Atividade sobre Os Povos da África (História, 7º ano) com Gabarito

Atividade sobre Os Povos da África (História, 7º ano) com Gabarito

QUESTÃO 01
(ENEM) A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos. K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil.
In: Diversidade na educação: reflexões e experiências.
Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que

A) a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente.

B) a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente.

C) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.

D) a exploração da África decorreu do movimento de expansão européia do início da Idade Moderna.

E) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.

RESPOSTA.

QUESTÃO 02
Na África do Sul ocorre uma violenta segregação racial onde a minoria branca domina, política, social e economicamente a grande maioria negra. Essa segregação tem prejudicado as relações da África do Sul com os países americanos e europeus. É conhecido como:

A) Afrikander.
B) Boers.
C) Apartheid.
D) Semitismo.
E) Fetichismo.

RESPOSTA.

QUESTÃO 03
(ENEM) A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br.
Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).

A) referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque legitima o ensino das ciências humanas nas escolas.

B) divulga conhecimentos para a população afro-brasileira.

C) reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura.

D)garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação.

E) impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.

RESPOSTA.

QUESTÃO 04
"Angola, Congo, Benguela Monjolo, Cabinda, Mina Quiloa, Rebolo"
(Jorge Ben, África/Brasil-Zumbi)

O texto refere-se a.

A) colônias holandesas de exploração na África do século XVI ao século XVIII.

B) grupos africanos escravizados e trazidos para o Brasil durante a colonização.

C) reinos africanos que se rebelaram contra a colonização portuguesa na época da independência do Brasil.

D) comunidades livres formadas por escravos fugitivos.

E) países africanos atuais que mantêm estreitos vínculos com a cultura brasileira.

RESPOSTA.

QUESTÃO 05
(Ifsul) “Predomina na consciência coletiva ocidental-eurocentrista um estereótipo da África como  continente escuro, abrigando tribos primitivas, imóveis no tempo e no espaço, com suas culturas  arcaicas e estáticas. Segundo essa imagem, não haveria comunicação e troca de idéias entre várias  etnias africanas, e muito menos entre elas e o restante do mundo.”
(NASCIMENTO, Eliza Larkin. As civilizações Africanas no Mundo Antigo. In: Thoth: Escriba dos Deuses. Brasília, Gabinete do  Sen. Abdias do Nascimento, 1997, p.229.)

Com base no texto acima, assinale, de cima para baixo, F para  afirmativas falsas e  V para  verdadeiras. Sobre a História da África, é correto afirmar-se que

(   ) o continente africano possui os primeiros registros de fósseis antropoides nas proximidades do  Lago Vitória e é considerado o berço da humanidade.

(   ) a África não  atraía o interesse das nações europeias até meados do século XIX, pela falta de  riquezas naturais, ouro e pedras preciosas.

(    ) a escravidão negro-africana, explorada por Portugal, era uma forma distorcida e agravada da  escravidão já existente em boa parte do continente.

(    ) a maioria dos Estados africanos, como os conhecemos hoje, foi formada a partir do processo de  descolonização pós-1945.

A ordem correta para responder a esta questão é

A) V – F – V – F.

B) V – F – V – V.

C) F – V – F – F.

D) F – V – V – V.

RESPOSTA.

QUESTÃO 06
O ponto de inflexão dessa "antropologia, filha do imperialismo ocidental", na feliz expressão da antropóloga Kathleen Gough, foi marcado nos anos 1950 por George Balandier (...) Sua crítica ressalta três pontos absolutamente interligados. (...) (...) o terceiro pontos refere-se à necessidade de relacionar o estudo da colonização africana às metrópoles europeias, considerando-se a situação concreta, particular de cada sociedade. Balandier ressalta a heterogeneidade, a complexidade e o dinamismo sociocultural, como características próprias da historicidade africana. Assim, nega que essas sociedades possam ser classificadas como estáticas e passivas, destacando-se a mudança e o seu "potencial revolucionário". A revisão sobre a produção do conhecimento da qual escritos como os de Balandier se destacam é, por isso, o marco de novas tendências no estudo da África.

Essas novas tendências caracterizam-se, principalmente, pela:

A) divisão África subsaariana em duas regiões bem distintas: a com História e a sem História.

B) importância que deve ser observada nas práticas coloniais mais humanizadas, caso evidente dos franceses.

C) ruptura com o eurocentrismo que escondia as especialidades locais do continente africano.

D) associação entre o colonialismo espanhol e a formação de nações economicamente avançadas.

E) reafirmação do dinamismo econômico do norte da África e o atraso civilizatório da África negra.

RESPOSTA.

Atividade sobre Os Povos da África (História, 7º ano) com Gabarito  Atividade sobre Os Povos da África (História, 7º ano) com Gabarito Reviewed by Redação on janeiro 12, 2019 Rating: 5

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