Prova ENADE 2021 Tecnologia em gestão e tecnologia da informação com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível...
Prova ENADE 2021 Tecnologia em gestão e tecnologia da informação com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link ou neste link e/ou neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta. Assim que divulgadas serão atualizadas.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 03
Normas de segurança para o uso do correio eletrônico
O objetivo desta norma é prover informações aos colaboradores sobre quais atividades são permitidas ou proibidas em relação ao uso do correio eletrônico corporativo.
O uso do correio eletrônico da empresa é destinado para fins corporativos e relacionados às atividades do colaborador na instituição.
Todo colaborador, antes de enviar mensagens pelo correio eletrônico corporativo, deve:
• P1 - Ter bom senso;
• P2 - Levar em conta o sigilo da informação a ser encaminhada, cabendo a ele consultar o gestor se tiver dúvidas, assim como providenciar a adequada forma de envio seguro;
• P3 - Respeitar os direitos autorais de terceiros no conteúdo de suas mensagens; e
• P4 - Não causar impacto no tráfego da rede para evitar lentidão ou indisponibilidade dos recursos.
É vedada a utilização do correio eletrônico corporativo para:
• P5 - Realizar SPAM;
• P6 - Contribuir com a continuidade de correntes de mensagens eletrônicas;
• P7 – Difundir objetivos político-partidários;
• P8 - Receber de forma consentida, armazenar ou enviar mensagens com vírus de computador, Cavalo-de-Troia, spyware e outros códigos maliciosos;
• P9 - Receber de forma consentida, armazenar ou enviar mensagens contendo material pornográfico, ofensivo, com conteúdo ilegal, criminoso ou que faça apologia ao crime etc.;
• P10 - Divulgar informações não autorizadas ou imagens de tela, sistemas, documentos e afins sem autorização expressa e formal;
• P11 - Falsificar informações de endereçamento, adulterar cabeçalhos para esconder a identidade de remetentes e/ou destinatários, com o objetivo de evitar as punições ou enganar; e
• P12 - Apagar mensagens de correio eletrônico quando a empresa ou colaborador estiverem sujeitos a algum tipo de investigação.
DATASUS. Normas de segurança para o uso do correio eletrônico. Disponível em: http://datasus1.saude.gov.br/images/
seguranca_da_informacao/Normas/. Acesso em: 27 de jul. 2020 (adaptado).
Com base na norma de política de segurança da informação apresentada, faça o que se pede nos itens a seguir.
a) Descreva os conceitos de confidencialidade, integridade e disponibilidade. (valor: 6,0 pontos)
b) Cite um código de política da norma (P1 a P12) que exemplifique cada um dos conceitos descritos no item a. (valor: 4,0 pontos)
PADRÃO DE RESPOSTA. (EM BREVE)
ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 04
A notação Business Process Model Notation (BPMN) adota diversos elementos padronizados para representação de processos. Analise o processo de homologação de estágio em uma Instituição de Ensino Superior, representado no diagrama a seguir.
Considerando o diagrama apresentado, faça o que se pede nos itens a seguir.
a) Cite o nome de duas tarefas, dois gateways e duas raias que podem ser identificados. (valor: 6,0 pontos)
b) Se o estagiário entregar os documentos errados, cite as tarefas que deverão ser realizadas e por quem. (valor: 4,0 pontos)
PADRÃO DE RESPOSTA. (EM BREVE)
ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 05
Há alguns anos, uma empresa automobilística enfrentava, nos Estados Unidos, um problema com a gestão de dados. Os computadores da empresa geravam grandes quantidades de relatórios, mas nenhum direcionamento. Com isso, a administração da empresa era incapaz de exercer controle sobre todos esses documentos e, como consequência, não conseguia adotar estratégias e tomar decisões data-oriented. Além disso, os números que apareciam nos documentos não eram exatos, o que prejudicava também o setor de logística da empresa.
A empresa, então, decidiu implementar o Business Intelligence (BI). O resultado foi impressionante. A Chief Information Officer (CIO) detectou que era necessário um data warehouse, isto é: um repositório central de dados históricos, com acesso ágil via web. Além disso, foram adotadas novas ferramentas para efetuar o processamento, a exploração e a manipulação desses dados, por meio de um sistema em tempo real. Em pouco tempo, a empresa conseguiu otimizar o custo de fabricação dos automóveis e os fluxos de trabalho dos funcionários. O retorno sobre o investimento é o que mais impressiona: 506%.
TURBAN, E. et al. Business Intelligence: um enfoque gerencial
para inteligência do negócio. Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).
Considerando a situação apresentada e a importância do BI nas organizações, elenque dois objetivos diretos que podem ser alcançados com um projeto. (valor: 10,0 pontos)
PADRÃO DE RESPOSTA. (EM BREVE)
ENADE 2021 - QUESTÃO 09
Antes de traçarmos um plano de projeto de software, devemos estabelecer os objetivos do produto e seu escopo, considerar as soluções alternativas e identificar as restrições técnicas e de gerenciamento. Sem tais informações, é impossível definir de forma precisa custos, riscos, análise realística do projeto ou um cronograma. Como gestores do projeto, devemos nos reunir com as partes interessadas para definir os objetivos e o escopo do produto.
PRESSMAN, R. S.; MAXIM, B. R. Engenharia de software:
uma abordagem profissional. 8. ed. Porto Alegre: AMGH Ed., 2016 (adaptado).
