Prova PUC RJ Vestibular 2022 com Gabarito

Prova PUC RJ Vestibular 2022 com Gabarito MANHÃ | GRUPOS 1, 2, 3, 4 E 5 Texto 1 Como formular o problema da arte contemporânea — por meio de...
Prova PUC RJ Vestibular 2022 com Gabarito

Prova PUC RJ Vestibular 2022 com Gabarito

MANHÃ | GRUPOS 1, 2, 3, 4 E 5

Texto 1
Como formular o problema da arte contemporânea — por meio de um manifesto? De um lamento? Minha intenção nestas notas é mais modesta. Gostaria de refletir a respeito do que é essa arte e quais “ideias de arte” ela implica ou inventa. Espero assim formular melhor as questões com as quais a arte contemporânea nos confronta. Interessa-me acima de tudo elaborar mais detalhadamente o problema mais amplo das “ideias de arte” e das “ideias nas artes”. Ele faz parte daquilo que chamo de “a reestetização do pensar” ou a reinvenção do pensamento nas artes. A filosofia oferece muitos exemplos das relações entre pensamento e arte; creio ser necessário, no entanto, evitar dois extremos na formulação desse problema: a relação “didática”, pela qual a arte simplesmente ilustra dada teoria, e a relação “romântica”, pela qual a arte se torna refúgio de algo que não pode ser pensado de forma alguma. Precisamos dar mais atenção a como os artistas realmente pensam nas e com as artes — as novas ideias que lhesocorrem, incluindo novas “ideias de arte” ou ideias a respeito de suas atividades, de seus próprios materiais ou instituições —, e depois a como essas ideias se enquadram em campos mais amplos, que envolvem muitos outros discursos: as ciências, a política e até a própria filosofia.
RAJCHMAN, John. O pensamento na arte contemporânea.
Novos estudos CEBRAP [on-line]. n. 91, p. 97-106. 2011. 
Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-33002011000300005.
Acesso em: 10 set. 2021.

PUC RJ 2022 - QUESTÃO 02
Com base na leitura do Texto 1, verifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ou falsas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I - O enunciador do texto assume a responsabilidade de problematizar o conceito de arte contemporânea por meio de um manifesto. 

II - No âmbito da filosofia, deve ser adotado o viés didático no tratamento da arte contemporânea, como ilustração de uma teoria.

III - A problematização de questões referentes à produção artística deve afastar-se de uma relação romântica entre pensamento e arte. 

IV - Mais importante do que definir e analisar a criação artística contemporânea é identificar os campos discursivos em que atua.

A) F – V – V – F
B) V – F – F – V
C) F – F – V – F
D) V – V – F – V


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 03
Em “A filosofia oferece muitos exemplos das relações entre pensamento e arte; creio ser necessário, no entanto, evitar dois extremos na formulação desse problema”, a expressão sublinhada pode ser substituída, sem alteração do sentido do texto, por 

A) entretanto
B) por conseguinte
C) portanto
D) dessa forma


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 04
Assinale a alternativa em que está corretamente indicada a sequência dos referentes dos termos sublinhados no seguinte trecho do Texto 1.

Precisamos dar mais atenção a como os artistas realmente pensam nas e com as artes — as novas ideias que lhes ocorrem, incluindo novas “ideias de arte” ou ideias a respeito de suas atividades, de seus próprios materiais ou instituições —, e depois a como essas ideias se enquadram em campos mais amplos, que envolvem muitos outros discursos: as ciências, a política e até a própria filosofia.

A) artistas – ideias – campos
B) ideias – atividades – discursos 
C) artes – ideias – materiais 
D) artistas – artes – campos 


Texto 2
Sendo principalmente um jogo com limites, a arte contemporânea rompe tanto com a arte clássica quanto com a moderna. Uma "instalação", ou "performance", não se enquadra mais na concepção clássica ou moderna de uma obra de arte, ou seja, de uma pintura enquadrada ou de uma escultura num pedestal. Não demonstra mais nenhum vínculo entre a obra de arte e a interioridade, ou até mesmo o corpo do artista; e a ironia e a jocosidade são mais importantes do que a seriedade. Mediações técnicas ou sociais se tornam necessárias, juntamente com técnicas especiais como fotografia ou vídeo para garantir a durabilidade da obra. Além do mais, essas técnicas fogem, muitas vezes, às regras dos museus, a rotinas econômicas, a restrições de transporte e de seguro ou a técnicas de restauração. Em virtude de tudo isso, a arte contemporânea é mais do que um novo período artístico e mais do que uma nova categoria estética. Trata-se de um novo paradigma, que transforma completamente o mundo da arte. 

Na arte contemporânea, a transgressão mais importante dos critérios comuns usados para definir a arte é que a obra de arte já não consiste exclusivamente no objeto proposto pelo artista, mas em todo o conjunto de operações, ações, interpretações etc. provocadas por sua proposição.

A transgressão dos limites da arte significa também o emprego de novos tipos de materiais ou modos de apresentação. Instalações, performances, land art, arte corporal, vídeo, fotografias em cores em grande escala, multimídia e arte cibernética fazem parte do vocabulário básico do artista contemporâneo. Esta é outra grande diferença em relação à arte clássica e moderna, pois durante séculos, até o início da década de 1960, as artes visuais eram produzidas com um pequeno número de materiais bem definidos: óleo, pastel, aquarela, lápis, carvão, água-forte; papel, tela, gesso, madeira ou pedra, argila, madeira, bronze... Agora, tudo mudou. Mesmo sem ver a obra, você consegue adivinhar que se trata de arte contemporânea apenas lendo sua descrição, como: "latão", "feltro e graxa", "telas de TV", "corais e pão", "módulos acústicos", ou, em termos mais amplos, "materiais variados" ou "dimensões variáveis".
HEINICH, Nathalie. Práticas da Arte Contemporânea:
uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico. v.4, n.2. 
p. 373-390. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.
1590/2238-38752014v424. Acesso em: 21 ago. 2021. Adaptado.

PUC RJ 2022 - QUESTÃO 05
Considere as afirmativas a seguir sobre a leitura do Texto 2.

I - A arte contemporânea caracteriza-se pelo engajamento aos padrões das artes clássica e moderna.
II - A arte contemporânea é definida essencialmente pela relação do artista com o objeto representado.
III - A arte contemporânea utiliza-se de novos modos de apresentação, como instalações e performances.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas
B) II, apenas
C) III, apenas
D) I, II, III


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 06
Nos seguintes trechos do Texto 2, o sentido expresso pelo termo sublinhado está corretamente indicado entre parênteses em:

A) Mediações técnicas ou sociais se tornam necessárias, juntamente com técnicas especiais como fotografia ou vídeo para garantir a durabilidade da obra. (causalidade)

B) Além do mais, essas técnicas fogem, muitas vezes, às regras dos museus, a rotinas econômicas, a restrições de transporte e de seguro ou a técnicas de restauração. (atenuação)

C) Em virtude de tudo isso, a arte contemporânea é mais do que um novo período artístico e mais do que uma nova categoria estética. (consequência)

D) Mesmo sem ver a obra, você consegue adivinhar que se trata de arte contemporânea apenas lendo sua descrição. (concessão)


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 07
Com relação aos Textos 1 e 2, está correta a alternativa

A) O Texto 1 propõe apresentar reflexões sobre o conceito de arte contemporânea e sobre as ideias relacionadas a essa arte; o Texto 2 identifica características da arte contemporânea a partir de um contraponto com a arte clássica e moderna.

B) O Texto 1 exprime hipóteses sobre o pensamento e a produção artística contemporâneos; o Texto 2 exemplifica experiências artísticas contemporâneas de sucesso em oposição à produção artística clássica e moderna.

C) O Texto 1 pretende revelar o percurso da criação artística contemporânea em um espaço temporal definido; o Texto 2 expressa comentários avaliativos sobre a arte contemporânea em detrimento da arte clássica e moderna.

D) O Texto 1 visa convencer o leitor sobre a importância da arte contemporânea para o contexto social e político; o Texto 2 apresenta recursos empregados na arte contemporânea, incentivando o leitor a experimentá-los.


Texto 3
A um poeta
Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino, escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre e sua!

Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço; e a trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua,
Rica mas sóbria, como um templo grego.

