Prova Fisioterapia ENADE 2010 com Gabarito

ENADE - Indagação

Prova Fisioterapia ENADE 2010 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 10 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 11
ENADE 2010: O tecido conjuntivo forma uma rede contínua responsável pelas relações espaciais entre as células, os tecidos e os órgãos do corpo. Os constituintes do tecido conjuntivo são quase sempre os mesmos: fibras (colágenas, elásticas e reticulares); substância fundamental amorfa ou matriz extracelular, e células.

As características do tecido conjuntivo dependerão da função de cada região. A combinação de proporções específicas dos constituintes resulta em tipos de tecido conjuntivo estruturalmente diferentes, com propriedades mecânicas próprias: o frouxo ou areolar e o denso. São os estresses mecânicos da atividade motora normal que determinam a constituição do tecido conjuntivo.

A partir das informações acima, avalie as afirmações a seguir.

I. O tecido conjuntivo frouxo adapta-se com o encurtamento e contração de suas fibras caso não haja movimento adequado, como no caso de uma imobilização.

II. As cicatrizes são formadas por tecido denso e sem orientação, se não forem submetidas a estímulos mecânicos.

III. As fáscias musculares estão em continuidade com os tendões e aponeuroses musculares, formando um sistema interligado, adaptado à transmissão de tensões mecânicas.

IV.  As diversas fases do processo de reparo do tecido conjuntivo não interferem na redução do risco de recidiva das lesões musculoesqueléticas.

V. O tecido conjuntivo pode apresentar maior proporção de fibras e se tornar denso se houver necessidade de resistência. Se a resistência é requerida em direção preferencial, haverá orientação das fibras colágenas segundo esta orientação.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II, III e IV.
B) I, II, III e V.
C) I, II, IV e V.
D) I, III, IV e V.
E) II, III, IV e V.


QUESTÃO 12
ENADE 2010: No estudo do córtex cerebral, é abordada a consolidação da aprendizagem/reaprendizagem motora. Algumas estratégias mimetizam ações pelo pensamento e outras envolvem a observação de um ato motor. As propostas que geram plasticidade adaptativa cortical favorável à recuperação funcional envolvem

A) imagética e abordagem da reaprendizagem motora.

B) conceito Bobath e conceito de aprendizagem motora.

C) prática mental e sistema cortical de neurônios espelho.

D) método de facilitação neuromuscular proprioceptiva e conceito Bobath.

E) abordagem da reaprendizagem motora e facilitação neuromuscular proprioceptiva.


ENADE 2010 - QUESTÃO 13 - ANULADA

QUESTÃO 14
ENADE 2010: Nas figuras estão apresentados quatro gráficos que representam diferentes formas de ondas elétricas utilizadas como recurso fisioterapêutico. Dependendo da forma de onda, a quantidade de carga elétrica que se movimenta em cada direção pode ser igual (equilibrada) ou desigual (desequilibrada).

INDAGACAO

Apresentam carga movimentada equilibrada apenas as ondas expressas nas figuras

A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.


QUESTÃO 15
indagacao

ENADE 2010: Na figura acima, observa-se um corte transverso do segmento cervical da medula espinhal. No caso de um paciente com meningeoma na parte posterior da medula espinhal e perda de função na área hachurada representada na figura, os sintomas apresentados seriam

A) deficit na propriocepção e estereognosia.

B) baixa sensibilidade vibratória, ataxia e paralisia.

C) ataxia e diminuição na sensibilidade à dor e à temperatura.

D) diminuição na sensibilidade à dor e à temperatura e paralisia flácida.

E) paralisia espástica abaixo do segmento e diminuição da propriocepção.


QUESTÃO 16
ENADE 2010: A bioética, que a alguns desavisados parecia tratar-se de uma nova versão da ética médica tradicional e hipocrática, ampliou seu espectro para muito além dos limites tradicionais que tratam dos problemas deontológicos decorrentes das relações entre os profissionais de saúde com seus pacientes

PORQUE

O neologismo ganhou notoriedade mundial, afirmando-se na prática por: multiplicação de comitês bioéticos por todo o mundo, organização de novas disciplinas especializadas nas universidades e criação de revistas científicas.
GARRAFA, V. Refexões bioéticas sobre ciência, saúde e cdadaria,
Bloética v.7.n1.p. 12:20, 100

Analisando essas afirmações, assinale a opção correta.

A) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

B) As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.

C) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

D) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

E) As duas afirmações são falsas,


QUESTÃO 17
ENADE 2010: Considere que uma bailarina tenha procurado atendimento fisioterapêutico, com diagnóstico médico de início de necrose avascular da cabeça do fêmur, apresentando fortes dores ao realizar rotação lateral e abdução da coxa.

Com base nesse caso clínico e considerando que o objetivo inicial do atendimento fisioterapêutico é reestabelecer a imigração da articulação, o tratamento correto para a paciente seria

A) hipertrofiar os músculos rotatores laterais e abdutores da coxa.

B) fortalecer, globalmente, os músculos envolvidos na articulação do quadril.

C) estabilizar a articulação do quadril, aproximando a cabeça do fêmur ao acetábulo.

D) aumentar o espaço articular com alongamento dos rotatores laterais e abdutores.

E) alongar os adutores e rotatores mediais para aumentar a amplitude do movimento de abdução.


QUESTÃO 18
ENADE 2010: O treinamento de movimentos em frente a um espelho é utilizado para diferentes recursos em cinesioterapia, por diferentes especialidades, seja durante a terapia sob orientação do fisioterapeuta, seja como orientação dos cuidadores para realização de exercícios no domicílio.

Esse tipo de treinamento auxilia na correção dos movimentos pela via visual, especialmente nos casos em que o aprender e o reaprender movimentos funcionais estejam dificultados e(ou) impedidos pela doença de base. A adoção desse tipo de treinamento motor funcional justifica-se, em termos fisiológicos, pelo fato de incluir

A) homúnculo motor no aprendizado do engrama sensorial.

B) arquivamento de padrões motores pelo homúnculo motor.

C) aprendizado de padrões motores pela área cortical pré-motora.

D) arquivamento de padrões motores pela área cortical motora primária.

E) engrama sensorial no aprendizado motor e reconhecimento de padrões motores já aprendidos.


QUESTÃO 19
ENADE 2010: Os avanços da biotecnologia vêm auxiliando sobremaneira a avaliação cinético-funcional realizada pelo fisioterapeuta, o que permite a elaboração de planos de intervenções específicos e individualizados.

Nesse sentido, para os testes de equilíbrio estático, as plataformas de força orientam o profissional, fornecendo impressões sobre deslocamentos do centro de gravidade, rearranjos posturais, entre outros.
EXMAN,L. L. Neurociências fundamentos para a reabiltação.
3.ed. Rio de Jeneiro: Elsever, UMPHRED, Daroy A 
Rebilitação neurológica.1566 Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Entre os vários testes que podem ser realizados com o paciente que está sobre a plataforma de força para sensibilizar o equilíbrio, incluem

A) apoio unipodal e manobra de Barré.

B) alcance funcional e Romberg simples.

C) pliometria e prova dos passos de Fukuda.

D) manobra de Dix-Hallpike e Romberg sensibilizado.

E) sentar e levantar cronometrado e teste de caminhada.


QUESTÃO 20
ENADE 2010: A goniometria é uma das técnicas mais usuais para mensuração da amplitude de movimento (ADM) articular. Durante a mensuração, o fisioterapeuta deve observar: a) posição do paciente, b) amplitude normal de movimento articular, c) posição do pivô, d) posição do braço fixo, e) posição do braço móvel. Com base na sequência metodológica apresentada para a medição do movimento de flexão do cotovelo, assinale a altemativa correta.

A) Decúbito dorsal (supinação), 120º a 130º de ADM, epicôndilo medial do úmero, face medial do braço 180 longo de seu eixo longitudinal e face medial do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.

B) Decúbito ventral (pronação), 120º a 130º de ADM, epicôndilo lateral do úmero, face lateral do braço, 120 longo de seu eixo longitudinal e face lateral do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.

C) Decúbito ventral (pronação), 140º a 160º de ADM, epicôndilo medial do úmero, face medial do braço, 180 longo de seu eixo longitudinal e face medial do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.

D) Decúbito dorsal, 140º a 160º de ADM, epicôndilo lateral do úmero, face lateral do braço, ao longo de seu eixo longitudinal e face lateral do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.

E) Decúbito dorsal, 120º a 160º de ADM, epicôndilo lateral do úmero, face medial do braço, ao longo de seu eixo longitudinal e face medial do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.


QUESTÃO 21
ENADE 2010: Um projeto de pesquisa foi apresentado como proposta para o desenvolvimento de uma nova tecnologia em instrumentação de medida de movimento humano de baixo custo. Os objetivos desse projeto foram definidos como se segue:

— Geral: Desenvolver tabelas com valores de referência para avaliações cinemáticas e da função muscular respiratória em crianças de 7 a 12 anos de idade.

— Específicos: (a) validar um processo de fotogrametria a partir da correlação de seus resultados com método padrão ouro para estudo da biomecânica postural e respiratória; (b) utilizar o processo de fotogrametria para medidas da geometria da postura, flexibilidade, razões diametrais, áreas toracoabdominais em movimentos respiratórios e contribuições relativas destas áreas para a composição da área total da parede torácica, em crianças de 7 a 12 anos de idade; (c) classificar os resultados de medidas cinemáticas de acordo com os resultados de baropodometria, de testes espirométricos e de função muscular respiratória.

— Hipóteses a serem testadas: O processo de fotogrametria em tela, como recurso cinemático, pode ser tomado como um exame complementar de baixo custo e boa efetividade no acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento postural e respiratório de escolares com idade entre 7 e 12 anos,

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

A mensuração de precisão pode resolver problemas ou esclarecer dúvidas sobre movimentos nos cenários profissionais dedicados à recuperação das funções motoras apenas na doença e no período residual do processo de atenção à saúde

PORQUE

O movimento humano é o principal objeto da ação de muitos profissionais da saúde, tanto nas suas características funcionais quanto na disfunção; assim, o desenvolvimento de uma instrumentação que viabilize mensuração de modo preciso e dinâmico apresenta-se como potencial recurso no estabelecimento de novas evidências, aumentando a qualidade do atendimento prestado, inclusive nos serviços públicos de atenção à saúde.

A) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

B) As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.

C) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

D) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

E) As duas afirmações são falsas.


QUESTÃO 22
ENADE 2010: A eletromiografia de superfície é uma técnica bastante utilizada na área de ciências biomédicas para analisar o movimento humano e mostrar, por meio do eletromiograma (EMG), a atividade elétrica do músculo, dada a somatória dos potenciais de ação na área abaixo do eletrodo.

Na realização da eletromiografia de superfície, além das configurações técnicas do equipamento e do isolamento do sistema, a qualidade do sinal capturado depende

I. do posicionamento e fixação dos eletrodos, considerando o trajeto das fibras musculares e a distância entre os eletrodos.

II. do modo de contração (isométrico, concêntrico, excêntrico).

III. dos cuidados com a pele (tricotomia, abrasão e limpeza) para baixar a impedância tecidual.

IV. da razão de rejeição de modo comum (RRMC).

V. da posição inicial do sujeito durante o teste.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 23
ENADE 2010: João, aluno do último semestre do curso de fisioterapia, está realizando o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) e decidiu fazer uma pesquisa experimental usando dados de crianças com problemas respiratórios atendidas na clínica de fisioterapia da faculdade. Para evitar as faltas dos pacientes, pois alguns moram longe e não têm dinheiro para a passagem de ônibus, o aluno remunerou alguns deles para garantir o cumprimento do cronograma proposto pelo orientador da pesquisa.

Com base na situação hipotética apresentada, João, com essa atitude, não seguiu as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas estabelecidas no(a)

A) Código de Ética do Fisioterapeuta.

B) Resolução nº 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.

C) Constituição da República Federativa do Brasil de 1988

D) Estatuto da Criança e do Adolescente.

E) Declaração de Helsinque.


QUESTÃO 24
ENADE 2010: Cabe ao fisioterapeuta, quanto à sua atuação em centros de reabilitação e respeitando sua deontologia profissional,

I. avaliar o estado funcional do cliente, a partir da identidade da doença clínica intercorrente, de exames laboratoriais e de imagens, da anamnese funcional e do antagonismo das estruturas anatômicas envolvidas.

II. participar das reuniões de estudos e das discussões de casos, de forma ativa e contributiva, assim como desenvolver atividades, de forma harmônica, na equipe multidisciplinar de saúde.

III. integrar a equipe multidisciplinar, com participação. plena na atenção de saúde prestada a cada cliente, na integração das ações multiprofissionalizadas, na sua resolutividade e, principalmente, na deliberação da internação do cliente.

IV. zelar pela autonomia científica de cada um dos membros da equipe, abdicando da isonomia nas relações profissionais entre os profissionais da área da saúde.

V. registrar no prontuário do paciente todas as prescrições e ações nele desenvolvidas, a fim de se ter o controle de seu quadro clínico e da evolução fisioterapêutica.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e V.
D) III e IV.
E) IV e V.


QUESTÃO 25
ENADE 2010: A terapia por restrição e indução de movimentos (TRIM) tem por objetivo restringir os movimentos do dimídio sadio de pacientes com limitações funcionais por lesões neurológicas. Hemiparéticos por sequela de doença cérebro-vascular são comumente sujeitos de pesquisas nesse campo. Um dos motivos pelo qual o lado corporal acometido diminui consideravelmente sua funcionalidade é o desuso aprendido. Esse desuso interfere sobremaneira

A) nos geradores centrais de padrões medulares.

B) em padrões motores mediados pela medula espinal.

C) no funcionamento cerebelar, limitando suas modulações.

D) em respostas eferentes e aferentes em todo o sistema nervoso central.

E) nas representações corticais do lado lesado, diminuindo-a em níveis relativamente baixos.


QUESTÃO 26
ENADE 2010: O teste muscular manual (TMM) destina-se a medir o grau de tensão muscular gerado contra uma resistência. Essa tensão pode variar de acordo com o número de unidades motoras (UM's) ativadas, o comprimento do músculo durante a contração, a área de secção transversa (AST) do músculo, a predominância do tipo de fibra muscular, o ponto de aplicação da resistência, a técnica de estabilização e o estado de motivação do indivíduo.

É fato que os fatores anatômicos e fisiológicos que influenciam a força muscular não podem ser controlados em uma situação de teste, porém muitos deles (posicionamento do paciente, estabilização, ponto de aplicação da resistência e motivação) podem e devem ser controlados. Esses fatores devem ser padronizados para cada teste muscular 1a fim de manter-se a consistência e aprimorar a validade e a confiabilidade do TMM.
HISLOP, H. 4; MONTGOMERY, ). Provas de função muscular: técnicas de
exame manual. &. ed. Rio de Jeneiro: Elsevier, 2006 (adagtado).

A partir do texto e com relação ao TMM dos isquiotibiais (semitendinoso, semimembranoso e bíceps femoral), após a demonstração do movimento a ser executado, o paciente deve

A) postar-se na posição de decúbito ventral; realizar o movimento de flexão do joelho apenas contra a ação da gravidade enquanto o examinador estabiliza o quadril para evitar a semiflexão ao mesmo tempo em que observa se o paciente realizou a amplitude parcial de movimento para atribuir ao TMM o grau 2.

B) ficar na posição de decúbito dorsal; realizar o movimento de flexão do joelho seguida de uma resistência moderada, por parte do examinador, na parte distal da perna do paciente tentando estendê-la, ao mesmo tempo em que estabiliza o quadril para evitar a semiflexão do mesmo para atribuir ao TMM o grau 5.

C) manter a posição de decúbito dorsal; realizar o movimento de flexão do joelho apenas contra a ação da gravidade enquanto o examinador estabiliza o quadril para evitar a semíflexão, ao mesmo tempo em que se observa se o paciente realizou a amplitude completa de movimento para atribuirão TMM o grau 3.

D) adotar a posição de decúbito ventral; realizar o movimento de flexão do joelho seguida de uma resistência moderada, por parte do examinador, na parte distal da perna do paciente tentando estendê-la, ao mesmo tempo em que estabiliza o quadril para evitar a semiflexão do mesmo para atribuir ao TMM o grau 3.

E) adotar a posição de decúbito dorsal; realizar o movimento de flexão do joelho seguida de uma resistência moderada, por parte do examinador, na parte distal da perna do paciente tentando estendê-la, ao mesmo tempo em que estabiliza o quadril para evitar a semiflexão do mesmo para atribuir ao TMM o grau 4.


QUESTÃO 27
ENADE 2010: Um menino com 8 anos de idade apresenta dor na região da epífise de crescimento do joelho direito e aumento do volume do tubérculo tibial. O exame radiológico (em perfil) demonstra uma epifisite em toda  a região, apontada pela seta na figura, com imagens de irregularidade do contorno ósseo.

indagacao

Com base na situação e na análise radiográfica apresentada, a tarefa para a qual existe restrição de movimentos desse menino é

A) subir e descer escadas.

B) andar de bicicleta em superfície plana.

C) nadar (modalidade Crawl).

D) deambular em superfície plana.

E) permanecer sentado em frente ao computador.


QUESTÃO 28
ENADE 2010: Um paciente portador de doença de Charcot-Marie- Tooth (DCMT) apresenta queixa em sua marcha.

À identificação de particularidades desse tipo de marcha e os grupos musculares alterados são pontos significantes na avaliação cinético funcional.

Considerando o quadro clínico apresentado, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o nome de músculo com fraqueza e o tipo de marcha desse paciente.

A) Plantar e ebriosa.

B) Fibular longo e ceifante.

C) Tibial posterior e ebriosa.

D) Tibial anterior e escavante.

E) Gastrocnêmio (cabeça medial) e miopática.


ENADE 2010 - QUESTÃO 29 - ANULADA

QUESTÃO 30
ENADE 2010: A fisioterapia baseada em evidências, que teve origem em cursos como medicina e farmácia, vem crescendo e se consolidando nos vários campos de trabalho do fisioterapeuta. Nesse sentido, quando se usa a expressão “baseada em evidências” significa dizer que

A) a conduta fisioterapêutica tem que ser fundamentada em experiências compartilhadas entre terapeuta e paciente.

B) o profissional deve concentrar seus tratamentos nas evidências que vem dando certo no âmbito do seu consultório.

C) o contexto gerado na avaliação e no atendimento deve centrar-se nas melhores constatações feitas ao longo da experiência profissional.

D) o fisioterapeuta traça estratégias de avaliação e tratamento segundo as evidências que observa com resultados favoráveis na sua rotina de trabalho.

E) o tratamento e os procedimentos da avaliação fisioterapêutica devem ser fundamentados em artigos científicos validados e com bom nível de evidência.


QUESTÃO 31
ENADE 2010: Quando um indivíduo tem sua rotina alterada por condições que afetam sua saúde, essas atividades e a participação do indivíduo no âmbito social são bastante modificadas. As condições de saúde são influenciadas pelas estruturas e funções do corpo, assim como pelo nível de atividade funcional do indivíduo e sua participação na sociedade.

O fisioterapeuta deve ter conhecimento acerca dos modelos de saúde hierarquizados. O pensar desse profissional deve ser voltado para uma visão global na avaliação e no tratamento. O modelo da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) considera os fatores

A) sociais e econômicos.

B) ambientais e pessoais.

C) individuais e alimentares.

D) coletivos e organizacionais.

E) psicológicos e integracionistas.


QUESTÃO 32
ENADE 2010: O gerente de uma empresa, no ato da visita de um fisioterapeuta contratado como consultor, mostrou os computadores, as mesas, a disposição física das salas, os locais de recreação e lazer, os banheiros e o estacionamento adaptado. Após a visita, o fisioterapeuta foi questionado acerca da prestação de serviços também na área de ergonomia e ginástica laboral, além da consultoria permanente.

Nesse contexto, pelo código de ética e pelas habilidades e competências inerentes à profissão, cabe ao fisioterapeuta

A) a exclusividade em orientar ou prescrever ginástica laboral dentro das empresas.

B) orientar quanto à confecção dos móveis da empresa e à construção física do mobiliário.

C) sugerir, em caso de necessidade, adaptação ao espaço físico dentro das empresas, assim como a orientação da ginástica laboral.

D) orientar a gerência da empresa a procurar profissional competente nesse tipo de consultoria, pois ele não recebe, em sua formação acadêmica, informações sobre como atuar em âmbito empresarial.

E) realizar consultorias quanto ao espaço físico e orientação da ginástica laboral apenas na ausência de arquitetos e(ou) terapeutas ocupacionais, visto que esses profissionais são os mais indicados para realizar esse tipo de trabalho.


QUESTÃO 33
ENADE 2010: O encurtamento dos músculos respiratórios determina o deslocamento das estruturas da parede torácica, ou a variação do volume pulmonar, em diferentes níveis de intensidade. Os níveis sistematizados de mensuração dos volumes e capacidades ventilatórias estão exemplificados na figura a seguir, sendo que as grandezas funcionais para cada medida de volume/ capacidade devem ser expressas em litros (L) nas condições de temperatura corporal, pressão atmosférica e saturação de vapor de água padrão (BTPS).

INDAGACAO

Com base nas informações e na figura apresentadas, assinale a alternativa correta.

A) Testes de pressão expiratória máxima que não queiram incluir o componente elástico pulmonar devem ser realizados no intervalo “B”.

B) Testes de pressão inspiratória máxima que não queiram incluir o componente elástico da parede torácica devem ser realizados no intervalo “E”.

C) Testes espirométricos devem ser realizados no intervalo “T”.

D) Testes de pico de fluxo expiratório devem ser realizados no intervalo “D”.

E) Testes de volumetria para volumes correntes devem ser realizados no intervalo "H”.


QUESTÃO 34
ENADE 2010: O ciclo da marcha humana pode ser dividido em uma fase de apoio, que se inicia com o apoio de calcanhar, e uma fase de oscilação, que se inicia com a retirada e elevação dos dedos do pé, do solo. A fase de apoio pode ainda ser subdividida em contato inicial, reação à carga, apoio médio, apoio terminal e pré-oscilação, enquanto que a fase de oscilação é composta pelas subfases oscilação inicial, média e final.
PERRY, . Anélise da marcha: mercha nomal. vol. 1, 1.ed, Banuer: Mancie, 2004

INDAGACAO

A figura acima mostra registros eletromiográficos associados a três diferentes cadências de marchas, mas que apresentam a mesma forma de onda. A partir do texto apresentado e com base na figura, a subfase de pré- oscilação ocorre aproximadamente no meio da passada e pode ser caracterizada pelo pico de atividade do músculo

A) reto femoral.

B) vasto lateral.

C) bíceps femoral.

D) tibial anterior.

E) sóleo.


QUESTÃO 35
ENADE 2010: Uma empresa, após tomar conhecimento de queixas de lombalgia e dorsalgia da maior parte dos funcionários de um setor, contratou um serviço de fisioterapia. O fisioterapeuta responsável traçou um plano de ação que envolveu duas etapas para cada funcionário do referido setor: 1ª) anamnese. e exame físico; 2ª) avaliação da postura e da flexibilidade.

Na segunda etapa, o fisioterapeuta optou por utilizar equipamentos que disponibilizassem dados quantitativos objetivos acerca dos movimentos analisados. Com isso, o fisioterapeuta apresentou à empresa as evidências visuais e quantitativas das alterações cinético-funcionais presentes em cada funcionário do setor, e traçou o perfil de cada um deles.

Tais evidências seriam o princípio norteador do trabalho fisioterapêutico a ser desenvolvido por ele junto aos funcionários e também caberia a ele acompanhar a evolução das disfunções detectadas na avaliação inicial e revisar, periodicamente, o plano de intervenção adotado.

Com base na situação hipotética apresentada, os recursos de avaliação e diagnóstico utilizados na segunda etapa do plano de trabalho seriam

I. avaliação postural por medidas em imagens fotográficas ou fotogrametria.

II. avaliação postural por plataforma de força.

III. teste do Banco de Wells.

IV. flexiteste.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) III e IV.


QUESTÃO 36
ENADE 2010: Uma mulher, com 45 anos de idade, foi encaminhada a uma clínica de fisioterapia para tratamento de sequela de lesão nervosa no membro superior esquerdo, decorrente de um acidente automobilístico. No exame físico e funcional apresentou sinais de alteração sensitiva e motora, características de lesão do nervo radial.

De acordo com o quadro clínico descrito, a paciente apresentava

A) incapacidade de aduzir, opor ou flexionar o polegar.

B) supinação fraca, perda de flexão do polegar e perda do desvio ulnar do punho.

C) perda de extensão do polegar, perda do desvio radial do punho e supinação fraca.

D) pronação fraca ou ausente, perda da adução do polegar e do desvio radial do punho.

E) ausência da flexão dos dedos da mão e .pronação fraca, especialmente a 90º de flexão do cotovelo.


QUESTÃO 37
ENADE 2010: O treinamento de resistência aeróbia é fundamental para o aperfeiçoamento das funções cardiorrespiratórias e pode ser aplicado de forma contínua ou intervalada. De acordo com o tempo de realização, o treinamento contínuo pode ser executado em períodos de curta (até 10 min), média (de 10 a 30 min) e longa (acima de 30 min) duração. O treinamento aeróbio intervalado deve ser individualizado, estabelecendo-se a duração total do esforço físico, do nível de intensidade, do número de repetições para cada intensidade e da duração de cada intensidade.

Assim, o fisioterapeuta, antes de iniciar o tratamento de resistência aeróbia, deve levar em consideração algumas variáveis, além da estratificação de risco cardiovascular, tais como: idade, frequência cardíaca máxima (FC Máx) e consumo de oxigênio máximo (VO2 Máx).

Determinação da Frequência Cardíaca de Treinamento (FCT), segundo a faixa etária

indagacao

Nota: Correspondência entre os valores percentuais do consumo máximo de oxigênio e da frequência cardíaca máxima sugerida para indivíduos normais e cardiopatas. Para cada faixa etária observa-se o valor mínimo do consumo máximo de oxigênio (ml.kg/min) e da frequência cardíaca (bpm em 15 s), de acordo com a faixa escolhida para o treinamento.
Consenso Nacionsl de Resbiltação Cardiovascular: fase crônica. Arquivos Brasieiras de Candicloçis. 1997, v.69, n.4, p. 267.291.

Com base no quadro apresentado, assinale a alternativa que apresenta a estratificação de risco cardiovascular e faixa  etária correta para treinamento, levando-se em consideração VO2 Máx e FC Máx (%) de treinamento.

A) Em indivíduo de 30 anos de idade, saudável e sedentário, com orientação clínica para realizar exercício físico, deve utilizar uma faixa de 90% do consumo máximo de oxigênio ou 92% da frequência cardíaca máxima, encontram-se valores de 176 bpm ou 44 batimentos/15 s.

B) Em indivíduo de 40 anos de idade, saudável e sedentário, com orientação para realizar exercício físico na faixa de 50% do consumo máximo de oxigênio ou 64% da frequência cardiaca máxima, encontram-se valores de 128 bpm ou 32 batimentos/15 s.

C) Em indivíduo de 50 anos de idade, saudável e sedentário, com orientação para iniciar a prática do exercício físico na faixa de 60% do consumo máximo de oxigênio ou 72% da frequência cardíaca máxima, encontram-se valores de 128 bpm ou 32 batimentos/15 s.

D) Em indivíduo de 60 anos de idade, apresentando sinais de isquemia miocárdica ao ECG de esforço físico, com orientação para realizar exercício na faixa aproximada de 30% do consumo máximo de oxigênio ou 51% da frequência cardíaca máxima, encontram-se valores de 100 bpm ou 25 batimentos/15 s.

E) Em indivíduo de 70 anos de idade, saudável e ativo, que já realiza exercícios físicos regularmente com orientação para realizar exercício na faixa aproximada de 100% do consumo máximo de oxigênio ou 100% da frequência cardíaca máxima, encontram-se valores de 164 bpm ou 41 batimentos/15 s.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.