Suponha que um gerente de projetos é contratado para trabalhar em um dos módulos do sistema de informação que será produzido para uma empresa e que outros módulos serão desenvolvidos de forma simultânea por outras equipes. A direção da empresa informou que será necessário cortar 25% dos custos inicialmente estimados, a fim de reduzir os gastos.
Considerando essa situação, para proceder, conforme o preconizado no texto, o gerente de projetos de cada módulo deverá
A) iniciar o projeto da forma que foi concebido e procurar, ao longo do desenvolvimento, oportunidades sistêmicas para redução de custos.
B) solicitar a cada membro da equipe que, com base nos requisitos de sua responsabilidade, faça uma análise minuciosa e, assim, de forma consciente, corte 25% das tarefas sob sua incumbência.
C) analisar, em conjunto com a direção da empresa e com os demais gerentes de projetos, os requisitos de forma geral e negociar quais poderão ser cortados e/ou postergados.
D) reorganizar as equipes de desenvolvimento e substituir alguns funcionários por outros com menor salário.
E) realizar atividades de conscientização da diretoria sobre a importância do desenvolvimento do projeto e o grande impacto de mercado, propondo que os cortes de custos sejam realizados em outros setores da empresa.
ENADE 2021 - QUESTÃO 10
Decidir o que é certo ou errado nem sempre é fácil ou simples. Por essa razão, muitas empresas e organizações profissionais desenvolvem seus próprios códigos de ética. Um código de ética é um conjunto de princípios destinados a guiar a tomada de decisões pelos membros da organização. A diversidade e o uso cada vez mais difundido de aplicações de TI criaram diversos aspectos éticos. Esses aspectos podem se encaixar em categorias relacionadas à privacidade da informação, que envolve coletar, armazenar e disseminar informações sobre pessoas.
TURBAN E.; RAINER K. J.; POTTER R. E. Introdução a Sistemas de Informação:
uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 (adaptado).
Considerando a categoria privacidade do código de ética, avalie as afirmações a seguir.
I. O código de ética determina quem é responsável pela autenticidade, fidelidade e exatidão das informações coletadas.
II. O código de ética estabelece que tipo de vigilância um empregador pode exercer sobre seus empregados.
III. O código de ética orienta como o acesso aos canais de informação deve ser alocado.
IV. O código de ética define quais informações devem ser divulgadas aos usuários de sistemas de informação.
V. O código de ética determina que informações devem ser mantidas em bancos de dados e qual o nível de segurança dessas informações.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.
ENADE 2021 - QUESTÃO 11
Um software é testado para revelar erros cometidos quando projetado e construído. Uma estratégia de teste de software deve ser flexível o suficiente para atender a uma abordagem de teste personalizada e rígida o bastante para estimular o planejamento e o acompanhamento à medida que o projeto progride.
PRESSMAN, R. S.; MAXIM, B. R. Engenharia de software:
uma abordagem profissional. 8. ed. Porto Alegre: AMGH Ed., 2016 (adaptado).
Nesse contexto, considere um sistema com as características descritas a seguir.
• Grande número de interfaces;
• Necessidade de acréscimo de módulos e possíveis modificações ao longo do desenvolvimento; e
• Grande volume de usuários e concorrência com outros sistemas que podem ser processados simultaneamente.
Para a correta produção desse sistema, a melhor estratégia de testes durante as atividades de desenvolvimento deve ser composta por testes de
A) desempenho, unidade e caixa branca.
B) caixa branca, esforço e integração.
C) integração, regressão e esforço.
D) caixa branca, desempenho e integração.
E) recuperação, integração e segurança.
ENADE 2021 - QUESTÃO 12
Um protocolo define o formato e a ordem das mensagens trocadas entre duas ou mais entidades comunicantes, bem como as ações utilizadas na transmissão e/ou recebimento de uma mensagem ou evento.
A internet utiliza a arquitetura de protocolos TCP/IP para propiciar a comunicação entre os computadores a ela conectados. O TCP/IP está organizado em cinco camadas: Aplicação, Transporte, Rede, Enlace e Físico. Cada camada possui um conjunto de protocolos que possibilitam a implementação de diversos serviços como sites de comércio eletrônico, internet banking, páginas web dentre outros. A oferta destes serviços é feita por computadores denominados servidores e acessados por computadores clientes.
KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: uma abordagem Top-Down.
6. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013 (adaptado).
Com base nas informações apresentadas, considere o cenário de uma empresa que possui um site de comércio eletrônico para a venda de produtos. Quando um cliente acessar o site, utilizando um navegador web, a comunicação entre o navegador e o site utilizará protocolos das camadas de aplicação e transporte da arquitetura TCP/IP, dentre os quais se incluem
A) HTTP, SSH e UDP.
B) HTTP, SSL/TLS e TCP.
C) HTTP, SSL/TLS e UDP.
D) WWW, SSL/TLS e IP.
E) WWW, SSH e TCP.
ENADE 2021 - QUESTÃO 13
Um processo de software é um conjunto de atividades cujo objetivo é o desenvolvimento ou a evolução de um programa. Uma representação simplificada e abstrata é chamada de modelo de processo software.
A seguir são apresentados dois exemplos destes modelos.
• O modelo em cascata considera as atividades fundamentais do processo, compreendendo a especificação, desenvolvimento, validação e evolução. Esse modelo pode ser representado em fases distintas, tais como especificação de requisitos, projeto de software, implementação, teste e assim por diante.
