Prova Física (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2017 com Gabarito

ENADE - Indagação

Prova Física (Bacharelado e Licenciatura ) ENADE 2017 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

BACHARELADO

QUESTÃO 09
ENADE 2017: O atomismo surgiu na Grécia antiga como uma tese metafísica, estabelecendo proposições sobre à natureza final da realidade material por meio de argumentos filosóficos. No século XVII, as versões do atomismo desenvolvidas pelos filósofos mecânicos compartilhavam a mesma característica. Em contraste, na ciência moderna, o modelo do átomo é subsidiado por modelos teóricos e resultados experimentais, não por argumentos filosóficos.

Considerando alguns modelos atômicos, avalie as afirmações a seguir.

I. A descoberta do elétron pelo físico J.J Thomson contribuiu para se diminuir a crença na instabilidade do átomo e, consequentemente, para se construir um modelo atômico com a participação de elétrons.

II. O conceito de núcleo atômico, aceito atualmente, foi estabelecido pelo próprio físico J.J Thomson, com seu modelo conhecido popularmente como "pudim de passas".

III. A interpretação dos resultados dos experimentos de E. Rutherford levou à proposição de um modelo atômico incompatível com as leis da Física clássica do final do século XIX.

IV. Os estudos de N. Bohr sobre espectros de emissão embasaram a proposição de um modelo para o átomo no qual elétrons e prótons se encontram uniformemente distribuídos em simetria esférica.

QUESTÃO 10
ENADE 2017: No instante t = 0, um corpo que se desloca em uma trajetória retilínea passa pela posição x= 1m com uma velocidade de 10 m/s no sentido positivo do eixo x. A aceleração do corpo (α, em m/s²)varia com o tempo (t, em segundos) de acordo com a relação α = 2t- 1. Considerando a situação descrita, avalie as afirmações a seguir.

I. A velocidade do corpo, para o intervalo de t =0 a t = 10s, é descrita pela curva mostrada no gráfico a seguir.

indagacao

II. A função horária do movimento do corpo é dada por INDAGACAO

III. Em nenhum momento do movimento, o corpo inverteu o sentido de sua trajetória.

QUESTÃO 11
ENADE 2017: Uma professora de Física sugeriu o seguinte aparato experimental aos seus estudantes em uma aula de mecânica: em um plano inclinado com um ângulo de elevação de 45º com a horizontal, os alunos deveriam abandonar, a uma altura de 0,5 m do solo, simultaneamente, duas latinhas cilíndricas, de mesmo raio e mesma massa, de forma que pudessem girar em torno do seu eixo enquanto descessem pelo plano sem deslizar. Depois de alguns experimentos, os alunos concluíram que as latinhas atingiram a base do plano em tempos diferentes.

Considerando o experimento apresentado, assinale a opção correta.

A) As latinhas possuem o mesmo valor de momento de inércia.

B) A latinha de maior momento de inércia chega por último à base do plano.

C) A latinha de menor momento de inércia tem maior energia cinética de translação e rotação.

D) As latinhas não atingem a base do plano simultaneamente = porque têm diferentes valores de energia potencial gravitacional.

E) As latinhas, quando descem o plano inclinado, têm a energia potencial gravitacional transformada integralmente em energia cinética de rotação.

QUESTÃO 12
ENADE 2017: Uma fábrica possui uma máquina térmica que opera a 3000 ciclos por minuto, executando ciclos de Carnot, um dos quais é apresentado na figura a seguir. O trabalho dessa máquina térmica é utilizado para elevar verticalmente uma carga de 2 000 kg com velocidade constante de 5,00 m/s. Considere a aceleração da gravidade igual a 10,0 m/s².

indagacao

Na situação descrita, qual a variação da entropia no processo AB?

A) 13,33 J/K

B) 10,33 J/K

C) 9,67 J/K

D) 6,67 J/K

E) 333 J/K

QUESTÃO 13
ENADE 2017: A partir da Segunda Lei da Termodinâmica, afirma-se que, apesar da energia do universo ser constante, a possibilidade de obtenção de energia útil diminui à medida que ele evolui. Isso significa que a entropia do Universo, enquanto sistema isolado, aumenta, levando-o para um estado de crescente desordem.

A respeito da degradação da energia, é correto afirmar que

A) a energia do universo é degradada devido à conversão de energia térmica em trabalho ou energia útil.

B) o equilíbrio térmico do universo corresponde ao momento em que a energia útil se iguala à energia térmica.

C) as transformações naturais de energia acarretam aumento da entropia do universo em razão das reversibilidades desses processos.

D) o estado de desordem do universo se caracteriza pelo princípio de conservação da energia, em que parte da energia é convertida em trabalho útil.

E) a entropia do universo aumenta devido à tendência de todas as formas de energia se converterem espontânea e integralmente em energia térmica.

QUESTÃO 14
ENADE 2017: Um eletroímã pode ser construído enrolando-se um fio de cobre esmaltado ao redor de um cilindro de ferro, conforme a figura a seguir.

INDAGACAO

As extremidades do fio de cobre, devidamente raspadas, são ligadas uma em cada polo de uma associação de pilhas em série. Clipes espalhados sobre uma superfície são atraídos pelo dispositivo, que se comporta analogamente a um imã. A intensidade do campo magnético gerado pelo dispositivo pode variar pela substituição do cilindro de ferro por outros materiais de diferentes permeabilidades magnéticas, como o cobre (material diamagnético).

A partir das informações do texto, avalie as afirmações a seguir.

I. Se as pilhas estiverem ligadas em paralelo, então a intensidade do campo magnético produzido pelo eletroimã será maior do que se estiverem associadas em série.

II. Se o número de voltas (espiras) de fio de cobre for duplicado e o distanciamento entre as espiras também for duplicado, sem se sobreporem, então o campo magnético resultante permanecerá inalterado.

III. Se o cilindro for de cobre, seus domínios magnéticos serão alinhados em oposição ao campo magnético produzido no dispositivo, resultando em um campo magnético de maior intensidade.

QUESTÃO 15
ENADE 2017: Os circuitos RLC têm muitas aplicações práticas. Nos circuitos sintonizadores de rádios, por exemplo, a antena capta os sinais alternados de várias rádios, em frequências diferentes, e o circuito ressonante seleciona apenas a faixa de frequência correspondente à emissora desejada. O comportamento ressonante está relacionado ao sinal das reatâncias INDAGACAO na condição XL =XC.

No circuito mostrado na figura a seguir, a sintonia é feita por meio do capacitor de capacitância variável C.

INDAGACAO
Considerando as condições do circuito apresentado, para sintonizar uma estação de rádio que opera na frequência de 1 000 kHz, é correto afirmar que

A) as correntes elétricas que percorrem os ramos do capacitor e da bobina devem estar em fase e apresentar magnitudes iguais.

B) a energia armazenada no campo magnético da bobina deve ser transferida para o capacitor.

C) o valor da capacitância de C deve ser aproximadamente igual a 12,7 pF.

D) os valores das reatâncias XL e XC devem ser aproximadamente iguais a 251 kΩ.

E) quanto maior o valor da resistência R, maior será a seletividade de frequências do circuito.

QUESTÃO 16
ENADE 2017: A profundidade do coração (distância entre os dois lados do órgão) pode ser estimada a partir da imagem dos resultados de um ecocardiograma estático, como o da figura a seguir, em que o tempo é registrado desde o momento quando o pulso deixa o transmissor até retornar ao detector.

INDAGACAO

O ecocardiograma mostrado foi obtido com ondas de ultrassom à velocidade de 1 500 m/s, que refletiram nos dois lados do coração e depois em um osso. Nesse contexto, qual a profundidade do coração?

A) 21,0 cm
B) 15,0 cm
C) 12,0 cm
D) 7,5 cm
E) 4,5 cm

QUESTÃO 17
ENADE 2017: As ondas estacionárias são um tipo especial de interferência e desempenham importante papel em fenômenos como, por exemplo, a produção de notas musicais em um tubo de órgão e a emissão de luz pelos átomos. Elas são formadas pela combinação de duas ondas senoidais de mesma frequência, amplitude e comprimento de onda, mas que se propagam em sentidos opostos. Nesse contexto, considere duas ondas que se propagam em sentidos opostos e produzem uma onda estacionária, cujas funções individuais são:

y1 (x, t) = 4,0 sen (3,0x - 2,0t) e

y2 (x, t) = 4,0 sen (3,0x + 2,0t),

em que x e y são medidos em centímetros e t em segundos.

Com base no exposto, avalie as afirmações a seguir.

I. O comprimento de onda das ondas que se propagam valeindagacao cm.

II. A posição dos antinodos, considerando uma das extremidades da onda em x=0, pode ser indagacao

III. A posição dos nodos, considerando uma das extremidades da onda em x= 0, pode ser expressa por indagacao

IV. A expressão para a onda estacionária resultante pode ser expressa como y(x, t) = 8,0 sen (3,0x) cos (2,0t).

QUESTÃO 18
ENADE 2017: No cinema 3D, nos projetores das imagens e nas lentes dos óculos que os espectadores recebem, são usados polarizadores circulares. A projeção envolve duas imagens, cada qual usando feixes de luz que possuem polarizações opostas. Por exemplo, a imagem que deve ser vista pelo olho esquerdo é projetada com polarização horária, e a imagem vista pelo olho direito tem polarização anti-horária.
RIBEIRO, . L. P; VERDEAUX, M. E.S. Experimento simples, explicação
nem tanto! Reflexão e polarização em óculos 30. Fisica na Escola,
São Paulo.vol. 13, n 1, p. 14-16. 2012 (adaptado).

Qual das imagens a seguir representa o que uma pessoa vê, usando óculos 3D como os descritos no texto, ao se olhar no espelho com um olho fechado e 0 outro olho aberto?

QUESTÃO 19
ENADE 2017: Uma das brincadeiras que sempre encantam as crianças é a de fazer bolhas de sabão. É uma atividade lúdica que apresenta interessantes conceitos físicos. A bolha de sabão é formada pela adição de algum tipo de sabão à água com a intenção de reduzir a tensão superficial e possibilitar a formação da bolha.

Considerando as propriedades ópticas das bolhas de sabão, avalie as afirmações a seguir.

I. As cores que surgem na superfície das bolhas de sabão podem ser explicadas como sendo o efeito da interferência construtiva e destrutiva que ocorre entre a luz refletida na superfície externa e a luz refletida na parte interna da superfície das bolhas.

II. O efeito óptico que ocorre com as bolhas de sabão é o mesmo que ocorre devido à deposição de óleo na água.

III. O surgimento de cores na superfície das bolhas também ocorrerá se elas forem iluminadas exclusivamente por uma luz de comprimento de onda bem definido.

QUESTÃO 20
ENADE 2017: No dispositivo experimental que permite estudar as características do efeito Compton, mostrado na figura a seguir, os raios X, gerados em um tubo de raios catódicos, passam por um filtro que separa, do conjunto de radiações eletromagnéticas produzidas, a radiação com o comprimento de onda de interesse. Essa radiação é, então, espalhada pela amostra. Um detector apropriado mede a radiação espalhada pela amostra em função do ângulo de espalhamento a.

INDAGACAO

Considerando as informações apresentadas e os resultados desse experimento, os quais mostram que INDAGACAO depende do ângulo de espalhamento, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O efeito Compton demonstra que a luz não pode ser explicada puramente como um fenômeno ondulatório.

PORQUE

II. A Teoria Eletromagnética Clássica prevê que a radiação espalhada pela matéria tem a mesma frequência da radiação incidente, qualquer que seja o ângulo de espalhamento.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

QUESTÃO 21
ENADE 2017: O fenômeno da contração de Lorentz-Fitzgerald é interpretado como o resultado de uma modificação na estrutura da matéria da qual o objeto é composto, como consequência da interação das moléculas com o chamado éter luminífero, meio hipotético através do qual os físicos pré relativísticos imaginavam que uma onda luminosa se propagava em regiões de vácuo.

A contração, ao longo da direção do movimento, é dada pela equação:

INDAGCAO
em que L0 é o comprimento próprio do objeto na direção de seu movimento, em relação ao referencial próprio; v é a velocidade escalar do objeto em relação a um outro referencial inercial qualquer; c é o valor da velocidade de propagação da luz no vácuo e L é o correspondente comprimento do objeto medido com relação ao referencial inercial qualquer.
OSTERMANN, F; RICCI, 1. F. Relatividade restrita no Ensino Médio:
contração de Lorentz-Fitagerald e aparência visual de objetos
relativísticos em livros didáticos de física. Caderno Brasileiro de
Ensino de Física, Florianópolis, vol.19, n. 2, p. 176-190, ago. 2002 (adaptado).

Com base nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A ideia de que a contração do comprimento é uma variação absoluta para qualquer observador inercial, a partir da qual Lorentz e Fitzgerald propuseram a equação, é equivocada.

PORQUE

II. A velocidade da luz no vácuo é a mesma para todo e qualquer referencial inercial, como postulado por Einstein.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

QUESTÃO 22
ENADE 2017: O estudo da Mecânica Analítica baseia-se nas chamadas equações de Lagrange — uma vez conhecida a função de Lagrange de um sistema mecânico, essas equações estabelecerão as relações entre as acelerações, as velocidades e as coordenadas, constituindo as equações de movimento do sistema.

Considerando essas informações e a situação em que uma partícula se desloque livremente em um sistema de referência inercial tal que a função de Lagrange independa do vetor posição e seja função apenas do valor absoluto da velocidade v da partícula, avalie as afirmações a seguir.

I. Caso se estabeleça um sistema para o qual a partícula esteja permanentemente em repouso, então estará constituído um sistema referencial absoluto.

II. Se o movimento livre da partícula ocorrer num sistema de referência inercial, então todo o movimento livre se dará nesse referencial com velocidade constante em intensidade e em direção.

III. Se, ao lado de um sistema inercial, coexistir um outro sistema animado de um movimento retilíneo e uniforme em relação ao primeiro, então um movimento livre se efetuará nesse outro sistema com uma velocidade constante.

IV. Se as coordenadas de um ponto em dois sistemas de referência diferentes estiverem relacionadas entre si por meio da velocidade uniforme entre esses dois sistemas, então a pulsação do tempo terá o mesmo ritmo nos dois sistemas de referência.

ENADE 2017 - QUESTÃO 23 - ANULADA

QUESTÃO 24
ENADE 2017: O transporte de energia elétrica é realizado, em geral, por longas linhas de transmissão. Há, nesse processo, perdas técnicas de energia elétrica que encarecem o custo. O uso de corrente alternada propicia a redução dessas perdas, desde que se adotem medidas adequadas.

Considerando essas informações, relativas a medidas adequadas a serem tomadas para a redução das perdas técnicas em linhas de transmissão de corrente alternada, avalie as afirmações a seguir.

I. Para redução das perdas técnicas, uma medida é o abaixamento da diferença de potencial entre os pontos extremos da linha de transmissão.

II. O dimensionamento adequado de transformadores, de modo a aumentar as impedâncias, é uma medida capaz de reduzir perdas técnicas em linhas de transmissão de corrente alternada.

III. O uso de dispositivos de redução do fluxo magnético indutivo na rede de transmissão é uma medida adequada para ser adotada em longas linhas de transmissão.

QUESTÃO 25
ENADE 2017: A exposição humana a campos eletromagnéticos ainda é controversa vários  estudos apontam relação entre a exposição a campos eletromagnéticos e alguns tipos de câncer Particularmente preocupante é a situação de pessoas que vivem próximas a antenas transmissoras. No Brasil o limite legal da amplitude dos campos eletromagnéticos em áreas próximas da população é, em geral, de 83,3 microteslas, o que está em conformidade com os limites estabelecidos pela ICNIRP (International Commission on Non-lonizing  Radiation Protection) e pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Na Suíça, o limite da amplitude dos campos eletromagnéticos é de 1,0 microtesla.
Disponível em: <http:/ brasil estadao.com.br>.
“Acesso em: 17 jul. 2017 (adaptado).

Considerando tais informações e o fato de as antenas mencionadas emitirem ondas esféricas, avalie as afirmações a seguir.

I. A intensidade do campo eletromagnético produzido pelas antenas é inversamente proporcional ao quadrado da sua distância.

II. O campo elétrico produzido pelas referidas antenas é estático.

III. Se uma torre de transmissão de ondas de rádio a 30 m do solo produz um campo eletromagnético de 83,3 microteslas, então para se atingir o valor limite adotado pela Suíça, seria necessária uma torre de mais de 270 metros de altura.

QUESTÃO 26
ENADE 2017: Um gás de fótons está contido em um volume V e em equilíbrio térmico à temperatura T. A energia do fóton é dada por ꞓ = pc, em que p é o momento linear e c é a velocidade da luz no vácuo.

A partir dessas informações, avalie as afirmativas a seguir.

I. O potencial químico do gás de fótons é nulo.
II. O número de fótons N é proporcional a T³.
III. A energia média do gás E é proporcional a T⁴.

QUESTÃO 27
ENADE 2017: Em reatores nucleares de nêutrons rápidos, é possível usar como combustível o resíduo de outros reatores nucleares, de modo a fechar o ciclo nuclear. Dessa maneira, os altos custos financeiros implicados no armazenamento do lixo nuclear e os impactos ambientais associados poderiam ser minimizados. A maior parte do combustível nuclear gasto é composta de Urânio-238. A energia liberada pela fissão de um núcleo de Urânio-238 é aproximadamente igual a 3,2 x 10⁻¹¹ J e uma unidade de massa atômica é igual a 1,66 x 10⁻²⁷ kg.

Tomando-se o Urânio-238 como base é correto afirmar que a ordem de grandeza da potência, em MW, que pode ser gerada por um reator abastecido com 1,0 kg de resíduo nuclear queimado por dia é

A) 10¹
B) 10³
C) 10⁵
D) 10⁷
E) 10⁹

QUESTÃO 28
ENADE 2017: A base ortogonal de um sistema quântico em um espaço de Hilbert de duas dimensões é dada pelos estadosINDAGACAO O sistema é caracterizado pelo hamiltoniano INDAGACAO em que INDAGACAO é real e positivo e h é a constante de Planck reduzida.

Como condição inicial, no instante t0 = 0, o sistema tem seu estado descrito pelo vetor indagacao .

Com base nesse sistema hipotético, assinale a opção correta.

A) O estado indagacao é um dos autoestados do sistema para o qual o sistema pode evoluir unitariamente a partir da condição inicial dada.

B) Se uma medida for realizada no instante indagacao a probabilidade de encontrar o  sistema no estado representado por indagacao é de 100%.

C) O hamiltoniano do sistema não é hermitiano, já que ele não é diagonal, ou seja, tem termos proporcionais a indagacao

D) Se uma medida for realizada no instante t0 a probabilidade de o sistema estar com seu estado em indagacao é de 50%.

E) Os autoestados do sistema são degenerados, com valores de energia iguais a INDAGACAO .

QUESTÃO 29
ENADE 2017: No início da década de 1920, os físicos Otto Stern e Walter Gerlach realizaram um experimento para confirmar a hipótese da quantização espacial proposta por Arnold Sommerfeld como um aprimoramento do modelo atômico de Niels Bohr. Nessa experiência, átomos de prata aquecidos em um forno foram colimados por uma fenda e passaram entre os polos de um eletroímã, cujo campo magnético não era uniforme e variava na coordenada perpendicular (z) ao plano (xy) do feixe.

Sem o campo magnético, esse feixe atingia uma placa de vidro e deixava um traço que reproduzia a forma da fenda (figura 1). Entretanto, com o campo magnético, o feixe formava um traço dividido na forma deum “lábio entreaberto” (figura 2). Em 1927, o experimento foi refeito com átomos de hidrogênio e o resultado foi o mesmo.

indagacao

Na hipótese de Sommerfeld, o momento magnético de um átomo é quantizado e a mecânica quântica prevê atualmente que a componente z do momento angular magnético possa ter 2j +1 valores, em que j é o número quântico associado ao momento angular total do átomo. Se j = 0, correspondente ao momento angular zero do átomo, o momento magnético será zero e não haverá deflexão dos átomos. Se j=1, existirão três orientações possíveis da componente z do momento magnético, e o feixe original dos átomos será dividido em três feixes.
TIPLER, P.Física: - Ótica e Fisica Moderna. v.4. 3. ed. Rio de Janeiro: Ltc, 1995 (adaptado).

Com relação à interpretação atual da mecânica quântica a respeito do experimento exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A prata (Z = 47) possui apenas um elétron de valência no subnível 5s e pode ser aproximada para um átomo de um elétron com seu movimento orbital e, desse modo, o não surgimento de uma terceira linha central entre os “lábios” na placa de vidro resulta da interação do campo magnético externo produzido pelo eletroimã com o magnetismo do movimento orbital de cada elétron isoladamente, e que não possui o momento magnético zero.

PORQUE

II. Existem apenas dois vetores possíveis, duas orientações da componente z, correspondentes aos dois spins do elétron, aos quais são atribuídos os números quânticos -1/2 e +1/2 oriundos das duas direções de movimento de rotação (spin) do elétron.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e 11 são proposições verdadeiras, mas a II não é a justificativa correta da I.

QUESTÃO 30
ENADE 2017: Um cientista apresentou, em um congresso, o esquema de um mecanismo e a respectiva curva, em unidades arbitrárias e fora de escala, da energia livre de Gibbs em função da altura. Segundo a proposta do cientista, a máquina funciona a partir da ascensão de água por capilaridade e a gota, o cair, moveria o pequeno rotor R, realizando o trabalho. O esquema do mecanismo e a curva de energia estão representados nas figuras a seguir.

indagacao

A respeito desse mecanismo e da curva de energia proposta pelo cientista, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O referido mecanismo não funcionará.

PORQUE

II. Falta uma fonte de energia externa para elevar a energia de Gibbs para que o mecanismo passe do estado 2 para o estado 3.

QUESTÃO 31
ENADE 2017: No ensemble canônico, o sistema pode trocar energia com um reservatório térmico a uma temperatura T. A probabilidade de se encontrar o sistema com energia E é dada por  INDAGACAO denominada distribuição de Boltamann, na qual kB é a constante de Boltamann.

Com base nessa informação e sabendo que INDAGACAO qual é a energia média de um sistema para o qual os estados E= 0 e E= ꞓ são possíveis?

QUESTÃO 32
ENADE 2017: Espectros de estrelas apresentam linhas de absorção superpostas a um contínuo. A figura a seguir mostra desvios nos comprimentos de onda das linhas espectrais da estrela primária de um sistema binário, para cinco diferentes momentos sequenciais de sua órbita circular em torno da companheira. A linha contínua em vermelho indica a velocidade da estrela, em relação ao observador, obtida ao longo da análise espectroscópica.

INDAGACAO

Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir.

I. A velocidade relativa da estrela pode ser obtida a partir do efeito Doppler aplicado a ondas eletromagnéticas.

II. Em t2 e em t4 as posições da órbita da estrela são diametralmente opostas.

III. Em t3 o espectro da estrela está deslocando-se para o azul.

IV. A diferença entre t1 e t5 determina o período da órbita.

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.

QUESTÃO 33
ENADE 2017: A teoria de bandas descreve as energias dos estados acessíveis a portadores de carga em semicondutores, que são representadas em diagramas de bandas, como os mostrados nas figuras a seguir. Eles representam, em escalas idênticas, as energias possíveis, E, dos portadores de carga em função dos respectivos números de onda, k, para dois semicondutores diferentes: o material A (figura à esquerda) e o material B (figura à direita).

INDAGACAO

Com base no texto apresentado e na análise dos diagramas, avalie as afirmações a seguir.

I. Na fabricação de fotodetectores, os materiais feitos com o semicondutor A são capazes de detectar radiações com comprimentos de onda maiores que os feitos com o semicondutor B.

II. Na fabricação de diodos emissores de luz (LEDs), os materiais feitos com o semicondutor A são menos eficientes que 0s feitos com o semicondutor B.

III. À mobilidade por unidade de carga dos portadores na banda de valência, em resposta a um campo elétrico aplicado, é menor que a dos portadores na banda de condução.

ENADE 2017 - QUESTÃO 34 - ANULADA

QUESTÃO 35
ENADE 2017: Utilizado como forma de conservação de alimentos, o processo de irradiação consiste na exposição de um dado alimento à radiação ionizante, proveniente tanto de uma máquina de feixes de elétrons como de fontes radioativas.

A exposição à radiação gama é um desses processos, sendo as fontes de ⁶⁰Co e ¹³⁷Cs consideradas para uso comercial, devido à produção de raios gama de energias adequadas, bem como à disponibilidade e ao custo.

A maior aceitação da fonte de ⁶⁰Co deve-se ao fato de esse elemento se apresentar sob a forma metálica e ser insolúvel em água, o que proporciona maior segurança ambiental.

Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir.

I. A utilização da radiação gama, proveniente de uma fonte radioativa, pode ser considerada mais segura para aplicação em alimentos, dada a não ocorrência de contato de material radiativo com o alimento.

II. O decaimento radiativo do ⁶⁰Co pode ocorrer por meio de um decaimento beta, sendo exclusivamente o ⁶⁰Ni o produto do decaimento.

III. Tendo o ⁶⁰Co meia vida de 5,27 anos, ao se conservar uma certa quantidade de ⁶⁰Co em uma amostra, após 10,54 anos a amostra não será mais composta de ⁶⁰Co, pois todos s átomos desse elemento já terão sofrido algum processo de decaimento radiativo.

LICENCIATURA

QUESTÃO 22
ENADE 2017: O detector de metais é utilizado na área de segurança, na identificação de metais em jazidas e em outras aplicações. Esse dispositivo consiste basicamente em uma bobina enrolada em um núcleo de ferro. Quando ele está em funcionamento, a bobina é percorrida por uma corrente elétrica que gera um campo magnético (eletroímã).

Quando o detector é aproximado de um objeto metálico, ocorre uma variação no fluxo magnético através do objeto, induzindo, na bobina, uma corrente de intensidade diferente daquela que inicialmente a atravessava. Essa variação na corrente é registrada por um amperímetro que, por sua vez, acusa a presença do objeto metálico, por meio de um alarme sonoro ou visual.
PENTEADO, P.C.; TORRES, C. M. A. Física - Ciência e Tecnologia.
São Paulo: Moderna, 2005 (adaptado).

Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. O detector de metais é uma aplicação tecnológica da indução eletromagnética, assim como o leitor de cartão magnético.

II. O funcionamento do detector de metais, que é baseado nas leis de Faraday e Ampêre, envolve tanto a geração de campos eletromagnéticos por correntes elétricas como a geração de correntes elétricas por campos eletromagnéticos.

III. Uma estratégia didática para favorecer o aprendizado de eletromagnetismo é a construção de um detector de metais em sala de aula, utilizando-se um potenciômetro, um alto falante, uma bobina e componentes para o desenvolvimento de um circuito elétrico.

QUESTÃO 23
ENADE 2017: Com o intuito de criar uma atividade prática de Física em uma escola de ensino médio, um professor construiu um canhão para disparar batatas em alta velocidade, utilizando-se de materiais de baixo custo. A fim de determinar a velocidade com que as batatas eram disparadas em relação ao solo, um Erupo de alunos propôs a montagem a seguir.

i) Construiu-se um carrinho de rolimãs (rodinhas com rolamento de esferas de aço) sobre o qual pudesse ser afixado o canhão; ii) apoiou-se o conjunto sobre uma pista de madeira inclinada no limite necessário para compensar o atrito; iii) as batatas foram disparadas paralelamente ao plano inclinado; iv) determinou-se a velocidade de recuo do sistema canhão/carrinho usando-se uma fita métrica e um cronômetro; v) de posse dessa velocidade e conhecendo-se a massa do sistema canhão/carrinho, determinou-se a velocidade de disparo das batatas.
SABA, M.M.E;SINVA E.1.E ; SOUZA, R.C. A física em um canhão de batatas.
Revista Brasileira de Ensino de Física. v.21, n.1, 1999 (adaptado).
(Com base nessa situação, avalie as afirmações a seguir.

I. O movimento do sistema canhão/carrinho após o disparo será sempre acelerado porque ele está apoiado sobre um plano inclinado.

II. Durante o movimento do sistema canhão/carrinho, a componente do seu peso na direção do movimento será igual à soma das forças de atrito que atuam sobre ele.

III. A velocidade de recuo do sistema canhão/carrinho será constante apesar do ângulo de inclinação entre a pista e a horizontal.

IV. A velocidade com que a batata é disparada será igual à velocidade de recuo do sistema canhão/carrinho.

A) I e IV.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.

QUESTÃO 24
ENADE 2017: A simulação computacional ou virtual promove a diversificação das aulas de Física e, por meio da interatividade, permite a realização de atividades conceituais, que podem favorecer o processo de ensino-aprendizagem.

indagacao

Com relação às simulações dos fenômenos físicos aplicados ao ensino de Física, avalie as afirmações a seguir.

I. A aprendizagem mediada por computador, como o uso de simulações, é fator de motivação para os estudantes, por apresentar uma perspectiva de mudança na estrutura de aula devido à possibilidade de observação de fenômenos abstratos, e por contribuir para a formação de novos conceitos relacionados à estrutura cognitiva do aprendiz.

II. A simulação do tipo demonstração é composta pelas fases de preparação, apresentação, aplicação e verificação da aprendizagem.

III. Se, no simulador mostrado na figura, a intensidade da luz for aumentada de 40% para 60%, a inclinação da curva no gráfico da corrente versus a intensidade da luz também aumentará.

IV. No simulador mostrado na figura, o valor da corrente elétrica não se alterará enquanto o cursor que controla o valor do comprimento de onda estiver sendo movido para a direita.

A) I e II.
C) III e IV.
D) I, II e III.

QUESTÃO 25
ENADE 2017: Na segunda metade do século XVIII, Luigi Galvani (1737-1798) desenvolveu a ideia de eletricidade animal, inspirado por seus feitos com rãs. Para o físico e químico Alessandro Volta (1745-1827), no entanto, a contração das pernas das rãs nos experimentos de Galvani eram apenas a manifestação da eletricidade comum. Segundo Volta, a eletricidade não era animal e, sim, metálica. Volta, em 1798, escreveu uma carta anônima a Aldini (sobrinho de Galvani), da qual extraiu-se o trecho a seguir.

“Agora, portanto, que está [demonstrado], agora que tudo está não apenas provado mas exibido diante dos olhos por meio dos experimentos acima citados com placas metálicas e mesmo não metálicas, que se tornam fortemente eletrificadas e que transmitem sinais claros ao eletrômetro através de mero contato mútuo — o que você dirá, meu caro Aldini, e o que dirá o próprio Galvani? [...] Eu concluo, portanto, que está demonstrada sua eletricidade externa.”
MARTINS, R. A. Alessandro Volta e a descoberta da pilha:  dificuldades no
 estabelecimento da identidade  entre o galvanismo e a eletricidade.
Acta Scientarumyvol. 21, n. 4 . 823-35, 1999 (adaptado).

Com base nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Os fatos demonstram que, no estabelecimento de certas ideias em ciência, há modelos que disputam a primazia e, após objeções, discussões, rupturas, consenso, alguns são totalmente (ou parcialmente) abandonados em favor de outros que se impõem como gerais.

II. A eletricidade animal de Galvani pode ser interpretada como um equívoco conceitual, visto que 0 fenômeno das contrações das pernas das rãs, em seus experimentos, foi explicado como efeito provocado por um fluido proveniente do próprio animal.

III. A carta de Volta constitui um possível recurso metodológico no ensino de Ciências, para demonstrar a evolução do conceito de eletricidade.

QUESTÃO 26
ENADE 2017: No início do século XVII, a partir de cuidadosas análises das medidas  astronômicas realizadas por TychoBrahe, o astrônomo e matemático Johannes Kepler enunciou três leis para descrever o movimento dos planetas e que se mostraram fundamentais para os trabalhos de Isaac Newton acerca da lei de gravitação universal dos corpos, quais sejam:

1º Lei: os planetas movem-se em elipses com o Sol em um dos focos.
2º Lei: o raio vetor que liga o Sol a um planeta varre áreas iguais em tempos iguais.
3º Lei: o quadrado do período de revolução de um planeta é proporcional ao cubo do semi-eixo maior da órbita elíptica.

A respeito das leis de Kepler de movimento dos planetas, avalie as afirmações a seguir.

I. A 1º Lei está relacionada ao fato de a força gravitacional ser inversamente proporcional ao quadrado da distância entre os corpos.

II. A 2º Lei está relacionada ao fato de a conservação do momento angular do planeta se manter durante seu movimento em torno do Sol.

III. A 3º Lei está relacionada ao fato de o movimento planetário ser regido por uma força central.

QUESTÃO 27
ENADE 2017: A figura a seguir foi utilizada em uma prática avaliativa escolar referente ao fenômeno da difração. .As duas primeiras faixas da figura evidenciam o comportamento da luz ao passar, respectivamente, por uma e por duas fendas estreitas. Na figura, as faixas 3 e 4 ilustram a luz projetada em um anteparo, respectivamente, segundo a teoria ondulatória e a teoria corpuscular, após a luz passar pela duas fendas abertas.

Disponível em: <http://ventosdouniverso.blogspot.com.br>.
Acesso em: 27 jul. 2017 (adaptado).

Durante a prática avaliativa, os estudantes deveriam selecionar uma das teorias para explicar corretamente o fenômeno da difração, comprovando a teoria escolhida por meio da figura projetada no anteparo. Parte da turma escolheu a teoria ondulatória para a explicação do fenômeno físico e a outra parte, a teoria corpuscular.

Para finalizar a prática avaliativa, o professor realizou uma demonstração experimental da difração da luz em fenda dupla e confrontou as explicações dos estudantes ao relacionar cada teoria à figura de difração projetada no anteparo. Em seguida, o professor retomou o conceito de difração por ter considerado que parte da turma apresentou explicação equivocada, dada a observação experimental do fenômeno da difração da luz.

Em relação ao processo de ensino-aprendizagem desenvolvido durante a prática avaliativa relatada, avalie as afirmações a seguir.

I. A prática avaliativa proporcionou momentos pedagógicos para que os estudantes percebessem se a sua compreensão sobre a difração da luz estava correta.

II. A retomada dos conceitos sobre difração da luz é justificada pelo fato de alguns estudantes terem optado por uma das teorias para explicar o fenômeno em questão.

III. A prática privilegiou os aspectos qualitativos da avaliação e seu caráter formativo.

QUESTÃO 28
ENADE 2017: Sistemas de aquecimento de água que utilizam energia solar tornaram-se bastante populares devido ao seu baixo custo e à facilidade de implantação. Em geral, esses sistemas são formados de placas coletoras, por onde a água circula, instaladas nos telhados das casas, e de um reservatório térmico, que armazena a água aquecida para uso posterior.

Considerando que uma professora de Física deseja utilizar, para fins didáticos, o modelo de sistema descrito, avalie as afirmações a seguir.

I. A professora poderá explorar, em sala de aula, os conceitos de convecção térmica, por meio da análise do fluxo da água no sistema.

II. A professora poderá testar e avaliar materiais para a confecção das placas coletoras, buscando os que melhor refletem a luz.

III. A professora poderá estudar o conceito de irradiação térmica a partir da energia solar que atinge as placas coletoras.

E) I, II e III.

GABARITO. C) I e III, apenas.

QUESTÃO 29
ENADE 2017: Alguns estudantes apresentam uma concepção de calor que remete a conceitos de cientistas que, por volta do século XIX, o denominavam calórico. Em sala de aula, detectam-se essas concepções a partir de frases associadas à sensação térmica, “estou com muito calor”, o que expressa a ideia de que o corpo possui calor. Esse tipo de concepção, denominado concepção espontânea, constitui um obstáculo frequente para o ensino dessa grandeza física.

Considerando as estratégias para o ensino do conceito de calor em uma aula de Física, avalie as afirmações a seguir.

I. As concepções espontâneas acerca do calor atribuem a essa grandeza física uma ideia de substância ou fluido aos corpos, o que justifica a crença de que tal substância u fluido seja a causa do aumento ou da diminuição da temperatura dos corpos.

II. A professora pode buscar na História e na epistemologia da ciência elementos que fundamentem a abordagem das concepções espontâneas acerca do calor.

III. Na elaboração dessas estratégias, é importante considerar as concepções espontâneas, e a partir delas, desencadear 0 processo de ensino-aprendizagem com a reformulação conceitual.

E) I, II e III.

GABARITO. E) I, II e III.

QUESTÃO 30
ENADE 2017: O som é uma onda caracterizada por várias grandezas físicas, como velocidade de propagação, comprimento de onda, amplitude e frequência. A figura a seguir representa algumas propriedades físicas de uma onda sonora que se propaga no ar.

Representação da onda sonora
INDAGACAI

Disponível em: <http://www.fa.pt>. Acesso em: 18 jul. 2017 (adaptado).

Suponha que um professor deva elaborar uma representação sensitiva do som a partir da figura para estudantes com deficiência visual e que tal representação deva incluir todos os elementos identificados nessa figura.

Considerando a elaboração da referida representação sensitiva, avalie as afirmações a seguir.

I. O meio de propagação da onda sonora não pode ser adaptado para uma outra forma de representação.

II. Uma representação estática prejudica a discussão de conceitos como velocidade de propagação e frequência.

III. A onda, a amplitude e o comprimento de onda podem ser representados por meio de um cordão ou barbante.

E) I, II e III.

GABARITO. D) II e III, apenas.