Prova Professor de Educação Básica (Concurso Avança SP - 2022 - Prefeitura de Louveira - SP) com Gabarito LÍNGUA PORTUGUESA Não canse quem t...
Prova Professor de Educação Básica (Concurso Avança SP - 2022 - Prefeitura de Louveira - SP) com Gabarito
LÍNGUA PORTUGUESA
Não canse quem te quer bem
Martha Medeiros
Foi durante o programa Saia Justa que a atriz Camila Morgado, discutindo sobre a chatice dos outros (e a nossa própria), lançou a frase: “Não canse quem te quer bem”. Diz ela que ouviu isso em algum lugar, mas enquanto não consegue lembrar a fonte, dou a ela a posse provisória desse achado. Não canse quem te quer bem. Ah, se conseguíssemos manter sob controle nosso ímpeto de apoquentar. Mas não. Uns mais, outros menos, todos passam do limite na arte de encher os tubos. Ou contando uma história que não acaba nunca, ou pior: contando uma história que não acaba nunca cujos protagonistas ninguém jamais ouviu falar. Deveria ser crime inafiançável ficar contando longos casos sobre gente que não conhecemos e por quem não temos o menor interesse. Se for história de doença, então, cadeira elétrica.
Não canse quem te quer bem. Evite repetir sempre a mesma queixa. Desabafar com amigos, ok. Pedir conselho, ok também, é uma demonstração de carinho e confiança. Agora, ficar anos alugando os ouvidos alheios com as mesmas reclamações, dá licença. Troque o disco. Seus amigos gostam tanto de você, merecem saber que você é capaz de diversificar suas lamúrias.
Não canse quem te quer bem. Garçons foram treinados para te querer bem. Então não peça para trocar todos os ingredientes do risoto que você solicitou – escolha uma pizza e fim.
Seu namorado te quer muito bem. Não o obrigue a esperar pelos 20 vestidos que você vai experimentar antes de sair – pense antes no que vai usar. E discutir a relação, só uma vez por ano, se não houver outra saída.
Sua namorada também te quer muito bem. Não a amole pedindo para ela explicar de onde conhece aquele rapaz que cumprimentou na saída do cinema. Ciúme toda hora, por qualquer bobagem, é esgotante.
Não canse quem te quer bem. Não peça dinheiro emprestado pra quem vai ficar constrangido em negar. Não exija uma dedicatória especial só porque você é parente do autor do livro. E não exagere ao mostrar fotografias. Se o local que você visitou é realmente incrível, mostre três, quatro no máximo. Na verdade, fotografia a gente só mostra pra mãe e para aqueles que também aparecem na foto.
Não canse quem te quer bem. Não faça seus filhos demonstrarem dotes artísticos (cantar, dançar, tocar violão) na frente das visitas. Por amor a eles e pelas visitas.
Implicâncias quase sempre são demonstrações de afeto. Você não implica com quem te esnoba, apenas com quem possui laços fraternos. Se um amigo é barrigudo, será sobre a barriga dele que faremos piada. Se temos uma amiga que sempre chega atrasada, o atraso dela será brindado com sarcasmo. Se nosso filho é cabeludo, “quando é que tu vai cortar esse cabelo, garoto?” será a pergunta que faremos de segunda a domingo. Implicar é uma maneira de confirmar a intimidade. Mas os íntimos poderiam se elogiar, pra variar.
Não canse quem te quer bem. Se não consegue resistir a dar uma chateada, seja mala com pessoas que não te conhecem. Só esses poderão se afastar, cortar o assunto, te dar um chega pra lá. Quem te quer bem vai te ouvir até o fim e ainda vai fazer de conta que está se divertindo. Coitado. Prive-o desse infortúnio. Ele não tem culpa de gostar de você.
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AVANÇA SP - QUESTÃO 01
I- A palavra destacada em “...você é capaz de diversificar suas lamúrias” significa, no contexto, lamentações.
II- O assunto é abordado pela autora de uma forma pessoal sobre atitudes que são comuns.