• O desenvolvimento incremental intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação, com rápido feedback entre as atividades. Ele se baseia na ideia de desenvolver uma implementação inicial a partir de especificações abstratas, que é refinada após feedbacks obtidos do cliente até que o sistema satisfaça as necessidades.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9. ed.
São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011, p 19 (adaptado).
Acerca dos modelos de processo de software apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O modelo em cascata não prevê validação pelo cliente em todas as fases do processo de desenvolvimento do software.
PORQUE
II. No desenvolvimento incremental, a rápida versão inicial assim como os sucessivos incrementos do sistema permitem validar a entrega e atender as necessidades do cliente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2021 - QUESTÃO 14
A estrutura lógica global de um banco de dados pode ser expressa graficamente por um diagrama de entidades (representado por retângulos), por relacionamentos (representados por losangos) e pelos atributos de cada entidade ou relacionamento por meio de elipses (notação Peter Chen). A conectividade descreve as restrições no mapeamento das associações existentes entre as ocorrências de entidades em um relacionamento. Os valores de conectividade estão sempre entre um ou muitos em um dos lados do relacionamento.
MACHADO, F. N. R. Banco de Dados: projeto e implementação.
São Paulo: Érica, p. 74, 2020 (adaptado).
A partir das informações do texto, considere que uma empresa mantém o controle de seus pedidos em uma planilha eletrônica, armazenando as informações de clientes, pedidos e produtos conforme a figura a seguir.
Com o crescimento das vendas, a empresa decidiu migrar as informações para um banco de dados e utilizar um sistema para o cadastro dos pedidos.
Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta corretamente o diagrama da estrutura lógica do banco de dados a ser implementado na empresa, seguindo regras de normalização.
ENADE 2021 - QUESTÃO 15
A implantação de soluções tecnológicas baseadas em software como um serviço (SaaS - Software as a Service) é uma tendência mundial. São exemplos o Google Apps e o Sales Force.
MANOEL, V. Cloud Computing: nova Arquitetura da TI.
Rio de Janeiro: Brasport, 2012 (adaptado).
Acerca da arquitetura computacional de tecnologias baseadas em SaaS, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os SaaS são soluções hospedadas na nuvem para uma grande quantidade de clientes, como uma alternativa ao processamento local.
PORQUE
II. Os softwares oferecidos como um serviço por provedores são acessados pelos clientes por meio de navegadores, já o gerenciamento da rede, dos sistemas operacionais, dos servidores e do armazenamento é realizado principalmente pelo provedor de serviços.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2021 - QUESTÃO 16
TEXTO I
O desenvolvimento da Tecnologia da Informação desencadeou o crescimento exponencial do volume de dados. Diante desse cenário, o desafio principal é identificar, ao longo do processo de tomada de decisão estratégica, os dados com verdadeiro potencial de geração de valor à organização e, neste caso, entende-se como geração de valor o potencial agregado em vantagem competitiva. Conseguinte, a Ciência de Dados contribui para a consolidação do espaço significativo e importante para a racionalização da tomada de decisão, ferramentas e filosofias inovadoras relativas ao Big Data espelham a maneira de dirigir a organização.
SILVA, R. S.; PALLETA, F. C. Big Data e a informação pública:
suporte à tomada de decisão estratégica. Revista Inteligência Competitiva,
v. 9, n. 2, p. 31-52, abr./jun. 2019 (adaptado).
TEXTO II
A mente humana realiza tarefas complexas com um poder superior aos computadores, ou seja, trata-se de um processo racional e lógico. Contudo, seus mecanismos de funcionamento são incompreendidos. A tomada de decisão depende dos dados que a suportam, todavia, a qualidade dos dados seja fundamental, não é condição suficiente. Outro fator de influência direta na tomada de decisão, é a interpretação dos dados pela mente humana e seus processos cognitivos característicos.
BAZERMAN, M. H.; MOORE, D. A. Processo Decisório.
8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014 (adaptado).
Levando em consideração os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Em um processo de tomada de decisão, quanto mais informação o gestor tiver, melhor serão suas escolhas.
II. As abordagens visuais são relevantes para compreensão de uma informação e, por consequência, para a tomada de decisão.
III. O indivíduo analisa a informação para orientar a tomada de decisão a partir de seu próprio conjunto de processos cognitivos, assim, a forma pela qual um dado é apresentado não influencia a tomada de decisão.
IV. A tomada de decisão pode ser prejudicada por vieses heurísticos, ou seja, por processos cognitivos empregados em decisões não racionais, definidos como estratégias que ignoram parte da informação a fim de tornar a escolha fácil e rápida.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 17
Os gestores precisam das informações certas na hora certa e no lugar certo. Este é o mantra das abordagens modernas de Business Intelligence (BI). As organizações precisam atuar com inteligência. Prestar bastante atenção à gestão das iniciativas de BI é um aspecto necessário aos negócios. Não chega a surpreender, então, que as organizações estejam capitaneando cada vez mais o BI, ou sua nova encarnação, a análise de dados.
SHARDA, R.; DELEN, D.; TURBAN, E. Business Intelligence e Análise
de Dados para Gestão do Negócio. Porto Alegre: Bookman, 2019 (adaptado).
Nesse contexto, pode-se definir o BI como
A) um conjunto de sistemas de informação e recursos tecnológicos que apoiam as transações de negócios que ocorrem internamente e externamente à empresa.