Não se mostre na fábrica o suplício
Do mestre. E, natural, o efeito agrade,
Sem lembrar os andaimes do edifício:

Porque a Beleza, gêmea da Verdade,
Arte pura, inimiga do artifício,
É a força e a graça na simplicidade.
BILAC, Olavo. In BARBOSA, Frederico. Clássicos da poesia brasileira.
Rio de Janeiro: O Globo/Klick Editora, 1997, p.155-6.

Texto 4
Nos bailes da vida

Foi nos bailes da vida ou num bar
Em troca de pão
Que muita gente boa pôs o pé na profissão
De tocar um instrumento e de cantar
Não importando se quem pagou quis ouvir
Foi assim

Cantar era buscar o caminho
Que vai dar no sol
Tenho comigo as lembranças do que eu era
Para cantar nada era longe tudo tão bom
Até a estrada de terra na boleia de caminhão
Era assim

Com a roupa encharcada e a alma
Repleta de chão
Todo artista tem de ir aonde o povo está
Se for assim, assim será
Cantando me desfaço, não me canso
De viver nem de cantar
NASCIMENTO, Milton e BRANT, Fernando. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/
milton-nascimento/nos-bailes-da-vida.html. Acesso em: 15 ago. 2021.

PUC RJ 2022 - QUESTÃO 08
Dois aspectos presentes no poema de Olavo Bilac são

A) sentimentalismo e bucolismo
B) rigor formal e busca de objetividade
C) valorização da cultura clássica e cientificismo
D) exuberância e platonismo amoroso


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 09
Pode-se afirmar que o Texto 3 pertence ao período literário conhecido como

A) Parnasianismo
B) Arcadismo
C) Romantismo
D) Barroco


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 10
“Nos bailes da vida” é exemplo de um texto 

A) épico
B) trágico
C) lírico
D) dramático


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 11
A figura de linguagem predominante nos versos “Com a roupa encharcada e a alma/Repleta de chão” (Texto 4) é a

A) anáfora
B) aliteração
C) apóstrofe
D) metáfora


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 12
Comparando-se os Textos 3 e 4, pode-se afirmar que o Texto 3

A) concebe a arte como fuga, e o Texto 4, como dilema.

B) defende o isolamento do artista, e o Texto 4, sua integração à vida social.

C) prioriza a arte como expressão do sagrado, e o Texto 4, como idealização e mudança.

D) reconhece no artista o gênio incompreendido, e o Texto 4, um líder conservador.


Texto 5
Não há uma receita para se fazer arte nem deve haver temas bons e temas maus entre os quais o artista teria de escolher. Qualquer assunto pode ser matéria da arte e de boa arte. Naturalmente, alguns temas se prestam mais a determinados gêneros artísticos que a outros. O que decide é a personalidade do artista e seu talento: sua tarefa consiste mesmo em realizar a alquimia do real para criar o valor estético, o prazer estético. De minha parte, creio que, em um mundo cheio de tragédias e violência, um pouco de alegria e otimismo pode ajudar a viver. Uma das funções da arte é aumentar o grau de maravilhoso que a vida possui e de que as pessoas necessitam.
GULLAR, Ferreira. Disponível em: https://www.dgabc.com.br/Noticia/
365915/ferreira-gullar-fala-de-arte-e-cultura-brasileira. Acesso em: 18 ago. 2021.

PUC RJ 2022 - QUESTÃO 13
A reorganização da frase “De minha parte, creio que, em um mundo cheio de tragédias e violência, um pouco de alegria e otimismo pode ajudar a viver.” (Texto 5) está corretamente pontuada em:

A) De minha parte, creio que um pouco de alegria e otimismo pode ajudar a viver em um mundo cheio de tragédias e violência.

B) Creio que de minha parte, um pouco de alegria e otimismo pode ajudar a viver, em um mundo cheio de tragédias e violência.

C) Creio, de minha parte que, em um mundo cheio de tragédias e violência, um pouco de alegria e otimismo pode ajudar a viver.

D) De minha parte, creio que, um pouco de alegria e otimismo pode ajudar a viver em um mundo cheio de tragédias e violência.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 14
Nas alternativas abaixo, a frase “Naturalmente, alguns temas se prestam mais a determinados gêneros artísticos que a outros.” (Texto 5) foi modificada pela substituição do verbo. 

A regência do novo verbo está de acordo com a norma padrão em:

A) Naturalmente, alguns temas se ajustam mais sobre determinados gêneros artísticos que sobre outros.

B) Naturalmente, alguns temas se adaptam mais em determinados gêneros artísticos que em outros.

C) Naturalmente, alguns temas transitam mais por determinados gêneros artísticos que por outros.

D) Naturalmente, alguns temas reivindicam mais a determinados gêneros artísticos que a outros.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 15
No Texto 5, o autor se coloca a favor do(a)

A) defesa de procedimentos estéticos que caracterizam o cânone literário.

B) escolha de gêneros artísticos e culturais que perpetuam a tradição erudita.

C) rigor formal e a racionalidade como os dois aspectos mais importantes da criação.

D) liberdade de que todo artista necessita para desenvolver e divulgar a sua criação.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 16
O trecho do Texto 5 “O que decide é a personalidade do artista e seu talento: sua tarefa consiste mesmo em realizar a alquimia do real para criar o valor estético, o prazer estético.” exprime a

A) obrigação que os artistas têm de seguir uma corrente estética.

B) impotência do artista diante da realidade social.

C) consciência política do artista como fator essencial para a sua sobrevivência no mercado.

D) capacidade do artista de transformar o real em algo sensível e prazeroso.


INGLÊS

Covid pandemic might unlock doors to golden age for the arts

For Britain’s theatres it has been a case of history repeating itself. The playhouses were often closed inthe 16th and 17th centuries as a result of the bubonic plague and last year they closed because the primeminister decided that Covid-19 meant watching a play in the flesh was too risky.

Like other sectors of the economy, the theatre adapted, with people able to watch performances on TV or on their mobiles. No question, though, it has been a tough period, as it was in 1593, when the theatres inLondon were closed for 14 months.

It will take time and the return of tourists for London theatres to recover from the shock of Covid-19 and some may not make it without continued state support. Yet, if the cultural sector can survive in the short term, the long-term future looks a lot brighter.

Adversity can also be the spur for creativity. That was true of Shakespeare, who wrote some of his most famous plays during and after outbreaks of the plague. The Great Depression in the 1930s coincided with a bumper crop of great Hollywood movies. Shocks get the creative juices flowing, and the past 18 months have provided one heck of a shock.

There is, though, another reason why the coming decades might be a time of artistic vibrancy that has little to do with Covid-19. In the background, while the pandemic has been raging, big technological changes have been unfolding. Developments – in genomics, in artificial intelligence, in new materials, in computing –form the components of a fourth industrial revolution. The lesson from history is that industrial revolutions tend to be the catalyst for artistic revolutions.

The first industrial revolution, which began in Britain in the middle of the 18th century, had a profound effect on artists, writers and composers. The early decades of industrialisation led to demands for political change, but they also gave rise to the Romantic movement.

If anything, the link between culture and economics was even clearer during the second industrial revolution, which straddled the end of the 19th century and the beginning of the 20th century. It produced new artistic mediums – the cinema and TV, for example – but it also had a marked impact on existing ones. Modernism represented a break with the past in art and architecture, as demonstrated by Picasso and Frank Lloyd Wright.

History doesn’t always repeat itself. It is possible the current crop of innovations will not have the same economic or cultural impact as those of the past. There may have been special factors – a peculiar mix of the economic, the political and the cultural – that gave rise to Romanticism and Modernism.

One thing looks certain. Any attempt to challenge the status quo will be met with the claim that today’s music, films and plays are nowhere near as good, innovative or enduring as the great art of the past. Yet, this is an age of disruption. New technology is transforming the way people shop and work. In these circumstances – with their echoes of the turmoil seen during the early decades of the 20th century – it would be surprising if there was no artistic response. Opening the playhouses again may unlock the door to a new golden age.
Available at: https://www.theguardian.com/business/commentisfree/2021/may/23/covid-pandemic
might-unlock-doors-to-golden-age-for-the-arts. Retrieved on: 23rd July, 2021. Adapted.

