Prova concurso de Fonoaudiólogo SEDUC/AM com Gabarito Concurso: SEDUC/AM Banca: Instituto Acesso Cargo: Fonoaudiólogo Instituição...
Concurso: SEDUC/AM
Banca: Instituto Acesso
Cargo: Fonoaudiólogo
Instituição: SEDUC/AM
Nível: Superior Completo
Sumário da prova:
- Língua Portuguesa (01 - 20)
- Legislação Específica (21 - 30)
- Contador (31 - 50)
- Engenheiro Civil (31 - 50)
- Engenheiro Eletricista (31 - 50)
- Fonoaudiólogo (31 - 50) - você está aqui
- Estatístico (31 - 50)
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
QUESTÃO 31
(Instituto Acesso) Lactente de 7 meses, que obteve resposta satisfatória na Triagem Auditiva Neonatal e não apresenta atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, realizará monitoramento auditivo com avaliação audiológica por apresentar indicadores de risco. Assinale a opção em que conste os procedimentos recomendados para tal avaliação.
A) Emissões Otoacústicas Transientes e Audiometria de observação do comportamento.
B) Medidas de Imitância Acústica e Audiometria com reforço visual.
C) Timpanometria e Audiometria lúdica.
D) Medidas de Imitância Acústica e Audiometria de observação do comportamento.
E) Emissões Otoacústicas Transientes e Audiometria lúdica.
Resposta.
(Instituto Acesso) Lactente de 7 meses, que obteve resposta satisfatória na Triagem Auditiva Neonatal e não apresenta atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, realizará monitoramento auditivo com avaliação audiológica por apresentar indicadores de risco. Assinale a opção em que conste os procedimentos recomendados para tal avaliação.
A) Emissões Otoacústicas Transientes e Audiometria de observação do comportamento.
B) Medidas de Imitância Acústica e Audiometria com reforço visual.
C) Timpanometria e Audiometria lúdica.
D) Medidas de Imitância Acústica e Audiometria de observação do comportamento.
E) Emissões Otoacústicas Transientes e Audiometria lúdica.
Resposta.
QUESTÃO 32
(Instituto Acesso) A respiração é fundamental para que ocorra o crescimento e desenvolvimento orofacial, palatal e de cavidade oral. Por isso, é importante que essa função vital esteja equilibrada, ou seja, que ocorra por meio da cavidade nasal. Em respiradores orais mais crônicos podem-se encontrar alterações morfológicas no (a), EXCETO:
A) Palato.
B) Orelha interna.
C) Coluna vertebral.
D) Esqueleto facial.
E) Arcada dentária.
Resposta.
(Instituto Acesso) A respiração é fundamental para que ocorra o crescimento e desenvolvimento orofacial, palatal e de cavidade oral. Por isso, é importante que essa função vital esteja equilibrada, ou seja, que ocorra por meio da cavidade nasal. Em respiradores orais mais crônicos podem-se encontrar alterações morfológicas no (a), EXCETO:
A) Palato.
B) Orelha interna.
C) Coluna vertebral.
D) Esqueleto facial.
E) Arcada dentária.
Resposta.
QUESTÃO 33
(Instituto Acesso) A Disartria é decorrente de lesão no Sistema Nervoso Central e/ou Periférico, que gera comprometimento das cinco bases motoras da fala, a saber: respiração, fonação, ressonância, articulação e prosódia. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas quanto aos principais tipos de comprometimento neurológico e a Disartria ocasionada.
1 - A Disartria Hipocinética ocorre por comprometimento das estruturas do gânglio basal.
2 - A Disatria Hipercinética é causada por uma lesão no Neurônio Motor Inferior.
3 - A Disartria do tipo Flácida está associada a uma lesão no sistema extrapiramidal, principalmente no gânglio basal e suas conexões.
4 - Disartria Atáxica é caracterizada por lesões cerebelares.
5 - A Disartria do tipo Espástica por uma lesão no Neurônio Motor Superior Bilateral.
A) As afirmativas 2, 4 e 5 são corretas.
B) As afirmativas 1, 4 e 5 são corretas.
C) Apenas as afirmativas 1 e 4 são corretas.
D) Apenas as afirmativas 1 e 2 são corretas.
E) Todas as afirmativas são corretas.
Resposta.
(Instituto Acesso) A Disartria é decorrente de lesão no Sistema Nervoso Central e/ou Periférico, que gera comprometimento das cinco bases motoras da fala, a saber: respiração, fonação, ressonância, articulação e prosódia. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas quanto aos principais tipos de comprometimento neurológico e a Disartria ocasionada.
1 - A Disartria Hipocinética ocorre por comprometimento das estruturas do gânglio basal.
2 - A Disatria Hipercinética é causada por uma lesão no Neurônio Motor Inferior.
3 - A Disartria do tipo Flácida está associada a uma lesão no sistema extrapiramidal, principalmente no gânglio basal e suas conexões.
4 - Disartria Atáxica é caracterizada por lesões cerebelares.
5 - A Disartria do tipo Espástica por uma lesão no Neurônio Motor Superior Bilateral.
A) As afirmativas 2, 4 e 5 são corretas.
B) As afirmativas 1, 4 e 5 são corretas.
C) Apenas as afirmativas 1 e 4 são corretas.
D) Apenas as afirmativas 1 e 2 são corretas.
E) Todas as afirmativas são corretas.
Resposta.
QUESTÃO 34
(Instituto Acesso) YSL, 8 anos, foi levada pela mãe para avaliação fonoaudiológica com a queixa de "dificuldade para acompanhar sua turma escolar". Na prova de Leitura de Palavras, leu /´t a f i/ para a palavra "táxi". Qual rota de leitura foi usada por essa criança?
A) Léxico-semântica.
B) Lexical direta.
C) Alfabética.
D) Perilexical.
E) Fonética.
Resposta.
(Instituto Acesso) YSL, 8 anos, foi levada pela mãe para avaliação fonoaudiológica com a queixa de "dificuldade para acompanhar sua turma escolar". Na prova de Leitura de Palavras, leu /´t a f i/ para a palavra "táxi". Qual rota de leitura foi usada por essa criança?
A) Léxico-semântica.
B) Lexical direta.
C) Alfabética.
D) Perilexical.
E) Fonética.
Resposta.
QUESTÃO 35
(Instituto Acesso) A orelha média tem importante papel na transmissão do fluxo de energia sonora vindo da orelha externa, rumo aos líquidos presentes na orelha interna, sem que haja perda ou alteração de suas características físicas. Quanto à impedância acústica da orelha média, é INCORRETO afirmar que:
A) A cadeia ossicular conecta meios de densidades diferentes.
B) Uma das funções da cadeia ossicular é fazer o acoplamento de impedâncias, de forma que a reflexão do som seja mínima e a transmissão máxima.
C) A cadeia ossicular é formada pelos ossículos da audição: martelo, estribo e bigorna.
D) A resistência efetiva à transmissão do som entre os diferentes meios é conhecida como impedância acústica da orelha média.
E) A impedância acústica é determinada apenas por dois fatores: massa e rigidez.
Resposta.
(Instituto Acesso) A orelha média tem importante papel na transmissão do fluxo de energia sonora vindo da orelha externa, rumo aos líquidos presentes na orelha interna, sem que haja perda ou alteração de suas características físicas. Quanto à impedância acústica da orelha média, é INCORRETO afirmar que:
A) A cadeia ossicular conecta meios de densidades diferentes.
B) Uma das funções da cadeia ossicular é fazer o acoplamento de impedâncias, de forma que a reflexão do som seja mínima e a transmissão máxima.
C) A cadeia ossicular é formada pelos ossículos da audição: martelo, estribo e bigorna.
D) A resistência efetiva à transmissão do som entre os diferentes meios é conhecida como impedância acústica da orelha média.
E) A impedância acústica é determinada apenas por dois fatores: massa e rigidez.
Resposta.
QUESTÃO 36
(Instituto Acesso) Síndrome caracterizada por atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, alterações faciais e hipotonia, somados a transtornos psiquiátricos e comportamentais, como a hiperfagia. A disfagia orofaríngea é identificada pela presença de hipotonia orofacial e sialorreia excessiva.
Os dados descritos referem-se a Síndrome de:
A) Treacher Collins.
B) Rett.
C) Prader-Willi.
D) DiGeorge.
E) Down.
Resposta.
(Instituto Acesso) Síndrome caracterizada por atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, alterações faciais e hipotonia, somados a transtornos psiquiátricos e comportamentais, como a hiperfagia. A disfagia orofaríngea é identificada pela presença de hipotonia orofacial e sialorreia excessiva.
Os dados descritos referem-se a Síndrome de:
A) Treacher Collins.
B) Rett.
C) Prader-Willi.
D) DiGeorge.
E) Down.
Resposta.
QUESTÃO 37
(Instituto Acesso) Em avaliação foi observado que JPO, sexo masculino, 65 anos, apresenta tremor de repouso, rigidez muscular, bradicinesia e alteração dos reflexos de manutenção de postura. Em oferta de cerca de 10 ml de alimento líquido engrossado, verificou-se tremor dos órgãos fonoarticulatórios, tempo de deglutição lentificado, festinação da língua e atraso do reflexo de deglutição.
Qual é o quadro neurovegetativo apresentado por esse paciente?
A) Doença de Alzheimer.
B) Miastenia Grave.
C) Doença de Parkinson.
D) Esclerose Lateral Amiotrófica.
E) Síndrome de Guillain-Barré.
Resposta.
(Instituto Acesso) Em avaliação foi observado que JPO, sexo masculino, 65 anos, apresenta tremor de repouso, rigidez muscular, bradicinesia e alteração dos reflexos de manutenção de postura. Em oferta de cerca de 10 ml de alimento líquido engrossado, verificou-se tremor dos órgãos fonoarticulatórios, tempo de deglutição lentificado, festinação da língua e atraso do reflexo de deglutição.
Qual é o quadro neurovegetativo apresentado por esse paciente?
A) Doença de Alzheimer.
B) Miastenia Grave.
C) Doença de Parkinson.
D) Esclerose Lateral Amiotrófica.
E) Síndrome de Guillain-Barré.
Resposta.
QUESTÃO 38
(Instituto Acesso) Nódulo vocal é considerado a lesão mais comum em crianças, que podem chegar a afonia. A conduta de eleição nesse caso é:
A) Acompanhamento fonoaudiológico semestral que incluam orientações sobre saúde vocal e normas de uma boa e efetiva comunicação.
B) Cirúrgica exclusiva.
C) Fonoterapia, apenas nos casos cirúrgicos, com foco na conscientização da criança para reduzir comportamento vocal excessivo.
D) Fonoterapia com conscientização e colaboração da criança e da família a fim de reduzir o abuso vocal.
E) Acompanhamento fonoaudiológico semestral após cirurgia.
Resposta.
(Instituto Acesso) Nódulo vocal é considerado a lesão mais comum em crianças, que podem chegar a afonia. A conduta de eleição nesse caso é:
A) Acompanhamento fonoaudiológico semestral que incluam orientações sobre saúde vocal e normas de uma boa e efetiva comunicação.
B) Cirúrgica exclusiva.
C) Fonoterapia, apenas nos casos cirúrgicos, com foco na conscientização da criança para reduzir comportamento vocal excessivo.
D) Fonoterapia com conscientização e colaboração da criança e da família a fim de reduzir o abuso vocal.
E) Acompanhamento fonoaudiológico semestral após cirurgia.
Resposta.
QUESTÃO 39
(Instituto Acesso) A musculatura intrínseca da laringe tem relação direta com a função fonatória. Dentre esses músculos, qual apresenta forma de leque e é abdutor das pregas vocais?
A) Cricoaritenóideo posterior.
B) Tireoaritenóideo.
C) Aritenóideo.
D) Cricoaritenóideo lateral.
E) Cricotireóideo.
Resposta.
(Instituto Acesso) A musculatura intrínseca da laringe tem relação direta com a função fonatória. Dentre esses músculos, qual apresenta forma de leque e é abdutor das pregas vocais?
A) Cricoaritenóideo posterior.
B) Tireoaritenóideo.
C) Aritenóideo.
D) Cricoaritenóideo lateral.
E) Cricotireóideo.
Resposta.
QUESTÃO 40
(Instituto Acesso) Segundo Kemp (1978), Emissões Otoacústicas (EOA) podem ser definidas como a liberação de energia sonora na cóclea, de forma espontânea ou evocada, que se propaga na orelha média até alcançar o meato acústico externo.
Quanto às EOA é INCORRETO afirmar que:
A) É um procedimento muito sensível às doenças de orelha externa e média podendo gerar, assim, um resultado falso-positivo.
B) Atuam como um indicador da condição fisiológica coclear.
C) Deixam de ser observadas quando os limiares auditivos são maiores do que 30 dB NA.
D) Uma das maiores vantagens do uso das Emissões Otoacústicas Transientes é a possibilidade de avaliar frequências agudas até 8kHz.
E) O uso das Emissões Otoacústicas Produto de Distorção é frequente na monitoria auditiva de trabalhadores expostos a ruídos.
Resposta.
(Instituto Acesso) Segundo Kemp (1978), Emissões Otoacústicas (EOA) podem ser definidas como a liberação de energia sonora na cóclea, de forma espontânea ou evocada, que se propaga na orelha média até alcançar o meato acústico externo.
Quanto às EOA é INCORRETO afirmar que:
A) É um procedimento muito sensível às doenças de orelha externa e média podendo gerar, assim, um resultado falso-positivo.
B) Atuam como um indicador da condição fisiológica coclear.
C) Deixam de ser observadas quando os limiares auditivos são maiores do que 30 dB NA.
D) Uma das maiores vantagens do uso das Emissões Otoacústicas Transientes é a possibilidade de avaliar frequências agudas até 8kHz.
E) O uso das Emissões Otoacústicas Produto de Distorção é frequente na monitoria auditiva de trabalhadores expostos a ruídos.
Resposta.
QUESTÃO 41
(Instituto Acesso) A traqueostomia tem como objetivo a manutenção da respiração, e é necessária em casos de obstrução de vias aéreas superiores, necessidade de ventilação mecânica prolongada, remoção de secreções traqueobrônquicas, proteção da via aérea contra aspiração, entre outros. As principais desvantagens do uso da traqueostomia podem ser observadas nas afirmações abaixo, EXCETO em:
A) Ineficiente fechamento de pregas vocais causado pelo aumento de pressão subglótica. stá insuflado.
B) Dessensibilização da laringe com limitação na eficiência da tosse para limpeza.
C) Desvio do fluxo aéreo e compressão da parede da traquéia e do esôfago quando o cuff está insuflado.
D) Diminuição da limpeza da laringe pós-deglutição.
E) Redução da elevação e anteriorização da laringe.
Resposta.
(Instituto Acesso) A traqueostomia tem como objetivo a manutenção da respiração, e é necessária em casos de obstrução de vias aéreas superiores, necessidade de ventilação mecânica prolongada, remoção de secreções traqueobrônquicas, proteção da via aérea contra aspiração, entre outros. As principais desvantagens do uso da traqueostomia podem ser observadas nas afirmações abaixo, EXCETO em:
A) Ineficiente fechamento de pregas vocais causado pelo aumento de pressão subglótica. stá insuflado.
B) Dessensibilização da laringe com limitação na eficiência da tosse para limpeza.
C) Desvio do fluxo aéreo e compressão da parede da traquéia e do esôfago quando o cuff está insuflado.
D) Diminuição da limpeza da laringe pós-deglutição.
E) Redução da elevação e anteriorização da laringe.
Resposta.
QUESTÃO 42
(Instituto Acesso) A Síndrome de Down é uma patologia de origem genética resultante da trissomia do cromossomo 21. Muitos autores relatam falta de sincronia entre o desenvolvimento cognitivo e o de linguagem nesses indivíduos.
Quanto à linguagem em crianças com Síndrome de Down é INCORRETO afirmar que:
A) Boa atenção visual e auditiva, marcas de toda criança com Síndrome de Down, facilitam o processo de aquisição de linguagem na estimulação fonoaudiológica.
B) Após o início da linguagem oral, costumam apresentar dificuldades específicas quanto à transição das combinações de gesto e palavra para combinações de duas ou mais palavras, usando frequentemente vocábulos isolados.
C) Crianças com Síndrome de Down apresentam atraso no desenvolvimento de linguagem, com diferenças quanto à quantidade, qualidade e diversidade de gestos e palavras, ao serem comparadas a crianças com desenvolvimento típico.
D) A aquisição lexical acontece de forma lentificada, e tendem a apresentar vocabulário receptivo relativamente maior do que o expressivo.
E) Devido ao déficit de linguagem expressiva, tendem a utilizar os gestos por um período maior para comunicarem-se de forma mais efetiva.
Resposta.
(Instituto Acesso) A Síndrome de Down é uma patologia de origem genética resultante da trissomia do cromossomo 21. Muitos autores relatam falta de sincronia entre o desenvolvimento cognitivo e o de linguagem nesses indivíduos.
Quanto à linguagem em crianças com Síndrome de Down é INCORRETO afirmar que:
A) Boa atenção visual e auditiva, marcas de toda criança com Síndrome de Down, facilitam o processo de aquisição de linguagem na estimulação fonoaudiológica.
B) Após o início da linguagem oral, costumam apresentar dificuldades específicas quanto à transição das combinações de gesto e palavra para combinações de duas ou mais palavras, usando frequentemente vocábulos isolados.
C) Crianças com Síndrome de Down apresentam atraso no desenvolvimento de linguagem, com diferenças quanto à quantidade, qualidade e diversidade de gestos e palavras, ao serem comparadas a crianças com desenvolvimento típico.
D) A aquisição lexical acontece de forma lentificada, e tendem a apresentar vocabulário receptivo relativamente maior do que o expressivo.
E) Devido ao déficit de linguagem expressiva, tendem a utilizar os gestos por um período maior para comunicarem-se de forma mais efetiva.
Resposta.
QUESTÃO 43
(Instituto Acesso) Segundo a hierarquização da assistência prestada na rede pública de saúde, descrita por Elias (2005), um fonoaudiólogo que trabalha em um hospital de referência em tratamento de queimaduras está inserido em qual nível de complexidade assistencial?
A) Segundo nível, média complexidade.
B) Quarto nível, alta complexidade.
C) Terceiro nível, alta complexidade.
D) Terceiro nível, média complexidade II.
E) Primeiro nível, baixa complexidade.
Resposta.
(Instituto Acesso) Segundo a hierarquização da assistência prestada na rede pública de saúde, descrita por Elias (2005), um fonoaudiólogo que trabalha em um hospital de referência em tratamento de queimaduras está inserido em qual nível de complexidade assistencial?
A) Segundo nível, média complexidade.
B) Quarto nível, alta complexidade.
C) Terceiro nível, alta complexidade.
D) Terceiro nível, média complexidade II.
E) Primeiro nível, baixa complexidade.
Resposta.
QUESTÃO 44
(Instituto Acesso) Segundo Frith (1990), a criança passa por três fases no processo de aquisição de leitura e escrita. Ao avançar por essas fases, a criança torna-se capaz de usar novas estratégias para a leitura e escrita. Verifique se as afirmativas relativas a esse assunto são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que as responde corretamente.
( ) Na primeira fase, a Logográfica, desenvolve-se primeiro a leitura e depois a escrita.
( ) Na escrita logográfica, a criança adquire um vocabulário visual das palavras, sendo afetada pela ordem em que as letras aparecem na palavra, com exceção da letra inicial.
( ) A segunda fase, a Ortográfica, tem início quando a criança assimila as correspondências entre os grafemas e os fonemas.
( ) Na leitura ortográfica, a criança lê reconhecendo as unidades morfêmicas.
( ) A terceira fase é a chamada Alfabética.
( ) Na escrita alfabética, a criança é capaz de ter acesso à representação fonológica das palavras.
A) F, F, F, V, V, V.
B) V, F, F, V, F, V.
C) F, V, V, F, V, V.
D) V, V, F, F, V, F.
E) F, V, F, V, F, F.
Resposta.
(Instituto Acesso) Segundo Frith (1990), a criança passa por três fases no processo de aquisição de leitura e escrita. Ao avançar por essas fases, a criança torna-se capaz de usar novas estratégias para a leitura e escrita. Verifique se as afirmativas relativas a esse assunto são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que as responde corretamente.
( ) Na primeira fase, a Logográfica, desenvolve-se primeiro a leitura e depois a escrita.
( ) Na escrita logográfica, a criança adquire um vocabulário visual das palavras, sendo afetada pela ordem em que as letras aparecem na palavra, com exceção da letra inicial.
( ) A segunda fase, a Ortográfica, tem início quando a criança assimila as correspondências entre os grafemas e os fonemas.
( ) Na leitura ortográfica, a criança lê reconhecendo as unidades morfêmicas.
( ) A terceira fase é a chamada Alfabética.
( ) Na escrita alfabética, a criança é capaz de ter acesso à representação fonológica das palavras.
A) F, F, F, V, V, V.
B) V, F, F, V, F, V.
C) F, V, V, F, V, V.
D) V, V, F, F, V, F.
E) F, V, F, V, F, F.
Resposta.
QUESTÃO 45
(Instituto Acesso) Após Acidente Vascular Cerebral, JBC, paciente de 65 anos, apresenta discurso fluente e abundante, fala logorréica e jargonofásica com grande presença de neologismos. As tarefas de denominação e repetição oral estão bastante prejudicadas. Há redução na expressão gráfica e a compreensão gráfica parece tão comprometida quanto a compreensão oral.
Qual é o tipo de Afasia Cortical apresentada por JBC?
A) Wernicke.
B) Transcortical motora.
C) Broca.
D) Transcortical sensorial.
E) Condução.
Resposta.
(Instituto Acesso) Após Acidente Vascular Cerebral, JBC, paciente de 65 anos, apresenta discurso fluente e abundante, fala logorréica e jargonofásica com grande presença de neologismos. As tarefas de denominação e repetição oral estão bastante prejudicadas. Há redução na expressão gráfica e a compreensão gráfica parece tão comprometida quanto a compreensão oral.
Qual é o tipo de Afasia Cortical apresentada por JBC?
A) Wernicke.
B) Transcortical motora.
C) Broca.
D) Transcortical sensorial.
E) Condução.
Resposta.
QUESTÃO 46
(Instituto Acesso) Os testes comportamentais usados na Avaliação do Processamento Auditivo (Central) diferenciam-se por avaliar mecanismos e habilidades auditivas distintas.
Assinale os testes que avaliam a habilidade auditiva de resolução temporal.
A) Random Gap Detection Test (RGDT) e Gaps in Noise (GIN).
B) Teste Padrão de Frequência (TPF) e Teste Padrão de Duração (TPD).
C) Teste de Fala no Ruído (TFR) e Teste de Fala Filtrada (TFF).
D) Teste Dicótico de Dígitos (TDD) e Teste Dicótico Consoante e Vogal (TDCV).
E) Synthethic Sentence Identification (SSI) e Pediatrics Speech Inteligibility (PSI).
Resposta.
(Instituto Acesso) Os testes comportamentais usados na Avaliação do Processamento Auditivo (Central) diferenciam-se por avaliar mecanismos e habilidades auditivas distintas.
Assinale os testes que avaliam a habilidade auditiva de resolução temporal.
A) Random Gap Detection Test (RGDT) e Gaps in Noise (GIN).
B) Teste Padrão de Frequência (TPF) e Teste Padrão de Duração (TPD).
C) Teste de Fala no Ruído (TFR) e Teste de Fala Filtrada (TFF).
D) Teste Dicótico de Dígitos (TDD) e Teste Dicótico Consoante e Vogal (TDCV).
E) Synthethic Sentence Identification (SSI) e Pediatrics Speech Inteligibility (PSI).
Resposta.
QUESTÃO 47
(Instituto Acesso) As dificuldades comunicativas observadas em crianças com Distúrbios do Espectro do Autismo (DEA) vão desde o atraso no desenvolvimento da linguagem, até dificuldades funcionais no seu uso. A fim de facilitar o processo de comunicação, o fonoaudiólogo pode orientar professores de escolas regulares com inclusão de alunos com DEA.
Assinale uma orientação condizente com o caso.
A) Evitar usar metáforas na fala, uma vez que crianças com DEA podem entender figuras de linguagem de forma literal.
B) Excluir o aluno das atividades que envolvam comunicação oral, apresentando-o atividades exclusivamente motoras.
C) Trabalhar a funcionalidade da comunicação desse aluno, antecipando-se às ações dele.
D) Motivar os outros companheiros de classe a usar comunicação gestual, mesmo que a criança com DEA apresente fala, de forma a facilitar a interação entre eles.
E) Durante o diálogo com a criança, deve-se usar a estratégia de "bombardeio linguístico", apresentando várias ordens ou informações ao mesmo tempo.
Resposta.
(Instituto Acesso) As dificuldades comunicativas observadas em crianças com Distúrbios do Espectro do Autismo (DEA) vão desde o atraso no desenvolvimento da linguagem, até dificuldades funcionais no seu uso. A fim de facilitar o processo de comunicação, o fonoaudiólogo pode orientar professores de escolas regulares com inclusão de alunos com DEA.
Assinale uma orientação condizente com o caso.
A) Evitar usar metáforas na fala, uma vez que crianças com DEA podem entender figuras de linguagem de forma literal.
B) Excluir o aluno das atividades que envolvam comunicação oral, apresentando-o atividades exclusivamente motoras.
C) Trabalhar a funcionalidade da comunicação desse aluno, antecipando-se às ações dele.
D) Motivar os outros companheiros de classe a usar comunicação gestual, mesmo que a criança com DEA apresente fala, de forma a facilitar a interação entre eles.
E) Durante o diálogo com a criança, deve-se usar a estratégia de "bombardeio linguístico", apresentando várias ordens ou informações ao mesmo tempo.
Resposta.
QUESTÃO 48
(Instituto Acesso) O ato mastigatório pode ser dividido em três fases: fase de abertura da boca, fase de fechamento da boca e fase oclusal, nas quais há movimento mandibular por ação dos músculos da mastigação. Quanto à correlação dos músculos da mastigação e suas funções, verifique as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
1 - Temporal anterior, masseter, pterigóideo medial e esfenomandibular são os músculos levantadores da mandíbula.
2 - Milo-hióideo é o principal músculo abaixador da mandíbula.
3 - Pterigóideo lateral e supra-hióideos são os músculos abaixadores da mandíbula.
A) As afirmativas 2 e 3 são corretas.
B) Apenas a afirmativa 1 é correta.
C) Todas as alternativas são corretas.
D) As afirmativas 1 e 3 são corretas.
E) Apenas a afirmativa 3 é correta.
Resposta.
(Instituto Acesso) O ato mastigatório pode ser dividido em três fases: fase de abertura da boca, fase de fechamento da boca e fase oclusal, nas quais há movimento mandibular por ação dos músculos da mastigação. Quanto à correlação dos músculos da mastigação e suas funções, verifique as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
1 - Temporal anterior, masseter, pterigóideo medial e esfenomandibular são os músculos levantadores da mandíbula.
2 - Milo-hióideo é o principal músculo abaixador da mandíbula.
3 - Pterigóideo lateral e supra-hióideos são os músculos abaixadores da mandíbula.
A) As afirmativas 2 e 3 são corretas.
B) Apenas a afirmativa 1 é correta.
C) Todas as alternativas são corretas.
D) As afirmativas 1 e 3 são corretas.
E) Apenas a afirmativa 3 é correta.
Resposta.
QUESTÃO 49
(Instituto Acesso) Na avaliação de linguagem oral e escrita, o fonoaudiólogo analisa as relações dinâmicas entre os processos da linguagem, a integração de aspectos comportamentais e os meios comunicativos. Para isso, é fundamental o conhecimento dos subsistemas da linguagem, que são:
A) Fonológico, verbal, formal, sintático e pragmático.
B) Fonético, fonológico, verbal, formal e semântico.
C) Fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático.
D) Fonético, fonológico, morfológico, semântico e pragmático.
E) Fonético, verbal, morfológico, sintático e semântico.
Resposta.
(Instituto Acesso) Na avaliação de linguagem oral e escrita, o fonoaudiólogo analisa as relações dinâmicas entre os processos da linguagem, a integração de aspectos comportamentais e os meios comunicativos. Para isso, é fundamental o conhecimento dos subsistemas da linguagem, que são:
A) Fonológico, verbal, formal, sintático e pragmático.
B) Fonético, fonológico, verbal, formal e semântico.
C) Fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático.
D) Fonético, fonológico, morfológico, semântico e pragmático.
E) Fonético, verbal, morfológico, sintático e semântico.
Resposta.
(Instituto Acesso) A Paralisia Cerebral (PC) é definida como resultado de uma lesão ou mau desenvolvimento do cérebro, de caráter não progressivo, existindo desde a infância. Na avaliação de uma criança de 4 anos com PC, por lesão localizada em área piramidal (córtex), foram observados os seguintes sintomas quanto ao comportamento motor global: tônus aumentado, mobilidade reduzida, e respiração superficial com diminuição da expansão da caixa torácica. Durante oferta de alimentos por via oral, o paciente apresentou perda de líquido e alimento por pobre vedamento labial e controle de língua, dificuldades com diferentes consistências e posturas compensatórias durante a deglutição.
Qual é o tipo de PC apresentada por esse paciente?
A) Atáxica.
B) Espástica.
C) Global.
D) Hipotônica.
E) Atetóide.
Qual é o tipo de PC apresentada por esse paciente?
A) Atáxica.
B) Espástica.
C) Global.
D) Hipotônica.
E) Atetóide.
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