III- Segundo a autora, devemos implicar apenas com quem não temos muita intimidade.
IV- A autora apresenta várias situações do cotidiano com as quais o leitor pode se identificar por já ter passado por elas ou conhecer alguém que já vivenciou alguma delas.
V- O antônimo da palavra destacada no trecho “...manter sob controle nosso ímpeto de apoquentar...” é “êxtase”.
Estão CORRETAS, apenas:
(A)I e IV.
(B) I, II e IV.
(C) I, III e V.
(D)II e V.
(E) III, IV e V.
AVANÇA SP - QUESTÃO 02
Assinale a frase em que a concordância NÃO está correta, de acordo com a norma culta:
(A) Ainda falta comprar as entradas para a exposição de arte.
(B) É necessário disciplina financeira para não se endividar.
(C) Havia bastantes pessoas no autódromo em Interlagos.
(D) Hoje fazem só dez dias que chegamos de Fortaleza.
(E) Três mil dólares era quanto custava a passagem de avião.
AVANÇA SP - QUESTÃO 03
A regência verbal está INCORRETA, de acordo com a norma culta, na alternativa:
(A)O desfile de modas agradou ao público presente no evento.
(B) O juiz implicou o advogado em provas que incriminavam o réu.
(C) O povo aspira a uma sociedade mais igualitária.
(D)Prefiro ganhar pouco do que ficar desempregado.
(E) Tentei, mas não consegui simpatizar com ele.
AVANÇA SP - QUESTÃO 04
A colocação do pronome oblíquo NÃO está de acordo com a norma culta na alternativa:
(A) A onda subitamente o derrubou, lançando-o para longe.
(B) Arrumamo-nos para a festa e saímos.
(C) Estávamos felizes, pois todos felicitaram-nos.
(D) Recusei a proposta salarial que me ofereceram.
(E) Vender-lhes-ei todos os objetos de porcelana que pintei.
AVANÇA SP - QUESTÃO 05
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas das seguintes frases:
I- Era lindo o entardecer _____beira do rio.
II- Mostrou-se submisso ____ decisões da justiça.
III- Solicito ____ Vossa Senhoria que anote o nosso endereço.
IV- Dirigi-me ____ uma pessoa que estava no balcão de atendimento.
V- Não chegaremos a tempo _____ reunião, se não nos apressarmos.
VI- Amanhã recomeçaremos a caminhada, rumo___________ montanha.
(A) a, as, à, à, a, aquela.
(B) a, as, à, à, à, àquela.
(C) à, as, a, à, a, aquela.
(D) à, às, a, a, à, àquela.
(E) à, às, à, a, à, àquela.
MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO
AVANÇA SP - QUESTÃO 06
Assinale a alternativa que apresenta um conjunto vazio:
A) A= {x ϵ ℕ | x – 2 = 3}
B) B= {x ϵ ℕ | 2 < x < 4}
C) C= {x ϵ ℕ | x < 4 e x > 6}
D) D= {x ϵ ℕ | 2x = 6}
E) E= {x ϵ ℕ | x + 3 = 7}
AVANÇA SP - QUESTÃO 07
Um grupo de 500 estudantes está em visita a um parque ecológico. Nesse grupo, 40% são meninos, e 75% das meninas têm 15 anos ou mais. Quantas meninas ainda não comemoraram seu 15º aniversário?
A) 50
B) 75
C) 125
D) 150
E) 225
AVANÇA SP - QUESTÃO 08
Três peças de madeira têm comprimento de 60cm, 72cm e 84cm. Para um determinado projeto é necessário cortá-los em pedações menores, cujo os comprimentos sejam iguais e dados por um número inteiro em centímetros. O menor número possível de pedaços cortados é:
A) 11
B) 12
C) 15
D) 18.
E) 36.
AVANÇA SP - QUESTÃO 09
A soma do sucessor de um número n com o sucessor de 64 é igual a 318. Então, podemos afirmar que o antecessor de n é igual a:
A) 63
B) 65
C) 251
D) 252
E) 253
AVANÇA SP - QUESTÃO 10
Davi foi ao shopping comprar presentes de Natal para sua sobrinha. No caixa, ele entregou as notas abaixo:
Sabendo que Davi recebeu 7 reais e 65 centavos de troco, qual foi o valor do presente que ele comprou?
A) R$ 172,35
B) R$ 172,65
C) R$ 173,00
D) R$ 179,35
E) R$ 180,00
ATUALIDADES
AVANÇA SP - QUESTÃO 11
Os desafios da sobrevivência na seca serviram de narrativa para clássicos da literatura brasileira, como Vidas Secas, de Graciliano Ramos, Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa, e Os Sertões, de Euclides da Cunha. Nos últimos meses, o avanço da crise hídrica no Brasil mostrou como os efeitos da estiagem prolongada podem ir além do sertão. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, esta é a pior crise hídrica dos últimos 91 anos.
(Fonte: Guia do Estudante, 2021).
Analise os itens.
I - mau gerenciamento da água.
II - contaminação dos reservatórios de água.
III - efeito estufa.
IV - aumento populacional.
V - poluição do ar.
São CAUSAS da crise hídrica no Brasil, o indicado apenas nos itens:
A) I e III.
B) II e III.
C) I, II e IV.
D) II e V.
E) I, III e IV.
AVANÇA SP - QUESTÃO 12
A 26ª Conferência do Clima, ou COP26 (sigla em inglês para Conference of the Parties), ocorreu de 31 de outubro a 12 de novembro, em Glasgow, Escócia. O evento ganha especial atenção por ser o primeiro encontro internacional sobre meio ambiente e crise climática que ocorrerá presencialmente após o início da pandemia.
(Fonte: Politize, 2021)
Foram assuntos discutidos na Conferência, ocorrida em novembro de 2021, EXCETO:
A) neutralizar as emissões de gases nocivos para a atmosfera.
B) redução da geração de resíduos sólidos.
C) cooperação global para finalizar a regulamentação do Acordo de Paris.
D) viabilizar um modelo econômico que permita o desenvolvimento das atividades de forma mais sustentável.
E) amparar as comunidades e os ecossistemas dos países prejudicados pelas mudanças climáticas.
AVANÇA SP - QUESTÃO 13
Nesta segunda-feira (11/01), a Ford anunciou que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil em 2021. Ao todo, 5 mil empregos devem ser afetados no país e na Argentina. Foi só mais um movimento de reestruturação do setor que ocorre ao longo dos últimos anos.
(Fonte: g1.globo.com, 2021)
Assinale a alternativa que NÃO representa um motivo para a encerramento da produção da Ford no Brasil:
A) aumento da competitividade entre as companhias.
B) falta de investimentos em tecnologias sustentáveis.
C) a desvalorização da moeda brasileira.
D) maior demanda do setor automotivo com o fortalecimento do comércio eletrônico.
E) encarecimento da produção de automóveis no Brasil.
AVANÇA SP - QUESTÃO 14
O Brasil tem visto, ao mesmo tempo, o agronegócio bater recordes e a fome crescer entre a população.
(Fonte: g1.globo.com, 2021)
Analise as afirmativas.
I- O Brasil, apesar de grande na agricultura, foca em algumas culturas específicas, voltadas para a exportação. Um exemplo é a soja – que representa mais da metade da produção de grãos do país e não necessariamente é transformada em alimento para consumo humano.
II- O Brasil tem que importar alimentos nos quais antes era autossuficiente. Um exemplo é o arroz, que teve um aumento de quase 30% na importação em 2020 na comparação com 2019.
III- No final do ano passado, pouco mais da metade da população brasileira (116,8 milhões) convivia com algum nível de insegurança alimentar.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
A) I e III, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I, II e III.
E) II, apenas.
AVANÇA SP - QUESTÃO 15
O Amazonia-1, primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, foi colocado em órbita na madrugada deste domingo (28). O lançamento ocorre após cerca de 13 anos de desenvolvimento do projeto.
(Fonte: www.cnnbrasil.com.br)
Sobre o Amazonia-1, pode-se afirmar, EXCETO:
A) o Amazonia-1 será usado apenas para monitorar o desmatamento da região amazônica.
B) o lançamento do satélite foi realizado em uma base indiana.
C) os dados serão disponíveis para a comunidade científica, para os órgãos governamentais e para os usuários interessados.
D) o sucesso do Amazonia-1 permitirá a validação em voo da Plataforma Multimissão (PMM).
E) o Amazonia-1 foi apenas o primeiro de um conjunto de três satélites da Missão Amazônia.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
AVANÇA SP - QUESTÃO 16
Tendo como base a coluna acima “A” acima qual será o retorno aplicando a função “=CONT.VALORES(A1:A15)”?
(A)1
(B) 5
(C) 6
(D)9
(E) 15
AVANÇA SP - QUESTÃO 17
Tendo como software o MS-Excel 2016 em sua instalação padrão qual das opções abaixo retornaria a soma dos valores contidos em A1,B1,C1 e D1?
(A) =(SOMAR A1:D1)
(B) =SOMA(A1:D1)
(C) =SOMA(A1-D1)
(D) =SOMAR(A1:D1)
(E) -SOMAR(A1-D1)
AVANÇA SP - QUESTÃO 18
O Microsoft Excel é conhecido pela grande quantidade de funções que podem ser usadas para montar uma planilha, a função =CONT.SE serve para qual finalidade?
(A) Contar as células que contenham a sigla “Se”.
(B) Contar o número de células com palavras.
(C) Contar o número de células de uma coluna.
(D) Contar o número de células de uma tabela.
(E) Contar o número de células que atendem a um critério.
AVANÇA SP - QUESTÃO 19
No MS-Word 2016 podemos encontrar várias funções prontas para vários tipos de uso. Essas funções são encontradas em qual guia de comando?
(A) Ajuda
(B) Arquivo
(C) Fórmulas
(D) Inserir
(E) Layout da página
AVANÇA SP - QUESTÃO 20
No navegador Google Chrome existe uma função para limpar dados de navegação, ela é encontrada em qual aba nas configurações?
(A) Aparência
(B) Downloads
(C) Mecanismo de pesquisa
(D) Privacidade e segurança
(E) Sistema
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
AVANÇA SP - QUESTÃO 21
A precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública, assim como a preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas, são condições compreendidas pelo ECA, em seu artigo 4º, como:
(A) Direitos à liberdade.
(B) Direitos ao respeito.
(C) Garantias de prioridade.
(D) Garantias de segurança.
(E) Direitos e fins sociais.
AVANÇA SP - QUESTÃO 22
O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, em seu artigo 7º, aponta que a criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante:
(A) o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo.
(B) fins sociais a que ela se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos.
(C) condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.
(D) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
(E) a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
AVANÇA SP - QUESTÃO 23
Pelo ECA, a inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais, caracteriza:
(A) Direito ao respeito.
(B) Garantia de segurança.
(C) Garantia de proteção.
(D) Direito à liberdade.
(E) Garantia de prioridade.
AVANÇA SP - QUESTÃO 24
Com relação aos aspectos educacionais trazidos pelo ECA, considere os excertos, adiante:
I - É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
II – O estado deve assegurar à criança atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade.
III - Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho.
Está correto o que se afirma em:
(A) I, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) II e III, apenas.
(D) III, apenas.
(E) I, II e III.
AVANÇA SP - QUESTÃO 25
O lançamento do GraphoGame no Brasil é uma ação do Ministério da Educação, no âmbito da Política Nacional de Alfabetização e do programa Tempo de Aprender, com a colaboração de cientistas brasileiros, para apoiar os professores em atividades de ensino remoto, e as famílias no acompanhamento das crianças no processo de aquisição de habilidades de literacia.
De acordo com o Ministério da Educação – MEC, o GraphoGame é um recurso, para educadores, extremamente eficaz, pois:
(A) foi desenvolvido, especialmente, voltado à literacia matemática, fazendo relações numéricas ao dia-a-dia.
(B) é um jogo interativo, off-line, que associa as disciplinas de Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
(C) foi desenvolvido para introduzir conceitos ligados aos gêneros textuais simples, como contos e fábulas.
(D) auxilia, especialmente, às crianças no aprendizado das relações entre letras e sons.
(E) é um aplicativo interativo, especialmente ligado à leitura, formação silábica e ortografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
AVANÇA SP - QUESTÃO 26
A alfabetização e o letramento são conceitos distintos, porém se integram para:
(A) dominar as habilidades básicas do uso da leitura e escrita.
(B) assimilação de consoantes e vogais, como método da soletração, desprezando a intersecção som/grafema, vistos em outro modelo de aprendizado.
(C) ascender o processo de aprendizagem da criança ou adulto de forma mais ampla.
(D) um olhar mais aguçado e examinador, por parte de quem adota um caminho criterioso formal.
(E) marcos históricos imprescindíveis que regem a vida na sociedade civil.
AVANÇA SP - QUESTÃO 27
Leia:
Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita (SOARES, 2003, p. 40).
Com base no excerto, é correto afirmar que:
(A) saber codificar e decodificar a língua escrita é o método mais avançado de entendimento do mundo em que se vive.
(B) alfabetização e o letramento não estão ligados entre si.
(C) alfabetização é estado ou a condição daquele que se apropriou do uso da leitura e da escrita.
(D) o letramento não contempla a escrita de gêneros textuais distintos.
(E) apenas saber codificar e decodificar a língua escrita não é suficiente para responder às demandas do meio social.
AVANÇA SP - QUESTÃO 28
O nascedouro do letramento abastece o princípio da leitura e escrita representar uma prática social, na qual crianças se insiram para representar sua cultura. Portanto, a aprendizagem inicial da língua escrita deve percorrer três eixos: a escrita cópia (_____); a inventiva (_____) e a cultura do escrito (_____), desta maneira, não se trata da questão de um método, mas dos métodos, possibilidades para desconstrução da alfabetização, apenas atribuída ao seu viés da decodificação e codificação.
Fonte: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/
TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID304_01102020180233.pdf
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto:
(A) alfabetização – letramento – construtivismo.
(B) alfabetização – construtivismo – letramento.
(C) construtivismo – alfabetização – letramento.
(D) construtivismo – letramento – alfabetização.
(E) letramento – alfabetização – construtivismo.
AVANÇA SP - QUESTÃO 29
O artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB relata que ensino será ministrado com base em princípios. Não é um desses princípios o disposto em:
(A) garantia de padrão de qualidade.
(B) vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
(C) consideração com a diversidade étnico-racial.
(D) garantia do direito à educação e à aprendizagem em momento oportuno, de modo teórico-prático, e valorativo.
(E) respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva.
AVANÇA SP - QUESTÃO 30
Todas as alternativas, abaixo, trazem incumbências dos Estabelecimentos de Ensino, frente à Educação, com base no artigo 12 da LDB, exceto:
(A) administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.
(B) assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.
(C) velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.
(D) articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.
(E) assumir o transporte escolar dos alunos da sua rede de abrangência.
AVANÇA SP - QUESTÃO 31
Tomando os excertos da LDB como base, considere a alternativa correta:
(A) A educação básica é formada pela educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e ensino tecnológico.
(B) A escola poderá reclassificar os alunos, exclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior
(C) Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
(D) A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular facultativo ao que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a quatro horas diárias.
(E) No currículo do ensino fundamental, a partir do quinto ano, será ofertada a língua inglesa.
AVANÇA SP - QUESTÃO 32
O Parecer CNE/CEB Nº: 20/2009 discorre que a construção da identidade das creches e pré-escolas a partir do século XIX em nosso país insere-se no contexto da história das políticas de atendimento à infância, marcado por:
(A) diferenciações em relação à classe social das crianças.
(B) modelo que se desenvolveu no diálogo com práticas escolares.
(C) experiência de promoção intelectual.
(D) espaços coletivos, compreendendo o cuidar como atividade ligada ao corpo.
(E) movimentos nacionais e internacionais.
AVANÇA SP - QUESTÃO 33
O Parecer CNE/CEB Nº: 20/2009 discorre que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são de caráter:
(A) Pedagógico.
(B) Complementar.
(C) Suplementar.
(D) Intermitente.
(E) Mandatório.
AVANÇA SP - QUESTÃO 34
O Parecer CNE/CEB Nº: 20/2009 relata que do ponto de vista legal, a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando:
(A) o relativismo e o universalismo.
(B) o diálogo entre os elementos culturais de grupos marginalizados e a ciência, a tecnologia e a cultura dominantes.
(C) um instrumento estratégico na consolidação do que se entende por uma Educação Infantil de qualidade.
(D) a ação da família e da comunidade.
(E) as perspectivas de trabalho pedagógico que podem ocorrer.
AVANÇA SP - QUESTÃO 35
Pelo Parecer CNE/CEB Nº: 20/2009, ___________ é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para o desenvolvimento dos meninos e meninas que nela são educados e cuidados, as aprendizagens que se quer promovidas.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
(A) Projeto Pedagógico.
(B) Plano de Ação.
(C) Plano Didático.
(D) Plano de Aula.
(E) Proposta Curricular.
AVANÇA SP - QUESTÃO 36
Leia:
“A proposta curricular deve contar na sua elaboração, acompanhamento e avaliação tendo em vista o Projeto Político-Pedagógico da unidade educacional, com a participação coletiva de professoras e professores, demais profissionais da instituição, famílias, comunidade e das crianças, sempre que possível e à sua maneira.”
Fonte: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pceb020_09.pdf
Considerando o excerto, temos que ele discorre sobre:
(A) Universalização do ensino.
(B) Pluralismo de ideias.
(C) Gestão democrática.
(D) Produção de cultura.
(E) Respeito à diversidade.
AVANÇA SP - QUESTÃO 37
Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (volume 1) apontam que criança é um sujeito social e histórico que está inserido em uma sociedade na qual partilha de:
(A) avanços e dificuldades familiares.
(B) produtos da história.
(C) uma determinada cultura.
(D) iniciativa e capacidade de ação.
(E) bases epistemológicas.
AVANÇA SP - QUESTÃO 38
Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (volume 1) explicam que intenção de aliar uma concepção de criança à qualidade dos serviços educacionais a ela oferecidos implica:
(A) de possibilidades interativas ligadas ao universo pessoal de significados ampliados.
(B) atribuir um papel específico à pedagogia desenvolvida nas instituições pelos profissionais de Educação Infantil.
(C) na pertinência étnico-racial, credo político ou religioso, desde que nascem.
(D) considerar as ameaças de esgotamento de recursos em nosso planeta e as alterações climáticas evidentes nos últimos anos.
(E) configurar formas de conduta e modificações recíprocas dos envolvidos.
AVANÇA SP - QUESTÃO 39
Responda verdadeiro (V) ou falso (F), com base no excerto, a seguir, e assinale a alternativa que traz a sequência correta.
Para propor parâmetros de qualidade para a Educação Infantil, é imprescindível levar em conta que as crianças desde que nascem são:
(__) cidadãos de direitos
(__) indivíduos múltiplos e plurais.
(__) seres sociais e históricos.
(__) seres competentes, dissolutos de cultura.
(A) V – V – F – F.
(B) V – F – V – F.
(C) V – F – V – V.
(D) F – V – V – V.
(E) F – V – V – F.
AVANÇA SP - QUESTÃO 40
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, temos como definições:
I - Educação Infantil: Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, às quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
II - Currículo: Conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
III - Proposta Pedagógica: Proposta pedagógica ou projeto político pedagógico é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar.
Está correto o que se afirma em:
(A) I e II, apenas.
(B) I e III, apenas.
(C) II e III, apenas.
(D) Todos os itens.
(E) Nenhuns dos itens.
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