PUC RJ 2022 - QUESTÃO 17
In the title of the article “Covid pandemic might unlock doors to golden age for the arts”, the modal verb might expresses 

A) concrete advice
B) absolute certainty
C) strong recommendation
D) speculation about possible future events


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 18
In paragraph 3 of the text, in the sentence “Yet, if the cultural sector can survive in the short term, the long-term future looks a lot brighter.”, the author expresses 

A) doubt about the return of tourists to London due to the shock of Covid-19.

B) hope that the present situation of London theaters will improve in the future.

C) fear that the playhouses in London will face a tougher period than that in 1593.

D) expectation that the London cultural scene will never be the same after the pandemic.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 19
In paragraph 4 of the text, the sentence “Adversity can also be the spur for creativity” means that hard times

A) will hardly impact the movie industry.

B) may stimulate inspiration and imagination.

C) can come as a shock and affect people’s creativity.

D) should negatively affect the development of the arts.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 20
In paragraph 7 of the text, in the sentence “but it also had a marked impact on existing ones”, the highlighted words it and ones respectively refer to 

A) second industrial revolution – new artistic mediums

B) cinema – culture and economics

C) Modernism – art and architecture

D) culture – Picasso and Frank Lloyd Wright


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 21
In the last paragraph of the text, in the sentence “In these circumstances – with their echoes of the turmoil seen during the early decades of the 20th century”, the word turmoil can be replaced, without change in meaning, by

A) innovation
B) tranquility
C) agitation
D) indifference


ESPANHOL

Arte y tecnología en tiempos de pandemia: ¿un nuevo Renacimiento?

En estos meses pandémicos hemos aprendido mucho y los y las artistas no son excepción; nos han regalado verdaderas joyas en la web para no extrañar los insustituibles escenarios. Los editores de video se han transformado en una suerte de pintores, haciendo que el arte, en medio del confinamiento, cobre vida. ¿Será la pandemia tierra fértil para un arte transformador que nos sorprenda en los años venideros?

Empezaremos diciendo esto: no se puede pensar en arte sin pensar en tecnología. Y con tecnología nos referimos a la innovación de técnicas para producir algo. Toda manifestación artística, además de verse influenciada por contextos históricos, geográficos y temporales, se ha beneficiado del uso de ésta. El ser humano, al desarrollar el arte primitivo, se valió de artefactos y otras herramientas, en ocasiones elaboradas sólo para ese fin: pinceles rudimentarios, pigmentos hechos con sustancias orgánicas e incluso lámparas fabricadas para favorecer a la iluminación de sus lienzos. La sed de innovar y mejorar, propia del ser humano, ha sido saciada por la tecnología en diferentes periodos y en distintas medidas.

Tanto el arte moderno, como el arte del siglo XIX, influenciado por la Revolución Industrial, serían severamente criticados por los artistas del Renacimiento, y ni qué decir de la diversidad de expresiones artísticas fraguadas en la posmodernidad. Y es que una labor continua del artista es innovar, encontrar maneras más ingeniosas de crear, empujar los límites del arte y emplear cuantas herramientas estén a su alcance para enriquecer la experiencia humana.

Sin embargo, la innovación forzosamente conlleva a un alejamiento de los modelos tradicionales, modelos “antiguos”. Por ejemplo, la obsolescencia de la pintura y los retratos resultó clara cuando la fotografía llegó para trivializar el tiempo, a veces semanas y meses, que tomaba a un pintor realizar un retrato hiperrealista; para la gente del momento, esto significó una pérdida de valor para el artista, pues su arduo trabajo se veía, de pronto, anulado: toda su labor sustituida por un botón.

En un mundo que está en constante cambio, innovando y creando sin pausa alguna, es común que los nuevos modelos den muerte a los viejos, lo que algunas veces puede causar rechazo por parte de aquellas personas que aún se apegan a lo tradicional o lo que les resulta conocido. Tanto así que la gran mayoría podría negarse a llamar “arte” a las nuevas manifestaciones. 

La tecnología es parte de nuestra vida diaria: los cerebros encargados de diseñar nuestro futuro han logrado insertar artefactos innovadores en nuestro día a día. Desde luego, el arte se ha valido de estas herramientas para llevarnos más allá. Este año, además, nos presenta un episodio nunca antes visto en nuestra época: una crisis sanitaria mundial. Una pandemia que nos ha obligado a abrir los ojos y nos ha permitido ver que nuestras acciones, por muy pequeñas que sean, pueden tener un impacto global. ¿Cómo afectará esto a la creación artística? Un nuevo paradigma rige nuestro comportamiento: mientras más lejos, más unidos nos encontramos. A través del aislamiento social, contribuimos a que las pérdidas vitales a causa del virus disminuyan, lo que nos demuestra un compromiso ineludible con la humanidad, esa especie a la que (por si se nos había olvidado) pertenecemos.
Disponible en: https://festivalcervantino.gob.mx/articulo/7/
arte-y-tecnologia-en-tiempos-de-pandemia-%C2%BFunnuevo-
renacimiento? Acceso en: 25 jul.2021. Adaptado.

PUC RJ 2022 - QUESTÃO 17
En el artículo, el tema abordado es

A) la influencia y el impacto de la Revolución Industrial en el arte del siglo XXI.

B) la relación entre tecnología, arte e innovación en estos tiempos de pandemia.

C) el incremento del arte renacentista debido a la crisis sanitaria de la Covid 19.

D) el desarrollo del arte primitivo en tiempos de aislamiento geográfico y social.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 18
En el segundo párrafo del texto, el demostrativo destacado en el fragmento “se ha beneficiado del uso de ésta.” se refiere a

A) pandemia
B) artística
C) manifestación
D) tecnología


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 19
En el 4º párrafo, en el fragmento “la innovación forzosamente conlleva a un alejamiento de los modelos tradicionales”, el sinónimo del verbo conllevar es

A) implicar.
B) oponer. 
C) contrariar.
D) contraponer.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 20
La locución adverbial destacada en el fragmento del último párrafo “Desde luego, el arte se ha valido de estas herramientas para llevarnos más allá.” se puede reemplazar por el adverbio

A) casualmente
B) básicamente
C) indudablemente
D) coloquialmente


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 21
De acuerdo con el texto se concluye que

A) sin verse influenciada por contextos históricos, geográficos y temporales el arte no se ha beneficiado de la tecnología.

B) el rechazo por parte de los que se apegan a lo tradicional ha impedido toda y cualquier manifestación artística a lo largo de los tiempos.

C) la obsolescencia de la pintura cuando surgen las fotografías significó la supervaloración de los pintores de retratos.

D) forma parte del trabajo del artista la búsqueda por nuevos e ingeniosos modos de crear sin menospreciar las herramientas que estén a su alcance.


MANHÃ | GRUPOS 1 E 2

PUC RJ 2022 - QUESTÃO 01
Considere o número irracional x = √7 + √11.
Assinale a alternativa correta:

A) x < 5
B) 5 < x < 6
C) 6 < x < 7
D) 7 < x


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 02
Na figura abaixo, a circunferência possui raio 1, e os pontos A, B e C estão sobre ela. Os segmentos AB e BC são paralelos aos eixos x e y, respectivamente.

gráfico

Em função de α, qual é o valor da área do triângulo ABC?

A) sen(2α)
B) sen(α) . cos(α)
C) sen(α)
D) 1 – cos²(2α)


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 03
Considere todos os números naturais de cinco algarismos que são escritos utilizando dois algarismos 1, dois algarismos 2 e um algarismo 3. 

Quantos destes números são ímpares?

A) 6 
B) 12
C) 18
D) 24


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 04
Uma caixa contém 10 bolas azuis, de mesmo tamanho. Três delas têm o logotipo PUC escrito, e as outras, não. Dispõem-se, ao acaso, as dez bolas azuis, lado a lado, em linha reta.

Qual é a probabilidade de que as três bolas com o logotipo desenhado fiquem juntas?

A) 1/30
B) 1/15
C) 1/12
D) 1/10


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 05
Considere a parábola de equação y = x² – 11x + 24 e a reta de equação y = 5x + b. 

Seja B o conjunto dos valores reais de b para os quais a reta intercepta a parábola em pelo menos um ponto. 

Assinale a alternativa correta:

A) B = [0,+ ∞)
B) B = [ −40, 40]
C) B = [40,+ ∞)
D) B = [−40,+ ∞)


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 06
Considere um cone circular reto de madeira, com raio da base igual a 20 cm e altura 40 cm. É feito um furo cilíndrico de raio interno igual a 5 cm, atravessando todo o cone e com o mesmo eixo. 

Qual é o volume, em cm3, do sólido assim obtido?

A) 4500 π
B) 6400 π
C) 1600
D) 5000 7π


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 07
Todas as 200 crianças do Clube Olimpixs gostam de sorvete, mas as preferências variam entre os sabores creme, morango e chocolate. Dentre as 200 crianças, 80 preferem chocolate entre os três sabores, e 70 preferem morango. Sabemos, também, que 60 crianças têm chocolate como a terceira opção de escolha e que metade dessas 60 prefere creme a morango. 

Quantas crianças preferem chocolate a creme?

A) 120
B) 100
C) 93
D) 80


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 08
Na figura abaixo, ABC é um triângulo equilátero de lado 3. Os pontos D, E, F, G, H e I dividem cada um dos lados em 3 segmentos de comprimento 1. Traça-se uma circunferência pelos pontos D, E, F, G, H e I. Considere a região interior ao triângulo e exterior ao círculo, delimitada pelos segmentos AD e AI e pelo arco DI, como mostrada na figura.

figura

Qual é a área dessa região?

A) 

B)

C)

D)


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 09
A função f: [0,1] → R é tal que


Quanto vale f(1/7)?

A) 1/27
B) 1/25
C) 1/19
D) 1/9


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 10
Seja f(x) = |x-2|-|x-3|+|x-5|-|x-7|+|x-11|.

Quantas soluções reais possui a equação ?

A) 0
B) 2 
C) 4 
D) 6


MANHÃ | GRUPOS 2, 4 E 5

PUC RJ 2022 - QUESTÃO 01
Alberto sai de casa com R$ 200,00 em dinheiro. Ele passa primeiro na farmácia, onde gasta 1/4 do que tem consigo. Em seguida ele visita a papelaria, onde gasta 40% do que lhe resta. Depois ele passa pela banca de jornal, e ao voltar para casa, verifica que ainda tem R$ 55,00. 

Sabendo que, na banca de jornal, ele comprou uma revista no valor de R$ 10,00 e um jogo para seu filho, quanto custou o jogo?

A) R$ 25,00
B) R$ 30,00
C) R$ 35,00
D) R$ 40,00


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 02
Considere os números inteiros x = 5⁵, y = 6! e z = 17².

Assinale a alternativa correta:

A) x < y < z
B) x < z < y
C) z < y < x
D) z < x < y


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 03
Em uma prova de concurso, os candidatos devem escolher uma língua estrangeira, entre inglês e espanhol. Em determinado ano, constatou-se que 60% dos candidatos eram mulheres, e 40% eram homens.

Também constatou-se que 15% dos candidatos são homens que optaram por inglês.

Sabendo-se que o número total de candidatos era igual a 200, quantos candidatos homens optaram pela prova de espanhol?

A) 25
B) 30
C) 41
D) 50


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 04
A reta r tem equação y = 2x + 8, e intercepta o eixo y no ponto A, e o eixo x, no ponto B. 
Seja M o ponto médio do segmento AB e O a origem do sistema cartesiano.

figura

Quanto vale a área do triângulo AMO? 

A) 8
D) 16
C) 24
D) 32


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 05
Seja a função f, cujo gráfico está representado abaixo.

gráfico

Assinale a alternativa correta

A) f(2) + f(3) > 0

B) 

C) f(1) . f(0) = 0

D) f não possui raízes reais


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 06
Em uma urna há 8 bolas, sendo 4 brancas e 4 pretas. Esmeralda retira dessa urna 4 bolas, simultaneamente, sem olhar a cor das bolas.

Qual é a probabilidade de que as quatro bolas sejam pretas?

A) 1/2
B) 1/4
C) 1/8
D) 1/70


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 07
Para quantos valores inteiros do parâmetro b, a equação x² + bx + 40= 0 não admite raiz real?

A) 0
B) 25
C) 40
D) Infinitos


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 08
O triângulo ABC é retângulo em A. Seja 
Sabe-se que a hipotenusa BC mede 20 e que 

triangulo

Quanto mede o cateto AB?

A) 12
B) 15
C) 16
D) 25


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 09
Uma taça tem o formato de um cone com vértice para baixo. A profundidade da taça é 20 cm, e o raio da base (ou seja, da abertura superior) é 4 cm. A taça está cheia de leite até uma altura de 10 cm, quando é jogado, dentro dela, um pedaço de chocolate, que afunda completamente, fazendo o nível de leite subir até uma altura de 11 cm.

Qual é o volume, em cm³, do pedaço de chocolate que foi jogado dentro da taça?

A) 121π/3
B) 169π/4
C) 331π/75
D) 1729π/32


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 10
Considere a sequência (an), cujo termo geral é 

Qual é a quantidade de termos pertencentes ao intervalo ?

A) 5
B) 6
C) 10
D) 12


TARDE | GRUPOS 1 E 3

PUC RJ 2022 - QUESTÃO 01
Com relação aos efeitos do desmatamento, analise as afirmativas a seguir.

I - O desmatamento diminui o habitat das espécies e pode acarretar extinção dessas espécies. 

II - O desmatamento reduz o tamanho das populações e, consequentemente, diminui a sua variabilidade genética.

III - O desmatamento diminui a captura de CO2 atmosférico e contribui para o aquecimento global. 

É correto o que se afirma em

A) I e II, apenas
B) II e III, apenas
C) I e III, apenas
D) I, II e III


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 02
A classificação das células como procarióticas ou como eucarióticas é baseada, respectivamente, na ausência ou na presença da carioteca, membrana que envolve o material nuclear. Entretanto, a presença ou a ausência de outras estruturas também diferencia esses dois tipos celulares.

São estruturas que podem estar presentes tanto em células procarióticas quanto em eucarióticas: 

A) mitocôndria e ribossomo
B) parede celular e vacúolo
C) parede celular e ribossomo
D) membrana plasmática e mitocôndria


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 03
O esquema abaixo representa uma via metabólica hipotética.

Enzima

Considere que ocorre uma mutação em um gene, resultando em modificação estrutural na enzima 2, que perde sua atividade.

Qual seria a consequência dessa mutação?

A) Um acúmulo de A e nenhuma produção de B. 
B) Um acúmulo de B e nenhuma produção de C.
C) Um acúmulo de A e nenhuma produção de B e C. 
D) Um acúmulo de C e nenhuma produção de A e B. 


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 04
A charge abaixo trata da importância da vacinação para o controle de epidemias.

A charge abaixo trata da importância da vacinação para o controle de epidemias.

Levando-se em consideração os objetivos das campanhas de vacinação populacional, analise as afirmativas a seguir.

I - As campanhas de vacinação populacional impedem o contato da população com os agentes patogênicos.

II - As campanhas de vacinação populacional diminuem a circulação do agente patogênico na população.

III - As campanhas de vacinação populacional garantem que todos os vacinados não desenvolvam a doença resultante da infecção com o agente patogênico.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas
B) II, apenas
C) I e II, apenas
D) I, II e III


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 05
Qual é a frequência, em Hertz, do ponteiro das horas de um relógio analógico?

A) 12⁻¹
B) 24⁻¹
C) 43200⁻¹
D) 87600⁻¹


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 06
Um pêndulo de massa m e raio L é solto de uma altura igual a L/2. Esse pêndulo colide frontal e elasticamente com um bloco, também de massa m, na parte mais baixa de sua trajetória. 

Adotando g como a aceleração da gravidade, as velocidades do pêndulo e do bloco, imediatamente após a colisão, são, respectivamente:

A) 0, √gL
B) √gL, 0
C) √2gL, 0
D) √gL, √gL


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 07
Um bloco de 0,200 kg de massa está, inicialmente, em repouso sobre uma superfície sem atrito. A partir de um certo instante, o bloco começa a se deslocar horizontalmente, em linha reta, com uma aceleração constante de 2,00 m/s².

Após 5,00 segundos, o bloco deixa de ser acelerado, passando a se mover com velocidade constante, até se chocar com uma mola, que obedece à lei de Hooke, de constante elástica k = 80,0 N/m, e para por ação exclusivamente da força elástica da mola. 

Qual é a compressão da mola, em cm, quando esse bloco para?

A) 10,0
B) 25,0
C) 50,0
D) 100 


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 08
Considere um sistema inicial composto de, apenas, duas partículas carregadas eletricamente, fixas em suas posições, que apresenta energia potencial elétrica positiva de 15 mJ. A partir desse arranjo inicial, traz-se uma terceira partícula, carregada com carga não nula, desde o infinito, que passa a compor um novo sistema de três partículas fixas. 

A energia potencial eletrostática desse novo sistema

A) será maior que 15 mJ se a terceira partícula tiver carga de mesmo sinal que as outras duas.

B) será menor que 15 mJ se a terceira partícula tiver carga de mesmo sinal que as outras duas.

C) será maior que 15 mJ se a terceira partícula tiver carga de sinal oposto ao das outras duas.

D) será 15 mJ.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 09
Um circuito elétrico conta com uma bateria ideal, fios condutores ideais, e dois resistores idênticos, de 5,0 kΩ cada um, associados em paralelo. Com um amperímetro, mediu-se que a corrente elétrica que passa por cada resistor tem valor 2,0 mA. 

Quanto vale, em V, a força eletromotriz da bateria desse circuito?

A) 5,0 
B) 10 
C) 20 
D) 40


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 10
Sabe-se que quanto menos veloz a luz é em um meio, maior é o índice de refração do meio. 
Quando um raio de luz atravessa obliquamente a interface que separa um meio em que a luz se propaga mais lentamente e penetra em um meio em que a luz se propaga com maior velocidade, este raio

A) fica mais luminoso.
B) não sofre desvio.
C) se aproxima da normal à interface.
D) se afasta da normal à interface.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 11
Uma barra fina e uniforme, de 2,00 m de comprimento e massa 3,05 kg, está, em equilíbrio, apoiada sobre duas balanças, conforme a figura. A balança 1 apoia uma das extremidades da barra, e a balança 2 localiza-se a 1,50 m da balança 1, conforme a figura. Na outra extremidade da barra, está fixado um bloco de 2,00 kg.

Uma barra fina e uniforme, de 2,00 m de comprimento e massa 3,05 kg, está, em equilíbrio, apoiada sobre duas balanças, conforme a figura

Quanto vale, em newtons, a leitura da balança 1? 
Considere g = 10,0 m/s²

A) 3,50
B) 2,50 
C) 1,50 
D) 4,50


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 12
A figura mostra um macaco hidráulico, contendo óleo, e constituído de dois êmbolos de áreas A1 = 1,2x10¹ mm² e A2 = 1,2x10⁴ mm². Sobre o êmbolo de área A2, é colocado, em repouso, um bloco de massa 6,0x10² kg.

figura

Determine o valor, em newtons, da força aplicada no êmbolo de área A1 para que essa estrutura permaneça em equilíbrio. 

Considere g = 10 m/s²

A) 6,0
B) 10 
C) 12 
D) 5,0 


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 13
Uma pequena piscina, contendo 10.000 L de água, precisa ter os parâmetros ajustados para que possa ser utilizada com segurança. 

Em um determinado dia, a água dessa piscina estava mais ácida (pH 6,0) do que o ideal. Assim, foi adicionado o chamado “elevador de pH” (carbonato de sódio anidro), para reagir com íons H⁺ livres, segundo a reação simplificada abaixo.

química

Considerando-se que não houve mudança significativa no volume da água da piscina, qual foi a massa aproximada de Na2CO3, em gramas, necessária para ajustar o pH para 7,0?

Dado: M(Na2CO3) = 106 g mol⁻¹

A) 0,15
B) 0,48
C) 1,35
D) 2,52


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 14
Uma pequena piscina, contendo 10.000 L de água, precisa ter os parâmetros ajustados para que possa ser utilizada com segurança.

Observou-se que a concentração de Cu2⁺ nessa piscina estava acima do ideal (5 mg L⁻¹), por conta dos tratamentos com fungicida à base de cobre. Para ajustar essa concentração, foi necessário trocar parte da água da piscina. 

Assim, retiraram-se 6.000 L da água da piscina, substituindo-os por igual volume de água limpa (livre de cobre). 

A concentração de Cu²⁺, em mg L⁻¹, após esse procedimento passou a ser de

A) 0,5
B) 1 
C) 2
D) 4


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 15
O sulfeto de hidrogênio (H2S) é formado em águas poluídas, por conta da degradação de matéria orgânica, provocando a morte de peixes.

O H2S, dissolvido em uma amostra de água, pode ser retirado por processo eletroquímico após adição de iodeto de potássio (KI), que é oxidado, na superfície de um eletrodo, produzindo o I2 que reage com o H2S, conforme mostrado na reação abaixo.

QUÍMICA

A variação de número de oxidação do enxofre nessa reação é

A) −1 
B) −2 
C) +2
D) +4


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 16
Considere a reação abaixo.

fórmula

A lei cinética é de primeira ordem em relação ao clorometano e também de primeira ordem em relação ao cianeto de sódio. Quadruplicando-se a concentração do clorometano e, simultaneamente, reduzindo-se à metade a concentração de cianeto de sódio, a velocidade da reação

A) permanecerá constante.
B) quadruplicará.
C) será reduzida à metade.
D) duplicará.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 17
A oleuropeína, cuja fórmula estrutural é apresentada abaixo, é um fenilpropanoide encontrado no azeite de oliva, que apresenta diversas propriedades farmacológicas, incluindo a anti-inflamatória, a antiviral e a antienvelhecimento.

OLEUROPEÍNA

A oleuropeína apresenta, em sua estrutura,

A) as funções orgânicas éster, fenol, álcool e éter.
B) cinco carbonos quirais.
C) dois anéis aromáticos.
D) as funções orgânicas ácido carboxílico, álcool, éster e fenol.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 18
O estireno reage com a água, na presença de um catalisador ácido, para formar um álcool aromático, como indicado na reação abaixo.

FIGURA

Considerando que essa reação está em equilíbrio, observa-se que

A) na direção direta, acontece uma reação de adição.
B) o papel do catalisador é deslocar o equilíbrio, no sentido de produzir mais 1-feniletanol.
C) o papel do catalisador é deslocar o equilíbrio, no sentido da formação do estireno.
D) na direção inversa, acontece uma reação de substituição.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 19
O acetileno (C2H2) é um hidrocarboneto usado como fonte de energia. 

A reação de combustão completa do acetileno, com excesso de oxigênio, é 

A) exotérmica e produz água como um dos produtos.

B) endotérmica e produz monóxido de carbono como um dos produtos.

C) tem calor de reação zero, e produz carbono como um dos produtos.

D) exotérmica e produz apenas produtos sólidos.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 20
O composto abaixo, conhecido como WS-2, é usado em um tipo de dispositivo fotovoltaico chamado de Célula Solar Sensibilizada por Corante.

GRÁFICO

Dados: 
M(H) : 1 g mol⁻¹
M(C) : 12 g mol⁻¹
M(N) : 14 g mol⁻¹
M(O) : 16 g mol⁻¹
M(S) : 32 g mol⁻¹

O WS-2 apresenta 

A) fórmula molecular C32H22N4O2S2
B) apenas carbonos com hibridização sp2
C) aproximadamente 68,6% de carbono.
D) ligações sigma carbono-hidrogênio (σC−H) perfazendo o total de 17.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 21
A distribuição de terras indígenas pelos estados brasileiros

terras indígenas
Disponível em: https://ijnet.org/pt-br/story/contexto-%C3%A9-
essencial-ao-reportar-sobre-povos-ind%C3%ADgenas-e-covid-19.
Acesso em: 21 jul. 2021.

Com base nos cartogramas, identifique a correlação entre as unidades federadas e suas terras indígenas.

A) Unidades federadas extensas limitam terras indígenas extensas.

B) Unidades federadas da faixa litorânea restringem terras indígenas às áreas de planície.

C) Unidades federadas da fronteira consolidada possuem terras indígenas menos extensas.

D) Unidades federadas focadas na expansão do agronegócio ampliam as terras indígenas.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 22
O clima é formado pela combinação dos elementos atmosféricos e fatores espaciais que atuam em uma região. 

É um fator espacial

A) temperatura
B) pressão
C) precipitação
D) latitude


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 23
Os biomas são constituídos pelo agrupamento de tipos próximos de vegetação que, ao longo do tempo, passaram pelos mesmos processos de formação da paisagem, resultante da diversidade da fauna e da flora, relacionada às condições de clima e de solo singulares de cada localidade.

Assim como em outros países, as classificações dos biomas brasileiros seguem um padrão técnico mundial, que identifica grandes conjuntos de ecossistemas. No Brasil, o IBGE é o órgão responsável pela classificação dos biomas.

Na divulgação dos biomas pelo IBGE, em 2019, foram considerados seis biomas brasileiros, que são:

A) Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal
B) Amazônia, Caatinga, Cerrado, Manguezal, Mata Atlântica e Pantanal
C) Agreste, Amazônia, Cerrado, Manguezal, Mata Atlântica e Sertão
D) Agreste, Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 24
Observe o esquema referente à ampliação do setor portuário e seu contexto urbano.

FIGURA
RODRIGUES et al (2009) apud Frédéric Monié e Flavia Nico Vasconcelos. In Evolução das relações entre cidades e portos: entre lógicas homogeneizantes e dinâmicas de diferenciação. Disponível em: 
https://journals.openedition.org/confins/7685?lang=pt. Acesso em: 21 jul. 2021.

Assinale a opção correta:

A) A expansão portuária reduz a poluição urbana.
B) A dinâmica portuária diminui o preço do solo urbano.
C) A atividade portuária afasta do centro urbano o comércio diversificado.
D) A especialização portuária estimula o transporte multimodal na área urbana.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 25
Considerando-se que os níveis de salinidade da água da superfície dos oceanos são variáveis em todo o planeta, a faixa latitudinal onde a salinidade é maior refere-se à zona mais próxima de

A) 20º, por ser a região oceânica onde a evaporação excede os valores da precipitação atmosférica.

B) 45º, pois as regiões temperadas da Terra quase não possuem rios que deságuam nos oceanos.

C) 90º, pelas baixas temperaturas que deixam a água oceânica em estado sólido, na forma de icebergs.

D) 0º, já que os ventos alísios empurram a água evaporada das massas oceânicas para os continentes.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 26
Um dos objetivos do Acordo de Paris (2015), como resposta global às ameaças de mudança do clima, é

A) apoiar os países desenvolvidos na redução de suas vulnerabilidades ambientais e energéticas em relação a eventos climáticos extremos.

B) estimular a ajuda financeira e tecnológica dos países desenvolvidos aos menos desenvolvidos, para que cumpram as metas definidas pelo acordo.

C) impulsionar cidades, comunidades indígenas, instituições financeiras e sociedade civil a zerarem as queimadas na Amazônia, que é a maior causa do aquecimento global.

D) reduzir o desenvolvimento tecnológico dos países desenvolvidos para que se adaptem à realidade dos menos desenvolvidos, controlando-se, assim, o lançamento dos gases estufa na atmosfera.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 27
Considere o texto a seguir.

A morte do saudita Osama Bin Laden, numa impressionante operação militar americana em solo paquistanês, em maio de 2011, espalhou uma sensação de alívio nos países que vinham sofrendo ataques organizados pelo grupo terrorista sob seu comando. O responsável pelo 11 de Setembro, e tantos outros atentados, não podia mais espalhar sua campanha de violência e terror pelo mundo. No entanto, não muito longe dali, no ainda instável e violento Iraque, estava ganhando força uma ameaça potencialmente grave.
BBC News, Brasil. 16/05/2021. Disponível em: https://www.bbc.com/
portuguese/internacional-55379503.
Acesso em: 21 jul.2021. Adaptado.

Essa ameaça, a que o texto se refere, ampliada no eixo Iraque-Síria após a morte de Osama Bin Laden, é o grupo terrorista

A) Talibã
B) Boko Haram
C) Hezbollah
D) ISIS


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 28
Considere o texto a seguir.

Desde o início do século XXI, o setor agrícola, no interior do Rio de Janeiro, vem ganhando suporte de outras atividades que definem um padrão de pluriatividade que gera emprego e renda no campo fluminense.
MARAFON, Glaucio. Revista Campo-Território, vol.1, nº1, 2006.
Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11776/. Acesso em 21 jul. 2021. Adaptado.

Que atividade econômica no território fluminense, combinada ao seu perfil agrícola, rende novas possibilidades de emprego e renda no campo do Rio de Janeiro?

A) Exploração de gás e óleo
B) Turismo rural
C) Setor metalúrgico
D) Logística portuária


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 29
A cidade do Rio de Janeiro é um grande cenário construído sobre o desmonte de morros e aterramento de espelhos d’água (rios, litorais...) para a criação de solo urbano, abertura de túneis e construção de viadutos, entre outros.

Observe a imagem a seguir.

A cidade do Rio de Janeiro é um grande cenário construído sobre o desmonte de morros e aterramento de espelhos d’água (rios, litorais...) para a criação de solo urbano, abertura de túneis e construção de viadutos, entre outros.
VEJA Rio Online. Disponível em: https://vejario.abril.com.br/
atracao/aeroporto-santos-dumont-80-anos/.
Acesso em: 21 jul. 2021.

Na década de 1930, a obtenção da área plana edificável para a construção do primeiro aeroporto civil do Brasil, o Santos Dumont, exigiu

A) abertura da Avenida Presidente Vargas, que utilizou o entulho das demolições para o aterramento da Ponta do Calabouço.

B) utilização do material rochoso retirado do maciço da Tijuca, o que afetou o abastecimento de água na cidade.

C) desmonte definitivo do morro do Castelo, o que produziu toneladas de material rochoso para o aterramento dessa parte litorânea do centro histórico.

D) uso dos detritos gerados com o desmonte do morro de Santo Antônio, o que possibilitou, também, a construção do aterro do Flamengo.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 30
estados unidos x china 5g

A interpretação adequada da charge leva à seguinte conclusão:

A) as maiores empresas de conexão virtual da atualidade estão em competição pelo controle do Vale do Silício, na Califórnia.

B) o grande poder global das empresas chinesas desqualifica a presença das corporações norte-americanas nesse mercado.

C) a guerra comercial entre os EUA e a China pelo controle do setor de comunicação virtual pode ser entendida como parte da nova Guerra Fria no século XXI.

D) a China e os EUA desenvolvem uma falsa competição internacional pela comunicação virtual, pois os chineses controlam as empresas norte-americanas e dominam o mercado atualmente.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 31
Considere o texto a seguir.

“Em 31 de outubro de 1517, na véspera do dia de Todos os Santos, Lutero fixou 95 Teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg. [..] Em suas 95 teses, Lutero questiona e critica a extensão do poder do Papa, manifestando-se contra o comércio de indulgências, desencadeando questões de alcance religioso e intelectual, que se refletiram nos modos de ser e pensar do homem moderno.”
Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/exposicoes/lutero-500-anos-da-reforma/as-95-teses. 
Acesso em: 3 set. 2021. Adaptado.

O texto descreve 

A) o processo de separação entre a Igreja Católica do Ocidente e a do Oriente, que resultou em uma ruptura na cristandade, da qual derivaram a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa.

B) o Renascimento, em que a contestação do domínio da religião cristã no ocidente europeu tomou a forma de uma abordagem humanista, racionalista e anticlerical.

C) o movimento de autonomia dos Estados nacionais europeus, que se tornariam independentes do controle ideológico e político do Papa e da Igreja Católica do Ocidente.

D) o momento de ruptura que levou a uma perda do monopólio da Igreja Romana na interpretação da mensagem religiosa cristã no ocidente.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 32
Considere a imagem a seguir.

PUC RJ
Disponível em: https://collections.louvre.fr/en/ark:
/53355/cl010065872#fullscreen. Acesso em: 3 set. 2021.

“A liberdade guiando o povo (28 de julho de 1830)” é uma obra do pintor francês Eugène Delacroix em homenagem 
ao movimento que, em 1830, depôs o monarca Carlos X do trono da França. 

