Prova de Medicina Veterinária ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Medicina Veterinária ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Medicina Veterinária ENADE 2013 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

QUESTÃO 09

A leptospirose é uma zoonose de ocorrência mundial, causada por bactérias do gênero Leptospira. Trata-se de uma doença infecto-contagiosa que acomete o ser humano, animais domésticos e silvestres, amplamente disseminada, assumindo considerável importância como problema econômico e de saúde pública. A doença é de notificação obrigatória. A prevalência de leptospirose depende de um animal portador, que é o disseminador da contaminação, da sobrevivência do agente no ambiente e do contato de indivíduos suscetíveis com o agente. A persistência de focos de leptospirose é devida aos animais infectados, convalescentes e assintomáticos, os quais se comportam como fonte contínua de contaminação ambiental.
Disponível em: <http://www.zoonoses.org.br>.
Acesso em: 9 ago. 2013 (adaptado).

ENADE: Nesse contexto, avalie as afirmações que se seguem.

I. Nos animais, a infecção ocorre por inalação do agente, ingestão de água ou alimentos contaminados por urina de animais doentes ou portadores.

II. No Brasil, a leptospirose é uma doença endêmica, tornando-se epidêmica em períodos chuvosos, principalmente nas capitais e áreas metropolitanas.

III. Em situações de rotina, os métodos sorológicos são consagradamente eleitos para o diagnóstico da leptospirose. Os mais utilizados no Brasil são o teste ELISA-IgM e a microaglutinação (MAT).

IV. A efetividade das ações de prevenção e controle com relação aos animais (sinantrópicos, domésticos ou de criação) e a consequente diminuição do nível de contaminação ambiental são importantes para a redução do número de casos humanos de leptospirose.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.

GABARITO. E) II, III e IV.

QUESTÃO 10

O avanço tecnológico da suinocultura brasileira nos últimos anos trouxe benefícios sociais e econômicos à sociedade, mas os problemas ambientais gerados pela atividade são igualmente importantes. Em regiões de alta concentração de suínos, o nível de contaminação dos recursos hídricos é considerado alarmante (90% das fontes de abastecimento hídrico contaminadas por coliformes fecais). Dentro das circunstâncias e do nível tecnológico em que operam os suinocultores, as ações para a melhoria da qualidade da água e do ar e a redução do poder poluente dos dejetos suínos, a níveis aceitáveis pela legislação vigente, requerem investimentos significativos, normalmente acima da capacidade dos pequenos criadores e, muitas vezes, sem a garantia de atendimento às exigências de saúde pública e de preservação do meio ambiente. O lançamento de efluentes não tratados no solo, rios e lagos constitui risco potencial para o aparecimento ou recrudescimento de doenças, desconforto na população (proliferação de moscas e maus odores) e degradação dos recursos naturais (morte de peixes e outros animais, toxicidade em plantas, eutrofização de recursos hídricos).
OLIVEIRA, P.A.V. (coord.). Tecnologias para o manejo de resíduos na
produção de suínos: manual de boas práticas. Concórdia:
Embrapa Suínos e Aves, 2004. p.109 (adaptado).

ENADE: Considerando o potencial poluidor dos dejetos suínos, avalie as afirmações a seguir.

I. Os sistemas de armazenagem de dejetos (esterqueiras e tanques vedados) visam reduzir a carga orgânica dos dejetos, possibilitando o seu uso racional como fertilizante nas lavouras.

II. O fósforo, presente nos dejetos suínos, é um elemento fundamental para os seres vivos. Entretanto, quando em elevadas quantidades, é responsável pelos processos de eutrofização dos ecossistemas aquáticos.

III. Os dejetos podem ser utilizados como biomassa em processos anaeróbios para produção de energia renovável, pela captura dos gases do efeito estufa (CH4 e CO2), possibilitando a comercialização de créditos de carbono.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

GABARITO. E) I, II e III.

QUESTÃO 11
ENADE: O gráfico abaixo representa a relação entre bem-estar animal e produtividade.

enade

Considerando as informações do gráfico no contexto da produção de bovinos leiteiros, avalie as afirmações a seguir.

I. A partir do ponto B, o aumento na produtividade promoverá redução no bem-estar animal. 

II. O bem-estar de bovinos leiteiros é prejudicado quando se deseja aumentar a produtividade.

III. Os sistemas intensivos de produção de leite, nos quais a produtividade é a meta, estão mais próximos do ponto D.

IV. O ponto A é aquele que deve ser buscado pelos produtores de leite, uma vez que irá garantir que os animais sejam tratados como se estivessem na natureza.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.

GABARITO. B) I e III.

QUESTÃO 12
ENADE: O botulismo é uma das principais causas de mortalidade em bovinos no Brasil. A doença é originada pela ingestão de neurotoxinas C ou D de Clostridium botulinum previamente formadas em matérias orgânicas decompostas. A atuação do médico veterinário envolve não só o diagnóstico, prevenção e controle da doença, mas também o manejo sistêmico do ambiente. Considerando a atuação recomendada, esse profissional deveria

I. implementar suplementação mineral, principalmente à base de fósforo para evitar a osteofagia, e vacinação sistemática do rebanho.

II. promover a pré-compostagem de carcaças e incineração de ossos.

III. promover o manejo do ambiente, para evitar acúmulo de água, e a drenagem de áreas alagadas.

IV. divulgar informações sobre os fatores de risco da doença para que medidas de manejo sanitário sejam compreendidas pelos produtores.

V. recomendar aos produtores enterrar as carcaças de animais que morrem da doença.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) IV e V.

C) I, II e V.

D) I, II, III e IV.

E) II, III, IV e V

GABARITO. D) I, II, III e IV.

QUESTÃO 13
ENADE: O médico veterinário que trabalha em campo, muitas vezes, precisa prestar atendimento em propriedades rurais que apresentam mortalidade de bovinos. Durante o atendimento, alguns profissionais fazem diagnósticos de intoxicação por plantas tóxicas ou acidentes com serpentes peçonhentas, mesmo sem terem realizado a necropsia dos animais mortos. 

