Prova Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2014 com Gabarito
Prova Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) ENADE 2014 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
BACHARELADO
ENADE 2014 - QUESTÃO 09
Alguns animais podem sobreviver durante meses somente com a gordura corporal ou outros alimentos armazenados no corpo; outros podem viver, por tempo menor, sem água. É, entretanto, muito menor o tempo que podem resistir à falta de oxigênio, pois pouco é armazenado no corpo. A maioria dos animais obtém o oxigênio de seu próprio ambiente. O ar contém 21% de oxigênio (a 15ºC). A água tem apenas 0,7% (7 cm³ por litro) ou menos em solução, e o oxigênio de sua molécula (H20) não é utilizável para a respiração.
STORER, T. I. €t. al. Zoologia geral. 6 ed. São Paulo:
Companhia Editora Nacional, 1998, p. 815 (adaptado).
A figura a seguir apresenta a natureza equivalente dos diversos mecanismos respiratórios de animais em diferentes ambientes. No ar, as superfícies respiratórias são mantidas úmidas por meio de líquidos do corpo ricos em água (áreas pontilhadas significam H20).
Considerando a figura e o texto apresentados, assinale a opção que apresenta corretamente a correspondência.
A) O mecanismo respiratório ilustrado em A pertence a um grupo de invertebrados aquáticos, já o mecanismo respiratório representado em C corresponde às brânquias de um peixe.
B) O mecanismo respiratório ilustrado em B é um pulmão de vertebrado, já o mecanismo respiratório ilustrado em E representa uma traqueia de inseto.
C) O mecanismo respiratório ilustrado em C representa as brânquias traqueais de uma ninfa de inseto, já o mecanismo respiratório ilustrado em D está presente em vertebrados aquáticos.
D) O mecanismo respiratório ilustrado em D corresponde à parede corporal de um anelídeo, já o mecanismo respiratório ilustrado em E representa as brânquias traqueais de ninfas de inseto.
E) O mecanismo respiratório ilustrado em B corresponde à traqueia de um inseto, já o mecanismo respiratório ilustrado em F representa um pulmão de animal vertebrado.
ENADE 2014 - QUESTÃO 10
A altura dos picos é possivelmente o aspecto morfológico mais proeminente em uma cadeia de montanha. A tectônica e os processos erosivos geralmente influenciam a elevação dos picos das montanhas em diferentes escalas. Os processos tectônicos governam a média da espessura da crosta, à variabilidade espacial no soerguimento da rocha e a rigidez da flexura da crosta, que, por seu turno, controla a elevação da cadeia de montanha.
FARIA, A. P. Classificação de montanhas pela altura. Revista Brasileira de Geomorfologia. São Paulo, n. 2, 2005, p. 21-28
Em função da movimentação das placas tectônicas, formou-se a maior cadeia de montanhas do mundo, a cordilheira do Himalaia, que teve sua origem, aproximadamente, na mesma época e da mesma forma que a cordilheira dos Andes e as Rochosas.
Que processo possibilitou a formação dessas montanhas?
A) Limite conservativo.
B) Processo de divergência.
C) Processo de convergência.
D) Processo de formação de ilhas vulcânicas.
E) Processo de formação de fossas tectônicas.
ENADE 2014 - QUESTÃO 11
A obtenção de ouro em garimpos inicia-se com uma pré-concentração do mercúrio (Hg) por processos gravimétricos, ocorrendo amalgamação das partículas de ouro. O amálgama é aquecido com tochas de gás propano, liberando vapor de mercúrio diretamente para a atmosfera. O excesso, na forma de mercúrio metálico, é lançado nos cursos d'água, depositando-se nos sedimentos de fundo. O mercúrio é liberado para a atmosfera ou consumido pelos peixes, que, por sua vez, são consumidos pelas populações ribeirinhas, inclusive as indígenas, cuja principal e, às vezes, única fonte de proteínas é o pescado, um hábito alimentar que faz parte de sua cultura. A forma orgânica do mercúrio (metilmercúrio ou dimetilmercúrio) é extremamente tóxica, tanto para a biota quanto para os seres humanos, devido a sua solubilidade lipídica, sua estabilidade e sua propriedade iônica, que lhe permitem atravessar a membrana celular. A lipossolubilidade dos compostos organomercuriais facilita sua absorção pela pele.
COSTA, L C. A; ROHLFS, D. E. O mercúrio e suas consequências para
2 saúde. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2010 (adaptado).
Considerando o texto e tendo em vista os processos biofísicos da membrana plasmática e a lipossolubilidade dos organomercuriais, é correto afirmar que esses compostos alcançam o meio intracelular
Considerando o texto e tendo em vista os processos biofísicos da membrana plasmática e a lipossolubilidade dos organomercuriais, é correto afirmar que esses compostos alcançam o meio intracelular
A) através de poros ou canais de membrana.
B) através de operadores de membrana.
C) através de receptores de membrana.
D) por um processo de difusão facilitada.
E) por um processo de difusão simples.
ENADE 2014 - QUESTÃO 12
Os mecanismos de regulação da pressão arterial (PA) evoluíram conjuntamente com o desenvolvimento do sistema cardiovascular, garantindo a contínua perfusão dos tecidos de acordo com suas necessidades metabólicas a partir da regulação precisa do débito cardíaco (DC) e da resistência periférica total (RPT). Define-se: (I) débito cardíaco como o produto entre o volume sistólico (VS), que é o volume sanguíneo bombeado pelo coração a cada batimento, e a frequência cardíaca (FC), que é o número de batimentos por minuto; (II) resistência periférica total como a dificuldade com que o sangue se movimenta do sistema arterial para o capilar, atravessando as redes de arteríolas, que, por apresentarem esfíncteres, podem alterar a secção transversal de seus vasos.
Considerando a pressão arterial como o resultado entre o débito cardíaco (DC) e a resistência periférica total (RPT), temos que PA = DC x RPT.
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Quando uma zebra se levanta bruscamente para fugir do ataque de um leão em espreita, observa-se aumento do DC e da RPT por ação do sistema nervoso autônomo parassimpático.
II. Quando um caribu escapa do ataque de cães selvagens e sai gravemente ferido, seu sangramento tenderá a reduzir sua PA, pois haverá uma queda do VS e do DC. Dessa forma, os mecanismos de regulação da PA tentarão manter o DC em níveis adequados, aumentando compensatoriamente a FC.
III. Alguns animais, quando surpreendidos por predadores, apresentam desmaio (síncope vaso vagal) que Os protege, pois se passam por mortos. Sabendo-se que esse mecanismo caracteriza-se por queda repentina da PA, infere-se que há atuação do sistema nervoso autônomo simpático para aumentar o DC e promover aumento da RPT.
IV. O fato de um rato apresentar hipotensão e depressão do sistema nervoso central após ter sido picado por uma jararaca ocorre porque o veneno desse réptil promove, na presa, queda do DC por fatores que levam à queda do VS e da FC.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 13
A ideia central da evolução biológica é que toda a vida na Terra compartilha um mesmo ancestral. Portanto, em uma perspectiva de longo prazo, a evolução é a descendência, com modificações, de diferentes linhagens a partir de ancestrais comuns. Especiação é um evento de separação de linhagens que produz duas ou mais espécies distintas.
A figura a seguir representa um evento de especiação biológica.
REECE, 1.8. et al. Biology. 9 ed. São Francisco:
Benjamin Cummings, 2011.
Com relação ao fenômeno da especiação e com base na figura apresentada, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O processo de especiação representado na figura corresponde à especiação alopátrica.
PORQUE
II. Na especiação alopátrica, o surgimento de novas espécies ocorre após isolamento geográfico de membros da população original com consequente interrupção do fluxo gênico, seguido da fixação de diferentes alelos, por deriva ou por seleção natural, que altera diferencialmente a frequência de alelos nas populações separadas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2014 - QUESTÃO 14
Os aminoácidos, subunidades que compõem as estruturas proteicas, apresentam uma propriedade comum que os define: todos possuem um grupo ácido carboxílico e um grupo amino, ambos ligados a um único átomo de carbono, denominado carbono-a.
A variedade química dos aminoácidos deriva das cadeias laterais ligadas ao carbono-a e de suas características de carga, volume e reatividade com a água.
Na constituição das proteínas, os aminoácidos são ligados um ao outro por meio da extremidade carboxila de um e da extremidade amina do outro, formando uma longa cadeia que, então, é enovelada em uma estrutura tridimensional. Essa estrutura é única para cada proteína,
ALBERTS, B. et ol. Biologia Molecular da Célula. Porto Alegre:
ARTMED, 2 ed. 2004 (adaptado),
Com relação ao tema, para identificar os sítios reativos de determinada proteína, a fim de obter sua estrutura primária, faz-se necessário o estudo da conformação espacial de sua molécula. Para atingir esse objetivo, deve-se avaliar
A) as cadeias laterais de cada aminoácido.
B) os solventes nos quais essa proteína é solúvel.
C) o tipo de ligação que existe entre os aminoácidos
D) o tipo de ligação que existe no carbono-α de cada aminoácido.
E) as extremidades amino e carboxila dessa proteína, a fim de verificar se há compatibilidade entre elas.
ENADE 2014 - QUESTÃO 15
Na chave dicotômica apresentada a seguir estão indicados alguns caracteres presentes (+) ou ausentes (-) em alguns representantes dos principais filos de animais invertebrados.
Com base na análise da figura, assinale a opção correta.
A) Organismos representantes do filo 7 apresentam circulação fechada e o pigmento hemoglobina.
B) Organismos representantes do filo 3 apresentam em seu sistema digestivo uma estrutura denominada rádula.
C) Organismos representantes do filo 1 realizam digestão intracelular no interior de coanócitos.
D) Organismos representantes do filo 4 possuem desenvolvimento embrionário deuterostômio.
E) Organismos representantes do filo 6 possuem respiração traqueal, filotraqueal ou branquial.
ENADE 2014 - QUESTÃO 16
Diante da ameaça de escassez das reservas de petróleo, pesquisadores do mundo inteiro têm se dedicado a buscar novas alternativas de combustíveis. Nesse cenário, os biocombustíveis têm se destacado. A crocomia aculeata, planta popularmente conhecida como macaúba, é uma palmeira nativa muito promissora para a produção de biodiesel, em função do elevado conteúdo lipídico presente no mesocarpo, região intermediária da parede do fruto. O maior obstáculo à plantios comerciais em larga escala de A. aculeata é a lenta e irregular germinação de suas sementes A propagação in vitro (também conhecida como micropropagação) é uma opção interessante para a superação desse problema.
Os resultados da propagação in vitro são mais promissores quando
A) células do mesocarpo são inoculadas e mantidas em meio de cultura rico em carbono, para ampliar à produção de lipídios nos frutos.
B) embriões são germinados isolados das sementes e mantidos sob luz contínua para estimular o ganho fotossintético durante o crescimento da plântula.
C) tecidos da folha adulta e expandida são utilizados e mantidos sob luz contínua para estimular o ganho fotossintético durante o crescimento da plântula.
D) células meristemáticas são removidas diretamente do câmbio vascular e mantidas em meio de cultura com citocinina, hormônio que estimula a divisão celular.
E) embriões são inoculados isolados das sementes e mantidos em meio de cultura rico em aminoácidos e sais minerais, para serem utilizados no crescimento da plântula.
ENADE 2014 - QUESTÃO 17
As micorrizas têm um papel importante na sobrevivência e no crescimento das plantas nos trópicos, onde predominam solos de baixa fertilidade. Entre os fungos micorrízicos, o grupo que tem maior interesse agronômico são os fungos micorrízicos arbusculares. Além de predominantes nos ecossistemas tropicais, eles são capazes de formar micorrizas com 95% das espécies de plantas, inclusive a maioria das espécies cultivadas. O efeito benéfico mais marcante desta associação para a agronomia está no maior crescimento das plantas mediante o aumento da absorção de nutrientes, resultando em plantas mais nutridas e vigorosas, com mais resistência às condições ambientais adversas.
Chu, E. Y Sistema de Produção da Pimenteira-do-reino. Disponível em:'<http;//sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br>.
Acesso em: 22 jul. 2014 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas e conteúdo correlato, avalie as afirmações a seguir.
I. Micorrizas são associações mutualísticas não-patogênicas entre fungos do solo e raízes de plantas.
II. Os fungos favorecem o aumento do crescimento das plantas, principalmente por viabilizarem melhoria na absorção dos nutrientes mais solúveis em água, tais como: 1 fósforo, o zinco e o cobre.
III. Na natureza, a micorrização geralmente é inibida pela elevada fertilidade do solo, bem como pela sua perturbação e erosão, pelo uso de fungicidas sistêmicos e pelo desmatamento.
IV. A capacidade de fornecer, aos fungos, carbono €, consequentemente, energia indica o papel ecológico que as plantas cumprem nesse tipo de associação.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, III e IV apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 18
Um artigo científico publicado em 2014 postula que os tubarões modernos não são “fósseis vivos”, contrariando a hipótese que tem sido, até então, considerada consenso. Os autores da publicação defendem que essa linhagem evoluiu significativamente ao longo de milhões de anos. O estudo do qual resultou o artigo foi realizado principalmente por meio de análises de partes de um esqueleto fóssil datado em 325 milhões de anos, que apresenta características de peixes cartilaginosos e de peixes ósseos.
PRADEL, A etal. A Palaecnoic shark with osteichuiyan-lhke branchial
arches. Nature, n. 509, 2014 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta.
A) Os tubarões são, de fato, “fósseis vivos”, o que está comprovado por diversas outras evidências, apesar do que propõe o artigo.
B) O modelo evolutivo proposto nesse estudo pressupõe que o esqueleto ósseo é uma característica basal, enquanto o esqueleto cartilaginoso é uma característica derivada.
C) As taxas evolutivas na linhagem dos tubarões são consideradas baixas, pois na proposta apresentada há indícios de que as modificações evolutivas estão ocorrendo lentamente.
D) Os padrões evolutivos que podem ser inferidos com base no resumo desse estudo permitem concluir que os tubarões e as arraias modernos são os descendentes mais próximos do ancestral mandibulado.
E) A mudança de perspectiva dos estudos não é significativa se considerarmos a visão clássica de evolução dos vertebrados mandibulados, visto que as características tidas como derivadas são as mesmas apontadas no estudo em questão.
ENADE 2014 - QUESTÃO 19
Bárbara MccClintock foi quem propôs pela primeira vez a existência de elementos genéticos móveis, pela observação da variegação nas cores de grãos de milho. A persistência de grande fração de elementos transponíveis em alguns genomas eucariotos (44% do genoma humano) é consistente com a ideia de que eles exerceram um papel importante na modulação do genoma durante o processo evolutivo. A diversificação de genes e seus produtos é um fator importante na evolução das espécies e os elementos transponíveis podem atuar de várias formas.
REECE, 1.8. et al. Biology. 9 ed. São Francisco:
Benjamin Cummings, 2011 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O movimento de um elemento transponível pode propiciar sua inserção no meio de uma sequência codificadora de proteína e inibir a produção do transcrito normal do gene.
II. Os elementos transponíveis de sequências semelhantes distribuídos no genoma facilitam a recombinação entre cromossomos diferentes, aproximando regiões homólogas e, assim, possibilitando o crossing-over.
III. A maioria dos eventos de recombinação são “benéficos causando translocações cromossômicas e outras mudanças que, ao longo do tempo, resultam em vantagens adaptativas.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II, e III.
ENADE 2014 - QUESTÃO 20
O controle dos agrotóxicos é feito a cada ano pelo Programa de Análise de Resíduos e Agrotóxicos (PARA), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Esse programa avalia continuamente os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos que chegam à mesa dos consumidores.
Uma alternativa para minimizar o impacto dos agrotóxicos é o uso de “inimigos naturais” no controle biológico para o combate de algumas pragas agrícolas. Essa temática é importante do ponto de vista sócio-ambiental. Projetos de pesquisa em Biologia têm tido como objetivo reconhecer e identificar os insetos predadores e suas respectivaspresas, a fim de colaborar com o desenvolvimento de técnicas de manejo agrícola menos nocivas à saúde e ao meio ambiente.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso de inimigos naturais no controle biológico de insetos-praga é importante na preservação do ambiente, pois reduz o uso de produtos químicos nocivos que podem contaminar o solo, as águas e provocarem bioacumulação nas cadeias alimentares.
II. Disponibilidade de alimento, competição e densidade populacional são fatores-chave a serem considerados na liberação dos inimigos naturais durante o processo do controle biológico.
III. O controle biológico visa a realizar o manejo do habitat através de práticas agronômicas, visando a diminuição de inimigos naturais nos agroecossistemas.
IV. Projetos de controle biológico bem sucedidos em determinada região do Brasil devem ser replicados em outras localidades.
É correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 21
O perfil genético de um indivíduo, comumente utilizado na identificação humana, é baseado na combinação de diversos marcadores moleculares que são herdados de seus genitores. Esses marcadores são, geralmente, diferenças nas sequências de DNA nuclear entre os indivíduos (polimorfismos). Em alguns casos, entretanto, a análise do DNA nuclear não é suficiente para se chegar a uma identidade, sendo a análise do DNA mitocondrial (mtDNA) uma das alternativas recomendadas.
LUTZ, S. et al. mtDNA as a tool for identification of
humans remains: identification using mkDNA.
International Journal of Legal Medicine (adaptado)
A respeito do uso do mtDNA na análise de paternidade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O mtDNA, de herança estritamente materna, não está sujeito à recombinação na meiose, possuindo centenas de cópias por célula, o que facilitaria a sua chance de recuperação e análise.
PORQUE
II. Devido ao modo de transmissão, filhos e filhas, assim como a mãe, não podem ser distinguidos entre si pelo mtDNA, e a análise desse material não deve ser utilizada para fins de confirmação de paternidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2014 - QUESTÃO 22
A manipulação de células-tronco embrionárias estimula um grande debate a respeito dos limites éticos para as pesquisas e para a terapêutica Grande parte dessa controvérsia está relacionada à definição do momento em que o embrião, ou o feto, poderia ser considerado verdadeiramente humano. Segundo alguns especialistas no tema, a vida se iniciaria com a fecundação.
Por outro lado, outros consideram que a vida humana poderia se iniciar durante a implantação uterina no início da segunda semana de desenvolvimento. Há, ainda, quem defenda que o início da vida humana se dá com a neurulação a partir do 14º dia. Outras opiniões sobre o tema, no entanto, afirmam que a vida humana se inicia somente após o início dos batimentos cardíacos, no 21º dia de desenvolvimento. Outras possibilidades a serem consideradas avaliam que a vida humana somente teria início após o terceiro semestre e há, ainda, quem defenda que ela se dá com o nascimento.
A Lei de Biossegurança, Lei n.º 11.105 de 2005, que rege as investigações com células-tronco embrionárias, estabelece que as pesquisas somente podem ser realizadas
A Lei de Biossegurança, Lei n.º 11.105 de 2005, que rege as investigações com células-tronco embrionárias, estabelece que as pesquisas somente podem ser realizadas
A) antes do nascimento, com embriões inviáveis ou abortados, pois esses não conseguiriam sobreviver.
B) antes do terceiro semestre, porque após esse período as chances de abortos espontâneos são menores.
C) antes da implantação, porque depois disso se estabelece uma maior interdependência física entre o embrião e a gestante.
D) até o início dos batimentos cardíacos, porque após esse momento há um sinal de vida intrauterina facilmente mensurável
E) até o 14º dia do desenvolvimento embrionário, uma vez que depois desse período já se constata a presença de células especializadas.
ENADE 2014 - QUESTÃO 23
Após a descoberta de um fóssil, o primeiro desafio de um paleontólogo consiste em sua retirada do campo e preparação em laboratório. Essas duas etapas iniciais são muitas vezes extremamente delicadas e especializadas, tomando um longo tempo do pesquisador. São inúmeros os procedimentos que podem ser realizados para encontrar e para retirar um fóssil de uma rocha ou de algum sedimento.
NOBRE, P.H.; CARVALHO, L.S. Fósseis: coleta e métodos de estudo.
Paleontologia, vol. 1 Rio de Janeiro, 2010, p. 397-411 (adaptado)
I. A técnica de demarcação de quadrantes em campo é restrita a material arqueológico, pois sua contribuição para coletas paleontológicas é reduzida.
II. Interpretações palecambientais posteriores à expedição são obtidas por meio da análise do fóssil, ainda que, em campo, não se tenham coletado informações geológicas.
III. A confecção de desenhos esquemáticos em campo e a realização de um detalhado registro fotográfico dos afloramentos auxiliam nos trabalhos de preparação dos fósseis em laboratório.
IV. É necessário que se descreva a localização das áreas visitadas, incluindo, se houver, os nomes das fazendas, das rodovias e das estradas vicinais, a quilometragem e os pontos de referência, além do uso do GPS.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 24
Um processo infeccioso ocorre quando um microrganismo invade um hospedeiro, contorna suas barreiras de defesa e multiplica-se nos tecidos do organismo. Quando a infecção prejudica a homeostase do hospedeiro, lesando suas funções vitais, ocorre a doença.
PELCZAR Nr, M.; CHAN, A.C. S; KRIEG, N. R. Microbiologia conceitos
e aplicações. São Paulo, 2008.
A patogenicidade, a virulência, a propriedade de o microrganismo ser ou não oportunista, entre outras características, são aspectos que apresentam reflexos diretos em relação às questões de biossegurança e procedimentos de diagnóstico, pesquisa e cultivo em laboratório. Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A capacidade ou habilidade que um microrganismo tem de causar doença é denominada virulência, e 0 grau dessa capacidade é designado patogenicidade. A patogenicidade e a virulência são constituídas por um conjunto de fenômenos e características complexas que envolvem tanto propriedades do microrganismo como a habilidade do hospedeiro em resistir ao processo infeccioso.
II. Um microrganismo patogênico oportunista, também denominado patogênico primário, geralmente compõe a microbiota normal do hospedeiro e não costuma causar infecções em pessoas saudáveis; contudo, podem desenvolver-se naqueles indivíduos cujos fatores de resistência estão comprometidos, por exemplo, por outra doença, exaustão física ou subnutrição.
III. As propriedades e características dos microrganismos envolvidas na habilidade de causar doença e seus graus denominam-se fatores de virulência, dos quais são exemplos a capacidade proliferativa, a produção de toxinas, a presença de cápsula, de pelos, de lipopolissacarídeos, de proteínas de membrana e de enzimas para penetração no tecido conjuntivo.
IV. À manipulação de microrganismos deve seguir requisitos de contenção e segurança conforme o nível de biossegurança, que representa o grau de proteção proporcionado ao pessoal do laboratório, ao ambiente e à comunidade.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 25
Os conhecimentos desenvolvidos na área de imunologia tiveram forte impacto no desenvolvimento de diferentes técnicas para o diagnóstico de doenças com diferentes etiologias. A figura a seguir representa a descrição de uma dessas técnicas, conhecida como método ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay)
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Tanto os anticorpos monoclonais quanto os anticorpos policlonais são formados na medula óssea por clones de linfócitos B de tipos diferentes.
II. A grande vantagem do método ELISA é a possibilidade de detecção de quantidades muito reduzidas de antígeno, pois o método utiliza reação enzimática e, ao permitir que a reação ocorra durante um período de tempo elevado, possibilita a produção de quantidade considerável de molécula detectável.
III. O primeiro anticorpo utilizado é do tipo monoclonal, o que se justifica pelo fato de a amostra homogeneizada conter uma mistura de vários antígenos, e o anticorpo monoclonal, por reconhecer apenas um epítopo, ser mais eficiente do que o anticorpo policlonal na detecção do antígeno de interesse.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2014 - QUESTÃO 26
A replicação semi-conservativa do DNA exige que duas cadeias polinucleotídicas que formam a hélice do DNA se separem, de modo a expor as bases que irão orientar o emparelhamento dos nucleotídeos para a formação das novas cadeias complementares às cadeias moldes. Experimentos evidenciam que ambas as cadeias-filhas são sintetizadas na forquilha de replicação por um complexo de enzimas que inclui a DNA polimerase. Tendo em vista que, as duas cadeias-moldes são antiparalelas, em uma delas a síntese da cadeia complementar ocorre no sentido 5º → 3', mas, na outra cadeia, essa síntese teria que se dar no sentido inverso, ou seja, 3' → 5'. Essa hipótese de síntese descontínua foi corroborada por um experimento realizado pelo pesquisador Reiji Okazaki, no final da década de 1960.
Disponível em: <http://www.biomol.org>.
Acesso em: 25 jul. 2014 (adaptado).
De acordo com as informações apresentadas, para que ocorra a replicação completa do DNA é necessária a atuação da enzima
A) DNA polimerase no sentido 5' → 3' e, também, da DNA ligase, devido aos fragmentos de Okazaki.
B) DNA polimerase, independentemente do sentido de replicação 3º→ 5' ou 5º → 3', gerando os fragmentos de Okazaki.
C) DNA polimerase e, também, da DNA ligase, ocorrendo tanto no sentido 3º → 5' (modo lento) quanto no sentido 5 → 3' (modo rápido).
D) DNA polimerase, iniciando na extremidade 5' de uma das fitas moldes e concluindo na extremidade 3' da outra fita-molde.
E) DNA polimerase no sentido 3º → 5º, no emparelhamento de novos nucleotídeos, como observado pelos fragmentos de Okazaki.
ENADE 2014 - QUESTÃO 27
A maioria dos gêmeos monozigóticos não é idêntica, apesar de compartilharem o mesmo genótipo. Há, entre eles, diferenças fenotípicas podem ser observadas, como diferenças na suscetibilidade a doenças e em caracteres antropomórficos. Existem muitas explicações possíveis para essas variações, uma das quais é a existência de diferenças epigenéticas. Para testar essa hipótese, pesquisadores examinaram diferenças globais e lócus-específicas na metilação do DNA e na acetilação das histonas H3 e H4 em grande coorte de gêmeos monozigóticos. Parte dos resultados estão apresentados na figura a seguir, em
que a barra preta representa um dos gêmeos e a barra branca, o outro.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Os gêmeos monozigóticos constituem excelente exemplo de como os indivíduos geneticamente idênticos podem exibir variações, representando um modelo de estudo para o papel das modificações epigenéticas no estabelecimento do fenótipo.
II. Fatores internos e externos podem repercutir sobre o fenótipo, alterando os padrões das modificações epigenéticas e, consequentemente, modulando informações genéticas por meio do silenciamento gênico.
III. Hábitos como fumar, praticar atividades físicas, escolher uma ou outra dieta, são alguns dos fatores externos que podem influenciar as modificações epigenéticas, o que corrobora as ideias evolucionistas de Lamarck.
IV. O padrão de modificações epigenéticas nos pares de gêmeos monozigóticos tende a divergir à medida que eles envelhecem.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 28
As mitocôndrias possuem dupla membrana (externa e interna) e um espaço intermembranar. A teoria quimiosmótica, introduzida por Peter Mitchell, em 1961, tem sido aceita como um dos grandes princípios unificadores da biologia no século XX, por explicar os processosde respiração celular que resultam na Síntese de ATP.
MARGULIS, L Origin of Eukaryotic Cells. Yale University Press, 1970.
Nessa perspectiva e de acordo com a imagem apresentada, é correto afirmar que a síntese do ATP (adenosina trifosfato), a partir da associação do grupamento fosfato (Pi) ao ADP (adenosina difosfato), depende
A) da geração do gradiente de prótons (íons H⁺) pela cadeia transportadora de elétrons, que ativa a ATPsoma.
B) da ativação da ATPsoma, independentemente do gradiente gerado na cadeia transportadora de elétrons.
C) da geração de pelo menos 10 íons H⁺ na cadeia transportadora de elétrons, que dá início à conversão do NADH2 em NAD⁺.
D) de reações químicas por trocas de prótons e elétrons, que ocorrem de forma quase localizada entre molécula do NADH2 e o ADP+Pi.
E) da presença da membrana mitocondrial externa, pois sem ela não haveria a formação do gradiente de elétrons (íons H⁺) no espaço intermembranar.
ENADE 2014 - QUESTÃO 29
Na tentativa de compreender a origem dos ciclos populacionais, Alfred J. Lotka e o biólogo Vito Volterra desenvolveram, independentemente, as primeiras descrições matemáticas das interações predador-presa durante os anos 1920. O modelo Lotka-Volterra previu oscilações na abundância de populações de predadores e presas. Em sua forma original, o modelo considera que a única fonte de alimento utilizada pela espécie predadora é a população da presa, e que não há competição intraespecífica. Um exemplo desse tipo de interação entre populações é mostrado a seguir.
Considerando o modelo descrito e o exemplo apresentado, é correto afirmar que a extinção local da população de onças está relacionada à
A) emigração da população de capivaras para outro local.
B) redução da população de gramíneas.
C) presença de outros predadores no local.
D) ausência de outros herbívoros no local.
E) extinção local da população de capivaras.
ENADE 2014 - QUESTÃO 30
Vários princípios da teoria de biogeografia de ilhas têm sido usados eficientemente para o planejamento de áreas de reserva. Nessa abordagem, as reservas podem ser consideradas como se fossem ilhas de comunidades biológicas originais, cercadas por regiões que se tornaram inóspitas e inabitáveis para aquelas espécies, em função de atividades humanas como a agricultura, a pecuária e o desenvolvimento industrial, por exemplo. Embora alguns dos princípios aplicáveis da biogeografia de ilhas para o desenho de reservas sejam discutíveis, muitos deles são reconhecidamente relevantes para a preservação da diversidade biológica em áreas de entorno intensamente alterado.
PRIMACK, R. 8.; RODRIGUES, E. Biologia da Conservação.
Londrina: Editora Planta, 2001 (adaptado).
Considerando a aplicação da teoria de biogeografia para o desenho de reservas, avalie as seguintes afirmações.
I. Em regiões muito fragmentadas, é recomendável que sejam constituídas apenas reservas de grandes extensões, em vez de uma mistura de reservas grandes e reservas pequenas.
II. Reservas de formato irregular são mais desejáveis que reservas circulares de área similar, visto que as bordas das áreas favorecem o enriquecimento de espécies.
III. Reservas devem abranger habitats diversificados, em vez de ambientes uniformes.
IV. A preservação de reservas pequenas unidas por corredores de conservação é mais interessante, do ponto de vista da conservação, que a manutenção de pequenas reservas isoladas,
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 31
O conhecimento da diversidade de espécies de um ecossistema local a ser avaliado subsidia tomadas de decisão. A maioria dos trabalhos que subsidiam legisladores na tomada de decisões é realizada com vertebrados. Na condição da existência de 5 áreas prioritárias para a criação de duas Reservas Particulares do Patrimônio Nacional (RPPN) foi realizado um levantamento sistematizado dos táxons presentes no local. Os resultados foram apresentados em índice de diversidade, número de espécies e abundância.
Considerando as informações apresentadas e a importância da criação de RPPNs, deverão ser selecionadas, por apresentarem maior diversidade e probabilidade de coleta de espécies com a continuação das expedições de campo, as áreas
A) 1 e 4.
B) 2 e 3.
C) 3 e 4.
D) 3 e 6.
E) 4 e 5.
ENADE 2014 - QUESTÃO 32
A capacidade de sobreviver em diferentes meios osmóticos foi adquirida nos grupos de animais pela evolução de um meio interno estável, que age para proteger os tecidos internos contra oscilações do meio externo. Assim, a capacidade de manter um meio interno adequado em face ao estresse osmótico desempenhou um papel muito importante na evolução animal.
Vários mecanismos osmorreguladores são empregados para controlar os problemas osmóticos e regular as diferenças entre os compartimentos intra e extracelular e entre o compartimento extracelular e o meio externo. Esse processo ocorre basicamente através da regulação da entrada e saída de água e sais do organismo.
Disponível em: <http://www.ufres.br>. Acesso em: 15 jul. 2014.
Considerando o texto apresentado e a fisiologia animal comparada, assinale a opção correta.
A) Animais classificados como osmorreguladores são incapazes de controlar ativamente a condição osmótica de seus líquidos corporais, adaptando-se à osmolaridade do meio.
B) Aves e mamíferos terrestres produzem urina hiperosmótica em relação ao plasma, evitando perda de água corpórea durante a excreção do ácido úrico produzido em seus rins.
C) Peixes de água doce produzem urina mais concentrada e em menor volume quando comparados a peixes de água salgada, a fim de compensar a baixa osmolaridade de seus fluidos corporais,
D) Répteis e aves marinhas, como forma de economizar água, produzem, em suas glândulas de sal, urina hiperosmótica em relação ao meio.
E) Animais que vivem em água doce, incluindo invertebrados, peixes, anfíbios, répteis e mamíferos, tendem a possuir líquidos corporais hiperosmóticos em relação ao meio aquoso em que vivem.
ENADE 2014 - QUESTÃO 33
As atividades de ensino, pesquisa e extensão praticadas nos laboratórios de ensino de microbiologia e parasitologia podem apresentar riscos de contaminação associados. Nesse contexto, há necessidade de normas de segurança destinadas à análise e ao desenvolvimento de estratégias para minimizar tais riscos, sendo esta importante função da biossegurança. O quadro a seguir apresenta um resumo das características de laboratórios de microbiologia e parasitologia, de acordo com os níveis de segurança (NB) recomendados para cada classe de risco dos agentes biológicos.
Tendo como referência as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A manipulação de fungos utilizados na indústria alimentícia, a exemplo da levedura Saccharomyces cerevisae, deve ser classificada como NB-1, e pode ser realizada em bancadas abertas.
II. Em caso de derramamentos de material biológico patogênico, pode-se empregar, para a esterilização local, água e sabão em abundância.
III. A disponibilidade de profilaxia e tratamento eficazes influencia na classificação do nível de segurança de um agente biológico, o que contribui para classificarmos como NB-2 a atividade em que se manipulam vírus causadores da rubéola, do sarampo e da caxumba.
IV. A infraestrutura de um laboratório de pesquisa onde são manipulados vírus do Ebola deve ser instalada em área isolada, com entrada e saída de ar controlada, sistemas de filtros de ar e pressão negativa, pois essa atividade é classificada como NB-4.
V. O fato de já serem conhecidos antibióticos eficazes para o tratamento de viroses comuns, como a influenza é a raiva, permite que a manipulação desses organismos seja classificada como NB-2,
É correto apenas o que se afirma em
A) II e IV.
B) I, III e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV e V.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 34
A evolução da vida na terra é aceita pela Biologia Moderna, que entende que esse fenômeno ocorre como consequência de vários processos fundamentais. Por um lado, há a visão de que a evolução do mundo vivo é determinada por alterações nos genes e nas frequências gênica. Por outro lado, há uma visão que entende que mecanismos epigenéticos também desempenham um importante papel na evolução da vida.
CABE), N. R. Epigenetic Principles of Evolution. Londres: Elsevier, 2012.
Considerando as duas visões apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A evolução é o resultado de mudanças nas frequências alélicas, sendo as mutações gênicas, as recombinações e a deriva genética fontes de variabilidade necessárias à ação da seleção natural.
II. A Teoria Evolutiva é baseada, em parte, em uma síntese entre a biologia evolutiva e a biologia do desenvolvimento, e a compreensão atual predominante é a de que as informações são transferidas de uma geração a outra por meio de diferentes sistemas de hereditariedade que interagem entre si.
III. A evolução é resultado de alterações no ambiente que produzem modificações nas necessidades dos organismos, conduzindo a mudanças comportamentais; cuja recorrência dessas modificações implica em diferentes formas de desenvolvimento dos indivíduos, e, ao longo do tempo, interfere na composição das espécies.
IV. A metilação do DNA, o imprinting genômico € a modulação da cromatina por histonas são algumas das informações epigenéticas que não envolvem mudanças nos genes, mas que influenciam a regulação da expressão gênica no início do desenvolvimento do zigoto.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 35
A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e dos ecossistemas, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental (EA). A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que diz respeito a um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. O desafio que se coloca é o de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não-formal.
Assim, ela deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social, e o seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência o fato de que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano.
Jacobi, P. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade.
(Cadernos de Pesquisa, 118, 2003, p. 189-205 (adaptado)
Com base na concepção de EA apresentada no texto, conclui-se que a educação ambiental
A) demanda um conjunto de ações que devem ser pensadas a partir da perspectiva individual.
B) necessita ser crítica e inovadora, com atenção e cuidado para que não se comprometa politicamente.
C) requer a qualificação profissional e o desenvolvimento de trabalhos em perspectiva interdisciplinar.
D) deve contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias que garantam o modelo de uso dos recursos naturais vigente.
E) precisa promover os segmentos sociais com maior capacidade técnica para o planejamento de ações, que deverão ser cumpridas pelos outros setores.
LICENCIATURA
ENADE 2014 - QUESTÃO 26
Uma das definições atuais da sexualidade humana a concebe como uma dimensão biológica produzida no contexto social, cultural e histórico, no qual o sujeito se encontra inserido, atribuindo-lhe, desse modo, forte influência do convívio social na construção da significação para o sujeito. O sentido da sexualidade como processo simbólico e histórico tem sido discutido por alguns teóricos, que afirmam que a constituição da identidade de um sujeito se manifesta na forma como ele vive as questões de trato íntimo, considerando as questões morais e éticas do grupo social em que está inserido.
Nesse contexto, a Educação Sexual tem um papel importante na evolução da construção histórica, que é o processo educativo especificamente voltado para a formação de atitudes referentes à maneira de viver a sexualidade. Sendo assim, a Educação Sexual visa levantar argumentos sobre a sexualidade, não no sentido de problematizá-la, mas, sim, de demonstrar evidências para que seja compreendida como algo existente e predominante no aspecto histórico cultural, apresentando conhecimentos para o entendimento de crenças e preconceitos que foram criados ao longo da história. A fim de eliminar uma formação equivocada, busca-se o desenvolvimento de ações de Educação Sexual em que sejam abordados temas mais recorrentes e de interesse dos envolvidos no processo de educação.
MAROLA, C. A. .; SANCHES, C. S. M; CARDOSO, L. M. Formação de conceitos em
sexualidade na adolescência e suas influências. Psicologia educacional, São Paulo,
n. 33, 2011. Disponível em: <http:/ /ww.scielo.com>. Acesso em: 29 jul. 2014 (adaptado).
Assinale a opção que aborda a Educação Sexual em consonância com o fragmento de texto apresentado.
A) As aulas de Ciências e de Biologia devem abordar o corpo humano apenas dos pontos de vista anatômico e fisiológico, pois a problematização dos conteúdos da Educação Sexual está excluída das atribuições dos professores dessas disciplinas.
B) Os professores de Ciências e Biologia, muitas vezes, apresentam dificuldades para trabalhar com os temas da Educação Sexual, pois ainda há muitos tabus associados à sexualidade humana na sociedade brasileira, de modo que as práticas pedagógicas do Ensino de Ciências e de Biologia frequentemente se limitam à abordagem biológica dos aspectos relacionados ao corpo humano e ao sexo.
C) A formação de professores de Biologia tem garantido, historicamente, a possibilidade de práticas pedagógicas emancipatórias em relação aos conteúdos da Educação Sexual, pois os cursos de licenciatura têm abordado, de forma satisfatória, a sexualidade humana em suas dimensões sócio-histórica, cultural e psicológica.
D) O Ensino de Ciências e de Biologia, em relação aos conteúdos da Educação Sexual, tende a trabalhar com temas como prevenção à gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis e aspectos reprodutivos do corpo humano. Essa abordagem é suficiente para satisfazer as indagações dos estudantes quanto aos aspectos relacionados à sexualidade.
E) Os conteúdos relacionados à sexualidade são de responsabilidade dos professores de Ciências e de Biologia, pois a sexualidade humana é uma função biológica do sistema reprodutivo, devendo ser abordada de forma objetiva nas aulas de Educação Sexual.
ENADE 2014 - QUESTÃO 27
O Ensino de Ciências e Biologia deve ter como objetivo colaborar para a compreensão do conhecimento científico em seu contexto de produção, utilização, além da relação com aspectos científicos e tecnológicos da vida social. A abordagem deve ir além do produto final, do saber pronto, deve perpassar as dimensões social, histórica, cultural e ambiental em que se desenvolveu tal conhecimento. Nessa perspectiva a abordagem “Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente” (CTSA) possibilita a inclusão do ser humano de maneira ativa em seu cenário, superando o papel de mero espectador. Assim, a abordagem CTSA possibilita interligar a Educação Ambiental com uma proposta de prática social, histórica e culturalmente embasada, vinculada à educação científica do cidadão, e não apenas ao conteúdo.
Considerando o contexto e a abordagem CTSA em Educação Ambiental, avalie as afirmações a seguir.
I. É esperado que a referida abordagem possa desenvolver a competência crítica dos alunos para que eles sejam capazes de atuar no seu contexto social.
II. Um dos objetivos da abordagem CTSA em Educação Ambiental é ampliar as consequências da ação antrópica radical no ambiente, de modo a permitir o acesso da sociedade a bens e produtos.
III. Essa abordagem privilegia a afirmação de um status de verdade em relação ao conhecimento produzido pelas Ciências a partir dos avanços científicos e tecnológicos historicamente acumulados.
IV. Uma contribuição dessa abordagem é a compreensão sobre a relação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, suplantando a concepção da neutralidade científica.
V. Espera-se que essa abordagem considere a composição curricular, aproximando a Educação Básica do meio acadêmico, e vice versa, estabelecendo contato crítico e reflexivo com o cenário sócio ambiental.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.
ENADE 2014 - QUESTÃO 28
A ideia de legitimar professores como pesquisadores emergiu na Inglaterra por volta dos anos de 1960, no contexto do movimento de desenvolvimento curricular das escolas secundárias. Nessa perspectiva, os especialistas em currículo (professores de instituições educacionais superiores) envolviam os professores na pesquisa, legitimando as intervenções externas no local de trabalho do professor: a sala de aula e a escola. Esse tipo de pesquisa é denominado pesquisa-ação, que é uma forma de pesquisa efetuada pelos técnicos (nesse caso, os docentes) a partir de sua própria prática. Desse modo, ela pode ser concebida como a ciência da práxis exercida com objetivo de transformação da realidade.
MACIEL, E. M. A aprendizagem profissional da docência nas representações sociais
de professores do ensino médio no contexto do trabalho docente.
Minas Gerais: UFV, 2012 (adaptado). BARBIER, R. A pesquisa-ação.
Liber Livro, 2007 (adaptado).
Considerando o contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A pesquisa-ação aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia tem como ponto de partida o cotidiano escolar e os entraves entre a aplicação da teoria educacional e a prática da sala de aula, com o objetivo de contribuir para a solução de problemas e de envolver os docentes na pesquisa.
PORQUE
II. Esse tipo de pesquisa é um processo social, participativo e colaborativo de aprendizado conduzido por grupos de pessoas que se reúnem em torno da mudança de práticas por meio das quais interagem em um mundo compartilhado socialmente.
A respeito dessas asserções, assinale a resposta correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2014 - QUESTÃO 29
As principais críticas que se fazem às atividades de laboratório são que elas não são efetivamente relacionadas aos conceitos teóricos; que muitas delas não são relevantes do ponto de vista dos estudantes, já que tanto o problema como o procedimento para resolvê-lo já estão previamente determinados; que as operações de montagem dos equipamentos, as atividades de coleta de dados e os cálculos para obter respostas já esperadas consomem muito ou o tempo todo disponível dos estudantes. Com isso, os estudantes dedicam pouco tempo à análise e interpretação dos resultados e do próprio significado da atividade realizada. Em geral, eles percebem as atividades práticas como eventos isolados onde o objetivo é chegar à “resposta certa”.
BORGES, T. Novos rumos para laboratório escolar de Ciências. Caderno Brasileiro
de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n.3, 2002, p. 291-313 (adaptado).
Considerando as ideias apresentadas no texto e a importância do laboratório escolar para o Ensino de Ciências, é correto afirmar que as atividades em laboratório
A) têm função lúdica, o que garante a participação ativa dos estudantes e, por conseguinte, um melhor desempenho no aprendizado de conceitos e teorias.
B) devem estimular a percepção de que o método científico, capaz de produzir conhecimento verdadeiro, se inicia com observações objetivas e neutras da realidade.
C) precisam ser guiadas por roteiros objetivos e diretivos, de modo que os estudantes atinjam o principal objetivo das aulas práticas: a comprovação de leis e teorias científicas.
D) dependem de elevados investimentos em infraestrutura e na aquisição de materiais e equipamentos, o que justifica a ausência de aulas práticas em escolas em que não foram estruturados laboratórios.
E) tendem a ser mais bem aproveitadas quando são realizadas conjuntamente a atividades pré e pós-laboratório, para que os estudantes explicitem suas ideias e expectativas, e discutam o significado de suas observações e interpretações.
ENADE 2014 - QUESTÃO 30
Compreender a diversidade requer um olhar crítico, reflexivo, cultural e socialmente contextualizado. Contudo, a sociedade nem sempre esteve disponível para discutir, pensar, olhar e buscar meios para entender a diferença, seja ela de gênero, cor, social ou alguma característica biológica. Assim, estabelecer mecanismos de investigação de forma participativa, em qualquer área do conhecimento ou setor da sociedade, é um caminho de desconstrução de mitos e “pré-conceitos”, e de reconstrução de olhares e atitudes em relação ao outro e ao todo. Por tudo isto, é importante questionar e analisar: onde cabe a diversidade?
Carvalho, L Revista digital inclusiva - inclusão e cidadania, 2013. Disponível em: <http://wavwinclusive.org.br>. Acesso em: 15 jul. 2014 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Conceitos como, normalidade e anormalidade, doente e sadio, podem gerar situações de preconceito e de exclusão.
II. Na escola, o fenômeno da segregação, embora condenável, possibilita aos estudantes o convívio com a diversidade.
III. A criação e a adaptação de materiais pedagógicos devem proporcionar oportunidades de aprendizagem equitativas para todos os estudantes, além de contemplar suas necessidades.
IV. O crescimento da demanda por discutir e transformar a postura da sociedade em relação às diferenças manifesta-se também no âmbito escolar.
V. A escola, devido às suas características sociais, é o lugar onde a criança deve aprender a considerar e a ressaltar as diferenças.
É correto apenas o que se afirma em
A) III e V.
B) I, II e IV.
C) I, III e IV.
D) II, III e V.
E) I, II e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 31
A gestão democrática pode ser definida como um processo político no qual as pessoas que atuam na e sobre à escola identificam problemas, discutem, deliberam, planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola, na busca da solução daqueles problemas. Esse processo, sustentado no diálogo, na alteridade e no reconhecimento das especificidades técnicas das diversas funções presentes na escola, tem como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito às normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola
SOUZA, A. R. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v25, n.03, dez. 2009, p. 125-126 (adaptado)
Com base nos textos apresentados, conclui-se que a gestão democrática da educação
I. implica colocar as instituições a serviço da formação qualificada dos estudantes, tendo a participação como prática cotidiana de todos os envolvidos.
II. propicia a criação de uma cultura institucional crítico reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas.
III. pressupõe a existência de líderes capazes de orientar pessoas para o desenvolvimento de ações que visem ao cumprimento de objetivos definidos por eles.
IV. efetiva-se pelo processo de construção coletiva do projeto pedagógico e de seu acompanhamento e avaliação.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II , III e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 32
O Plano Nacional de Educação (PNE) inclui 20 metas e estratégias traçadas para o setor nos próximos 10 anos. Entre as metas, está a aplicação de valor equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública, promovendo a universalização do acesso à educação infantil para crianças de quatro a cinco anos, do ensino fundamental e do ensino médio. Esse plano também prevê a abertura de mais vagas no ensino superior, investimentos maiores em educação básica em tempo integral e em educação profissional, além da valorização do magistério
BRASIL. Conheça as 20 metas definidas pelo PNE.
Disponível em:<http://www.brasil.gov.br>. Acesso em: 4 jul. 2014 (adaptado).
A Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o PNE, prevê importantes dispositivos, tais como:
Art. 5º A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas.
Art. 10 O plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão formulados de maneira a assegurar a consignação de dotações orçamentárias compatíveis com as diretrizes, metas e estratégias deste PNE e com os respectivos planos de educação, a fim de viabilizar sua plena execução.
Art. 11 O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino.
Art. 13 O poder público deverá instituir, em lei específica, contados 2 (dois) anos da publicação desta Lei, o Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação.
Considerando as informações acima, conclui-se que o PNE
A) possibilita ao país iniciar seu processo de desenvolvimento, pois prevê aumento anual de 10% nos patamares de aplicação do PIB em educação e sistema de monitoramento da aplicação de investimentos, o Sistema de Avaliação da Educação Básica, a ser instituído nos próximos dois anos.
B) prevê meta de aplicação de 10% do PIB em educação, sinalizando que os gestores escolares terão 10 vezes mais possibilidades de atingir patamares mais elevados de educação nos próximos 10 anos, pois vincula os investimentos com a educação aos níveis de desenvolvimento do país, aferidos pelo PIB.
C) estabelece que a melhoria da educação básica — universalização do acesso à educação infantil, aumento de vagas no ensino superior, maior investimento em educação em tempo integral e em educação profissional — evidencia a base para o desenvolvimento, pois o crescimento econômico é o indicador do percentual de recursos do PIB a ser aplicado em educação.
D) disponibiliza para os gestores escolares o crescimento de 10% dos investimentos do PIB em educação, o ano, durante os próximos 10 anos e um Sistema Nacional de Avaliação para verificar a efetivação das diretrizes e metas dispostas no referido Plano.
E) permite planejar a educação para os próximos 10 anos e institui mecanismos de monitoramento e avaliação, tanto da execução do Plano como da qualidade da educação, por meio do estabelecimento de metas educacionais e definição dos investimentos a serem disponibilizados para o alcance dessas metas.
ENADE 2014 - QUESTÃO 33
Os currículos organizam conhecimentos, culturas, valores e artes a que todo ser humano tem direito. Assim, o currículo deve ser analisado conforme as experiências vividas pelos estudantes, nas quais se articulam os saberes, aprendidos por eles na vivência e na convivência em suas comunidades, com os conhecimentos sistematizados que a escola deve lhes tornar acessíveis.
ARROYO, M. . Educandos e educadores: seus direitos e o currículo. In: ARROYO, M. G.
Indagações sobre o currículo: educandos e educadores: seus direitos é o currículo.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007, p. 67 (adaptado).
A partir da definição de currículo abordada pelo autor, avalie as afirmações a seguir.
I. A construção do currículo constitui um processo de seleção cultural, o que pode colocar em desvantagem determinados grupos sociais e culturais.
II. O sistema educativo confere ao currículo efetividade que envolve uma multiplicidade de relações, razão pela qual este deve ser considerado práxis e sua materialização corresponder à forma como foi idealizado.
III. As teorias críticas reconhecem a existência de poderes diversos diluídos nas relações sociais, conferindo ao currículo a função de atuar em processos para a inclusão escolar.
IV. É desafio da escola incluir no currículo experiências culturais diversificadas, que não reproduzam estruturas da vida social em suas assimetrias e desigualdades.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, III e IV apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2014 - QUESTÃO 34
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) relaciona-se à organização do trabalho pedagógico da escola, indicando uma direção, explicitando os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação da escola.
VEIGA,I. P. A.; RESENDE, L.M.G. (Org.). Escola: espaço do Projeto
Político-Pedagógico. 4. ed. Campinas-SP: Papirus, 1998 (adaptado).
Considerando a elaboração do PPP, avalie as seguintes afirmações.
I. O PPP constitui-se em processo participativo de decisões para instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições no interior da escola.
II. A discussão do PPP exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola, o que implica refletir sobre o homem a ser formado.
III. A construção do PPP requer o convencimento dos professores, da equipe escolar e dos funcionários para trabalharem em prol do plano estabelecido pela gestão educacional.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2014 - QUESTÃO 35
Da visão dos direitos humanos e do conceito de cidadania fundamentado no reconhecimento das diferenças e na participação dos sujeitos, decorre uma identificação dos mecanismos e processos de hierarquização que operam na regulação e produção de desigualdades. Essa problematização explicita os processos normativos de distinção dos alunos em razão de características intelectuais, físicas, culturais, sociais e linguísticas, estruturantes do modelo tradicional de educação escolar.
BRASIL, MEC. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da
Educação Inclusiva, 2008, p. 6 (adaptado).
As questões suscitadas no texto ratificam a necessidade de novas posturas docentes, de modo a atender a diversidade humana presente na escola. Nesse sentido, no que diz respeito a seu fazer docente frente aos alunos, o professor deve
I. desenvolver atividades que valorizem o conhecimento historicamente elaborado pela humanidade e aplicar avaliações criteriosas com o fim de aferir, em conceitos ou notas, o desempenho dos alunos.
II. instigar ou compartilhar as informações e a busca pelo conhecimento de forma coletiva, por meio de relações respeitosas acerca dos diversos posicionamentos dos alunos, promovendo o acesso às inovações tecnológicas.
III. planejar ações pedagógicas extraescolares, visando ao convívio com a diversidade; selecionar e Organizar os grupos, a fim de evitar conflitos.
IV. realizar práticas avaliativas que evidenciem as habilidades e competências dos alunos, instigando esforços individuais para que cada um possa melhorar o desempenho escolar.
V. utilizar recursos didáticos diversificados, que busquem atender a necessidade de todos e de cada um dos alunos, valorizando o respeito individual e coletivo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e V.
C) II, III e IV.
D) I, II, IV e V.
E) I, III, IV e V.












COMENTÁRIOS