Prova FAMEMA 2017 com Gabarito e Resolução

Prova FAMEMA 2017 com Gabarito e Resolução. Gabarito comentado prova FAMEMA 2017.
Prova FAMEMA 2017 com Gabarito e Resolução
Prova FAMEMA 2017 com Gabarito e Resolução


PROVA I

Química

QUESTÃO 01
FAMEMA 2017: O quadro fornece informações sobre as solubilidades em água e em etanol de três substâncias inorgânicas.

FAMEMA 2017: O quadro fornece informações sobre as solubilidades em água e em etanol de três substâncias inorgânicas.

Uma mistura dessas três substâncias foi separada em seus componentes, executando-se o seguinte procedimento:

• Etapa 1: Etanol foi adicionado a essa mistura, seguindo-se de filtração e o líquido filtrado foi evaporado, obtendo-se um dos componentes da mistura inicial.

• Etapa 2: Ao resíduo retido no filtro utilizado na etapa 1, foi adicionada água e a mistura resultante foi novamente filtrada, obtendo-se, como resíduo no filtro, outro componente da mistura inicial.

• Etapa 3: O líquido filtrado na etapa 2 foi evaporado, obtendo-se o último componente da mistura inicial.

a) Indique a função inorgânica à qual pertence o KCl, o Al2O3 e o KOH.

b) Indique qual componente da mistura é recuperado em cada uma das etapas do procedimento empregado para a separação da mistura inicial.


QUESTÃO 02
FAMEMA 2017: Soluções aquosas de permanganato de potássio não devem ser colocadas em contato com recipientes de alumínio, pois reagem com esse metal, corroendo-o, de acordo com a equação:

Al (s) + KMnO4 (aq) + 2H2O (l)  → K[Al(OH)4] (aq) + MnO2 (s)

a) Indique qual reagente atua como oxidante e qual reagente atua como redutor. Justifique sua resposta com base na variação dos números de oxidação.

b) Calcule a massa de alumínio que sofre corrosão quando uma solução contendo 10,0 g de permanganato de potássio reage completamente com esse metal.


QUESTÃO 03
FAMEMA 2017: Considere duas soluções aquosas: uma de soro fisiológico (cloreto de sódio a 0,9% m/V) e outra de soro glicosado (glicose a 5% m/V).

a) Qual dessas soluções é melhor condutora elétrica? Justifique sua resposta.

b) Determine a quantidade, em mol, de moléculas de glicose, C6H12O6, presentes em 100 mL de soro glicosado e a quantidade total, em mol, de íons Na⁺ e Cl⁻–  presentes em 100 mL de soro fisiológico.


QUESTÃO 04
FAMEMA 2017: A fórmula representa a estrutura da leucina, um dos aminoácidos formadores de proteínas no organismo humano.

FAMEMA 2017: A fórmula representa a estrutura da leucina, um dos aminoácidos formadores de proteínas no organismo humano.

a) Dê o número de átomos de carbono e de hidrogênio presentes em cada molécula de leucina.

b) Na fórmula da leucina, reproduzida no campo de Resolução e Resposta, indique o átomo de carbono assimétrico e o átomo de carbono terciário.


Biologia

QUESTÃO 05
FAMEMA 2017: A figura representa uma célula animal com os pares de cromossomos homólogos na região mediana durante a meiose I.

FAMEMA 2017: A figura representa uma célula animal com os pares de cromossomos homólogos na região mediana durante a meiose I.

a) Quantas moléculas de DNA existem na célula representada? Justifique sua resposta.

b) Cite um critério morfológico utilizado para identificar os pares de cromossomos homólogos. Explique a importância da fase representada no aumento da variabilidade genética dos gametas.


QUESTÃO 06
FAMEMA 2017: A figura ilustra os rins humanos e seus principais vasos sanguíneos. As artérias renais levam sangue aos rins e as veias renais conduzem o sangue dos rins ao coração.

FAMEMA 2017: A figura ilustra os rins humanos e seus principais vasos sanguíneos. As artérias renais levam sangue aos rins e as veias renais conduzem o sangue dos rins ao coração.

a) Associe a concentração de gás carbônico, ureia e gás oxigênio com o sangue contido nas artérias renais e com o sangue contido nas veias renais.

b) Caso haja aumento da pressão sanguínea na artéria renal durante um período de 4 horas, o que ocorrerá com o volume de urina produzido pelo organismo? Justifique sua resposta com base na atividade que ocorre no interior do nefro.


QUESTÃO 07
FAMEMA 2017: A imagem representa a formação de uma raiz durante o fenômeno da germinação.

Karen Arms e Pamella S. Camp. Biology, 1995.

a) Sabe-se que a luz, a temperatura adequada, a água e o oxigênio são fatores que estimulam a germinação. Qual desses fatores mais influencia no início desse processo? Nomeie as estruturas filamentosas apontadas pela seta na imagem.

b) As células embrionárias conseguem sintetizar ATP utilizando o material de reserva nutritiva, independentemente da presença de luz. Cite o tecido de reserva de nutrientes encontrado nas sementes de angiospermas e explique como ocorre a síntese de ATP nessas células, no início da germinação, sem a presença de luz.


QUESTÃO 08
FAMEMA 2017: A fibrose cística é uma doença monogênica autossômica grave e mais frequente em pessoas caucasianas, principalmente descendentes de europeus.

Com o passar dos anos, pessoas com fibrose cística podem apresentar problemas em órgãos do sistema digestório, reprodutor, cardiovascular e respiratório, podendo ainda ter outros órgãos afetados.

a) Explique a relação entre o prejuízo na atividade pancreática, causado pela fibrose cística, e a desnutrição.

b) A genealogia a seguir refere-se a uma família em que a mulher II.3 apresenta fibrose cística e os demais membros são todos normais.

FAMEMA 2017 A fibrose cística é uma doença monogênica autossômica grave e mais frequente em pessoas caucasianas, principalmente descendentes de europeus

Sabendo que a frequência de indivíduos heterozigotos na população é de 1/20, calcule a probabilidade de o casal II.4 e II.5 gerar uma criança com fibrose cística.


PROVA II

Português

Leia o poema de Manuel Bandeira para responder às questões de 01 a 03.

A estrada

Esta estrada onde moro, entre duas voltas do caminho,
Interessa mais que uma avenida urbana.
Nas cidades todas as pessoas se parecem.
Todo o mundo é igual. Todo o mundo é toda a gente.
Aqui, não: sente-se bem que cada um traz a sua alma.
Cada criatura é única.
Até os cães.
Estes cães da roça parecem homens de negócios:
Andam sempre preocupados.
E quanta gente vem e vai!
E tudo tem aquele caráter impressivo que faz meditar:
Enterro a pé ou a carrocinha de leite puxada por um
                                                [bodezinho manhoso.
Nem falta o murmúrio da água, para sugerir, pela voz
                                                           [dos símbolos,
Que a vida passa! que a vida passa!
E que a mocidade vai acabar.
(Estrela da vida inteira, 2009.)

QUESTÃO 01
FAMEMA 2017: O poema faz referência

(A) à pobreza do campo, quando comparada à riqueza das cidades.

(B) à possibilidade de as cidades se expandirem em direção ao campo.

(C) à beleza que surge do crescimento e da modernização dos ambientes urbanos.

(D) à importância do jovem na construção de uma sociedade melhor.

(E) à desumanização dos indivíduos no processo de homogeneização das cidades.


QUESTÃO 02
FAMEMA 2017: O poema se desenvolve em acordo com uma característica típica da poesia de Manuel Bandeira:

(A) a reflexão sobre questões abrangentes, por vezes abstratas, a partir de elementos pontuais, simples e cotidianos.

(B) o elogio à contenção das emoções e ao regramento, o que é adequado a uma vida disciplinada, sem lugar para ações intempestivas.

(C) a defesa de uma atitude humana libertária em face das questões do mundo, o que tem paralelo na utilização de métrica variada e versos livres.

(D) a visão positiva a respeito dos homens, como indivíduos, e de suas organizações sociais.

(E) a crítica aos avanços da modernidade em uma visão saudosista que se consolida na recuperação dos formatos clássicos da poesia.


QUESTÃO 03
“Estes cães da roça parecem homens de negócios”.

FAMEMA 2017: A função sintática do termo destacado no excerto é a mesma do termo destacado em:

(A) “cada um traz a sua alma.”

(B) “E tudo tem aquele caráter impressivo que faz meditar:”

(C) “Cada criatura é única.”

(D) “Nem falta o murmúrio da água,”

(E) “Nas cidades todas as pessoas se parecem.”


Leia o trecho do romance O guarani, de José de Alencar, para responder às questões 04 e 05.

A inundação crescia sempre; o leito do rio elevava-se gradualmente; as árvores pequenas desapareciam; e a folhagem dos soberbos jacarandás sobrenadava já como grandes moitas de arbustos.

A cúpula da palmeira, em que se achavam Peri e Cecília, parecia uma ilha de verdura banhando-se nas águas da corrente; as palmas que se abriam formavam no centro um berço mimoso, onde os dois amigos, estreitando-se, pediam ao céu para ambos uma só morte, pois uma só era a sua vida. Cecília esperava o seu último momento com a sublime resignação evangélica, que só dá a religião do Cristo; morria feliz; Peri tinha confundido as suas almas na derradeira prece que expirara dos seus lábios.

— Podemos morrer, meu amigo! disse ela com uma expressão sublime.

Peri estremeceu; ainda nessa hora suprema seu espírito revoltava-se contra aquela ideia, e não podia conceber que a vida de sua senhora tivesse de perecer como a de um simples mortal.

— Não! exclamou ele. Tu não podes morrer.

A menina sorriu docemente.

— Olha! disse ela com a sua voz maviosa, a água sobe, sobe...

— Que importa! Peri vencerá a água, como venceu a todos os teus inimigos.

— Se fosse um inimigo, tu o vencerias, Peri. Mas é Deus... É o seu poder infinito!

— Tu não sabes? disse o índio como inspirado pelo seu amor ardente, o Senhor do céu manda às vezes àqueles a quem ama um bom pensamento.

E o índio ergueu os olhos com uma expressão inefável de reconhecimento.

Falou com um tom solene:

“Foi longe, bem longe dos tempos de agora. As águas caíram, e começaram a cobrir toda a terra. Os homens subiram ao alto dos montes; um só ficou na várzea com sua esposa.

“Era Tamandaré; forte entre os fortes; sabia mais que todos. O Senhor falava-lhe de noite; e de dia ele ensinava aos filhos da tribo o que aprendia do céu.
[...]”
(O guarani, 1997.)

QUESTÃO 04
FAMEMA 2017: O romance O guarani, exemplificado pelo trecho apresentado, é expressão de uma intenção literária de José de Alencar:

(A) defender a superioridade da ingenuidade da cultura indígena sobre a malandragem e a malícia do europeu, mais especificamente o português.

(B) formular um fundamento mítico para a origem mestiça do povo brasileiro a partir da união harmônica entre portugueses e índios.

(C) afirmar a superioridade da cultura europeia, que deveria prevalecer sobre as demais culturas que formavam o caldeirão cultural brasileiro.

(D) criticar a idealização tanto de índios como de brancos europeus, que deveria ser substituída por uma visão mais realista das diversas populações que formavam o país.

(E) propor a paz entre índios e brancos europeus, feita a partir das narrativas sobre os sucessivos e desastrosos combates entre os dois grupos durante a história do país.


QUESTÃO 05
FAMEMA 2017: “A inundação crescia sempre; o leito do rio elevava-se gradualmente; as árvores pequenas desapareciam; e a folhagem dos soberbos jacarandás sobrenadava já como grandes moitas de arbustos.”

Nesse trecho, os verbos indicam

(A) fatos isolados, pontuais, inteiramente no passado.

(B) fatos no passado, anteriores a outros fatos também no passado.

(C) processos contínuos inteiramente no passado.

(D) processos contínuos que se estendem do passado até o presente.

(E) fatos que se repetem pontualmente no passado.


Leia o texto de Claudia Wallin para responder às questões de 06 a 08.

Vossas excelências, ilustríssimos senhores e senhoras, trago notícias urgentes de um reino distante. É mister vos alertar, Vossas Excelências, que nesta estranha terra os habitantes criaram um país onde os mui digníssimos e respeitáveis representantes do povo são tratados, imaginem Vossas Senhorias, como o próprio povo. Insânia! Dirão que as histórias que aqui relato são meras alucinações de contos de fada, pois há neste rico reino, que chamam de Suécia, rei, rainha e princesas. Mas não se iludam! Os habitantes desta terra já tiraram todos os poderes do rei, em nome de uma democracia que proclama uma tal igualdade entre todos, e o que digo são coisas que tenho visto com os olhos que esta mesma terra um dia há de comer.

Nestas longínquas comarcas, os mui distintos parlamentares, ministros e prefeitos viajam de trem ou de ônibus para o trabalho, em sua labuta para adoçar as mazelas do povo.

De ônibus, Eminências! E muitos castelos há pelos quatro cantos deste próspero reino, mas aos egrégios representantes do povo é oferecido abrigo apenas em pífias habitações de um cômodo, indignas dos ilustríssimos defensores dos direitos dos cidadãos e da democracia.

Este reino está cercado por outros ricos reinos, numa península chamada Escandinávia, onde também há príncipes e reis, e onde os representantes do povo vivem como sobrevive um súdito qualquer. E isto eu também vi, com os olhos que esta terra há de comer: em um dos povos vizinhos, conhecido como o reino dos noruegueses, os nobres representantes do povo chegam a almoçar sanduíches que trazem de casa, e que tiram dos bolsos dos paletós quando a fome aperta.

É preciso cautela, Vossas Excelências. Deste reino, que chamam de Suécia ainda pouco se ouve falar. Mas as notícias sobre o igualitário reino dos suecos se espalham.
Estocolmo, 6 de janeiro de 2013.
(Um país sem excelências e mordomias, 2014. Adaptado.)

QUESTÃO 06
FAMEMA 2017: Quanto aos recursos formais e ao conteúdo, o texto

(A) utiliza padrões de formalidade adequados à descrição de povos desconhecidos, por reverência regimental tanto a tais povos quanto ao leitor do relato.

(B) emprega linguagem simples e objetiva a fim de mimetizar o comportamento simplório dos dirigentes do povo retratado no relato.

(C) critica a falta de formalidade e a pobreza linguística do povo retratado, utilizando os padrões de linguagem da norma culta.

(D) elogia a rígida formalidade com que se comportam os dirigentes do povo retratado, utilizando no relato um padrão de linguagem elevado.

(E) contrapõe ironicamente a simplicidade do comportamento de membros da população retratada à linguagem rebuscada e cheia de reverências utilizada no relato.


QUESTÃO 07
FAMEMA 2017: Assinale a alternativa em que ocorre um pleonasmo.

(A) “Dirão que as histórias que aqui relato são meras alucinações de contos de fada”

(B) “em sua labuta para adoçar as mazelas do povo”

(C) “trago notícias urgentes de um reino distante”

(D) “o que digo são coisas que tenho visto com os olhos que esta mesma terra um dia há de comer”

(E) “Os habitantes desta terra já tiraram todos os poderes do rei”


QUESTÃO 08
“Os habitantes desta terra já tiraram todos os poderes do rei”.

FAMEMA 2017: Assinale a alternativa que expressa, na voz passiva, o conteúdo dessa oração.

(A) Todos os poderes do rei já tiraram os habitantes desta terra.

(B) Os habitantes desta terra já tiram todos os poderes do rei.

(C) Os habitantes desta terra já foram tirados por todos os poderes do rei.

(D) Todos os poderes do rei já foram tirados pelos habitantes desta terra.

(E) Todos os poderes do rei já são tirados pelos habitantes desta terra.


Leia o texto de Richard Conniff para responder às questões 09 e 10.

Consideremos, por exemplo, a questão da morte, que, pelo menos à primeira vista, parece ser um indicador fidedigno de que se perdeu a luta darwiniana. Os ricos também morrem, é claro – só que não tão cedo. Levam uma vida mais longa e mais sadia do que o resto de nós. Diz o velho clichê que todo dinheiro do mundo não significa nada quando não se tem saúde, mas as pessoas endinheiradas geralmente a têm. E, em média, quanto mais dinheiro têm, melhor é sua saúde. O estudo Longitudinal de 1990, no Reino Unido, constatou que os donos de casa própria que têm um automóvel tendem a morrer mais moços do que os que têm dois, e assim sucessivamente, num “gradiente contínuo” de redução de mortalidade que vai das áreas mais desprivilegiadas até as mais opulentas. (O estudo considerou a posse de automóveis meramente como uma medida conveniente da riqueza; não pretendeu implicar que ter vinte carros qualificaria Elton John para a imortalidade.)

Outras pesquisas indicaram que as pessoas abastadas tinham vida mais longa no passado. Numa das mais estranhas pesquisas demográficas de que se tem notícia, uma equipe de epidemiologistas e psicólogos vasculhou o cemitério de Glasgow, em meados dos anos 90, munidos de varas de limpar chaminés. Usaram-nas para medir a altura de mais de oitocentos obeliscos do século XIX. As pessoas enterradas sob os obeliscos tendem a ser abastadas, e os pesquisadores presumiram que os obeliscos mais altos marcariam as sepulturas mais ricas. O estudo revelou que cada metro extra de altura do obelisco traduzia-se em quase dois anos de longevidade adicional para a pessoa sepultada sob ele.
(História natural dos ricos, 2004. Adaptado.)

QUESTÃO 09
“Diz o velho clichê que todo dinheiro do mundo não significa nada quando não se tem saúde”.

FAMEMA 2017: Assinale a alternativa que estabelece a correta relação entre o texto e o clichê citado.

(A) O texto relativiza o clichê, notando que há uma correlação direta entre a saúde das pessoas e o dinheiro que elas têm.

(B) O texto confirma a afirmação do clichê, trazendo dados numéricos e rigor científico ao que o clichê afirmava a partir da sabedoria popular.

(C) O texto contesta o que o clichê diz, afirmando que, mesmo para pessoas com saúde debilitada, o dinheiro pode amenizar os sofrimentos durante o tempo que precede a morte.

(D) O texto relativiza o clichê, questionando com dados e pesquisas científicas atualizadas os dados em que o clichê se baseia.

(E) O texto contesta a validade do clichê, afirmando que pessoas mais saudáveis tendem a ganhar mais dinheiro.


QUESTÃO 10
“As pessoas enterradas sob os obeliscos tendem a ser abastadas, e os pesquisadores presumiram que os obeliscos mais altos marcariam as sepulturas mais ricas” (2º parágrafo).

FAMEMA 2017: As palavras em destaque indicam que o texto trata, nessa passagem, de

(A) uma conclusão indireta, deduzida a partir da pesquisa feita nos obeliscos do século XIX.

(B) uma decorrência lógica da pesquisa feita nos obeliscos do século XIX.

(C) uma hipótese em que se apoiou a pesquisa feita nos obeliscos do século XIX.

(D) uma solução correta para uma das questões da pesquisa feita nos obeliscos do século XIX.

(E) uma das motivações que levaram à pesquisa nos obeliscos do século XIX.


Matemática

QUESTÃO 11
FAMEMA 2017: Um laboratório comprou uma caixa de tubos de ensaio e, ao abri-la, constatou que 5% deles apresentavam defeitos e não poderiam ser utilizados.

Dos tubos sem defeitos, 36 foram utilizados imediatamente, 60% dos demais foram guardados no estoque e os 92 tubos restantes foram colocados nos armários do laboratório.

O número total de tubos de ensaio da caixa era

(A) 240.
(B) 300.
(C) 320.
(D) 260.
(E) 280.


QUESTÃO 12
FAMEMA 2017: Na figura, ABCD é um quadrado de lado 6 cm e AFE é um triângulo retângulo de hipotenusa 

Considere que  e DE = 4 cm.

Na figura, ABCD é um quadrado de lado 6 cm e AFE é um triângulo retângulo

Sabendo que os pontos A, D e E estão alinhados, o valor da área destacada, em cm², é

(A) 24.
(B) 18.
(C) 22.
(D) 20.
(E) 16.


QUESTÃO 13
FAMEMA 2017: Em um plano cartesiano, a parábola y = –x² + 4x + 5 e a reta y = x + 5 se intersectam nos pontos P e Q.

A distância entre esses dois pontos é

(A) 2√3
(B) √2
(C) 3
(D) 3√2
(E) 4


QUESTÃO 14
FAMEMA 2017: Um professor colocou em uma pasta 36 trabalhos de alunos, sendo 21 deles de alunos do 1º ano e os demais de alunos do 2º ano.

Retirando-se aleatoriamente 2 trabalhos dessa pasta, um após o outro, a probabilidade de os dois serem de alunos de um mesmo ano é



QUESTÃO 15
FAMEMA 2017: Uma pessoa dispõe de 5 blocos de papel colorido nas cores azul, amarelo, verde, branco e rosa, sendo cada um deles de uma única cor, e irá utilizar 3 folhas para anotações.

O número total de maneiras possíveis de essa pessoa escolher essas 3 folhas, sendo pelo menos 2 delas de uma mesma cor, é

(A) 22.
(B) 12.
(C) 15.
(D) 18.
(E) 25.


QUESTÃO 16
FAMEMA 2017: Considere a progressão aritmética (a1, 4, a3, a4, a5, 16, ...) de razão r e a progressão geométrica (b1, b2, b3, b4, 4, ...) de razão q.

Sabendo que  o valor de a9 – b3 é

(A) 12.
(B) 6.
(C) 3.
(D) 15.
(E) 9.


QUESTÃO 17
FAMEMA 2017: Em um plano cartesiano, o ponto P(a, b), com a e b números reais, é o ponto de máximo da função f(x) = –x² + 2x + 8.

Se a função g(x) = 3⁻²ˣ⁺ᵏ, com k um número real, é tal que g(a) = b, o valor de k é

(A) 2.
(B) 3.
(C) 4.
(D) 1.
(E) 0.


QUESTÃO 18
FAMEMA 2017: Uma pessoa comprou 2 pacotes de algodão, 5 rolos de gaze e 3 rolos de esparadrapo. Na farmácia onde realizou a compra, o preço de um pacote de algodão mais um rolo de gaze e mais um rolo de esparadrapo é R$ 16,00.

Um rolo de esparadrapo custa R$ 2,00 a menos que um pacote de algodão e R$ 1,00 a mais que um rolo de gaze.

Sabendo que essa pessoa pagou a compra com uma nota de R$ 50,00, o valor do troco recebido foi

(A) R$ 0,50.
(B) R$ 1,00.
(C) R$ 1,50.
(D) R$ 2,50.
(E) R$ 2,00.


QUESTÃO 19
FAMEMA 2017: Considere as matrizes , sendo k um número real, com k < 2, B = (bij)3×2, com bij = (i – j)², e C = A ⋅ B.

Sabendo que det C = 12, o valor de k² é

(A) 0.
(B) 9.
(C) 4.
(D) 16.
(E) 1.


QUESTÃO 20
FAMEMA 2017: Um cilindro circular reto A, com raio da base igual a 6 cm e altura H, possui a mesma área lateral que um cilindro circular reto B, com raio da base r e altura h, conforme mostram as figuras.

FAMEMA 2017: Um cilindro circular reto A, com raio da base igual a 6 cm e altura H, possui a mesma área lateral que um cilindro circular reto B, com raio da base r e altura h, conforme mostram as figuras.

Sabendo que  e que o volume do cilindro B é 240π cm³, é correto afirmar que a diferença entre os volumes dos cilindros é

(A) 50π cm³.
(B) 42π cm³.
(C) 45π cm³.
(D) 48π cm³.
(E) 37π cm³.

História e Geografia

QUESTÃO 21
O diagnóstico é do economista Víctor Álvarez, ex-ministro de Indústrias Básicas do governo Hugo Chávez: “A crise econômica, social e política que está sofrendo o país neste momento é uma nova expressão de esgotamento de um modelo que se impôs na Venezuela há mais de um século”.
(www.cartacapital.com.br. Adaptado.)

FAMEMA 2017: Considerando o cenário econômico e geopolítico da Venezuela, é correto afirmar que o modelo citado no excerto se baseia

(A) no extrativismo mineral, com a intensa exploração de petróleo.

(B) na industrialização nacional, com a total substituição das importações.

(C) no extrativismo vegetal, com a valorização das especificidades genéticas da região.

(D) na inovação industrial, com o financiamento de polos de pesquisa avançada.

(E) na agricultura de exportação, com o compromisso de abastecer os países latinos.


QUESTÃO 22

FAMEMA 2017: A charge ironiza

FAMEMA 2017: A charge ironiza

(A) os direitos civis básicos, que asseguram boas condições de vida à população, independentemente de origem, classe ou grupo social.

(B) as desigualdades sociais, que reproduzem diferenças nas condições mínimas de vida da população, a despeito das políticas e direitos estabelecidos.

(C) a economia de mercado, que constituiu um instrumento de redução das desigualdades sociais, com o amplo acesso da população aos bens de consumo.

(D) os direitos humanos, que constituem um instrumento de produção de desigualdades, ampliando as diferenças entre ricos e pobres.

(E) a clareza das leis, que se apresentam inacessíveis à população, demandando o auxílio de profissionais para sua compreensão.


QUESTÃO 23
FAMEMA 2017: A associação das características geomorfológicas, climatobotânicas, hidrográficas e ecológicas de um lugar é a base para conceituar

(A) as regiões agroecológicas.
(B) a biodiversidade.
(C) os biomas.
(D) os ecossistemas.
(E) os domínios morfoclimáticos.


QUESTÃO 24
A reciclagem de alumínio no Brasil funciona com altíssimos índices de eficácia, acima da média mundial, com o reprocessamento de praticamente toda sucata disponível. Em 2014, o país reciclou 540 mil toneladas de alumínio.

Desse total, 289,5 mil toneladas referem-se à sucata de latas de alumínio para bebidas, o que corresponde a 98,4% do total de embalagens consumidas em 2014, índice que mantém o Brasil na liderança mundial de reciclagem desde 2001.
(www.abal.org.br. Adaptado.)

FAMEMA 2017: A reciclagem de latas de alumínio no Brasil relaciona-se, entre outros fatores, com questões de ordem

(A) econômica, pois é uma forma de utilizar mais energia ao longo do processo produtivo.

(B) política, pois é contemplada por programas de incentivo ao descarte consciente para angariar créditos de carbono.

(C) social, pois a coleta do material é fonte de renda para pessoas em condições econômicas frágeis.

(D) comercial, pois caracteriza uma forma de preservar as pequenas reservas de bauxita pelo território.

(E) ambiental, pois configura um incentivo pelo emprego de um material de rápida decomposição na natureza.


QUESTÃO 25
Analise a imagem.

Superfícies terrestres

Superfícies terrestres
(IBGE. Atlas geográfico escolar, 2012.)

FAMEMA 2017:   A visão mais comum que temos da Terra, vista do espaço sideral, esconde sua forma e sua superfície irregulares. Dentre as superfícies terrestres observadas na imagem analisada, é correto afirmar que a superfície

(A) elipsoide representa a atual conformação da litosfera diante das forças endógenas que a modelam.

(B) geoide é um panorama futuro para as feições da superfície após longos anos de ação do intemperismo.

(C) topográfica indica as formas do relevo originalmente encontradas na formação do planeta.

(D) elipsoide é uma figura geométrica matematicamente definida que possibilita a realização de medições cartográficas.

(E) geoide é uma abstração artística que permite visualizar sem deformações a superfície terrestre.


QUESTÃO 26
Nosso atual modelo de Estado é fruto da Revolução Francesa, que, fascinada pela democracia grega, considerava que os atenienses criaram o princípio do Estado legal – um governo fundado em leis discutidas, planejadas, emendadas e obedecidas por cidadãos livres – e a ideia de que o Estado representa uma comunidade de cidadãos livres.

Ao afirmarem que o governo era algo que as pessoas criavam para satisfazer as necessidades humanas, os atenienses consideravam seus governantes homens que haviam demonstrado capacidade para dirigir o Estado, e não deuses ou sacerdotes.
(Flavio de Campos e Renan G. Miranda. A escrita da História, 2005.)

FAMEMA 2017: De acordo com o excerto e seus conhecimentos, é correto afirmar que

(A) a concepção moderna de democracia deriva da Revolução Francesa e da Atenas antiga, embora nesta a cidadania estivesse limitada à minoria da população.

(B) a democracia ateniense, por fundamentar-se na comunidade de homens livres, não era compatível com a existência de trabalho escravo.

(C) a Revolução Francesa ampliou o conceito de democracia grega, ao tornar cidadãos todos os habitantes da comunidade, inclusive as mulheres e os estrangeiros.

(D) os gregos desenvolveram a noção de lei como uma emanação dos deuses, à qual os homens deveriam obedecer após discussão em assembleia.

(E) os atenienses vinculavam a política à religião e, por isso, seu Estado nacional dependia da razão divina e limitava a expressão política dos cidadãos.


QUESTÃO 27
FAMEMA 2017: No Brasil Colonial, uma determinada atividade gerou maior articulação entre regiões distantes, ampliou a intervenção regulamentadora da metrópole e deu origem a uma sociedade diferenciada, caracterizada pela vida urbana, pelo aumento da mestiçagem e do número de alforrias e por uma notável produção cultural. Trata-se

(A) da pecuária no sertão nordestino.
(B) das plantations de tabaco e algodão no Nordeste.
(C) da coleta de drogas do sertão na região amazônica.
(D) das missões jesuíticas no Sul.
(E) da extração de ouro nas Minas Gerais.


QUESTÃO 28
FAMEMA 2017: Johann Moritz Rugendas esteve no Brasil entre 1821 e 1825, inicialmente como membro da Expedição Langsdorff. Desenhista e documentarista, produziu obras sobre paisagens, cenas cotidianas e tipos humanos, como a representada a seguir, denominada Família de fazendeiros (1825).

Família de fazendeiros

Nessa obra, observam-se

(A) a influência da arquitetura colonial portuguesa e a simplicidade dos trajes usados em público.

(B) a presença de símbolo religioso e a convivência de senhores e escravos em um mesmo espaço.

(C) as relações escravistas de produção e a riqueza e diversidade do mobiliário das casas de fazendeiros.

(D) o patriarcalismo na organização familiar e a importância da educação para a ascensão social.

(E) o vestuário como forma de eliminação das distinções sociais e a incorporação de costumes alimentares indígenas.


QUESTÃO 29
Nassau Senior, economista de renome, passou por Manchester em 1837, e assim descreveu o que viu: “Num lugar encontramos toda uma rua seguindo o curso de um canal, porque dessa forma era possível conseguir porões mais profundos, sem o custo de escavações, porões destinados não ao armazenamento de mercadorias ou de lixo, mas à residência de seres humanos. Nenhuma das casas dessa rua esteve isenta do cólera”.

A média de vida era determinada pelo lugar onde se morava – segundo o relatório do Dr. P. H. Holland, que realizou uma investigação num subúrbio de Manchester, em 1844.

“Quando verificamos ser a taxa de mortalidade quatro vezes maior em algumas ruas do que em outras, e duas vezes maior em grupos de ruas do que em outros, não podemos deixar de concluir que multidões de nossos irmãos, centenas de vizinhos próximos, são anualmente destruídos por falta das precauções mais simples”.
(Leo Huberman. História da riqueza do homem, 1986. Adaptado.)

FAMEMA 2017: O relatório alude

(A) aos efeitos sociais da industrialização, com a formação de bairros operários onde as condições de habitação e higiene eram precárias.

(B) às causas das epidemias nas áreas rurais da Inglaterra, devido à concentração dos camponeses em aldeias sob condições degradantes.

(C) aos ideais do socialismo científico, que formulava críticas à organização industrial da produção, mas não oferecia meios práticos de mudança.

(D) aos resultados do planejamento urbano das metrópoles, cujo objetivo principal foi integrar socialmente a população trabalhadora das periferias.

(E) aos motivos da distribuição de renda na economia britânica, devido ao aumento da massa salarial e da produtividade proporcionada pelas fábricas.


QUESTÃO 30
A instabilidade social e política do Terceiro Mundo era evidente para os EUA, protetores do status quo global, que a identificavam com o comunismo soviético. Quase desde o início da Guerra Fria, os EUA partiram para combater esse perigo por todos os meios, desde a ajuda econômica e a propaganda ideológica até a guerra maior, passando pela subversão militar oficial e não oficial.
(Eric Hobsbawm. Era dos extremos, 1995. Adaptado.)

FAMEMA 2017: Durante as décadas de 1960 e 1970, setores sociais de países da América Latina combateram “esse perigo” por meio de

(A) guerrilhas financiadas pelo governo soviético, que promoveram a implantação de regimes comunistas em boa parte do continente.

(B) governos populistas, que se legitimaram em eleições fraudulentas e adotaram medidas modernizantes ao romper relações com os EUA.

(C) empréstimos oriundos da União Europeia, que visaram à melhoria das condições sociais nos países mais pobres do continente.

(D) golpes que estabeleceram ditaduras militares e privaram os cidadãos de parte de seus direitos, às vezes com apoio explícito dos EUA.

(E) campanhas publicitárias que mostraram os progressos dos países do bloco socialista e criticaram o modelo econômico estadunidense.


Inglês

Leia o texto para responder às questões de 31 a 35.

Read books, live longer?
Nicholas Bakalar
August 3, 2016


Reading books is tied to a longer life, according to a new report. Researchers used data on 3,635 people over 50 participating in a larger health study who had answered questions about reading. The scientists divided the sample into three groups: those who read no books, those who read books up to three and a half hours a week, and those who read books more than three and a half hours.

The study, in Social Science & Medicine, found that book readers tended to be female, college-educated and in higher income groups. So, researchers controlled for those factors as well as age, race, self-reported health, depression, employment and marital status.

Compared with those who did not read books, those who read for up to three and a half hours a week were 17 percent less likely to die over 12 years of follow-up, and those who read more than that were 23 percent less likely to die. Book readers lived an average of almost two years longer than those who did not read at all.

They found a similar association among those who read newspapers and periodicals, but it was weaker.
(http://well.blogs.nytimes.com. Adaptado.)

QUESTÃO 31
FAMEMA 2017: Segundo o texto, os pesquisadores

(A) convocaram 3 635 pessoas para participar de uma pesquisa sobre preferências de leitura.

(B) aplicaram um questionário com três perguntas básicas sobre leitura para dividir os participantes em grupos.

(C) selecionaram pouco mais de 50 pessoas de um grupo de 3 635 para responder um questionário sobre leitura.

(D) dividiram os participantes em grupos de 50 pessoas usando como critério os hábitos de leitura.

(E) utilizaram dados de um grupo de pessoas acima de 50 anos que haviam participado de um estudo sobre saúde.


QUESTÃO 32
FAMEMA 2017: No trecho do primeiro parágrafo “The scientists divided the sample into three groups”, o termo em destaque refere-se

(A) aos três grupos divididos por idade.
(B) ao número de livros lidos.
(C) às pessoas que leem livros.
(D) às 3 635 pessoas que responderam perguntas sobre leitura.
(E) aos três grupos de 50 pessoas.


QUESTÃO 33
FAMEMA 2017: No trecho do segundo parágrafo “So, researchers controlled for those factors”, o termo em destaque pode ser substituído, sem alteração de sentido, por

(A) However.
(B) Although.
(C) Therefore.
(D) Because.
(E) Otherwise.


QUESTÃO 34
FAMEMA 2017: No trecho do segundo parágrafo “researchers controlled for those factors as well as age, race”, a expressão em destaque indica uma ideia de

(A) comparação.
(B) contraste.
(C) adição.
(D) avaliação.
(E) semelhança.


QUESTÃO 35
FAMEMA 2017: Os dados apresentados no terceiro parágrafo confirmam o seguinte trecho do texto:

(A) “book readers tended to be female, college-educated and in higher income groups”

(B) “Reading books is tied to a longer life”

(C) “They found a similar association among those who read newspapers and periodicals”

(D) “So, researchers controlled for those factors”

(E) “those who read books up to three and a half hours a week”


Física

QUESTÃO 36
FAMEMA 2017: Um helicóptero sobrevoa horizontalmente o solo com velocidade constante e, no ponto A, abandona um objeto de dimensões desprezíveis que, a partir desse instante, cai sob ação exclusiva da força peso e toca o solo plano e horizontal no ponto B.

Na figura, o helicóptero e o objeto são representados em quatro instantes diferentes.

Na figura, o helicóptero e o objeto são representados em quatro instantes diferentes

Considerando as informações fornecidas, é correto afirmar que a altura h de sobrevoo desse helicóptero é igual a

(A) 200 m.
(B) 220 m.
(C) 240 m.
(D) 160 m.
(E) 180 m.


QUESTÃO 37
FAMEMA 2017: A figura representa, em corte, parte de uma instalação utilizada para demonstrações de experimentos.

Um corpo de dimensões desprezíveis escorrega pela superfície inclinada e atinge o ponto A com velocidade escalar igual a 10 m/s.

Considere o atrito e a resistência do ar desprezíveis e g = 10 m/s².

nivel de referencia

Em relação ao nível de referência indicado na figura, a altura, na superfície inclinada, em que a energia cinética do corpo é igual ao triplo de sua energia potencial gravitacional é

(A) 1,25 m.
(B) 1,00 m.
(C) 2,00 m.
(D) 1,50 m.
(E) 1,75 m.


QUESTÃO 38
FAMEMA 2017: Duas máquinas térmicas ideais, 1 e 2, têm seus ciclos termodinâmicos representados no diagrama pressão × volume, no qual estão representadas duas transformações isotérmicas (Tmaior e Tmenor) e quatro transformações adiabáticas.

pressão volume

O ciclo ABCDA refere-se à máquina 1 e o ciclo EFGHE, à máquina 2.

Sobre essas máquinas, é correto afirmar que, a cada ciclo realizado,

(A) o rendimento da máquina 1 é maior do que o da máquina 2.

(B) a variação de energia interna sofrida pelo gás na máquina 1 é maior do que na máquina 2.

(C) a variação de energia interna sofrida pelo gás na máquina 1 é menor do que na máquina 2.

(D) nenhuma delas transforma integralmente calor em trabalho.

(E) o rendimento da máquina 2 é maior do que o da máquina 1.


QUESTÃO 39
FAMEMA 2017: Na figura, O é um ponto objeto virtual, vértice de um pincel de luz cônico convergente que incide sobre um espelho esférico côncavo E de distância focal f.

eixo principal

Depois de refletidos no espelho, os raios desse pincel convergem para o ponto I sobre o eixo principal do espelho, a uma distância  de seu vértice.

Considerando válidas as condições de nitidez de Gauss, é correto afirmar que a distância focal desse espelho é igual a

(A) 150 cm.
(B) 160 cm.
(C) 120 cm.
(D) 180 cm.
(E) 200 cm.


QUESTÃO 40
FAMEMA 2017: Uma mesma espira retangular, de massa desprezível, foi parcialmente imersa em um mesmo campo magnético constante e uniforme  de duas maneiras distintas. Na primeira, a espira é mantida em equilíbrio sob ação apenas da força vertical  e da força magnética gerada pela circulação de uma corrente elétrica contínua pela espira, conforme figura 1.

figura 1

Na segunda, a espira é mantida em equilíbrio sob ação apenas da força vertical  e da força magnética gerada pela circulação de uma corrente elétrica contínua pela espira, conforme figura 2.

figura 2

Sabendo que nas duas situações a intensidade da corrente elétrica que circula pela espira é a mesma, que a intensidade de  é 10 N e considerando as informações contidas nas figuras, é correto afirmar que a intensidade de  é igual a

(A) 50 N.
(B) 10 N.
(C) 75 N
(D) 20 N.
(E) 25 N.


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financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de 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fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
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INDAGAÇÃO: Prova FAMEMA 2017 com Gabarito e Resolução
Prova FAMEMA 2017 com Gabarito e Resolução
Prova FAMEMA 2017 com Gabarito e Resolução. Gabarito comentado prova FAMEMA 2017.
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