Com relação a esse contexto, conclui-se que

A) a maioria dos acidentes ofídicos ocorre durante os meses de verão, sendo as picadas, geralmente, na face, e os efeitos do envenenamento dependentes da espécie e do tamanho da serpente e do tamanho e peso do animal acometido.

B) as intoxicações por plantas ocorrem comumente em animais criados extensivamente, estando os bovinos criados em sistema intensivo ou semi-intensivo isentos desse problema.

C) a realização da necropsia nos animais é inadequada para diferenciar um acidente ofídico botrópico ou crotálico de uma intoxicação com plantas cardiotóxicas, devido à ausência de lesões macroscópicas.

D) o diagnóstico de intoxicação por planta tóxica é feito a partir do momento em que se encontra a planta suspeita no interior do rúmen dos animais acometidos.

E) a diferenciação entre um acidente ofídico causado por uma serpente do gênero Bothrops e um causado por uma serpente do gênero Crotalus é dificultada pela semelhança existente entre os sinais clínicos e as lesões anatomo-patológicas.

GABARITO. A) a maioria dos acidentes ofídicos ocorre durante os meses de verão, sendo as picadas, geralmente, na face, e os efeitos do envenenamento dependentes da espécie e do tamanho da serpente e do tamanho e peso do animal acometido.

QUESTÃO 14

Há tempos o uso de animais para fins científicos é uma prática de investigação acadêmica. Para supri-la, surgiram os biotérios com padrões rigorosos, respeitando as normas éticas e as leis de manipulação e vivissecção. A necessidade de padrão sanitário e ambiental conhecido exige investimento das instituições nacionais na melhoria de seus biotérios.
Disponível em:<www.revistas.ufg.br>.
Acesso em: 29 jul. 2013 (adaptado).

ENADE: Visando atender os objetivos científicos e as questões éticas relativas à utilização de animais, recomenda-se

I. selecionar animais de espécie, qualidade e quantidade apropriadas e em boas condições de saúde.

II. procurar substituir a utilização de animais em pesquisa por outros métodos, materiais e metodologias. 

III. aumentar o número de animais para obter melhores resultados experimentais.

IV. refinar o protocolo experimental, minimizando ao máximo o desconforto ou o sofrimento animal.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) I, III e IV.

GABARITO. D) I, II e IV.

QUESTÃO 15
ENADE: A cisticercose é um grave problema de saúde pública, principalmente pelo fato de os animais acometidos não apresentarem manifestações clínicas evidentes, notando-se a doença apenas nos abatedouros. Evidencia-se, desse modo, a importância de uma inspeção veterinária criteriosa e um controle sanitário adequado. Assim, de acordo com o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), o destino correto para carcaças suínas que apresentarem um ou mais cistos em incisões praticadas em várias partes da musculatura e em uma área correspondente a aproximadamente uma palma de mão é o 

A) encaminhamento para graxaria (condenação total), onde serão transformadas em produtos derivados tais como óleos e farinha animal. 

B) sequestro e encaminhamento para a salga por 10 dias, sendo, posteriormente, liberadas para o consumo. 

C) descarte para os tanques de compostagem, sendo transformadas em adubos orgânicos. 

D) sequestro e encaminhamento para tratamento pelo calor, em estufas térmicas a 70°C, sendo, posteriormente, liberadas para o consumo. 

E) sequestro e encaminhamento para tratamento pelo frio de 10 a 21 dias em câmara frigorífica a -20°C, sendo, posteriormente, liberadas para consumo.

GABARITO. A) encaminhamento para graxaria (condenação total), onde serão transformadas em produtos derivados tais como óleos e farinha animal. 

QUESTÃO 16

A acidose ruminal em ovinos é uma enfermidade associada à ingestão de dietas que contêm alto percentual de carboidratos fermentáveis, a exemplo dos açúcares, alimentos ricos em amido (grãos de cereais, trigo, aveia, milho e sorgo) e ricos em ácido láctico, como é o caso das silagens. De modo geral, observa-se um maior número de casos de acidose em sistemas intensivos de criação (confinamentos) ou durante a preparação de animais-elite para a participação em feiras ou exposições.
BLOOD, D.C.; RADOSTITS, O.M. Clínica Veterinária. 7 ed. Rio de
Janeiro: Guanabara Koogan, 1991 (adaptado). 

ENADE: Considerando os dados expostos no texto, avalie as afirmações abaixo.

I. O ácido láctico é agente irritante para o epitélio ruminal, e a exposição a altas concentrações dessa substância ocasiona a chamada ruminite tóxica.

II. Uma dieta rica em concentrados, equivalente a 5% do peso corporal, deve ser introduzida gradativamente em um período de até sete dias, para a adaptação dos micro-organismos ruminais.

III. Para os animais lactentes com acesso ao creep-feeding ou recém-desmamados, é conveniente fornecer ração com tampões ruminais, como bicarbonato, para pleno desenvolvimento ruminal.

IV. Ao primeiro sinal da ocorrência da enfermidade, deve-se aumentar a concentração de carboidratos não estruturais e diminuir a quantidade de fibra na dieta, devendo ser observada, nos casos mais leves, a recuperação completa dos animais em 3 ou 4 dias.

V. Na acidose ruminal grave, deve-se realizar sondagem e(ou) ruminotomia com esvaziamento do rúmen, correção do pH ruminal, reposição de eletrólitos e estabelecimento de terapia antimicrobiana para o controle da proliferação dos lactobacilos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I, III e V.

C) II, III e IV.

D) II, IV e V.

E) I, III, IV e V

GABARITO. B) I, III e V.

QUESTÃO 17
ENADE: Um garanhão, quarto de milha, de seis anos de idade, foi atendido com sinais clínicos de inquietação, sudorese, sapateamento, escoiceamento do ventre e rolamento. Na anamnese, foi informado que o animal é mantido em baia, a alimentação é feita à base de feno de coast cross e concentrado (5 kg) e que, nas últimas semanas, o feno ofertado apresentava-se fibroso e ressecado. Foi relatado também que o animal vinha apresentando episódios intermitentes de desconforto abdominal discreto, há uma semana, e que, nas últimas 24 horas, o quadro clínico agravara-se, não sendo obtida remissão completa dos sinais clínicos com o uso de analgésicos. No exame clínico, constatou-se hipomotilidade à auscultação intestinal, frequência cardíaca de 70 bpm, tempo de repleção capilar de três segundos, frequência respiratória de 35 mpm e temperatura retal de 38,5 °C. À palpação retal, foi possível identificar a presença de uma massa de consistência dura na região da flexura pélvica. A interpretação do exame hematológico revelou valores de fibrinogênio de 700 mg/dL, volume globular de 45%, proteínas plasmáticas totais de 9,2 g/dL e lactato plasmático de 6 mEq/L.

Com relação a esse quadro, avalie as afirmações a seguir.

I. Com base nos achados clínicos, a principal suspeita é que se trata de neoplasia intestinal.

II. Com base nos achados clínicos, a principal suspeita é que se trata de enterolitíase.

III. Considerando a suspeita clínica, recomenda-se a laparotomia pela linha média ventral.

IV. Com base nos dados hematológicos, não há necessidade de fluidoterapia endovenosa.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e III.

D) II e IV.

E) II, III e IV.

GABARITO. C) II e III.

QUESTÃO 18
ENADE: Ao exame físico de cão com seis anos de idade, Fila Brasileiro, que apresentava claudicação progressiva há seis meses, constatou-se aumento de volume e sensibilidade dolorosa à palpação da região distal do rádio. 

enade

Com base na imagem radiográfica apresentada acima, qual a sequência de procedimentos mais adequados à abordagem diagnóstica e terapêutica nesse caso?

A) Biópsia aspirativa e(ou) incisional do tumor, amputação do membro afetado, histopatologia do tecido lesado e quimioterapia.

B) Biópsia aspirativa e(ou) incisional do tumor, remoção cirúrgica do segmento ósseo afetado e quimioterapia.

C) Remoção cirúrgica do segmento ósseo afetado e histopatologia do tecido lesado.

D) Amputação do membro afetado, histopatologia do tecido lesado e quimioterapia.

E) Amputação do membro afetado e quimioterapia.

GABARITO. A) Biópsia aspirativa e(ou) incisional do tumor, amputação do membro afetado, histopatologia do tecido lesado e quimioterapia.

QUESTÃO 19
ENADE: A hemobartonelose, doença que tem grande importância na clínica médica de felinos, é causada pela Haemobartonella felis e apresenta diversos sinais clínicos, como apatia, anorexia, febre, icterícia e esplenomegalia.

A respeito dessa enfermidade, avalie as afirmações que se seguem.

I. A icterícia observada em gato infectado é resultante principalmente da intensa hemólise intravascular que o acomete.

II. Ao analisar o eritrograma de gato infectado, observa-se anemia do tipo normocítica normocrômica arregenerativa.

III. A icterícia observada se dá pelo aumento da bilirrubina no sangue — principalmente a fração conjugada — e sua impregnação nas mucosas e tecidos. 

IV. Ao analisar o esfregaço sanguíneo de gato com a enfermidade, é comum observar-se a presença de policromasia, anisocitose e corpúsculos de Howell-Jolly.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) IV.

C) I e III.

D) II e III.

E) II e IV.

GABARITO. B) IV.

QUESTÃO 20
ENADE: Um médico veterinário realizou o atendimento de um bovino mestiço macho, com 8 meses de idade, com peso de 250 kg, que há 30 dias estava confinado. Segundo o responsável pelo confinamento, na tarde anterior, o animal tinha se afastado do rebanho, parado de alimentar-se e apresentado rigidez ao locomover-se. Durante o exame físico, o veterinário verificou que o bovino apresentava-se deprimido, com temperatura retal de 41°C, frequência cardíaca de 110 bpm, frequência respiratória de 60 mpm, mucosas oculares congestas, vasos episclerais ingurgitados, tempo de preenchimento capilar de 4 segundos e tempo de turgor cutâneo de 5 segundos. Além desses achados, o animal apresentava uma grande área tumefata, quente e dolorida, intercalada com áreas frias e enfisematosas à palpação na altura do quadríceps femoral esquerdo. Após o exame físico, o médico veterinário suspeitou de carbúnculo sintomático e realizou tratamento com penicilina cristalina (40 000 UI/kg) pela via intravenosa. Após a aplicação do medicamento, o animal veio a óbito e foi necropsiado, sendo observado líquido sanguinolento na cavidade torácica, no saco pericárdico e no músculo quadríceps femoral, que apresentava coloração vermelho-escuro, repleto de bolhas de gás.

O quadro clínico apresentado ilustra que

A) a vacinação de todos os bovinos com idade entre 3 e 6 meses, utilizando duas doses da vacina com intervalo de quatro semanas, seguida por um reforço anual, é recomendada em fazendas onde o carbúnculo sintomático é doença enzoótica.

B) as alterações anatomo-patológicas associadas aos achados clínicos confirmam o quadro de carbúnculo sintomático, sendo importante iniciar imediatamente a terapia antimicrobiana em todos os animais do rebanho.

C) a liberação de toxinas causadoras da miosite necrotizante ocorre após a morte das bactérias pelos macrófagos teciduais, uma vez que essas toxinas fazem parte da parede celular do Clostridium chauvoei.

D) a conduta terapêutica tomada pelo médico veterinário foi ineficiente, pois ele não utilizou os antimicrobianos de eleição para o Clostridium chauvoei.

E) o carbúnculo sintomático, em bovinos, geralmente ocorre acompanhado de histórico de trauma ou infecção de feridas cutâneas.

GABARITO. A) a vacinação de todos os bovinos com idade entre 3 e 6 meses, utilizando duas doses da vacina com intervalo de quatro semanas, seguida por um reforço anual, é recomendada em fazendas onde o carbúnculo sintomático é doença enzoótica.

QUESTÃO 21
ENADE: No Brasil, o sistema de criação de bovinos de corte, geralmente, costuma ser extensivo. Nesse ambiente, aparecem dificuldades de manejo reprodutivo como falha na detecção do estro, presença do bezerro ao pé da vaca e influências sazonais que podem deprimir ou bloquear a ciclicidade desses animais. Esses fatores contribuem para a ocorrência de maior intervalo entre partos, especialmente quando se utiliza estação de monta. Além disso, se as vacas não retornam à atividade ovariana dentro da estação de monta, deixam de conceber e são descartadas. Com o intuito de melhorar esse panorama, muitas propriedades optam por utilizar a inseminação artificial (IA), associada ou não ao controle farmacológico do estro, visando melhorar a eficiência reprodutiva do rebanho e diminuir o intervalo entre o parto e a primeira inseminação.

Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. A falha na detecção do estro e consequente inseminação artificial em momentos inadequados em relação à ovulação é fator de insucesso de IA em vacas.

II. A sincronização dos estros associada à IA para concentrar o número de vacas em cio e diminuir o tempo gasto com a observação de cios facilita o uso de IA em condições de manejo intensivo.

III. Entre as vantagens da IA em relação à monta natural, destacam-se a redução da quantidade de touros, o aumento do valor genético do rebanho, a uniformização da produção de bezerros e a redução dos riscos de difusão de doenças sexualmente transmissíveis.

IV. No controle farmacológico do estro, o progestágeno é associado à prostaglandina F2α, para completar, respectivamente, a maturação folicular e a ovulação.

V. A prostaglandina F2α é utilizada para induzir a formação precoce do corpo lúteo pós-parto, diminuindo o intervalo entre partos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) IV e V.

C) I, II e III.

D) I, III, IV e V.

E) II, III, IV e V

GABARITO. C) I, II e III.

QUESTÃO 22

No Brasil, o cão é considerado o principal reservatório urbano do parasita causador da Leishmaniose Visceral (LV), desempenhando papel importante na transmissão e na epidemiologia da doença. A complexidade epidemiológica, somada ao processo de disseminação urbana da LV no Brasil, que ocorre desde a década de 1980, tornou a vigilância e o controle um grande desafio. Diante disso, evidências científicas podem ajudar no planejamento, no monitoramento, na avaliação e na atualização necessária ao programa de controle.
MORAIS, M. H. F.; FIÚZA, V. O. P.; ARAÚJO, V. E. M.; CARNEIRO, M. Vigilância
e controle da leishmaniose visceral no contexto urbano. Cadernos
Técnicos de Veterinária e Zootecnia, n. 65, p.44-73, 2012 (adaptado).

ENADE: No que diz respeito a esse quadro, avalie as afirmações a seguir.

I. Para maior efetividade do controle vetorial, recomenda-se a realização de eutanásia de todos os cães soropositivos.

II. Diagnóstico e tratamento precoces dos casos humanos com LV constituem estratégias importantes para a redução das taxas de letalidade e do grau de morbidade.

III. Nos inquéritos caninos, as técnicas de ensaio imunoenzimático e imunofluorescência indireta são utilizadas, respectivamente, para triagem e confirmação dos resultados.

IV. A avaliação da infecção humana é importante para a avaliação da real transmissão da LV, porém a baixa acurácia dos testes sorológicos pode comprometer resultados de estudos de avaliação, ao subestimar a prevalência de infecção subclínica.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.

GABARITO. E) II, III e IV.

QUESTÃO 23
ENADE: O tumor venéreo transmissível é uma neoplasia indiferenciada cujo crescimento é muito rápido e representa uma das principais neoplasias na clínica médica de caninos. Em um hospital-escola, foi atendido um cão de rua, sem raça definida, com idade em torno de 2 anos, apresentando secreção peniana sanguinolenta, prurido, aumento de volume sob o prepúcio, hematúria e lambedura constante na região afetada. Ao examinar o pênis, o médico veterinário observou a presença de uma massa nodular friável, hemorrágica, medindo em torno de dois centímetros com aspecto de couve-flor, o que o levou a suspeitar de tumor venéreo transmissível. A confirmação do diagnóstico foi dada pela avaliação citológica da lesão.

A respeito dessa neoplasia, avalie as seguintes afirmações.

I. As lesões são restritas aos órgãos genitais, sem evidência de metástases para outros órgãos.

II. A excisão cirúrgica é uma excelente alternativa terapêutica, uma vez que, removida a neoplasia, raros são os casos de rescidiva.

III. Entre os métodos laboratoriais para o diagnóstico, podem ser consideradas as técnicas do imprint e a da punção aspirativa por agulha fina.

IV. Essa neoplasia possui aspecto microscópico semelhante às neoplasias de células redondas, apresentando-se como células em fileiras similares a macrófagos, formato redondo a poliédrico, citoplasma azul claro com presença de vacuolização e núcleo grande, basofílico e central.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.

GABARITO. C) III e IV.

QUESTÃO 24
ENADE: Cerca de 20 capivaras confinadas no Lago do Café, em Campinas, serão sacrificadas para combater a febre maculosa no local. Em dois anos, três pessoas que trabalhavam no parque de 300 mil m² morreram vítimas da doença.

O IBAMA autorizou o abate após solicitação da Secretaria Municipal da Saúde, pois capivaras são hospedeiras do carrapato-estrela, que é transmissor da doença. Ambientalistas protestaram e entraram com uma ação na Justiça para barrar a morte dos animais.

O parque está fechado para visitação pública desde 2008, mas ainda há funcionários que circulam pelo local e, por isso, os animais estão em confinamento. O secretário da Saúde de Campinas afirmou que não existe, nesse caso, além do abate, outro método de eficiência comprovada para combater os carrapatos que não ofereça risco ao meio ambiente. “Não estamos discutindo capivara, mas sim uma questão de saúde pública”, afirmou ele.

O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Animais argumenta que a prefeitura não realizou exames individuais nas capivaras e, portanto, animais não-infectados podem ser mortos sem motivo. No entanto, de acordo com informações da Secretaria de Saúde, não há chances de os animais serem examinados um a um.

Segundo a Secretaria de Saúde, para acabar de vez com o ciclo de transmissão da doença, é necessário eliminar quem compõe o ciclo, que são as capivaras e os carrapatos. Os carrapatos contaminados, quando parasitam as capivaras, transmitem a doença. Se a capivara está contaminada e um carrapato sadio a parasita, ela também transmite a doença ao carrapato.
Disponível em: <http://noticias.uol.com.br>. Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).

Na análise da situação descrita na notícia acima, deve ser considerado que

A) a transmissão da Rickettsia rickettsii para capivaras e seres humanos requer o repasto sanguíneo por carrapatos infectados, principalmente Amblyomma cajennensi.

B) a avaliação individual das capivaras quanto à presença da bactéria causadora da febre maculosa é factível, considerando-se um contexto populacional.

C) o contato de capivaras com seres humanos resulta na transmissão da Rickettsia rickettsii.

D) o abate das capivaras promoverá redução das mortes por febre maculosa.

E) a febre maculosa é desprovida de potencial zoonótico

GABARITO. A) a transmissão da Rickettsia rickettsii para capivaras e seres humanos requer o repasto sanguíneo por carrapatos infectados, principalmente Amblyomma cajennensi.

QUESTÃO 25
ENADE: No gráfico abaixo, apresenta-se o resultado de um trabalho que objetivou estudar a produção de embutido fermentado com carne de ovelhas de descarte a partir de dois grupos genéticos (p > 0,05), em dois sistemas de alimentação (p > 0,05). Na produção dos embutidos, foram utilizados 80% de carne ovina, proveniente da paleta e do pescoço, e 20% de carne suína (pernil). As carnes foram moídas e foi adicionado cloreto de sódio e demais ingredientes. Após a homogeneização, foi acrescentada a cultura de starter contendo os microrganismos Pediococcus pentosaceus e Staphylococcus carnosus. A massa foi embutida em tripa bovina natural, cortada em peças e colocada em câmara climatizada, com temperatura e umidade relativa controladas, onde permaneceu durante 28 dias.

enade

Com base nas informações apresentadas e considerando o efeito da variação do pH na produção do embutido fermentado, feito à base de carne ovina, conclui-se que

A) a queda da acidez e do pH até o sétimo dia é devida à liberação de ácido láctico formado a partir da fermentação de hexoses pelas bactérias ácido-lácticas, o que inibe as bactérias do tipo Staphylococcus.

B) a produção de ácido láctico baixa o pH, inibe o crescimento de microrganismos indesejáveis, reduz a capacidade de as proteínas reterem água e, com isso, assegura um processo adequado à secagem.

C) os valores de pH, a partir do sétimo dia, sofrem um aumento, pois ocorrem reações de descarboxilação e desaminação de aminoácidos, que liberam ácido láctico no meio, acidificando-o.

D) o rápido aumento dos valores de pH após a queda inicial é devido à degradação do ácido láctico e à liberação de nitrosaminas, o que contribui para a conservação do produto.

E) a velocidade de perda de água é menor quando o pH se aproxima do ponto isoelétrico das proteínas, melhorando a estabilidade e a conservação do produto.

GABARITO. B) a produção de ácido láctico baixa o pH, inibe o crescimento de microrganismos indesejáveis, reduz a capacidade de as proteínas reterem água e, com isso, assegura um processo adequado à secagem.

QUESTÃO 26
ENADE: As imagens abaixo ilustram uma dermatopatia e a avaliação microscópica do agente etiológico dessa enfermidade.

enade

Ainda que sejam frequentes na clínica de animais de companhia, as dermatopatias constituem grande desafio diagnóstico, em razão da variedade de distribuição, extensão e aspecto das lesões cutâneas. Nesse contexto, o histórico e a identificação das lesões primárias e secundárias são fundamentais para determinar as suspeitas clínicas e, assim, permitir que sejam solicitados os exames complementares pertinentes para elucidação do problema.

Considerando as imagens acima e a abordagem clínica das dermatopatias, avalie as afirmações a seguir.

I. A dermatopatia em questão apresenta prurido intenso. 

II. As lesões primárias visíveis são alopecia, eritema e lignificação. 

III. O raspado cutâneo é apropriado para avaliação de ácaros e dermatófitos.

IV. O agente etiológico observado é integrante da biota cutânea normal em cães domésticos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) III.

C) I e II.

D) II e IV.

E) III e IV.

GABARITO. E) III e IV.

QUESTÃO 27
ENADE: Um cão de grande porte, adulto, foi levado ao consultório veterinário manifestando blefarospasmo e fotofobia com evolução aguda. O exame oftálmico evidenciou congestão de vasos conjuntivais, neovascularização e edema corneal, sendo o paciente submetido ao teste da fluoresceína, obtendo-se o resultado ilustrado na imagem a seguir.

enade

Após analisar as características da imagem acima e considerando que ceratites são condições críticas, pois podem evoluir rapidamente para perfuração do globo ocular e consequente perda da visão, avalie as afirmações abaixo.

I. A evolução do quadro clínico é superior a três dias. 

II. A ulceração corneal é profunda, chegando à membrana de Descemet.

III. O uso de colírios anti-inflamatórios é fundamental na terapia da ceratite ulcerativa.

IV. O recobrimento da úlcera com flap de terceira pálpebra acelera a reepitelização corneal.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.

GABARITO. B) I e IV.

QUESTÃO 28
ENADE: O Brasil tem um rebanho aproximado de 14 milhões de caprinos (IBGE, 2012), sendo 12 600 000 na região Nordeste, 364 000 na Norte, 428 000 na Sudeste, 190 000 na Centro-Oeste e 438 000 na Sul. A caprinocultura apresenta uma série de problemas de criação, como enfermidades infecto contagiosas, com destaque para a artrite-encefalite dos caprinos (CAE), linfadenite caseosa e micoplasmoses, além de verminoses, broncopneumonias e doenças de recém-nascidos.

A artrite-encefalite caprina é uma doença introduzida no Brasil pela importação de reprodutores infectados e disseminada por intermédio da distribuição de matrizes. Estudos epidemiológicos apontam o crescente número de animais infectados nas várias regiões de criação de caprinos, principalmente de raças leiteiras. Casos clínicos de caprinos acometidos por artrites, mamites e pneumonias decorrentes da CAE estão se tornando mais frequentes. Entre as medidas de controle de enfermidades propostas pelo Regulamento Técnico do Plano Nacional de Sanidade dos Caprinos e Ovinos (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), destacam-se o cadastro de estabelecimentos, o controle de trânsito de animais, a certificação de estabelecimentos, o cadastramento de médicos veterinários do setor privado e o credenciamento de laboratórios para a realização de exames diagnósticos das doenças de controle oficial.

A partir das informações do texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A CAE é causada por um retrovírus e manifesta-se por artrite que, nos animais adultos, afeta principalmente a articulação cárpica e(ou) társica. 

II. A CAE é crônica, com período de incubação longo, evolução clínica lenta e progressiva, que afeta algumas raças de caprinos, com predominância nos rebanhos de corte. 

III. O diagnóstico da CAE só pode ser confirmado pelo isolamento viral, comprovando a presença do agente causador da doença.

IV. O vírus causador da CAE persiste no organismo por toda a vida do animal, e essa condição facilita sua transmissão por intermédio de fômites, agulhas, equipamentos para tatuagem, aplicadores de brincos e material cirúrgico contaminado.

V. São medidas de controle da CAE: evitar contato de animais sadios com infectados; impedir que o cabrito mame colostro ou leite contaminado; fazer a destinação adequada da placenta e a desinfecção da baia logo após o parto; realizar a ordenha das cabras soronegativas antes das soropositivas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.

B) I, II e III.

C) I, IV e V.

D) II, III e V.

E) II, III, IV e V.

GABARITO. C) I, IV e V.

QUESTÃO 29
ENADE: O gráfico abaixo refere-se à avaliação sensorial de embutido fermentado cru à base de carne suína, cujo objetivo foi verificar a influência da adição das espécies probióticas de Lactobacillus casei, Lactobacillus paracasei e Lactobacillus rhamnosus sobre as características físico-químicas, sensoriais do embutido, bem como seu desenvolvimento e viabilidade no produto cárneo. Os embutidos foram processados em quatro tratamentos, sendo o primeiro usado como controle. Os demais receberam a adição de uma espécie de Lactobacillus probiótico, seguindo procedimento de fabricação descrito para salame italiano, por um período de 25 dias. A análise sensorial foi: gosto ácido (p < 0,05); sabor (p > 0,05); aroma (p > 0,05); textura (p > 0,05); aspecto (p > 0,05).

enade

Com base nos dados apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. As pontuações atribuídas pelos provadores para o gosto ácido dos embutidos confirmam os resultados obtidos nas determinações de pH e acidez, que mostraram maior acidez para os tratamentos 2, 3 e 4.

II. As pontuações atribuídas pelas avaliações sensoriais para o sabor, aroma, cor, textura, aspecto e gosto ácido dos embutidos confirmam que não houve diferenças entre os tratamentos.

III. No experimento, ficou demonstrada a viabilidade da utilização das culturas probióticas de Lactobacillus em embutido cárneo fermentado, preservando a maioria das características tecnológicas e sensoriais do produto.

IV. A maior redução de pH influenciou a acidez sensorial dos produtos, que apresentaram gosto notadamente mais ácido do que o dos produtos do tratamento controle, principalmente o dos produtos do tratamento que recebeu a adição de L. rhamnosus.

V. As características sensoriais de sabor e cor foram as únicas que apresentaram as menores variações com o uso das culturas probióticas, mostrando viabilidade para serem utilizadas pela indústria.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) III e V.

D) I, III e IV.

E) II, IV e V.

GABARITO. D) I, III e IV.

QUESTÃO 30
ENADE: As micotoxinas são metabólitos tóxicos produzidos por fungos filamentosos e de elevada ocorrência em cereais. A Aflatoxina M1 (AFM1), presente no leite, é o principal metabólito da Aflatoxina B1 (AFB1) e possui elevado potencial carcinogênico para humanos e animais. AFM1, devido à sua afinidade proteica, apresenta maiores níveis em queijos do que em outros derivados lácteos, representando um importante problema de saúde pública.

A tabela abaixo apresenta os limites máximos nacionais admissíveis em leite e queijo.

enade

Considerando os dados expostos acima, avalie as afirmações a seguir.

I. A AFB1 presente em dietas contaminadas é metabolizada no fígado dos bovinos e excretada no leite sob a forma de AFM1

II. Os limites estabelecidos de controle de AFM1 pela ANVISA são inversamente proporcionais ao teor de umidade presente no alimento.

III. A pasteurização e o processamento do leite elimina a presença de AFM1 , tornando seguro o consumo desses produtos.

IV. Como a molécula de AFM1 tem afinidade com a caseína, os níveis encontrados nos queijos são maiores que os encontrados no leite e em produtos derivados do soro, tal como a ricota.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III, IV.

GABARITO. D) I, II e IV.

QUESTÃO 31

A evolução das pesquisas em genética, nutrição e biotecnologia possibilitou um avanço significativo na avicultura nacional. O resultado dessa evolução foi a conquista de animais com alto padrão zootécnico, aliada a um custo de produção cada vez menor. A vacinação in ovo é um exemplo de biotecnologia associada à produção de alimentos de alta qualidade e ao bem-estar animal . O conceito da vacinação in ovo surgiu em 1982, com Sharma e Burmester. Em 1992, o primeiro sistema automatizado de inoculação in ovo foi introduzido nos EUA. No Brasil, as grandes empresas do setor já utilizam essa biotecnologia em escala comercial.
HILLEMAN, M. Vaccines in historic evolution and perspective: a narrative
of vaccine discoveries – Overview. Vaccine.v.18, 2000, p. 1 436-1 447.
WILLIAMS, C.J.; HOPKINS, B.A. Field evaluation of the accuracy of
vaccine deposition by two different commercially available in ovo
injection systems. Poultry Science, v.9, p.223–226, 2011.

ENADE: Considerando o contexto apresentado, o uso da tecnologia de vacinação in ovo

A) deve ser realizada aos quinze dias de incubação, utilizando uma agulha para perfurar o ovo na câmara de ar e aplicar a vacina.

B) imuniza o embrião contra pneumovírus e coccidiose e deve ser aplicada entre três e cinco dias de incubação, no início da formação do sistema imunológico.

C) estimula o sistema imune após a eclosão, apresenta menor variabilidade quando comparada à subcutânea e resulta em melhor ganho de peso e conversão alimentar.

D) apresenta custos mais elevados quando comparada à subcutânea, deve ser aplicada aos 21 dias de incubação e atende aos preceitos de manejo animal.

E) permiti imunizar os embriões no incubatório contra a doença de Marek, bouba aviária e doença de Gumboro, sendo exemplo de projeto nas áreas de biotecnologia, medicamentos e alimentos.

GABARITO. E) permiti imunizar os embriões no incubatório contra a doença de Marek, bouba aviária e doença de Gumboro, sendo exemplo de projeto nas áreas de biotecnologia, medicamentos e alimentos.

QUESTÃO 32
ENADE: O criptorquidismo em equinos é uma anomalia
de etiologia multifatorial relativamente comum.
Acredita-se que seja hereditário em muitas espécies de mamíferos, como suínos, caninos, caprinos, ovinos e equinos. A base genética da hereditariedade em equinos ainda não está bem definida, mas algumas referências sugerem ser um fator dominante, o que se torna um forte incentivo para que os animais acometidos não sejam utilizados na reprodução. O diagnóstico é feito por meio da palpação externa, palpação retal, dosagem hormonal, ultrassonografia e laparoscopia. O criptorquidismo pode ser classificado como abdominal ou inguinal e apresenta-se na forma uni ou bilateral.

No que diz respeito ao criptorquidismo, avalie as afirmações abaixo.

I. Os animais que apresentam criptorquidismo têm comportamento de garanhões normais, uma vez que a função gametogênica da gônada retida não é alterada.

II. O tratamento recomendado do criptorquidismo é cirúrgico, com a realização de orquiectomia total, em razão da possibilidade de sua etiologia estar relacionada com alguma característica hereditária.

III. Os cavalos criptorquídicos unilaterais, não castrados, apresentam forte libido, porém são inférteis. 

IV. Um dos problemas associados ao criptorquidismo é o risco de que o testículo retido se torne neoplásico.

V. O descenso testicular nos animais ocorre em razão de mecanismos de natureza complexa, em que se destaca a ação da testosterona na abertura do canal inguinal.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II, e III.

B) I, II e IV.

C) I, III e V.

D) II, IV e V.

E) III, IV e V.

GABARITO. D) II, IV e V.

QUESTÃO 33

Os principais atos legais do governo federal que regulamentam a produção e o uso da vacina contra a febre aftosa no Brasil são: Portaria Ministerial nº 121, de 29 de março de 1993, que aprova as normas gerais para o combate à doença no território nacional, incluindo a vacinação como estratégia a ser utilizada; Portaria nº 177, de 27 de outubro de 1994, que aprova as normas de segurança biológica para manipulação do vírus da febre aftosa; Portaria Ministerial nº 713, de 1º de novembro de 1995, que aprova as normas de produção, controle e emprego de vacinas contra a febre aftosa. Atualmente, apenas é permitida a produção e a utilização no país de vacina inativada, trivalente, formulada com as cepas virais A24 Cruzeiro, O1 Campos e C3 Indaial, empregando-se adjuvante oleoso. A formulação consiste de uma emulsão primária, do tipo água-em-óleo.
Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br>.
Acesso em: 11 ago. 2013 (adaptado).

ENADE: No que se refere à vacina contra febre aftosa, avalie as afirmações a seguir. 

I. A vacina com adjuvante oleoso proporciona títulos de anticorpos séricos mais altos e por mais tempo que a vacina com hidróxido de alumínio.

II. A produção dos antígenos para vacinas inativadas é realizada através da inoculação em equinos com purificação da fração ligante de anticorpos.

III. Todas as partidas da vacina são oficialmente controladas e submetidas a testes de qualidade pelo laboratório oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

IV. Os testes oficiais de qualidade da partida são referentes à inocuidade, esterilidade, condição físico-química e eficiência da vacina.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) II e IV.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.

GABARITO. D) I, III e IV.

QUESTÃO 34

Mormo é uma zoonose causada pela bactéria da espécie Burkholderia mallei. É uma grave enfermidade infectocontagiosa que acomete especialmente os equídeos, com letalidade aproximada de 95%. A doença é transmitida ao homem pelo contato direto com animais infectados. Nos equídeos, a doença é transmitida pela ingestão de alimentos ou água contaminados, ou, provavelmente, por meio de secreções das vias respiratórias ou lesões cutâneas ulceradas a partir de contato com animais portadores. A vigilância e o controle do mormo em equídeos estão normatizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento por meio da Instrução Normativa nº 24/2004, e pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 05/2006, que normatiza as doenças de notificação obrigatória e agravos inusitados, além de epizootias em animais que coloquem em risco a saúde da população.
Disponível em: <http://portal.saude.gov.br>.
Acesso em: 05 ago. 2013 (adaptado).

ENADE: O controle da doença referida no texto acima baseia-se em

I. eliminação dos animais positivos a partir do teste de fixação de complemento e contraprova laboratorial positiva (maleinização).

II. impedimento do trânsito interestadual de animais provenientes de áreas endêmicas, mesmo com prova sorológica negativa. 

III. quarentena e interdição de fazendas com animais contaminados, com eutanásia de todos os animais positivos na maleinização.

IV. excisão cirúrgica dos linfonodos afetados dos animais positivos, associada ao tratamento com penicilina benzatina durante seis meses, até que se apresentem negativos na sorologia.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.

GABARITO. B) I e III.

QUESTÃO 35
ENADE: A blastomicose é uma doença causada pelo fungo Blastomyces dermatitidis, que acomete diversas espécies animais, incluindo cães e gatos. O B. dermatitidis pode atingir diversos órgãos, como pulmões, ossos, baço, pele e cérebro, causando lesões inflamatórias difusas ou multifocais do tipo granulomatosa.

Nesse contexto, as inflamações granulomatosas

A) apresentam caráter agudo.

B) têm os eosinófilos como tipo celular predominante.

C) têm os macrófagos como tipo celular predominante.

D) têm os mastócitos como tipo celular predominante.

E) desenvolvem-se mais rapidamente que as inflamações purulentas.

GABARITO. C) têm os macrófagos como tipo celular predominante.

COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,35995,advogado,1,agricultura,1,agronomia,4,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,3,arquivologia,1,arte,8,assistente social,1,atividade,267,atividade biologia,8,atividade ciências,63,atividade de português,55,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,156,atividade geografia,6,atividade história,83,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,24,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,63,biomedicina,6,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,8,ciencias,79,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,2,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,2,comunicação social,1,concurso,287,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,378,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,148,direito administrativo,25,direito ambiental,2,direito civil,25,direito constitucional,26,direito do trabalho,22,direito eleitoral,1,direito empresarial,24,direito financeiro,1,direito penal,26,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,24,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,54,educação física,13,educação infantil,333,eleicoes,1,enade,196,encceja,24,enem,79,enfermagem,12,engenharia,2,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,308,escola,1,espanhol,36,espcex,30,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,27,famerp,13,farmacia,7,fasa,9,faseh,1,fatec,115,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,22,fiscal de obras e posturas,1,fisica,64,fisioterapia,6,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,4,formação geral,5,formula1,1,fps,35,frances,6,frases,1,fuvest,11,fuvest2018,79,gabaritos,33,gastronomia,2,geografia,71,gestao ambiental,2,gestao comercial,1,gestão comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,2,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,184,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,55,insper,52,instituto acesso,138,ita,18,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,13,marketing,3,matematica,111,matemática financeira,1,medicina,28,medicina legal,2,medicina veterinaria,5,meliuz,1,mtc,1,musica,2,música,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,normal superior,1,noticias,91,nubank,4,nutrição,10,o que e,2,oab,181,obmep,6,odontologia,8,outros,75,pedagogia,5,piaui,1,pnaic,10,portugues,149,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,738,provas albert einstein,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,7,provas concurso,106,provas enade,195,provas encceja,19,provas enem,28,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,14,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,3,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,7,provas mackenzie,1,provas nivel medio,9,provas nivel superior,40,provas oab,182,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,21,provas revalida,3,provas santa casa,6,provas uece,5,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,3,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,4,provas unicamp,6,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,19,provas unifor,4,provas unioeste,1,provas unirg,3,provas unitins,1,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,272,psicologia,21,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agronomia,84,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,60,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão biblioteconomia,15,questão biomedicina,67,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,180,questão cesgranrio,72,questão cespe,124,questão ciências contábeis,53,questão ciências da computação,29,questão ciências econômicas,54,questão ciências sociais,51,questão comercio exterior,27,questão computação,74,questão comunicação social,24,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,441,questão da fasa,102,questão da fatec,449,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,411,questão da oab,2995,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,638,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,695,questão da unicamp,547,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,677,questão de administração,99,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de auditoria,25,questão de biologia,934,questão de biomedicina,95,questão de ciências,682,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,4093,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,2680,questão de direito administrativo,195,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,143,questão de direito constitucional,190,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,120,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,121,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,151,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,130,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,498,questão de estatistica,24,questão de farmácia,213,questão de filosofia,208,questão de física,1206,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,152,questão de fonoaudiologia,108,questão de frances,111,questão de geografia,893,questão de história,1493,questão de informática,127,questão de inglês,1040,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,349,questão de matemática,2202,questão de medicina,409,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,130,questão de necropsia,20,questão de nutrição,180,questão de odontologia,127,questão de português,3078,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,208,questão de química,1026,questão de raciocínio lógico,110,questão de saúde pública,25,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,55,questão de sociologia,152,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em redes de computadores,27,questão de terapia ocupacional,128,questão de vestibular,16718,questão design,37,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cfc,344,questão do enade,3139,questão do encceja,660,questão do enem,2228,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,315,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,391,questão do revalida,195,questão enfermagem,161,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão pedagogia,53,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão radiologia,52,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,53,questão servico social,75,questão slmandic,70,questão teatro,27,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,57,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uema,193,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifesp,155,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão unitins,52,questão upe,588,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,69,questões,32030,quimica,62,raciocínio lógico,7,radiologia,3,redacao,129,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,4,resumo,5,revalida,4,rhinsight,8,santacasa,90,saude publica,1,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,6,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,13,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,teologia,1,terapia ocupacional,4,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,47,ueg,4,uel,24,uem,3,uema,8,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,15,unicamp,16,unicentro,14,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,5,unifesp,29,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,3,unirg,5,unirv,41,unitins,2,upe,21,urbanismo,1,usp,27,vestibular,733,videos,5,vivo,1,zootecnia,4,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Medicina Veterinária ENADE 2013 com Gabarito
Prova de Medicina Veterinária ENADE 2013 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s16000/enade-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-medicina-veterinaria-enade-201-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-medicina-veterinaria-enade-201-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo