Prova Tecnologia em Gestão Ambiental ENADE 2010 com Gabarito

Prova Tecnologia em Gestão Ambiental ENADE 2010 com Gabarito
ENEM - Indagação

Prova Tecnologia em Gestão Ambiental ENADE 2010 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 10 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 11
indagacao

ENADE 2010: A charge acima visa

A) alertar para a necessidade de ações mais eficazes de controle da poluição ambiental.

B) apontar para possíveis ações estratégicas de Conservação e de uso sustentável de recursos naturais. 

C) mostrara quantidade de partículas em suspensão na atmosfera cuja concentração representa transtorno ambiental.

D) apresentar um desequilíbrio irreversível causado no ecossistema pela ação predatória do ser humano.

E) demonstrar a urgência de serem criadas leis mais severas de proteção ambiental e de exploração de recursos hídricos.


QUESTÃO 12
ENADE 2010: O Código de Águas, estabelecido pelo Decreto Federal n.º 24,643, de 1934, constitui um marco legal na gestão dos recursos hídricos no Brasil. O código foi instituído em um momento de transição, em que o Brasil deixava de ser uma economia agrária para se tornar uma economia urbano-industrial.

Considerando o Código de Águas, avalie as afirmações que se seguem.

I. A necessidade de preservação das condições da água pelo usuário de jusante perante os usuários de montante regulamenta o aproveitamento das águas comuns.

II. O regime de outorga define que as águas públicas não podem ser derivadas para as aplicações da agricultura, da indústria e da higiene sem a existência de concessão administrativa.

III. A definição do uso prioritário da água para o abastecimento público estabelece a preferência da derivação para o abastecimento das populações.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III.


QUESTÃO 13
ENADE 2010: Para a definição do processo de tratamento de efluentes industriais, são testadas e utilizadas diversas operações unitárias. Os processos podem ser classificados em físicos, químicos e biológicos em função da natureza dos poluentes a serem removidos e(ou) das operações unitárias utilizadas para o tratamento.

A poluição térmica, devido às perdas de energia calorífica nos processos de resfriamento ou devido às reações exotérmicas no processo industrial, também é importante fonte de poluição dos corpos hídricos. Nesse caso, o parâmetro de controle é a temperatura do efluente.

As Características sensoriais dos efluentes, notadamente o odor e a cor aparente, são muito importantes, pois despertam a atenção, inclusive dos leigos, e podem ser objeto de atenção das autoridades,
GIORDANO, G. Tratamento e controle de efluentes industriais.
Rio de Janeiro. ER), s/d. (sdaptado).

Considerando o texto apresentado, analise as afirmações que se seguem.

I — São processos físicos os que removem os sólidos em suspensão sedimentáveis e flutuantes. Entre eles, incluem-se o dradeamento, o peneiramento, a separação de óleos e gorduras, a sedimentação e a flotação.

II — São processos químicos aqueles que promovem a remoção dos poluentes ou condicionam a mistura de efluentes a ser tratada aos processos subsequentes. Entre eles, incluem-se a clarificação química, a cloração para desinfecção e os lodos ativados.

III — Os processos de tratamento biológicos têm como princípio utilizar a matéria orgânica dissolvida ou em suspensão como substrato para microrganismos, tais como bactérias, fungos e protozoários, que a transformam em gases, água e novos microrganismos.

IV — O odor nos efluentes industriais é resultado da exalação de substâncias orgânicas ou inorgânicas provenientes de aromas (indústrias farmacêuticas, por exemplo), solventes (indústrias de tintas, refinarias de petróleo e polos petroquímicos) e amônia do chorume.

V- Os tratamentos são flexíveis e os mesmos processos São aplicados em todos os tipos de efluentes. O que os diferencia um do outro é o tempo de processamento.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e IV.
B) I, II e V.
C) I, III e IV.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.


QUESTÃO 14
ENADE 2010: Em uma indústria têxtil, os efluentes líquidos gerados apresentam as seguintes características: vazão média de 1 m³/s; temperatura de 35 ºC e demanda bioquímica de oxigênio após 5 dias (DBOS), a 20 ºC, igual a 305 mg O2/L.

Esses efluentes serão lançados em um corpo lótico, classe III, com as seguintes características a montante do lançamento: vazão mínima de 59 m³/s; temperatura de 20 ºC e DBOS, a 20 ºC, igual a 2 mg O2/L.

O órgão ambiental competente, baseado na legislação estadual, determinou os seguintes padrões de lançamento para aquele efluente industrial: temperatura inferior a 40 ºC, com variação não excedendo 3 ºC na Zona de mistura e DBOS a 20º C inferior a 60 mg O2/L.

A legislação federal também determina para as águas, classe III, uma DBOS a 20 ºC, inferior a 10 mg O2/L. Os efluentes também não podem conferir ao corpo de água características em desacordo com as metas do seu enquadramento.

A partir da análise das informações apresentadas, conclui-se que

A) o efluente deverá ser resfriado antes do lançamento, de modo a não incrementar a temperatura do corpo aquático lótico, na zona de mistura, acima do permitido.

B) o efluente não precisa ser tratado, já que pelo menos um dos parâmetros analisados (temperatura) está em conformidade com os padrões de lançamento.

C) o efluente não precisa ser tratado, já que não compromete as características do corpo aquático, após o lançamento (na zona de mistura), em relação às metas de seu enquadramento.

D) o efluente precisa ser tratado para que seja reduzida a carga orgânica biodegradável, representada pela DBOS.

E) o efluente precisa ser tratado, por meio de tratamento primário, com o objetivo de reduzir a carga orgânica e a temperatura do efluente.


QUESTÃO 15
ENADE 2010: No Brasil, os resíduos sólidos foram, por muitos anos, depositados em lixões, sem que houvesse sistema adequado de controle de poluição. Com isso, esses lixões se transformaram em áreas potencialmente contaminadas que precisam passar por processos de remediação.

Acerca da remediação dos lixões, avalie as afirmações que se seguem.

I. Os gases captados do lixão têm alto poder calorífico, o que potencializa sua utilização energética, apesar dos altos custos financeiros característicos dos processos de pressurização do gás metano.

II.A aceleração da decomposição da matéria orgânica presente no lixão é feita injetando-se, dentro da massa de resíduos, solução concentrada de microrganismos decompositores e(ou) ar atmosférico.

III. O chorume coletado no lixão apresenta níveis de DBO muito acima daqueles verificados para os esgotos domésticos e, por isso, a estabilização de sua carga orgânica requer nível terciário de tratamento.

IV. A implantação de sistemas de drenagem de águas pluviais afasta as águas de chuva do lixão, evitando que essa água penetre na massa de lixo e, consequentemente, haja formação de mais chorume e gases.

V. Os sistemas de drenagem de gases tipo espinha de peixe são indicados para a captação dos gases presentes nos lixões por não exigirem, para sua instalação, grande movimentação na massa de resíduo depositada.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e IV.
B) I, III e IV.
C) I, III e V.
D) II, III e IV.
E) II, IV e V.


QUESTÃO 16
ENADE 2010: A figura a seguir representa o ciclo hidrológico ou ciclo da água, fenômeno mantido pela energia solar e pela gravidade.

INDAGACAO
Disponível em:< htip:/ga water usgs goviedulgraphicswaferoycleportuguesetigh.pg >. Acesso em: 28 ago. 2010.

Por ser de circulação fechada, a quantidade total de água da Terra permanece constante. Estima-se que o volume de água do planeta seja de aproximadamente 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos, distribuídos conforme apresentado no gráfico.

INDAGACAO

Disponível em:< htp//ga water usgs goviedu graphics Nrstercycleportuguesengh jog >. 
Acesso em: 28 ago. 2010.

Com base nas informações do texto, da figura e do gráfico apresentados, avalie as afirmações abaixo.

I. Da quantidade total de água doce da Terra, 87% encontram-se nos lagos.

II. No ciclo hidrológico, existem quatro locais onde ocorre o armazenamento de água, sendo que cerca de um terço do volume total está no subsolo.

III. O volume de água doce retida nas camadas de gelo e geleiras é maior do que 25 milhões de quilômetros cúbicos.

IV. Os rios representam 0,00018% do volume total de água do planeta.

São corretas apenas as afirmações

A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.


QUESTÃO 17
ENADE 2010: O relatório da qualidade do ar elaborado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo com referência à região da Grande Vitória no ano de 2006, utiliza um índice de qualidade do ar (IQA) que contempla os seguintes parâmetros: dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), partículas inaláveis (PM10) e partículas totais em suspensão (PTS).

O IQA é uma função linear segmentada (por faixa de classificação) e adimensional da concentração dos poluentes, cujos pontos de inflexão são os padrões limitantes de qualidade apresentados na tabela a seguir. Para cada poluente, é calculado um valor de IQA. Desse modo, concentrações de NO2 iguais a 50 µg/m³ e a 150 µg/m³ correspondem, respectivamente, a valores de IQA iguais a 25 e 62 para esse poluente.
Faixas de concentração dos oluentes para o cálculo do IQA.
indagacao
ESPÍRITO SANTO. Relatório da Qualidade do Ar na Região da Grande Vitória 2006. Cariacica: 
Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, 2007. (adaptado).

Considerando as informações no texto e na tabela acima, suponha que o responsável por uma estação de monitoramento. de poluição atmosférica tenha reportado uma evolução para o IQA das PTS, no ano de 2009, conforme mostrado no gráfico da figura a seguir.

INDAGACAO

Nessa situação e com base nos dados apresentados, conclui-se que,

A) no primeiro semestre de 2009, a qualidade do ar na estação, em relação às partículas totais em suspensão, foi considerada predominantemente regular, especialmente no mês de junho, com valores de PTS sempre inferiores a 175 µg/m³ .

B) no primeiro semestre de 2009, a qualidade do ar na estação, em relação às partículas totais em suspensão, foi considerada predominantemente boa, em especial no mês de junho, com alguns valores de PTS superiores a 175µg/m³  no semestre.

C) no segundo semestre de 2009, a qualidade do ar foi predominantemente boa, com alguns eventos de qualidade regular. Esse fato se deveu a uma menor produção industrial no período.

D) em 2009, a qualidade do ar é predominantemente boa, ocorrendo somente alguns eventos de concentrações de PTS acima do padrão primário determinado pela Resolução CONAMA n.º 3, de 28/06/1990.

E) em 2009, a qualidade do ar é melhor no segundo semestre, com a ocorrência de alguns eventos no primeiro semestre em que as concentrações de PTS foram superiores a 150 µg/m³, embora sempre inferiores ao do padrão primário estabelecido pela Resolução CONAMA n.º 3, de 28/06/1990.


ENADE 2010 - QUESTÃO 18 - ANULADA

QUESTÃO 19
ENADE 2010: Conforme a resolução CONAMA n.º 9/1996, um corredor ecológico “é uma faixa de cobertura vegetal existente entre remanescentes de vegetação primária, em estágio médio e avançado de regeneração, capaz de propiciar hábitat ou servir de área de trânsito para a fauna residente nos remanescentes.

Os corredores entre remanescentes constituem-se de faixas de cobertura vegetal existentes, nas quais seja possível a interligação de remanescentes, em especial às unidades de conservação e áreas de preservação permanente”.
ARRUDA M. 8. e DE SÁ L. F. SN. Corredores ecológicos: uma abordagem integradora de ecossistemas 
no Brasi. Brasíla: IBAMA, 2004, p.21 (adagtado).

A partir da citação apresentada, avalie as afirmativas abaixo com referência a outras especificidades que agregam valores para o estabelecimento de um corredor ecológico.

I. A abordagem dos corredores de biodiversidade se aplica como forma de integrar escalas semelhantes de proteção ambiental.

II. Em diversas circunstâncias, a estratégia “corredor” não pressupõe qualquer ação de incremento no grau de conectividade entre porções de paisagem.

III. Os corredores não necessariamente possuem condições de abrigar populações viáveis em longo prazo, mas podem elevar as probabilidades de sobrevivência do conjunto de determinada espécie.

IV. Sob a ótica biológica, o planejamento de um corredor objetiva a manutenção ou restauração da conectividade da paisagem e facilita o fluxo genético entre populações.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 20
ENADE 2010: A malária é uma doença infecciosa febril aguda causada pelo protozoário do gênero Plasmodium, e sua distribuição pelo mundo é mostrada na figura abaixo.

INDAGACAO
Disponível em: < http:/lwwcienciaviva.org briarquivolodebate002
dengueimalariahimi>
 Acesso em: 24 ago. 2010.

Com relação à malária e a sua distribuição, assinale a opção correta.

A) Os criadouros preferenciais do mosquito transmissor são depósitos de água parada que contenham matéria orgânica em decomposição e exalem mau cheiro, como os esgotos. A carência de sistemas de esgotamento sanitário capazes de coletar e transportar os esgotos gerados nas áreas urbanas, e deles tratar e dispor, favorece a expansão dos casos de malária na região.

B) O mosquito da malária sobrevive em áreas que apresentem médias de temperaturas mínimas superiores a 15 ºC, e sua população só atinge número de indivíduos suficiente para a transmissão da doença em regiões de umidade alta em que as temperaturas médias fiquem entre 20 ºC e 30 ºC.

C) Apesar de os investimentos constantes na oferta de sistemas de abastecimento de água terem contribuído para diminuir o número de casos da doença, países em desenvolvimento não conseguem ainda oferecer aos seus cidadãos infraestrutura e serviços de abastecimento de água potável capazes de evitar o consumo da água bruta contaminada pelo protozoário do gênero Plasmoaium.

D) A malária é uma doença associada à floresta estacional semidecidual, localizada em faixa limite próximo da linha do Equador, em que os altos índices de pluviosidade permitem que a água se acumule nas folhas das copas das árvores, onde as moscas depositam seus ovos. A alta insolação característica dessa faixa equatoriana favorece o crescimento das larvas e o aumento das populações desse vetor.

E) A malária é uma doença característica de países em desenvolvimento, onde há carência na oferta de serviços de limpeza e no manejo dos resíduos sólidos urbanos. Nesses países, proliferam os lixões a céu aberto, nos quais moscas transmissoras da malária encontram as condições apropriadas para sua existência.


QUESTÃO 21
ENADE 2010: Os métodos de tratamento de resíduos sólidos usados na indústria do refino do petróleo são geralmente divididos em quatro grandes categorias: métodos físicos, químicos, térmicos e biológicos.

Os métodos físicos envolvem a separação de sólidos da fase líquida do resíduo. Nos tratamentos térmicos, os contaminantes são decompostos pela ação da temperatura, enquanto, no tratamento biológico, eles são absorvidos e decompostos pela ação de microorganismos. 

Acerca das tecnologias de tratamento de resíduos usadas na indústria de refino do petróleo, é correto afirmar que

A) a estabilização e a solidificação de determinadas substâncias são tratamentos físicos que dependem da adição de cura para controle da extensão da solidificação.

B) o adensamento é um tratamento físico em que o ambiente do resíduo é alterado com o objetivo de diminuir a solubilidade do resíduo e possibilitar a formação de precipitado.

C) a compostagem, tratamento biológico muito utilizado, consiste na quebra de materiais inorgânicos em metano e CO, por microrganismos anaeróbicos.

D) a incineração e a desidratação térmica são processos similares que eliminam líquidos e hidrocarbonetos leves.

E) a disposição no solo é um tipo de tratamento em que resíduos líquidos são aplicados na camada superior do solo, que é revolvido periodicamente.


QUESTÃO 22
ENADE 2010: Avalie as asserções a seguir:

No Brasil, os fabricantes de motores, de veículos automotores e de combustível são obrigados a reduzir os níveis de emissão de monóxido de carbono para garantir a qualidade do ar.

PORQUE

Apesar de lei específica impor limites à emissão de poluentes por veículos novos produzidos no Brasil, essa mesma lei torna facultativo a observância desses limites no caso de automóveis importados.

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justifica correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


QUESTÃO 23
ENADE 2010: No final do século XX e início do século XXI, começam à ocorrer sérias alterações na atmosfera. À emissão do CO, resultante da queima de combustíveis em diversos tipos de motores, contribui de forma especial para o aquecimento global. Surgem, ou intensificam-se, no transcorrer desse período, correntes de pensamento voltadas à preservação do meio ambiente e preocupadas em encontrar formas pelas quais as pessoas possam satisfazer suas necessidades sem comprometerem a qualidade de vida de futuras gerações.

Nesse contexto, surge o chamado marketing ambiental, que divulga e promove ações como a substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis.

Em relação a esse assunto e quanto à utilização da gasolina e do etanol, avalie as afirmativas a seguir.

I. O consumo do etanol é incentivado por ações de marketing ambiental, pois o CO2 emitido pela queima desse biocombustível é mais leve e, logo, menos poluente.

II. A utilização do etanol deve ser incentivada pelo fato de esse biocombustível, ao contrário da gasolina, não agregar carbono proveniente de material fóssil ao ciclo de carbono que se desenvolve na superfície do planeta.

III. O etanol e a gasolina geram praticamente a mesma emissão quantitativa de CO2 resultando, portanto, em prejuízo ambiental semelhante, pois não há diferença química entre o CO2 emitido pela queima da gasolina e aquele emitido pela queima do etanol.

IV. O uso do etanol em substituição à gasolina é medida incentivada pelo marketing ambiental devido principalmente às vantagens que pode trazer aos usineiros e à população que vive dos ganhos com a cultura de cana-de-açúcar, já que os benefícios ao meio ambiente são mínimos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) II.
C) III.
D) I e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 24
ENADE 2010: Por meio do sensoriamento remoto, é possível produzir imagens da superfície terrestre a partir da captação e do registro da radiação eletromagnética emitida ou refletida pela superfície da Terra em diferentes comprimentos de onda.

Para a obtenção da imagem, a escolha da banda de frequência do sensor remoto a ser usado depende do tipo de alvo na superfície da Terra a ser identificado ou analisado.

A tabela a seguir apresenta quatro bandas de frequência e seus respectivos intervalos de comprimentos de onda.

INDAGACAO

Com base nas informações do texto e da tabela, assinale a opção correta.

A) A banda 1 é a mais adequada para o mapeamento morfológico do solo.

B) A banda 2 é a mais adequada para o delineamento de redes de drenagem.

C) A banda 3 é a mais indicada para a obtenção de imagens usadas em cartografia de linhas costeiras.

D) A banda 4 é mais adequada para a obtenção de imagens usadas na identificação de áreas de queimadas.

E) Nenhuma das bandas apresentadas é indicada para a obtenção de imagens usadas na análise de qualidade da água.


QUESTÃO 25
ENADE 2010: O uso ordenado dos recursos ambientais é fundamental para a efetivação do desenvolvimento sustentável.

Nesse contexto, os princípios do usuário-pagador e do poluidor-pagador preconizam a cobrança pelo uso desses recursos.

Segundo a Lei n.º 9.433/1997, a cobrança pelo uso da água tem por objetivo

A) assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso à água.

B) reconhecer a água como bem econômico e dar ao usuário uma indicação de seu real valor.

C) diminuir os custos de combate à poluição das águas, mediante ações preventivas permanentes.

D) assegurar às águas qualidade compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas.

E) garantir o uso múltiplo da água, tanto os usos consuntivos, quanto os usos não consuntivos.


QUESTÃO 26
ENADE 2010: Um tecnólogo em gestão ambiental é contratado por uma pequena indústria que gera, em seu processo produtivo, alguns tipos de resíduos sólidos. Ao elaborar o plano de gerenciamento de resíduos sólidos, ele recorre à NBR 10 004/2004.

Avalie as afirmativas que se seguem, considerando o estabelecido na NBR 10 004/2004.

I. Os resíduos sólidos são classificados em inertes e não inertes, sendo que os não inertes podem ser perigosos e não perigosos.

II. A classificação de um resíduo é feita com base na identificação de seus constituintes e no processo que o originou.

III. Quando se trata de resíduos tóxicos, as embalagens que os contêm (ou continham) seguem a mesma classificação dos resíduos.

IV. Cada tipo de resíduo é identificado por um código formado por uma letra e três algarismos.

Estão corretas apenas as afirmações.

A) I e IV.
B) II e IV.
C) I, II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 27
ENADE 2010: Tendo em vista o que estabelece a Constituição Federal acerca do meio ambiente, assinale a opção correta.

A) Por força do princípio constitucional da livre iniciativa, os recursos minerais podem ser explorados independentemente de autorização ou de concessão do poder público, mas o explorador deve promover a recuperação do meio ambiente degradado de acordo com as normas técnicas indicadas pela Administração.

B) Preservar os processos ecológicos essenciais, provendo o manejo ecológico das espécies e dos ecossistemas, é direito do povo e dever do Estado.

C) A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, o Pantanal Mato-Grossense, a Serra do Mar, o Cerrado e a Caatinga são considerados patrimônio nacional, devendo sua utilização se dar na forma da lei, dentro de condições que assegurem a exploração controlada.

D) As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitam os infratores a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

E) É da competência dos estados e do Distrito Federal definir a localização de usinas que operam com reator nuclear.


QUESTÃO 28
ENADE 2010: A Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), estabelecida pela Lei n.º 9.433/97, tem como objetivo criar uma base legislativa única para a gestão da água no País.

A legislação trouxe inovações que aprimoraram 1a gestão dos recursos hídricos, já que água não conhece as divisões político-administrativas e, portanto, a poluição causada em um município vai afetar outros que são abastecidos pelo mesmo corpo d'água.
VALLE, R. Legislação brasileira. Almanaque Brasil socioambiental.
São Pau: ISA, 2007, p 482 (adaptado).

Considerando os fundamentos que regem a PNRH, avalie as asserções a seguir.

I. A água deve ser percebida com um bem de domínio público que, em situações de escassez, deve ser usado prioritariamente para consumo humano e dessedentação de animais.

II. A gestão de recursos hídricos deve ser descentralizada e feita com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades,

III. A unidade territorial de gestão dos recursos hídricos deve ser sempre a bacia hidrográfica.

IV. Por ser um recurso natural limitado e fundamental para as atividades humanas, a água é dotada de valor econômico.

Está correto o que se afirma em

A) II e III, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 29
INDAGACAO
SOUZA, |. M.: MARTINI, P. R. Reservas indigenas e fronteiras agrícolas naChapada dos Parecis
 (MT): uma andise temporal por imagens TMLANDSAT. Disponível em
 <htip:/lmwvwsciela.bri> Acesso em: 20 ago. 2010.

ENADE 2010: O processo de demarcação de reservas é o meio administrativo para explicitar os limites do território tradicionalmente ocupado pelos povos indígenas.

À figura acima mostra a região da Chapada dos Parecis, no estado do Mato Grosso, onde a fronteira agrícola, identificada pela coloração do solo, avança pela Amazônia Ocidental.

Se no mapa for demarcada uma reserva indígena quadrada de 15 cm de lado, qual será, em quilômetros quadrados, a área real da reserva?

A) 56,25 km²
B) 133 km²
C) 900 km²
D) 3000 km²
E) 30000 km²


QUESTÃO 30
ENADE 2010: A Resolução CONAMA n.º 307/2002 estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Segundo essa norma, esses resíduos são classificados em A, B, C ou D. A classe À abrange os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados. Na classe B, estão os resíduos recicláveis para outras destinações.

A classe C diz respeito aos resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem/recuperação. Por fim, a classe D agrupa os resíduos perigosos oriundos do processo de construção.

Com base nessa legislação, o concreto oriundo de demolição e os solventes provenientes do processo de construção pertencem, respectivamente, às classes

A) A e B.
B) A e D.
C) B e C.
D) B e D.
E) C e D.


QUESTÃO 31
ENADE 2010: No Brasil, são exigidos estudos ambientais para a obtenção de autorização governamental para a realização de atividades que utilizem recursos ambientais ou tenham potencial de causar degradação ambiental.

Considerando os diversos estudos ambientais criados por diferentes instrumentos legais em escala federal, estadual e(ou) municipal com o objetivo de agregar informações técnicas ao processo de licenciamento, avalie as afirmativas que se seguem.

I. O plano de recuperação de áreas degradadas (PRAD) é obrigatório para todo empreendimento de mineração, devendo ser incorporado no estudo de impacto ambiental (EIA) para novos projetos.

II.O relatório de controle ambiental (RCA) é obrigatório para obtenção de licença de instalação de empreendimentos de extração de bens minerais de uso imediato na construção civil.

III. O estudo de impacto ambiental (EIA) e o relatório de impacto ambiental (RIMA) são exigidos para todos os empreendimentos no território brasileiro.

IV. O plano de controle ambiental (PCA) não é exigido para empreendimentos que possuem o RCA.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) II e III.
E) III e IV.


QUESTÃO 32
ENADE 2010: Dependendo do tipo do resíduo, existe a possibilidade de reaproveitamento da energia liberada no processo de incineração. No Brasil, todavia, a incineração de resíduos ainda é pouco frequente em função

A) da inexistência de técnicas apropriadas de disposição final das cinzas geradas nos incineradores.

B) do alto custo dos sistemas de tratamento e controle das emissões atmosféricas geradas nesse processo.

C) da impossibilidade de destruição, durante o processo, dos microrganismos patogênicos presentes nos resíduos infectantes de origem hospitalar.

D) do alto índice de emissão de calor gerado nos fornos incineradores, o que pode colocar em risco a saúde dos operadores.

E) da falta de mão de obra especializada na operação dos sistemas de retenção de particulados e de lavagem de gases.


QUESTÃO 33
ENADE 2010: Nosso planeta recebe anualmente do Sol energia Suficiente para suprir nossas necessidades energéticas. Perto de 55% da radiação solar é refletida ou usada em processos naturais.

A sobra de 45% é convertida em movimento térmico (calor), do qual a maior parte escapa como radiação infravermelha com comprimentos de onda entre 4 um e 50 um. O calor retido na atmosfera por certos gases aquece a Terra, provocando o chamado efeito estufa.
ATKINS, P: JONES, L. Principios de quimica: questonando a vida modema e.
o meio ambiente. São Paulo: Bookman, 200, p. 746 (adaptado).

Acerca do efeito estufa, avalie as afirmativas a seguir.

I. O efeito estufa é um fenômeno natural e imprescindível para a vida na Terra, pois, sem ele, a temperatura média na superfície do planeta ficaria abaixo do ponto de congelamento da água.

II. São exemplos de gases estufa o dióxido de carbono, o metano, o ozônio e certos clorofuorcarbonos.

III. Aquecimento global e efeito estufa são expressões sinônimas que significam aumento da temperatura do planeta.

IV. As atividades humanas, principalmente a partir da Revolução Industrial, são responsáveis pelo aumento da concentração dos gases- estufa na atmosfera, o que causa desequilíbrio nas trocas de calor do planeta e alteração do efeito estufa.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 34
ENADE 2010: A figura abaixo traz fotografia tirada de um deslizamento de terra que pode ter tido como causa, além do grande Volume de chuvas, a ocupação desordenada de áreas de risco, fenômeno comum nas grandes cidades brasileiras.

INDAGACAO
Disponível em <hip:/s glbima comfo/gt Nloriginal 2010/07/19/1 ing”.
Acesso em: 01 set 2010.

Considerando esse tema, avalie as afirmativas abaixo, referentes ao planejamento do uso do solo, ao Zoneamento ambiental e à ocupação de áreas de risco em municípios brasileiros.

I. Um empreendimento imobiliário pode apresentar impacto social ambiental local positivo quando for considerado adequado pela autoridade competente.

II. Em loteamentos, construções, habitações e obras de infraestrutura, dispensa-se a observância no controle e no disciplinamento do uso do solo urbano.

III. A mutação dos espaços urbanos tem causas variadas, que incluem a pressão demográfica e a diversidade das funções, fatores que comprometem a qualidade de vida e colocam em segundo plano a necessidade de ordenar o espaço e as atividades,

IV. Em uma área de uso restrito (AUR) de mata nativa e em área urbana, é permitida a ocupação antrópica sem critérios.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.


QUESTÃO 35
ENADE 2010: Os estudos ambientais são documentos técnicos que subsidiam a avaliação de impactos ambientais (AIA). Entre eles, destacam-se os estudos de impacto ambiental (EIA) e os relatórios de impacto ambiental (RIMA). Nesse contexto, o RIMA caracteriza-se por ser

A) uma versão conclusiva do EIA, escrita em linguagem acessível.

B) um estudo alternativo ao EIA, solicitado para empreendimentos considerados de baixo potencial impactante.

C) uma análise dos potenciais impactos ambientais do empreendimento em questão, enquanto o EIA apresenta o diagnóstico ambiental da área.

D) uma apresentação dos resultados do monitoramento. dos impactos causados pelo empreendimento em análise, previstos anteriormente no EIA.

E) um estudo ambiental de circulação interna, enquanto o EIA é o documento oficial encaminhado ao órgão ambiental para o licenciamento ambiental.


QUESTÃO 36
ENADE 2010: O tratamento de resíduos sólidos tem como objetivo a minimização, eliminação e(ou) fixação dos constituintes perigosos desses resíduos.

Os processos de tratamento são operacionalizados por meio da conversão dos constituintes agressivos em formas menos perigosas, da destruição química dos produtos indesejáveis e da Separação da massa dos constituintes perigosos.

Com relação aos diferentes resíduos pertencentes às classes I e II, é correto afirmar que

A) a filtração é o método mais adequado para a separação e redução de volume de materiais inflamáveis e explosivos.

B) a precipitação e a calcinação são métodos adequados para a redução do volume de materiais radioativos.

C) a adsorção em carvão é método apropriado para a separação e redução de volume de materiais radioativos, inflamáveis e explosivos.

D) os compostos radioativos, inflamáveis e explosivos podem ser separados pelo processo de neutralização.

E) a evaporação pode ser usada como método de separação de materiais radioativos, inflamáveis e explosivos.


QUESTÃO 37
ENADE 2010: No planejamento de um sistema de gestão ambiental foram identificados aspectos e impactos ambientais e avaliada a significância com relação a: incidência, probabilidade, severidade, abrangência e detecção. Na matriz de significância a seguir, foram omitidos os valores de Re (resultado) e a interpretação da significância feita a partir de Re.

indagacao

A tabela abaixo apresenta os significados das siglas e os valores usados nessa matriz.

indagacao

Aos valores de Re obtidos, atribuem-se graus de significância conforme faixas descritas a seguir:

* Re ≤ 8 → não significativa
* 9 ≤ Re ≤ 16 → significativo
* Re ≥ 18 → muito significativo

Com base nessas informações, assinale a opção que apresenta os termos que substituem adequadamente os números de | a V na coluna da significância da matriz.

A) I- significativo; II-- não significativo; III - muito significativo; IV — não significativo e V — muito significativo

B) I- significativo; II - significativo; III - significativo; IV — não significativo e V — significativo

C) I- significativo; II não significativo; III - muito significativo; IV — não significativo e V — significativo

D) I- muito significativo; II significativo; III muito significativo; IV — significativo e V — muito significativo

E) I- muito significativo; II - significativo; III — muito significativo; IV — não significativo e V - significativo

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,379,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1408,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,378,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,173,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,225,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,81,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8284,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60707,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Tecnologia em Gestão Ambiental ENADE 2010 com Gabarito
Prova Tecnologia em Gestão Ambiental ENADE 2010 com Gabarito
Prova Tecnologia em Gestão Ambiental ENADE 2010 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiBtBMDar7Duo7ojFbFEgPPaM_RrJkF_E3okr6I_e6TGdJrweDdQBB8aU78Uc1r1wtJmNPncuSGIref2LC3Vl1bazCPtI6RooBPsqpt9iPHbK9eLEzZuBVp2RKb6-UWhHNOAUoJIByyo0hB5QbikszPHLN3vHcnFPE2g5U7U7EorWE7ALM991L-n0gz=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiBtBMDar7Duo7ojFbFEgPPaM_RrJkF_E3okr6I_e6TGdJrweDdQBB8aU78Uc1r1wtJmNPncuSGIref2LC3Vl1bazCPtI6RooBPsqpt9iPHbK9eLEzZuBVp2RKb6-UWhHNOAUoJIByyo0hB5QbikszPHLN3vHcnFPE2g5U7U7EorWE7ALM991L-n0gz=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2023/11/prova-tecnologia-em-gestao-ambiental-enade-2010-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2023/11/prova-tecnologia-em-gestao-ambiental-enade-2010-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo