Prova de Tecnologia em Gestão Hospitalar ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Tecnologia em Gestão Hospitalar ENADE 2013 com Gabarito OBS: As questões objetiv...
Prova de Tecnologia em Gestão Hospitalar ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Tecnologia em Gestão Hospitalar ENADE 2013 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2013QUESTÃO 09
Observe o quadro e o texto abaixo.

enade

Existe confusão relativa à superposição do conceito de clima com outros constructos como satisfação no trabalho e cultura organizacional. Assim, a satisfação é uma atitude do indivíduo para com o seu trabalho, um vínculo do trabalhador com o seu trabalho, constituído por cognição e afeto, decorrente de um julgamento avaliativo que o trabalhador faz sobre seu trabalho ou situação de trabalho.

Por sua vez, o clima organizacional é formado por percepções compartilhadas entre trabalhadores. Na avaliação de satisfação, verifica-se o quanto o empregado gosta ou não de determinados aspectos do ambiente organizacional; na avaliação de clima organizacional, verifica-se a percepção, a descrição da ausência ou da presença desses aspectos.
MARTINS, M. C. F. Clima Organizacional. In: SIQUEIRA, M. M. M. (Org.) Medidas de comportamento organizacional:
ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 29-40 (adaptado).

Considerando a figura e o texto apresentados, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Clima organizacional é uma variável de natureza cognitiva, relacionado às percepções e interpretações das atividades na organização, e é concebido como parte da cultura organizacional.

PORQUE

II. Cultura organizacional está mais voltada para a organização e para o compartilhamento de normas e de valores que dão origem às atividades da organização.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 10
A prestação de serviços de alto nível possui uma grande dependência de quem gerencia o relacionamento do prestador de serviços com os clientes e de como isso é feito. Além disso, as variações que ocorrem na prestação dos serviços ao longo do tempo decorrem de três fatores: quem presta o serviço, o local em que é prestado e quando ocorre.
SPILLER, E. S. et al. Gestão dos Serviços em Saúde.
Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, p. 28-29.

Considerando a relação entre os processos de gestão e liderança na área de gestão em saúde, avalie as afirmações a seguir.

I. O fator mais fácil de controlar e gerenciar é o humano, representado pelo conjunto de atitudes (empatia, atenção, comunicabilidade, presteza, flexibilidade) e posturas (discrição, elegância, sinceridade, humildade) capazes de criar e estreitar vínculos, gerar credibilidade e segurança e motivar as relações.

II. As unidades de saúde, tais como as empresas, são constituídas por pessoas, e os negócios dependem de suas expectativas, desejos, hábitos, tendências e graus de estabilidade física e emocional.

III. Os serviços em saúde têm como base pessoas e equipamentos, mas é o componente tecnológico (equipamentos) que prevalece e, por essa razão, é mais fácil padronizá-los e uniformizá-los. 

IV. O serviço de saúde supõe a participação de pessoas e é afetado por um conjunto interno e externo de circunstâncias que resulta na variação de sua performance a cada repetição.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 11
Cada organização deve trabalhar, além da sua responsabilização pelos resultados (outcomes), com a construção de pactos e acordos entre as diversas corporações dos profissionais de saúde que compõem o hospital. Tais pactos e acordos devem ser devidamente comunicados a toda a organização, objetivando a adequada assistência aos pacientes. É imprescindível que a infraestrutura do hospital possa estar a serviço da governança clínica.
BARBOSA, P. R.; VECINA NETO, G. Estruturas jurídico-institucionais e
modelos de gestão para hospitais e outros serviços de saúde.
In: GONZALO NETO, V. e MALIK, A. (org). Gestão em Saúde.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, p.132 (adaptado).

Considerando a relação entre os processos de gestão em saúde e liderança, avalie as afirmações a seguir.

I. A Organização Mundial de Saúde propõe que o conceito de governança clínica englobe quatro aspectos principais: desempenho dos profissionais, utilização adequada dos recursos, gestão do risco e satisfação dos pacientes com o serviço prestado.

II. Todas as organizações que constituem o complexo de assistência à saúde mostram variações no seu desempenho em relação aos diversos critérios de qualidade, pois a melhoria da qualidade deve incidir sobre todo o leque de produtos.

III. É preciso encontrar formas de envolver os pacientes no processo de governança clínica, uma vez que eles são a razão desse processo.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 12
A demonstração dos fluxos de caixa fornece resumidamente os fluxos de valores em um determinado período. Ela também é chamada de demonstração de origem e aplicação de recursos financeiros e apresenta os gastos da organização, relativos às suas atividades operacionais. A demonstração dos fluxos apresenta, ainda, os investimentos contrastados com as variações de caixa e os demais títulos que podem ser negociados por seus gestores.

O fluxo de caixa ajuda o gestor a controlar o capital de giro, a identificar possíveis problemas futuros e, portanto, faz parte do planejamento do negócio. Uma organização de saúde que não se preocupa com o seu fluxo de caixa pode enfrentar problemas financeiros baseados na má gestão.

enade

A análise da tabela permite calcular a diferença entre as entradas e as saídas, e o resultado indica a necessidade de caixa ou sobra de dinheiro.

Considerando o texto e a tabela, o saldo inicial não deve ser considerado, pois o ideal é que as

A) saídas sejam suficientes para cobrir as despesas, sem nenhum adicional.

B) saídas sejam idênticas ao saldo inicial para manter o saldo final inalterado.

C) entradas sejam suficientes para cobrir as saídas, sem nenhum adicional.

D) entradas e saídas sejam idênticas para não alterar e interferir no saldo final.

E) entradas não sejam motivo de interferência e alteração para o saldo final.


ENADE 2013 - QUESTÃO 13
A estrutura de um prontuário, independentemente de ser eletrônico ou em papel, deve seguir as orientações e determinações da Resolução CFM nº 1.638/2002, que define prontuário médico e torna obrigatória a criação da Comissão de Revisão de Prontuários nas instituições de saúde, a qual deve ser coordenada por um médico. Em relação ao prontuário do paciente, avalie as afirmações a seguir.

I. Nos prontuários em papel é obrigatória a legibilidade da letra do profissional que atendeu ao paciente, bem como a identificação dos profissionais prestadores do atendimento. 

II. Os prontuários eletrônicos devem ter sua validade jurídica atestada por meio de assinatura com certificado digital padrão ICP-Brasil.

III. Por apresentar custo elevado de armazenagem e estar sujeito à perda de informação, o prontuário em papel já foi substituído por sistemas de certificação digital padrão ICP-Brasil na grande maioria das instituições de assistência em saúde.

IV. No âmbito do Conselho Federal de Medicina, o prontuário em papel deve ser preservado por 20 anos, enquanto o prontuário eletrônico deve ser guardado permanentemente.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 14
No setor de planos de saúde, coexistem várias terminologias, criadas por operadoras e prestadores de serviços. Diante das dificuldades para troca de informações entre os integrantes do setor, identificou-se a necessidade da adoção de uma terminologia clínica comum.

Considerando a padronização de terminologias entre as instituições envolvidas na regulação e fiscalização da oferta de serviços em saúde suplementar, avalie as afirmações a seguir.

I. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem, entre as atribuições estabelecidas pela lei que a criou (Lei nº 9.961, de 28 de janeiro 2000), a elaboração de uma lista dos procedimentos de cobertura obrigatória para planos de saúde comercializados a partir da vigência da Lei nº 9.656 de 03 de junho de 1998. Essa lista, denominada Rol de Procedimentos, estabelece a cobertura mínima a ser observada nos planos de atendimento ambulatorial e hospitalar.

II. A Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Federação Nacional dos Médicos (FENAM) estabelecem uma organização de nomenclaturas, a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), com a função de estabelecer padrões de remuneração para a realização de procedimentos médicos.

III. A ANS, em conjunto com a AMB e o Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (COPISS), criou a Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS), que utiliza como base a CBHPM.

IV. O Rol de Procedimentos, a CBHPM e a TUSS apresentam estrutura e conteúdos semelhantes e compatíveis, independentemente do caso.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 15
O Balanced Scorecard apresenta-se como alternativa viável aos tradicionais sistemas de gestão, controle e avaliação da performance dos hospitais. Esse modelo considera os aspectos orçamentais, as limitações financeiras e a necessidade de aperfeiçoar a utilização dos recursos financeiros, técnicos e humanos disponíveis.
RIBEIRO, C. M. S. O controle de gestão nas unidades de saúde: 
o Balanced Scorecard. TOC 100, 2008, p. 61–66 (adaptado).

A figura a seguir mostra as quatros dimensões do Balancead Scorecard
enade

Considerando o texto base e a figura, avalie as afirmações a seguir sobre o Balancead Scorecard.

I. A perspectiva financeira trata da relação custo versus eficiência nas operações de compra e também da economia de escala.

II. A perspectiva dos clientes trata da satisfação desses e da eficácia da parceria em serviços.

III. A perspectiva interna trata da otimização dos processos e da inovação.

IV. A perspectiva do aprendizado e crescimento trata do acesso à informação estratégica, da satisfação dos funcionários e da qualidade total de trabalho.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) I e III, apenas.

C) I e IV, apenas.

D) II, III, e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 16
Um hospital passará por processo de acreditação pela metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA) no próximo mês. A certificação de qualidade é esperada por todos os colaboradores, pois na avaliação diagnóstica realizada pela Instituição de Acreditação Credenciada (IAC), foi recomendada que a Instituição buscasse o Nível 2 – Acreditado Pleno.

O nível de certificação recomendado ao hospital exige que ele

A) ofereça requisitos básicos de qualidade na assistência prestada ao cliente, nas especialidades e nos serviços da organização de saúde, atendendo aos requisitos formais e técnicos de estrutura para a sua atividade. 

B) utilize perspectivas de medição organizacional, alinhadas às estratégias e correlacionadas aos indicadores de desempenho dos processos e que este também apresente inovações e melhorias decorrentes da análise crítica.

C) gerencie processos e suas interações de forma sistêmica, medindo e avaliando-os numa perspectiva de melhoria contínua e possua programa de educação continuada e treinamento voltado para a melhoria de processos.

D) identifique os riscos relacionados à segurança do paciente de forma contínua, com foco na comparação dos resultados, com organizações de complexidade semelhante a sua.

E) apresente indicadores de desempenho, de processos, e de segurança e possua uma gestão focada na inovação e segurança dos pacientes, por meio de sistema de informação e tecnologias de ponta para realização dos procedimentos médicos.


ENADE 2013 - QUESTÃO 17
Sobre a gestão de medicamentos e materiais hospitalares, avalie as afirmações referentes à distribuição descentralizada.

I. As farmácias satélites são núcleos farmacêuticos distribuídos em locais específicos, com o objetivo de descentralizar os serviços prestados, o que dá mais rapidez ao sistema de distribuição de medicamentos e permite uma interação maior entre as farmácias, os diversos setores e o corpo clínico do hospital. 

II. De acordo com critérios do tipo “elenco de itens”, setores como Centro Cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva são locais indicados para a implantação de farmácias satélites.

III. Considerando o critério área física necessária para a implantação de uma farmácia satélite, pequenas áreas podem ser substituídas por carrinhos de emergência ou armários específicos, opção que diminui o elenco de itens e reduz a possibilidade de descontrole e desperdício.

IV. O funcionamento de uma farmácia satélite supõe abastecimento, armazenamento, dispensação, movimentações, sem a necessidade de se relacionarem essas atividades aos pacientes, considerando que o centro de custo de consumo é o mesmo em que a farmácia está inserida.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 18
A hotelaria hospitalar é uma tendência irreversível em qualquer instituição de saúde, pois não se trata mais de uma opção, mas de uma exigência do paciente.

A hospitalidade nos serviços de saúde, relacionadas à higiene hospitalar, busca proporcionar um ambiente limpo e esteticamente organizado que proporcione segurança, conforto e bem-estar ao paciente, familiares, visitantes e aos próprios colaboradores do hospital.

A tendência do mercado é a terceirização desses serviços que necessitam garantir a excelência nos indicadores de qualidade de serviço para que o hospital possa oferecer serviços competitivos.
TORRES, S.; LISBOA, T. C. Gestão dos serviços: limpeza,
higiene e lavanderia em estabelecimentos de saúde.
3 ed. São Paulo: Sarvier, 2008 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Um dos fatores determinantes para o alcance do sucesso nos serviços de higiene e limpeza é a padronização das técnicas utilizadas nos processos de limpeza, as quais, precisam ser aprovadas pelos serviços de controle de infecção da instituição.

PORQUE

II. Não é admissível que um colaborador trabalhe de forma distinta dos demais, já que a uniformização na execução das atividades é indispensável para se alcançar uma gestão de qualidade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 19
Um hospital possui armazém para estocagem dos insumos utilizados nos procedimentos ambulatoriais mais comuns, o que gera custo para a empresa. Assim, cada vez que um insumo é utilizado em um procedimento, é preciso realizar sua reposição.

O gestor hospitalar, responsável pelo setor de compras, precisa determinar o tipo de custo que cada um dos itens representa no orçamento da sua área. Nas tabelas abaixo, estão discriminados os custos referentes à estocagem dos insumos e à manutenção do armazém.

enade

Considerando o texto e as tabelas, assinale a opção correta.

A) A Tabela 1 apresenta os componentes orçamentários para os custos variáveis, e a Tabela 2 apresenta os componentes orçamentários para os custos fixos.

B) A Tabela 1 apresenta os componentes orçamentários para os custos fixos, e a Tabela 2 apresenta os componentes orçamentários para os custos variáveis.

C) A Tabela 1 e a Tabela 2 não apresentam os componentes orçamentários nem para os custos fixos, nem para os custos variáveis.

D) A Tabela 1 e a Tabela 2 apresentam os componentes orçamentários para os custos fixos.

E) A Tabela 1 e a Tabela 2 apresentam os componentes orçamentários para os custos variáveis.


ENADE 2013 - QUESTÃO 20
Mais de vinte anos após a criação do SUS, surge a necessidade de regulamentação de dispositivos da Lei Orgânica da Saúde, em face de lacunas legais quanto à organização do sistema, ao planejamento da saúde, à assistência à saúde e à articulação interfederativa.

A regulamentação, pelo Poder Executivo Federal, da Lei nº 8.080/1990, por meio do Decreto nº 7.508/2011, surge no momento em que os gestores, profissionais de saúde e trabalhadores detêm maior compreensão sobre a organização constitucional e legal do SUS e o usuário sobre o seu direito à saúde.
Disponível em: <http://dx.doi.org>. Acesso em 11 jul. 2013 (adaptado).

De acordo com o Decreto citado acima, avalie as afirmações a seguir.

I. A integralidade da assistência à saúde se inicia e se completa na rede de atenção à saúde, mediante referenciamento do usuário na rede regional e interestadual, conforme pactuado nas comissões intergestoras.

II. Mapa da saúde é a descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada que será utilizada na identificação das necessidades de saúde e orientará o planejamento integrado dos entes federativos, contribuindo para o estabelecimento de metas de saúde.

III. Região de saúde é o espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 21
Ao longo da história, houve muitos avanços e também grandes desafios a serem superados no Sistema Único de Saúde, entre eles os financeiros.

O sistema público de saúde enfrenta desafios na garantia do direito pleno à saúde da população. É significativa a dificuldade de aplicação de normas gerais em um país extenso e heterogêneo.

Por outro lado, é público e notório que a saúde pública necessita de maiores investimentos financeiros, estabelecendo assim orçamentos mais generosos, que garantam de forma equânime a saúde da população.

A Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, que regulamenta a Emenda Constitucional (EC 29), aprovada pelo Congresso em dezembro de 2011, define o que deve ser considerado gasto em saúde e fixa os percentuais mínimos de investimento na área pela União, Estados e Municípios. Em relação à regulamentação da EC 29, analise as afirmações a seguir.

I. Gastos em ações de saneamento básico, compra de merenda escolar, ações de assistência social, pagamento de aposentadorias e pensões, por exemplo, não podem ser considerados investimentos em saúde.

II. Os estados deverão investir 12% de sua receita em saúde, enquanto os municípios devem investir 15%. E os percentuais de aplicação pelo Distrito Federal ficarão entre 12% e 15% (a depender se a receita for originária de tributo estadual ou municipal).

III. Os recursos do Fundo Nacional de Saúde, destinados a despesas com as ações e serviços públicos de saúde, de custeio e capital, a serem executados pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios serão transferidos diretamente aos respectivos fundos de saúde, de forma regular e automática, dispensada a celebração de convênio ou outros instrumentos jurídicos.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) I e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 22
Um hospital está localizado em uma região com demanda turística sazonal. Nos períodos de férias, verifica-se uma oscilação na utilização do item do estoque Seringa Tipo 1, em virtude do número de procedimentos realizados, conforme se observa na tabela a seguir.

enade

Há incoerência, por parte do gestor, no planejamento orçamentário referente à compra do item Seringa Tipo 1, visto que a demonstração projetada no movimento de inventário de estoque

A) é linear, sem considerar a previsão de uso.

B) leva em conta apenas o saldo inicial, saldo final e as movimentações.

C) leva em conta a utilização do item baseada na sazonalidade da região.

D) apresenta um saldo final de um mês anterior similar ao saldo inicial do mês seguinte.

E) apresenta um subtotal que soma as compras com o saldo inicial do mês em referência.


ENADE 2013 - QUESTÃO 23
No suporte à tomada de decisão em gestão hospitalar, profissionais utilizam-se de sistemas de gerenciamento de custos. Uma das estratégias aplicadas, nesse processo, é o método de classificação de materiais segundo a curva ABC.

No quadro a seguir, apresentam-se os produtos da farmácia de um hospital com as quantidades consumidas, seguidos de informações sobre os percentuais em relação ao total das quantidades e valores de cada produto, além do custo total. Sabe-se que o hospital gerencia seus estoques subsidiado pelos conceitos da curva ABC, classificada em função das quantidades consumidas de cada produto.

enade

Com base nos dados apresentados, os grupos da curva ABC serão

A) o grupo A, formado pelo item 1; o grupo B, pelos itens 2 e 3; e o grupo C, pelo item 4.

B) o grupo A, formado pelos itens 1 e 2; o grupo B, pelo item 3; o grupo C, pelo item 4.

C) o grupo A, formado pelo item 1; o grupo B, pelo item 2; o grupo C, pelos itens 3 e 4.

D) o grupo A formado pelo item 4; o grupo B, pelos itens 2 e 3; o grupo C, pelo item 1.

E) o grupo A, formado pelos itens 3 e 4; o grupo B, pelo item 1; o grupo C, pelo item 2.


ENADE 2013 - QUESTÃO 24
O Balanço Patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, auxiliando na apuração da situação patrimonial-financeira de uma organização. Essa demonstração deve evidenciar o Ativo, o Passivo e o Patrimônio Líquido da Entidade.

Um exemplo de Balanço Patrimonial, é apresentado a seguir simplificada.

enade

Com relação ao Balanço Patrimonial, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 

I. O Ativo compreende os componentes baseados em bens e direitos da entidade (Caixa, Bancos, Imóveis; Veículos; Estoque; Títulos a Receber) e devem ser localizados do lado esquerdo do Balanço Patrimonial.

PORQUE

II. O Passivo compreende os componentes baseados em obrigações a pagar, isto é, as quantias que a empresa deve a terceiros (Títulos a Pagar; Salários a Pagar) e devem ser localizados do lado direito do Balanço Patrimonial.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 25
Uma unidade hospitalar fechou um contrato com uma empresa localizada em Miami (EUA) para compra de equipamentos de UTI neonatal.

A compra foi feita em reais, tendo como base o dólar. A valorização da moeda americana fez com que a empresa vendedora solicitasse um reajuste no valor, uma vez que, no acordo, rezava a obrigatoriedade das partes arcarem com as consequências das possíveis oscilações cambiais.

Para a celebração de um acordo, é fundamental definir tudo com absoluta clareza, formalizando o combinado, por meio de contrato, pedido e documentos. 

Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A globalização da economia aumentou a complexidade dos mercados, forçando maior interação e exigindo parcerias, o que demanda que as organizações de saúde, como outros tipos de empresas, revejam suas formas de acompanhar e supervisionar contratos e convênios, nas quais a negociação tem papel primordial.

PORQUE

II. A negociação é um processo de comunicação que valoriza o relacionamento entre os elementos, no qual prevalece o domínio de um negociador sobre o outro.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 26
O que diferencia as organizações são os processos. Para se fazer a gestão de processo, é preciso padronizações que na saúde estão relacionadas com protocolos clínicos e com Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).

As mãos devem ser higienizadas após contato acidental com sangue, fluídos corpóreos, secreções, excreções e(ou) objetos contaminados; imediatamente após retirar as luvas; antes de colocar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e depois de retirá-los.

Também em serviços de saúde, as mãos devem ser higienizadas antes de entrar e sair de áreas com pacientes colonizados, infectados ou com suspeita de infecção; antes e após contato direto com pacientes, seus pertences e superfícies próximas.

Com base no texto, a higienização das mãos é um procedimento 

A) que tem por objetivo coibir a transmissão de infecções, enquanto a higiene e a aparência pessoal têm o objetivo de promover o bem-estar do profissional.

B) operacional padrão de orientações básicas de higiene pessoal do profissional que atua em instituições que prestam serviços em saúde, com o objetivo de garantir a higienização pessoal e o bem-estar do profissional, evitando a transmissão de infecções.

C) importante para a prevenção e o controle das infecções hospitalares, obrigatório para profissionais de atendimento a pacientes, mas facultativo para os familiares e demais integrantes das equipes administrativas das instituições de assistência em saúde.

D) que pode ser plenamente atendido pela utilização de soluções alcoólicas, sem a necessidade de recorrer à remoção mecânica de sujidade.

E) necessário, mas que deve levar em conta os malefícios que o uso do sabão e o gasto de água podem provocar no meio ambiente, prejudicando a imagem de sustentabilidade da instituição.


ENADE 2013 - QUESTÃO 27
Ferramentas de qualidade são técnicas utilizadas com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho.

Sua utilização pode representar, entre outros aspectos, um ponto de partida para a melhoria no ambiente de trabalho e para a redução de custos operacionais, auxiliando o profissional na solução de problemas.

Algumas das ferramentas de qualidade são apresentadas graficamente, a seguir.

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As ferramentas representadas nas figuras são:

A) W = Diagrama de Causa e Efeito ou Ishikawa; X = Histograma; Y = Fluxograma; Z= Diagrama de Pareto.

B) W = Fluxograma; X = Diagrama de Pareto ; Y = Histograma; Z = Diagrama de Causa e Efeito ou Ishikawa.

C) W = Fluxograma; X = Diagrama de Causa e Efeito ou Ishikawa; Y = Histograma; Z = Diagrama de Pareto.

D) W = Diagrama de Causa e Efeito ou Ishikawa; X = Diagrama de Pareto; Y = Fluxograma; Z = Histograma.

E) W = Histograma; X = Fluxograma; Y = Diagrama de Pareto; Z = Diagrama de Causa e Efeito ou Ishikawa. 


ENADE 2013 - QUESTÃO 28
O Processo de Acreditação é um método de consenso, racionalização e ordenação das organizações prestadoras de serviços hospitalares e, principalmente, de educação permanente dos seus profissionais.

O Programa de Acreditação Hospitalar visa ao incremento de eficiência e eficácia nos processos de gestão e é necessário para assegurar uma assistência melhor e mais humanizada à saúde dos seres humanos que procuram os hospitais, necessitados de cuidados e apoio.

As evidências objetivas devem ser coletadas através de entrevistas, exame de documentos, observação das atividades e condições nas áreas de interesse, na busca da conformidade dos processos.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar. 3ª ed. rev. e atual. Brasília:
Ministério da Saúde, 2002. p. 09 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 

I. A não conformidade menor consiste em descumprimento de alguns requisitos do sistema da qualidade, que não implicam; segundo análise de uma equipe auditora, uma “quebra” do sistema de qualidade, ou uma adequação ou a não implantação de parte de um requisito da norma de referência.

PORQUE

II. A não conformidade maior consiste na ausência ou na incapacidade total da organização prestadora de serviços de saúde em atender ao requisito do padrão ou à norma como um todo, mas também pode ser gerada por um grande número de não conformidades “menores”, constatadas durante a avaliação em um único item do padrão ou distribuídas de tal forma que afetem a coerência e o funcionamento do sistema.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 29
O Serviço de Nutrição Dietético (SND) atua na produção diária das refeições, estabelece orientações gerais para manipuladores de alimentos, bem como critérios que definem o padrão e a qualidade das refeições oferecidas.

Os funcionários do SND devem ser conscientizados a observar as medidas de higiene, a fim de proteger os alimentos da contaminação química, física e microbiológica.

Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Compete à área de produção planejar, receber, armazenar e distribuir as refeições conforme as normas da vigilância sanitária, sob a supervisão de nutricionistas que, junto com o gestor hospitalar, são responsáveis pelo planejamento e organização do setor.

PORQUE

II. Cabe à área de produção preparar refeições com dietas especializadas de acordo com a prescrição dietoterápica e normas higiênicosanitárias dos alimentos para garantir o fornecimento de refeições seguras.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 30
O Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapêutica (SADT) de um hospital privado, que atende pacientes internados e externos, registra muitas reclamações referentes ao longo tempo de espera no cadastramento.

Foram identificadas, também, muitas falhas na abertura do cadastro, tal como o esquecimento do registro de um dos exames solicitados. Para o diagnóstico dos problemas relatados na situação acima, avalie o indicador de desempenho adequado para utilização e avaliação do gestor e sua respectiva fórmula.

I. Tempo médio de Espera para o Cadastro (TEC) = somatório (hora inicial de atendimento - hora de retirada da senha) / total de atendimentos.

II. Tempo Médio de Realização do Exame (TMRE) = somatório (hora final do exame – hora inicial do exame) / total de exames.

III. Índice de não Conformidade de Cadastro (INCC) = (número de não conformidades de cadastro / total de pacientes atendidos) x 100.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 31
Um hospital implementou a prática de desenvolver o planejamento estratégico em todas as suas unidades. O crescimento da organização levou o Diretor-Geral a pensar que era o momento certo para dar rumo ao crescimento esperado, concentrar esforços, definir estratégias para a organização e criar vantagens competitivas.

O planejamento estratégico nos dias atuais é muito enfatizado em organizações hospitalares, ao constituir ferramenta imprescindível quando se fala em planejar e gerenciar processos na área de gestão em saúde. Ele é uma forma de pensar no futuro, de maneira integrada ao processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.
MINTZBERG, H. et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos
e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006 (adaptado).

Considerando as intenções do hospital e as etapas de um planejamento estratégico, avalie as afirmações abaixo.

I. No planejamento estratégico, formulamse estratégias em todos os níveis, as quais permitem à organização combinar seus pontos fortes e fracos com as oportunidades do ambiente.

II. Na última etapa do planejamento estratégico, elabora-se um diagnóstico da situação da empresa para identificar a viabilidade de sua implementação.

III. No planejamento estratégico, não há preocupação com o ambiente externo, uma vez que sua função é permitir a avaliação de oportunidades e ameaças internas.

IV. O planejamento estratégico está relacionado à análise do ambiente interno e possibilita a verificação dos seus pontos fortes e fracos.

É correto apenas o que se afirma em

A) II.

B) IV.

C) I e III.

D) I e IV.

E) II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 32
O Pacto Pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais acordado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios) do Sistema Único de Saúde, com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão. Sua implementação se dá por meio da adesão de Municípios, Estados e União ao Termo de Compromisso de Gestão (TCG), que, renovado anualmente, substitui os anteriores processos de habilitação e estabelece metas e compromissos para cada ente da federação.
Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/>.
Acessado em: 11 ago. 2013 (adaptado).

Acerca do Pacto Pela Saúde, avalie as afirmações a seguir.

I. Por meio do Pacto Pela Saúde, as transferências dos recursos também foram modificadas, passando a ser divididas em seis grandes blocos de financiamento (Atenção Básica, Média e Alta Complexidade da Assistência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Gestão do SUS e Investimentos em Saúde).

II. Foram definidas em cada eixo as responsabilidades sanitárias e atribuições dos respectivos gestores, objetivos e as metas dos Pactos pela Vida e de Gestão e os indicadores de monitoramento que integram os diversos processos de pactuação firmados por meio dos Termos de Compromisso de Gestão Municipal, Estadual e Federal.

III. O Pacto pela Vida reforça no SUS o movimento da gestão pública por resultados, estabelece um conjunto de compromissos sanitários considerados prioritários, acordado de forma tripartite, a ser implementado pelos entes federados.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 33
Após realizar análise SWOT de um hospital, foi identificado que uma das tendências relacionadas ao ambiente externo é a especialização da auditoria e faturamento hospitalar e da gestão de contratos e convênios.

Os resultados apresentados pelo setor de auditoria e faturamento do hospital demonstraram que o prazo médio entre a prestação do serviço e a finalização do processo de auditoria interna e faturamento das contas hospitalares, até a sua apresentação aos convênios, é de 30 dias.

Os convênios com maior volume de encaminhamentos demoram em média 60 dias para efetuar o pagamento das faturas. O índice médio de glosas técnicas e administrativas é de 20% e os recursos de glosas são atendidos entre 30 e 60 dias após a notificação do convênio.

Diante dos dados apresentados, assinale a opção que apresenta as ações prioritárias que deverão ser tomadas pelo gestor hospitalar para ajustar-se à nova tendência e melhorar seus resultados. 

A) Aumentar o capital de giro do hospital para fazer frente ao prazo de 90 dias entre a prestação do serviço e o recebimento da conta; substituir a equipe de auditores e faturistas por recursos humanos mais qualificados para o trabalho; e oferecer capacitação profissional aos novos integrantes do hospital para estabilização do índice de glosas.

B) Analisar os contratos de prestação de serviços e solicitar aos convênios a inclusão de um termo aditivo que estabeleça prazos de auditoria, análise dos recursos de glosa e pagamento das faturas apresentadas; identificar os motivos das glosas realizadas pelos convênios; e capacitar a equipe de auditores e faturistas buscando soluções para redução do índice de glosa.

C) Verificar se o capital de giro do hospital atende ao prazo de 90 dias entre a prestação do serviço e o seu pagamento pelo convênio; estabelecer metas de captação de pacientes para ocupação de 100% dos leitos cirúrgicos e UTI; realizar reuniões diárias com a equipe de auditores e faturistas para aumentar a conscientização da importância do seu trabalho para o hospital e redução do índice de glosas administrativas do hospital.

D) Buscar outros convênios que processem mais rápido as faturas, estabelecendo parcerias que reduzam o índice de glosas técnicas, os custos operacionais de prestação de serviços e compra de materiais médicos e hospitalares, e aumentar o número de profissionais de enfermagem, médicos e contadores na equipe de auditores e faturistas.

E) Propor a suspensão de atendimento dos pacientes desses convênios até a redução do prazo de pagamento das faturas para 30 dias; comprar materiais médicos hospitalares de baixo custo para redução do custo operacional; e solicitar melhores resultados à equipe de auditoria e faturamento hospitalar para redução do índice de glosas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 34
Desde 2004, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem estimulado as operadoras de planos privados de assistência à saúde a repensarem a gestão com vistas a contribuir para mudanças do modelo de atenção, no qual haja a incorporação progressiva de ações de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças.

A ANS define como programa para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças aquele que contém um conjunto orientado de estratégias e ações programáticas integradas. Esses programas devem ter como objetivos: a promoção da saúde, a prevenção de riscos, agravos e doenças, a compressão da morbidade, a redução dos anos perdidos por incapacidade e o aumento da qualidade de vida dos indivíduos e populações.
AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR. Promoção da Saúde e
Prevenção de Riscos e Doenças. Disponível em:<http://www.ans.gov.br >.
Acesso em: 29 jul. 2013 (adaptado).

Em relação às obrigações das operadoras com os beneficiários participantes dos programas, avalie as afirmações a seguir.

I. As operadoras deverão estimular a adesão dos beneficiários a programas para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças, podendo oferecer prêmios e descontos nas mensalidades para os beneficiários que aderirem.

II. Os programas podem ser individualizados para cada tipo de plano, de forma a deixá-lo mais adequado ao público-alvo, considerando, inclusive, a região de abrangência. 

III. As operadoras não poderão dificultar ou impedir a adesão dos beneficiários ao programa em função da idade ou patologia preexistente.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 35
Em 2010, foram definidos dois indicadores nacionais de infecção primária de corrente sanguínea, que devem ser notificados por estabelecimentos de saúde que possuam 10 ou mais leitos de UTI. A notificação deve ser feita por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em seu portal.

Em razão dessa medida, cada estabelecimento de saúde deverá reavaliar as práticas assistenciais prestadas aos pacientes e implantar um programa de redução de infecção, de acordo com suas características.
ANVISA. Indicadores Nacionais de Infecções Relacionadas à Assistência
à Saúde. 2010. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/>.
Acesso em: 27 jul. 2013.

Com o auxílio do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No Brasil, as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de todos os estabelecimentos de saúde, públicos e privados, com unidades de terapias intensivas neonatal, pediátrica e adulta, que totalizem ou isoladamente possuam 10 (dez) ou mais leitos, devem realizar a notificação dos indicadores de infecção primária de corrente sanguínea em pacientes em uso de cateter venoso central.

PORQUE

II. A produção, análise e divulgação dos indicadores de infecções relacionadas à assistência à saúde para a direção e equipe do serviço de saúde e a notificação dos indicadores pelo Sistema Nacional de Vigilância de Infecções, entre outros, são responsabilidades das CCIH.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


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financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas 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ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de 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fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em 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INDAGAÇÃO: Prova de Tecnologia em Gestão Hospitalar ENADE 2013 com Gabarito
Prova de Tecnologia em Gestão Hospitalar ENADE 2013 com Gabarito
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INDAGAÇÃO
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