a favor do esporte. A criação de vários aplicativos na forma de softwares, que servem de auxiliadores no desempenho dos atletas e na realização das práticas esportivas, é um dos exemplos de inovação tecnológica aplicada ao esporte.
SANTOS, B. F. O esporte mediado pelas tecnologias digitais:
Um novo ponto de vista a ser questionado com reflexões e perspectivas. 
Revista Brasileira do Esporte Coletivo. v. 3. n. 2. 2019 (adaptado).

A partir das informações do texto, assinale a opção que apresenta uma reflexão adequada sobre a relação entre esporte e tecnologia.

A) A tecnologia garante um apoio incondicional para que o ethos social seja preservado, ou permaneça em equilíbrio nas atividades humanas, especialmente nas esportivas.

B) A busca pelo aprimoramento da atividade humana é uma aspiração nobre e o uso da tecnologia garante essa conquista e justifica os meios pelos quais se busca chegar à excelência esportiva.

C) A engenharia genética deve ser utilizada para promover o desenvolvimento físico de atletas de alto rendimento, visando conquistas esportivas significativas.

D) A identificação de inovações tecnológicas que aceleram a evolução nas ciências do esporte é cada vez mais evidente, mas cabem reflexões éticas sobre seus impactos.

E) O surgimento da biotecnologia ensejou o desencadeamento de uma disputada corrida aos métodos mais sofisticados de aperfeiçoamento físico, o que será importante para reforçar a igualdade na competição esportiva em todos os seus níveis.

GABARITO. D) A identificação de inovações tecnológicas que aceleram a evolução nas ciências do esporte é cada vez mais evidente, mas cabem reflexões éticas sobre seus impactos.

ENADE 2021 - QUESTÃO 12
O objetivo central da biomecânica é o estudo do movimento humano. Ainda que esse seja um objetivo comum a muitas áreas que compõem o corpo de conhecimento da Educação Física, a Biomecânica aplica as leis da Física, levando em consideração as características do aparelho locomotor. Para tanto, além da Física e da Matemática, que fundamentam e suportam a análise do movimento humano, a Biomecânica ainda se utiliza dos conhecimentos da anatomia e da fisiologia, que delimitam as características estruturais e funcionais do aparelho locomotor humano.
AMADIO, A. C.; SERRÃO, J. C. A biomecânica em educação física e esporte.
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte.
v. 25, n. spe, São Paulo, p.15-24, dez. 2011 (adaptado).

Considerando o texto e as informações sobre a biomecânica no esporte, avalie as afirmações a seguir.

I. A análise do gesto técnico desportivo global é realizada para descobrir possíveis falhas existentes em sua execução.

II. A correção e/ou adaptação do movimento é uma técnica eficaz para a melhoria do desempenho na prática desportiva.

III. A utilização de procedimentos da dinamometria, da cinemetria e da eletromiografia permite observar e identificar as características mecânicas do gesto esportivo.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas. 
B) III, apenas. 
C) I e III, apenas. 
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO. D) II e III, apenas.

ENADE 2021 - QUESTÃO 13
A ciência é definida como uma investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de proposições hipotéticas sobre relações presumíveis entre fenômenos naturais. O quadro a seguir apresenta as principais características do conhecimento popular (comum) e do conhecimento científico.

A ciência é definida como uma investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de proposições hipotéticas sobre relações presumíveis entre fenômenos naturais. O quadro a seguir apresenta as principais características do conhecimento popular (comum) e do conhecimento científico.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica.
7. ed. São Paulo: Atlas, 2010 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que o conhecimento científico é considerado

A) sistemático, por se pautar em juízo de valor.

B) real, por se basear em ocorrências ou fatos comprovados.

C) verificável, porque apresenta resultados baseados no senso comum.

D) contingente, por apresentar formulação geral com base na experimentação e reflexão de proposições teóricas.

E) exato, pois novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente.

GABARITO. B) real, por se basear em ocorrências ou fatos comprovados.

ENADE 2021 - QUESTÃO 14
O momento epidemiológico de transição nutricional da população brasileira aponta para a necessidade de se conhecer e monitorar, cada vez mais precocemente, o estado nutricional, particularmente o sobrepeso/obesidade e, em consequência, o estado de saúde do indivíduo.

Para tanto, é necessário empregar métodos de avaliação que abarquem as peculiaridades da dinâmica nutricional da infância e adolescência. Nesse sentido, a antropometria tem sido apontada como o parâmetro mais indicado para avaliar o estado de saúde coletivo, principalmente pela facilidade de obtenção das medidas que podem ser válidas e confiáveis, desde que haja treinamento adequado e as aferições sejam devidamente padronizadas.
GOMES, F. S. et al. Antropometria como ferramenta de
avaliação do estado nutricional coletivo de adolescentes. 
Revista de Nutrição, v. 23, p. 591-605, 2010 (adaptado).

A partir do contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir, a respeito das medidas antropométricas voltadas ao público infantojuvenil.

I. O índice de massa corporal e o índice cintura/quadril são ferramentas práticas e de baixo custo para determinar potenciais riscos à saúde no público infantojuvenil.

II. Na aplicação do índice cintura/quadril, uma maior circunferência de cintura pode ser um indício de maior depósito de gordura nessa região, representando menores riscos à saúde.

III. A antropometria possibilita a aquisição de informações que podem ser utilizadas para a melhor orientação em saúde.

IV. A classificação do Índice de Massa Corporal (IMC) usado no público infantojuvenil é o mesmo utilizado pelos adultos.

É correto apenas o que se afirma em

A) III.
B) I e II.
C) I, II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO. A) III.

ENADE 2021 - QUESTÃO 15
Com o objetivo de melhorar a coordenação motora, um adolescente de 15 anos, saudável e sem experiência em práticas esportivas, é matriculado em um programa de aulas online de karatê, prescritas e acompanhadas por um profissional de Educação Física. Visando atender às necessidades e possibilidades do aluno, o profissional utilizará duas metodologias de trabalho: envio de videoaulas gravadas e aulas ministradas ao vivo por videoconferência. Nessa situação, evidencia-se a necessidade do profissional refletir sobre estratégias quanto ao uso dos tipos de feedback, conforme ilustrado na figura a seguir.

MAGILL, R. A. Aprendizagem motora. Conceitos e Aplicações.
MAGILL, R. A. Aprendizagem motora. Conceitos e Aplicações.
5. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2000 (adaptado).

Considerando o texto e a figura apresentados, avalie as afirmações a seguir sobre as aulas online e os tipos de feedback que podem ser fornecidos pelo profissional de Educação Física.

I. A informação visual e auditiva na aula online gravada é suficiente para a realização dos movimentos, sendo o feedback extrínseco inexistente.

II. Nas aulas online ao vivo, o uso de feedback extrínseco é desnecessário ao desempenho de uma habilidade motora.

III. A utilização da categoria "conhecimento de desempenho" favorece a velocidade de aperfeiçoamento em atividades que exigem habilidades simples ou complexas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO. C) I e III, apenas.

ENADE 2021 - QUESTÃO 16
A inclusão social é uma questão que vem atraindo o foco de diversas áreas do conhecimento, tendo em vista a necessidade de criar estratégias para que esses indivíduos não se mantenham à margem da sociedade ou continuem sofrendo discriminação. Essa marginalização ocorre de várias maneiras e sob os mais diversos aspectos.

Alguns indivíduos são afastados do âmbito social por pertencerem a níveis socioeconômicos mais baixos, por falta de oportunidades ou até mesmo devido a alguma deficiência. É o caso das crianças que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A inclusão dessas crianças é um importante fator no seu desenvolvimento, sobretudo no que diz respeito ao convívio com outras crianças. Sabe-se que o esporte proporciona um espaço em que essa convivência é possibilitada e incentivada.
HOFFMAN, D. C. L. Psicologia, esporte e inclusão: considerações
sobre o transtorno do espectro autista e a inclusão social por meio de 
atividades esportivas. Revista da Graduação em Psicologia
da PUC Minas, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018, p. 574-575 (adaptado).

A partir das informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A dinâmica do esporte exige mudanças constantes em relação à organização das tarefas e do ambiente, o que pode ser caótico para um aluno com autismo, pois pode levar a um afastamento da atividade e a comportamentos disruptivos e de autoestimulação.

PORQUE

II. A dificuldade de participação e/ou interação do aluno autista no esporte pode ser causada pela não observância das características típicas do transtorno, que se dão em diferentes níveis e precisam ser conhecidos pelo professor.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

ENADE 2021 - QUESTÃO 17
A Teoria do Se-movimentar (TSM) iniciou-se com os holandeses Carl C. F. Gordijn (que fundamentou filosoficamente o ensino do movimento, elaborando uma concepção dialógica) e Jan W. Tamboer e prosseguiu com o alemão Trebels (2006). O ponto inicial da TSM é a fenomenologia concebida por Maurice Merleau-Ponty, desdobrada da filosofia fenomenológica de Edmund G. A. Husserl. Tal teorização chegou ao Brasil por meio dos trabalhos de Kunz, que enfatizaram o movimento humano como expressão própria do sujeito, e não como uma parte predeterminada de modelos mecânicos, como fazem, por exemplo, as análises biomecânicas e comportamentalistas, que separam o movimento do sujeito-que-se-movimenta.
BETTI, M. et al. Fundamentos filosóficos e antropológicos da Teoria
do Se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, 
autônomos e críticos: o exemplo do currículo de
Educação Física do Estado de São Paulo. Movimento, 
Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 1.631-1.653, out./dez. 2014 (adaptado).

Considerando o texto e a ideia sobre a Teoria do Se-movimentar (TSM), é correto afirmar que o movimento

A) é uma ação humana que se constitui como fato social e se estabelece no diálogo entre o ser humano e o mundo.

B) resulta da manifestação do ser humano no mundo e deve ser estudado e compreendido como ato corporal.

C) pode ser analisado de forma isolada, compreendendo o ser humano pela sua expressão corporal.

D) deve ser entendido como um ato exclusivamente físico, uma vez que as abordagens mecânicas explicam o significado do agir.

E) pressupõe a consciência que se tem dele e a separação entre o ato corporal e o pensamento.

GABARITO. A) é uma ação humana que se constitui como fato social e se estabelece no diálogo entre o ser humano e o mundo.

ENADE 2021 - QUESTÃO 18
O diabetes mellitus é uma síndrome que constitui um grave problema de saúde pública no Brasil, com estimativas que indicam um aumento de 42% no número de indivíduos com essa doença até o ano de 2030. Sabe-se que a prática de diferentes tipos de exercícios físicos tem se mostrado eficaz na manutenção da glicose sanguínea, assim como na prevenção do diabetes. No entanto, é necessário levar em consideração a intensidade do exercício a ser praticado, assim como os cuidados relativos a episódios de hipoglicemia durante essa prática.
DUARTE, C. K. Nível de atividade física e exercício físico em pacientes com diabetes mellitus. 
Revista da Associação Médica Brasileira, v. 58, n. 2, p. 215-221, 2012 (adaptado).

Nesse sentido, a intervenção profissional mais segura para o aluno diabético está embasada em

A) considerar prioritariamente exercícios físicos realizados no ambiente aquático, tendo em vista que o gasto calórico na água é inferior ao dos exercícios praticados no solo, evitando situações de hipoglicemia.

B) considerar a prática de exercícios de alongamento ao invés de exercícios que elevem a pressão arterial, pois é comum os diabéticos apresentarem outras comorbidades como, por exemplo, a hipertensão arterial sistêmica (HAS).

C) identificar o medicamento consumido pelo aluno para o tratamento do diabetes, uma vez que o fármaco influenciará diretamente no ganho de resistência e coordenação muscular de maneira mais significativa após a prática do exercício físico.

D) orientar sobre o tipo de carboidrato a ser consumido antes do início do exercício, como o carboidrato simples, que é de rápida absorção e não prejudica os níveis de glicose sanguínea que serão utilizados como energia durante a contração muscular.

E) orientar atividades aeróbicas e exercícios de fortalecimento muscular, pois essa combinação se mostra eficiente na prevenção e melhora dos sintomas em indivíduos com diabetes.

GABARITO. E) orientar atividades aeróbicas e exercícios de fortalecimento muscular, pois essa combinação se mostra eficiente na prevenção e melhora dos sintomas em indivíduos com diabetes.

ENADE 2021 - QUESTÃO 19
Sempre que pensamos em um tipo de competição desportiva, pensamos em Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e até em algum que o nosso país participa muito pouco, como as Olimpíadas de Inverno. Porém, nunca imaginamos os Jogos dos Povos Indígenas. Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, confraternizar”.

A primeira edição dos Jogos ocorreu em 1996. A edição de 2003, por exemplo, teve a participação de sessenta etnias, dentre elas os Kaiowá, Guarani, Bororo, Pataxó e Yanomami. É interessante notar que as sedes dos Jogos são sempre em locais afastados das grandes cidades, contrariando a lógica dos torneios desportivos, mas extremamente coerente com a proposta indígena.
RONDINELLI, P. Jogos dos povos indígenas. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/
jogos-dos-povos-indigenas.htm. Acesso em: 13 mar. 2020 (adaptado).

Considerando o texto, os Jogos dos Povos Indígenas têm como principal objetivo

A) a construção da rivalidade entre as diferentes tribos.

B) a celebração e o resgate das culturas tradicionais indígenas.

C) a integração dos povos indígenas com outros grupos sociais.

