Questões de Química do ITA 2019 com Resolução

questoes-de-quimica-do-ita-2019-com-resolucao
Questões de Química do ITA 2019 com Resolução

QUESTÕES DE:
FÍSICA
PORTUGUÊS
INGLÊS
MATEMÁTICA
QUÍMICA

Química

Constantes
Constante de Avogadro (NA) = 6,02 x 10²³ molˉ¹
Constante de Faraday (F) = 9,65 x 10⁴ C molˉ¹ =
= 9,65 x 10⁴A s molˉ¹ = 9,65 x 10⁴ J Vˉ¹ molˉ¹
Volume molar de gás ideal = 22,4 L (CNTP)
Carga elementar = 1,60 x 10ˉ¹⁹ C
Constante dos gases (R) = 8,21 x 10ˉ² atm L Kˉ¹ molˉ¹ =
= 8,31 J Kˉ¹ molˉ¹ = 1,98 cal Kˉ¹ molˉ¹
Constante gravitacional (g) = 9,81 m sˉ²
Constante de Planck (h) = 6,63 x 10ˉ³⁴ m² kg sˉ¹
Velocidade da luz no vácuo = 3,0 x 10⁸ m sˉ¹
Número de Euler (e) = 2,72

Definições
Pressão: 1 atm = 760 mmHg = 1,01325 x 10⁵ N mˉ² =
= 760 Torr = 1,01325 bar
Energia: 1 J = 1 N m = 1kg m² sˉ² = 6,24 x 10¹⁸ eV
Condições normais de temperatura e pressão (CNTP):
0°C e 760 mmHg
Condições ambientes: 25°C e 1 atm
Condições padrão: 1 bar; concentração das soluções = 1 mol Lˉ¹ (rigorosamente: atividade unitária das espécies); sólido com estrutura cristalina mais estável nas condições de pressão e temperatura em questão. (s) = sólido. () = líquido. (g) = gás. (aq) = aquoso. (conc) = concentrado. (ua) = unidades arbitrárias. u.m.a. = unidade de massa atômica. [X] = concentração da espécie química X em mol Lˉ¹ ln X = 2,3 log X

Massas Molares

QUESTÃO 49
(ITA 2019) Sejam feitas estas afirmações a respeito do ponto de ebulição de substâncias à pressão atmosférica:

I. O ponto de ebulição do 2-propanol é maior que o da propanona.

II. O ponto de ebulição do cis-but-2-eno é maior que o do trans-but-2-eno.

III. O ponto de ebulição do fluorometano é maior que o da metilamina.

IV. O ponto de ebulição do 2-metilbutano é maior que o do 2,2-dimetilpropano.

Das afirmações acima, está(ão) CORRETAS(S)

a) apenas I, II e IV.
b) apenas I e III.
c) apenas II e IV.
d) apenas III.
e) todas.

GABARITO E RESOLUÇÃO

QUESTÃO 50
(ITA 2019) Assinale a opção que apresenta o número total de isômeros estruturais de aminas com fórmula molecular C4H11N.

a) 3
b) 4
c) 7
d) 8
e) 9

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 51
(ITA 2019) Retardantes de chama são substâncias que atenuam e/ou inibem o processo de combustão de um material.

Considere os seguintes fenômenos:

I. Criação de um dissipador de calor usando um composto que se decompõe em um processo altamente exotérmico, gerando produtos voláteis não combustíveis.

II. Aumento da transferência de calor na superfície em combustão por eliminação do material fundido.

III. Envenenamento da chama pela evolução de espécies químicas que capturam os radicais H e OH que são ativos na propagação da termooxidação da chama.

IV. Limitação da transferência de calor e massa pela criação de uma camada de carbonização isolante na superfície do material sólido em combustão.

Assinale a opção que apresenta corretamente o(s) fenômeno(s) que pode(m) ser atribuído(s) a ações de retardantes de chama.

a) Apenas I e II
b) Apenas I e IV
c) Apenas II, III e IV
d) Apenas III
e) Todos


QUESTÃO 52
(ITA 2019) Após atravessar um filtro de radiação ultravioleta, o qual não permite passar fótons de comprimento de onda menor que 300 nm, um feixe de luz solar é direcionado para uma amostra de hidrogênio atômico gasoso à baixa pressão, mantido em um recipiente transparente à luz visível e opaco ao infravermelho (com comprimento de onda superior a 663 nm). Após passarem pela amostra, a quantidade de fótons e suas energias são detectadas por sensores posicionados ortogonalmente ao feixe de luz.

Assinale a opção que melhor apresenta as energias, em eV, dos fótons que podem ser detectados.

a) 0,7; 1,9; 3,3; 10,2
b) 0,9; 1,4; 1,9; 3,3
c) 1,0; 1,5; 3,4; 13,6
d) 1,9; 2,6; 2,9; 3,0
e) 2,1; 2,4; 3,4; 3,8


QUESTÃO 53
(ITA 2019) Considere uma pequena chapa de aço revestido com zinco (aço galvanizado) mergulhada em uma solução azul de sulfato de cobre nas condições padrão e a 25°C. Após determinado intervalo de tempo, observa-se que a solução fica verde. Com base nessas observações e desconsiderando a presença de espécies interferentes, é

ERRADO afirmar que

a) o aço foi corroído.
b) o íon cobre atuou como agente oxidante preferencialmente ao oxigênio atmosférico.
c) o zinco foi parcialmente oxidado.
d) o zinco foi oxidado preferencialmente ao ferro.
e) a função do zinco no aço galvanizado é oferecer proteção catódica.


QUESTÃO 54
(ITA 2019) Um dado indicador ácido-base tem constante de dissociação ácida igual a 3,0 x 10ˉ⁵. A forma ácida desse indicador tem cor vermelha e sua forma básica tem cor azul. Com base nessas informações, assinale a opção que apresenta o valor aproximado da variação de pH para que ocorra a mudança de cor do indicador de 75% da coloração vermelha para 75% da azul.

a) 0,33
b) 1,0
c) 1,5
d) 2,0
e) 3,0


QUESTÃO 55
(ITA 2019) Computadores químicos são sistemas desenvolvidos para resolver diversos problemas de ciência e engenharia, por meio de reações químicas. Considere dois exemplos de aplicação desses computadores:

I. Desenvolvimento de circuitos de controle molecular e procedimentos terapêuticos inteligentes utilizando um conjunto de velocidades de reações químicas como linguagem de programação para controlar a síntese de DNA.

II. Definição das melhores rotas de deslocamento entre dois pontos de um mapa, de forma mais rápida do que qualquer sistema de navegação convencional. O computador utiliza um mapa preenchido com um líquido alcalino. O ponto de partida contém partículas de corante e o ponto de destino contém um gel misturado com ácido.

Assinale a opção que apresenta os conceitos/processos que melhor descrevem o princípio de funcionamento dos computadores químicos exemplificados em I e II, respectivamente.

a) Primeira lei da termodinâmica e solubilidade
b) Mecanismos reacionais e variação da tensão superficial
c) Entalpia de formação dos produtos e entalpia de neutralização
d) Princípio de Le Chatelier e Lei de Hess
e) Energia de ativação e reação de Cannizzaro


QUESTÃO 56
(ITA 2019) Considere as configurações eletrônicas do estado fundamental dos átomos X, Y e Z pertencentes ao segundo período da tabela periódica:

X: ns²np³ Y: ns²np⁴ Z: ns²np⁵

Com base nas estruturas de Lewis, sejam feitas as seguintes afirmações sobre íons e moléculas formados por esses átomos:

I. A ordem das energias de ligação das moléculas diatômicas homonucleares é X2 > Y2 > Z2.

II. O cátion XY⁺ tem maior distância interatômica de equilíbrio do que o ânion XYˉ.

III. As moléculas triatômicas YZ2 e Y3 têm geometria angular.

IV. As moléculas X2Y2 e Y2Z2 apresentam ligações duplas.

Das afirmações acima, estão CORRETAS apenas

a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II, III e IV.
e) II e IV.


QUESTÃO 57
(ITA 2019) Sabe-se que um determinado nuclídeo, estável ou instável, em seu estado fundamental é designado por X e, em seu estado excitado, por X*. Considere o bom bardeamento do átomo estável de cobalto no estado fundamental por um nêutron. O nuclídeo gerado por essa reação sofre três decaimentos radioativos consecutivos, liberando, respectivamente, uma partícula beta e 0,31 MeV de energia, uma partícula gama e 1,17 MeV de energia, e uma partícula gama e 1,33 MeV de energia.

Com base nessas informações, assinale a opção que apresenta os nuclídeos formados em cada um dos três decaimentos, respectivamente.

a) Co*, Co*, Co
b) Co*, Co, Ni
c) Co*, Ni*, Ni
d) Ni*, Co*, Co
e) Ni* Ni*, Ni


QUESTÃO 58
(ITA 2019) A reação de adição nucleofílica de dienos conjugados pode levar à formação de produtos 1,2-substituídos ou 1,4-substituídos, dependendo das condições de temperatura e da estrutura do reagente. A figura mostra o diagrama de energia em função da coordenada de reação para a adição de HBr a 1,3-butadieno.


Com base nessa figura, sejam feitas as seguintes afirmações:

I. O produto 1,2 deve se formar mais rapidamente que o produto 1,4.

II. O produto 1,4 é termodinamicamente mais estável que o produto 1,2.

III. Independentemente da temperatura da reação, há a formação de um intermediário comum a partir do qual os produtos são formados.

IV. Se a temperatura for suficiente para fornecer energia aos reagentes e intermediários para formar os produtos, mas não for suficiente para reverter produtos em intermediários, o produto 1,2 será formado majoritariamente.

Das afirmações acima, está(ão) CORRETA(S)

a) apenas I e II.
b) apenas I e IV.
c) apenas II, III e IV.
d) apenas III.
e) todas.


QUESTÃO 59
(ITA 2019) A espectroscopia de massa é um dos métodos instrumentais utilizados para determinar a fórmula molecular de um composto. Essa mesma técnica é utilizada para determinar as massas dos isótopos e suas abundâncias percentuais. Sabe-se que o átomo de bromo tem dois isótopos estáveis com massas atômicas iguais a 79 e 81 u.m.a., e abundâncias iguais a 50,7 e 49,3%, respectivamente.

O espectro de massas (abundância em função da relação carga/massa) do Br2 tem seus três picos mais intensos atribuídos aos diferentes arranjos isotópicos do Br2. Baseado nessas informações, a razão entre as intensidades relativas dos picos dos isótopos do Br2, em ordem crescente de massa atômica, é aproximadamente

a) 1:1:l.
b) 1:1:2.
c) 1:2:l.
d) 1:2:2.
e) 1:2:3.


QUESTÃO 60
(ITA 2019) Uma amostra de gás contém 80% de metano, 10% de etano, 5% de propano e 5% de nitrogênio, em volume. Considerando que todos os átomos de carbono na amostra de gás são convertidos em butadieno com 100% de rendimento, assinale a opção que apresenta a massa de butadieno obtido a partir de 100 g do gás.

a) 50 g
b) 60 g
c) 70 g
d) 80 g
e) 90 g

Questões de Química do ITA 2019 com Resolução Questões de Química do ITA 2019 com Resolução Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.