Prova SANTA CASA 2019 (1º Dia) com Gabarito e Resolução

prova-santa-casa-2019-1-dia-com-gabarito-e-resolucao
Prova SANTA CASA 2019 (1º Dia) com Gabarito e Resolução*

QUESTÃO 01
SANTA CASA 2019: A figura 1 numera as áreas dos principais biomas brasileiros e a figura 2 faz referência ao Cerrado, bioma composto por árvores com raízes que podem chegar a 20 metros de profundidade, atingindo, por vezes, o lençol freático e as águas dos aquíferos que abastecem as bacias hidrográficas de uma extensa região.

Contudo, parte da vegetação nativa do cerrado está sendo substituída por monoculturas, como as de milho e soja, o que causa impactos na manutenção das reservas de águas do subsolo.

a-figura-1-numera-as-areas-dos-principais-biomas-brasileiros-e-a-figura-2-faz-referencia-ao-cerrado

a) Na figura 1, qual dos números corresponde à área ocupada pelo Cerrado? Por que o Cerrado pode ser considerado uma “floresta de ponta cabeça”?

b) Explique como a substituição das plantas nativas do Cerrado pela monocultura impacta a manutenção das reservas de água nos aquíferos.

RESPOSTA.

QUESTÃO 02
SANTA CASA 2019: A figura apresenta algumas características do barbeiro, inseto relacionado à doença de Chagas.

a-figura-apresenta-algumas-caracteristicas-do-barbeiro-inseto-relacionado-a-doenca-de-chagas


a) A que Reino biológico pertence o agente etiológico da doença de Chagas? Em que órgão humano ocorre, preferencialmente, a reprodução assexuada do agente etiológico da doença?

b) Explique como a picada do inseto em pessoas saudáveis e em pessoas contaminadas permite a continuidade do ciclo de vida do agente etiológico da doença.

RESPOSTA.

QUESTÃO 03
SANTA CASA 2019: Duas secreções, 1 e 2, foram extraídas de dois órgãos do tubo digestório de um camundongo. A secreção 1 foi adicionada a um tubo de ensaio contendo uma solução aquosa e azeite. Após um intervalo de tempo, nesse mesmo tubo, foi adicionada a secreção 2. O tubo permaneceu em constante agitação durante todo o experimento. O gráfico mostra a velocidade da digestão do azeite ao longo do tempo.

o gráfico mostra a velocidade da digestão do azeite ao longo do tempo

a) Qual é o nome da secreção 1? Além da principal molécula orgânica que compõe o azeite, que outra molécula orgânica pode ser digerida pela secreção 1?

b) Qual é o nome da secreção 2? Por que houve aumento repentino da velocidade de digestão do azeite após a adição desta secreção ao tubo?

RESPOSTA.

QUESTÃO 04
SANTA CASA 2019: A figura representa um experimento em que o ramo de uma planta com flores e frutos teve suas folhas inseridas em um frasco transparente e selado.

No interior do frasco, adicionou-se gás carbônico composto por isótopos pesados de oxigênio (¹⁸O) em concentração equivalente à do ar atmosférico.

Todo o ramo permaneceu hidratado e sob intensidade luminosa acima do ponto de compensação fótico. Ao longo do ramo foi colocado um pulgão, que retirou substâncias de um vaso condutor da planta.

a figura representa um experimento em que o ramo de uma planta com flores e frutos teve suas folhas inseridas em um frasco transparente e selado


a) De qual vaso condutor da planta o pulgão retirou substâncias? Qual substância retirada pelo pulgão apresenta o isótopo pesado de oxigênio?

b) Qual a relação esperada entre a taxa de fotossíntese e a taxa de respiração celular neste ramo? Por que foi constatado que a maior parte dos isótopos pesados de oxigênio ficou estocada nas células das folhas?

RESPOSTA.

QUESTÃO 05
SANTA CASA 2019: Em um estudo sobre o DNA genômico em organismos procariotos, um grupo de células foi cultivado em um meio contendo substância mutagênica. Outro grupo de células, usado como controle, não recebeu a substância.

Os resultados mostraram a presença de nucleotídeos de timina no citoplasma das células dos dois grupos. Uma proteína produzida no grupo controle foi detectada no grupo que recebeu a substância mutagênica, porém com metade do comprimento original.

a) Que organismo unicelular foi usado no estudo? Além do DNA genômico, em que outra estrutura desta célula se pode encontrar o nucleotídeo timina?

b) Por que as células que receberam a substância mutagênica produziram proteínas com metade do comprimento original?

RESPOSTA.

QUESTÃO 06
SANTA CASA 2019: A figura mostra os componentes do néfron e os possíveis trajetos das substâncias que percorrem esta estrutura.

A figura mostra os componentes do néfron e os possíveis trajetos das substâncias que percorrem esta estrutura

a) Como é denominado o processo fisiológico indicado pela seta de número 1? Cite uma substância orgânica encontrada, em diferentes concentrações, no sangue que circula pela arteríola aferente e no sangue que circula pela arteríola eferente.

b) Qual a importância da elevada concentração de solutos do plasma sanguíneo que percorre os vasos que passam sobre a alça de Henle? Qual o efeito do hormônio aldosterona sobre o túbulo distal e o ducto coletor?

RESPOSTA.

QUESTÃO 07

SANTA CASA 2019: Beatriz apresenta visão normal e tem um irmão com daltonismo. Os irmãos são filhos de um casal com visão normal. Beatriz pretende engravidar de seu noivo, que também é daltônico.

a) Em quais células do olho humano o gene mutante para esse distúrbio se manifesta? Estas células compõem qual tecido do olho?

b) Qual a probabilidade de a criança gerada por Beatriz e seu noivo ser menina e daltônica?

RESPOSTA.

QUESTÃO 08
SANTA CASA 2019: As imagens mostram a representação esquemática do experimento utilizado por Stanley Miller e um esboço feito por Charles Darwin.

As imagens mostram a representação esquemática do experimento utilizado por Stanley Miller e um esboço feito por Charles Darwin

a) Qual o objetivo das investigações científicas conduzidas por Miller em seu experimento? Qual o resultado obtido por Miller ao final deste experimento?

b) Qual o objetivo das investigações científicas conduzidas por Darwin? Que aspecto de sua teoria Darwin não conseguiu esclarecer?

RESPOSTA.

QUESTÃO 09
SANTA CASA 2019: O quadro do pintor Robert Hinckley, de 1882, representa a cena da primeira intervenção cirúrgica da história realizada com anestesia geral, em 16.10.1846.

Joffre Marcondes de Rezende Breve história da anestesia geral In À sombra do plátano crônicas de história da medicina 2009

No início, o médico fez suspense sobre qual era a substância utilizada como anestésico, mas revelou mais tarde que se tratava do éter sulfúrico, também conhecido como éter etílico, com nome IUPAC etoxietano. Na indústria, em condições de temperatura controlada, o éter etílico é obtido a partir da reação de desidratação do etanol na presença do catalisador H2SO4.

a) Represente e escreva o nome da principal interação que ocorre entre uma molécula de éter etílico e uma molécula de água.

b) Escreva a equação da reação de obtenção do éter etílico a partir do etanol. Que tipo de desidratação ocorreu nesta reação?

RESPOSTA.

QUESTÃO 10
SANTA CASA 2019: O nitrito de sódio (NaNO2) é muito utilizado na indústria de alimentos, em especial em produtos curados, como presuntos, bacon e linguiças.

O íon nitrito em solução aquosa hidrolisa e estabelece o equilíbrio químico com constante K = 2,5 × 10ˉ¹¹ a 25 ºC, de acordo com a equação:


a) Com base no princípio de Le Chatelier, explique como ocorre a variação da concentração de íon nitrito em solução aquosa após a adição de ácido clorídrico (HCℓ).

b) Calcule o pH de uma solução aquosa de NaNO2 0,04 mol/L a 25 ºC.

RESPOSTA.

QUESTÃO 11
SANTA CASA 2019: O radiofármaco preparado com o radioisótopo índio-111 é utilizado em medicina nuclear para o diagnóstico de tumores neuroendócrinos. Esse radioisótopo é produzido em cíclotrons a partir do bombardeamento do núcleo de cádmio-111 com feixe de prótons.

A figura apresenta o decaimento radioativo do índio-111 em uma amostra do radiofármaco recém-preparado.

A figura apresenta o decaimento radioativo do índio-111 em uma amostra do radiofármaco recém-preparado

a) Escreva a equação da reação nuclear descrita. Escreva o nome da partícula emitida nessa reação.

b) Determine o tempo para que a amostra decaia para 12,5 MBq.

RESPOSTA.

QUESTÃO 12
SANTA CASA 2019: Em 10.07.2018, o Conselho Federal de Medicina publicou uma resolução que regulamenta o trabalho de profissionais que fazem uso da ozonioterapia. Segundo o documento, os médicos só podem usar a ozonioterapia de forma experimental, não podendo oferecer esse tipo de tratamento nos consultórios. O esquema da ozonioterapia está ilustrado a seguir.

o esquema da ozonioterapia está ilustrado a seguir

a) Represente a estrutura de Lewis da molécula de ozônio. Compare, quanto à polaridade, a molécula de ozônio e a molécula de oxigênio.

b) Considere que uma amostra de 100 g de ozônio medicinal, com teor em massa de ozônio igual ao teor mínimo indicado na figura, foi armazenada em um recipiente a 25 ºC e 1550 mmHg. Para esta mistura, determine o número total de mols de gases e a pressão parcial do gás ozônio a 25 ºC.

RESPOSTA.

QUESTÃO 13
SANTA CASA 2019: A figura representa um sistema hidráulico constituído por dois êmbolos, A e B, de massas desprezíveis, que podem deslizar sem atrito por dentro de dois tubos cilíndricos que se comunicam; uma haste horizontal articulada em O; e outra haste vertical fixa no êmbolo B. O interior dos tubos é preenchido com água. Um bloco cúbico C, de massa 64 kg e aresta 20 cm, é mantido em repouso sobre o êmbolo A pela força verticalaplicada na extremidade da haste horizontal.

A figura representa um sistema hidráulico constituído por dois êmbolos

Sabendo que a área do êmbolo A é quatro vezes maior que a área do êmbolo B, adotando g = 10 m/s² e desprezando as massas das hastes, calcule:

a) a pressão, emexercida pelo bloco C sobre a superfície do êmbolo A.

b) a intensidade da força, em N.

RESPOSTA.

QUESTÃO 14
SANTA CASA 2019: A figura 1 mostra uma escultura metálica com alto grau de polimento que funciona como um grande espelho esférico. Considere que o diâmetro dessa escultura seja de 2,4 m e que uma pessoa esteja parada a 3 m de distância de sua superfície, conforme indicado na figura 2.

santa-casa-2019-figura-1-e-figura-2

a) A que distância da superfície da escultura essa pessoa vê sua imagem refletida?

b) Se em 5 segundos essa pessoa caminhar horizontalmente sobre uma linha reta contida em um plano vertical que passa pelo centro da escultura até chegar a 1,8 m de distância de sua superfície, qual será o módulo da velocidade escalar média, em cm/s, com que a imagem da pessoa se movimentará?

RESPOSTA.

QUESTÃO 15
SANTA CASA 2019: Em um canteiro de obras, um tubo cilíndrico oco de massa 54 kg e comprimento 1,5 m, aberto em suas duas extremidades, é mantido suspenso na horizontal, em repouso, por um guindaste. O tubo é preso ao gancho do guindaste por duas cordas ideais, A e B, de mesmo comprimento, como representado na figura.

O tubo é preso ao gancho do guindaste por duas cordas ideais, A e B, de mesmo comprimento, como representado na figura

Devido ao vento que sopra próximo à extremidade do tubo, ocorre ressonância em seu interior e é possível ouvir o som emitido nesse fenômeno. Considerando a velocidade de propagação do som na região igual a 345 m/s e adotando g = 10 m/s², calcule, enquanto o tubo permanece em repouso:

a) a frequência do som emitido por ele, em Hz, sabendo que a ressonância dentro do tubo ocorre de acordo com o modo fundamental de vibração.

b) a intensidade da força de tração, em N, em cada uma das cordas A e B.

RESPOSTA.

QUESTÃO 16
SANTA CASA 2019: A figura ilustra como uma antiga lâmpada incandescente foi construída para fornecer luz com diferentes intensidades. Ela é constituída por dois filamentos, representados pelos resistores RA = 240 Ω e RB = 120 Ω, e duas chaves, Ch1 e Ch2, que selecionam quais filamentos são percorridos por corrente elétrica quando a lâmpada é ligada a uma diferença de potencial constante de 120 V.

santa-casa-2019-questao-16

Considerando desprezíveis as resistências dos demais componentes da lâmpada, calcule:

a) a potência dissipada pela lâmpada, em W, quando somente a chave Ch1 é ligada.

b) a energia elétrica consumida pela lâmpada, em kWh, quando as duas chaves são ligadas simultaneamente por dez horas.

RESPOSTA.

Leia o trecho do romance Iracema, de José de Alencar, para responder às questões 17 e 18.

Iracema, sentindo que se lhe rompia o seio, buscou a margem do rio, onde crescia o coqueiro.
Estreitou-se com a haste da palmeira. A dor lacerou suas entranhas; porém logo o choro infantil inundou sua alma de júbilo.
A jovem mãe, orgulhosa de tanta ventura, tomou o tenro filho nos braços e com ele arrojou-se às águas límpidas do rio. Depois suspendeu-o à teta mimosa; seus olhos então o envolviam de tristeza e amor.
− Tu és Moacir, o nascido do meu sofrimento.
[…]
Quando chegou ao grande morro das areias, viu que o rasto de Martim e Poti seguia ao longo da praia; e adivinhou que eles eram partidos para a guerra. Seu coração suspirou; mas seus olhos secos buscaram o semblante do filho.
(Iracema, 1990.)

QUESTÃO 17
SANTA CASA 2019:
a) O que simboliza, no projeto romântico indianista de José de Alencar, o nascimento do filho da índia Iracema com o europeu Martim?

b) José de Alencar escreveu romances urbanos, regionalistas, indianistas e históricos. Que significado tinha essa abrangência temática no projeto literário do autor?

RESPOSTA.

QUESTÃO 18
SANTA CASA 2019: a) Transcreva a frase “− Tu és Moacir, o nascido do meu sofrimento.” para o discurso indireto.

b) No trecho do último parágrafo “Quando chegou ao grande morro das areias, viu que o rasto de Martim e Poti seguia ao longo da praia;”, substitua a forma verbal sublinhada pelo pretérito imperfeito do subjuntivo, fazendo os ajustes para estabelecer a correta relação entre os tempos verbais do trecho.

RESPOSTA.

Leia os versos de Alberto Caeiro para responder às questões 19 e 20.

O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás…
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem…
Sei ter o pasmo comigo
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras…
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do mundo…
Creio no mundo como num malmequer,
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender…
O mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo.
(O guardador de rebanhos e outros poemas, 1997.)

QUESTÃO 19
SANTA CASA 2019:
a) Alberto Caeiro é um heterônimo. Em que consiste o processo da heteronímia?

b) Uma característica de Caeiro encontrada no poema é o Sensacionismo. Em que consiste o Sensacionismo de Caeiro?

RESPOSTA.

QUESTÃO 20
SANTA CASA 2019:
a) Que sentido tem no texto a comparação do olhar do eu lírico com o de uma criança?

b) Que recurso estilístico o poeta utiliza em “O meu olhar é nítido como um girassol”? Como ficaria o verso caso, mantendo o sujeito e o verbo da oração original, tal recurso fosse transformado em uma metáfora?

RESPOSTA.

*Resolução Colégio Objetivo

Comentários