D) a disputa esportiva com foco no desempenho dos participantes.

E) a miscigenação como forma de interação entre os povos indígenas.

GABARITO. B) a celebração e o resgate das culturas tradicionais indígenas.

ENADE 2021 - QUESTÃO 20
Em agosto de 2016, durante a 129ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional realizada no Rio de Janeiro, poucos dias antes do início dos Jogos Olímpicos, o mundo esportivo foi surpreendido com a notícia da inclusão de cinco novas modalidades no programa olímpico para os Jogos de Tóquio 2020. Além do basebol/softbol e karatê, que possuem estreita ligação com o país sede, o skate, o surf e a escalada esportiva também conquistaram espaço.

Essas três últimas modalidades citadas, apesar de não serem novas, trazem uma perspectiva diferente de se olhar o fenômeno esportivo, sinalizando um importante momento de transição na moderna história olímpica. Ou seja, as antigas modalidades parecem que não conseguem ocupar o mesmo espaço e nem atrair a mesma atenção do público mais jovem.
MACHADO, R. P. T. Uma aventura olímpica: Novas modalidades, novos desafios. Olimpianos. 
Journal of Olympic Studies. v. 1, n. 3, p. 220-231, 2017 (adaptado).

Segundo o texto, a conquista do espaço no programa olímpico por novas práticas esportivas está diretamente associada

A) a sua prática em ambiente escolar.

B) ao apelo midiático para o público jovem.

C) aos programas governamentais de incentivo ao esporte.

D) à quebra do tradicionalismo das práticas esportivas do século XX.

E) à popularização das suas regras.

GABARITO. B) ao apelo midiático para o público jovem.

ENADE 2021 - QUESTÃO 21
O distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19 trouxe diversas consequências para a rotina das pessoas, sobretudo no que diz respeito à prática de atividades físicas, ao tempo em frente à tela, do smartphone e da televisão, e às atividades familiares.

Nesse sentido, a fim de identificar como as famílias brasileiras com crianças e adolescentes abaixo de 13 anos têm enfrentado esse período de confinamento, principalmente em relação ao tempo gasto em atividade física dentro da rotina diária, um grupo de pesquisadores desenvolveu um estudo para compreender melhor esse contexto. O gráfico a seguir apresenta os resultados da pesquisa.

Figura 1 – Mudanças relatadas pelos pais no comportamento das crianças e adolescentes em atividades durante o distanciamento social (pandemia da Covid-19)

Figura 1 – Mudanças relatadas pelos pais no comportamento das crianças e adolescentes em atividades durante o distanciamento social (pandemia da Covid-19)
SÁ. et al. Covid-19 Social Isolation in Brazil: effects
on the physical activity routine of families with children.
Revista Paulista de Pediatria, v. 39, 2021 (adaptado).

Considerando o gráfico apresentado e as possíveis consequências dos resultados da pesquisa em relação à saúde das crianças e adolescentes, avalie as afirmações a seguir.

I. A redução do envolvimento em atividades físicas, observada na pesquisa, poderá aumentar o risco de doenças cardiometabólicas no público infantojuvenil.

II. O aumento do tempo de tela, observado durante a pandemia, poderá favorecer o desenvolvimento da obesidade no público alvo da pesquisa.

III. Segundo o relato dos pais, a maior parte das crianças e adolescentes pesquisados apresentou alteração no padrão de sono, o que indica provável piora na qualidade de vida.

É correto o que se afirma

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO. C) I e II, apenas.

ENADE 2021 - QUESTÃO 22
As novas tecnologias favorecem o aumento das possibilidades de envolvimento das pessoas com a prática de atividades físicas. Os benefícios incluem melhor qualidade de vida, além do combate ao sedentarismo e as suas consequências. O uso de aplicativos para smartphone, por exemplo, demonstra que é possível ampliar as formas de autoconhecimento.

Pelos resultados observados, a utilização de recursos tecnológicos é um processo em crescimento progressivo e de impacto positivo. Trata-se de otimizar os aspectos motivacionais e recursos para automonitoramento, como frequência cardíaca, pressão arterial, entre outras alternativas.
VERZANI, R. H.; et al. Diálogos entre Educação Física e Tecnologias: Novas perspectivas?
Rev. Saúde Digital. Tec. Edu. Fortaleza, CE, v. 4, n. 2, p. 58-68, ago./dez. 2019 (adaptado).

Considerando a prática de atividades físicas aliada ao uso de novas tecnologias em aula presencial, avalie as afirmações a seguir.

I. A comparação da evolução na prática das atividades, quando realizada por meio dos recursos tecnológicos, confunde a autopercepção do participante.

II. Os recursos tecnológicos utilizados nas práticas de atividades físicas dispensam a participação de um profissional graduado em Educação Física.

III. A utilização de recursos tecnológicos na prática de atividades físicas permite a interação entre o professor e vários praticantes.

IV. Os aplicativos utilizados na prática de atividades físicas podem registrar dados como velocidade, distância e competitividade, que potencializam a motivação dos praticantes.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

GABARITO. C) III e IV.

ENADE 2021 - QUESTÃO 23
TEXTO I
Art. 6º As competências de natureza político-social, ético-moral, técnico-profissional e científica deverão constituir a concepção nuclear do projeto político de formação do graduado em Educação Física.
BRASIL. Resolução CNE/CES n. 7, de 31 de março de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais
para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena.

TEXTO II
As competências necessárias às novas gerações, integrando saberes, aptidões, atitudes e valores, emergem como “propriedades” psicossociais dos cidadãos quando estes se envolvem em práticas sociais no âmbito de ambientes humanos complexos.
FIGUEIREDO, A. D. Compreender e desenvolver competências digitais. RE@D - 
Revista de Educação a Distância e e-learning. v. 2, n. 1. mar. 2019, p. 3.

Considerando as competências a serem desenvolvidas no curso de formação inicial em Educação Física que concorrem para a construção da profissionalidade do futuro egresso, avalie as afirmações a seguir.

I. A participação ativa em práticas complexas, reais ou simuladas, em estágio supervisionado contribui para competência técnico-profissional.

II. As disciplinas são essenciais para adquirir conhecimentos que garantem as competências psicossociais.

III. As atividades de pesquisa aliadas à extensão favorecem o domínio de procedimentos atrelados a conceitos que permitem consolidar competências científicas.

IV. A avaliação de conhecimentos atitudinais específicos da prática da Educação Física orientada por valores estéticos favorecem a competência político-social.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

GABARITO. A) I e III.

ENADE 2021 - QUESTÃO 24
TEXTO I
Atualmente, muitos pesquisadores têm estudado os efeitos dos exercícios físicos e da prática esportiva no funcionamento cognitivo dos jovens, direcionando atenção para o papel preditivo do desenvolvimento na qualificação da competência motora e cognitiva.
VAN DER FELS, I. M. J. et al. The relationship between motor skills and
cognitive skills in 4-16 year old typically developing children: 
a systematic review. Journal of Scientific Medical Sport v. 18, 2015 (adaptado).

