Questões Filosofia UEL 2018 com Resolução

Questões Filosofia UEL 2018 com Resolução
(Universidade Estadual de Londrina)

FILOSOFIA

QUESTÃO 01
UEL 2018: Leia o texto a seguir.

Desde o início dos anos oitenta, a ética discursiva de Jürgen Habermas teve como proposta reformular o programa universalista da moral kantiana com base em uma teoria da competência comunicativa. Ao substituir a regra do imperativo categórico pelo princípio de uma argumentação moral racional, a ética do discurso persegue a redefinição dos traços dentontológico, cognitivista e formalista do ponto de vista moral.
(Adaptado de: LANGLOIS, L. Discurso Moral e Discurso Ético segundo Habermas: uma distinção fundada? In. ARAÚJO, L. B. L.; BARBOSA, R. J. C. (org.) Filosofia Prática e Modernidade. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2003. p.53.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre Habermas, apresente os princípios do cognitivismo e do formalismo que caracterizam a Ética do Discurso.

Resposta.

QUESTÃO 02
UEL 2018: Leia o texto a seguir.

Que terá levado o homem, a partir de determinado momento de sua história, a fazer ciência teórica e filosofia? Por que surge no Ocidente, mais precisamente na Grécia do século VI a.C, uma nova mentalidade, que passa a substituir as antigas construções mitológicas pela aventura intelectual, expressa através de investigações científicas e especulações filosóficas?
(PESSANHA, J. A. M. Do Mito à Filosofia. In. Os Pré-Socráticos.
São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996. p.5. Coleção “Os Pensadores”.)

Com base no texto e nos conhecimentos a respeito da passagem do Mito ao Logos, indique as principais condições que marcaram o surgimento da Filosofia.

Resposta.


VEJA MAIS QUESTÕES DA UEL 2018
PROVA OBJETIVA
PORTUGUÊS
INGLÊS
FRANCÊS
ESPANHOL
ARTES
BIOLOGIA
MAIS QUESTÕES DA UEL

QUESTÃO 03
UEL 2018: Leia o texto a seguir.

Aristóteles afirma que os indivíduos são compostos de matéria (hyle) e forma (eidos). A matéria é o princípio de individuação e a forma a maneira como a matéria se constitui em si. Assim, todos os indivíduos de uma mesma espécie teriam a mesma forma, mas difeririam do ponto de vista da matéria, já que se trata de indivíduos diferentes, ao menos numericamente.
(Adaptado de: MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia: dos
pré-socráticos a Wittgenstein. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. p.21.)

Com base na diferenciação entre matéria e forma apresentada no texto, indique o significado dos conceitos de essência e de acidente na teoria do conhecimento de Aristóteles.

Resposta.

QUESTÃO 04
UEL 2018: Leia os textos a seguir.

Como é meu intento escrever algo útil para os que se interessarem, pareceu-me mais conveniente procurar a verdade efetiva das coisas do que pelo que delas se possa imaginar. Muitos imaginaram repúblicas e principados que nunca se viram e que jamais existiram verdadeiramente.
(Adaptado de: MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p.63. Cap. XV.)

A preocupação de Maquiavel em suas obras é o Estado. Não o melhor Estado, aquele tantas vezes imaginado, mas que nunca existiu. Mas o Estado real, capaz de assegurar a ordem. Seu ponto de partida e de chegada é a realidade concreta. Daí a ênfase na “verdade efetiva das coisas”. Isso leva Maquiavel a se perguntar: como fazer reinar a ordem, como instaurar um Estado estável?
(Adaptado de: SADEK, M. T. Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù. In. WEFFORT, F. (org.). Os Clássicos da Política. vol.1. 13.ed. São Paulo: Ática, 2001. p.17.)

Com base nos textos e nos conhecimentos sobre o pensamento político de Maquiavel, apresente a relação entre a busca da “verdade efetiva das coisas” e o modo como o príncipe deve pautar sua ação política tendo em vista a estabilidade e a ordem do Estado.

Resposta.

Questões Filosofia UEL 2018 com Resolução Questões Filosofia UEL 2018 com Resolução Reviewed by Redação on agosto 08, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.