B) uma integração de processos de negócios nas áreas de produção, contabilidade, finanças, vendas e marketing, assim como na área de recursos humanos, por meio de um único sistema de software.
C) uma ferramenta para tratamento e visualização de dados transacionais e que pode ser utilizada para dar suporte ao processo decisório e estratégico da empresa.
D) uma infraestrutura para armazenamento, integração, elaboração de relatórios e análise de dados oriundos do ambiente empresarial com todas as informações relevantes para suportar o processo de decisão.
E) uma ferramenta que ajuda as empresas a administrar seus fornecedores, por meio do compartilhamento de informações sobre pedidos, produção, níveis de estoque e entrega de produtos e serviços.
ENADE 2021 - QUESTÃO 18
No cenário atual, as empresas estão investindo cada vez mais em Sistemas de Informação (SI) e em Tecnologia da Informação (TI), visando obterem e poderem manipular os dados em informações que permitem a tomada de decisão e o posicionamento estratégico da empresa. Dentre os sistemas utilizados pela empresa, para a sua gestão, encontra-se o ERP (Enterprise Resourse Planning), que pode ser entendido com um sistema integrado de informação, geralmente adquirido de provedores de mercado, com o objetivo de dar suporte à maioria das operações da empresa, e que se subdividem em módulos, os quais se comunicam e atualizam uma base central de dados, permitindo assim a análise e o planejamento de decisões.
RODRIGUES, M.; ASSOLARIA, L. M. A. A tecnologia da Informação ERP
e seus benefícios na Gestão de Processos e Crescimento dos Negócios.
ANPAD. 2007. Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/.
Acesso em: 22 jul. 2020 (adaptado).
Acerca da adoção de ERP por empresas, avalie as afirmações a seguir.
I. A seleção de provedores dessa ferramenta é uma tarefa árdua e exige esforço da parte do contratante, sob pena de fracasso e de desenvolvimento de um ambiente de animosidade entre cliente e fornecedor, caso haja a desobediência dos critérios pré-estabelecidos no projeto inicial.
II. A postura ética, a excelência de serviços e a possibilidade de expansão de novas soluções para o cliente devem ser levados em conta no momento da seleção do fornecedor da oferta, considerando critérios técnicos levantados junto aos gestores e tomadores de decisão.
III. A implantação adequada de sistemas ERP exige que, imediatamente após a sua aquisição, seja realizada a análise dos processos organizacionais da empresa.
IV. Os motivos que levam uma empresa à implementação de um ERP vão desde suprir a obsolescência das tecnologias de sistemas legados por parceiros de negócios até integrar dados transacionais.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 19
O Scrum é uma metodologia ágil utilizada na gestão e planejamento de projetos de software que fornece um processo de desenvolvimento rápido, iterativo e de qualidade. No Scrum, os projetos são divididos em ciclos (normalmente de duas a quatro semanas) chamados de Sprints, dentro dos quais um conjunto de atividades deve ser executado.
SCHWABER, K.; SUTHERLAND, J. Scrum. Disponível em: http://jeffsutherland.com/ScrumPapers.pdf.
Acesso em: 21 jul. 2011 (adaptado).
Considerando a metodologia Scrum, avalie as afirmações a seguir.
I. Durante a Sprint, tanto a composição do time quanto as metas de qualidade devem ser modificadas, já que o ScrumMaster efetua todas as mudanças necessárias para atingir a meta.
II. A reunião de planejamento da Sprint é o momento onde o ScrumMaster encoraja o time a revisar, dentro do modelo de trabalho e das práticas do Scrum, seu processo de desenvolvimento.
III. O Daily Scrum se caracteriza por uma reunião diária de 15 minutos, que é realizada para avaliação do que foi desenvolvido, dos impedimentos encontrados e do que será feito até a próxima reunião.
IV. O Product Owner é a pessoa responsável pelo Product Backlog, que serve muitas vezes de guia para a execução do projeto, por seu conteúdo, por sua disponibilidade e por sua priorização.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 20
Nos algoritmos, os operadores são utilizados para realizar comparações, cálculos, entre outros, conforme exemplificado a seguir.
• Operadores aritméticos: ( *, /, %, +, - );
• Operadores relacionais: ( <, <=, >, >=, =, <> );
• Operadores lógicos: ( nao, e, ou ).
Considere o pseudocódigo a seguir cuja função é calcular e apresentar um bônus salarial de 10% apenas aos funcionários que recebem salários entre R$1.045,00 a R$1.544,00, inclusive. Para os salários que não estão neste critério deve ser apresentada apenas uma mensagem que o salário não está nos critérios de bônus.
Com base nos operadores e na lógica de programação apresentada, assinale a opção que representa a linha 6 na estrutura de decisão do código para atender corretamente aos critérios da tarefa.
A) se((salario >= 1045.00) e (salario <= 1544.00)) entao
B) se((salario >= 1045.00) ou (salario <= 1544.00)) entao
C) se((valor >= 1045.00) e (valor <= 1544.00)) entao
D) se((salario >= 1046.00) ou (salario < 1545.00)) entao
E) se((valor >= 1046.00) e (valor <= 1545.00)) entao
ENADE 2021 - QUESTÃO 21
O Information Technology Infrastructure Library (ITIL) compreende um conjunto de boas práticas que buscam detalhar o gerenciamento do serviço de TI, por meio do alinhamento entre a tecnologia da informação e as necessidades do negócio. Surge no Reino Unido e Holanda na década de 1980, diante da insatisfação do governo britânico quanto ao nível de serviços de TI, voltado para a descrição de um modelo operacional para a entrega de produtos e serviços habilitados por tecnologia.
ROSA, F. Avaliação sobre as melhores práticas e estudo de
migração para ITIL V3. Disponível em: http://repositorio.roca.
utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/636/1/MD_COADS_2011_2_01.pdf.
Acesso: em 20 jul. 2020 (adaptado).
A respeito dos benefícios que o ITIL pode oferecer às organizações, avalie as afirmações a seguir.
I. O ITIL é uma metodologia prescritiva que define detalhadamente o que se deve fazer, adaptando-se às necessidades organizacionais.
II. O ITIL gera transparência quanto à prestação de serviços de TI, de forma a possibilitar o entendimento comum entre a área de TI e de negócios.
III. O ITIL permite a identificação de pontos falhos e características de melhoria contínua.
IV. O ITIL melhora a qualidade dos serviços prestados e gera valor para o cliente.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 22
Os serviços de Tecnologia da Informação (TI) podem ser melhorados em relação ao seu Ciclo de Vida do Serviço, no alinhamento do Portfólio de TI com os requerimentos atuais e futuros e com o aumento da maturidade das entregas dos processos em cada Serviço de TI. No Information Technology Infrastructure Library (ITIL), essa melhoria ocorre na etapa de Melhoria Continuada de Serviço.
FREITAS, M. A. S. Fundamentos do gerenciamento de serviços de TI.
Rio de Janeiro: Brasport, 2013 (adaptado).
Considerando o ciclo de vida do serviço descrito, a etapa de Melhoria Continuada de Serviço do ITIL
A) descreve a fase do ciclo de vida responsável pelas atividades do dia a dia, orientando sobre como garantir a entrega e o suporte a serviços de forma eficiente e eficaz em ambientes operacionais gerenciados.
B) orienta, através de princípios, práticas e métodos de gerenciamento da qualidade, sobre como aprimorar a qualidade do serviço, incluindo as metas de eficiência operacional e a continuidade do serviço.
C) orienta sobre como visualizar o gerenciamento de serviços não somente como uma capacidade organizacional, e sim como ativo estratégico, descrevendo princípios úteis para criar políticas, diretrizes e processos de gerenciamento.
D) orienta sobre como implantar serviços novos e modificados para ambientes operacionais gerenciados, detalhando os processos de planejamento, gerenciamento de mudanças, gerenciamento da configuração e gerenciamento de liberação.
E) fornece orientação para o desenvolvimento dos serviços e das práticas de gerenciamento de serviços, propondo mudanças e melhorias necessárias para manter ou agregar valor aos clientes ao longo do ciclo de vida do serviço.
ENADE 2021 - QUESTÃO 23
Optar pela implantação da Gestão de Serviços em TI é um dos maiores desafios encontrados por muitas empresas e organizações que desejam adquirir um processo mensurável e que permita a melhoria contínua de suas atividades. Para ajudar neste desafio, as bibliotecas de boas práticas são uma excelente ferramenta de referência para a implantação e manutenção da Gestão de Serviços. A biblioteca ITIL é uma das mais conhecidas e sugere o ciclo de vida de um serviço dividido em 5 fases distintas.
Diante desse contexto, avalie as afirmações a seguir, sobre as fases do ciclo de vida do serviço de TI de acordo com a biblioteca ITIL.
I. A Estratégia de Serviço é o estágio onde é definida a direção estratégica dos serviços de TI, quem são os seus clientes e quais serviços serão disponibilizados para eles.
II. O Desenho de Serviço ajuda a organização a planejar e gerenciar mudanças em serviços e implementar liberações no ambiente produtivo.
III. A Transição de Serviço orienta o desenvolvimento de recursos para a implementação de serviços novos ou modificados, além de garantir que os requisitos da Estratégia, incluídos no Desenho, sejam efetivamente realizados.
IV. A Operação de Serviço é momento em que os serviços de TI passam a ser consumidos pelos clientes e usuários, além de ser nesse estágio que o valor do serviço é percebido.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 24
A tecnologia facilitou a vida da sociedade e acelerou sua evolução, mas também trouxe implicações prejudiciais que conflitam com questões éticas da sociedade atual. Preconceito, racismo, invasão de privacidade, experimentos com humanos e até mesmo riscos de vida já foram relacionados ao uso de algoritmos e avanços tecnológicos.
Os limites éticos, morais e até legais seguem se contrapondo à tecnologia em determinados momentos. Se por um lado, nem todos eles constituem ilegalidades, por outro, é preciso ter uma preocupação em relação a como e por quem essas tecnologias estão sendo criadas e testadas, reavaliando os critérios éticos, principalmente em ambientes empresariais.
Diante deste cenário, ainda recente e impreciso, há um desafio interdisciplinar: da tecnologia, da ética e da sociologia, à medida que a sociedade é a principal impactada enquanto não for possível encontrar um equilíbrio. Todavia, tais dilemas não são exclusividade da tecnologia. O que é, sim, exclusividade da tecnologia, assim como em diversos outros temas, é a proporção e velocidade dos impactos — sejam eles positivos ou não.
WERMANN. L. Ética na tecnologia: a critérios de que(m) e para
que(m)? Disponível em: https://olhardigital.com.br/.
Acesso em: 27 jul. 2020 (adaptado).
