Prova EsPCEx 2022 (1º e 2º Dias) com Gabarito

Prova EsPCEx 2022 (1º e 2º Dias) com Gabarito DIA 01 - MODELO A PORTUGUÊS Assiste à demolição – Morou mais de vinte anos nesta casa? En...
EsPCEx

Prova EsPCEx 2022 (1º e 2º Dias) com Gabarito

DIA 01 - MODELO A

PORTUGUÊS

Assiste à demolição

– Morou mais de vinte anos nesta casa? Então vai sentir “uma coisa” quando ela for demolida.

Começou a demolição. Passando pela rua, ele viu a casa já sem telhado, e operários, na poeira, removendo caibros. Aquele telhado que lhe dera tanto trabalho por causa das goteiras, tapadas aqui, reaparecendo ali. Seu quarto de dormir estava exposto ao céu, no calor da manhã. Ao fundo, no terraço, tinham desaparecido as colunas da pérgula, e a cobertura de ramos de buganvília – dois troncos subindo do pátio lá embaixo e enchendo de florinhas vermelhas o chão de ladrilho, onde gatos da vizinhança amavam fazer sesta e surpreender tico-ticos.

Passou nos dias seguintes e viu o progressivo desfazer-se das paredes, que escancarava a casa de frente e de flancos jogando-a por assim dizer na rua. Os marcos das portas apareciam emoldurando o vazio. O azul e as nuvens circulavam pelos cômodos, em composição surrealista. E o pequeno balcão da fachada, cercado de ar, parecia um mirante espacial, baixado ao nível dos míopes.

A demolição prosseguiu à noite, espontaneamente. Um lanço de parede desabou sozinho, para fora do tapume, quando já cessara na rua o movimento dos lotações. Caiu discreto, sem ferir ninguém, apenas avariando – desculpem – a rede telefônica.

A casa encolhera-se, em processo involutivo. Já agora de um só pavimento, sem teto, aspirava mesmo à desintegração. Chegou a vez da pequena sala de estar, da sala de jantar com seu lambri envernizado a preto, que ele passara meses raspando a poder de gilete, para recuperar a cor da madeira. E a vez do escritório, parte pensante e sentinte de seu mecanismo individual, do eu mais íntimo e simultaneamente mais público, eu de gavetas sigilosas, manuseadas por um profissional da escrita. De todo o tempo que vivera na casa, fora ali que passara o maior número de horas, sentado, meio corcunda, desligado de acontecimentos, ouvindo, sem escutar, rumores que chegavam de outro mundo – cantoria de bêbados, motor de avião, chorinho de bebê, galo na madrugada.

E não sentiu dor vendo esfarinharem-se esses compartimentos de sua história pessoal. Nem sequer a melancolia do desvanecimento das coisas físicas. Elas tinham durado, cumprido a tarefa. Chega o instante em que compreendemos a demolição como um resgate de formas cansadas, sentença de liberdade.

Talvez sejamos levados a essa compreensão pelo trabalho similar, mais surdo, que se vai desenvolvendo em nós. E não é preciso imaginar a alegria de formas novas, mais claras, a surgirem constantemente de formas caducas, para aceitar de coração sereno o fim das coisas que se ligaram à nossa vida.

Fitou tranquilo o que tinha sido sua casa e era um amontoado de caliça e tijolo, a ser removido. Em breve restaria o lote, à espera de outra casa maior, sem sinal dele e dos seus, mas destinada a concentrar outras vivências. Uma ordem, um estatuto pairava sobre os destroços, e tudo era como devia ser, sem ilusão de permanência.
Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond de. Cadeira de balanço. 12.
ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1979.

Vocabulário

caibro s.m. elemento estrutural de um telhado, geralmente peças de madeira que se dispõem da cumeeira ao frechal, a intervalos regulares e paralelas umas às outras, em que se cruzam e assentam as ripas, frequentemente mais finas e compridas, e sobre as quais se apoiam e se encaixam as telhas

pérgula s. f. espécie de galeria coberta de barrotes espacejados assentados em pilares, geralmente guarnecida de trepadeiras

buganvília s.f. designação comum às plantas do gênero bougainvillea, trepadeira, muito cultivadas como ornamentais de flanco s. m. pela lateral

marco s. m. parte fixa que guarnece o vão de portas e janelas, e onde as folhas destas se encaixam, prendendo-se por meio de dobradiças

tapume s. m. cerca ou vala guarnecida de sebe que defende uma área; anteparo, geralmente de madeira, com que se veda a entrada numa área, numa construção

lambri s. m. revestimento interno de parede, usado com fim decorativo ou para proteger contra frio, umidade ou barulho; feito de madeira, mármore, estuque, numa só peça ou composto por painéis, que vão até certa altura ou do chão ao teto (mais usado no plural)

caliça s.f. conjunto de resíduos de uma obra de alvenaria demolida ou em desmoronamento, formado por pó ou fragmentos dos materiais diversos do reboco (cal, argamassa ressequida) e de pedras, tijolos desfeitos

lote s. m. porção de terra autônoma que resulta de loteamento ou desmembramento; terreno de pequenas dimensões, urbano ou rural, que se destina a construções ou à pequena agricultura
Fonte: HOUAISS, A. e Villar, M. de S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Elaborado no Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. Objetiva, 2009.

ESPCEX 2022 - QUESTÃO 01
Nos trechos a seguir “- Morou mais de vinte anos nesta casa? Então vai sentir ‘uma coisa’ quando ela for demolida.”, “Aquele telhado que lhe dera tanto trabalho por causa das goteiras…”

“Ao fundo, no terraço, tinham desaparecido as colunas da pérgula, e a cobertura de ramos de buganvília – dois troncos subindo do pátio lá embaixo e enchendo de florinhas vermelhas o chão de ladrilho, onde os gatos da vizinhança amavam fazer sesta e surpreender tico-ticos.”, a ideia predominante remete a

[A] satisfação.
[B] ira. 
[C] indiferença.
[D] reminiscência.
[E] felicidade.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 02
De forma literal, a palavra “demolição”, no texto, está para “destruição” e, figurativamente, está para

[A] experiência.
[B] encontro.
[C] esperança.
[D] introspecção.
[E] transformação.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 03
Com a leitura do texto, depreende-se que o quarto de dormir

[A] era o lugar onde passava a maior parte do tempo.

[B] era decorado com lambri envernizado a preto. 

[C] era o lugar de seu eu mais íntimo e ao mesmo tempo mais público.

[D] ficava exposto ao sol da manhã, que entrava pelas janelas.

[E] ficava no segundo andar da casa.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 04
Com base no trecho “Os marcos das portas apareciam emoldurando o vazio. O azul e as nuvens circulavam pelos cômodos, em composição surrealista.”, é correto afirmar:

[A] Da rua, o protagonista podia ver a pintura (quadro), de composição surrealista, que havia permanecido na casa.

[B] Como havia nas portas pinturas surrealistas que retratavam o céu e as nuvens, os marcos das portas eram utilizados como molduras.

[C] De onde observava, o protagonista via o azul do céu e as nuvens circulando pelos cômodos do pavimento superior, algo que se assemelhava a uma composição surrealista.

[D] Tendo em vista a derrubada dos marcos e das portas, o personagem percebe, gravadas nas paredes que ainda restavam de pé, imagens surrealistas do céu azul e das nuvens.

[E] O vazio emoldurado pelos marcos das portas causou tamanha impressão no ex-morador que ele desejou produzir uma tela que expressasse a beleza surrealista do azul do céu e das nuvens.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 05
Em “- dois troncos subindo do pátio lá embaixo e enchendo de florinhas vermelhas o chão de ladrilho, onde gatos da vizinhança amavam fazer sesta e surpreender tico-ticos.”, a acepção da palavra “sesta” sublinhada no fragmento é

[A] acorde, nota musical, melodia.

[B] brincadeira esconde-esconde, com o intuito de surpreender.

[C] hora de descanso, de dormir após o almoço.

[D] armadilha para aves.

[E] ninho, lugar onde os animais e seus filhotes dormem.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 06
Assinale a alternativa que apresenta a palavra “o” com o mesmo emprego e a mesma classificação ocorrida no seguinte trecho: “Fitou tranquilo o que tinha sido sua casa…”.

[A] “… fora ali que passara o maior número de horas…”

[B] Não imagina o dó que a menina me dá!

[C] “...e enchendo de florinhas vermelhas o chão de ladrilho…”

[D] Eu sou o que no mundo anda perdido.

[E] O lote é uma porção de terra que será doada para administração da Terra de Santa Cruz.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 07
A ortoépia ocupa-se da boa pronunciação das palavras. A prosódia é a parte da fonética que tem por objeto a exata acentuação tônica das palavras. Assinale a alternativa correta quanto à pronúncia indicada entre parênteses após cada palavra.

[A] rubrica (rú)
[B] ruim (rú)
[C] gratuito (uí)
[D] Nobel (nó)
[E] subsídio (sí)


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 08
No trecho “Ao fundo, no terraço, tinham desaparecido as colunas da pérgula…”, a preposição presente no termo sublinhado encontra o mesmo emprego, quanto à relação de sentido, na preposição presente no termo sublinhado na sentença da alternativa:

[A] “E o pequeno balcão da fachada, cercado de ar, parecia um mirante espacial, baixado ao nível dos míopes.”

[B] Ao chegar à Amazônia, senti estar ante um mundo diferente.

[C] Ao entardecer, avistei uma povoação…

[D] Foi ao tribunal em obediência à intimação judicial.

[E] Ao romper da aurora, a natureza torna-se mais aprazível.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 09
Marque a alternativa em que a forma verbal substitui corretamente a locução verbal sublinhada na seguinte oração: “Ao fundo, no terreno, tinham desaparecido as colunas da pérgula…”.

[A] havia desaparecido

[B] havia desaparecidas

[C] haviam desaparecidas 

[D] haviam desaparecido

[E] haviam desaparecidos


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 10
Pleonasmo é a superabundância de palavras para enunciar uma ideia. Celso Cunha, em sua “Nova Gramática do Português Contemporâneo”, define assim o pleonasmo vicioso: “quando resulta apenas da ignorância do sentido exato dos termos empregados, ou de negligência, é uma falta grosseira”.

Nesse aspecto, está de acordo com a norma culta, portanto, a alternativa:

[A] Teremos que adiar o evento para depois por causa da chuva.

[B] O Sargento é o elo fundamental entre o comando e a tropa.

[C] Naquela tarde, tivemos uma surpresa inesperada ao encontrarmos um velho amigo.

[D] O aluno leu uma breve alocução sobre o patrono da Infantaria.

[E] O artista disse que escreveria sua própria autobiografia ainda neste ano.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 11
Em “E a vez do escritório, parte pensante e sentinte de seu mecanismo individual, do eu mais íntimo e simultaneamente mais público, eu de gavetas sigilosas, manuseadas por um profissional da escrita.”, o pronome sublinhado refere-se à palavra ou à expressão

[A] escritório.
[B] ele.
[C] casa.
[D] eu.
[E] sala de estar.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 12
Em “Chega o instante em que compreendemos a demolição como um resgate de formas cansadas, sentença de liberdade.”, os verbos sublinhados integram orações que se classificam, respectivamente, como

[A] oração subordinada subjetiva e oração subordinada adjetiva restritiva.

[B] oração principal e oração subordinada objetiva direta.

[C] oração principal e oração subordinada adjetiva restritiva.

[D] oração subordinada subjetiva e oração subordinada completiva nominal.

[E] oração principal e oração subordinada adjetiva explicativa.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 13
Em “E não é preciso imaginar a alegria de formas novas, mais claras, a surgirem constantemente de formas caducas, para aceitar de coração sereno o fim das coisas que se ligaram à nossa vida.”, os verbos sublinhados integram orações subordinadas que se classificam, respectivamente, como

[A] adverbial final, adverbial final e adjetiva.

[B] adverbial concessiva, substantiva objetiva indireta e adjetiva.

[C] adjetiva, adverbial final e adjetiva.

[D] adjetiva, substantiva completiva nominal e adverbial concessiva.

[E] substantiva subjetiva, adverbial final e adjetiva.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 14
Marque a alternativa que traz, respectivamente, a correta classificação das expressões sublinhadas nas frases “A demolição prosseguiu à noite…” e “… aspirava mesmo à desintegração…”.

[A] adjunto adverbial – complemento verbal

[B] adjunto adverbial – adjunto adverbial

[C] adjunto adnominal – complemento verbal

[D] complemento verbal – adjunto adnominal

[E] complemento verbal – adjunto adverbial


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 15
Assinale a alternativa em que todos os vocábulos possuem o mesmo número de fonemas.

[A] vizinhança – composição – tranquilo

[B] telhado – quarto – pequeno

[C] chorinho – ninguém – terraço

[D] desintegração – acontecimentos – desvanecimento

[E] envernizado – escritório – mecanismo


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 16
Marque a alternativa em que a palavra em destaque exerce a mesma função sintática do termo sublinhado em: “… viu o progressivo desfazer-se das paredes…”.

[A] “Aquele telhado que lhe dera tanto trabalho…”

[B] “E o pequeno balcão da fachada, cercado de ar, parecia um mirante espacial…”

[C] “… quando já cessara na rua o movimento dos lotações.”

[D] “Chega o instante em que compreendemos a demolição…”

[E] “Talvez sejamos levados a essa compreensão pelo trabalho similar…”


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 17
Leia o poema abaixo.

Encomenda

Desejo uma fotografia
como esta — o senhor vê? — como esta: 
em que para sempre me ria 
como um vestido de eterna festa. 

Como tenho a testa sombria, 
derrame luz na minha testa. 
Deixe esta ruga, que me empresta 
um certo ar de sabedoria. 

Não meta fundos de floresta 
nem de arbitrária fantasia... 
Não... Neste espaço que ainda resta, 
ponha uma cadeira vazia. 
Fonte: Cecília Meireles (In: Vaga Música, 1942).

Quanto aos aspectos da linguagem poética presentes no poema “Encomenda”, de Cecília Meireles:

I - A composição do poema é feita em forma de soneto.

II - Na segunda estrofe, o eu poético lança mão da antítese na percepção que tem de si mesmo.

III - Na construção dos versos, optou-se pela composição em redondilhas maiores.

IV - Como recurso para conferir musicalidade aos versos, há o emprego de rima alternada e de rima interpolada.

V - Tendo em vista se tratar de um poema do Modernismo brasileiro, optou-se pela construção em versos brancos.

Estão corretas apenas as afirmativas

[A] II e IV.
[B] I e II.
[C] III e IV.
[D] II, III e V.
[E] IV e V.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 18
Leia o fragmento a seguir e marque a alternativa correta.

Que auroras, que sol, que vida,
que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d’estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!

Quanto à estrofe transcrita, é correto afirmar que

[A] faz parte de um poema de Olavo Bilac, evidenciando a complexidade do fazer poético.

[B] é construída por antíteses, evocando a realidade espiritual e a realidade concreta, respectivamente, “céu” e “terra”- e pertence ao poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens. 

[C] exalta, com liberdade formal, a natureza brasileira, espaço em que se desenvolvem os temas indianistas – poesia indianista de Gonçalves Dias.

[D] explora o tema saudosismo e pertence ao poeta ultrarromântico Casimiro de Abreu.

[E] expressa a proposta nacionalista da primeira geração modernista - Manifestos pau-brasil e Nhengaçu verde-amarelo – e pertence a Cassiano Ricardo.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 19
Leia a estrofe a seguir e marque a alternativa correta.

Mas esta linda e pura semideia,
Que, como o acidente em seu sujeito,
Assim com a alma minha se conforma,
Está no pensamento como ideia;
E o vivo e puro amor de que sou feito,
Como a matéria simples busca a forma.

Quanto aos versos camonianos acima, é correto afirmar que 

[A] integrando o Classicismo, giram em torno da temática amorosa (em que o eu lírico manifesta um amor puro, de absoluta devoção à mulher amada, dona de uma beleza perfeita (linda e pura) – gênero lírico.

[B] o “carpe diem” constitui a temática desta estrofe, trazendo as reflexões a respeito do impacto da passagem do tempo sobre o ser humano e a natureza – gênero lírico. 

[C] se trata de uma epopeia, exaltação aos feitos heroicos dos portugueses. Os versos cantam as grandes navegações, o expansionismo marítimo português, envolto de seres mitológicos, ninfas, deuses e monstros – gênero épico.

[D] a temática aborda o sofrimento dos poetas ultrarromânticos, por considerar a mulher amada inatingível; idealiza-a, então, como uma deusa, restando-lhe, apenas, o amor platônico – mal do século – Romantismo. 

[E] encerram a vassalagem amorosa, em que o trovador não devia revelar, em sua cantiga, o nome da dama a quem dirige elogios. Fala, entretanto, de mesura (mérito, valor) de sua dama e pede que ela reconheça sua cortesia e lhe garanta o galardam (o prêmio) – Trovadorismo.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 20
Leia o trecho a seguir e marque a alternativa correta.

“[…] Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; e onde criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade. […] Esses gerais são sem tamanho[…] O sertão está em toda a parte.

Do demo? Não gloso. Senhor pergunte aos moradores. […]

De primeiro, eu fazia e mexia, e pensar não pensava. Não possuía prazos. Vivi puxando difícil de difícel, peixe vivo no moquém: quem mói no asp’ro, não fantasêia. Mas, agora, feita a folga que me vem, e sem pequenos dessossegos, estou de range rede. E me inventei neste gosto, de especular ideia. O diabo existe e não existe? Dou o dito. […]

A respeito do fragmento, é correto afirmar que

[A] a narrativa está situada no sertão mineiro de Guimarães Rosa, caracterizando o romance como regional, uma vez que fixa, no espaço da narrativa, as fronteiras geográficas.

[B] as marcas regionais são evidentes nos termos utilizados, na recriação da fala de sertanejos, mas as questões tratadas abordam dramas humanos: dor, incertezas, medos… ampliando o regionalismo na ficção roseana para uma dimensão universal.

[C] o fragmento é marcado pela presença de neologismos, recriação de palavras como “asp’ro”; “fantasêia”…, característica de Guimarães Rosa, inovando o romance regional, caracterizando de modo diferenciado o falar dos sertanejos.

[D] apresenta os dramas, medos, sofrimentos, incertezas do sertanejo. Trata-se de sofrimentos provenientes das agruras do sertão, evidenciando uma abordagem exclusivamente regional do universo ficcional de Guimarães Rosa. 

[E] caracteriza a fuga não só dos retirantes da caatinga como também de criminosos, conforme atesta a passagem “onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; e onde criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade”, compondo o universo regional de “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos.


FÍSICA

ESPCEX 2022 - QUESTÃO 21
Dois recipientes de mesma forma e tamanho são feitos do mesmo material e têm o coeficiente de dilatação volumétrico igual a….. . Um deles está completamente cheio de um líquido A com coeficiente de dilatação real igual a…..., e o outro está completamente cheio de um líquido B com coeficiente de dilatação real igual a…. . Em um determinado instante, os dois recipientes são aquecidos e sofrem a mesma variação de temperatura.

Devido ao aquecimento, um décimo do volume inicial do líquido A transborda e um oitavo do volume inicial do líquido B também transborda.

Com relação à situação exposta, podemos afirmar que é verdadeira a seguinte relação:

[A] γA=2⋅γR+4⋅γB
[B] γA=5⋅γR+4⋅γB
[C] γA=2⋅γR−8⋅γB
[D] γR=5⋅γA−4⋅γB
[E] γR=2⋅γA+8⋅γB


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 22
As máquinas térmicas operam em ciclos, entre duas fontes de calor e realizam trabalho. Com relação a essas máquinas, podemos afirmar que

[A] para haver rendimento, o trabalho realizado por elas deve ser maior do que a quantidade de calor cedida à fonte fria.

[B] todas têm o mesmo rendimento máximo, se operarem de acordo com o ciclo de Carnot.

[C] mesmo com o rendimento máximo, o calor que elas recebem da fonte quente não pode ser totalmente convertido em trabalho.

[D] o seu rendimento é o máximo possível quando o calor recebido da fonte quente for máximo.

[E] o seu rendimento é o máximo possível quando as temperaturas da fonte quente e da fonte fria são iguais.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 23
Um observador analisou o movimento circular uniforme de uma partícula P ao longo de uma circunferência de raio igual a 3 m e velocidade escalar linear igual a π / 4 m/s.

Ele fez o desenho abaixo indicando a posição da partícula, no instante de observação t = 3 s, que se desloca no sentido anti-horário da circunferência.

Ele também traçou um eixo X ao longo do diâmetro com a sua origem no centro da circunferência. Esse observador pode afirmar que a função horária que descreve a posição da projeção da partícula P ao longo do eixo X, no SI, é dado por:

Dado: Considere, no desenho, a velocidade  da partícula em t = 3 s.

Um observador analisou o movimento circular uniforme de uma partícula P ao longo de uma circunferência de raio igual a 3 m e velocidade escalar linear igual a π / 4 m/s.

[A] 6⋅cos[π /2−(π /12)⋅t]
[B] 3⋅cos[π /2+(π /12)⋅t]
[C] 6⋅cos[π /4−(π /4)⋅t]
[D] 3⋅cos[π /4−(π /12)⋅t]
[E] 3⋅cos[π /4+(π /12)⋅t]


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 24
Um corpo de massa 10 kg é abandonado no repouso no ponto A e passa a deslizar com atrito constante, ao longo de um plano inclinado AB. Plano que forma um ângulo de 60° com o eixo vertical h, onde estão indicadas as alturas dos pontos em relação ao solo.

A partir do ponto B, o bloco cai sem a ação de forças dissipativas atuando sobre ele até atingir o ponto C, no solo, conforme representado no desenho abaixo. O corpo toca o solo com uma velocidade de intensidade 19 m/s e o módulo da aceleração da gravidade é de 10 m/s².

Considerando os dados numéricos do desenho, a intensidade da força de atrito que age no corpo, no trecho AB, é:

Considerando os dados numéricos do desenho, a intensidade da força de atrito que age no corpo, no trecho AB, é:

Dados: cos 60° = 0,50 e sen 60° = 0,87.

[A] 10,4 N
[B] 17,3 N
[C] 19,5 N
[D] 20,0 N
[E] 22,7 N


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 25
Uma canoa amarrada ao ponto P, em um rio, solta-se e é levada pela correnteza das águas. A correnteza tem uma velocidade paralela e módulo constante igual a VR, em relação à margem do rio.

Após um intervalo de tempo igual a Δt, o dono da canoa parte do ponto P ao seu encalço com uma lancha que se desloca com uma velocidade paralela e de módulo constante igual a VL, em relação à correnteza.

Quando ele alcança a canoa, imediatamente a prende e inverte o sentido do movimento da lancha para retornar ao ponto P também com uma velocidade paralela e de módulo constante igual a VL, em relação à correnteza.

Podemos afirmar que o intervalo de tempo entre o instante em que o dono alcança a canoa e o instante em que ele chega ao ponto P é:

[A] (VR/VL+1)⋅Δt/(VL/VR−1)
[B] (VL/VR−1)⋅Δt /(VL/VR+1)
[C] (VL/VR−1)⋅Δt /(VR/VL−1)
[D] (VR/VL)⋅Δt/(VL/VR−1)
[E] (VR/VL)⋅Δt/(VR/VL+1)


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 26
Uma granada de massa M é lançada do solo plano e horizontal com uma velocidade inicial  formando um ângulo θ com o sentido positivo do eixo horizontal X. Na altura máxima da sua trajetória parabólica, ela explode em dois fragmentos F1 e F2. O fragmento F1 de massa M/4, imediatamente após a explosão, adquire uma velocidade  vertical e orientada para baixo ao longo do sentido negativo do eixo Y. O intervalo de tempo entre o instante imediatamente após a explosão da granada e o instante em que o fragmento F2 toca o solo é de:

Dados: Despreze a resistência do ar, considere que o módulo da aceleração da gravidade é igual a g e que as trajetórias da granada e dos fragmentos estão apenas no plano XY.



ESPCEX 2022 - QUESTÃO 27
O circuito elétrico desenhado abaixo representa: dois geradores iguais e cada um tem fem E e resistência interna r, uma associação de resistores, uma chave Ch e um amperímetro ideal A1.

Quando a chave está aberta, o amperímetro ideal indica 3 A e, quando a chave está fechada, ele indica 5 A.

ESPCEX 2022 - QUESTÃO 27

Considerando todos os resistores ôhmicos, os fios e a chave ideais, é correto afirmar que:

[A] E = 75,00 V e r = 5 Ω

[B] E = 37,50 V e r = 5 Ω

[C] E = 18,75 V e r = 5 Ω

[D] E = 75,00 V e r = 20 Ω

[E] E = 18,75 V e r = 20 Ω


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 28
Uma corda homogênea de seção transversal constante e de comprimento 15,60 m é esticada na horizontal e suas extremidades são presas a paredes paralelas e opostas.

Uma onda estacionária é estabelecida nessa corda de modo que se formam apenas três ventres entre as suas extremidades.

Sabendo que a velocidade de propagação da onda na corda é de 2,60 m/s, podemos afirmar que a frequência da onda é de:

[A] 0,15 Hz
[B] 0,25 Hz
[C] 0,50 Hz
[D] 2,00 Hz
[E] 4,00 Hz


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 29
Uma espira de cobre está totalmente imersa em um campo magnético variável. O gráfico ao lado representa o fluxo magnético ∅ na espira ao longo do tempo t. Podemos então afirmar que o gráfico que representa a força eletromotriz induzida E, na espira, ao longo do tempo t, é representado por:











Desenhos Ilustrativos – Fora de Escala


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 30
Um dos fenômenos ópticos que observamos na propagação da luz é a refração. Com relação à refração de um feixe luminoso monocromático que ocorre quando ele incide na superfície de separação de dois meios distintos, é correto afirmar que

[A] o princípio da reversibilidade dos raios luminosos não é obedecido.

[B] o ângulo de incidência e o ângulo de refração são suplementares.

[C] no meio mais refringente o feixe se propaga com menor velocidade.

[D] o meio com maior índice de refração absoluto é o menos refringente.

[E] o seno do ângulo de incidência e o seno do ângulo de refração são iguais.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 31
Quatro fios condutores retilíneos, muito longos e paralelos, F1, F2, F3 e F4, são dispostos no espaço de modo que as suas seções transversais estão nos vértices de um quadrado de lado L, conforme representado no desenho abaixo.

Os fios F1, F2, F3 e F4 são percorridos, respectivamente, pelas correntes i, i, 5i e 2i, com as direções e sentidos indicados no desenho. Considerando que a permeabilidade magnética do meio é μ, podemos afirmar que o módulo do campo magnético resultante no centro do quadrado é:

Convenção: corrente perpendicular ao plano do papel e saindo dele 

corrente perpendicular ao plano do papel e entrando nele 

ESPCEX 2022 - QUESTÃO 31

[A] μ⋅i⋅√83 /(2π L)
[B] μ⋅i⋅√82/(2π L)
[C] μ⋅i⋅√43/(2π L)
[D] μ⋅i⋅√35/(2π L)
[E] μ⋅i⋅√34 /(2π L)


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 32
Uma barra plana de peso desprezível tem o comprimento de 10 m e está simplesmente apoiada em dois suportes, nos pontos A e B, que distam 6 m entre si e que a mantém na posição horizontal.

Uma das suas extremidades está apoiada em A, e a outra está presa a uma mola ideal vertical fixa no teto de constante elástica igual a 25 N/m, conforme representado no desenho abaixo. Um menino de peso 400 N caminha sobre a barra a partir do ponto B em direção à extremidade presa à mola.

Quando o menino está à máxima distância D do ponto A, sem que a barra gire, a elongação da mola é de 40 cm.

ESPCEX 2022 - QUESTÃO 32

O valor da máxima distância D é

[A] 6,1 m
[B] 6,6 m
[C] 7,0 m
[D] 7,4 m
[E] 7,5 m


QUÍMICA

ESPCEX 2022 - QUESTÃO 33
A aspirina é um medicamento antitérmico mundialmente conhecido e, em 2022, completou 123 anos desde o seu registro. O princípio ativo deste medicamento é o ácido acetilsalicílico, que é um ácido orgânico fraco.

Considere uma solução aquosa preparada por meio da dissolução de 18,0 g de ácido acetilsalicílico (100% de pureza) em 1,0 L de água, a 25 ºC e 1 atm. A concentração de H⁺ nessa solução é igual a 5,70 x 10⁻³ mol L⁻¹.

Dados: log (5,7) = 0,76.
Fórmula molecular do ácido acetilsalicílico = C9H8O4

Baseado nestas informações, e considerando que a solução se encontra em equilíbrio químico, são feitas as seguintes afirmativas:

I – O valor da constante de acidez (Ka) é de 3,2 x 10⁻⁴, aproximadamente, nas condições descritas.

II – O pH da solução é aproximadamente 3,76.
III – A adição de ácido clorídrico deslocaria o equilíbrio no sentido do reagente.
IV – A adição de hidróxido de sódio à solução promoveria um aumento no valor do Ka. 

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

[A] I e III.
[B] I e IV.
[C] II e III.
[D] II e IV.
[E] III e IV.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 34
Uma substância possui fórmula molecular hipotética XnZm, em que X e Z representam genericamente os símbolos de seus elementos químicos constituintes e as letras n e m representam seus respectivos índices.

Considere que X é o elemento de menor raio atômico do grupo 14 da Tabela Periódica, que Z é o único elemento que apresenta um isótopo sem nêutrons em seu núcleo, e que cada molécula da referida substância possui somente ligações do tipo sigma ( σ ) e cadeia aberta. 

Baseado nestas informações, são feitas as seguintes afirmativas:

I – A substância em questão é classificada como uma substância simples.

II – Caso n seja igual a 4 (quatro), a substância em questão possuirá 2 (dois) isômeros planos (constitucionais), e o que possuir cadeia normal ou for menos ramificado apresentará pontos de fusão e de ebulição maiores que o de cadeia mais ramificada.

III – As moléculas da substância em questão se atraem por meio de interações intermoleculares do tipo dipolo induzido–dipolo induzido.

IV – Se a substância em questão possuir somente 1 (um) átomo de carbono em cada uma de suas moléculas, sua massa molar será igual à massa molar da substância oxigênio.

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

[A] I e II.
[B] I e IV.
[C] II e III.
[D] II e IV.
[E] III e IV.


Leia o texto a seguir e resolva as questões 35 e 36:

“Catalisadores são ferramentas fundamentais para os químicos, mas os pesquisadores acreditaram por muito tempo que havia, em princípio, somente dois tipos de catalisadores disponíveis: metais e enzimas. Benjamin List e David MacMillan foram agraciados com o Prêmio Nobel de Química de 2021 porque ambos, em 2000, de forma independente, desenvolveram um terceiro tipo de catálise. Ela é chamada organocatálise assimétrica e se baseia em pequenas moléculas orgânicas. (...)

Catalisadores orgânicos têm uma estrutura estável de átomos de carbono, à qual podem ser inseridos grupos químicos mais ativos. Eles frequentemente possuem elementos comuns como oxigênio, nitrogênio, enxofre ou fósforo. (...)

A rápida expansão no uso de catalisadores orgânicos se deve principalmente a sua capacidade de conduzir catálise assimétrica. Quando moléculas estão sendo sintetizadas, geralmente ocorrem situações nas quais duas moléculas diferentes podem ser formadas, em que – assim como nossas mãos – uma é a imagem ao espelho da outra. Os químicos normalmente desejam apenas uma delas, particularmente na produção de fármacos. (...)”
Adaptado de: https://www.nobelprize.org/prizes/chemistry/2021/press-release/. Acesso em 15 Fev 22.

ESPCEX 2022 - QUESTÃO 35
A respeito dos assuntos tratados no texto, são feitas as seguintes afirmativas:

I – O catalisador é uma espécie química que acelera a velocidade de uma reação química.

II – A ação de um catalisador provoca a diminuição da variação de entalpia do processo global.

III – A estrutura orgânica estável referenciada no texto pressupõe a ocorrência exclusiva de átomos de carbono quaternários.

IV – Todos os elementos químicos citados no texto são classificados como metais.

V – Dentre todos os elementos químicos citados no texto, o oxigênio é o que possui maior eletronegatividade.

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

[A] I, II e III.
[B] I e V.
[C] I, III e V.
[D] II, IV e V.
[E] III e IV.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 36
Assinale a alternativa que apresenta as palavras que completam, correta e respectivamente, a seguinte frase:

Quando duas moléculas diferentes são imagens espelhadas não sobreponíveis uma da outra, estas moléculas são consideradas __________; a condição para a ocorrência desta situação é que as moléculas sejam __________.

[A] enantiômeros – simétricas

[B] diastereoisômeros – simétricas

[C] estereoisômeros – simétricas

[D] enantiômeros – assimétricas

[E] diastereoisômeros – assimétricas

GABARITO

ESPCEX 2022 - QUESTÃO 37
“A grande quantidade de CO2 lançada diariamente na atmosfera afeta a irradiação de calor para fora da Terra potencializando __________, que provoca alterações no clima.”

“O SO2 liberado na queima de combustíveis fósseis agrava as enfermidades do aparelho respiratório e pode originar __________.”
Fonte: FONSECA, Martha Reis Marques da. Química.
1ª ed., São Paulo: Editora Ática, 2014, v. 1, p. 354.

Os termos que completam, correta e respectivamente, as duas lacunas do texto acima, bem como a correta classificação das substâncias CO2 e SO2 quanto ao seu comportamento na presença de água constam na alternativa:

[A] o efeito estufa – a chuva ácida – óxidos neutros

[B] a chuva ácida – o efeito estufa – óxidos básicos

[C] o efeito estufa – a chuva ácida – óxidos básicos

[D] a chuva ácida – o efeito estufa – óxidos ácidos

[E] o efeito estufa – a chuva ácida – óxidos ácidos


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 38
Com base no gráfico a seguir, que representa as curvas de solubilidade de cinco substâncias em água, analise as afirmativas:

Com base no gráfico a seguir, que representa as curvas de solubilidade de cinco substâncias em água, analise as afirmativas:

Dado: densidade da água a 10 °C e a 50 °C = 1,0 kg L⁻¹.

I – A dissolução do nitrato de sódio em água é um processo endotérmico.

II – Na temperatura de 20 °C, é possível solubilizar iguais quantidades de matéria, em mol, de nitrato de potássio e de cloreto de potássio em água.

III – Para preparar uma solução saturada de cloreto de potássio em 500,0 mL de água a 70 °C, seria necessário dissolver aproximadamente 250,0 g do sal no solvente.

IV – A dissolução de uma amostra de sulfato de cério III em uma quantidade adequada de água, de forma a se obter uma solução insaturada, forma uma mistura homogênea com maior temperatura de ebulição em relação à água pura.

V – Dissolvendo-se completamente 1 mol de cada um dos cinco sais mencionados no gráfico em cinco amostras de água de mesmo volume, de forma que cada amostra de água recebesse apenas um dos sais, obter-se-iam cinco soluções com igual pressão de vapor a uma mesma temperatura.

VI – Uma solução saturada de nitrato de potássio a 50 °C deve apresentar concentração de aproximadamente 8,0 mol L⁻¹.

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

[A] I, II, III e VI.
[B] I, II, IV e V.
[C] I, III, IV e VI.
[D] II, III, V e VI.
[E] III, IV, V e VI.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 39
Um experimento bastante utilizado por professores e alunos nas aulas de eletroquímica consiste em realizar a eletrólise de uma solução aquosa salina com uma pequena quantidade de azul de bromotimol.

O azul de bromotimol atua como um indicador ácido-base da solução, conferindo a ela a coloração amarela em meio ácido, verde em meio neutro, e azul em meio básico (alcalino).

Considere a eletrólise de uma solução aquosa de sulfato de sódio, contendo azul de bromotimol em concentração suficiente para visualização das três cores citadas, em uma cuba eletrolítica adequada e equipada com eletrodos metálicos inertes.

Indique a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as colorações que serão observadas na solução antes do início da eletrólise e durante a eletrólise ao redor do ânodo e do cátodo.

Dados: Semirreações de redução e respectivos potenciais padrão.

Um experimento bastante utilizado por professores e alunos nas aulas de eletroquímica consiste em realizar a eletrólise de uma solução aquosa salina com uma pequena quantidade de azul de bromotimol

[A] verde – amarela – azul
[B] verde – azul – amarela
[C] amarela – amarela – azul
[D] amarela – azul – amarela
[E] verde – verde – azul


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 40
Alexander Williamson foi um químico inglês que viveu entre os anos de 1824 a 1904. Williamson desenvolveu uma rota reacional para síntese de éteres a partir de álcoois, cujo mecanismo é o seguinte:

ESPCEX 2022 - QUESTÃO 40

Considere que R e R’ representam radicais hidrocarbonetos e X representa um halogênio. De acordo com a rota reacional apresentada, indique a alternativa que contém a fórmula do éter produzido a partir dos reagentes fenilmetanol e 2-bromo-2-metilpropano.








ESPCEX 2022 - QUESTÃO 41
Em relação à equação não balanceada a seguir, que representa o processo de obtenção de ferro a partir do óxido de ferro III presente no minério hematita, são feitas as seguintes afirmações:

Fe2O3 (s) + C (s) → Fe (s) + CO (g)

Dados: volume molar gasoso nas Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP) = 22,4 L mol⁻¹ constante de Avogadro = 6,0 x 10²³ mol⁻¹

I – A partir de 25 mol de óxido de ferro III e 960,0 g de carbono, podem ser obtidos 4,50 x 10²⁵ moléculas de monóxido de carbono, considerando-se rendimento de 100% na reação. 

II – O estabelecimento da ligação química entre um átomo de ferro e um átomo de oxigênio, no óxido de ferro III, ocorre através de uma ligação covalente polar.

III – A partir de 200,0 kg de hematita com 80% de pureza em relação ao óxido de ferro III, e quantidade suficiente de carbono, podem ser obtidos 67200 L de monóxido de carbono nas CNTP, considerando-se rendimento de 100% na reação. 

IV – O monóxido de carbono apresenta geometria linear e é classificado como um óxido anfótero. 

V – A obtenção de 130 mol de ferro, a partir de 100 mol de óxido de ferro III e quantidade suficiente de carbono, representaria um rendimento da reação de 65%.

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

[A] I, III e IV.
[B] I, III e V.
[C] II, IV e V.
[D] I e II.
[E] III e V.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 42
As recentes tensões militares no leste europeu reacenderam preocupações mundiais sobre um local sensível: a Usina Nuclear de Chernobyl. Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, em decorrência de falhas estruturais e humanas, um dos reatores da Usina explodiu, expondo parte do seu material radioativo. Um dos isótopos radioativos presentes na Usina no momento do acidente era o Césio-137, cuja meia-vida é de aproximadamente 30 anos.


Baseado nestas informações, são feitas as seguintes afirmativas:

I – O porcentual de Césio-137 que permanecia na Usina no dia 26 de abril de 2022, em relação à quantidade presente no momento da explosão, desconsiderando quaisquer perdas de material não relacionadas ao decaimento radioativo, era de aproximadamente 43%.

II – O decaimento de um átomo de  formando um átomo de   evidencia a emissão de uma partícula alfa ( α ).

III – Quando uma partícula beta ( β ) é emitida, o número atômico (Z) aumenta em uma unidade, pois surge um novo próton da decomposição de um nêutron presente no núcleo, porém o número de massa (A) não se altera.

IV – a radiação gama emitida por um átomo de    permanece no organismo humano por um período de meia-vida semelhante ao do radioisótopo.

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

[A] I e II.
[B] I e III.
[C] I e IV.
[D] II e III.
[E] III e IV.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 43
A elaboração de representações científicas é muito importante para organizar observações e conclusões resultantes do trabalho de pesquisa dos cientistas. Na Química, um dos mais emblemáticos exemplos dessa prática são os modelos atômicos.

Cada um reúne a contribuição de diversos estudiosos, apesar de geralmente ser atribuído a apenas um deles. Nas alternativas abaixo, são apresentados alguns dos modelos atômicos (por meio da referência nominal aos seus respectivos elaboradores) e os nomes de alguns cientistas cujos trabalhos, citados entre parênteses, contribuíram para a elaboração de alguns desses modelos.

Podemos afirmar que a relação entre o modelo atômico e o estudioso cujo trabalho contribuiu para a construção do respectivo modelo está corretamente apresentada na alternativa:

[A] Modelo de Dalton – Plücker (comprovação da existência dos raios catódicos)

[B] Modelo de Thomson – Becquerel (observação do fenômeno da radioatividade)

[C] Modelo de Rutherford – Heisenberg (Princípio da Incerteza)

[D] Modelo de Böhr – Planck (propôs o conceito de quantização da energia)

[E] Modelo de Sommerfeld – Chadwick (descoberta da partícula nêutron)


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 44
Considere as seguintes descrições de um composto orgânico A:

1 – Apresenta 5 (cinco) átomos de carbono em sua cadeia carbônica, classificada como aberta, ramificada e insaturada.

2 – A estrutura da cadeia carbônica apresenta apenas 1 (um) carbono com hibridização do tipo sp, apenas 2 (dois) carbonos com hibridização sp² e os demais carbonos com hibridização sp³.

3 – O composto é um alcadieno com massa molar de 68,0 g mol⁻¹.

Dados:

Dados

Em relação ao composto acima descrito são feitas as seguintes afirmativas:

I – Considerando as características descritas do composto A, a nomenclatura regulada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) é 3-metilbut-1,2-dieno.

II – O volume liberado, nas Condições Normais de Temperatura e Pressão, a partir de 20,4 g do composto A, é de 6,72 L de CO2, considerando a combustão completa, rendimento de 100% e comportamento de gás ideal.

III – O composto A é completamente solúvel em água.

IV – A entalpia de combustão teórica do composto A é de 3001 kJ mol⁻¹.

V – O composto A apresenta em sua estrutura apenas 1 (um) carbono secundário.

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

[A] I, II e III.
[B] I, II e V.
[C] I, IV e V.
[D] II, III e IV.
[E] III, IV e V.


DIA 2 - MODELO D

MATEMÁTICA

ESPCEX 2022 - QUESTÃO 01
Considere a função f :[−3 ;1]→ℝ cuja lei de formação é f (x)=x²– 4 . Sejam L, H (pertencentes à Imagem de f ) e r (pertencente ao Domínio de f ) tais que: 

L é valor mínimo de f
H é valor máximo de f
r é zero de f

Os valores de L, H e r são, respectivamente,

[A] 0; –3 e 2.
[B] –3; 0 e 2.
[C] –4; –3 e –2.
[D] –4; 5 e –2.
[E] –4; 5 e 2.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 02
Considere a expressão a seguir:


O valor de L é igual a

[A] 3.
[B] 4.
[C] 9.
[D] 81.
[E] 162.


Utilize os dados da figura abaixo para responder às questões 3 e 4.

Utilize os dados da figura abaixo para responder às questões 3 e 4

Projeto do novo campo de futebol da Escola – Fora de Escala

Dados: 
 é um segmento horizontal e A é o seu ponto médio.

O campo tem comprimento BL= 118m e largura MN.

Os segmentos  e  são, respectivamente, os eixos real e imaginário da hipérbole h, dada pela equação:


O ponto I, usado para o pênalti, é um dos focos dessa hipérbole. 
R e S são vértices (extremidades do eixo real) da hipérbole h.

ESPCEX 2022 - QUESTÃO 03
A largura MN e a medida IL (distância do pênalti ao gol) são, respectivamente, iguais a

[A] 60m e 9m.
[B] 60m e 10m.
[C] 80m e 9m.
[D] 80m e 10m.
[E] 80m e 19m.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 04
O ponto A, centro da hipérbole h, é também centro da circunferência j, dada pela equação:

x² + y²=144

Com isso, é correto afirmar que a distância da circunferência j ao ponto S é igual a

[A] 18m.
[B] 27m.
[C] 28m.
[D] 38m.
[E] 47m.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 05
A soma dos 2023 coeficientes binomiais com numerador 2022,

A soma dos 2023 coeficientes binomiais com numerador 2022

equivale a

[A] 4¹⁰¹¹.
[B] 2⁴⁰⁴⁴.
[C] 2¹⁰¹¹.
[D] (√2)²⁰²³.
[E] (√2)¹⁰¹¹.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 06
As empresas Águia, Leão e Pantera apresentaram suas propostas para impressão das provas de um concurso público. Cada uma dessas empresas cobra um valor por prova mais um valor fixo, conforme a tabela a seguir:

As empresas Águia, Leão e Pantera apresentaram suas propostas para impressão das provas de um concurso público. Cada uma dessas empresas cobra um valor por prova mais um valor fixo, conforme a tabela a seguir

De acordo com as informações acima, assinale a alternativa correta.

[A] Se o número de provas for igual a 10 000, Águia e Leão cobrarão, cada uma, um valor total inferior ao que Pantera cobraria.

[B] Se o número de provas for igual a 10 000, Águia e Leão cobrarão, cada uma, um valor total superior ao que Pantera cobraria.

[C] Se o número de provas for igual a 20 000, Leão e Pantera cobrarão, cada uma, um valor total inferior ao que Águia cobraria.

[D] Se o número de provas for igual a 20 000, Águia e Leão cobrarão, cada uma, um valor total superior ao que Pantera cobraria.

[E] Se o número de provas for igual a 20 000, Águia e Leão cobrarão, cada uma, um valor total inferior ao que Pantera cobraria.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 07
Um grupo de 421 alunos da EsPCEx foi organizado para a apresentação de uma solenidade militar. Em determinada etapa, esses 421 alunos se posicionaram em N linhas, de modo que havia exatamente: 1 aluno na Linha 1; 2 alunos na Linha 2; 4 alunos na Linha 3; 6 alunos na Linha 4; e assim sucessivamente.

Ou seja, para cada número natural K, com 1 < K ≤ N, o número de alunos posicionados na Linha K é igual a 2.(K – 1).

A figura abaixo ilustra a distribuição dos alunos nas quatro primeiras linhas.

A figura abaixo ilustra a distribuição dos alunos nas quatro primeiras linhas

Pode-se deduzir, com isso, que o número total de linhas, N, é igual a 

[A] 18.
[B] 19.
[C] 20.
[D] 21.
[E] 40.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 08
A senha de acesso à conta-corrente de um banco deve ser composta por quatro algarismos distintos, escolhidos entre os algarismos 1, 3, 4, 5, 7, 8 e 9. Nesse caso, a quantidade de senhas que têm como último dígito um algarismo par é

[A] 120.
[B] 240.
[C] 360.
[D] 600.
[E] 16 400.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 09
Um grupo de alunos de Cálculo I da EsPCEx é constituído por 8 homens e 4 mulheres. Três desses alunos são selecionados ao acaso, sem reposição, para apresentarem um trabalho sobre aplicação da Integral.

A probabilidade de que nessa escolha ao menos dois sejam homens é igual a



ESPCEX 2022 - QUESTÃO 10
Sobre os conceitos de Geometria Espacial de Posição, analise as proposições a seguir.

I – Se dois planos são secantes, então qualquer reta de um deles é concorrente ao outro.

II – Se uma reta é paralela a um plano, ela é paralela a infinitas retas desse plano.

III – Se dois planos têm uma única reta em comum, eles são secantes.

IV – Duas retas perpendiculares a uma terceira são perpendiculares entre si.

V – Se dois planos são perpendiculares, então toda reta de um deles é perpendicular ao outro.

Sobre essas proposições, é correto afirmar que

[A] apenas a II e a III são verdadeiras.

[B] apenas a II, a III e a IV são verdadeiras. 

[C] apenas a I e a IV são falsas.

[D] apenas a IV e a V são falsas.

[E] todas são verdadeiras.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 11
Ao resolver a equação

encontra-se um valor de x compreendido entre

[A] 1 e 2.
[B] 2 e 3.
[C] 3 e 4.
[D] 4 e 5.
[E] 5 e 6.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 12
O domínio A⊂ℝ da função real f , dada por   é

[A] A = [–6 ; 2]. 

[B] A = [–6 ; 0].

[C] A = [0 ; 2]. 

[D] A = [–6 ; –4] U [0 ; +∞[.

[E] A = [–6 ; –4] U [0 ; 2].


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 13
Um polígono regular tem 36 diagonais passando pelo seu centro. Cada ângulo interno desse polígono mede

[A] 350º.
[B] 180º.
[C] 175º.
[D] 170º.
[E] 72º.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 14
Um cubo com área total de 96 cm² está circunscrito a uma esfera. O volume dessa esfera é igual a



ESPCEX 2022 - QUESTÃO 15
Seja M(x) a matriz quadrada de ordem três em função de x,

Seja M(x) a matriz quadrada de ordem três em função de x,

Considere f a função definida pela expressão f (x)=det M (x) , em que det M (x) é o determinante da matriz M ( x) . 

É correto afirmar que a equação f (x)=– 1

[A] não possui solução real.

[B] possui uma única solução real.

[C] possui apenas duas soluções reais distintas.

[D] possui exatamente 2022 soluções reais distintas.

[E] possui infinitas soluções reais distintas.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 16
Sejam λ um parâmetro real e ξ o sistema linear abaixo, com incógnitas a , b e c,

Sejam λ um parâmetro real e ξ o sistema linear abaixo, com incógnitas a , b e c

É correto afirmar que

[A] ξ será possível e determinado se λ = 0 ou λ = 1.

[B] ξ será possível e indeterminado se, e somente se, λ = 0 ou λ = 1.

[C] ξ será impossível se λ = –1 ou λ = 0.

[D] ξ será possível e indeterminado se λ = –1 ou λ = 0.

[E] ξ será impossível se, e somente se, λ = 0 ou λ = 1.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 17
Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a opção correta.

I. Considerando duas circunferências no plano ξ, não concêntricas, λ1 (de centro em O1 e raio r1) e λ2 (de centro em O2 e raio r2), com r1>r2, há cinco possibilidades para as posições relativas entre λ1 e λ2.

II. Circunferência é um conjunto de pontos de um plano cuja distância a um ponto dado desse plano é igual ou inferior a uma distância, não nula, dada.

III. Se, no plano ξ, uma reta s, secante a uma circunferência λ (de centro em O e raio r), não passa pelo centro O, intersectando λ em A e B, e se M é o ponto médio da corda  , então a corda   é perpendicular à reta s.

[A] Somente as afirmativas I e III estão corretas.

[B] Somente as afirmativas II e III estão corretas.

[C] Somente as afirmativas I e II estão corretas.

[D] Somente a afirmativa III está correta.

[E] As afirmativas I, II e III estão corretas.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 18
Dado o polinômio p(x) = (m + 39)x + x³ – 36 – 14x² e sabendo-se que 1 é uma raiz de p(x), é correto afirmar que as outras duas raízes de p(x) são números

[A] inteiros primos.

[B] irracionais.

[C] inteiros quadrados perfeitos.

[D] inteiros cubos perfeitos.

[E] inteiros múltiplos de 5.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 19
No intervalo  , a equação  admite

[A] nenhuma solução.
[B] uma solução.
[C] duas soluções.
[D] três soluções.
[E] infinitas soluções.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 20
Considere a função de variável complexa f , definida por f (z)=z⁴+80 z²−81 .

Sendo i a unidade imaginária, os números complexos que satisfazem à equação f (z)=0 são

[A] 1 e −81 .

[B] 9 ; −9 ; i e −1 .

[C] 1+9i e 1−9i .

[D] 1 ; −1 ; 9i e −9i.

[E] 9+i e 9−i .


GEOGRAFIA

ESPCEX 2022 - QUESTÃO 21
“Uma projeção cartográfica é o resultado de um conjunto de operações que permite representar no plano, tendo como referência paralelos e meridianos, os fenômenos que estão dispostos na superfície esférica”. 
Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e
do Brasil volume único. 6. ed. São Paulo: Ática, 2018, p. 51.

Sobre projeção cartográfica, pode-se afirmar que:

I – A projeção conforme é aquela que preserva o tamanho da área, porém com alteração das formas, ou seja, os ângulos não são idênticos aos do globo terrestre, como o exemplo da projeção de Mercator.

II – Na projeção equivalente, as áreas mantêm-se idênticas às do globo terrestre, porém há distorção das formas quando comparadas com a original, como por exemplo a projeção de Peters.

III – Na projeção afilática, as áreas e as formas são preservadas na sua forma original, por isso, tem sido uma das mais utilizadas em atlas e mapas de divulgação, como por exemplo a projeção de Robinson.

IV – A projeção equidistante é geralmente utilizada para fins específicos. As distâncias, quando traçadas do centro da projeção, são precisas. Porém, há distorções nas formas e nas áreas.

Das afirmações acima estão corretas apenas

[A] I e IV.
[B] II e IV.
[C] III e IV.
[D] I e II.
[E] II e III.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 22
Com um mundo globalizado e com trocas de fluxos cada vez mais intensas, o surgimento de blocos econômicos para facilitar os acordos entre as nações é cada vez mais necessário. Sobre os blocos econômicos, pode-se afirmar que: 

I – O NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio), foi assinado pelos Estados Unidos, Canadá e México e entrou em vigor em 1994. O NAFTA propõe uma zona de livre comércio que tem como objetivo a liberação do fluxo de mercadorias e de capitais dentro do bloco. 

II – A UE (União Europeia) é um bloco econômico que adota o mercado comum que visa aintegração total dos países membros com a padronização de legislação, livre circulação de pessoas e de mercadorias. A UE, em 1999, passou a adotar o Euro como moeda única, tendo sido adotado por todos os Estados membros.

III – O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) foi criado por meio de assinatura do Tratado deAssunção, em 1991. O objetivo Inicial era estabelecer uma união aduaneira. Com a criação de uma Tarifa Externa Comum (TEC), após assinatura do Protocolo de Ouro Preto, o bloco econômico passou a ser uma zona de livre comércio.

IV – A SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) foi criada em 1992 para assegurar a cooperação e o desenvolvimento na região austral do continente Africano. Em 2008, foi lançada a Área de Livre-Comércio da SADC, e, desde então, vem se ampliando a lista de produtos com tarifa zero.

Das afirmações acima estão corretas apenas

[A] I, III e IV.
[B] I e IV.
[C] I, II e IV.
[D] II e III.
[E] III e IV.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 23
Tempo e clima não possuem o mesmo significado e por vezes, são usados de forma errônea.O tempo corresponde ao estado momentâneo da atmosfera, enquanto o clima é a variável do tempo, de pelo menos 30 anos.

Cada região possui um clima próprio que é influenciado pelos fatores climáticos que determinarão as características de cada clima. 

Analise o mapa de tipos climáticos e os climogramas a seguir.

Analise o mapa de tipos climáticos e os climogramas a seguir.

Analise o mapa de tipos climáticos e os climogramas a seguir.

As cidades Manaus, Denver, Cairo e Mumbai, demarcadas no mapa, correspondem, respectivamente, aos climogramas

[A] I, VI, IV e V.

[B] II, VI, V, IV.

[C] III, V, VI, IV.

[D] I, III, V, IV.

[E] I, VI, V e IV.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 24
A Terra possui cerca de 4,6 bilhões de anos. Nosso planeta passou e continua passando por diversas transformações. Agentes endógenos e exógenos agiram ao longo das eras geológicas e determinaram as formas da superfície terrestre. As estruturas geológicas emersas da Terra são caracterizadas pela origem e idade das rochas, que podem ser classificadas em escudos cristalinos, dobramentos modernos e bacias sedimentares. 

Sobre as estruturas geológicas é correto afirmar que:

I – Escudos cristalinos, também denominados de crátons, são encontrados nas áreas de consolidação da crosta terrestre na formação mais recente do tempo geológico. São constituídos de minerais metálicos e não metálicos. 

II – Dobramentos modernos apresentam elevadas altitudes e forte instabilidade tectônica, possuem formação relativamente recente no tempo geológico, como por exemplo as Cordilheiras dos Andes e do Himalaia. 

III – Bacias sedimentares são áreas de depressão formadas por fragmentos minerais e sedimentos orgânicos. Nestes locais podem ser encontradas jazidas de petróleo e de gás natural. 

Das afirmações acima está(ão) correta(s) apenas

[A] I.
[B] I e III.
[C] III.
[D] II e III.
[E] I e II.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 25
O Brasil é um país de dimensões continentais com uma vasta diversidade climática. Isso favorece a heterogeneidade da nossa vegetação, desde florestas tropicais a campos naturais. Apesar das intensas atividades antrópicas ao longo dos séculos, os biomas brasileiros ainda são elementos marcantes na paisagem.

Sobre os biomas e formações vegetais do Brasil, pode-se afirmar que: 

I – A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. Em seu relevo predominam planícies e planaltos de baixas altitudes e apresentam 3 (três) substratos de vegetação: mata de terra firme, mata de igapó e mata de várzea. Com solos profundos e alta fertilidade que proporciona uma rica biodiversidade.

II – A Mata Atlântica possui uma formação muito densa e uma rica biodiversidade. Originalmente cobria, ao longo do litoral, uma área desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grandedo Sul e alargando-se para interior de Minas Gerais e São Paulo.

III – A Caatinga predomina em clima semiárido. A vegetação é xerófila, com folhas pequenas e estreitas, árvores retorcidas e arbustos espinhosos. Rios intermitentes e solos rasos são características desse bioma.

IV – No Cerrado, nascem curso de água que escoam para as bacias dos rios Amazonas, Tocantis, Parnaíba, São Francisco, Paraná e Paraguai. A vegetação é adaptada ao clima tropical, com chuvas abundantes no verão e períodos de seca no inverno.

V – Os Pampas ou campos naturais têm formações rasteiras ou herbáceas constituídas por gramíneas que atingem até 60 cm de altura. O relevo é caracterizado por ser acidentado e com presença de escarpas. 

Das afirmações acima estão corretas apenas

[A] II, III e IV.
[B] I, II e III.
[C] I, III e V.
[D] I, III e IV.
[E] II, III e V.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 26
“No dia 9 de novembro de 1989, sob o fogo de imensas manifestações públicas na maioriadas cidades do país, o regime comunista da Alemanha Oriental anunciou a abertura da fronteira interalemã de Berlim. A queda do muro de Berlim, como ficou conhecido o evento histórico, assinalou simbolicamente o fim da Guerra Fria”.
Fonte: MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio.
2. ed. São Paulo: Atual, 2012, p. 453.

Com o fim da Guerra Fria o mundo deixaria de ser “bipolar” e tomaria outros rumos no cenário geopolítico. Sobre a nova ordem mundial, pode-se afirmar que

[A] os países do antigo bloco soviético aderiram à aliança militar liderada pelos Estados Unidos. Entre 1999 e 2009, ingressaram na Organização do Tratado Aliança do Norte (OTAN) países como: Polônia, Hungria, Croácia, Eslováquia e Áustria.

[B] o Japão, mesmo no auge do seu poder econômico, era uma potência com limitações geopolíticas. Por isso nas últimas décadas investiu nas suas Forças Armadas, mais, especificamente, em armas nucleares.

[C] a Índia e o Brasil são considerados potências militares regionais, apesar de nenhum dos dois possuírem arsenal nuclear.

[D] na visão do mundo “unipolar”, o poder geopolítico-militar pertence aos países membros da União Europeia, pela sua capacidade econômica e nuclear.

[E] o relativo enfraquecimento dos Estados Unidos, o fortalecimento econômico da China e a emergência do G20 e do grupo conhecido como BRICS fizeram com que a tese da unipolaridade fosse superada.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 27
O mapa a seguir demarca os (as) principais

ESPCEX 2022 - QUESTÃO 27

[A] aeroportos. 

[B] portos.

[C] parques tecnológicos.

[D] indústrias automobilísticas.

[E] cidades globais.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 28
“A influência de cada cidade no conjunto de rede depende da sua capacidade de oferecer bens e serviços. As cidades que exercem influência sobre todo o território ocupam os postos mais altos na hierarquia urbana”.
Fonte: MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o
Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Atual, 2012, p.268.

De acordo com a hierarquia dos centros urbanos definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, pode-se afirmar que: 

I – São Paulo e Rio de Janeiro são classificados como Grandes Metrópoles Nacionais, poisconcentram a maior parte das sedes das grandes empresas nacionais e transnacionais que atuam no Brasil.

II – Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza são exemplos de Metrópoles.

III – Brasília é classificada como Metrópole Nacional.

IV – Todas as capitais dos estados da Federação são classificadas como Metrópoles por exercer alguma influência, mesmo em escala regional.

Das afirmações acima, estão corretas apenas

[A] II e III.
[B] I, II e III.
[C] I, III.
[D] III e IV.
[E] I, II e IV.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 29
“Segundo essa teoria, o alto crescimento demográfico seria uma das principais causas dageneralização da pobreza em regiões subdesenvolvidas. O aumento descontrolado do número de pessoas atrapalharia o desenvolvimento dos Estados pobres, desviando recursos para investimentos não produtivos, como creches e escolas, e criando relação desfavorável entre o número de pessoas em idade de trabalhar e o total de habitantes. Logo o controle da natalidade seria a resposta para o desenvolvimento”.
Fonte: TERRA, Lygia; ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges.
Conexões: estudos de Geografia Geral e do
Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015 (Moderna Plus –
volume único, contendo as partes I, II e III, p. 74). 

A teoria demográfica descrita no enunciado refere-se à

[A] Neomalthusiana.
[B] Malthusiana.
[C] Transição Demográfica.
[D] Reformista.
[E] Sistematizada.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 30
“À medida que ocorreram evoluções tecnológicas, novas fontes de energia foram descobertas e tornaram o trabalho humano mais eficiente.

Desde a Primeira Revolução Industrial, a força humana foi sendo substituída por energias oriundas da queima de combustíveis fósseis”.

Mundo: Oferta e energia
Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral
e do Brasil volume único. 6. ed. São Paulo:
Ática, 2018, p. 490-491 (Adaptado).

Analise o gráfico acima, referente à oferta de energia no mundo. Os itens I, II e III do gráfico referem-se, respectivamente, às seguintes fontes de energia:

[A] Carvão Mineral – Petróleo - Hidrelétrica.

[B] Hidrelétrica – Petróleo – Carvão Mineral.

[C] Petróleo – Carvão Mineral – Gás Natural.

[D] Petróleo – Hidrelétrica – Gás Natural.

[E] Petróleo – Gás Natural – Carvão Mineral.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 31
Com um clima de predominância úmida, o Brasil possui uma extensa e densa rede hidrográfica. Os rios são usados para diversos fins, como: irrigação, lazer, consumo humano e transporte fluvial. 

Sobre a hidrografia do Brasil, pode-se afirmar que:

I – Predominam os rios de planície, muitos dos quais escoam por áreas de elevado índice pluviométrico. 

II – Os rios perenes predominam no Brasil, e rios de regimes intermitentes encontram-se em locais de clima semiárido. 

III – Os rios da Região Norte, como o Amazonas, o Madeira e o Tapajós, são de grande importância no transporte fluvial.

IV – Todos os rios brasileiros possuem regime simples pluvial. 

Das afirmações acima, estão corretas apenas:

[A] I, II e III.
[B] II, III e IV.
[C] I e II.
[D] I e III.
[E] II e III.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 32
A urbanização ocorre quando a população urbana supera a população rural. No Brasil, este processo ocorreu principalmente após a Segunda Guerra Mundial e apoiou-se basicamente no êxodo rural, pois, devido à modernização das técnicas de trabalho rural, muitos trabalhadores do campo foram para a cidade em busca de novas oportunidades. 

Sobre a urbanização do Brasil, é correto afirmar:

[A] O processo de urbanização no país ocorreu de forma igualitária em todas as regiões do Brasil, em meados dos anos de 1970.

[B] Até os anos de 1980, o Brasil tinha a maioria da população vivendo na zona rural, e somente na década de 1990 essa marca foi superada. 

[C] Na Região Sul, o processo de urbanização ocorreu na mesma época que na Região Sudeste, pois essas duas regiões receberam um grande investimento em suas indústrias, o que favoreceu o êxodo rural.

[D] A urbanização do Centro-Oeste foi impulsionada pela fundação de Brasília, em 1960, e pelas novas rodovias que surgiram e que ligavam a região ao Sudeste do país. Atualmente, o Centro-Oeste apresenta o segundo maior índice de urbanização do Brasil.

[E] A única região do Brasil que não tem a maioria da população vivendo na zona urbana atualmente é a Nordeste, pelo fato de a região basear sua economia em pequenas propriedades rurais. 


HISTÓRIA

ESPCEX 2022 - QUESTÃO 33
A Revolução Industrial pode ser definida como uma transformação sem precedentes no modo de produzir mercadorias, de viver e de pensar, que impressionou muito os homens e as mulheres que a vivenciaram. O país pioneiro na industrialização foi

[A] EUA.
[B] Alemanha.
[C] França.
[D] Inglaterra.
[E] Japão.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 34
“O feudalismo termina quando os mortos, que a Igreja havia colocado no centro do espaçosocial, são reconduzidos para fora das cidades e aldeias”. Com essa metáfora, Jérôme Baschet (A Civilização Feudal: do ano 1000 à Colonização da América. São Paulo: Globo, 2006. P. 281) quis destacar

[A] que, no final da Idade Média, como medida sanitária, ocorreu uma exumação generalizada de restos mortais nos cemitérios urbanos.

[B] a modificação dos cortejos fúnebres, que passaram a percorrer itinerários fora dos centros urbanos.

[C] a proibição da construção de cemitérios em áreas urbanas.

[D] a proibição do sepultamento de suicidas em solo santo.

[E] que a presença dos cemitérios no centro das cidades e aldeias, em torno de lugares de culto religioso, pode ser considerada um elemento marcante da sociedade feudal.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 35
A tentativa do rei Jaime II (1685-1689) de impor o catolicismo aos ingleses, contrariando o Parlamento, de maioria protestante, levou este último a convidar o príncipe holandês Guilherme de Orange, casado com a filha protestante de Jaime II, a ocupar o trono inglês.

Guilherme, então, entrou na Inglaterra com seu exército e destronou o sogro, no movimento que ficou conhecido como Revolução Gloriosa. Relativamente a esse momento histórico, analise as assertivas abaixo.

I – Guilherme de Orange jurou obedecer à Declaração de Direitos (Bill of Rights), que passou a vigorar na Inglaterra desde então.

II – O processo revolucionário inglês foi inspirado nas ideias do pensador político Maquiavel. 

III – A Revolução, de inspiração liberal, favoreceu o desenvolvimento do capitalismo e expansão dos negócios da burguesia manufatureira e mercantil, colaborando para o pioneirismo inglês na vindoura Revolução Industrial.

IV – A partir da Revolução Gloriosa, tornou-se comum dizer que, na Inglaterra, “o rei reina, mas quem governa é o Parlamento”. 

Assinale a alternativa que apresenta somente assertivas corretas.

[A] I, II, III e IV.
[B] I, II e III.
[C] I, III e IV.
[D] II, III e IV.
[E] Nenhumas das opções apresentadas.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 36
O Renascimento ou Renascença, movimento de inspiração humanista que se desenvolveu entre os séculos XV e XVI, surgiu na Itália e expandiu-se por várias partes da Europa. Assim como nas artes, a ciência europeia passou por um impulso inovador nesse período.

Refutando a Teoria Geocêntrica, surgiu o Heliocentrismo, teoria desenvolvida pelo sacerdote católico e astrônomo

[A] Leonardo da Vinci.
[B] Galileu Galilei.
[C] Johan Kepler.
[D] Nostradamus.
[E] Nicolau Copérnico.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 37
No contexto da descolonização do continente africano, uma das últimas regiões a conquistar independência foi a que se encontrava sob dominação portuguesa.

Pode-se dizer que o estopim do processo de libertação dessas colônias portuguesas, em meados da década de 1970, foi

[A] a Revolução do Porto.
[B] a Revolução dos Cravos.
[C] a Primavera de Praga.
[D] a Intifada.
[E] o fim do regime do Apartheid.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 38
No início da década de 1990, ganhou impulso, inclusive no Brasil, uma ideologia contrária ao Estado intervencionista e protecionista, com a defesa do “Estado mínimo”, subordinado à economia de mercado e capaz de atrair investimentos internacionais.

Pode-se dizer que, assim, adotava-se

[A] a economia normativa.

[B] a abordagem microeconômica.

[C] o neoliberalismo.

[D] a globalização.

[E] o nacional-desenvolvimentismo.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 39
No período da União Ibérica (1580-1640), os limites estabelecidos no Tratado de Tordesilhas(1494), foram ignorados tanto por portugueses quanto por espanhóis, uma vez que Portugal estava integrado ao reino espanhol. Ao término da União, foi necessário negociar e fixar novas fronteiras coloniais.

A respeito do assunto, é correto afirmar que

[A] o desrespeito aos limites estabelecidos no Tratado de Tordesilhas restringiu-se à região da América do Sul.

[B] o Tratado de Madri foi cumprido integralmente por ambas as partes, até sua revogação.

[C] o Tratado de Santo Ildefonso (1777) levou à Guerra Guaranítica, violenta luta armada envolvendo portugueses, espanhóis e indígenas.

[D] as fronteiras constantes no Tratado de Badajós (1801) confirmavam aquelas que, basicamente, tinham sido definidas pelo Tratado de Madrid (1750).

[E] os Sete Povos das Missões, hoje solo gaúcho, foram fundados pelos portugueses, em consequência da fundação da Colônia de Sacramento, hoje solo uruguaio, pelos espanhóis.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 40
A partir do Sec XVII, foram organizadas expedições patrocinadas por particulares, as bandeiras, a maioria partindo da Vila de São Paulo, com fins diversos e em direção ao interior do território.

Atualmente, há rodovias partindo de São Paulo capital, com traçado aproximado de rotas de bandeiras do passado e que levam o nome de antigos bandeirantes, a saber: Rodovia Fernão Dias (em direção a Belo Horizonte / MG); Rodovia Raposo Tavares (em direção a Curitiba / PR); e Rodovia Anhanguera (em direção a Brasília / DF).

É correto afirmar que as rotas que inspiraram essas denominações referem-se, respectivamente, a bandeiras de

[A] prospecção, apresamento e prospecção.

[B] prospecção, sertanismo de contrato e apresamento.

[C] apresamento, prospecção e apresamento.

[D] prospecção, apresamento e sertanismo de contrato.

[E] sertanismo de contrato, apresamento e prospecção.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 41
O movimento tenentista, na década de 1920, engloba a Revolta do Forte Copacabana (1922), as Revoltas de 1924 (SP e RS) e a Coluna Prestes (1924-1926).

Nenhuma dessas revoltas produziu efeitos imediatos na estrutura política brasileira, mas mantiveram acesa a chama da revolta contra o poder e os privilégios das oligarquias.

Associado a outras questões econômicas e políticas nos anos que se seguiram, esse movimento levou à

[A] “República do Café com Leite”.

[B] Revolução Constitucionalista de 1937.

[C] Revolução de 1930 e fim da República Velha.

[D] participação do Brasil na II Guerra Mundial.

[E] queda de Getúlio Vargas.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 42
No final da década de 1950, reagindo à situação de dependência em relação aos EUA, um grupo de guerrilheiros comandados por Fidel Castro e Ernesto “Che” Guevara derrubou Fulgêncio Batista do poder em Cuba, na chamada “Revolução Cubana”.

Fidel permaneceria autocraticamente no poder por 49 anos. A respeito do assunto, é correto afirmar que

[A] em 1991, com o fim da URSS, principal parceiro econômico de Cuba, a economia da ilha foi seriamente abalada, o que levou Fidel Castro a flexibilizar a economia, permitindo a abertura para atividades capitalistas e investindo no turismo.

[B] em 1963, na “Crise dos Mísseis”, um dos momentos mais tensos da Guerra Fria, os EUA tentaram instalar uma base de mísseis na área de Guantânamo.

[C] a Revolução Cubana iniciou-se com o episódio que ficou conhecido como “Invasão da Baía dos Porcos”.

[D] nos 49 anos de governo de Fidel Castro, os cidadãos cubanos puderam viajar ou emigrar livremente para onde desejassem.

[E] além dos inegáveis avanços sociais alcançados, Cuba diversificou sua produção agrícola e conseguiu avançar na industrialização.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 43
Em 11 de setembro de 2001, num contexto de radicalização crescente, um grupo fundamentalista islâmico lançou aviões comerciais sequestrados contra símbolos do poderio econômico norte-americano. A respeito do assunto é correto afirmar que

[A] como reação, os EUA invadiriam posteriormente o Irã, sob o pretexto de que esse país possuíaarmas de destruição em massa, que poderiam ser usadas por terroristas a qualquer momento.

[B] o governo norte-americano declarou que, a partir de então, adotaria a “Guerra Preventiva” contra qualquer país que efetivamente atacasse os EUA.

[C] o governo Talibã do Afeganistão, que acobertava Osama Bin Laden, seguiu no poder, apesar dos ataques norte-americanos.

[D] nos referidos atentados terroristas, morreram mais de 3.000 pessoas, de diferentes nacionalidades, sem que houvesse brasileiros entre as vítimas.

[E] nenhuma das alternativas anteriores está correta.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 44
Durante o século XIX, a escravidão africana atingiu seu ponto máximo no Brasil, período em que o número de africanos obrigados a vir para o Brasil correspondeu a mais de 40% do total trazido desde o início do comércio negreiro, no século XVI.

Todavia, pode-se afirmar que a escravidão foi formalmente extinta no Brasil em 13 de maio de 1888, com a promulgação da Lei Áurea

[A] por Zumbi dos Palmares.
[B] pela Princesa Isabel.
[C] por Euzébio de Queiroz.
[D] por D. Pedro II.
[E] Nenhuma das opções anteriores.


INGLÊS

Leia o texto a seguir e responda às questões 45, 46 e 47.

(Título omitido propositadamente)

Often when mentoring, in a one-to-one session, it will be clear that the mentee’s worst critic is the one they see very regularly – daily, in fact. Often when they are tired and stressed. Often when they are at a low point. It’s the one they look (1)________ the mirror.

I mean most of the time, the worst critic lives inside people’s head. It might be the criticism that you heard at school or college. It might be the voice of so-called friends. It might be a parent or guardian, sibling or perfect cousin. You can’t always shut those voices up. No matter how much you want to. You can, however, recognise that they are internal voices and cultivate a strategy to counteract them.

If you can have an internal critic, you can also have an internal cheerleader. One technique is to give yourself advice that you would give your best friend in that situation. If you’re worrying about not being good (2)________ something, what would you say to your best friend in that state? You’d probably tell them that it would be alright, they’ll sail through it, that you believe (3)________ them. If you can do it for your best friend, you can do it for yourself.
Adapted from https://www.campaignlive.co.uk/article.

ESPCEX 2022 - QUESTÃO 45
Choose the most appropriate title for the text.

[A] Why are you so tired?

[B] Who’s your biggest critic?

[C] How often do you talk to a friend?

[D] Where’s the best place to relax?

[E] Is it the voice of your parents?


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 46
Choose the alternative that correctly substitutes counteract in the sentence “You can, however, recognise that they are internal voices and cultivate a strategy to counteract them.” (paragraph 2).

[A] neutralize
[B] encourage
[C] forget
[D] remember
[E] listen to


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 47
Choose the alternative with prepositions that respectively complete gaps (1), (2) and (3) in the correct way.

[A] on, in, on
[B] in, at, at
[C] at, at, on
[D] on, in, in
[E] in, at, in


Leia o texto a seguir e responda às questões 48, 49 e 50.

Cornelius Ryan, the Irish D-Day Reporter Who Re-Invented Journalism

The father of modern literary journalism is Cornelius Ryan, whose massive “I was there” coverage ofD-Day and its aftermath led to two incredible books and movies, The Longest Day and A Bridge Too Far. He was an unlikely war correspondent.

Ryan was on a boat that ditched on Normandy Beach on June 6, 1944. He followed the Allied invasion attached to General Patton’s army. Years later he put together perhaps the best book about war ever written. It was exquisite writing and research, and as Michael Shapiro wrote in the Columbia Journalism Review in 2010, “it broke completely new ground”.

Shapiro wrote, “The book (The Longest Day) was a triumph, earning rave reviews and sales that, within a few years, would stretch into the tens of millions in eighteen different languages. I opened the book on the eve of a long weekend. I was hooked after a single page. Something was taking place in the telling of this story that transcended journalism.”

The book was written when Ryan placed an ad in several newspapers in 1957 which went, “June 6th, 1944: Were You There?” One thousand, one hundred, and fifty people wrote back. And of that group, he interviewed 172 alone or with his assistants. Out of that came a book that puts you at the heart of the greatest invasion of all time. You are there as the invasion forces first gain the beaches and the Germans, taken by surprise, fight back furiously.

Ryan died at just 54 from prostate cancer. On his gravestone in Connecticut is his name and one word: “Reporter.” No one has earned that title more. He deserves to be remembered.
Adapted from https://www.irishcentral.com/roots/history/cornelius-ryan-irish-dday-reporter.

ESPCEX 2022 - QUESTÃO 48
In the sentence “...whose massive ‘I was there’ coverage of D-Day…” (paragraph 1), the word whose refers to

[A] literary journalism.
[B] D-Day.
[C] journalism.
[D] Cornelius Ryan.
[E] books and movies.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 49
How many people wrote back when Ryan placed an ad in the newspapers in 1957 (paragraph 4)?

[A] 1.155
[B] 1.550
[C] 1.150
[D] 1.105
[E] 1.115


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 50
According to the text, read the statements and choose the correct alternative.

I – Cornelius Ryan was a reporter who documented WWII’s D-day and made history in journalism.

II – The book The Longest Day was written in 1944 on the eve of a long weekend.

III – “It broke completely new ground” (paragraph 2) means Ryan’s book was different from anything that had been done before.

IV – Ryan’s book The Longest Day was published in 18 different countries, but only in English.

V – The interviews of 1957 took place on several beaches, but were not used in the book The Longest Day.

[A] I and III are correct.
[B] I, II and III are correct.
[C] II, III and V are correct.
[D] IV and V are correct.
[E] I and V are correct.


Leia o texto a seguir e responda às questões 51, 52 e 53.

Romance and Reality

Military service is demanding and dangerous. As I write this, American soldiers serve in remote and hostile environments. For young leaders in today's Army, the war on terror constitutes a difficult and sometimes tragic reality.

Meanwhile, in the small classrooms of West Point, young cadets consider war through the eyes of Rudyard Kipling, Carl Sandburg, and John McCrae. During his or her plebe year, every West Point cadet takes a semester of English literature, reading and discussing poetry from Ovid to Owen, Spenser to Springsteen. Cadets must also recite poems from memory, a challenge that many graduates recall years later as one of their toughest hurdles.

Why, in an age of increasingly technical and complex warfare, would America's future combat leaders spend sixteen weeks studying the likes of irony, rhyme, and meter?

Poetry confronts cadets with new ideas that challenge their worldview. The West Point curriculum includes poetry, history, philosophy, politics, and law, because these subjects provide a universe of new ideas, different perspectives, competing values and conflicting emotions. In combat, our graduates face similar challenges: whether to fire at a sniper hiding in a mosque, or how to negotiate agreements between competing tribal leaders. Schoolbook solutions to these problems do not exist; combat leaders must rely on their own morality, their own creativity, their own convictions. In teaching cadets poetry, we teach them not what to think, but how to think.
Adapted from https://www.poetryfoundation.org/search?query=romance+and+reality.

ESPCEX 2022 - QUESTÃO 51
According to the text, choose the correct statement.

[A] Poetry is responsible for bringing subjects such as philosophy, politics, and law to West Point curriculum.

[B] Poetry, history, philosophy, politics and law help combat leaders to think critically and analyse problems from different points of view.

[C] Poetry is important because it brings irony, rhyme, and meter to the cadets’ curriculum.

[D] Combat leaders must review all the curriculum on English literature before making important decisions.

[E] America's future combat leaders spend sixteen weeks studying schoolbooks that carry solutions to all the problems.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 52
According to the sentence “Cadets must also recite poems from memory” (paragraph 2), it is correct to say that cadets

[A] can recite poems from memory if they want to.

[B] will recite poems from memory if they feel comfortable to do it.

[C] have to recite poems from memory, even if they do not want to.

[D] should recite poems if they are able to.

[E] may recite poems from memory in case they are allowed to.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 53
Choose the words that correctly and respectively substitute meanwhile and hurdles (paragraph 2).

[A] ironically and excitements

[B] contradictorily and obstacles

[C] simultaneously and hobbies

[D] simultaneously and obstacles

[E] erroneously and advantages


Leia o texto a seguir e responda às questões 54, 55 e 56.

Social Media: a Gold Mine for Scammers in 2021

Social media permeates the lives of many people – we use it to (1)______ in touch, (2)______ new friends, shop, and (3)______ fun. But reports to the FTC (Federal Trade Comission) show that social media is also increasingly where scammers go to trick us. More than one in four people who reported losing money to fraud in 2021 said it started on social media with an ad, a post, or a message. More than 95,000 people reported about $770 million in losses to fraud initiated on social media platforms in 2021.

For scammers, there’s a lot to like about social media. It’s a low-cost way to reach billions of people from anywhere in the world. It’s easy to manufacture a fake persona, or scammers can hack into an existing profile to get “friends” to trick. There’s the ability to study the personal details people share on social media and target people with false ads based on details such as their age, interests, or past purchases.

Reports make clear that social media is a tool for scammers in investment scams, particularly cryptocurrency investments. After investment scams, FTC data point to romance scams as the second most profitable fraud on social media. Losses to romance scams have climbed to record highs in recent years.

While investment and romance scams top the list on dollars lost, the largest number of reports came from people who said they were scammed trying to buy something they saw marketed on social media. Some reports even described ads that impersonated real online retailers that drove people to lookalike websites.

There are many other frauds on social media and new ones are popping up all the time. To minimize your risk, decline friend requests from people you don’t know, limit who can see your posts and personal information, be thoughtful about what you share online, and take care with suspect links.
Adapted from https://www.ftc.gov/news-events/blogs/data-spotlight/2022/01/social-media-gold-mine-scammers-2021.

ESPCEX 2022 - QUESTÃO 54
Scammer is a recurring word in the text. We can define “scammer” as someone who

[A] is in charge of a newspaper or magazine.

[B] persuades people to work for a company.

[C] writes books or articles to be published.

[D] makes money using illegal methods.

[E] manages local government services.


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 55
Choose the alternative with verbs that respectively complete gaps (1), (2) and (3) in the correct way.

[A] have, go, do
[B] keep, do, make
[C] make, keep, have
[D] do, make, go
[E] keep, make, have


ESPCEX 2022 - QUESTÃO 56
The second paragraph of the text states that

[A] we have to deal with fake news all the time and try to combat it.

[B] romance scams are the most profitable fraud on social media.

[C] your online activity and personal information can be easily captured by criminals.

[D] scammers use social media platforms to promote false investment opportunities.

[E] scammers who lost money to fraud in 2021 said it started on social media with an ad.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,382,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,381,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8365,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60788,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova EsPCEx 2022 (1º e 2º Dias) com Gabarito
Prova EsPCEx 2022 (1º e 2º Dias) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeKXlJvFj3cQS-E6xi-xVSDghg1Ieyn24Lh9euqqS-0SE0mocRlA8czANfWxRKCxIV9F7EUxKUkxBRvHhI2QchoHRRE2V9eS3lr4uxfWCBnpDduvmktkuVapTBvbT7pAxAeFC5Tp5uJ2w/s16000/EsPCEx.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeKXlJvFj3cQS-E6xi-xVSDghg1Ieyn24Lh9euqqS-0SE0mocRlA8czANfWxRKCxIV9F7EUxKUkxBRvHhI2QchoHRRE2V9eS3lr4uxfWCBnpDduvmktkuVapTBvbT7pAxAeFC5Tp5uJ2w/s72-c/EsPCEx.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/10/prova-espcex-2022-1-e-2-dias-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/10/prova-espcex-2022-1-e-2-dias-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo