Prova IFBA 2020 (Integrado/Subsequente) com Gabarito

IFBA

Prova IFBA 2020 (Integrado/Subsequente) com Gabarito

Integrado

Leia o texto I, abaixo, para responder as questões de 01 a 05.

TEXTO I

DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS NO BRASIL

Uma das questões geográficas e históricas mais polêmicas no espaço brasileiro é a dos territórios indígenas. Sabemos que, antes da chegada dos povos europeus no continente sul-americano, existiam milhares de povos indígenas habitando aquilo que é hoje considerado como o território do Brasil. Desse total, existem ainda cerca de 305 etnias atualmente, com cerca de 180 línguas distintas, a maioria delas filiada ao Tupi e ao Jê.

Diante disso, existe uma profunda questão a ser resolvida com esses povos, que é a demarcação das suas terras, ou seja, a delimitação legal das áreas indígenas. A Constituição Federal define as Terras Indígenas como todas as áreas permanentemente habitadas pelos índios, sendo elas utilizadas para suas atividades produtivas e também para a preservação de suas culturas e tradições. Portanto, mais do que simplesmente a área de moradia direta, as Terras Indígenas devem envolver todo o espaço usado pelos índios para garantir sua sobrevivência, incluindo áreas de caça e extrativismo.

As áreas indígenas do Brasil são de propriedade da União, de forma que os recursos naturais existentes dentro de seus limites são de pertencimento único e exclusivo dos índios que habitam esse território. Além disso, somente com autorização legal da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), é possível chegar a essas áreas não sendo um membro pertencente às etnias indígenas, sendo, vedado, portanto, o acesso irrestrito.

No Brasil existem aproximadamente 544 terras indígenas, sendo a maior parte localizada na área da Amazônia Legal. Desse total, 426 estão regularizadas, 38 estão delimitadas, 66 estão declaradas e 14 estão homologadas, havendo ainda mais 129 locais em estudo. O processo de demarcação das terras envolve algumas fases, entre elas: estudos de identificação e delimitação pela FUNAI; homologação das terras pela Presidência da República; retirada dos ocupantes não índios da área, com pagamentos das eventuais indenizações, e registro oficial das demarcações em cartório em nome da união.

Muitas vezes, são realizados recursos judiciais e disputas por parte dos proprietários, agronegociantes, agricultores e outros com o objetivo de garantir para si o uso daquelas terras. Com isso, mesmo com a demarcação sendo concluída, o trâmite leva muitos anos para concretizar-se, o que faz com que a questão territorial indígena no país torne-se ainda mais dispendiosa para ambos os lados.

Em alguns casos, grupos de posseiros, grileiros e fazendeiros entram em conflitos com os indígenas em torno da disputa territorial. Muitas vezes, os limites impostos pela demarcação não são respeitados, o que se configura como um grave crime, pois há invasão de uma área de proteção patrimonial.

Para resguardar a sobrevivência dos povos indígenas e suas tradições, é necessário garantir a segurança deles, sobretudo no sentido de proteger suas áreas demarcadas e realizar, o mais rápido possível, a demarcação daquelas que necessitam de tal para a manutenção segura de suas práticas.
PENA, Rodolfo F. Alves. “Demarcação de terras indígenas
no Brasil” (Adaptado); In: Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/demarcacao-terras
indigenas-no-brasil.htm. Acesso em: 30 jul. 2019.

IFBA 2020 - QUESTÃO 01
De acordo com a leitura do texto, é correto afirmar que:

a) A concretização da demarcação das Terras Indígenas é concluída, rapidamente, porque os conflitos com proprietários e agro negociantes são insignificantes.

b) O processo de demarcação das terras, desde o seu início até a sua conclusão, é de responsabilidade exclusiva da FUNAI.

c) O desrespeito às demarcações das  Terras Indígenas, por grupos de posseiros e de fazendeiros, dentre outros, representa crime de invasão de área de proteção patrimonial.

d) Todo o território nacional deve pertencer aos povos indígenas, pois foram eles os primeiros habitantes do Brasil.

e) Em decorrência do processo histórico, mesmo com a garantia de terras aos povos indígenas, a cultura desses povos se extinguiu no Brasil.

GABARITO. c) O desrespeito às demarcações das  Terras Indígenas, por grupos de posseiros e de fazendeiros, dentre outros, representa crime de invasão de área de proteção patrimonial.

IFBA 2020 - QUESTÃO 02
Observe o período a seguir: “As áreas indígenas do Brasil são de propriedade da União, de forma que os recursos naturais existentes dentro de seus limites são de pertencimento único e exclusivo dos índios que habitam esse território” (l. 27-32). O sentido desse fragmento está mantido na alternativa:

a) As áreas indígenas do Brasil são de prioridade da União, porque os recursos naturais, existentes dentro de seus limites territoriais, são de pertencimento único e exclusivo dos índios.

b) As áreas indígenas do Brasil são de propriedade da União, e os recursos naturais existentes dentro de seus limites são de pertencimento único e exclusivo dos índios que habitam esse território.

c) Não apenas pelo pertencimento único e exclusivo aos limites que habitam, mas, principalmente, porque o território é propriedade da União, os índios têm direitos sobre os recursos naturais.

d) As áreas indígenas são de propriedade da União, porém os recursos naturais existentes dentro de seus limites são de pertencimento único e exclusivo dos índios que habitam esse território.

e) Apesar do pertencimento único e exclusivo dos índios nos limites do território que habitam, as áreas indígenas do Brasil são de propriedade da União.

GABARITO. b) As áreas indígenas do Brasil são de propriedade da União, e os recursos naturais existentes dentro de seus limites são de pertencimento único e exclusivo dos índios que habitam esse território.

IFBA 2020 - QUESTÃO 03 - ANULADA

IFBA 2020 - QUESTÃO 04
Leia as assertivas abaixo.

I. A palavra “Sabemos” (l.03) indica, por sua conjugação, a indeterminação do sujeito.

II. A expressão “Além disso” (l.32) sugere acréscimo de informações no parágrafo.

III. Os termos “judiciais” (l.54) e “indígenas” (l.72) possuem a mesma função sintática. 

A(s) assertiva(s) verdadeira(s) está(ão) indicada(s) na alternativa:

a) II e III

b) Apenas III

c) I e II

d) Apenas I

e) I, II e III

GABARITO. a) II e III

IFBA 2020 - QUESTÃO 05
Numere o segundo quadro de acordo com o primeiro.

(1) “antes”(l. 04)

(2) “que”(l. 31)

(3) “portanto”(l. 37)

(4) “pois”(l. 69)

(5) “daquelas”(l. 76)

( ) termo relativo a índios

( ) indica temporalidade

( ) inclui a conclusão de uma ideia

( ) retoma um elemento mencionado anteriormente

( ) tem função explicativa

A sequência correta, de cima para baixo, dos números do segundo quadro aparece em:

a) 2, 4, 3, 5, 1

b) 1, 2, 5, 3, 4

c) 4, 1, 2, 5, 3

d) 2, 1, 3, 5, 4

e) 3, 1, 5, 4, 2

GABARITO. d) 2, 1, 3, 5, 4

Leia o texto II, abaixo, para responder as questões 06 e 07.

CRIANÇA NÃO TRABALHA

Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon*
Banho de rio, banho de mar,
Pula-sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga de pão

Giz, merthiolate, band-aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão, pega-pega, papel, papelão

Criança não trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha

1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez.
_______________________________
*Giz de cera
TATIT, Paulo e ANTUNES, Arnaldo. CD Palavras curiosas –
palavra cantada. By Universal Music Publishing Ltda, 1998.

IFBA 2020 - QUESTÃO 06
Considerando-se a leitura da letra da canção, é correto afirmar que:

a) As brincadeiras são perigosas para as crianças, o que as leva ao uso de medicamentos.

b) Apenas a criança que não trabalha é aquela que dá trabalho.

c) Se a criança brincar muito, comprometerá o seu horário de trabalho.

d) As brincadeiras citadas reforçam a ideia de negação contida no título.

e) A criança pode brincar e trabalhar, simultaneamente.

GABARITO. d) As brincadeiras citadas reforçam a ideia de negação contida no título.

IFBA 2020 - QUESTÃO 07
Em “Criança dá trabalho” (l.15), a palavra em destaque é sintaticamente classificada como:

a) Predicativo do Objeto

b) Objeto direto

c) Agente da passiva

d) Complemento nominal

e) Sujeito

GABARITO. b) Objeto direto

Para responder as questões 08 e 09, observe a tira abaixo.

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IFBA 2020 - QUESTÃO 08
O balão do segundo quadrinho da tira apresenta características:

a) hiperbólicas, em razão da mistura de sensações do locutor.

b) metafóricas, porque dá vida a um ser inanimado.

c) sinestésicas, pela presença das expressões “energia nuclear” e “mísseis rastreadores”.

d) metafóricas, porque a comparação acontece de forma indireta.

e) hiperbólicas, dado o exagero do seu conteúdo.

GABARITO. e) hiperbólicas, dado o exagero do seu conteúdo.