Considerando o texto e os impactos sociais advindos das tecnologias da informação, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso das tecnologias da informação, particularmente da internet, potencializa e fortalece as relações em rede.
II. Os crimes cibernéticos, condutas nocivas em ambiente virtual, são consequência do avanço tecnológico.
III. A disseminação de informações falsas é um fenômeno de natureza tecnológica e, portanto, desvinculado de possíveis impactos sociais.
IV. O uso exacerbado da internet e a dependência de aparelhos móveis com acesso à internet podem causar danos à saúde física e emocional das pessoas.
É correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 25
Atualmente um número crescente de empresas investe em Tecnologia de Informação (TI), contudo, investir em TI somente por modismo, sem se preocupar com os procedimentos adequados para que isso ocorra, gera um risco elevado. A TI exige qualidade em seu desenvolvimento, principalmente na criação dos sistemas de informações gerenciais, onde a Engenharia de Software deve ser aplicada. O ambiente deve estar preparado para receber esta tecnologia e saber fazer bom uso dela. Em algumas ocasiões, é bastante complexo estabelecer uma forma para mensurar e quantificar a capacidade que a TI possui para criar valores, reduzir custos e avaliar se realmente a empresa está se tornando melhor ou mais competitiva com sua aplicação.
PRADO, A. et al. Tecnologia da Informação Aplicada de Forma Estratégica nos Processos Organizacionais, por Meio de Sistemas de Informações Gerenciais.
Janus Revista de Pesquisa Científica - UNIFATEA, Lorena,
v. 4, n. 5, p 47-64, jan. – jun. 2007 (adaptado).
Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir, acerca das atividades fundamentais da Engenharia de Software.
I. A Especificação do Software é a etapa em que clientes e engenheiros projetam e programam o software.
II. A Validação de Software é a etapa para assegurar se o programa atende as demandas do cliente.
III. A Evolução do Software é a etapa de modificação para definir a mudança de requisitos, tanto do cliente quanto do mercado.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2021 - QUESTÃO 26
A Política de Segurança é uma declaração que estabelece a hierarquia dos riscos da informação e identifica metas de segurança aceitáveis, assim como mecanismos para atingí-las. Uma das formas de implementá-la é seguir os passos para a certificação ISO 27001, que é uma norma de vigência internacional, cujo objetivo é determinar as diretrizes necessárias para uma gestão de segurança da informação nas organizações, sejam elas especializadas nesse tipo de serviço, sejam aquelas que tenham um setor interno dedicado à proteção de seus dados.
LAUDON, K. C; LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais.
11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014 (adaptado).
Considerando as informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A Política de Segurança dá origem a outras políticas que determinam o uso aceitável dos recursos de informação da empresa e quais membros terão acesso a esses ativos.
PORQUE
II. A Política de Uso Aceitável define os usos aceitáveis dos recursos de informação e dos equipamentos de informática da empresa, incluindo computadores de mesa e laptops, dispositivos sem fio, telefones e internet.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2021 - QUESTÃO 27
A Governança de Tecnologia da Informação preconiza o gerenciamento da continuidade dos serviços de TI. O Deutsche Bank, por exemplo, que oferece investimento bancário e serviços de gestão de ativos para 74 países diferentes, possui um plano de continuidade de negócios frequentemente atualizado e aprimorado. O banco mantém equipes em tempo integral em Cingapura, Hong Kong, Japão, Índia e Austrália para coordenar plano que lide com perdas de instalações, pessoas ou sistemas críticos, de modo que a empresa possa continuar a operar quando ocorre um evento catastrófico.
LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais.
11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O Plano de Continuidade dos Negócios abrange o escopo operacional e, portanto, não impacta no valor de mercado da empresa.
PORQUE
II. O Plano de Continuidade dos Negócios identifica os processos de negócios críticos e determina o plano de ação para lidar com funções essenciais caso os sistemas fiquem inoperantes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2021 - QUESTÃO 28
TEXTO I
Gerenciamento por Processos do Negócio é a tradução do inglês para Business Process Management (BPM), conceito que estabelece uma forma de mapear fluxos de trabalho em organizações. Por essa abordagem, as organizações só agregam valores aos clientes, a partes interessadas e a si próprias se os processos de negócios forem otimizados continuadamente.
ROJAS, R. et al. Utilização da Metodologia BPMB para adequação
de um sistema de Gestão Integrada e Retenção de
Conhecimento em uma Instituição Pública de Ensino
Superior. Revista GUAL. Florianópolis, Edição
especial 2011, p.115-132 (adaptado).
TEXTO II
A especificação Business Process Model and Notation (BPMN) tem como principal objetivo disponibilizar uma notação padrão de mercado compreensível para os usuários e analistas de processos de negócio, bem como para os técnicos e programadores que irão automatizar, implementar e monitorar a tecnologia que irá suportar os processos.
CAVALCANTI, R. Modelagem de Processos de Negócios.
Rio de Janeiro: Brasport, 2017 (adaptado).
Sobre BPM e BPMN, avalie as afirmações a seguir.
I. O BPM permite modelar um processo existente e simular propostas de melhoria.
II. O BPM não se resume apenas ao desenho e à implantação dos processos de negócio, mas também inclui o controle executivo, administrativo e de supervisão sobre eles, favorecendo que permaneçam em conformidade com os objetivos de negócios.
III. A BPMN é uma linguagem gráfica utilizada para representação de processos e exige que todas as atividades dos processos modelados sejam detalhadamente representadas.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2021 - QUESTÃO 29
A 6ª edição do Guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) tem como objetivo principal oferecer um conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, geralmente reconhecidos como boas práticas. Para isso, o PMBOK propõe que seus processos sejam categorizados em cinco grupos e dez áreas de conhecimento, que correspondem a agrupamentos lógicos de processos de gerenciamento, com a finalidade de atingir os objetivos específicos do projeto.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Um guia do conhecimento
em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). 6. ed. Newtown Square, PA:
Project Management Institute, 2016 (adaptado).
Com relação aos grupos de processos de gerenciamento de projetos descritos no PMBOK, assinale a alternativa correta.
A) O grupo de processos de monitoramento e controle tem como objetivo acompanhar e analisar o progresso e o desempenho do projeto, contemplando todas as áreas de conhecimento para identificar eventuais áreas nas quais serão necessárias mudanças.
B) O grupo de processos de iniciação é robusto, pois contém processos em todas as áreas de conhecimento, incluindo os processos de definição do escopo, criação da Estrutura Analítica do Projeto (EAP) e desenvolvimento do cronograma.
C) O grupo de processos de planejamento prevê o desenvolvimento do Termo de Abertura do Projeto (TAP) na área de integração e a identificação das partes interessadas, conhecidas como stakeholders.
D) No grupo de execução, existe apenas um processo na área de integração, que prevê, entre outros, a avaliação e o aceite do cliente, além de uma avaliação do projeto, que pode ser interna ou externa.
E) No grupo de encerramento, é feito o gerenciamento do trabalho do projeto, o que inclui o gerenciamento da qualidade e do conhecimento gerado no âmbito do projeto, além da gestão do desenvolvimento da equipe envolvida.
ENADE 2021 - QUESTÃO 30
Para ter sucesso no trabalho, o analista de processos pode e deve conhecer as diversas fontes das especialidades que possam auxiliá-lo no tratamento dos diversos temas envolvidos com o trabalho que hoje é uma das principais preocupações de organizações de todos os tipos: conhecer e gerenciar adequadamente seus processos.
Nenhum analista de processos deve nutrir a veleidade de pensar que vai encontrar a solução para algum problema sozinho. Este é um trabalho que deve ser feito em conjunto com os funcionários da organização. Quanto mais cedo e melhor for o envolvimento de todos, mais rápidas e maiores serão as chances de sucesso.
CRUZ, T. Manual para Gerenciamento de Processos de Negócio.
São Paulo: Atlas, 2015 (adaptado).
Com base no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O analista de processos deve discutir e ouvir com atenção cada ator com relação às responsabilidades do papel que ele terá no processo melhorado ou criado.
II. O analista de processos deve permitir que discussões sobre o funcionamento do processo, e o que necessita ser modificado ou não, ocorram de acordo com interesses particulares.
III. O analista de processos deve criar ou utilizar métodos que privilegiem a prática da criação coletiva e da colaboração entre os envolvidos.
IV. O analista de processos deve direcionar para que a discussão sobre os processos aconteça no âmbito dos departamentos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 31
Para a adoção do modelo COBIT ter sucesso é necessário que seja levado em consideração a maturidade e a cultura da empresa, que definirá em qual nível serão implantados os controles de cada processo e quais processos, e até mesmo a necessidade de tropicalização do modelo para melhor se adequar à realidade da empresa.
GIAMPAOLI, R. Z.; TESTA, M. G.; LUCIANO, D. M. Contribuições do modelo COBIT para a Governança Corporativa e de Tecnologia da Informação: desafios, problemas
e benefícios na percepção de especialistas e CIOs. Análise. Porto Alegre,
v. 22, n. 2, p. 120-133, jul./dez. 2011, p. 132 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para garantir o êxito do planejamento estratégico ou mesmo da estratégia de TI das organizações, é necessário a utilização do COBIT, modelo integrador das diversas práticas de governança de TI.
PORQUE
II. Para tropicalização do COBIT, é necessário que ele seja complementado e utilizado com outros modelos, já que sua implementação ocorre em alto nível, e os demais, em nível operacional.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2021 - QUESTÃO 32
Um empreendedor, com o auxílio de um tecnólogo em gestão da tecnologia da informação, precisa definir um sistema operacional que ofereça suporte adequado ao aplicativo inovador a ser desenvolvido, que alavancará os negócios da startup. O objetivo é atingir o máximo de usuários possíveis e conseguir alto desempenho de processamento em dispositivos móveis. Ao pesquisar na internet, encontrou a seguinte notícia de um fabricante:
“Entre as novidades, o sistema operacional ABC para dispositivos móveis terá, entre outros recursos, nova página inicial e nova tela de bloqueio, que é ligada assim que o aparelho é suspenso.
Houve mudança, também, no app de fotos, que ficou mais inteligente, sendo capaz de reconhecer rostos e de mostrar imagens em um mapa. No app de mensagens passou a ser possível enviar textos escritos à mão e desenhos animados.
A empresa abriu o seu assistente de linguagem natural para desenvolvedores externos. Assim, será possível solicitar carro nos aplicativos mais conhecidos, publicar foto nos apps mais populares, fazer chamada no Skype por comando de voz e enviar mensagens usando apps como WeChat ou WhatsApp. Também será possível fazer buscas por fotos, documentos, músicas e outros arquivos por comando de voz."
Disponível em: http://veja.abril.com.br/tecnologia.
Acesso em: 3 jul. 2017 (adaptado).
Como indica a notícia, o ABC possibilitará novas oportunidades de desenvolvimento de aplicativos com interfaces mais naturais e imediatas, mostrando-se ideal para os negócios da startup. Analisando as características técnicas, o tecnólogo afirmou, corretamente, que o sistema operacional ABC
A) teve suas funções básicas ampliadas em seu kernel, possibilitando uma maior capacidade de processamento dos aplicativos independente da arquitetura do dispositivo.
B) teve sua capacidade natural ampliada em função das mudanças no app de fotos, com isto o seu kernelpassou a executar menos processos tornando o dispositivo mais rápido.
C) sofreu alteração na camada de apresentação, sua nova página inicial é tratada por um ou mais processos e seu kernel continua sendo responsável por escalonar os processos dos aplicativos.
D) sofreu mudanças significativas em seu kernel, que passou a residir em um dispositivo fora da memória, com isso, pode haver mais processos em execução, deixando o dispositivo mais rápido.
E) teve as funçoes do kernel reduzidas, assim os processos relativos à gerência de memória não são mais tratados pelo módulo de escalonamento, o que deixa o desempenho do dispositivo muito melhor.
ENADE 2021 - QUESTÃO 33
As corporações que compreendem a importância da Tecnologia da Informação (TI) e do seu valor agregado entendem que os recursos de infraestrutura de TI precisam estar alinhados à estratégia de negócio. Este alinhamento pode ser alcançado e mantido por meio de práticas de Governança de Tecnologia da Informação que estabeleçam papéis, controles e direções, assim como o atendimento a demandas de regulamentação e negócio, gerenciando as expectativas de todos os interessados.
ARAÚJO, A. P.; COSTA, I; GONÇALVES, R. F. Gestão da Produção, Operações e Sistemas.
Gepros. Bauru, ano 8, n. 3, jul./set. 2013, p. 99-111 (adaptado).
Nesse contexto, considerando o alinhamento entre a TI e o planejamento estratégico das organizações, avalie as afirmações a seguir.
I. O alinhamento estratégico da TI com o negócio ocorre quando os investimentos e os projetos da TI contribuem para alcançar a missão, os objetivos e as estratégias organizacionais.
II. As tecnologias da informação podem estar a serviço de variados tipos de estratégias de negócio, por isso o planejamento estratégico da TI deve ser desenvolvido de forma independente de modo a garantir flexibilidade no uso das tecnologias.
III. O apoio da alta administração aos projetos da TI é fator relevante que colabora para alcançar o alinhamento estratégico da TI com o negócio.
IV. Os projetos e ações da TI nas organizações, quando alinhados ao negócio, colaboram também com o atendimento de demandas legais, sociais e ambientais a que a organização está sujeita.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 34
Em um mundo competitivo com grandes mudanças ocorrendo a todo instante, as organizações precisam cada vez mais alinhar e integrar a Tecnologia da Informação (TI), de forma que se possa fornecer maior sustentação ao negócio. Dentro dessa abordagem, é fundamental compreender quais são as competências do Chief Executive Officer (CEO) dentro da organização.
TESTA, M. G.; BECKER, C. A.; LUCIANO, E. M. Competências individuais relevantes para os Chief Information Officers na percepção de profissionais de tecnologia da informação. RESI:
Revista Eletrônica de Sistemas de Informação. v. 11, n. 1, jan-jun.2012 (adaptado).
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I. O perfil do Gestor de TI está se aproximando gradativamente daquele dos gestores de outras áreas, o que pode ser resultante das políticas e esforços para alinhamento entre TI e negócio.
II. O crescimento da dependência da TI para o sucesso dos negócios das empresas fez com que os CEOs passassem a ocupar um espaço mais representativo como membros dos conselhos executivos nas empresas.
III. O CEO deve estabelecer relações de confiança com a equipe de TI para obter o comprometimento da equipe e alcançar a melhoria contínua nas metas da organização.
IV. A capacidade de relacionamento interpessoal é mais importante para o CEO do que o conhecimento e a experiência técnica na área.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 35
Um auditor de TI deve ter um forte entendimento das técnicas de controle interno para cobrir muitas das tecnologias e processos presentes na empresa, e para tal deve usar os controles gerais de TI que cobrem todos os aspectos das operações de TI, como atividades de processamento, acesso a programas e dados, desenvolvimento e alterações de programas, controles de rede e muitos outros. Estes controles estão organizados em uma hierarquia dividida em três grupos de TI: Controles Gerais de Governança; Controles Gerais de Gerenciamento; e Controles Gerais de Ambiente Técnico.
MOELLER, R. IT audit, control, and security. New Jersey:
John Wiley & Sons Inc., 2010 (adaptado).
A respeito dos controles gerais de TI, avalie as afirmações a seguir.
I. Fazem parte do grupo de Governança de TI os controles que envolvem a garantia de princípios, políticas e processos eficazes de gerenciamento e segurança.
II. Fazem parte do grupo de Gerenciamento de TI os controles que cobrem áreas como desenvolvimento de sistemas, aquisição de software, documentação e procedimentos de controle.
III. Fazem parte do grupo de Ambiente Técnico de TI os controles que permitem uma compreensão da organização, seus procedimentos de controle estabelecidos e os deveres e responsabilidades especializados de qualquer operação.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
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