TEXTO II
O trabalho de revisão sistemática e meta-análise investigou as pesquisas de intervenção voltadas à análise da relação entre exercício-cognição, com crianças de 04 a 14 anos, e avaliou o efeito das intervenções de atividade física na cognição e metacognição dos participantes. Os dados apontaram que a Educação Física escolar e os programas destinados a aumentar a quantidade de exercícios são os mais eficazes quanto à melhoria das funções cognitivas.
ÁLVAREZ-BUENO, C. et al. The Effect of Physical Exercise Activity
Interventions on Children’s Cognition and Metacognition: A Systematic 
Review and Meta-Analysis. Journal of the American
Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 2017.

Com base nos textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. As crianças que praticam atividades físicas regulares terão melhor rendimento escolar por possuírem melhor desenvolvimento cognitivo.

II. Quando realizada de forma regular, a prática de atividade física pode ser usada como recurso de intervenção para o desenvolvimento cognitivo.

III. As práticas esportivas voltadas para o esporte de alto rendimento são ideais para o desenvolvimento cognitivo de crianças.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO. B) II, apenas.

ENADE 2021 - QUESTÃO 25
As experiências estressantes são acompanhadas por um conjunto de respostas psicológicas e fisiológicas que surgem face a acontecimentos que são percebidos como ameaçadores, prejudiciais ou desafiadores, colocando em risco o equilíbrio do organismo. Os sistemas de resposta ao estresse são mecanismos adaptativos vitais, destinados a repor o equilíbrio do organismo, concorrendo para a sua proteção. No entanto, se esses desafios estressantes se tornam maiores em magnitude ou muito prolongados no tempo, o preço a pagar pela atividade mantida destes sistemas de resposta pode ser extremamente prejudicial à saúde.
DEAK, T. et al. A multispecies approach for understanding neuroimmunemechanisms of stress.
Dialogues in Clinical Neuroscience, v. 19, n. 1, p. 37-53, 2007 (adaptado).

A partir das informações do texto, assinale a opção que apresenta corretamente uma resposta do organismo ao estresse.

A) Diminuição da pressão arterial.

B) Diminuição da frequência cardíaca.

C) Diminuição do consumo de oxigênio.

D) Aumento da produção de anticorpos.

E) Aumento de ácidos graxos no sangue.

GABARITO. E) Aumento de ácidos graxos no sangue.

ENADE 2021 - QUESTÃO 26
A transição da infância para a adolescência é um importante período do desenvolvimento do indivíduo, com diversas transformações físicas, emocionais e comportamentais. Em uma revisão sistemática da literatura, que objetivou identificar estudos que analisaram a relação entre maturação biológica e comportamento sedentário entre crianças e adolescentes, evidenciou-se que o comportamento sedentário tende a aumentar com o avanço da idade cronológica e biológica em ambos os sexos. Embora essa relação tenha apresentado variação entre os estudos, constatou-se que a maturação biológica parece ter um papel proeminente no aumento do comportamento sedentário durante o crescimento e desenvolvimento do indivíduo.
BACIL, E. D. A. et al. Maturação Biológica e comportamento
sedentário em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática. 
Journal of Physical Education. v. 27, 2016 (adaptado).

Considerando as informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As orientações para a redução do comportamento sedentário devem ser pautadas na idade, nas características maturacionais e no sexo das crianças e adolescentes.

PORQUE

II. Indivíduos maturados de forma precoce, por não estarem no padrão de desenvolvimento esperado, estão mais suscetíveis a mudanças comportamentais prejudiciais à saúde do que os maturados no tempo adequado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

ENADE 2021 - QUESTÃO 27 - BACHARELADO
Uma das formas mais comuns de se empreender é a utilização das redes sociais como ferramenta de divulgação de produtos e serviços. O atendimento a distância passou a ser uma realidade entre os profissionais de Educação Física, que têm utilizado as redes sociais como uma nova estratégia metodológica para divulgação e realização da prescrição e aplicação do treinamento físico.

Uma pesquisa buscou descrever os efeitos de um programa de condicionamento físico não-supervisionado, por meio da internet, e mostrou que os resultados foram favoráveis, mesmo sendo realizado a distância. Esse programa diminuiu a pressão arterial, peso corporal, Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência da cintura em indivíduos pré-hipertensos, constituindo-se, portanto, uma estratégia segura e de baixo custo na prevenção de doenças cardiovasculares e na melhoria da condição de saúde da população.
NUNES et al. Efeitos de um Programa de Exercício Físico Não Supervisionado e
Acompanhado a Distância, Via Internet, sobre a Pressão 
Arterial e Composição Corporal em Indivíduos Normotensos
e Pré-Hipertensos. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. 
v. 86, n. 4, 2006 (adaptado).

Do ponto de vista da segurança diante da prescrição de exercícios físicos, via internet e sem supervisão, avalie as afirmações a seguir.

I. Para o sucesso do trabalho é fundamental que o usuário possua dispositivos com softwares avançados, capazes de fornecer todos os dados em tempo real para o indivíduo realizar a atividade proposta.

II. Para esse trabalho, o profissional deve realizar uma entrevista ou aplicar um questionário ao seu futuro aluno, a fim de identificar suas condições de saúde para a prática do exercício físico.

III. Para garantir que o treinamento seja realizado sem intercorrências, caso os alunos apresentem fatores de risco à saúde, é recomendável que passem por uma avaliação médica antes do início do treinamento.

IV. Esse tipo de treinamento deve ser indicado a indivíduos de 18 a 60 anos de idade, de ambos os sexos e que não apresentem nenhum fator de risco à saúde.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

GABARITO. B) II e III.

ENADE 2021 - QUESTÃO 28 - BACHARELADO
Bourdieu dirige uma crítica ao fenômeno esportivo no que se refere ao caráter violento do esporte-espetáculo, que acaba acentuando a distância entre a prática e o consumo esportivo. Essa divisão tende a direcionar os agentes cada vez mais ao consumo passivo e televisionado dos esportes e seus produtos e bens correlatos, à medida que fortalece o raio de ação simbólica da indústria dos especialistas e dos profissionais esportivos, sendo o caminho inverso o complemento dessa relação.
SOUZA, J.; MARCHI JUNIOR, W. Bourdieu e a sociologia do esporte:
contribuições, abrangência e desdobramentos teóricos. 
Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 29, n. 2, 2017. p. 243-286 (adaptado).

A partir das ideias de Bourdieu, apresentadas no texto, assinale a opção correta.

A) O esporte-espetáculo proporciona a vivência prática in loco das atividades físicas.

B) A difusão do esporte-espetáculo gera uma compreensão crítica do fenômeno esportivo por parte dos espectadores.

C) Os espectadores leigos têm sido inseridos em experiências significativas no esporte, superando o papel de consumidores.

D) O papel do espectador, como consumidor passivo, fica restrito ao domínio do esporte, sem comprometer a participação do sujeito em outros ambientes.

E) A violência do esporte-espetáculo se mantém às custas de consumidores e espectadores passivos do esporte, orientados pela reprodução dessa prática (tele) espetacularizada.

GABARITO. E) A violência do esporte-espetáculo se mantém às custas de consumidores e espectadores passivos do esporte, orientados pela reprodução dessa prática (tele) espetacularizada.

ENADE 2021 - QUESTÃO 29 - BACHARELADO
Muitos idosos têm pouca ou nenhuma experiência na execução de exercícios de força específicos, sendo esse tipo de treinamento uma atividade incomum para eles. Embora existam pessoas mais velhas que se mantêm em boa aptidão física e funcional, a maioria tem perdas consideráveis tanto na força como na massa muscular. Outros, ainda, têm dificuldades no desempenho físico devido à gordura corporal em excesso, equilíbrio prejudicado, dores nas costas, lesões em geral, doenças, enfermidades e complicações pós-cirúrgicas, assim como limitações no aprendizado motor e fragilidades diversas.
BAECHLE, T. R.; WESTCOTT, W. L. Treinamento de força
para a terceira idade. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013 (adaptado).

Considerando o treinamento de força para idosos, avalie as afirmações a seguir.

I. O treino de potência é recomendável para idosos visando a manutenção e/ou melhoria da sua capacidade funcional.

II. O treinamento de força contribui para a melhora do equilíbrio corporal e para a prevenção de quedas.

III. O exercício de força é um importante aliado na prevenção da síndrome da fragilidade.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO. E) I, II e III.

ENADE 2021 - QUESTÃO 30 - BACHARELADO
A atividade física representa qualquer movimento corporal que gera gasto calórico acima dos níveis de repouso, enquanto o exercício físico é uma atividade física estruturada. Em geral, para que programas de exercícios físicos ligados à promoção da saúde estabeleçam uma relação positiva entre o movimento e a prevenção de doenças ou disfunções é necessário dispor de uma prescrição de exercícios físicos com características específicas.
CASPERSEN. C. J.; POWELL, K. E.; CHRISTENSON, G. M.
Physical activity, exercise and physical fitness. 
Public Health Reports. v. 100, n. 2, p. 126-131, 1985 (adaptado).

Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Programas de exercícios físicos voltados à promoção da saúde devem seguir os princípios de treinamento, como a intensidade, a duração e o intervalo, sem deixar de levar em conta os aspectos nutricionais.

PORQUE

II. Se o objetivo do treinamento for prevenir a perda de massa magra do indivíduo, o profissional deverá orientar seu aluno, após um período de adaptação, a iniciar um treinamento que estimule suas fibras musculares do tipo II.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

ENADE 2021 - QUESTÃO 31 - BACHARELADO
Um programa de condicionamento físico está caracterizado pela oferta de serviço especializado cuja administração ocorre a partir de conhecimentos técnicos, para o desenvolvimento das diferentes capacidades e qualidades físicas humanas, considerando o sujeito, a saúde e suas relações com as demandas sociais atuais das práticas de movimentos corporais.
GOBBI, S.; VILLAR, R.; ZAGO, A. S. Bases teórico-práticas do condicionamento físico. 
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005 (adaptado).

Nesse contexto, para aplicação, controle e avaliação do programa de exercícios físicos, o profissional de Educação Física deve

A) cuidar para que a saúde seja o principal aspecto da prescrição dos programas de condicionamento físico, inclusive em trabalhos com atletas.

B) respeitar os princípios do treinamento físico, organizando o programa de forma a promover o alto rendimento para qualquer praticante de atividade física.

C) utilizar mecanismos de controle da intensidade do esforço físico, permitindo que o sujeito realize os exercícios físicos sem necessitar de orientação em academias e clubes.

D) disseminar os conhecimentos da prática de exercícios físicos, para conscientizar as pessoas sobre a relevância da vida fisicamente ativa e, inclusive, permitir que pratiquem os exercícios de forma autônoma.

E) escolher e aplicar mecanismos de avaliação que verifiquem as condições físicas do sujeito no início do programa de condicionamento, excluindo as variáveis sociais e psicológicas.

GABARITO. D) disseminar os conhecimentos da prática de exercícios físicos, para conscientizar as pessoas sobre a relevância da vida fisicamente ativa e, inclusive, permitir que pratiquem os exercícios de forma autônoma.

ENADE 2021 - QUESTÃO 32 - BACHARELADO
Quando pensamos em um atleta de elite diversos fatores são importantes para o seu alto desempenho. Entre eles, genética, treinamento, alimentação equilibrada e uso de recursos ergogênicos. Nos dias de hoje, cada vez mais atletas amadores buscam aprimoramento, sucesso e competitividade no desempenho esportivo. Desta forma, há necessidade de individualização do treino, da dieta e da escolha dos recursos ergogênicos de acordo com a modalidade esportiva.

Com base no texto apresentado, assinale a opção que caracteriza um recurso ergogênico.

A) Compostos orgânicos que devem liberar íons positivos de hidrogênio ou prótons que auxiliam a melhora do desempenho esportivo.

B) Drogas que apresentam a capacidade de diminuir a atividade do cérebro, principalmente quando este fica em estado de excitação acima do normal.

C) Substância ou artifício que aumenta a capacidade para o trabalho corporal ou mental, especialmente pela eliminação de sintomas de fadiga.

D) Compostos de recursos psicotomiméticos que induzem à alucinação sem delírio, causando a perda do contato com a realidade, a expansão e a elevação da consciência.

E) Produtos que contêm substâncias presentes nos alimentos, de forma isolada, concentrada ou conjugada, que podem auxiliar em situações específicas ou na complementação de uma dieta equilibrada.

GABARITO. C) Substância ou artifício que aumenta a capacidade para o trabalho corporal ou mental, especialmente pela eliminação de sintomas de fadiga.

ENADE 2021 - QUESTÃO 33 - BACHARELADO
As figuras 1, 2 e 3 apresentam um praticante de musculação executando um exercício de agachamento em diferentes posições e planos de movimento. Os planos de movimento são elementos da cinesiologia que fundamentam teoricamente a intervenção do profissional de Educação Física.

As figuras 1, 2 e 3 apresentam um praticante de musculação executando um exercício de agachamento em diferentes posições e planos de movimento. Os planos de movimento são elementos da cinesiologia que fundamentam teoricamente a intervenção do profissional de Educação Física.

A partir das informações do texto e das figuras, assinale a opção correta referente aos planos de movimento.

A) Os planos de movimento são linhas imaginárias que passam pelo corpo humano com o objetivo de facilitar a análise do movimento de forma isolada.

B) O desenho na figura 1 está no plano transverso, na figura 2 está no plano frontal e na figura 3 está no plano sagital.

C) O plano sagital ou mediano é assim denominado por passar pela sutura sagital e consiste em qualquer corte feito paralelamente ao plano mediano que divide o corpo em duas partes, superior e inferior.

D) O plano transverso é assim denominado por passar pela linha mediana do corpo e consiste em qualquer corte feito paralelamente ao plano transversal que divide o corpo em duas partes, direita e esquerda.

E) Os planos sagital, transverso e frontal nos permitem, respectivamente, as visualizações laterais, longitudinais e anteroposteriores.

GABARITO. E) Os planos sagital, transverso e frontal nos permitem, respectivamente, as visualizações laterais, longitudinais e anteroposteriores.

ENADE 2021 - QUESTÃO 34 - BACHARELADO
A deficiência intelectual é caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual, como no raciocínio, na aprendizagem e na resolução de problemas, quanto no comportamento adaptativo, que abrange uma gama de competências sociais e práticas cotidianas. O processo de envelhecimento prematuro de pessoas com deficiência intelectual resulta em maior tendência para a falta de condicionamento físico.

A vida sedentária deste grupo de pessoas tem levado cada vez mais ao aparecimento de problemas de saúde, como colesterol alto, hipertensão e problemas cardiovasculares. Ainda, apenas um pequeno número de pessoas com deficiência intelectual atinge a meta semanalmente recomendada de atividade física. Assim, é necessário escolher adequadamente as modalidades incluídas no programa de exercício para esta população, visando intervir positivamente em sua qualidade de vida.
PESTANA, M. B. et al. Effects of physical exercise for adults with
intellectual disabilities: a systematic review. 
Journal of Physical Education, v. 29, 2018 (adaptado).

Considerando as informações do texto acerca do exercício físico para pessoas com deficiência intelectual, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Para pessoas com deficiência intelectual, a combinação do programa de exercício com atividades aeróbias e força muscular é mais indicada do que um programa de exercício físico somente com atividades aeróbias ou com atividades de força muscular.

PORQUE

II. Enquanto o exercício aeróbio estimula o funcionamento do cérebro, influenciando neurotransmissores do sistema nervoso central, como dopamina, serotonina, entre outras, o exercício de força muscular destaca-se pelo elevado efeito positivo na capacidade cognitiva.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

ENADE 2021 - QUESTÃO 35 - BACHARELADO
A ginástica laboral é um programa de intervenção composto por uma série de exercícios físicos realizados durante e no local de trabalho. Ela é conduzida por profissionais de Educação Física e tem por objetivo melhorar a aptidão física, aspectos psicossociais e de bem-estar, diminuir a percepção de fadiga e dor, promover educação em saúde, além de motivar a mudança de comportamento para participação com regularidade em algum tipo de atividade física fora do horário de expediente do trabalhador.
LIMA, V. Ginástica laboral e saúde do trabalhador: saúde, capacitação
e orientação ao profissional de educação física. São Paulo: CREF4/SP, 2019.
Disponível em: https://www.crefsp.gov.br/712-Livros-da-Colecao
-Literaria-20-Anos. Acesso em: 18 jun. 2020 (adaptado).

Considerando as informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os programas de ginástica laboral devem ser elaborados com base em evidências científicas e planejados de acordo com as necessidades específicas de cada trabalhador, levando em conta o tipo de atividade profissional desempenhada e a quantidade de horas trabalhadas.

PORQUE

II. Um dos objetivos dos programas de ginástica laboral é contribuir para diminuição das posturas estáticas por períodos prolongados, com a pausa para realização dos exercícios e aumento da consciência corporal, incentivando os trabalhadores a se levantarem e alternarem sua postura sempre que possível.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

ENADE 2021 - QUESTÃO 27 - LICENCIATURA
Durante uma sequência didática de quatro aulas de Educação Física na Educação Infantil, com crianças de cinco anos de idade, um professor optou por desenvolver, em duas delas, circuitos em que as crianças poderiam explorar diferentes movimentos, enfrentando desafios motores e obstáculos, e nas outras duas aulas, promoveu jogos e brincadeiras populares sugeridos pelos próprios alunos.

Considerando a situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O professor utilizou a abordagem desenvolvimentista que é caracterizada pelo estímulo à construção do conhecimento nos planos teórico e prático sobre o movimento corporal como linguagem e fenômeno social.

PORQUE

II. A intencionalidade do professor em promover aprendizagens a partir da concepção desenvolvimentista foi alcançada ao permitir que as crianças sugerissem jogos populares que conheciam.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. E) As asserções I e II são proposições falsas.

ENADE 2021 - QUESTÃO 28 - LICENCIATURA
A educação destina-se a múltiplos sujeitos e tem como objetivo a troca de saberes, a socialização e o confronto do conhecimento, segundo diferentes abordagens, exercidas por pessoas de diferentes condições físicas, sensoriais, intelectuais e emocionais, classes sociais, crenças, etnias, gêneros, origens, contextos socioculturais. É preciso fazer da escola a instituição acolhedora, inclusiva, pois essa é uma opção “transgressora”, porque rompe com a ilusão da homogeneidade e provoca, quase sempre, uma espécie de crise de identidade institucional.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O processo de inclusão é possível quando, além de outros fatores, o profissional da educação observa as pessoas como sujeitos que possuem a mesma identidade na sociedade.

PORQUE

II. O entendimento de que a normalidade social reside nas diferenças entre as pessoas permite que os professores promovam o acesso às aprendizagens para todos os alunos, independentemente das características de cada um.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO. E) As asserções I e II são proposições falsas.

ENADE 2021 - QUESTÃO 29 - LICENCIATURA
TEXTO I
A escravização negra no Brasil e a abolição ainda circundam as relações sociais. Embora se tenha evoluído nessas discussões, manifestações racistas ainda são reativadas no ambiente escolar e nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, uma implementação não crítica da Lei n. 10.639/2003 pode reafirmar concepções equivocadas a respeito da cultura africana e afro-brasileira, realimentando conceitos de cunho negativo, reafirmando os mitos e estigmas, perpetuando preconceitos e falsos paradigmas. Não podemos desconsiderar o fato de sermos produtos de uma educação eurocêntrica e, em virtude disso, nossas metodologias, nossos materiais e nossos conteúdos depreciam tudo aquilo que não é advindo do mundo ocidental.
CRELIER, C. M.; SILVA, C. A. F. Africanidade e Afrobrasilidade em Educação Física Escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 4, p. 1.307-1.320, 2018 (adaptado).

TEXTO II
A Lei n. 10.639/2003 institui a obrigatoriedade do estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/
leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 1 jun. 2020 (adaptado).

Considerando as informações dos textos e o que estabelece a Lei n. 10.639/2003, assinale a opção correta.

A) Os conteúdos étnicos-raciais devem ser incluídos como uma disciplina regular na Educação Básica.

B) As escolas devem, por meio de atividades específicas e programadas, levantar a temática étnico-racial.

C) As relações étnico-raciais devem ser contempladas nas aulas de Educação Física bem como em todo o âmbito do currículo escolar.

D) As temáticas relacionadas à diversidade étnico-racial devem ser ministradas por meio de palestras obrigatórias a todos os alunos da escola.

E) As atividades relativas aos estudos da cultura africana e afro-brasileira, nas aulas de Educação Física, devem ser assumidas por um professor regularmente habilitado para desenvolver esse trabalho.

GABARITO. C) As relações étnico-raciais devem ser contempladas nas aulas de Educação Física bem como em todo o âmbito do currículo escolar.

ENADE 2021 - QUESTÃO 30 - LICENCIATURA
Estudiosos chamam a atenção para a necessidade em contextualizar os temas transversais nas aulas de Educação Física e desenvolvê-los dentro do plano de ensino proposto para o componente curricular, a fim de oferecer uma formação abrangente com vistas à formação de um cidadão crítico e atento à realidade social na qual está inserido.
DARIDO, S.C. Temas Transversais e a Educação Física Escolar.
Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/
123456789/41550/1/01d19t04.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020 (adaptado).

Estudiosos chamam a atenção para a necessidade em contextualizar os temas transversais nas aulas de Educação Física e desenvolvê-los dentro do plano de ensino proposto para o componente curricular, a fim de oferecer uma formação abrangente com vistas à formação de um cidadão crítico e atento à realidade social na qual está inserido.
Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/.
Acesso em: 20 jun. 2020.

Quanto aos temas transversais no contexto das aulas de Educação Física, avalie as afirmações a seguir.

I. O professor de Educação Física deve tratar o tema orientação sexual ao discuti-lo com os estudantes de maneira crítica e reflexiva, abordando a cultura corporal baseada nas escolhas das diferentes manifestações de cada sexo.

II. Nas aulas de Educação Física, o professor pode abordar o tema meio ambiente ao discutir com os alunos questões de sustentabilidade e relação de consumo e produção nos espaços onde as práticas corporais podem ocorrer.

III. O tema ética pode ser abordado pelo professor por meio de questões ligadas à não discriminação de gênero e raça, assim como em relação às possíveis diferenças de desempenho motor.

IV. A pluralidade cultural pode ser abordada nas aulas de Educação Física por meio das diferentes manifestações da cultura corporal representadas e contextualizadas em relação às características locais, regionais e mundiais.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO. D) II, III e IV, apenas.

ENADE 2021 - QUESTÃO 31 - LICENCIATURA
Os quilombolas, compreendidos também como povos ou comunidades tradicionais, exigem que as políticas públicas a eles destinadas considerem a sua inter-relação com as dimensões históricas, políticas, econômicas, sociais, culturais e educacionais que acompanham a constituição dos quilombos no Brasil. Consequentemente, a Educação Escolar Quilombola não pode ser pensada somente se levando em conta os aspectos normativos, burocráticos e institucionais relacionados à configuração das políticas educacionais. A sua implementação deverá ser sempre acompanhada de consulta prévia e realizada pelo poder público junto às comunidades quilombolas e suas organizações.
BRASIL/CNE. Parecer CNE/CEB n. 16/2012. Diretrizes Curriculares 
Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, 2012 (adaptado).

Considerando o texto e as discussões sobre políticas de articulação escola/comunidade quilombola, avalie as afirmações a seguir.

I. A relação entre educação e movimentos sociais na educação quilombola objetiva adequar essa organização cultural ao sistema educacional.

II. A história, a memória, o território, a ancestralidade e os conhecimentos tradicionais da comunidade quilombola são aspectos considerados na garanti a do direito à educação quilombola.

III. O papel da comunidade quilombola é determinante nos processos decisórios acerca da educação escolar a ser nela implementada.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III. 


ENADE 2021 - QUESTÃO 32 - LICENCIATURA
O pensamento de Paulo Freire – a sua teoria do conhecimento – deve ser entendido no contexto em que surgiu o Nordeste brasileiro, onde, no início da década de 1960, metade de seus 30 milhões de habitantes vivia na “cultura do silêncio”, como ele dizia, isto é, eram analfabetos. Era preciso “dar-lhes a palavra” para que transitassem para a participação na construção de um Brasil que fosse dono de seu próprio destino e que superasse o colonialismo.
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire : uma bibliografia. 
São Paulo: Cortez, 1996.

Com base no texto e nas ideias freireanas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Paulo Freire denunciou a opressão e a exclusão gerada pela supressão do direito à educação e à cidadania, defendendo a educação como uma empreitada coletiva.

PORQUE

II. A educação deve ser compreendida como um ato político, pois deve incentivar a reflexão e a ação consciente e criativa do sujeito em seu processo de libertação.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 33 - LICENCIATURA
O Decreto n. 5.626/2005, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) considera a pessoa surda como aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais. Em consonância com o decreto, nas escolas públicas em que há crianças surdas ou com deficiência auditiva matriculadas, faz-se necessário o desenvolvimento de práticas capazes de garantir o seu direito à educação.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm.
Acesso em 20 abr. 2020 (adaptado).

Considerando as ações necessárias para a escola garanti r o direito à educação das crianças surdas, avalie as afirmações a seguir.

I. É necessário criar situações em sala de aula que promovam o convívio social entres as crianças, que estimule o respeito às diferenças, promovendo o reconhecimento das suas potencialidades e o desenvolvimento afetivo, cognitivo, linguístico e sociocultural.

II. A Libras deve ser assegurada como a primeira língua da criança surda, considerando-se a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como a segunda.

III. É fundamental disponibilizar intérpretes de Libras para as crianças surdas, e caso não seja possível, é preciso solicitar aos familiares que procurem outra escola mais preparada.

IV. A escola deve fomentar parcerias com os pais com o objetivo de acolhê-los e ajudá-los a constituir uma imagem positiva de seu filho surdo, auxiliando-o na compreensão da sua realidade.

V. Os professores precisam desenvolver, em relação aos alunos surdos, processos de avaliação mais subjetivos com foco nas dificuldades de aprendizagem desses alunos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e V.
B) II e III.
C) I, II e IV.
D) I, III, IV e V.
E) II, III, IV e V.


ENADE 2021 - QUESTÃO 34 - LICENCIATURA
As percepções sobre o termo liderança revelam uma configuração ainda precária da realidade brasileira no campo da gestão escolar. As pesquisas internacionais apresentam uma gama significativa de resultados sobre o tema há, pelo menos, mais de duas décadas. Vale lembrar que os estudos sobre escolas eficazes, na sua maioria, apontam o efeito da liderança do gestor como um dos principais fatores explicativos dessa equação.

Um sobrevoo nos dados da pesquisa Olhares Cotidianos sobre a Gestão Escolar (OCGE), realizada com gestores e professores de seis escolas de um município brasileiro, permite identificar, de forma geral, noções sobre o termo, ao se solicitar ao grupo algum tipo de caracterização mais precisa de liderança:

"Isso aí é uma coisa que se tem ou não se tem." (Ana, Grupo Liderança).
"O dom da palavra, do convencimento..." (Andrea, Grupo Liderança).
"Carisma" (Cíntia, Grupo Liderança).
"A pessoa nasce com isso ou não." (Adriana, Grupo Liderança).
COELHO, F. M. O Cotidiano da Gestão Escolar: o método de caso na sistematização de problemas. 
educação & realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, out./dez. 2015, p. 1.261-1.276 (adaptado).

Relacionando as ideias de liderança expostas pelas participantes da pesquisa sobre o exercício da gestão escolar, avalie as afirmações a seguir.

I. As respostas de Ana e Adriana reforçam as concepções defendidas pelas investi gaçõescientíficas do campo educacional contemporâneo sobre liderança, que afirmam que nem todos podem ser gestores escolares e que é preciso ter a qualidade de empreendedor para ocupar esse cargo. 

II. Ana e Cíntia expõem ideias que são coerentes com os estudos atuais sobre a prática da gestão escolar, pois enfatizam o estilo administrativo do gestor, que é um fator fundamental para se compreender a liderança e as suas relações com os objetivos educacionais das escolas.

III. Em suas respostas, Andrea e Cíntia expressam a ideia de liderança a parti r de um de seus aspectos, o interpessoal, embora outros fatores relevantes interfiram na gestão escolar, como o administrativo e/ou o pedagógico.

IV. As afirmações das participantes relacionam a liderança a uma capacidade de convencimento e a uma habilidade inata do líder – concepções já ultrapassadas pelas investigações educacionais sobre o tema no cenário contemporâneo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 35 - LICENCIATURA
As redes sociais promovem formas de interação entre indivíduos agrupados por interesses mútuos, identidades semelhantes e também por valores compartilhados. Nesse contexto, a Internet vem se tornando um importante espaço para movimentos sociais por possibilitar uma acelerada e ampla difusão de ideias e absorção de novos elementos em busca de algo em comum. Assim, o s movimentos sociais se fazem valer cada vez mais da “ democracia informaciona l”, da “ ciberdemocracia” e da prática do “ ciberativismo”. 

A parti r das ideias sobre comunicação e interação virtual, avalie as afirmações a seguir.

I. Os movimentos sociais tendem a perder força, prestígio e visibilidade com o crescimento da virtualidade junto à nova geração de jovens e adultos.

II. Ciberdemocracia, democracia informacional e ciberativismo podem ser classificados como movimentos advindos da virtualidade.

III. As redes sociais potencializam o ativismo fazendo uso da virtualidade, no entanto, ainda são pouco exploradas pelos movimentos sociais da atualidade.

IV. Tempo e espaço são conceitos a serem repensados a parti r da inserção cada vez maior da virtualidade na vida social.

V. É papel do educador formar e preparar os alunos para uma atuação responsável e crítica frente à virtualidade, explorando suas potencialidades.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II, e III.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) II, IV e V.


COMENTÁRIOS

DESTAQUE
Nome

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saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,343,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,385,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,155,direito administrativo,26,direito ambiental,2,direito civil,26,direito constitucional,27,direito do trabalho,24,direito eleitoral,1,direito empresarial,25,direito financeiro,1,direito penal,27,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,25,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,16,educação infantil,337,eleicoes,1,enade,259,enare,1,encceja,44,enem,86,enfermagem,13,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,309,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,27,famerp,13,farmacia,8,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,65,fisioterapia,7,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,5,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,19,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,57,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,13,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,79,medicina legal,2,medicina veterinaria,6,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,92,nubank,4,nutrição,11,o que e,2,oab,189,obmep,6,odontologia,9,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,156,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,933,provas albert einstein,5,provas amrigs,2,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,8,provas concurso,161,provas enade,258,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,31,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,14,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,9,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,1,provas nível fundamental,1,provas nível médio,13,provas nível superior,92,provas oab,190,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,23,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesp,5,provas unicamp,7,provas uniceub,2,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,19,provas unifor,4,provas unioeste,2,provas unirg,5,provas unitins,2,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,321,psicologia,21,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,124,questão ciências da computação,64,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,441,questão da fasa,102,questão da fatec,929,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,664,questão da fuvest,577,questão da oab,3103,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufrgs,25,questão da unesp,785,questão da unicamp,619,questão da unicentro,155,questão da uniceub,108,questão da unifesp,785,questão da unioeste,80,questão da unirg,297,questão da usp,677,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de agronomia,111,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1153,questão de biomedicina,164,questão de ciências,730,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências sociais,86,questão de concurso,4454,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,86,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,2817,questão de direito administrativo,230,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,176,questão de direito constitucional,225,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,125,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,126,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,174,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,55,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,44,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,162,questão de enfermagem,187,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,556,questão de estatistica,29,questão de farmácia,239,questão de filosofia,265,questão de física,1452,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,180,questão de fonoaudiologia,135,questão de frances,139,questão de geografia,1131,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de história,1702,questão de informática,134,questão de inglês,1178,questão de jornalismo,158,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,368,questão de marketing,54,questão de matemática,2704,questão de medicina,541,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,157,questão de música,5,questão de necropsia,20,questão de nutrição,206,questão de odontologia,152,questão de português,3512,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,261,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1305,questão de raciocínio lógico,150,questão de radiologia,79,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,25,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,55,questão de sociologia,184,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em redes de computadores,27,questão de terapia ocupacional,128,questão de turismo,83,questão de vestibular,20064,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,988,questão do cfc,394,questão do enade,4731,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2625,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,391,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,62,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão pedagogia,67,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão unitins,52,questão upe,588,questão urologia,15,questão web design,40,questões,38409,quimica,65,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,152,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,4,resumo,5,revalida,5,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,1,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,7,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,4,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,4,uel,24,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,16,unicamp,17,unicentro,14,uniceub,4,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,5,unifesp,38,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unirg,9,unirv,41,unitins,4,upe,21,urbanismo,1,usp,27,vestibular,801,videos,5,vivo,1,zootecnia,5,
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INDAGAÇÃO: Prova ENADE 2021 Educação física (bacharelado e licenciatura) com Gabarito
Prova ENADE 2021 Educação física (bacharelado e licenciatura) com Gabarito
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INDAGAÇÃO
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