IFBA 2020 - QUESTÃO 09
A palavra “que” no período “Um carro movido a energia nuclear que pudesse se transformar em um avião” tem a mesma função sintática da palavra destacada no trecho:

a) João amava Tereza que amava Raimundo.

b) Anda que anda e nunca chega a lugar algum.

c) Que distante está a minha casa!

d) Parecia que as paredes tinham ouvido.

e) Teremos, na próxima semana, pouco que fazer na empresa.

GABARITO. a) João amava Tereza que amava Raimundo.

IFBA 2020 - QUESTÃO 10
Após apresentar resfriado, Júlio buscou atendimento médico. Para tratar os sintomas, foram prescritos dois remédios: um para uso a cada 6 h e outro para uso a cada 10 h. Sabendo que Júlio tomou, ao mesmo tempo, os remédios às 13 h da segunda-feira, o próximo horário que ele tomará os dois juntos novamente será:

a) segunda-feira, 19 h

b) segunda-feira, 23 h

c) terça-feira, 7 h

d) terça-feira, 13 h

e) terça-feira, 19 h

GABARITO. e) terça-feira, 19 h

IFBA 2020 - QUESTÃO 11
A Geometria está presente em diversas culturas, em cada uma delas com finalidades específicas. Na Terra Indígena Xapecó, situada em Ipuaçu (SC), os artesãos do povo Kaingang confeccionam tampas de tuia por meio de tiras entrelaçadas conforme figuras a seguir:

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De acordo com a geometria apresentada pelas figuras I e II, podemos concluir que:

a) Os losangos garantem a não deformidade das tiras, evitando rompimentos.

b) Através de círculos, a estética é destacada neste formato.

c) As figuras hexagonais permitem um encaixe perfeito, formando uma estrutura estável. 

d) São formados quadriláteros para permitir o máximo preenchimento.

e) A estrutura de trapézios garante que não apareçam lacunas nas bordas.

GABARITO. c) As figuras hexagonais permitem um encaixe perfeito, formando uma estrutura estável. 

IFBA 2020 - QUESTÃO 12
Segundo dados do IBGE, levantados em 2017, a pobreza no Brasil volta a crescer e atinge 54,8 milhões de pessoas, aqueles cujo rendimento é abaixo de R$ 406,00.

Conforme arranjo familiar no Brasil, a proporção de pessoas abaixo da linha da pobreza é dada conforme gráfico a seguir:

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Sabendo que 7,6 milhões de pessoas são moradores de domicílios, onde vivem mulheres pretas ou pardas, sem cônjuge, com filho(s) de 14 anos, pode-se afirmar que, conforme o gráfico acima, o número dessas pessoas que estão abaixo da linha da pobreza é de aproximadamente:

a) 5,47 milhões

b) 4,89 milhões

c) 4,32 milhões

d) 3,15 milhões

e) 2,31 milhões

GABARITO. b) 4,89 milhões

IFBA 2020 - QUESTÃO 13
Tereza, moradora de Feira de Santana, desejando efetuar sua matrícula no IFBA campus Feira de Santana, precisa se deslocar saindo do bairro Feira VI, situado a 25,5 km do seu destino. Duas empresas de transporte por aplicativo oferecem esse serviço, cobrando no valor total uma taxa fixa inicial e uma taxa por quilômetro rodado, conforme tabela a seguir:

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Considerando as condições oferecidas pelas empresas, é possível afirmar que:

I. A empresa 1 será a opção mais barata;

II. A empresa 2 será a opção mais barata; 

III. O custo da viagem será de aproximadamente R$ 16,48 pela empresa 1;

IV. O custo da viagem será de aproximadamente R$ 13,93 pela empresa 2.

São corretas as afirmativas:

a) II e III

b) Apenas I

c) II e IV

d) Apenas II

e) I e III

GABARITO. a) II e III

IFBA 2020 - QUESTÃO 14
Uma empresa de distribuição de bebidas, constituída de 30 de funcionários, remunera-os conforme tabela a seguir:

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Nestas condições, o salário médio dos funcionários desta empresa é de:

a) R$ 1.099

b) R$ 1.199

c) R$ 1.332

d) R$ 1.339

e) R$ 1.432

GABARITO. b) R$ 1.199

IFBA 2020 - QUESTÃO 15
Na figura abaixo BM = BC/2, BR = BC/4 e MN é paralelo a RS e AB. Nestas condições, a porcentagem da área do trapézio RMNS correspondente à área do triângulo ABC é de:

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a) 25%

b) 31,25%

c) 35%

d) 37,75%

e) 39%

GABARITO. b) 31,25%

IFBA 2020 - QUESTÃO 16
Em uma indústria de produção de cereais em barras, o custo de produção em mil reais de x mil unidades de barras é dada pela função C(x) = 0,1x² – 4x + 70. Se cada barra de cereal é vendida a 4 reais, então a empresa não terá lucro, nem prejuízo, produzindo e vendendo:

a) 20 ou 70 barras de cereal

b) 30 ou 50 barras de cereal

c) 10 ou 70 barras de cereal

d) 20 ou 50 barras de cereal

e) 10 ou 50 barras de cereal 

GABARITO. c) 10 ou 70 barras de cereal

IFBA 2020 - QUESTÃO 17
Em um mapa da Bahia, a distância entre os pontos que ligam Jequié à Salvador é de 7,3 cm. Sabendo que a razão, usada na construção do mapa, foi de 1:5.000.000, é possível concluir que a distância entre estas cidades é de:

a) 153 km

b) 182 km

c) 243 km

d) 365 km

e) 382 km

GABARITO. d) 365 km

IFBA 2020 - QUESTÃO 18
Em uma horta, são utilizados 2 litros de água por hora para manutenção da irrigação por gotejamento. Sabendo que o reservatório de água tem 14 litros de capacidade, a horta se mantém irrigada diariamente durante:

a) 5 h.

b) 6 h.

c) 7 h.

d) 8 h.

e) 9 h.

GABARITO. c) 7 h.

IFBA 2020 - QUESTÃO 19
A História é uma ciência, que estuda os seres humanos em diferentes épocas. O historiador é o pesquisador responsável pela construção do conhecimento histórico. Para isso, ele utiliza as fontes históricas. A respeito das fontes históricas, é correto afirmar que:

I. As fontes materiais são registros como: documentos oficiais e privados, livros, pinturas, construções, roupas etc. 

II. Entre as fontes imateriais, podemos destacar os relatos orais, músicas, danças e festas.

III. A importância de uma fonte histórica independe do olhar do pesquisador, do tempo e do espaço em que ele se encontra. 

Assinale a alternativa que apresenta proposições corretas.

a) Somente as alternativas I e III estão corretas.

b) Somente as alternativas II e III estão corretas.

c) Somente a alternativa I está correta.

d) Somente as alternativas I e II estão corretas.

e) Somente a alternativa III está correta.

GABARITO. d) Somente as alternativas I e II estão corretas.

IFBA 2020 - QUESTÃO 20
Observe as palavras do rei francês Luís XV, proferidas em 1766.

“É somente em minha pessoa que reside o poder soberano […]; é somente por minha autoridade que os funcionários dos meus tribunais procedem, não à formação, mas ao registro, à execução da lei, e que lhes é permitido advertir-me o que é do dever de todos os úteis conselheiros; toda a ordem pública emana de mim, e os direitos e interesses da nação, de que se pretende ousar fazer um corpo separado do monarca, estão necessariamente unidos com os meus e repousam inteiramente em minhas mãos”.
LUÍS XV. Resposta do rei ao Parlamento de Paris, na sua sessão
de 3 de março de 1766. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos
e documentos de História. Lisboa: Plátano, 1977, p. 201.

O texto acima caracteriza o que podemos chamar de:

a) Feudalismo.

b) República oligárquica.

c) Imperialismo.

d) Absolutismo.

e) Monarquia parlamentarista.

GABARITO. d) Absolutismo.

IFBA 2020 - QUESTÃO 21
Nem todos os escravizados aceitaram se integrar à sociedade escravista brasileira. Nesse sentido, observamos várias formas de resistir à escravidão. A fuga era um desses recursos. O agrupamento de cativos fugidos era chamado de quilombo. Sobre a existência de quilombos no Brasil, é correto afirmar que:

a) O quilombo dos Palmares começou a se formar nos primeiros anos do século XVII e só foi destruído em 1694, após várias expedições portuguesas e holandesas. Seu líder mais conhecido foi Zumbi.

b) Foi um fenômeno observado na região açucareira, porém não há registro de quilombos na região mineradora. 

c) Assim como nos demais locais de refúgio da escravidão, no quilombo dos Palmares, a presença de índios e homens brancos pobres era proibida.

d) Foi caracterizada pela presença de Zumbi dos Palmares, liderança quilombola, que centralizava o poder em toda a América portuguesa.

e) Formaram-se durante o período de dominação holandesa no Nordeste, sendo destruídos após o reestabelecimento do domínio português.

GABARITO. a) O quilombo dos Palmares começou a se formar nos primeiros anos do século XVII e só foi destruído em 1694, após várias expedições portuguesas e holandesas. Seu líder mais conhecido foi Zumbi.

IFBA 2020 - QUESTÃO 22 - ANULADA

IFBA 2020 - QUESTÃO 23
Em relação à ascensão de ideais autoritários e totalitários no século XX, leia o texto abaixo. 

“Após o fim da Primeira Guerra Mundial, seguido do crash [quebra] da Bolsa de Valores de Nova York, grupos ultranacionalistas passaram a utilizar a crise econômica como justificativa para criticar o sistema liberal-capitalista. Nesse período, houve a derrocada dos valores e das instituições liberais e o aumento da descrença nos partidos tradicionais [...].”
BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História:
das cavernas ao terceiro milênio (vol.1), 4ª ed. São
Paulo: Moderna, 2016, p. 62.

Em relação ao surgimento de movimentos políticos autoritários e totalitários, observe a tabela abaixo e relacione o primeiro quadro com o segundo.

( ) Tem origem na Itália, liderado por Benito Mussolini.

( ) Esse grupo se formou no Brasil, tendo como líder Plínio Salgado.

( ) Partido que dominou a Alemanha sob a liderança de Adolf Hitler.

1- Fascismo

2 - Nazismo

3 - Integralismo

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

a) 1, 2, 3.

b) 2, 3, 1.

c) 3, 1, 2.

d) 2, 1, 3.

e) 1, 3, 2.

GABARITO. e) 1, 3, 2.

IFBA 2020 - QUESTÃO 24
Observe o texto acerca da administração portuguesa no Brasil colonial.

“[…] em 1534, seguindo o princípio de transferir para terceiros as despesas com a colonização, a Coroa introduziu no Brasil o sistema de capitanias hereditárias. […] No entanto, a falta de recursos financeiros, a inexperiência de alguns donatários, o precário sistema de transporte e comunicação e o relacionamento hostil entre portugueses e indígenas levaram a maior parte das capitanias ao fracasso.”
BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História:
das cavernas ao terceiro milênio (vol.1), 4ª ed. São
Paulo: Moderna, 2016, p.36.

Ao constatar os problemas do sistema de capitanias hereditárias, a Coroa portuguesa instituiu:

a) O clientelismo, ou seja, uma troca de favores entre os colonizadores e as autoridades portuguesas. 

b) O Tribunal da Inquisição que, em parceria com a Igreja Católica, ocupou e fez prosperar toda a América portuguesa.

c) O fim do monopólio português na colônia, abrindo o território para comércio e exploração com outras nações europeias.

d) O fim imediato do sistema de capitanias no século XVI, já que todas foram consideradas um fracasso.

e) O Governo Geral, em 1548, centralizandoa administração na América portuguesa. 

GABARITO. e) O Governo Geral, em 1548, centralizandoa administração na América portuguesa. 

IFBA 2020 - QUESTÃO 25
Analise a charge de Storni para a revista Careta, publicada em 1927.

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A imagem denuncia:

a) A fiscalização da Justiça Eleitoral ao processo de escolha dos políticos na Primeira República.

b) As dificuldades de mobilidade que os políticos enfrentavam para conduzir o seu eleitorado aos locais de votação.

c) O voto de cabresto, prática comum nas eleições durante a Primeira República.

d) A dificuldade de voto dos indivíduos analfabetos, aptos para votar a partir da Constituição de 1891.

e) O voto censitário, que exigia a posse de animais como requisito para o direito ao voto. 

GABARITO. c) O voto de cabresto, prática comum nas eleições durante a Primeira República.

IFBA 2020 - QUESTÃO 26
Considere os primeiros artigos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789):

“Art.1º. Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.

Art. 2º. A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão. 

Art. 3º. O princípio de toda a soberania reside, essencialmente, na nação. Nenhuma operação, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente”.
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, 29 ago. 1789.
Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP. Disponível em:
http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Documentosanteriores-%C3%A0-cria%C3%A7%C3%A3o-da-Sociedadedas-Na%C3%A7%C3%B5es-at%C3%A9-1919/declaracao-dedireitos-do-homem-e-do-cidadao-1789.html. Acesso em: 16 jul. 2019.

A partir da análise dos princípios presentes no trecho destacado da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, podemos afirmar que ele foi produzido no contexto da:

a) Revolução Francesa.

b) Revolução Inglesa.

c) Revolução Industrial.

d) Revolução Cubana.

e) Revolução Russa. 

GABARITO. a) Revolução Francesa.

IFBA 2020 - QUESTÃO 27
Durante a Idade Média, a Europa Ocidental foi marcada pela consolidação dos aspectos políticos, sociais e econômicos do feudalismo. Enquanto isso, o Oriente foi palco do nascimento de uma nova religião, o islamismo. 

Em relação ao islamismo, podemos afirmar que:

a) Entre os cinco pilares do islamismo, está a peregrinação à Meca, pelo menos uma vez na vida. 

b) A religião islâmica permite a representação, através de imagens, de Maomé e de Alá.

c) O islamismo é uma religião marcada pela igualdade de funções sacerdotais entre homens e mulheres.

d) O Islã é uma religião politeísta fundada por Maomé durante o século VII na Península Arábica.

e) O Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, é considerado uma revelação direta de Jesus Cristo a Maomé.

GABARITO. a) Entre os cinco pilares do islamismo, está a peregrinação à Meca, pelo menos uma vez na vida. 

IFBA 2020 - QUESTÃO 28
Acerca da Geografia baiana, leia os itens que seguem.

I. A diversidade de biomas se traduz pela presença de ambientes como a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga, localizados no Litoral, Oeste e Interior, respectivamente.

II. Os efeitos das secas no semiárido baiano são agravados pelas limitações históricas dos investimentos econômicos nesta área, estes explicados por questões políticas.

III. No Recôncavo, a modernização da cultura da cana-de-açúcar transformou a região na maior produtora mundial desse produto nas últimas décadas.

IV. Apesar da regressão no desenvolvimento da região cacaueira no último século, na atualidade ela se configura como a área com maiores investimentos agrícolas e industriais, tendo como reflexo a construção da ferrovia Oeste-Leste.

V. A Região Metropolitana de Salvador tem a maior concentração industrial do estado, representada principalmente pelo Centro Industrial de Aratu e pelo Polo Industrial de Camaçari.

A partir de leitura das afirmativas, pode-se dizer que a alternativa que contém apenas verdadeiras é:

a) III, IV e V.

b) II, IV e V.

c) I, II e III.

d) I, III e IV.

e) I, II e V.

GABARITO. e) I, II e V.

IFBA 2020 - QUESTÃO 29
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Nas últimas décadas, a queda das taxas de fecundidade registradas no Brasil, conforme o gráfico acima, entre outras causas, deve(m)-se:

a) A programas internacionais, atuantes no país, de combate à fome e a pobreza, principalmente os da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

b) A implantação da Revolução Verde no país, que possibilitou a segurança alimentar às camadas populares mais baixas.

c) Ao controle de natalidade severo, imposto pelos governos nas últimas décadas.

d) Ao grau de urbanização e inserção da mulher no mundo do trabalho.

e) À eliminação das desigualdades sociais, a partir da melhoria da qualidade de vida generalizada.

GABARITO. d) Ao grau de urbanização e inserção da mulher no mundo do trabalho.

IFBA 2020 - QUESTÃO 30
Os climogramas são gráficos que permitem a compreensão mais fácil do perfil climático de determinada região. Durante um período (geralmente um ano), são analisados dados de temperatura e de precipitação para se chegar a interpretações possíveis em relação aos biomas.

Observe-os a seguir:

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A partir da sua compreensão acerca dos climogramas acima, assinale a alternativa que representa a associação correta entre o climograma, a localidade no mapa e o respectivo bioma.

a) III – A, área de Floresta Amazônica.

b) V – D, área de Cerrados.

c) I – C, área de Caatinga.

d) II – E, área de Mata de Araucária.

e) IV – B, área de Mata Atlântica.

GABARITO. c) I – C, área de Caatinga.

IFBA 2020 - QUESTÃO 31
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A área em destaque no mapa corresponde:

a) Ao Aquífero Guarani, o maior reservatório subterrâneo de água doce do planeta.

b) Ao Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, na Bacia do Rio São Francisco.

c) Ao Quadrilátero Ferrífero, principal jazida de minério de ferro do país na fronteira com países  sul americanos.

d) Ao Espaço de maiores conflitos agrários no Mercosul.

e) Às Áreas desertificadas na América do Sul.

GABARITO. a) Ao Aquífero Guarani, o maior reservatório subterrâneo de água doce do planeta.

IFBA 2020 - QUESTÃO 32
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A figura acima identifica um fenômeno que ocorre na atmosfera, de origem antrópica, muito comum em alguns espaços do planeta. A alternativa que indica esse fenômeno e melhor explica as suas causas é:

a) Buraco na Camada de Ozônio Descrição: “Capa” gasosa que protege a Terra contra os raios ultravioletas e seu rompimento é causado pela poluição industrial e pelos desmatamentos.

b) Ilhas de Calor Descrição: A concentração de prédios, de objetos metálicos, de concreto e de asfalto, além da carência de áreas verdes, elevam a temperatura do centro da cidade em relação às áreas periféricas. 

c) Chuvas Ácidas Descrição: Reações químicas entre o vapor d’água na atmosfera e os gases, aliado à poluição atmosférica, criam condições para esse fenômeno.

d) Efeito Estufa Descrição: Fenômeno, que consiste na manutenção equilibrada da temperatura do planeta, temperatura esta ideal para as diversas formas de vida existentes.

e) Inversão Térmica Descrição: O ar frio se concentra próximo à superfície, concentrando os poluentes e formando uma camada de gases oriundos das indústrias e da queima de combustíveis pelos automóveis. 

