Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Gestão Hospitalar com Gabarito

Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Gestão Hospitalar com Gabarito -  CONFIRA O GABARITO DE TODAS AS PROVAS  - QUESTÃO 01 O regime in...
prova-do-enade-2019-tecnologia-em-gestao-hospitalar-com-gabarito
Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Gestão Hospitalar com Gabarito


QUESTÃO 01
O regime internacional de mudanças climáticas, organizado no âmbito do Sistema das Nações Unidas há 24 anos, constitui, em essência, um arranjo institucional dinâmico e de construção permanente. Criado para facilitar o entendimento e promover a cooperação entre as 195 partes signatárias, é dotado de estrutura jurídica e organizacional próprias. A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas prevê mecanismos para a solução dos conflitos e para promoção da cooperação entre os Estados nacionais.
Disponível em: <http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v14i29.996>.
Acesso em: 22 jul. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas objetiva

A) estimular atores estatais e não estatais a planejar e a executar conjuntamente programas dedicados a garantir a redução da interferência humana no meio ambiente.

B) evitar a propagação do efeito estufa por meio da criação de projetos que visem à redução das emissões a partir de medidas compensatórias, como plantação de árvores e melhor utilização de recursos naturais.

C) estabelecer mecanismos flexíveis destinados a permitir que países que não utilizam toda a sua quota prevista de emissões vendam o seu excedente a outros que necessitam de limites maiores.

D) promover o princípio da responsabilidade comum e demandas diferenciadas para permitir que os países desenvolvidos alterem a média global de aumento da temperatura acordada.

E) assegurar a continuidade dos compromissos para que as metas de redução de emissão mantenham-se regulares e estáveis ao longo dos próximos vinte anos.

GABARITO.

QUESTÃO 02

CAMPOS, A. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994 (adaptado).

ENADE 2019: Augusto de Campos é um artista concretista brasileiro cuja poética estabelece a relação de diálogo entre o aspecto visual, sonoro e tátil do texto verbal.

Com base no poema apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O aspecto sensorial é construído por meio da exploração da dimensão visual das palavras, sendo a imagem um elemento essencial do texto.

II. O artista utiliza técnicas de diagramação, harmonizando os componentes gráficos e espaciais, que se transformam em elementos de construção de sentidos diversos.

III. A impressão de movimento caótico cria o efeito de uma espécie de big-bang que atua sobre ambas as palavras: poema e bomba.

IV. A utilização do espaço é secundária para a construção de sentidos da obra, já que a palavra escrita, nesse caso, é suficiente para a leitura do poema.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 03
ENADE 2019: Na história das civilizações humanas, a agricultura esteve relacionada à origem de um fenômeno que se tornaria o marco da economia alimentar: o aumento demográfico. Entretanto, apesar de toda a força civilizatória da agricultura, muitos povos tornaram-se vulneráveis por falta de alimentos.

Mesmo com o aumento do volume de alimentos, o número de indivíduos subnutridos é grande, como demonstrado pelos dados estatísticos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A análise dos dados revela que, até 2014, a quantidade de pessoas desnutridas no mundo estava diminuindo, porém, entre 2015 e 2017, esse número aumenta.

Considerando a segurança alimentar e a nutrição no mundo, avalie as afirmações a seguir.

I. O conceito de segurança alimentar e nutricional admite que a fome e a desnutrição são problemas de oferta adequada e garantia de alimentos saudáveis, respeitando-se a diversidade cultural e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

II. A segurança alimentar e nutricional compreende a produção e a disponibilidade de alimentos, bem como o acesso à alimentação adequada e saudável.

III. A escassez da oferta de alimentos nas últimas décadas decorre da falta de processos de produção e disseminação tecnológica que garantam a produção no campo frente às mudanças climáticas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 04
ENADE 2019: Segundo resultados da última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) de 2008, a quase totalidade dos municípios brasileiros tinha serviço de abastecimento de água em pelo menos um distrito (99,4%).

Além da existência da rede, uma das formas de se avaliar a eficiência do serviço de abastecimento de água à população é examinar o volume diário per capita da água distribuída por rede geral. No ano de 2008, foram distribuídos diariamente, no conjunto do país, 320 litros per capita, média que variou bastante entre as regiões.

Na Região Sudeste, o volume distribuído alcançou 450 litros per capita, enquanto na Região Nordeste ele não chegou à metade desta marca, apresentando uma média de 210 litros per capita. Embora o volume total tenha aumentado em todas as regiões do país, comparando-se com os números apresentados pela PNSB de 2000, as diferenças regionais permaneceram praticamente inalteradas.
Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=280933>
Acesso em: 01 out. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em algumas regiões do Brasil, os índices referidos estão abaixo da média nacional, indicando diferenças de acesso de qualidade a abastecimento de água que podem impactar a saúde pública.

PORQUE

II. O aumento da eficiência da política pública de abastecimento de água no Brasil contribui para o desenvolvimento nacional, para a redução dos desequilíbrios regionais e para a promoção da inclusão social.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 05

Aldeia Watoriki, Terra Indígena Yanomami, Amazonas Roraima Aldeia Gavião Parkatejê, Terra Indígena Mãe Maria, Pará

O Supremo Tribunal Federal definiu, em 2009, os critérios para o reconhecimento de determinada terra como território indígena, sendo eles: o marco da tradicionalidade da ocupação; o marco temporal da ocupação; o marco da concreta abrangência e finalidade prática da ocupação tradicional; e, por fim, o marco da proporcionalidade, que consiste na aplicação do princípio da proporcionalidade em matéria indígena.

De acordo com o marco da tradicionalidade da ocupação, para que uma terra indígena possa ser considerada tradicional, as comunidades indígenas devem demonstrar o caráter de perdurabilidade de sua relação com a terra, caráter este demonstrado em sentido de continuidade etnográfica.
Disponível em: <https://doi.org/10.12957/publicum.2018.37271>.
Acesso em: 27 set. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: Com base nas imagens e informações acerca dos referidos marcos para o reconhecimento de determinada terra como indígena, avalie as afirmações a seguir.

I. A tradicionalidade é um elemento fundamental para a perpetuação dos vínculos territoriais das populações indígenas, já que remete ao caráter estático de seus modos de vida.

II. Os marcos de reconhecimento da ocupação viabilizam o alcance do direito de utilização das terras em diferentes tipos de atividades produtivas por parte das comunidades indígenas.

III. O critério de ocupação tradicional considera que a terra indígena proporciona elementos materiais e simbólicos essenciais à transmissão dos legados culturais entre gerações.

IV. O reconhecimento de terras ancestrais integra-se à lógica da homogeneidade cultural, já que esta medida valoriza a cultura e a participação dos povos indígenas como elementos do amálgama cultural brasileiro.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 06
ENADE 2019: Conforme dados do Atlas da Violência 2019, apresentados no gráfico a seguir, verifica-se o crescimento no número de homicídios de mulheres no país durante o período de 2007 a 2017.

Nesse período, a taxa de homicídios entre as mulheres negras cresceu mais do que a taxa de homicídios entre as mulheres não negras.

A classificação de raça/cor do IBGE agrega negras como a soma de pretas e pardas e não negras como a soma de brancas, amarelas e indígenas.

Número de casos por 100 mil habitantes
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Orgs.).
Atlas da violência 2019. Brasília: Ipea, 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O maior crescimento dos casos de homicídios de mulheres negras em comparação com os casos de mulheres não negras indica a relevância dos estudos a respeito das múltiplas variáveis relacionadas a este fenômeno social.

PORQUE

II. A análise do gráfico permite concluir que, no início da série histórica, havia um contexto favorável à superação da situação social de maior vulnerabilidade da mulher negra, em razão da menor diferença entre as taxas de homicídios.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 07

O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos

ENADE 2019: O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos e no planejamento de serviços deve-se considerar que as pessoas com deficiência (PCD) são usuárias legítimas, dignas e independentes. Nenhum serviço pode ser concedido, permitido, autorizado ou delegado sem acessibilidade plena, para não obstaculizar o exercício pleno dos direitos pelas pessoas com deficiência.

A acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e, por isso, não se limita a propiciar a inclusão de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e em situação vulnerável.
OLIVEIRA, S. M. de. Cidade e acessibilidade: inclusão social
das pessoas com deficiências. In: VIII Simpósio Iberoamericano em
comércio internacional, desenvolvimento e integração regional, 2017 (adaptado).

Considerando a imagem e as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Projetar e adaptar as vias públicas facilita a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo uma medida adequada de acessibilidade.

II. Padronizar as calçadas com implantação universal de rampas, faixas de circulação livres de barreiras, guias e pisos antiderrapantes atende ao princípio da acessibilidade.

III. Garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade.

IV. Implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade adequadas.

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 08
ENADE 2019: O esgotamento profissional, conhecido como Síndrome de Burnout, foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa síndrome, que foi incluída no capítulo de problemas associados ao emprego ou ao desemprego, foi descrita como uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho não administrado com êxito e caracterizado por três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida.

A nova classificação, publicada em 2018 e aprovada durante a 72ª Assembleia Mundial da OMS, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. A Classificação Internacional de Doenças da OMS estabelece uma linguagem comum que facilita o intercâmbio de informações entre os profissionais da área da saúde ao redor do planeta.
Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/05/27/oms-inclui-a
-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas.htm>. Acesso em: 06 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os programas de formação de lideranças focados na obstinação e na resistência ao erro têm sido eficazes na redução da vulnerabilidade a esse tipo de síndrome.

II. A compreensão dos sintomas de forma isolada do contexto sociocultural dificulta o estabelecimento do chamado nexo causal entre trabalho e adoecimento.

III. As relações de trabalho onde predominam o sentido de realização profissional tendem a reforçar elos de coesão e reconhecimento social favoráveis à saúde psíquica.

IV. A prevalência do protocolo clínico pautado no tratamento medicamentoso é condição determinante para a superação desse problema de saúde pública.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

Tecnologia em Gestão Hospitalar

QUESTÃO 09
ENADE 2019: Na Saúde Suplementar, boa parte dos lançamentos é realizada com base em práticas de mercado e em regras implícitas de tabelas de preços que são padrão.

Assim, o mercado utiliza uma hierarquia em relação às regras: se a regra está definida no contrato, essa é soberana em relação às demais; por outro lado, se a regra não estiver definida no contrato, mas existir uma regra da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), cumpre-se essa.

No quadro a seguir, estão elencados alguns dos insumos referentes à diária hospitalar na cobertura mínima/obrigatória da ANS.

Itens inclusos na diária hospitalar
Rio de Janeiro: Atheneu, 2018 (adaptado).

A partir dos dados do quadro, suponha a seguinte situação: um gestor financeiro deseja gerenciar os custos do serviço adotado por um hospital utilizando a composição da diária hospitalar, a qual foi elaborada a partir de parâmetros mercadológicos.

Esse gestor objetiva, por meio de medida de curto prazo, manter a sustentabilidade organizacional sem incorrer em alteração dos contratos. Considerando as informações apresentadas, assinale a opção prioritária a ser adotada pelo gestor.

A) Renegociação do valor pago por gases especiais.

B) Terceirização das dietas especiais.

C) Compra de equipamentos não fixos para as acomodações.

D) Troca de fornecedor de material para assepsia de piso.

E) Negociação dos honorários dos profissionais da equipe multidisciplinar.

GABARITO.

QUESTÃO 10
ENADE 2019: A recepcionista de uma clínica atende um rapaz que solicita o prontuário de sua mãe.

Embora já tenha visto o rapaz acompanhar a mãe em outras oportunidades e queira prestar um atendimento eficiente, a funcionária fica na dúvida quanto à entrega do prontuário a ele.

Considerando o manuseio de documentos e informações nas instituições de saúde, avalie as afirmações a seguir.

I. A conduta adequada da recepcionista, nessa situação, seria a entrega do prontuário ao representante legal, mediante apresentação de procuração.

II. O Código de Ética Médica veda ao médico conceder conhecimento e posse de prontuários por pessoas não obrigadas ao sigilo profissional.

III. O sistema de prontuário eletrônico oferece para as clínicas a vantagem de agilizar os atendimentos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 11
ENADE 2019: O Pacto pela Saúde, publicado em 2006, é composto pelo Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão.

Ele foi uma resposta à necessidade de reafirmação do Sistema Único de Saúde (SUS) e formulação de diretrizes para a organização desse sistema, conforme proposto inicialmente pelas Normas Operacionais Básicas (NOB) e pelas Normas Operacionais de Assistência à Saúde (NOAS).

Nesse contexto, no Pacto de Gestão foram propostos mecanismos para a gestão do SUS, como os planos municipais de saúde, cuja vigência é de 4 anos e que têm, entre outros objetivos, mapear o território sanitário municipal.

Considerando o plano municipal de saúde, avalie as afirmações a seguir.

I. O plano municipal permite o planejamento das ações em saúde, a partir da identificação das necessidades da população.

II. O plano municipal contribui para melhoria da qualidade dos serviços prestados, visto que busca alinhar os equipamentos de saúde do município com as necessidades de saúde da população.

III. O plano municipal traduz-se em uma ferramenta de gestão estratégica por colaborar para o acompanhamento do cenário de gestão em saúde municipal.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 12
ENADE 2019: Um colaborador é responsável pela gestão de suprimentos em um hospital localizado em uma região com alta demanda turística nos primeiros meses do ano.

A tabela a seguir apresenta a previsão de utilização semestral (em unidades) de máscaras e luvas de procedimentos.

A tabela a seguir apresenta a previsão de utilização semestral (em unidades) de máscaras e luvas de procedimentos

Ao analisar o valor referente à previsão de compras desses materiais, o colaborador deparou-se com um valor de R$ 500,00 para todos os meses do semestre.

Considerando o caso apresentado bem como a gestão de suprimentos no ambiente hospitalar, avalie as afirmações a seguir.

I. O valor referente à previsão de compras considera a sazonalidade da previsão de utilização dos materiais.

II. A gestão de suprimentos de um hospital deve analisar a previsão de utilização para estabelecer previsões mais assertivas.

III. A disponibilidade de materiais relaciona-se à qualidade do serviço de saúde.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 13
ENADE 2019: Os sistemas de informação em saúde são ferramentas essenciais ao planejamento de gestores da área da saúde, tanto nas empresas privadas quanto nas públicas.

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmativas a seguir, acerca de ferramentas utilizadas no planejamento em saúde.

I. Os dados epidemiológicos são originados a partir da análise crítica de indicadores de saúde pública.

II. O prontuário do paciente é um documento legal e uma importante fonte de informação no contexto assistencial.

III. Os indicadores contribuem de forma consistente para o monitoramento do desempenho de uma organização e o alinhamento das atividades operacionais com a gestão estratégica.

IV. A gestão da informação permite a comparação do próprio desempenho institucional e orienta o estabelecimento de metas que conduzam ao desenvolvimento.

É correto o que se afirma em

A) I, II e IV, apenas.
B) I, II e III, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 14
ENADE 2019: Em uma cidade, a organização A e a organização B são os dois centros particulares de tratamento de pacientes oncológicos.

Objetivando a humanização de seus serviços em saúde e também um diferencial competitivo, a organização A reestruturou suas instalações de atendimento e aplicação de medicamentos nos pacientes, criando áreas confortáveis, grandes e individuais.

Considerando o planejamento estratégico e a gestão em saúde, assinale a opção que descreve as possíveis consequências para a situação apresentada.

A) Os gestores da organização B não devem se preocupar com a reestruturação realizada pela organização A, pois, no âmbito da competitividade nos negócios, os concorrentes são considerados fatores externos controláveis.

B) A reestruturação da organização A deve levar os gestores da organização B a refletirem sobre os próprios serviços e operações realizados, o que permitirá possíveis melhorias em seus procedimentos por meio da comparação.

C) A reestruturação da organização A favorecerá a organização B, pois, com as alterações realizadas, os serviços ofertados por A ficarão mais caros, fazendo com que grande parte dos usuários optem por B.

D) No setor de saúde, as mudanças, ainda que relativas a melhorias, devem ser evitadas, pois os pacientes e os usuários dos serviços não são abertos a alterações e tendem a procurar outras opções para a realização dos tratamentos.

E) As ações da organização A impactarão positivamente a organização B, pois, enquanto as mudanças se realizarem em A, sua capacidade de atendimento estará reduzida, de forma que os usuários tenderão a migrar para B.

GABARITO.

QUESTÃO 15
ENADE 2019: Os profissionais da saúde enfrentam situações de risco em seu ambiente de trabalho. Em alguns casos, não se dá a devida atenção a esses riscos e pouco se faz para que sejam minimizados.

Há profissionais da saúde que, mesmo expostos a situações de risco, trabalham sem a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), embora saibam da importância e necessidade desses materiais.
hospitalar. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016 (adaptado).

A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. Os profissionais da saúde estão expostos a riscos de diversos tipos, como biológico, físico, químico, psicossocial e ergonômico; entre esses, os biológicos, físicos e químicos presentes no meio hospitalar são os principais caracterizadores da insalubridade e periculosidade desse setor.

II. Os empregadores devem fornecer os EPIs adequados ao risco a que o profissional está exposto e promover programas de treinamento dos profissionais quanto à sua correta utilização, tanto no momento da admissão do funcionário quanto periodicamente.

III. Define-se acidente de trabalho como aquele que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária.

IV. Para os trabalhadores de saúde, os riscos biológicos são representados por substâncias de uso hospitalar, como anestésicos e esterilizantes, além dos diversos medicamentos manipulados.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 16
ENADE 2019: Objetivando ampliar a cobertura de prestadores de serviços para seus clientes, uma organização de assistência médico-hospitalar celebra um contrato de prestação de serviços com uma clínica de angiologia, tendo como parâmetro o modelo de contrato a seguir.

Brasília: Senac DF, p. 54 - 67, 2015 (adaptado).

Em cumprimento à determinação estratégica de gerenciar custos para aumentar a lucratividade, o gestor financeiro da organização de assistência médico-hospitalar deve construir uma proposta de redação para qual das cláusulas do referido contrato?

A) Terceira cláusula.
B) Quinta cláusula.
C) Oitava cláusula.
D) Nona cláusula.
E) Décima primeira cláusula.

GABARITO.

QUESTÃO 17
ENADE 2019: O posicionamento das organizações no mercado depende do planejamento, da revisão de processos, do acompanhamento de performance e de melhorias constantes.

Nesse sentido, a gestão da qualidade é altamente recomendada na busca de competitividade, de eficiência, de eficácia dos processos e de melhorias nos índices de desempenho.

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. As prestadoras de serviços de saúde buscam aumentar atendimentos para serviços ambulatoriais e para assistência domiciliar em vez de internações, visando a diminuição dos custos, já que o serviço hospitalar corresponde aos maiores custos dos cuidados com a saúde.

II. As instituições hospitalares são sistemas fechados pois sofrem ação do meio em que estão inseridas, mas pouco internalizam os seus processos as mudanças nos campos sociais, assumindo o caráter de organização funcional-racional-burocrática.

III. A qualidade, considerada uma ferramenta de apoio na área hospitalar, depende da participação dos membros da organização, e leva em conta aspectos éticos que envolvem a prestação dos serviços de saúde.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 18
ENADE 2019: Em um ambiente profissional, os indivíduos manifestam comportamentos diversos, que demandam do gestor competências e habilidades para trabalhar com os conflitos que essas diferenças podem gerar.

Considerando a administração de conflitos, avalie as afirmações a seguir.

I. Os conflitos são positivos e, se bem conduzidos, podem apresentar diversas vantagens, como ser fonte de criatividade e inovação e suscitar mudanças de perspectiva.

II. Na perspectiva da administração de conflitos, o excesso de conflitos pode gerar rompimentos e brigas no ambiente organizacional, ao passo que a ausência de conflitos leva à estagnação.

III. O ponto de vista moderno sobre conflitos em organizações recomenda que os conflitos sejam resolvidos ou eliminados, visando-se à preservação do clima organizacional.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) III.
C) I e II.
D) II e III.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 19
ENADE 2019: O setor de abastecimento integra-se ao sistema produtivo de atenção a saúde visando atender às necessidades de insumos e equipamentos. A logística empresarial, na área da saúde, busca disponibilizar o produto certo, no lugar certo, no momento certo, nas condições certas e pelo custo certo.
INFANTE, M.; SANTOS, M. A. B. A organização do abastecimento
do hospital público a partir da cadeia produtiva: uma abordagem
logística para a área de saúde. Ciência & Saúde Coletiva,
v. 12, n. 4, 2007 (adaptado).

Considerando a logística na área da saúde, avalie as afirmações a seguir.

I. A terceirização de atividades de suporte logístico é uma estratégia para reduzir os custos de uma empresa de saúde.

II. A consideração de aspectos relacionados ao fornecedor, como localização e incidência de tributação nos produtos, auxilia as empresas de saúde a planejarem o custo final de operação.

III. O compartilhamento de recursos e as parcerias melhoram a rentabilidade da empresa de saúde, pois agregam valor aos serviços oferecidos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 20
ENADE 2019: Um hospital beneficente está passando por dificuldades, os valores recebidos não cobrem os valores gastos com a prestação do serviço assistencial.

Um gestor financeiro, recém-admitido nesse hospital, decide, a médio prazo, rever todos os contratos com as operadoras de saúde e, a curto prazo, adotar medidas de economia e de otimização dos recursos produtivos.

Considerando a situação descrita, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A maximização dos recursos nas diárias hospitalares por meio da inclusão de alterações assistenciais é possível enquanto os contratos não são alterados.

PORQUE

II. A correta execução das cobranças pelo faturamento hospitalar, tanto assistenciais como administrativas, evita a geração de glosas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 21
ENADE 2019: A gestão do serviço hospitalar é complexa, pois, em um hospital ocorrem, além da prestação de atenção secundária ou terciária à saúde, atividades direcionadas à promoção da saúde, à prevenção de doenças e à recuperação dos pacientes.

Para realizar todos esses procedimentos, o hospital dispõe de vários setores, entre eles a lavanderia, que possui importante contribuição para o andamento do serviço e para o controle de infecções hospitalares.
FONTOURA, F. P.; GONÇALVES, C. G. O.; SOARES, V. M. N. Condições
e ambiente de trabalho em uma lavanderia hospitalar: percepção
dos trabalhadores. Rev. Bras. Saúde Ocup., v. 41, 2016 (adaptado).

Considerando o setor de lavanderia de um hospital, avalie as afirmações a seguir.

I. Os serviços realizados na lavanderia hospitalar influenciam o bem-estar e o conforto dos pacientes.

II. Os riscos físicos, presentes na lavanderia hospitalar, estão relacionados à falta de aterramento das máquinas.

III. Os riscos biológicos, presentes na lavanderia hospitalar, são decorrentes da manipulação de roupas com presença de sangue e/ou secreções.

IV. Os riscos ergonômicos, presentes na lavanderia hospitalar, são relacionados à carga física excessiva e ao transporte de carga de forma inapropriada.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 22
ENADE 2019: A hotelaria hospitalar é a incorporação de técnicas, procedimentos e serviços de hotelaria em hospitais, visando benefício social, físico, psicológico e emocional para pacientes, familiares e funcionários.

Essa mudança na administração hospitalar objetiva que tanto o paciente quanto seu acompanhante sintam-se como se estivessem hospedados em um hotel, e não nas dependências de um hospital.
CAVALCANTE, I. C. O. da S.; FERREIRA, L. V. F. A importância da
hospitalidade e qualidade dos serviços na hotelaria hospitalar.
Revista de Turismo Contemporâneo,
v. 6, n. 1, 2018 (adaptado).

Considerando o papel do atendimento às normas do ambiente, com vistas à qualidade hospitalar e à segurança higiênico-sanitária, avalie as afirmações a seguir.

I. Os cuidados prestados de forma preventiva e corretiva são imprescindíveis tanto para evitar pragas e vetores quanto para manter o ambiente livre de seres nocivos, como roedores e artrópodes.

II. A unidade de processamento da roupa dos serviços de saúde é considerada um setor de apoio que tem por finalidade confeccionar, coletar, pesar, separar, processar, reparar e distribuir roupas em condições de uso, higiene, quantidade, qualidade e conservação.

III. O paisagismo e a jardinagem fazem parte do planejamento de um serviço de saúde e, ao oportunizarem contemplação da natureza e oferecerem conforto climático e ambiental, podem ser considerados "jardins terapêuticos", que auxiliam o tratamento dos pacientes.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 23
ENADE 2019: Peter Drucker e Henry Mintzberg classificam o hospital como a organização mais difícil de se administrar, pois, segundo eles, poucos processos industriais são tão complicados quanto os de um hospital.
Disponível em:<https://administradores.com.br>.
Acesso em: 22 ago. 2019 (adaptado).

Considerando que os serviços realizados por organizações de saúde têm características diferentes dos executados em manufaturas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os serviços hospitalares caracterizam-se pela intangibilidade.

PORQUE

II. Os serviços hospitalares dependem de quem os executa e de quando e onde eles são executados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 24
ENADE 2019: A gestão dos resíduos sólidos dos serviços de saúde envolvem aspectos ambientais, meios sustentáveis, questões educativas, além de práticas adequadas e efetivas de saúde.

A legislação que trata do tema reflete a grande preocupação com os resíduos oriundos dos serviços de saúde. O gerenciamento adequado desses materiais se dá em diversas etapas: segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destino final.
São Paulo: Látria, 2013 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Os riscos à saúde do trabalhador relacionados a resíduos de serviços de saúde podem ser prevenidos por meio do uso de equipamentos de proteção individual, e de práticas educativas, como cursos e treinamentos.

II. Os hospitais devem ter planos de gerenciamento de resíduos, apresentados aos órgãos fiscalizadores competentes, que contemplem não só os fatores estéticos e de controle de infecção hospitalar, mas também as questões ambientais.

III. O custo do manuseio e descarte dos resíduos de serviços de saúde é fixado independentemente do grau de periculosidade envolvido.

IV. O recomendado é que a instituição de saúde tenha uma equipe de meio ambiente multiprofissional que realize a gestão de resíduos desde a geração até a disposição final.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I, II e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 25
ENADE 2019: No Brasil, em meados de 1960, houve um aumento considerável da oferta de planos privados de saúde, o que originou conflitos entre consumidores e operadoras e, por consequência, estimulou a intervenção (regulação) estatal.

Em 1998, houve um marco histórico da regulação sobre o mercado dos planos privados de saúde, com a promulgação da Lei n. 9.656, de 1998, que restringiu a liberdade das operadoras e ampliou a cobertura assistencial mínima a ser oferecida por elas.

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Submetem-se às disposições da Lei n. 9.656 de 1998 as pessoas jurídicas de direito privado que operam planos de assistência à saúde.

PORQUE

II. A cobertura assistencial mínima de um plano privado de saúde corresponde a um composto de direitos a que o consumidor faz jus ao contratar esse plano.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 26
ENADE 2019: Em um centro de referência de clínica cirúrgica de um hospital, observou-se o aumento no número de casos de pacientes com febre alta e que referiam dores no local da cirurgia, após a alta hospitalar.

Diante dessa situação, os gestores das áreas comunicaram o fato ao setor de Vigilância Epidemiológica (VE) da instituição. Ao ter ciência dessa situação, o gestor da Vigilância Epidemiológica (VE), de forma imediata, deverá

A) acionar a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) para reconhecimento das tendências das infecções.

B) encaminhar os dados à Secretaria Municipal de Saúde para que proceda à avaliação dos casos de infecção relatados.

C) determinar as áreas de atuação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) para otimizar a investigação dos casos ocorridos.

D) adotar novas medidas de prevenção e controle para reduzir os casos de infecção.

E) investigar se os casos de infecção estão relacionados à resistência antimicrobiana para evitar surtos maiores.

GABARITO.

QUESTÃO 27
ENADE 2019: Para o desenvolvimento de suas atividades, um hospital adquiriu materiais médico-hospitalares no mês de agosto. Quatro dias após a última compra, o hospital requisitou 15 unidades adicionais desses materiais.

No quadro a seguir, estão demonstradas as compras desses materiais.


Considerando-se que a instituição de saúde controla seus estoques pelo método da média ponderada móvel, o custo dos materiais adicionais requisitados é de

A) R$ 40,50.
B) R$ 45,00.
C) R$ 47,50.
D) R$ 82,50.
E) R$ 135,00.

GABARITO.

QUESTÃO 28
ENADE 2019: Os gestores hospitalares devem ter uma visão holística e sistêmica a respeito dos diferentes fatores que possam impactar diretamente o funcionamento do estabelecimento de saúde.

Mesmo trabalhando em parceria com profissionais de diversas áreas, o gestor deve estar atento a esses aspectos e prezar pela multidisciplinaridade em suas ações.

Com base nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. A busca pela qualidade, inovação e modernização é motivada pela necessidade de atender às expectativas dos clientes da saúde.

II. A hotelaria hospitalar é influenciada por fatores estruturais, uma vez que eles impactam na segurança do paciente.

III. A alteração na estrutura de diferentes áreas hospitalares pode ser indicada pelos gestores, para torná-las mais agradáveis e minimizar o desconforto que ocorre nesses locais.

IV. Os gestores hospitalares reconhecem, cada vez mais, a importância de conceitos da arquitetura e do design com intuito de promover um atendimento de qualidade e humanizado que possa contribuir, de forma positiva, no tratamento dos pacientes.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 29
ENADE 2019: A qualidade na saúde pressupõe que hospitais, clínicas e unidades de saúde têm compromisso em buscar a melhoria contínua, que é um processo dependente da competência dos profissionais envolvidos, da eficiência na utilização de recursos disponíveis, da redução de riscos e do aumento da satisfação dos usuários.

Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir, a respeito da gestão da qualidade na saúde.

I. A gestão da qualidade é eficaz quando evita problemas no processo produtivo, como desperdícios, falhas nos equipamentos, falta de pessoal profissionalizado ou problemas de fornecimento.

II. Os pilares principais da gestão da qualidade dos serviços da saúde são a redução de custos e o aumento da produção em estabelecimentos da rede privada.

III. A gestão da qualidade em instituições de saúde antecipa-se a possíveis ocorrências que gerariam reclamações e perda de usuários.

IV. Os bons gestores são capazes de gerir e produzir melhores resultados, conduzindo sua equipe de trabalho no intuito de reduzir tempo, custos e recursos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 30
ENADE 2019: A respeito da Lei n. 11.108 de 2005, que estabelece que a parturiente tem direito a acompanhante, avalie as afirmações a seguir.

I. A presença do acompanhante é resguardada durante o trabalho de parto.

II. O acompanhante será indicado pela gestante, podendo ser o pai do bebê, o parceiro atual, a mãe, um(a) amigo(a), ou qualquer pessoa de sua escolha.

III. O hospital deve restringir o acesso de acompanhantes do sexo masculino a salas específicas que sejam destinadas exclusivamente a mulheres, como a sala de pré-parto.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 31
ENADE 2019: O planejamento estratégico baseado no enfoque problema-solução constitui função gerencial imprescindível para os estabelecimentos de saúde.
RIVERA, F. J. U.; ARTMANN, E. Planejamento e gestão em saúde:
histórico e tendências com base numa visão comunicativa.
Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 5, 2010 (adaptado).

A respeito do planejamento na área de saúde, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os planejamentos das políticas públicas em saúde são unidirecionais e adaptam-se de forma ideal aos programas verticais e hierárquicos de planejamento nessa área.

PORQUE

II. Os planejamentos baseados na análise situacional de problemas implicam no estabelecimento de nexos ou transversalidades, o que ajuda a conectar redes resolutivas de atenção à saúde.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 32
ENADE 2019: A função terapêutica da alimentação tem evoluído graças ao avanço considerável dos conhecimentos relacionados à dietética e à nutrição.

A pesquisa nessas áreas expandiu pontos de vista acerca da terapia nutricional, estabelecendo que a alimentação pode, de fato, apresentar um papel relevante no processo saúde e doença.
DEMÁRIO, R. L.; SOUSA, A. A. de.; SALLES, R. K. de. Comida de
hospital: percepções de pacientes em um hospital público com
proposta de atendimento humanizado. Ciência & Saúde Coletiva, v.
15, supl. 1, p. 1275-1282, 2010 (adaptado).

A respeito da gestão dos serviços de nutrição e dietética associados à gestão da qualidade, avalie as afirmações a seguir.

I. A implantação e a inovação da gastronomia nas dietas hospitalares preconizam que a percepção sobre a preferência do cardápio deve estar relacionada com o atendimento individualizado de acordo com o hábito alimentar do paciente, considerando o seu quadro clínico.

II. O planejamento de cardápios alternativos baseados em pesquisa antecipada, que propiciam opções nutritivas, de fácil realização e aceitabilidade, constitui uma forma de implantação e inovação da gastronomia nas dietas hospitalares.

III. O princípio básico da implantação da gastronomia nas dietas hospitalares é a flexibilização dos cardápios, sem adoção de padrões para as dietas, com a possibilidade de livre escolha do cardápio pelo usuário.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 33
ENADE 2019: O período que envolve o reajuste do plano privado de assistência à saúde é sempre permeado de receio e apreensão, principalmente para os idosos.

Geralmente, o reajuste é comunicado pela operadora do plano de saúde sem que haja nenhuma negociação anterior à oficialização do novo valor.

A respeito da atuação da Agência Nacional de Saúde Suplementar em relação aos valores dos planos privados de assistência à saúde, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A Agência Nacional de Saúde Suplementar não define os preços de planos privados de assistência à saúde a serem praticados pelas operadoras.

PORQUE

II. A Agência Nacional de Saúde Suplementar regula o percentual praticado nos reajustes dos contratos individuais e por faixa etária.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 34
ENADE 2019: O departamento de faturamento hospitalar diferencia-se dos departamentos de faturamento de outros tipos de empresas por ser permeado de regras e práticas comerciais entre operadoras e hospitais, que são complexas e numerosas.

No SUS, a tabela Sigtap (Sistema de gerenciamento da tabela de procedimentos), que contempla ações assistenciais e administrativas, facilitam o entendimento dos faturistas sobre a saúde suplementar.
Rio de Janeiro: Atheneu, 2018 (adaptado).

Um homem com 51 anos de idade deu entrada no Pronto Socorro de um hospital público municipal relatando dor abdominal aguda.

Após o exame físico, o plantonista prescreveu codeína injetável. Na mesma noite, o paciente foi submetido a eletrocardiograma, hemograma pré-operatório e colecistectomia videolaparoscópica (retirada da vesícula biliar).

Além desse procedimento cirúrgico, constam também no prontuário desse paciente a presença de sangramento no curativo, febre e infecção cirúrgica. O paciente teve alta 7 dias após a cirurgia. Referente a esse procedimento, o hospital recebeu R$ 601,69 de repasse do SUS e teve custo total aproximado de R$ 7.204,00.

Considerando o texto e o caso apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O gestor do hospital deve fazer o lançamento do custo do procedimento, mesmo que o valor repassado pelo SUS tenha sido menor que o despendido.

PORQUE

II. Os lançamentos no Sigtap não se prestam apenas à remuneração dos serviços, mas também à avaliação da produção e da produtividade nos serviços de saúde.

A respeito dessas asserções assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 35
ENADE 2019: Um profissional da saúde que atua em ambiente laboratorial hospitalar sofre uma lesão em suas mãos ao descartar materiais perfurocortantes contaminados com resíduos de origem biológica.

Diante dessa situação, ele sabe que é necessário adotar uma conduta apropriada e tomar medidas preventivas, a fim de reduzir o risco de infecções provocadas pelo contato e exposição a materiais biológicos.

Entre tais medidas, incluem-se cuidados locais, atendimentos clínicos, notificação e avaliação do acidente, que contribuem para a minimização da incidência de infecções, reduzindo gastos com possíveis complicações.

A partir dessa situação, avalie as afirmações a seguir, acerca da(s) conduta(s) a ser(em) adotada(s) por um profissional ao sofrer acidente com material perfurocortante.

I. Lavar a lesão, logo após o acidente, com água e sabão ou produto antisséptico.

II. Procurar atendimento por profissional de serviço especializado, para que determine o risco de infecção e, consequentemente, defina a conduta profilática a ser seguida.

III. Realizar a notificação junto ao responsável do setor ou órgão, que informará o SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) para que avalie o acidente e adote os procedimentos adequados.

IV. Buscar acompanhamento laboratorial para identificação de possível infecção.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,10,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,464,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,392,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1433,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas concurso,291,provas da univesp,2,provas enade,391,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10062,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,228,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5334,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,243,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8630,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,61640,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,65,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em comércio exterior,1,tecnologia em design de interiores,1,tecnologia em design de moda,1,tecnologia em design gráfico,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Gestão Hospitalar com Gabarito
Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Gestão Hospitalar com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMI2JC_iTF6LpxTbkKraF7ZVGLtJ4iSKlLjqmenE7QGwfGpGoQyIhhO9A1Asbm2NzeBlrHTgjkjMLlfl79-ci1qJd_MCY1-2trS6xrL6KLIWIyoiPl27JqdrUEdXJi9PUa0iPKDU_qKmc/s1600/prova-do-enade-2019-tecnologia-em-gestao-hospitalar-com-gabarito.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMI2JC_iTF6LpxTbkKraF7ZVGLtJ4iSKlLjqmenE7QGwfGpGoQyIhhO9A1Asbm2NzeBlrHTgjkjMLlfl79-ci1qJd_MCY1-2trS6xrL6KLIWIyoiPl27JqdrUEdXJi9PUa0iPKDU_qKmc/s72-c/prova-do-enade-2019-tecnologia-em-gestao-hospitalar-com-gabarito.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-tecnologia-em-gestao-hospitalar-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-tecnologia-em-gestao-hospitalar-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo