Questões de Química e Biologia da PUC-RS 2018 (Verão) com Gabarito

Questões de Química e Biologia da PUC-RS 2018 (Verão) com Gabarito
(Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Sumário da Prova:
Parte I
História e Geografia (01 - 20)
Língua Portuguesa e Literatura (21 - 40)

Parte II
Matemática e Física (01 - 20)
Química e Biologia (21 - 40)
Inglês (41 - 50)
Espanhol (41 - 50)

QUÍMICA E BIOLOGIA

QUESTÃO 21
(PUC-RS) Em 05 de novembro de 2017 completaram-se dois anos do pior acidente da história da mineração brasileira, ocorrido no município de Mariana, Minas Gerais, tendo como causa o rompimento da barragem do Fundão, controlada pela mineradora Samarco. O acidente acabou por liberar 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração dentre os quais podem ser encontrados óxido de ferro, água e lama.

Sobre esse desastre ecológico, pode-se afirmar que

A) a lama liberada, uma vez seca, forma uma espécie de pavimentação que impede o crescimento e o estabelecimento de novas espécies no local.

B) a cobertura de lama é rica em matéria orgânica, alterando o pH do solo, o que possibilita maior rapidez no processo de sucessão ecológica para repovoamento específico no local.

C) a grande mortandade de peixes observada no Rio Doce deve-se ao óxido de ferro, um composto molecular que se deposita nas guelras, causando asfixia.

D) os rejeitos liberados continham metais de transição, como ferro e silício.

Resposta.

QUESTÃO 22
(PUC-RS) O uso crescente de combustíveis fósseis é responsável pelo aumento dos níveis de CO2 na atmosfera, o que gera graves riscos ambientais. Um dos efeitos do acúmulo de CO2  na atmosfera é que, em contato com a água do mar, esse gás dissolve-se e reage de acordo com a equação abaixo:

CO2 + H2O H⁺ + HCO3ˉ

Uma das consequências disso é que o pH da água do mar torna-se mais ________, ameaçando espécies marinhas que dependem de estruturas calcárias para sua sobrevivência, como ________ e ________. Em tais condições de pH, as partes calcárias tendem a se dissolver. Com o desaparecimento dos corais, centenas de espécies que dependem deles serão extintas.

A) ácido – cifozoários – artrópodes
B) ácido – equinodermos – moluscos
C) básico – moluscos – cifozoários
D) básico – artrópodes – equinodermos

Resposta.

INSTRUÇÃO: Para responder às questões 23 e 24, analise a representação do glifosato a seguir.


QUESTÃO 23
(PUC-RS) A Coniza bonariensis é uma planta comestível e muito perfumada, às vezes usada como tempero. Popularmente, é conhecida como buva, rabo-defoguete, voadeira ou margaridinha-dos-campos, pela semelhança de suas flores com a margarida. A buva é muito resistente e se desenvolve em todo tipo de solo e clima. Por isso, é considerada uma erva daninha nas grandes monoculturas de trigo e soja, onde disputa espaço com as outras plantas e reduz o rendimento da safra. Os agricultores combatemna há décadas com herbicidas, especialmente com o glifosato. Recentemente, uma mutação conferiu à buva resitência a esse agrotóxico.

Sobre esse assunto, é correto afirmar que

A) a molécula de glifosato apresenta vários grupos polares, o que dificulta sua solubilização em água.

B) a molécula de glifosato apresenta os grupos funcionais amina e ácido carboxílico.

C) a frase “a buva adquiriu resistência ao agrotóxico” expressa uma perspectiva Darwinista.

D) a buva, que é uma gimnosperma, é mais suscetível a mutações que as angiospermas.

Resposta.

QUESTÃO 24
(PUC-RS) O uso de agrotóxicos é objeto de preocupações, pois o contato com doses elevadas no momento da aplicação tem causado sérios problemas de saúde a trabalhadores rurais. Esse problema se agrava quando os agricultores aplicam doses maiores do que as recomendadas, em uma tentativa de controlar pragas resistentes. O glifosato, por exemplo, no uso agrícola comum, é adquirido como uma solução com a concentração de 360 gramas por litro, sendo aplicados cinco litros por hectare (um hectare equivale a 10000 m²).

Sobre esse assunto, fazem-se as seguintes afirmativas.

I. Em uma aplicação de glifosato, cada hectare de lavoura recebe mais de 1,0×10²³ moléculas desse herbicida.

II. Em uma molécula de glifosato há mais átomos de hidrogênio do que de oxigênio.

III. A concentração de glifosato na solução é de aproximadamente 2,1 mol/L.

Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) I, II e III.

Resposta.

QUESTÃO 25
(PUC-RS) A produção de muitos dos alimentos e bebidas mais apreciados envolve processos fermentativos. A produção do vinho e da cerveja, realizada com auxílio do Saccharomyces cerevisiae, é um exemplo. Esse micro-organismo é capaz de alimentar-se de açúcares simples, como a glicose, produzindo etanol e dióxido de carbono, como mostra a equação química não balanceada a seguir.

C6H12O6 CH3CH2OH + CO2

Sobre esse assunto, é correto afirmar que

A) a reação apresenta ΔH < 0, pois o micro-organismo obtém energia da reação.

B) são consumidos 180 g de glicose para produzir um mol de etanol.

C) o Saccharomyces cerevisiae armazena seu genoma em um plasmídeo.

D) o Saccharomyces cerevisiae é encontrado no fermento químico.

Resposta.

QUESTÃO 26
(PUC-RS) Hormônios vegetais são substâncias que atuam no desenvolvimento de plantas. Muitas dessas substâncias são utilizadas na indústria do cultivo vegetal para fins comerciais. Sobre esses hormônios, pode-se afirmar que

A) as giberelinas estimulam mitoses principalmente em raízes.

B) o ácido abscísico estimula o crescimento das plantas no inverno.

C) o eteno tem átomos de carbono em geometria trigonal piramidal.

D) as auxinas atuam especialmente na dominância apical e no alongamento do caule.

Resposta.

QUESTÃO 27
(PUC-RS) Leia o texto a seguir e analise as afirmativas.

A agricultura moderna emprega extensamente fertilizantes industriais, por meio dos quais agregam-se ao solo diversos elementos químicos necessários ao desenvolvimento vegetal. Os principais elementos agregados dessa forma são nitrogênio, fósforo, enxofre, cálcio, magnésio e potássio. Sobre esses elementos, fazem-se as seguintes afirmativas:

I. Nitrogênio, enxofre e potássio são os três mais eletronegativos entre os seis citados.

II. Átomos de cálcio e potássio habitualmente ocorrem como cátions em compostos iônicos.

III. Moléculas polares de sulfeto de magnésio resultam da reação direta entre enxofre e magnésio.

Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e III.

Resposta.

QUESTÃO 28
(PUC-RS) A síntese da amônia pelo processo Haber-Bosch, desenvolvido no início do século XX, representou um dos maiores progressos para a produção de alimentos em larga escala, pois possibilitou a produção em grande quantidade de fertilizantes nitrogenados. Nessa síntese, ocorre a reação direta entre nitrogênio e hidrogênio gasosos, conforme mostra a equação química não balanceada a seguir. Essa reação é realizada com auxílio de um catalisador de ferro e tende a atingir uma condição de equilíbrio químico.

Em relação à referida reação, é correto afirmar que

A) ocorre produção de moléculas polares a partir de moléculas apolares.

B) na molécula de N2 há uma ligação dupla mais difícil de quebrar do que a ligação simples no H2.

C) a adição de NH3 ao sistema favorece o sentido dos produtos.

D) a molécula de H2 forma ligações de hidrogênio e, por essa razão, apresenta fortes interações intermoleculares com a amônia.

Resposta.

QUESTÃO 29
(PUC-RS) A conservação de alimentos exige que se iniba a proliferação microbiana. Há uma variedade de técnicas capazes de atingir esse objetivo, entre elas a salga de carnes e a produção de conservas e compotas por meio de soluções concentradas de sal ou açúcar.

Com relação a isso, é correto afirmar que,

A) no processo da salga de carnes, há entrada de sal nas células por osmose.

B) no charque, a salga impede o crescimento de fungos como o Clostridium botulinum.

C) ao armazenar uma lata de pêssegos em calda à temperatura de 0°C, haverá congelamento.

D) numa salmoura concentrada, as células de micro-organismos perdem água, ficando murchas ou desidratadas.

Resposta.

QUESTÃO 30
(PUC-RS) Leia o texto e analise as informações sobre teor de cafeína nas amostras apresentadas a seguir.

Bebidas e alimentos contendo cafeína (C8H10N4O2) são apreciados no mundo todo, o que motiva uma extensa produção agrícola. Apesar de sua popularidade, a cafeína é considerada uma substância tóxica, podendo levar à morte se for consumida em uma dose de 10 g ou superior. No Rio Grande do Sul, o mate e o café são muito populares, mas qual deles tem a maior quantidade de cafeína? A tabela abaixo mostra a quantidade de cafeína encontrada em algumas amostras.
Teor de Cafeína
Em relação aos dados apresentados, assinale a alternativa correta.

A) Um café expresso contém aproximadamente 0,2 mol de cafeína.

B) O consumo do volume correspondente a 100 cafés expressos é letal.

C) Um chimarrão feito com 100 g de erva-mate pode fornecer mais cafeína do que 10 cafezinhos.

D) Adicionando-se 30 mL de água a um café expresso, este é diluído, e a quantidade de cafeína presente passa a ser de 20,0 mg.

Resposta.

QUESTÃO 31
(PUC-RS) Leia o texto e analise a tabela sobre entalpias de ligação para responder à questão.

O lixo urbano pode ser usado para a produção de uma importante fonte de energia, o metano. Essa substância é produzida na decomposição anaeróbica da matéria orgânica, podendo ser usada como combustível em veículos e na indústria.
Entalpia de ligação kJ-mol
Considerando os valores aproximados das entalpias de ligação apresentados na tabela, em relação ao metano é possível afirmar que

A) sua combustão completa libera menos energia que a combustão incompleta.

B) sua queima em um lampião é possível, pois se trata de um combustível líquido.

C) a combustão completa libera cerca de 50 kJ por grama de combustível queimado.

D) a combustão completa é uma reação exotérmica com ΔH = −380 kJ por mol desse gás.

Resposta.

QUESTÃO 32
(PUC-RS) Leia o texto sobre adulterações em bebidas alcoólicas.

“Nos últimos cinco anos, pesquisadores brasileiros passaram a estudar o grau de adulteração em produtos nacionais e estrangeiros a partir da análise da quantidade existente, em seu conteúdo, da forma estável mais pesada do átomo de carbono, o isótopo denominado carbono 13 (¹³C), muito mais raro do que o leve carbono 12 (¹²C). A relação entre o número de átomos desses dois tipos de carbono pode denunciar a adoção de alguns procedimentos ilegais, ou no mínimo não muito divulgados, durante a fabricação de bebidas.”
PIVETTA, M., Traquinagens etílicas. Pesquisa Fapesp 94, dez/2003.

Considerando as informações do texto acima, é correto afirmar que

A) o carbono 13 apresenta 6 nêutrons e 7 prótons em seu núcleo.

B) o número atômico do isótopo mais abundante do carbono é 12.

C) a eletrosfera de um átomo de carbono 13 apresenta 13 elétrons.

D) uma molécula de etanol com átomos de carbono 13 poderia ter massa 48 u.

Resposta.

QUESTÃO 33
(PUC-RS) Os radicais livres são espécies químicas que contêm elétrons desemparelhados, sendo por isso pouco estáveis e extremamente reativos. Alguns são produzidos no próprio organismo, apresentando elétrons desemparelhados no átomo de oxigênio, e estão associados a doenças graves. Sobre os radicais livres produzidos no organismo, é correto afirmar que

A) incluem espécies químicas como OHˉ.

B) oxidam membranas mitocondriais, causando o envelhecimento celular.

C) produzem peróxido de hidrogênio, um radical livre, quando degradados por antioxidantes.

D) oxidam-se ao reagirem com outras moléculas no organismo, pois atuam como agentes redutores.

Resposta.

INSTRUÇÃO: As questões 34 e 35 tratam de conhecimentos relacionados à etnobotânica, a qual se dedica a estudar a interface entre conhecimentos botânicos e etnológicos, ou seja, a relação que diferentes povos estabelecem com as plantas e, a partir disso, os distintos saberes produzidos sobre sua utilização e cultivo.

QUESTÃO 34
(PUC-RS) Também conhecido como nogueira-do-japão, o Ginkgo biloba é considerado um “fóssil vivo” por existir há mais de 150 milhões de anos. Seu uso está relacionado à intensificação da memória e da atenção. É uma espermatófita da subdivisão Coniferophytina inserida na classe Pinatae. Sobre o Ginkgo biloba é correto afirmar que

A) apresenta polinização entomófila.
B) é classificado como uma pteridófita.
C) é uma espermatófita com gametas flagelados.
D) não apresenta estruturas de reprodução visíveis.

Resposta.

QUESTÃO 35
(PUC-RS) Algumas tribos indígenas da região da Amazônia costumam alimentar-se das sementes oleaginosas de Hevea brasiliensis, também conhecida como seringueira. A importância econômica dessa planta está fortemente vinculada à extração de látex para a produção de borracha, podendo ser utilizada também para a produção de óleos, vernizes, tintas e suplementos alimentares. A partir dessas informações, é possível concluir que

A) seu fruto não permite classificá-la como angiosperma.

B) suas folhas pecioladas permitem classificá-la como monocotiledônea.

C) seu látex, ao ser secretado, protege áreas de tecidos vegetais lesionadas.

D) suas sementes são oleaginosas devido a seu alto teor de carboidratos.

Resposta.

QUESTÃO 36
(PUC-RS) Considere a matriz binária representada abaixo, na qual “0” significa ausência e “1” presença de determinadas características (c1, c2, c3 e c4) em cinco espécies hipotéticas (E1, E2, E3, E4 e E5).
caracteristicas
Assinale a alternativa que mostra o cladograma que melhor representa o grau de similaridade entre as espécies E1, E2, E3, E4 e E5.
quimica-biologia-2018-questao-36

Resposta.

QUESTÃO 37
(PUC-RS) Para responder à questão, analise o gráfico, que representa diferentes classes fenotípicas de uma característica genética em população com equilíbrio de Hardy-Weinberg, e as afirmativas.
expressividade do caráter
I. O gráfico exemplifica um caso de herança quantitativa.

II. As sete classes fenotípicas podem resultar da interação de seis alelos.

III. A distribuição normal apresenta indivíduos heterozigotos em suas extremidades.

Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

A) I.
B) III.
C) I e II.
D) II e III.

Resposta.

QUESTÃO 38
(PUC-RS) O gráfico abaixo apresenta a curva de crescimento de uma população em função do tempo.
numero de indivíduos
A curva de potencial biótico (CPB) difere da curva de crescimento real (CCR) pela existência de um elemento denominado de “resistência do meio” (R), o qual reflete diferentes fatores ambientais que interferem na população.

Sobre esses fatores, pode-se afirmar:

A) A densidade populacional não pode ser considerada como fator de resistência do meio, pois quanto mais indivíduos de uma população em uma mesma área, maior será o número de cruzamentos e, por conseguinte, de nascimentos.

B) A disponibilidade de alimentos se converte principalmente em um fator de resistência do meio quando duas espécies competem pelo mesmo recurso alimentar.

C) A relação entre predador e presa é um exemplo de fator de resistência do meio, pois uma espécie regula a proliferação da outra.

D) A relação ecológica de parasitismo não afeta a dinâmica populacional, pois seu resultado final é a coadaptação entre parasita e hospedeiro.

Resposta.

QUESTÃO 39
(PUC-RS) Considerando os filos da escala evolutiva zoológica, pode-se afirmar que _________ e _________ são simultaneamente celomados, protostômios e segmentados.

A) caracol-de-jardim – lombriga
B) sanguessuga – mosca
C) tênia – esponja-do-mar
D) estrela-do-mar – cavalo

Resposta.

QUESTÃO 40
(PUC-RS) Produtividade é o termo dado à capacidade que alguns seres vivos têm de converter a energia luminosa assimilada na fotossíntese em biomassa. Considere as informações a seguir sobre os fluxos de energia e matéria.

I. A produtividade primária bruta (PPB) corresponde à quantidade total de energia luminosa convertida em biomassa por um ser vivo.

II. A produtividade primária líquida (PPL) corresponde à energia que estará à disposição do nível trófico seguinte, somada à energia derivada da fotossíntese.

III. Os produtores podem ser tanto fotossintetizantes quanto quimiossintetizantes.

Estão corretas as afirmativas

A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III.

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