GABARITO. b) Ilhas de Calor Descrição: A concentração de prédios, de objetos metálicos, de concreto e de asfalto, além da carência de áreas verdes, elevam a temperatura do centro da cidade em relação às áreas periféricas. 

IFBA 2020 - QUESTÃO 33
Leia o texto abaixo para responder à questão.

“Estimativas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) mostram que, em 2050, a população mundial ultrapassará os nove bilhões de pessoas, das quais 70% residirão na zona urbana. Esse quadro contribuirá para o aumento da demanda por alimentos em mais de 60%. A competição por terra, água e comida pode agravar os problemas relacionados à fome e à pobreza, o que remete à adoção de práticas sustentáveis de produção, no sentido social, ambiental e econômico... A FAO estima que os países em desenvolvimento consumirão 72% da produção mundial de carne, aumento de praticamente 12 pontos percentuais no consumo atual. Além da maior taxa de crescimento da população, a melhoria na renda e as mudanças no hábito de consumo contribuirão para esse desequilíbrio entre demanda e produção”.
JUNIOR, J.M. da Silva. Produção agrícola de alimentos
e sustentabilidade no Brasil. In: International Centre for
Trade and Sustainable Development, 22/06/2015. Disponível em
Parte superior do formulário. Parte inferior do formulário: http://
www.ictsd.org/bridges-news/pontes/news/produ%C3%A7%
C3%A3o-agr%C3%ADcola-de-alimentos-e-
sustentabilidadeno-brasil. Acesso em: 20 jul. 2019. 

Com base na intepretação das informações no texto e nos seus conhecimentos a respeito da produção de alimentos no mundo, admite-se que:

a) Os dados, no texto, indicam que o agravamento de conflitos sociais em meio à má distribuição dos recursos naturais e alimentares no mundo é um problema atual, com as possíveis soluções tendendo a ocorrer nas próximas décadas.

b) Com o cenário descrito no texto, pode-se atribuir à América Latina, Ásia e África um papel fundamental nas exportações futuras de produtos agrícolas, uma vez que, historicamente essas áreas já são responsáveis pela produção de produtos primários na Divisão Internacional do Trabalho.

c) O Brasil, por enfrentar grave crise econômica nos últimos anos, perderá espaço no mercado de exportações de produtos agrícolas, sem perspectiva de melhoria nesse quadro.

d) Com o aumento da população mundial, há uma perspectiva dos países se tornarem mais autossuficientes, tornando-se, assim, capazes de suprirem suas necessidades relativas à produção de alimentos e ao consumo de água potável.

e) Segundo o texto, é o aumento da população mundial e a sua ocupação nas zonas urbanas que irá promover a fome no mundo e, com isso, diversos conflitos sociais.

GABARITO. b) Com o cenário descrito no texto, pode-se atribuir à América Latina, Ásia e África um papel fundamental nas exportações futuras de produtos agrícolas, uma vez que, historicamente essas áreas já são responsáveis pela produção de produtos primários na Divisão Internacional do Trabalho.

IFBA 2020 - QUESTÃO 34 - ANULADA

IFBA 2020 - QUESTÃO 35
Observe a charge abaixo para responder à questão.

ifba

Os conhecimentos acerca da apropriação do relevo nos permite dizer que:

a) A ocupação humana irregular tem pouca interferência nas catástrofes caracterizadas como deslizamentos, sendo este um fenômeno meramente natural.

b) É muito difícil a defesa civil prever os riscos de deslizamentos, mesmo em áreas de ocupações irregulares bastante visíveis. 

c) A presença de vegetação em áreas íngremes ajuda a conservar o solo e reduz os riscos de erosões.

d) O planejamento urbano deficiente pouco interfere nos movimentos de massa nas grandes cidades brasileiras, já que muitas vezes são as características dos solos aliadas aos altos índices de chuvas concentradas que levam a deslizamentos.

e) Os deslizamentos de solos são mais frequentes em regiões de planícies por conta das possibilidades de alagamentos.

GABARITO. c) A presença de vegetação em áreas íngremes ajuda a conservar o solo e reduz os riscos de erosões.

IFBA 2020 - QUESTÃO 36
Analise as proposições abaixo acerca do espaço agrário brasileiro. 

I. Uma das características mais marcantes do espaço agrário brasileiro é a concentração de terras, herdadas desde o contexto colonial do país.

II. As principais dificuldades para o desenvolvimento agrícola no Brasil são as condições climáticas tropicais, os tipos de solo e a disponibilidade hídrica, já que as maiorias dos rios estão poluídos.

III. A modernização agrícola ainda se encontra fortemente concentrada na região Nordeste do país através do uso de tecnologias como sensoriamento remoto, melhoramento de sementes, irrigação e outras técnicas especializadas. 

IV. Um dos pressupostos da proposta de reforma agrária é a redistribuição de terras para famílias camponesas a partir da desapropriação de latifúndios improdutivos, justificado pela função social da terra.

Está correta, a alternativa:

a) I e IV

b) II e IV

c) I e III

d) III e IV

e) I e II

GABARITO. a) I e IV

Subsequente

TEXTO I

NASCI EM SÃO BERNARDO DO CAMPO, São Paulo, mas fui criada até os 20 anos em Ribeirão Pires, um município pequeno também no Grande ABC, antes de voltarmos para a minha cidade natal.

Minha mãe é professora; e meu pai, engenheiro eletricista. Juntos, eles conseguiram dar uma vida privilegiada e confortável para os quatro filhos. Nós estudamos em escola pública, mas crescemos podendo fazer inglês, francês, natação, balé, judô. [...] E eles sempre nos apoiaram em tudo, sempre nos incentivaram a realizar nossos sonhos. [...]

Apesar disso, meus pais sempre mostraram para a gente que nós, negros, estamos nas camadas mais periféricas da sociedade. Desde pequena, eu percebia, mas ainda não entendia muito bem, o porquê de a minha mãe nos ensinar a dificuldade de sermos mulheres – e sermos negras. Ela não tinha um discurso feminista, mas de certa forma sempre foi. Ela dizia: “mulheres só se ferram nesse mundo, então vocês se preparem. O mundo é muito desigual, e o mundo é racista”.

Sobre o racismo, minha mãe já tinha um discurso mais concreto. O racismo que existia não era culpa nossa. Ela dizia que a gente não deveria se envergonhar, que a culpa é do racismo, que a culpa foi da escravidão, foi de não haver mudanças estruturais para nós – e que, por isso, somos a maior parte da população pobre, de baixa renda, com pouco estudo, carcerária.

Quando chegou a época de escolher uma faculdade, decidi fazer medicina. Mudei muitas vezes de ideia, nunca soube direito o que queria fazer. Sempre fui péssima com as exatas, porque na escola pública nunca tive bons professores dessas matérias – às vezes nem tinha aula. Escolhi a medicina após fazer um curso técnico em nutrição, já no 3º ano do Ensino Médio, e perceber que gostava da área da saúde. [...] 

Aí você chega na faculdade e é um lugar branco. Eu comecei a ver que tinha muitas salas onde não existia uma pessoa negra, uma pessoa indígena. Não fui bem recebida.

A gente tem sessões de tutoria, onde vários alunos se sentam para discutir sobre casos hipotéticos com a presença de um tutor. É muito difícil eu abrir a boca para falar sobre alguma coisa academicista, sobre alguma pesquisa, e não ouvir ninguém refutando.

Muitas vezes, a função do tutor é mediar, mas os colegas diziam que eu estava errada, e o tutor simplesmente não falava nada. [...] Uma vez eu sentei no chão e travei: não conseguia me mover de tão nervosa que fiquei. Eu sabia que ia ficar ali três, quatro horas, e toda a vez que abrisse a boca iriam me questionar, me refutar, me humilhar. Não importa se é proposital ou não. As pessoas adoram dizer “eu não sabia” ou “não tive a intenção”, mas aí elas já fizeram. O mal já está feito.

O terceiro semestre – um dos mais difíceis, porque começam as aulas práticas de atendimento de pacientes em postos de saúde e hospitais – foi o primeiro que passei direto, sem precisar fazer exames. Veio o quarto semestre, eu fui melhor, mas comecei a me sentir fraca, o corpo pesado, dores no corpo horríveis, não querer fazer coisas que antes me davam prazer. E eu fui começando a ficar mal, e a minha terapeuta falou: “Eu acho melhor você procurar um psiquiatra”.

Fui diagnosticada com depressão grave, precisando ser medicada. [...] Iniciei o tratamento e, agora, que já passou um certo tempo, tenho noção de que a minha depressão grave foi desencadeada pelo racismo institucional da faculdade de medicina. Eu nunca me senti acolhida nos espaços que eu frequentava, porque a minha família há muito tempo insiste em ser negra fora do que os outros pensam ser o espaço do negro.

Nós éramos a única família negra do bairro. Eu e minha irmã éramos as únicas negras do inglês, as únicas negras do francês, as únicas negras da natação, as únicas negras do balé. Nós éramos os únicos negros no shopping que não estavam lá trabalhando, os únicos negros na praia que não estavam vendendo alguma coisa

Mas o racismo não para. Quando tenho aula prática no hospital universitário, preciso mostrar o crachá para comprovar que sou estudante de medicina. Uma colega minha comentou outro dia que há anos não sabe onde o crachá dela está. Ela perdeu. E nunca precisou usar crachá. Eu estou há quatro anos aqui, e há quatro anos sou barrada.

Os seguranças não acreditam que uma mulher preta pode ser estudante de medicina como os outros jovens brancos que eles veem entrando normalmente no hospital. Na visão habitual deles, o negro é o paciente do SUS, e não quem está ali prestando serviço para levar saúde à população. [...] 

A situação da minha família surpreendeu muita gente desde que entrei na faculdade. Nos primeiros semestres, perguntavam muito sobre “qual bolsa” eu recebia para me manter.

Nenhuma. Eu sou cotista, mas existem seis tipos de cotas diferentes. As pessoas acham que, se você é negro, automaticamente é cotista e pobre. Não existe vergonha nenhuma em cota, em bolsa, em nada. São políticas públicas. CNPq é política pública. Capes é política pública. Tanto política pública quanto um bolsa família, tanto política pública quanto cotas. Não é vergonha ser cotista. Mas é racismo não acreditarem que um aluno negro pode ter um bom status social. [...]

Nos quatro anos de faculdade, viajei para diferentes países para apresentar meus trabalhos, visitei minha irmã que mora no Rio de Janeiro, fiz atividades que não condizem com o estereótipo de preto e pobre. Meus colegas demoraram a acreditar que isso era possível. Eles demoraram três anos para acreditarem que eu não estava mentindo. [...]

Eu sou uma pessoa muito destemida, eu não desisto. Não importa que eu caia dez vezes eu levanto 11. Eu fui me aperfeiçoando. Mas pude fazer isso graças ao apoio das pessoas que queriam me ver bem, graças aos meus pais. Eu não teria chegado aqui sem eles.

Durante uma das minhas crises, alguns meses atrás, minha mãe falou algo muito mportante: “Kleriene,[...] Pensa em tudo o que nossos ancestrais foram passando ao longo desses quatro séculos, o teu avô, a nossa bisa, o meu pai, eu, para a gente estar aqui agora, para você ter a oportunidade de estar dentro da universidade”. 

Hoje respondo às situações racistas de forma diferente. Eu consigo lidar melhor com as situações e não me sentir culpada pelo que acontece. Antes, a cada silenciamento, a cada ato racista, eu voltava pra casa chorando e achando que realmente eu não era boa o suficiente. Agora não mais.

A cor da minha pele não define meu QI. Nunca definiu e não vai definir.
SOUZA, Kleriane. Texto adaptado. Disponível em: https://
theintercept.com/2019/04/04/negra-medicina-racismo/.
Acesso em: 24 de jul. 2019.

As questões 1 a 5 estão relacionadas com o texto I

IFBA 2020 - QUESTÃO 01
Ao ler, compreender e interpretar o texto, é possível afirmar que a autora: 

a) destaca as humilhações durante o período em que prestava vestibulares para o curso de medicina.

b) atribui a depressão grave ao racismo institucional, praticado na universidade onde cursa medicina.

c) indica que sofreu racismo ao longo de sua vida escolar até a universidade.

d) afirma que sua mãe é feminista e isto gera dificuldade na sua vida escolar.

e) conta haver sofrido racismo por parte dos funcionários do hospital onde estagiava.

GABARITO. b) atribui a depressão grave ao racismo institucional, praticado na universidade onde cursa medicina.

IFBA 2020 - QUESTÃO 02
Assinale a opção correta referente ao entendimento de cada trecho no contexto geral do texto.

a) “[...] fiz atividades que não condizem com o estereótipo de preto e pobre [...]” (l. 137-139) – é possível entender o substantivo ESTEREÓTIPO como mudanças nos modelos sociais 

b) “Sempre fui péssima com as exatas [...]” (l. 39-40) – destaca problemas em compreender as contas propostas por professores de matemática na faculdade de medicina.

c) “Eu estou há quatro anos aqui, e há quatro anos sou barrada [...]” (l. 108-109) – refere-se às dificuldades encontradas na realização de provas e exames das disciplinas do curso de medicina.

d) “Aí você chega na faculdade e é um lugar branco [...]” (l. 46-47) – o adjetivo BRANCO é usado não apenas como referência ao espaço físico, mas também ao tipo de vestuário usado por profissionais de saúde em faculdades de medicina.

e) “Mas o racismo não para. [...]” (l. 101) – o substantivo RACISMO é usado como propulsor de ação do verbo parar, remetendo a ideia de que as práticas racistas são constantes. 

GABARITO. e) “Mas o racismo não para. [...]” (l. 101) – o substantivo RACISMO é usado como propulsor de ação do verbo parar, remetendo a ideia de que as práticas racistas são constantes.

IFBA 2020 - QUESTÃO 03
Leia as assertivas abaixo:

I . Apesar de publicado em um jornal on- -line, o texto se configura em modalidade narrativa e pode ser considerado um relato pessoal;

II . Trata-se de uma reportagem sobre o racismo no Brasil e suas consequências para os jovens e por isso está publicado em um jornal on-line;

III . Por apresentar um narrador ficcional, o texto pode ser considerado um conto, tipo de texto também publicado em jornais;  

IV . O foco principal do texto é denunciar atos racistas e preconceituosos nas universidades brasileiras, por isto está veiculado em um jornal on-line

Em relação ao texto I, a alternativa que contém as proposições verdadeiras é:

a) I, III e IV.

b) I, II e IV.

c) I e IV.

d) II, III e IV.

e) II e III. 

GABARITO. c) I e IV.

IFBA 2020 - QUESTÃO 04
Leia os itens a seguir:

I . “Minha mãe é professora; e meu pai, engenheiro eletricista. [...]” (l. 6-7) – o uso da vírgula indica ausência de sujeito na 2ª sentença, cujo predicativo é engenheiro eletricista;

II . “[...] somos a maior parte da população pobre, de baixa renda, com pouco estudo, carcerária. [...]” (l. 33-35) – o sujeito do verbo SER está oculto, é indicado pela desinência número pessoal e se refere ao termo “negros” expresso no parágrafo anterior ao trecho;

III . “O mal já está feito. [...]” (l. 69) – a sentença é formada por verbo de ligação e o predicativo do sujeito expressa-se em feito;

IV . “A cor da minha pele não define meu QI. Nunca definiu e não vai definir. ” (l. 166-167) – o sujeito do verbo DEFINIR é “a cor da minha pele”.

Com relação à estrutura sintática do texto I, a proposição correta é:

a) Os itens I, II e III são verdadeiros.

b) Os itens I, II e IV são verdadeiros.

c) Os itens II, III e IV são verdadeiros.

d) Os itens II e III são verdadeiros.

e) Os itens I, III e IV são verdadeiros.

GABARITO. c) Os itens II, III e IV são verdadeiros.

IFBA 2020 - QUESTÃO 05 - ANULADA

IFBA 2020 - QUESTÃO 06
Assinale a alternativa em que o a grafia do termo destacado NÃO possui correspondência com o significado proposto no contexto da sentença?

a) Na conjuntura brasileira, o racismo é crime.

b) Um ato de racismo pode ser passível de flagrante.

c) O tráfico de africanos ocorreu por mais de 300 anos.

d) A descriminação de pessoas negras é crime no Brasil.

e) Manter pessoas em condições análogas à escravidão é infringir a lei.

GABARITO. d) A descriminação de pessoas negras é crime no Brasil.

IFBA 2020 - QUESTÃO 07
O Novo Acordo Ortográfico visa a simplificar as regras ortográficas da Língua Portuguesa e aumentar o prestígio social da língua no cenário internacional. Sua implementação no Brasil segue os seguintes parâmetros: 2009 – vigência ainda não obrigatória, 2010 a 2012 – adaptação completa dos livros didáticos às novas regras; e a partir de 2013 – vigência obrigatória em todo o território nacional. Cabe lembrar que esse Novo Acordo Ortográfico já se encontrava assinado desde 1990 por oito países que falam a língua portuguesa, inclusive pelo Brasil, mas só agora é que teve sua implementação.
SANTOS, Paula Perin dos. Texto adaptado. Disponível em
https://www.infoescola.com/portugues/novo-acordo-orto
grafico-descomplicado-parte-i/. Acesso em: 30 jul. 2019.

Com relação às regras de acentuação, assinale a alternativa em que todos os termos seguem o novo acordo ortográfico:

a) Pêlo, Tranqüilidade, Européia.

b) Freqüência, Pêlo, Assembléia.

c) Pólo, Pôde, Pára.

d) Ideia, Enjoo, Veem.

e) Vôo, Feiúra, Conseqüência.

GABARITO. d) Ideia, Enjoo, Veem.

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IFBA 2020 - QUESTÃO 08
Sobre o texto II, é correto afirmar que:

a) o termo cota é usado em sentido irônico e referencia a imagem da bola.

b) trata-se de um diálogo em que as partes concordam com o tema destacado.

c) o jovem negro fica em dúvida de como responder a pergunta do interlocutor.

d) a expressão facial do jovem negro é de contentamento ao vislumbrar a oportunidade de jogar futebol.

e) o vocábulo universidade é usado como metáfora para ilustrar as possibilidades de estudo do jovem.

GABARITO. a) o termo cota é usado em sentido irônico e referencia a imagem da bola.

Para responder as questões de 9 a 11, leia com atenção os textos III e IV.

TEXTO III

RAÇA, RACISMO:

A raciologia, ou estudo das raças, remonta em França ao séc. XVIII. (A palavra racisme só aparece em francês por volta de 1930, mas em inglês é muito mais antiga.)

[...] Entre 1750 e 1870, os geólogos descobrem que a teoria bíblica dos 6000 anos não resiste aos seus estudos. Os homens são muito mais antigos e contam a sua evolução em milhões de anos, e a sua própria origem perde muito do seu interesse. 

Doravante, prevalece apenas a necessidade de preservar a pureza da raça. [...] As diferentes teorias racistas aparecem como formas de hereditarismo, concepção biológica e genética das diferenças, que apresenta estas como fixas, contra as quais não se pode ir e que estabelece em geral uma hierarquia de valor entre os grupos ou os indivíduos assim distinguidos. Mais recentemente, dir-se-ia que se assiste a formas não já biológicas, mas culturais de diferenciação, de hierarquização e de rejeição. Os sociólogos, por seu turno, procuram compreender como é que, a partir dos critérios antropométricos ou culturais, se chegou a criar uma hierarquia, porquê e como se adere a esta concepção, mais ou menos segundo as pessoas, os grupos sociais, os lugares ou as épocas. O racismo é um aspecto do funcionamento social que se estuda como uma atitude particular e que se tentou ligar quer a personalidades particulares quer a condições de crise, quer ainda ao desejo de manter e de perpetuar a sua própria identidade.
Texto adaptado. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/
xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIODE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1&isAllowed=y> p. 386.
Acesso em: 24 de jul. 2019.

ifba

IFBA 2020 - QUESTÃO 09
Marque a alternativa correta referente à concordância verbo-nominal apresentada nas sentenças que compõem o texto III.

a) “Os homens são muito mais antigos e contam a sua evolução em milhões de anos, e a sua própria origem perde muito do seu interesse [...]” (l. 7-10) – Há um problema de concordância nominal, pois o pronome “sua” não concorda com o sujeito, “os homens”;

b) “As diferentes teorias racistas aparecem como formas de hereditarismo, concepção biológica e genética das diferenças [...]” (l. 12-15) – O verbo “aparecer” está no plural por concordar com “concepção biológica” e “genéticas das diferenças”;

c) “Mais recentemente, dir-se-ia que se assiste a formas não já biológicas, mas culturais de diferenciação, de hierarquização e de rejeição [...]” (l. 19-23) – O termo “formas” está equivocado por não concordar com “diferenciação”, “hierarquização”, “rejeição”, que estão no singular;

d) “Os sociólogos, por seu turno, procuram compreender como é que, a partir dos critérios antropométricos ou culturais, se chegou a criar uma hierarquia [...]” (l. 23- 26) – O verbo “procurar” devia estar no singular por se referir a “hierarquia”;

e) “O racismo é um aspecto do funcionamento social que se estuda como uma atitude particular e que se tentou ligar quer a personalidades particulares [...]” (l. 29-33) – o verbo “ser” está no singular e faz referência ao sujeito que é racismo.

GABARITO. e) “O racismo é um aspecto do funcionamento social que se estuda como uma atitude particular e que se tentou ligar quer a personalidades particulares [...]” (l. 29-33) – o verbo “ser” está no singular e faz referência ao sujeito que é racismo.

IFBA 2020 - QUESTÃO 10
No que diz respeito à estrutura sintática do texto III, indique a afirmativa adequada:

a) “[...] que apresenta estas como fixas, contra as quais não se pode ir e que estabelece em geral uma hierarquia de valor [...]” (l. 15-18) – por completar o sentido do sujeito, pode ser classificada como oração subordinada adverbial temporal.

b) “[...] mas culturais de diferenciação, de hierarquização e de rejeição [...]” (l. 21- 23) – funciona, no contexto, como oração subordinada adjetiva.

c) “Os homens são muito mais antigos e contam a sua evolução em milhões de anos [...]” (l. 7-9) – o trecho é formado por duas orações coordenadas;

d) “[...] que se tentou ligar quer a personalidades particulares quer a condições de crise [...]” (l. 32-33) – por apresentar alternância de ideias, se categoriza como oração subordinada objetiva direta.

e) “[...] que se estuda como uma atitude particular [...]” (l. 31) – por se relacionar com o sujeito, se classifica como oração coordenada adversativa;

GABARITO. c) “Os homens são muito mais antigos e contam a sua evolução em milhões de anos [...]” (l. 7-9) – o trecho é formado por duas orações coordenadas;

IFBA 2020 - QUESTÃO 11
Leia as considerações sobre a construção discursiva do texto IV:

I . Em “seu cabelo, moça / não é bandido / não prenda nem amarre” – os verbos PRENDER e AMARRAR são usados em sentido metafórico e se relacionam com o termo BANDIDO;

II . Em “seu cabelo, moça/ não é duro / como diamante / mas é jóia” – está expressa a figura de linguagem personificação que relaciona CABELO com DIAMANTE;

III . O termo JÓIA, usado em sentido figurado, pode ser entendido como elogio no contexto do poema; 

IV . Nos versos “e você de saia curta” e “saia pra chuva” – o verbo SAIR possui o mesmo valor semântico, cuja ideia principal é mover-se.

Sobre as considerações relativas ao texto IV, é correto afirmar que:

a) II, III e IV são verdadeiras.

b) I e II são verdadeiras

c) I, II e III são verdadeiras.

d) I e IV são verdadeiras.

e) I e III são verdadeiras.

GABARITO. e) I e III são verdadeiras.

IFBA 2020 - QUESTÃO 12
Quanto à concordância nominal, é correto dizer que:

a) ao longo os anos, os governos mesmo promoveram o desmatamento da Amazônia. 

b) os indígenas sós não são capazes de conter a ambição de garimpeiros pela Amazônia.

c) desertificação e perda de biodiversidade: o desmatamento da Amazônia promove um e outro problema ambientais.

d) os indígenas estão bastantes cansados da luta pela preservação da Amazônia.

e) a Amazônia brasileira oferece água e ar puro ao mundo.

GABARITO. e) a Amazônia brasileira oferece água e ar puro ao mundo.

Para responder a questão 13, leia a tirinha I abaixo.

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IFBA 2020 - QUESTÃO 13
De acordo com o contexto da tirinha, é correto afirmar que o sinônimo mais adequado para o verbo ARRANJAR é:

a) conseguir um instrumento musical

b) escolher o repertório musical

c) transformar notas musicais

d) compor uma melodia

e) descobrir um novo objeto

GABARITO. a) conseguir um instrumento musical

IFBA 2020 - QUESTÃO 14
No cenário nacional, a Bahia produziu importantes obras literárias no século XX. Na produção de romances (1), crônicas (2), canções (3) e poemas (4), dentre outros autores, é possível destacar, na respectiva sequência:

a) Caetano Veloso (1), Érica Azevedo (2), João Ubaldo Ribeiro (3) e Castro Alves (4); 

b) Jorge Amado (1), Caetano Veloso (2), Hélio Pólvora (3) e Padre Antônio Vieira (4).

c) Antônio Torres (1), Gregório de Matos (2), Adonias Filho (3) e Maria Antônia Ramos Coutinho (4).

d) Jorge Amado (1), João Ubaldo Ribeiro (2), Caetano Veloso (3) e Ruy Espinheira Filho (4);

e) Padre Antônio Vieira (1),Zélia Gattai (2), Caetano Veloso (3) e Gláucia Lemos (4);

GABARITO. d) Jorge Amado (1), João Ubaldo Ribeiro (2), Caetano Veloso (3) e Ruy Espinheira Filho (4);

Para responder à questão 15, leia atenciosamente o texto V - Baía de Todos os Bandos, do Artista Baiano Denisson Palumbo

TEXTO V

BAÍA DE TODOS OS BANDOS

na cara da capital da alegria
os cortiços como cílios
postiços despenhascam
a cada piscadela dos olhos secos
sem choro nem vela eu vejo
espelhada uma espelunca
especulada pela bela vista
e fecho a janela de minha lida
guardando meu sorriso pra avenida
pra quando a rainha negra passar
na cara da capital da alegria
com seu conjunto de cordas
coberto com o sal de todos os santos
que ecoam acalantos de lucros
e balançam berços de aço
remansos de tão ressaqueados
que andam os dias de festa
nesta baía de todos os bandos
de onde cruzeiros transatlânticos
zarpam com os sultanescos sócios
das estrelas de sangue azul . . .
e um mar se afunda nos ossos!
PALUMBO, Denisson. Disponível em: <https://mapadapalavra.
ba.gov.br/denisson-palumbo/>. Acesso em 24 de julho de 2019

IFBA 2020 - QUESTÃO 15
O texto V é um poema e faz uso de figuras de linguagem. Considerando esta informação, leia as assertivas abaixo:

I . Em “[...] os cortiços como cílios/postiços despenhascam [...]” – aparece uma comparação;

II . Em “[...] espelhada uma espelunca/ especulada pela bela vista [...]” – a repetição da vogal “e” constitui uma assonância;

III . Em “[...] e balançam berços de aço/ remansos de tão ressaqueados [...]” – se conforma uma metáfora; 

IV . Em “[...] de onde cruzeiros transatlânticos/ zarpam com os sultanescos sócios [...]” – aparece uma hipérbole

Sobre as assertivas, sabe-se que:

a) III e IV são verdadeiras.

b) I, II e III são verdadeiras.

c) II, III e IV são verdadeiras.

d) I, II e IV são verdadeiras.

e) I e II são verdadeiras.

GABARITO. d) I, II e IV são verdadeiras.

IFBA 2020 - QUESTÃO 16
O sedentarismo é caracterizado pela falta de atividade física, fazendo com que a saúde de uma pessoa entre em declínio, tornando-a mais suscetível ao surgimento de patologias. Devido ao grande comprometimento que a mesma pode ocasionar, considera-se atualmente como um problema de saúde pública e, por muitos profissionais da saúde, também é considerada como o mal do século. 

Uma pesquisa realizada com 1.000 pessoas da comunidade acadêmica dos diversos campus do IFBA, que afirmaram frequentar regularmente uma academia de ginástica, obteve os seguintes resultados:

• 810 disseram que utilizam a academia em dias da semana;

• 880 afirmaram que utilizam a academia nos finais de semana;

• 90 disseram que não utilizam a academia.

Do total de entrevistados, quantas pessoas afirmaram que utilizam a academia durante a semana e, também, nos finais de semana?

a) 650

b) 690

c) 700

d) 720

e) 780

GABARITO. e) 780

IFBA 2020 - QUESTÃO 17
O gráfico seguinte representa a vazão de água, em um reservatório, em função do tempo, em horas. Vazões negativas representam uma redução no volume de água no tanque:

ifba

Ao analisar corretamente o gráfico, podemos afirmar que:

a) no intervalo de A até B, o volume de água no tanque é nulo.

b) no intervalo de C até D, o volume de água no tanque é constante.

c) no intervalo de E até H, o volume de água no tanque está decrescendo.

d) no intervalo de D até E, o volume de água no tanque está decrescendo.

e) no intervalo de G até H, o volume de água no tanque está crescendo.

GABARITO. c) no intervalo de E até H, o volume de água no tanque está decrescendo.

IFBA 2020 - QUESTÃO 18
Após traçar novas metas de venda para os próximos meses, uma concessionária definiu o número mínimo de automóveis de determinado tipo que deveria vender em cada mês. Planejou que houvesse, até o 10º mês, um aumento constante no número dessas unidades vendidas mensalmente, quando então as vendas mensais se estabilizariam. A soma das vendas do 3º e do 5º mês foi de 50 unidades e as vendas do 9º mês foi o dobro do que foi vendido no 4º mês. É possível concluir que:

a) a venda do 1º mês foi de 5 unidades.

b) a venda do 7º mês foi de 50 unidades.

c) no 10º mês a venda foi de 150 unidades.

d) ao fim de cinco meses após as novas metas, a concessionária já tinha vendido um total de 100 unidades.

e) o aumento mensal do número de unidades vendidas até o 10º mês foi de 10 unidades.

GABARITO. d) ao fim de cinco meses após as novas metas, a concessionária já tinha vendido um total de 100 unidades.

IFBA 2020 - QUESTÃO 19
Um homem entra num laranjal disposto a colher laranjas e distribuir entre 7 famílias carentes. Ao final do dia, havia colhido certo número de laranjas.

No dia seguinte, vai à uma comunidade carente e inicia a distribuição. Ele dá à primeira família, metade das laranjas mais uma laranja. À segunda família, ele dá metade das laranjas restantes mais uma laranja. Depois de realizar o mesmo procedimento com as cinco famílias que ainda faltavam, ele finaliza a sequência com apenas uma laranja. 

Qual o total de laranjas que ele havia colhido na véspera?

a) 382.

b) 384.

c) 386.

d) 388.

e) 390.

GABARITO. a) 382.

IFBA 2020 - QUESTÃO 20
Após estudos sobre a variação da população de determinada cidade, técnicos chegaram a um modelo matemático capaz de estimar, com boa precisão, seu número de habitantes. A fórmula matemática obtida foi P(x)=1000.(20–1/2x), sendo P o número de habitantes daqui a x anos. Estima-se que, durante o 3º ano, essa população:

a) se manterá constante.

b) aumentará em 125 habitantes.

c) aumentará em 250 habitantes.

d) diminuirá de 125 habitantes.

e) diminuirá de 250 habitantes.

GABARITO. b) aumentará em 125 habitantes.

IFBA 2020 - QUESTÃO 21
Desde julho de 2016, as lâmpadas incandescentes comuns deixaram de ser comercializadas em território nacional. Alinhada a atitudes sustentáveis, a proibição de venda dessas lâmpadas visa aumentar a utilização de equipamentos com maior eficiência energética, como as lâmpadas fluorescentes e as de LED.

A tabela abaixo apresenta informações de dois tipos de lâmpadas com fluxos luminosos equivalentes.

ifba

Considerando apenas os fatores de vida média e de preço por unidade, a opção pelo uso da lâmpada fluorescente acarretaria um custo, em relação à lâmpada LED:

a) 20% maior.

b) 20% menor.

c) 10% maior.

d) 10% menor.

e) equivalente

GABARITO. a) 20% maior.

IFBA 2020 - QUESTÃO 22
Ao estudar a variação da temperatura de um objeto armazenado em um determinado local, técnicos chegaram a determinado modelo matemático. A equação obtida foi
 
ifba

sendo f(x) a temperatura dada em graus Celsius e x dado em horas. A temperatura máxima atingida por esse objeto, nesse local de armazenamento, é de:

a) 0ºC.

b) 10ºC.

c) 12ºC.

d) 22ºC.

e) 24ºC.

GABARITO. d) 22ºC.

IFBA 2020 - QUESTÃO 23
Uma folha retangular de papel reciclado tem 16 cm de comprimento e 8 cm de largura, e será utilizado para formar uma pequena caixa aberta, sem tampa. Foram recortados quatro pequenos quadrados de 2 cm nos cantos de cada lado dessa folha, conforme mostra a figura abaixo. 

Em seguida, dobra-se essa folha, obtendo um paralelepípedo reto-retângulo, sem tampa.

ifba

A caixa formada tem um volume de

a) 80 cm³

b) 96 cm³

c) 108 cm³

d) 120 cm³

e) 128 cm³

GABARITO. b) 96 cm³

IFBA 2020 - QUESTÃO 24
Um engenheiro, para construir uma ponte, precisa medir a largura de um rio em um trecho de margens paralelas. Para isso, fixou um ponto A na margem do rio em que estava, e um ponto B na margem oposta, tal que ÁB fosse perpendicular às margens. A partir do ponto A, caminhou 40 m, paralelamente à margem, até um ponto C, e mediu o ângulo ACB, obtendo 52⁰

ifba

Use, se necessário, as seguintes aproximações: sen 52⁰ = 0,8, cos 52⁰ = 0,6 e tg 52⁰ = 1,3.

O valor encontrado pelo engenheiro para a largura do rio foi, aproximadamente:

a) 48 m.

b) 50 m.

c) 52 m.

d) 54 m.

e) 56 m.

GABARITO. c) 52 m.

IFBA 2020 - QUESTÃO 25
Um grande hospital de certa cidade baiana pode atender até 720 pacientes diariamente, com 30 médicos trabalhando, 6 horas por dia. Para ampliar a capacidade de pacientes atendidos nesse hospital, a Secretaria de Saúde decidiu tomar as seguintes medidas:

• Contratar mais 5 médicos. 

• Alterar a jornada diária de trabalho dos médicos, de 6 para 8 horas.

Considerando que a capacidade de atendimento no hospital seja determinada apenas pelo trabalho dos médicos, após as medidas tomadas pela Secretaria de Saúde, o número de pacientes atendidos por dia poderá ser de até:

a) 1060.

b) 1080.

c) 1110.

d) 1120.

e) 1140.

GABARITO. d) 1120.

IFBA 2020 - QUESTÃO 26
Leia o artigo de Lucas Fonseca, acerca da comemoração dos 50 anos do homem na Lua

“Em 1962, um discurso inspirador de John F. Kennedy inaugurou a entrada dos Estados Unidos na maior aventura [de disputa] da história da Humanidade, a conquista da Lua. Cinquenta anos antes, imaginávamos se não existiriam oceanos com vida na superfície lunar. Constatamos que o satélite abrigava tão somente uma vasta imensidão estéril, após o pouso do módulo Eagle, em 20 de julho de 1969.”
Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/artigoapos-50-anos-do-homem-na-lua-que-estamos-celebrando
-23807295. Acesso em: 15 jul. 2019.

Em 2019, comemoramos os 50 anos do homem na Lua. Das alternativas abaixo, qual delas melhor descreve o contexto da época:

a) A chegada da missão americana em 1969 significou a esperança dos EUA em reverter os seguidos contratempos frente ao programa espacial soviético. Mas o feito, de tão extraordinário, extrapolou a corrida entre potências.

b) A tecnologia dos Estados Unidos em 1969 não foi considerada superior à da União Soviética, visto que os soviéticos enviaram com sucesso uma missão não tripulada para a Lua antes dos americanos.

c) Os astronautas da missão tripulada dos Estados Unidos confirmaram a presença de fósseis de bactérias e fungos. 

d) Depois da chegada do homem à Lua, americanos, chineses e japoneses se mantiveram no topo da corrida da conquista da Lua mandando foguetes anuais para exploração do solo lunar.

e) Os astronautas da missão tripulada dos Estados Unidos confirmaram a presença de água na Lua. 

GABARITO. a) A chegada da missão americana em 1969 significou a esperança dos EUA em reverter os seguidos contratempos frente ao programa espacial soviético. Mas o feito, de tão extraordinário, extrapolou a corrida entre potências.

IFBA 2020 - QUESTÃO 27
“Se você não se escondeu numa caverna nos últimos três anos, pode ter visto a montanha russa da Bitcoin e outras moedas similares. O sobe e desce de valor desenfreado fez com que as criptomoedas se tornassem um investimento de alto risco, dificultando o seu uso para troca por bens e serviços, que deveria ser a função primária de uma moeda”
SANTINO, Renato. Entenda por que governos do mundo
todo estão incomodados com a Libra. 2019. Disponível
em: https://olhardigital.com.br/noticia/o-que-e-a-libra-e-porque-governos-do-mundo-todo-estao-incomodados-comla/88132. Acesso em: 24 jul. 2019.

As criptomoedas estão em intenso crescimento e expansão, sobretudo nos últimos anos.

Sobre esse termo, podemos afirmar que:

a) são moedas que circulam apenas no mercado financeiro asiático e possuem, sobretudo, influência da China e Índia, que detém grandes populações e consequente circulação de bens.

b) são ações que possuem uma regulação exclusiva pelos Estados Unidos, sobretudo no mercado da Bolsa de Valores.

c) são moedas cunhadas com um material composto de criptonita, mineral extraído da lua.

d) é a nova nomenclatura utilizada para as ações das Bolsas de Valores de todo o mundo.

e) são moedas digitais criptografadas, ainda sem regulação e que têm alto risco de perdas e ganhos no mercado financeiro.

GABARITO. e) são moedas digitais criptografadas, ainda sem regulação e que têm alto risco de perdas e ganhos no mercado financeiro.

IFBA 2020 - QUESTÃO 28
Nos últimos anos, as reportagens de rompimento de barragens têm sido noticiadas e afetam diretamente ou indiretamente milhões de pessoas.

“A barragem B1, da mineradora Vale, na mina Córrego do Feijão, se rompeu às 12h28 daquele 25 de janeiro de 2019, causando um dos maiores desastres socioambientais do país.”
BOM DIA MINAS. Texto Adaptado. Brumadinho: saiba como
estão os trabalhos da Defesa Civil, Bombeiros e Ministério
Público 6 meses após tragédia da Vale. 2019. Disponível em:
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/07/25/
brumadinho-saiba-como-estao-os-trabalhos-da-defesacivil-bombeiros-e-ministerio-publico-6-meses-apostragedia-da-vale.ghtml. Acesso em: 25 jul. 2019.

Sobre o rompimento da barragem de Brumadinho, considere a alternativa correta:

a) O distrito de Bento Gonçalves, na cidade de Mariana, foi completamente devastado.

b) Esse rompimento está sendo considerado o maior acidente de trabalho do país.

c) O Rio Doce foi o maior curso de água prejudicado ambientalmente por este desastre.

d) Por se tratar de uma barragem de água, após o nível da água ter baixado, os moradores retornaram às suas casas.

e) Mesmo sendo um grande desastre ambiental, não houve mortos, apenas desalojados.

GABARITO. b) Esse rompimento está sendo considerado o maior acidente de trabalho do país.

IFBA 2020 - QUESTÃO 29
ifba

Em 2019, a Copa do Mundo de Futebol Feminino na França teve uma grande repercussão. Sobre essa temática considere a alternativa verdadeira:

a) Apesar do aumento da visibilidade, ainda não houve no país um movimento das empresas liberando os funcionários no horário de expediente, como ocorre em jogos da seleção brasileira, na Copa do Mundo de Futebol Masculino.

b) Marta se tornou a maior goleadora das Copas – ao lado de Miroslav Klose, no masculino – e a única a marcar em 5 edições diferentes. Formiga, em sua sétima disputa, bateu o recorde de participações no torneio. 

c) A visibilidade aumentou muito e já é uma conquista jamais alcançada paraa modalidade, o que impulsionou a seleção a chegar na final do torneio. 

d) Os jogos da seleção brasileira de futebol feminino na Copa do Mundo 2019 transmitidos ao vivo pela maior emissora de televisão do país não teve boa adesão e repercussão nacional.

e) O futebol feminino brasileiro ainda possui atletas amadoras, clubes de aluguel, campos improvisados, falta de patrocinadores e investimentos, apesar dos quatro ouros conquistados nas copas do mundo de futebol feminino.

GABARITO. b) Marta se tornou a maior goleadora das Copas – ao lado de Miroslav Klose, no masculino – e a única a marcar em 5 edições diferentes. Formiga, em sua sétima disputa, bateu o recorde de participações no torneio. 

IFBA 2020 - QUESTÃO 30
O Ministério da Agricultura do governo federal brasileiro informa, na sua página oficial da internet, que:

“Os agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, utilizados nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, pastagens, proteção de florestas, nativas ou plantadas, e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos, hídricos e industriais. Visa alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. Também são considerados agrotóxicos as substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento.”.
Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/insumos
-agropecuarios/insumos-agricolas/agrotoxicos. Acesso em:
15 ago. 2019. 

Sobre esta temática, nos primeiros seis meses do atual governo brasileiro, o tema agrotóxico veio à tona e passou a ser muito discutido na mídia e meios científicos. Qual o motivo?

a) O Ministério da Ciência e Tecnologia descobriu substâncias não tóxicas que produzem o mesmo efeito na lavoura.

b) O governo proibiu o uso de centenas de agrotóxicos considerados perigosos e que antes eram liberados.

c) O Ministério da Educação publicou livros e artigos científicos condenando o uso de agrotóxicos.

d) O governo liberou o uso de centenas de agrotóxicos considerados perigosos e que antes eram proibidos.

e) O Ministério da Agricultura passará a ser gerido pela bancada ruralista de deputados federais. 

GABARITO. d) O governo liberou o uso de centenas de agrotóxicos considerados perigosos e que antes eram proibidos.

COMENTÁRIOS

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infantil,338,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,86,enfermagem,16,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,310,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,8,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,28,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,65,fisioterapia,7,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,6,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,7,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,57,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,79,medicina legal,2,medicina veterinaria,6,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,93,nubank,4,nutrição,11,o que e,2,oab,196,obmep,6,odontologia,9,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,156,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,11,pronatec,3,prouni,5,provas,998,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,8,provas concurso,182,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,31,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,3,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,11,provas iades,2,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifnmg,1,provas ifpi,7,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas nível fundamental,2,provas nível médio,18,provas nível superior,107,provas oab,197,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,24,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,4,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas uniceub,2,provas unichristus,4,provas unifenas,5,provas unifesp,19,provas unifor,5,provas unioeste,2,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,351,psicologia,22,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,124,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,40,questão da albert einstein,397,questão da aocp,50,questão da avança sp,55,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1037,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,709,questão da fmabc,120,questão da fuvest,852,questão da oab,3138,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufrgs,25,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da uniceub,108,questão da unichristus,307,questão da unifenas,298,questão da unifesp,785,questão da unifor,322,questão da unioeste,80,questão da unirg,357,questão da unitins,101,questão da usp,677,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de agronomia,124,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,15,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1189,questão de biomedicina,164,questão de ciências,748,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências sociais,86,questão de concurso,4678,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,251,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,2946,questão de direito administrativo,235,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,181,questão de direito constitucional,230,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,130,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,131,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,179,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,55,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,44,questão de direito tributário,168,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,197,questão de enfermagem,187,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,577,questão de estatistica,29,questão de farmácia,239,questão de filosofia,300,questão de física,1510,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,180,questão de fonoaudiologia,135,questão de frances,139,questão de geografia,1249,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de história,1807,questão de informática,139,questão de inglês,1275,questão de jornalismo,158,questão de legislação,226,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,374,questão de marketing,54,questão de matemática,2893,questão de medicina,541,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,157,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de nutrição,206,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de português,3745,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,261,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1377,questão de raciocínio lógico,155,questão de radiologia,79,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,25,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,55,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,184,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,128,questão de turismo,83,questão de vestibular,21444,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1164,questão do cfc,394,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2625,questão do iff,53,questão do ifpi,472,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,391,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão 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Prova IFBA 2020 (Integrado/Subsequente) com Gabarito
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