A alegoria da liberdade que está no centro da obra indica que

A) a liberdade é um pressuposto para a soberania das nações.

B) as mulheres estavam no centro das manifestações e exigiam igualdade.

C) a liberdade política só é possível através de uma revolução armada.

D) a liberdade individual é mais importante que a liberdade coletiva.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 33
Em 13 de maio de 1888, terminava um período de quase quatro séculos de escravidão no Brasil. Abaixo é apresentada uma charge do ano anterior à abolição e, em seguida, um extrato de uma crônica de Machado de Assis, publicada poucos dias depois da Lei Áurea (13 de maio de 1888).

Legenda: "Enquanto no Parlamento só se discute e nada se resolve, os pretinhos raspam-se com toda ligeireza. Os lavradores não podem segurá-los."
Legenda: "Enquanto no Parlamento só se discute e nada se resolve,
os pretinhos raspam-se com toda ligeireza. Os lavradores não podem segurá-los."
AGOSTINI, Ângelo. Charge in: Revista Ilustrada, Rio de Janeiro, setembro de 1887.

“Pancrácio aceitou tudo; aceitou até um peteleco que lhe dei no dia seguinte, por me não escovar bem as botas; efeitos da liberdade. Mas eu expliquei-lhe que o peteleco, sendo um impulso natural, não podia anular o direito civil adquirido por um título que lhe dei. Ele continuava livre, eu de mau humor; eram dois estados naturais, quase divinos”. 
ASSIS, Machado de. Crônica. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 19 de maio de 1888.

Os documentos acima mostram que o processo abolicionista e a abolição propriamente dita trouxeram os seguintes desdobramentos para a população afrodescendente:

A) antes da abolição, as leis antiescravidão e as lutas contra a escravidão traziam esperanças de liberdade e reaispossibilidades de ascensão social fora do trabalho agrícola.

B) a liberdade dos escravizados não significou necessariamente uma mudança substancial no cotidiano dos negros, uma vez que não os incluiu de forma mais igualitária na sociedade e na economia do Brasil. 

C) a luta pela liberdade levada a cabo pelos ex-escravizados tinha como objetivo fugir do campo, mesmo sabendo que continuariam as relações de poder escravistas.

D) os negros libertos pela Lei Áurea conseguiram integrar-se à crescente produção industrial como trabalhadores assalariados.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 34
O Haiti tem enfrentado, em 2021, o crescimento da violência e da pobreza, disputas políticas devido ao assassinato do presidente, terremotos e alta taxa de infecções por Covid-19. 

O quadro atual remete à história do Haiti nos séculos passados, caracterizada

A) por ter sido a última colônia da América Latina a conquistar a independência e o primeiro Estado das Américas a abolir a escravidão negra.

B) pela colonização inglesa e, a partir do séc. XVIII, pela colonização espanhola, com o nome de São Domingos.

C) pelas pressões políticas, militares e econômicas sofridas pelo Haiti, em função da difusão do medo de que asrebeliões de escravizados negros se espalhassem pelas regiões que ainda praticavam a escravidão no século XIX.

D) pela adoção pioneira da república federativa como forma de governo e pela adoção do voto universal, ambas depois da independência.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 35
Considere a imagem a seguir.

Cartaz da Exposição Internacional em Comemoração ao  Centenário da Independência do Brasil, em 1922.
Cartaz da Exposição Internacional em Comemoração ao 
Centenário da Independência do Brasil, em 1922.
Arquivo Nacional. Fundo Comissão Executiva da Comemoração do Centenário da Independência. 
Disponível em: https://diariogm.com.br/cultura/7-de-setembro-de-1922-
o-centenário-da-independencia-do-brasil. Acesso em: 3 set. 2021.

A imagem acima é o cartaz da Exposição Internacional, inaugurada na cidade do Rio de Janeiro, em setembro de 1922, no âmbito das comemorações do centenário da Independência do Brasil. Nessa imagem, é possível observar que

A) o escudo à esquerda, com a data de 1822, representa o passado imperial que se queria renegar totalmente, naquele momento de intensa modernização do país.

B) o escudo à direita remete ao ano de 1922, período de grande estabilidade política, social e prosperidade econômica.

C) a figura feminina central, carregando a bandeira do Brasil, é uma representação clássica da república rodeada por outras nações como os EUA, a França e a Inglaterra, considerados modelos de nações civilizadas e modernas.

D) a república brasileira, colocada em primeiro plano, expressa a intenção de impor a hegemonia política da nação brasileira no cenário mundial, especialmente latino-americano. 


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 36
Em 2022, comemoraremos o bicentenário da Semana de 22, início oficial do Modernismo Brasileiro. Os documentos abaixo representam características fundamentais desse movimento artístico, literário e cultural, que se estendeu pela década seguinte e influenciou várias gerações de artistas.

A língua sem arcaísmos, sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos.
“A língua sem arcaísmos, sem erudição. Natural e neológica.
A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos.”
ANDRADE, Oswald de. Manifesto Pau-Brasil.
Disponível em: https://www.ufrgs.br/cdrom/oandrade/oandrade.pdf. Acesso em: 3 set. 2021.

Observando a imagem e o texto que a segue, podem-se destacar as seguintes características desse movimento:

A) a defesa de uma produção cultural voltada para a construção da brasilidade, uma identidade nacional baseada em aspectos originais do Brasil.

B) a proposta de mudança da bandeira brasileira, para marcar a identidade nacional, diferentemente da bandeira republicana, que era baseada na bandeira norte-americana.

C) a defesa de uma linguagem de baixo calão em oposição à erudição, marca da elite europeizada do Brasil.

D) a recusa da influência promovida pela imigração, especialmente ao longo do processo de industrialização paulista, e a defesa do uso da mão de obra indígena e africana.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 37
Considere a imagem a seguir.

PUC RJ 2022 - QUESTÃO 37
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lenin#/media/
Ficheiro:19190501-lenin_speech_red_square.jpg. Acesso em: 6 set. 2021.

A fotografia acima, do líder político Vladimir Ilitch Ulianov (Lenin), foi registrada em um comício na Praça Vermelha, em Moscou, em 1919. Essa imagem e esse gesto inspiraram quadros, esculturas e monumentos, transformando-se em um ícone do movimento revolucionário russo. 

A respeito desse período histórico, observa-se que Lenin

A) imitava a saudação feita pelos fascistas italianos, indicando sua inclinação ideológica.

B) afirmava que a revolução somente seria vitoriosa se fosse expansionista, colonialista e imperialista.

C) defendia que o sentido da Revolução na Rússia estava no futuro socialista e não no passado czarista.

D) sustentava que a revolução deveria ter uma chefia única em torno de um líder nacional, carismático e autoritário.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 38
A indústria no Brasil nasceu associada à produção rural e assim continuou durante a Primeira República (1889-1930). Nos anos 1930/1940, passou-se ao modelo de substituição de importações, levado a cabo pelo primeiro Governo Vargas (1930-1945). A década de 1950 trouxe novas políticas voltadas para a industrialização, que ficaram conhecidas como desenvolvimentismo. Considere as tabelas abaixo.

A indústria no Brasil nasceu associada à produção rural e assim continuou durante a Primeira República (1889-1930).
Disponível em: http://geodasindustrias.blogspot.com/2013/11/
a-industrializacao-no-brasil.html. Acesso em: 10 set 2021.

info
BRASIL. MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. Brasil – situação
– recursos – possibilidades. Rio de Janeiro, 1955. p. 474.

Pela análise das tabelas, observa-se que

A) nos anos 1920, a principal indústria era a de alimentação, seguida pela indústria têxtil, mas ambas entraram em decadência nos anos 1940/1950.

B) entre os anos 1920 e 1950, houve mudança de foco no crescimento industrial de bens de consumo, como alimentos, para os bens de produção, como siderurgia e borracha.

C) nos anos 1950, houve um grande crescimento de bens de produção, enquanto a indústria de bens de consumo teve crescimento negativo.

D) nos anos 1950, a extração de minérios superou a indústria do fumo, enquanto o maior crescimento ocorreu na indústria têxtil.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 39
Considere a imagem a seguir.

PUC RJ 2022 - QUESTÃO 39
Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/
foto-impressionante-relembra-teste-nuclear-historico-feito
-pelos-eua.html. Acesso em: 6 set. 2021.

A imagem registra a explosão de uma bomba atômica no atol de Bikini, nas Ilhas Marshall, em 25 de julho de 1946, que levantou dois milhões de toneladas de água e areia, formando sobre o mar uma coluna de aproximadamente 1.800m de altura e 600m de largura. Nas décadas seguintes, milhares de bombas atômicas foram detonadas pelas principais potências militares do planeta. 

Sobre o impacto desses testes, observa-se que:

A) a tecnologia aplicada aos testes nucleares permitiu o desenvolvimento de ações de proteção ambiental e de preservação de espécies ameaçadas.

B) as partículas radioativas lançadas na atmosfera da Terra atingiram outros planetas, ameaçando o equilíbrio de todo o sistema solar.

C) os testes nucleares foram realizados em áreas isoladas e sem presença de vida, não tendo, portanto, nenhum impacto sobre o meio ambiente. 

D) a contaminação provocada pela radiação emitida pelos testes nucleares permanece até hoje e contribui para o desequilíbrio ambiental do planeta.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 40
Em 1989, Fernando Collor de Mello foi eleito o primeiro presidente civil após 25 anos de regime militar, sob a bandeira de eliminar a corrupção e acabar com os “marajás”. Em 1992, o presidente sofreu um processo de impeachment, sob acusação de ter infringido a Constituição Federal de 1988 e a Lei nº 1.079/1950, que preveem crimes de responsabilidade.

Nesse caso, o crime cometido pelo presidente Fernando Collor de Mello foi

A) contra a lei orçamentária, votada pelo Congresso e desrespeitada por ele, elevando os gastos acima do teto permitido.

B) contra o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais, perseguindo seus opositores e ameaçando a democracia.

C) contra a administração de recursos públicos, fazendo mau uso do dinheiro público em favor próprio, constituindo crime de improbidade administrativa.

D) contra o cumprimento de decisões judiciais, como as regras de economia estipuladas pelo Superior Tribunal de Justiça (STF).


TARDE | GRUPOS 2, 4 E 5
PUC RJ 2022 - QUESTÃO 01
Quantos tipos de gametas podem ser produzidos por um indivíduo com o genótipo AabbCCDd?

A) 4
B) 8 
C) 16
D) 32


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 02
A força evolutiva cuja intensidade varia de acordo com o tamanho populacional é a

A) mutação
B) migração
C) deriva gênica
D) seleção natural


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 03
É uma característica EXCLUSIVA dos animais

A) a gastrulação
B) a heterotrofia
C) a reprodução sexuada
D) o gameta masculino flagelado


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 04
Alguns estudos têm mostrado que as mudanças climáticas podem afetar as relações ecológicas das plantas com outros organismos.

Um dos resultados encontrados é que a elevada concentração de CO2 atmosférico pode afetar a produção de açúcar, por meio de efeitos diretos na fotossíntese, e, consequentemente, modificar a qualidade do néctar produzido, influenciando diretamente a 

A) polinização
B) herbivoria
C) dispersão de sementes
D) floração


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 05
Considere a figura abaixo e analise as afirmativas referentes a ela.

Considere a figura abaixo e analise as afirmativas referentes a ela
Disponível em: https://br.depositphotos.com/
10075453/stock-photo-urinary-system.html. 
Acesso em: 18 ago, 2021. Adaptado.

I - O número 1 indica os rins, que participam da filtração das impurezas do sangue e da formação da urina.
II - O número 2 indica a uretra, estrutura responsável pela drenagem da urina dos rins para a bexiga.
III - O número 3 indica a bexiga, estrutura responsável por armazenar a urina até que ela seja eliminada.

É correto APENAS o que se afirma em

A) I 
B) I e II
C) I e III
D) II e III


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 06
A enzima piruvato desidrogenase catalisa a reação em que piruvato é convertido a acetilCoA.

O gráfico a seguir representa a variação da velocidade dessa reação na presença da piruvato desidrogenase, em função da variação na concentração do substrato dessa enzima.

gráfico

Considerando o gráfico acima, analise as afirmativas a seguir.

I - A enzima diminui a energia de ativação necessária para que a reação química aconteça e, à medida que a concentração do substrato aumenta, na presença da enzima, a velocidade da reação aumenta até alcançara velocidade máxima.

II - A linha pontilhada indica a velocidade máxima da reação, que não sofrerá mais variação, mesmo que haja aumento da concentração de substrato.

III - A velocidade máxima da reação representa o momento em que todos os sítios ativos das enzimas se encontram ligados a substrato e, como não existem mais enzimas disponíveis, mesmo que haja aumento da concentração de substrato, não ocorrerá aumento da velocidade da reação.

É correto o que se afirma em

A) apenas I e II
B) apenas I e III
C) apenas II e III
D) I, II e III


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 07
Uma bola, quando disparada na Terra com um ângulo de 45 graus em relação ao solo e com uma velocidade inicial de módulo 10 m/s, descreve uma trajetória parabólica.

Na parte mais alta da trajetória, desprezando-se todas as forças dissipativas, a força resultante que atua sobre a bola:

A) é nula.
B) aponta para o mesmo sentido da trajetória.
C) aponta para baixo.
D) aponta para cima.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 08
Um circuito elétrico conta com uma bateria ideal, fios condutores ideais, e dois resistores idênticos, de 5,0 kΩ cada um, associados em paralelo. Com um amperímetro, mediu-se que a corrente elétrica que passa por cada resistor tem valor 2,0 mA. 

Quanto vale, em V, a força eletromotriz da bateria desse circuito?

A) 5,0 
B) 10 
C) 20 
D) 40 


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 09
Um aparelho condicionador de ar de 9.000 Btu/h possui potência elétrica de 800,0 W.

Se esse aparelho ficar em operação contínua por duas horas diariamente, o consumo total de energia elétrica, emkWh, ao final de uma semana será de

A) 126,0 
B) 400,0 
C) 11,20
D) 1,600 


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 10
O trítio é um isótopo mais pesado, radioativo e menos abundante do hidrogênio (número atômico 1). O número de massa do trítio é 3. 

Considerando-se essas informações, conclui-se que um átomo não ionizado de trítio tem 

A) dois prótons, dois elétrons e um nêutron
B) um próton, um elétron e um nêutron
C) um próton, dois elétrons e um nêutron
D) um próton, um elétron e dois nêutrons


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 11
O acetileno (C2H2) é um hidrocarboneto usado como fonte de energia. 
A reação de combustão completa do acetileno, com excesso de oxigênio, é 

A) exotérmica e produz água como um dos produtos.

B) endotérmica e produz monóxido de carbono como um dos produtos.

C) tem calor de reação zero, e produz carbono como um dos produtos.

D) exotérmica e produz apenas produtos sólidos.


PUC RJ 2022 - QUESTÃO 12
O SiCl4, o BeBr2 e o I3⁻ apresentam, respectivamente, os seguintes tipos de geometria molecular:

Dados: Números atômicos (Z)
Si: Z = 14
Cl: Z = 17
Be: Z = 4
Br: Z = 35
I: Z = 53

A) tetraédrica, linear e angular
B) pirâmide trigonal, linear e linear
C) angular, angular e angular
D) tetraédrica, linear e linear


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova PUC RJ Vestibular 2022 com Gabarito
Prova PUC RJ Vestibular 2022 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoQIDc1iMv10CYtunHaUgMwDOQ4zIhMywihhyrSRwi6HokZxJLIhAH-Mug-GRE1zNQJ_auQ9hJIkuXJ80kG_iAv5bLUioiWtCCbwtssKLSWPV2qWtf_72Tt4IMXoMp95cvcnTY11tQjGU/s16000/pucrj-logotipo-indagacao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoQIDc1iMv10CYtunHaUgMwDOQ4zIhMywihhyrSRwi6HokZxJLIhAH-Mug-GRE1zNQJ_auQ9hJIkuXJ80kG_iAv5bLUioiWtCCbwtssKLSWPV2qWtf_72Tt4IMXoMp95cvcnTY11tQjGU/s72-c/pucrj-logotipo-indagacao.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2023/05/prova-puc-rj-vestibular-2022-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2023/05/prova-puc-rj-vestibular-2022-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo