Prova São Leopoldo Mandic (VESTIBULAR - MEDICINA 2019) com Gabarito

Prova São Leopoldo Mandic (VESTIBULAR - MEDICINA 2019) com Gabarito QUESTÃO 01 O HOSPITAL E A PRAIA E eu caminhei no hospital Onde ...
Prova São Leopoldo Mandic (VESTIBULAR - MEDICINA 2019) com Gabarito

QUESTÃO 01
O HOSPITAL E A PRAIA

E eu caminhei no hospital
Onde o branco é desolado e sujo
Onde o branco é a cor que fica
onde não há cor
E onde a luz é cinza

E eu caminhei nas praias e nos
campos
O azul do mar e o roxo da distância
Enrolei-os em redor do meu pescoço
Caminhei na praia quase livre como
um deus

Não perguntei por ti à pedra
meu Senhor
Nem me lembrei de ti bebendo
o vento
O vento era vento e a pedra pedra
E isso inteiramente me bastava

E nos espaços da manhã marinha
Quase livre como um deus eu
caminhava

E todo o dia vivi como uma cega

Porém no hospital eu vi o rosto
Que não é pinheiral nem é rochedo
E vi a luz como cinza na parede
E vi a dor absurda e desmedida
(ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Coral e outros poemas.
São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 186-187.)


(SLMandic 2019) Acerca dos recursos expressivos mobilizados no poema, são feitas as seguintes afirmações:

I - As duas espacialidades presentes no título configuram uma primeira oposição, ampliada e desenvolvida no texto: entre o espaço construído pelo homem e o da natureza; aquele, limitado pelas paredes; enquanto este, porque aberto, possibilita o exercício momentâneo da liberdade.

II - O cromatismo é usado pela poeta para destacar um jogo de oposições: assim, os versos da primeira estrofe contêm imagens visuais cujo contraste com as da segunda estrofe evidencia-se especialmente no verso 8.

III - Na terceira estrofe, a constatação da onipresença divina no espaço paradisíaco ativa a religiosidade do eu-lírico, que lá estabelece um diálogo com seu deus, abordando-o diretamente por meio do vocativo “meu Senhor”.

IV - Isolado em relação às outras estrofes, o verso “E todo o dia vivi como uma cega” termina com um substantivo feminino que estabelece, por oposição, uma relação semântica com o verbo mais repetido no último quarteto.

É correto APENAS o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 02
MALEITA

O lazareto era uma sala de chão batido, com duas portas abertas para o mato. Quarenta doentes gemendo. Uns enrolados em esteiras, amarrados de corda, outros sob cobertores. Ar denso, saturado pelas respirações febris. Havia duas espécies de atacados: os que falavam ou gritavam como animais, estorcendo-se no chão. Ou os que permaneciam imóveis, os olhos cerrados, atolados em profunda apatia.

Durante o dia, a palha de buriti que cobria o casebre esquentava e o calor tornava-se horrível. Os doentes pediam água incessantemente e foi necessário abrir uma cacimba do lado de fora pois o rio ficava bem distante.

Depois desse período de minha vida, correram largos anos; mas nunca pude me esquecer daquelas faces, daqueles gestos, daqueles gritos. Como que os vejo sempre que me transporto para o passado e, ainda agora, o mesmo arrepio e o mesmo horror me dilaceram. O sofrimento era espantoso. Dentro daquele pequeno inferno, a dor era tão intensa, as queixas e os lamentos eram tão cruéis, que me obrigavam muitas vezes a refugiar-me junto à cacimba, procurando esquecer perto à calma daquela água, o turbilhão que se revolvia dentro de mim. Uma noite no lazareto era suficiente para envelhecer um homem.
(CARDOSO, Lúcio. Maleita. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2005, p. 159-160 – excerto.)


(SLMandic 2019) Acerca dos elementos que caracterizam o texto como narrativo-descritivo, são feitas as seguintes afirmações:

I - Para caracterizar o espaço, o narrador em primeira pessoa apresenta imagens que configuram um lugar no qual se combinam precariedade e isolamento.

II - A fim de aproximar visualmente o leitor do ambiente em que ocorrem os fatos, o narrador esforça-se em presentificar a cena, de forma realista e dramática, recorrendo ao predomínio dos verbos no presente e a um foco neutro e objetivo.

III - No quarto parágrafo, a expressão “pequeno inferno” retoma e amplifica, com a força da linguagem figurada, outras duas, constituindo uma gradação negativa: “sala de chão batido” e “casebre”.

IV - No penúltimo parágrafo, as imagens da “cacimba” e do “turbilhão”, ambas ligadas à água, figuram o contraste entre a placidez externa e o conflito interior do narrador-protagonista.

É correto APENAS o que se afirma em

A) I, III e IV.
B) II, III e IV.
C) I, II e III.
D) I e II.
E) III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 03
NAS ENTRANHAS DA PROCTOLOGIA

O exame proctológico é talvez o mais estigmatizado pela sociedade entre todos os recursos semiológicos utilizados na prática médica, e muitas vezes visto com olhar de desconfiança, vergonha e preconceito. A destreza e naturalidade do médico são fundamentais na condução dos casos, pois os pacientes resistem até tal ponto em que sua patologia já interferiu em muitos aspectos de sua vida cotidiana, ou então menosprezam seus sintomas.

Há várias patologias passíveis de causar prejuízos intensos nas vidas dos pacientes, e algumas bem comuns, como por exemplo incontinência fecal, recebem abordagens diversas de acordo com sua etiologia. É incontestável que provocam impactos psicológicos bastante relevantes, à medida que afetam a realização das atividades diárias e mesmo a condução de uma vida normal. A doença hemorroidária, as fissuras anais e as fístulas são outros problemas comumente vistos nos ambulatórios.

Além disso, a proctologia é cercada de devaneios, muitos deles de caráter obscuro. Parafilias, por exemplo, estão presentes em alguns casos muito mais frequentemente do que imaginamos. Alguns cônjuges de pacientes colostomizados, segundo relatos, mantêm relações sexuais através do orifício da própria bolsa de colostomia. Essas parafilias não tiveram sua origem na cirurgia do paciente, mas em algum aspecto reprimido na mente do indivíduo acometido por elas. A mente humana é um labirinto cheio de mistérios, e elucidá-los por completo é uma tentativa ilusória.
(ISER, Gaile Fernanda. In CATALDO NETO, Alfredo et al..
O estudante de medicina e o paciente – Uma aproximação à prática médica.
Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, p. 161-164. Adaptado.)

(SLMandic 2019) Como forma de garantir a coesão textual, entre outros recursos, a autora utiliza determinados termos e expressões cuja afinidade de sentido permite retomar, complementar ou mesmo depreender o significado de outros vocábulos do texto. Assim, os termos “estigmatizado”, “semiológicos”, “etiologia” e “parafilias”, respectivamente, mantêm proximidade semântica com as palavras

A) destreza; patologia; impactos; devaneios.
B) utilizados; condução; problemas; relatos.
C) desconfiança; casos; realização; cirurgia.
D) naturalidade; prática; psicológicos; ilusórios.
E) preconceito; sintomas; origem; sexuais.

GABARITO.

QUESTÃO 04
UMA ABORDAGEM INTERCONECTADA

O aquecimento global e os padrões climáticos extremos são forças com impacto drástico sobre a saúde pública. Inundações, secas e tempestades intensificadas não mudam apenas a paisagem; também impactam de modo ativo como os seres humanos podem usar a terra e, em última instância, sobre onde podemos viver.

Enquanto os climatologistas correm para modelar o que mudou, para que as comunidades costeiras, por exemplo, possam se adaptar a mares em ascensão, os epidemiologistas também estão percebendo o quão crítico é desenvolver ferramentas para previsão de epidemias que incorporem padrões climáticos novos e iminentes. Em um mundo cada vez mais globalizado, essas pesquisas podem evitar um futuro de pandemias sem precedentes.

Esse tipo de abordagem abrangente, que requer dezenas de especialistas em epidemiologia, ecologia, climatologia, medicina, veterinária e entomologia, é tão cara quanto rara. Já em 400 a.C. Hipócrates entendeu que o meio ambiente, incluindo o clima, tem impacto nas doenças, mas reunir pesquisa multidisciplinar de modo sistemático, a fim de entender melhor sistemas complexos, é algo relativamente novo.

A falta de mais coordenações nesses moldes explica, em parte, por que a comunidade global de saúde ainda está tateando no que diz respeito a doenças emergentes. A Zika, por exemplo, embora tenha sido identificada pela primeira vez em Uganda em 1947, foi ignorada até se espalhar pelas Américas em 2015. Muitas vezes, tais doenças carecem de atenção quando emergem porque afetam as populações mais pobres do mundo, o que significa que geralmente não são lucrativas para o desenvolvimento farmacêutico.
(PARSHLEY, Lois. “Febre global”. Revista Scientific American Brasil,
ano 17, no. 185, julho de 2018, p. 54-56. Adaptado.)

(SLMandic 2019) Acerca das orações utilizadas na estruturação do texto e sua função sintática, são apresentadas as seguintes afirmações:

I - No trecho Enquanto os climatologistas correm para modelar o que mudou, para que as comunidades costeiras possam se adaptar a mares em ascensão, a expressão “para que” introduz uma relação gramatical e de sentido semelhante à que exerce a expressão “a fim de” em mas reunir pesquisa multidisciplinar de modo sistemático, a fim de entender melhor sistemas complexos, é algo relativamente novo.

II - No trecho desenvolver ferramentas para previsão de epidemias que incorporem padrões climáticos novos e iminentes, o pronome “que” retoma o antecedente “epidemias”, introduzindo o mesmo tipo de oração presente em Já em 400 a.C. Hipócrates entendeu que o meio ambiente, incluindo o clima, tem impacto nas doenças.

III - No trecho tais doenças carecem de atenção quando emergem porque afetam as populações mais pobres do mundo, o conectivo grifado introduz a causa daquilo que se informa na oração imediatamente anterior; o mesmo que ocorre em A falta de mais coordenações nesses moldes explica por que a comunidade global de saúde ainda está tateando.

Está correto APENAS o que se afirma em

A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 05
POLICLÍNICA

O autor coloca o pensamento sobre a mesa de mármore do café. Longa contemplação: pois ele utiliza o tempo em que o copo - a lente sob a qual examina o paciente – ainda não está diante dele. Em seguida desempacota gradualmente seu estojo: caneta-tinteiro, lápis e cachimbo. A multidão dos fregueses, ordenada anfiteatralmente, compõe seu público clínico. Café, precavidamente servido e fruído do mesmo modo, põe o pensamento sob clorofórmio.

Aquilo sobre o qual este está cismando não tem a ver com a coisa mesma mais que o sonho do narcotizado com a intervenção cirúrgica. Nos cautelosos lineamentos do manuscrito são feitos cortes, o operador desloca acentos no interior, queima fora as tumescências das palavras e insere como costela de prata uma palavra estrangeira. Por fim, a pontuação lhe costura com finas picadas o conjunto e ele remunera o garçom, seu assistente, em dinheiro vivo.
(BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Obras escolhidas II. 5. ed..Trad.
de Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa.
São Paulo: Brasiliense, 2005, p. 54.)


(SLMandic 2019) A afirmação que mais devidamente sintetiza os principais temas e motivos desenvolvidos no texto é:

A) A partir do ponto de vista de um garçom e de seu assistente, o texto descreve uma cena em um café, no qual um cirurgião estrangeiro realiza detidamente seu mister, anestesiando um paciente antes de realizar a intervenção, sob a atenção dos fregueses, tornados observadores involuntários de uma singular experiência científica.

B) Por meio de uma aproximação inusitada entre os ofícios do escritor e do médico, o texto apresenta o pensamento de um autor como um paciente que vai ganhando corpo nos manuscritos cuidadosamente traçados, nos quais o especialista se detém e aplica seus instrumentos de trabalho, a fim de lhe dar a melhor forma, com precisão cirúrgica.

C) Movido pelo efeito da bebida que não mais preenche o copo à sua frente, um autor cisma que está observando um procedimento médico sendo realizado em tempo real, num espaço público; então, acende seu cachimbo, saca o lápis e a caneta-tinteiro e passa a produzir o texto que lemos, a partir do conjunto de imagens a que, narcotizado, julga assistir.

D) O texto registra, de modo poético, o momento em que, na plateia de um anfiteatro, espectadores acompanham uma encenação na qual um médico escritor, acompanhado de seu assistente, contempla absortamente um conjunto de manuscritos estrangeiros, de fino acabamento em prata, os quais adquirira pagando em dinheiro vivo.

E) Partindo da comparação entre as tarefas rotineiras de três profissionais, um escritor, um médico e um garçom, o texto desenvolve uma reflexão lírica sobre os limites tênues entre vida e morte, questionando o que permanece quando o corpo já não está mais presente, concluindo pela perenidade do pensamento quando registrado pela palavra escrita.

GABARITO.

QUESTÃO 06
A MORTE NÃO LHE CAI BEM

O antropólogo norte-americano Ernest Becker, vencedor do Pulitzer com A negação da morte, afirmava que o homem por seu caráter narcisista, não consegue conceber a própria mortalidade. Por isso, cria o que ele chamou de “mentira vital” sobre sua perpetuidade, buscando construir formas heroicas de sobreviver à morte do corpo. Essa negação faria parte da composição do nosso ser e até justificaria muitos problemas da sociedade moderna ocidental.

A negação provoca uma interdição, um tabu descrito por Freud como um sentimento de ambivalência. Para o psicanalista, o que origina um tabu é o desejo. A ambivalência consiste no fato de esse desejo ser direcionado a algo considerado perigoso. No caso da morte, seria o desejo inconsciente da morte de outras pessoas.

A sociedade passa a compreender a morte como algo sagrado e, ao mesmo tempo, impuro. Freud conclui que o perigo da morte está no contágio, por isso, o medo de tocar os mortos. Aqueles que infringem um tabu correm o risco de incorporá-lo.
(APPEL, Camila. Revista Quatro cinco um. Ano I,
n. 8, jan./fev. de 2018, p. 28. Fragmento.)

(SLMandic 2019) Acerca dos conceitos expostos na construção dos argumentos do texto são feitas as seguintes afirmações:

I - Ao apontar que, em livro premiado cujo título remete a uma negativa, o autor afirma a inexistência da morte física do corpo, a resenhista identifica uma inverdade paradoxal.

II - Segundo a autora da resenha, com base nos escritos de Freud, a constituição ególatra do humano reforça sua tendência à autopreservação e seu desejo de se perpetuar, levando-o a negar a própria condição mortal.

III - No texto, aparece a ideia de que uma dimensão social mais ampla, a qual ultrapassa, portanto, o campo do individual, também sofre reflexos do caráter narcisista do homem ocidental moderno.

IV - O receio de entrar em contato físico com cadáveres adviria, segundo Becker, de uma confusão sobre o que é sagrado e o que é impuro, ocasionando na sociedade um desejo ambivalente de infração.

Está correto APENAS o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 07
(SLMandic 2019) O gráfico representa o número de matrículas no ensino fundamental em escolas públicas estaduais, na cidade de Campinas, de 2005 até 2017, conforme informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

gráfico representa o número de matrículas no ensino fundamental em escolas públicas

Considerando-se que, em 2007, havia 155 escolas públicas estaduais de ensino fundamental, em Campinas, e, em 2017, havia 160 escolas como essas, é correto afirmar que, de 2007 para 2017, a queda do número médio de matrículas por escola, no referido caso, correspondeu a uma razão que ficou entre

A) 12% e 17%.
B) 17% e 22%.
C) 22% e 27%.
D) 27% e 32%.
E) 32% e 37%.

GABARITO.

QUESTÃO 08
(SLMandic 2019) Para se calcular o tempo t, necessário para garantir um montante M, na aplicação de um capital C, à taxa de juros compostos i, pode-se utilizar a seguinte igualdade:

𝑀 = 𝐶 ∙ (1 + 𝑖)ᵗ

Essa igualdade também pode ser representada da seguinte forma:


Utilizando-se 0,30 para log 2 e 0,48 para log 3, pode-se concluir que o valor de t, necessário para garantir um montante de R$ 16.000,00, à taxa de juros compostos de 20% ao ano, na aplicação de um capital de R$ 4.000,00, é de, no mínimo,

A) 70 meses.
B) 75 meses.
C) 80 meses.
D) 85 meses.
E) 90 meses.

GABARITO.

QUESTÃO 09
(SLMandic 2019) A figura representa um material em formato de prisma reto retangular, com um furo no seu interior, em formato de cilindro reto, construído em ferro.


As dimensões desse prisma são 5 cm de largura, 5 cm de profundidade e 8 cm de altura, e o cilindro tem diâmetro de base igual a x cm. Sabendo-se que o volume de ferro contido nessa peça é de 8(25 – π) cm³, o valor de x é igual a

A) 1,0.
B) 1,5.
C) 2,0.
D) 2,5.
E) 3,0.

GABARITO.

QUESTÃO 10
(SLMandic 2019) A tabela apresenta os supostos números de pacientes atendidos em um hospital, com uma doença que vem sendo, ano a ano, combatida:


Mantida a razão entre os números de atendimentos em dois anos consecutivos, a previsão é de que essa doença seja praticamente erradicada, em médio prazo. De 2015 até a suposta erradicação da doença, a previsão do número total de atendimentos efetuados por esse hospital, para essa doença, pode ser adequadamente calculada pela soma de infinitos valores relacionados aos números de atendimentos feitos ano após ano, uma vez que esses números tendem a zero, ao longo do tempo.

Nessas condições, a previsão do número total de atendimentos efetuados a pacientes com a referida doença, nesse hospital, é de

A) 12 000.
B) 12 500.
C) 13 000.
D) 13 500.
E) 14 000.

GABARITO.

QUESTÃO 11
(SLMandic 2019) Em um grupo de alunos da área da saúde há, ao todo, 21 alunos, sendo 11 do curso de medicina e 10 do curso de odontologia.

Com esse grupo de alunos deseja-se formar, aleatoriamente, grupos com 3 alunos para estudos de caso, de modo que não exista grupo formado somente com estudantes de medicina e não exista grupo formado somente com estudantes de odontologia.

Após a formação dos grupos, um deles será escolhido, também aleatoriamente, para se responsabilizar pela organização do cronograma de apresentação dos resultados dos estudos de caso.

A probabilidade de que esse grupo escolhido seja formado por um estudante de medicina e dois estudantes de odontologia é de



GABARITO.

QUESTÃO 12
(SLMandic 2019) Deseja-se preparar 7 litros de uma mistura com concentração ácida a 30%, utilizando três substâncias com concentrações ácidas distintas, A, B e C, de modo que o volume da substância C seja um quarto do volume da substância A.

Se a substância A tem concentração ácida a 20%, a substância B tem concentração ácida a 40%, e a terceira substância C tem concentração ácida a 50%, então o volume necessário da substância B para preparar essa mistura é de

A) 1 litro.
B) 1,25 litro.
C) 1,5 litro.
D) 1,75 litro.
E) 2 litros.

GABARITO.

QUESTÃO 13
(SLMandic 2019) Considere os primeiros elementos de uma sequência numérica:


Se o primeiro elemento dessa sequência é 3, então, mantida a regularidade, é correto afirmar que o oitavo elemento dela é igual a



GABARITO.

QUESTÃO 14
(SLMandic 2019) A tabela apresenta, em milhares, o número total de estudantes de graduação, segundo as grandes regiões, assim como o número de estudantes da graduação tecnológica, nos anos de 2016 e 2017.


Com base na tabela, avalie as seguintes afirmações:

I. De 2016 para 2017 houve uma diminuição de, aproximadamente, 12% no número de alunos na graduação tecnológica na Região Sudeste.

II. No ano de 2016, a Região Nordeste tinha maior porcentagem de alunos de graduação matriculados em cursos tecnológicos do que a Região Norte.

III. No ano de 2017, em três das cinco Regiões brasileiras, o número de alunos matriculados em cursos de graduação tecnológica não atingiu 10% do número total de alunos matriculados nos cursos de graduação.

É correto o contido APENAS em

A) II.
B) III.
C) I e II.
D) I e III.
E) II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 15
(SLMandic 2019) Os gráficos a seguir supostamente representam informações observadas em laboratório:


Avalie as seguintes informações:

I. O gráfico 1 representa grandezas diretamente proporcionais.
II. O gráfico 2 representa grandezas inversamente proporcionais.
III. O gráfico 3 representa grandezas diretamente proporcionais.
IV. O gráfico 4 representa grandezas diretamente proporcionais.

É correto o contido APENAS em

A) I.
B) II.
C) I e II.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 16
(SLMandic 2019) A figura 1 representa o logotipo de uma instituição; na figura 2, algumas informações foram inseridas, de modo a caracterizar o logotipo.


O logotipo é composto por dois triângulos congruentes e equiláteros, de vértices ABC e GHF. Os pontos D e E dividem ao meio os lados AC e BC, respectivamente, assim como os pontos I e J dividem ao meio os respectivos lados FH e GH.

Em uma ampliação em que os lados dos triângulos identificados medem 4 cm, a área pintada de cinza do logotipo medirá



GABARITO.

QUESTÃO 17
(SLMandic 2019) O mineral malaquita, cuja composição química é Cu(OH)2.CuCO3, reage com solução aquosa de ácido clorídrico, produzindo

A) CuCl2(aq), H2O(l) e CO2(g).
B) CuCl(aq), H2O(l) e CO2(g).
C) CuCl2(aq), H2O(l) e CO(g).
D) CuO(s), Cl2(aq), H2O(l) e CO2(g).
E) Cu2O(s), Cl2(aq), H2O(l) e CO(g).

GABARITO.

QUESTÃO 18
(SLMandic 2019) Certo cilindro (I) contém gás hélio (He) à temperatura de 300 K e pressão de 3 atm. Outro cilindro (II) contém gás oxigênio (O2) também a 300 K. Para que a densidade dos gases nos dois cilindros seja a mesma, a pressão de oxigênio no cilindro II deve ser aproximadamente igual a

(Dados: massas molares em g/mol: O =16; He =4;
Constante universal dos gases, R = 0,082 atm.L.molˉ¹.Kˉ¹.)

A) 0,2 atm.
B) 0,4 atm.
C) 1 atm.
D) 2 atm.
E) 4 atm.

GABARITO.

QUESTÃO 19
(SLMandic 2019) A composição porcentual da cafeína é dada pela fórmula C49,48%H5,19%N28,85%O16,48%. A fórmula mínima da cafeína é, portanto,

(Dados: massas molares em g/mol: C=12; H=1; N=14; O=16.)

A) C2H8N2O2.
B) C2H5N4O2.
C) C4H5N2O.
D) C4H10N2O2.
E) C8H10N4O2.

GABARITO.

QUESTÃO 20
(SLMandic 2019) A união entre átomos de lítio (número atômico 3) e nitrogênio (número atômico 7) resulta em nitreto de lítio, um composto iônico de fórmula

A) LiN.
B) Li2N.
C) LiN3.
D) Li2N3.
E) Li3N.

GABARITO.

QUESTÃO 21
(SLMandic 2019) Considere as seguintes substâncias, todas no estado líquido:

I. tetracloreto de carbono;
II. etanol;
III. ácido acético; e
IV. benzeno.

Essas substâncias foram acrescentadas, separadamente, a quatro tubos de ensaio contendo água líquida. Formaram misturas heterogêneas as substâncias

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 22
(SLMandic 2019) Considere as seguintes substâncias e suas estruturas:


As duas substâncias que apresentam isomeria geométrica são o

A) ácido glutâmico e a glicina.
B) ácido glutâmico e o ácido maleico.
C) ácido glutâmico e o ácido fumárico.
D) ácido fumárico e a glicina.
E) ácido fumárico e o ácido maleico.

GABARITO.

QUESTÃO 23
(SLMandic 2019) Uma mistura de etanol com água contendo 96% em volume de etanol não pode ter seus componentes separados por destilação, uma vez que, nessa proporção, a mistura é considerada azeotrópica,

A) comportando-se como uma substância pura.
B) decompondo-se antes de entrar em ebulição.
C) entrando em combustão espontânea.
D) tornando-se heterogênea.
E) coagulando-se.

GABARITO.

QUESTÃO 24
(SLMandic 2019) A solubilidade do cloreto de potássio em água a 20 °C é de 35 g do sal/100 g do solvente. Nessa temperatura, foram adicionados, sob agitação, 700 g de cloreto de potássio a 2,0 kg de água. A mistura obtida foi uma solução aquosa

A) insaturada.
B) saturada, sem corpo de fundo.
C) saturada, com 70 g de corpo de fundo.
D) saturada, com 140 g de corpo de fundo.
E) saturada, com 350 g de corpo de fundo.

GABARITO.

QUESTÃO 25
(SLMandic 2019) Uma solução aquosa de soda cáustica (massa molar = 40 g/mol) foi preparada pela dissolução de 20 g de soluto em 100 g de água (massa molar = 18 g/mol).

É correto afirmar que, nessa situação, a fração em mol de soda cáustica é, aproximadamente,

A) 0,002.
B) 0,004.
C) 0,02.
D) 0,05.
E) 0,08.

GABARITO.

QUESTÃO 26
(SLMandic 2019) A polimerização do eteno produz o polímero polietileno. Esse polímero recebe a denominação de “plástico verde”, quando a indústria química utiliza o etanol, obtido da cana-de-açúcar, como matéria-prima para obtenção de eteno, em vez de utilizar derivados de petróleo. Sendo assim, analise as seguintes afirmações:

I. a obtenção do polietileno a partir do eteno ocorre por reação de adição à dupla ligação;

II. a transformação de 46 g de etanol em eteno terá rendimento de 100%, se a massa de eteno obtida for também de 46 g;

III. a produção do plástico verde substitui o uso de um recurso não renovável por um recurso renovável.

É correto o que se afirma, APENAS, em

A) I.
B) II.
C) I e II.
D) I e III.
E) II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 27
(SLMandic 2019) O sumo de determinado limão apresenta pH = 2,5 a 25 °C . Ao preparar uma limonada, uma pessoa acrescentou água a 10 mL do sumo desse limão até completar o volume de 1,0 L. O pH da limonada obtida é

A) 0,25.
B) 1,5.
C) 3,5.
D) 4,5.
E) 5,5.

GABARITO.

QUESTÃO 28
(SLMandic 2019) Considere as seguintes equações termoquímicas:

I. H2(g) + 436 kJ → 2 H(g)
II. O2(g) + 497 kJ → 2 O(g)
III. H2(g) + ½ O2(g) → H2O(g) + 242 kJ

A partir desses dados, é possível estimar que a energia necessária para romper 1 mol de ligações O-H é, aproximadamente,

A) 242 kJ.
B) 463 kJ.
C) 691 kJ.
D) 933 kJ.
E) 1 175 kJ.

GABARITO.

QUESTÃO 29
(SLMandic 2019) A fórmula estrutural a seguir representa a substância conhecida como vitamina A1.


Examinando-se essa fórmula, é correto afirmar que a vitamina A1 é um

A) álcool de cadeia carbônica saturada e ramificada.
B) álcool de cadeia carbônica insaturada e ramificada.
C) álcool de cadeia carbônica insaturada e não ramificada.
D) enol de cadeia carbônica saturada e não ramificada.
E) enol de cadeia carbônica insaturada e ramificada.

GABARITO.

QUESTÃO 30
(SLMandic 2019) O gráfico mostra a velocidade de crescimento de um bebê em função do tempo em seus primeiros 24 meses de vida.

gráfico mostra a velocidade de crescimento de um bebê em função do tempo em seus primeiros 24 meses de vida

Analisando o gráfico e considerando que o bebê nasceu com 50 cm de altura, é correto afirmar que

A) entre o primeiro e o quinto mês de vida o bebê não cresceu.

B) ao fim do 6° mês o bebê terá aproximadamente 52,5 cm de altura.

C) ao fim do 24° mês o bebê terá pouco menos de 80 cm de altura.

D) a velocidade média de crescimento no primeiro ano é maior que o dobro da velocidade no segundo ano.

E) a velocidade média de crescimento do bebê nos dois primeiros anos é 1,25 cm/mês.

GABARITO.

QUESTÃO 31
(SLMandic 2019) Um jogo de videogame educativo simula o movimento de um submarino que navega submerso, com velocidade constante na direção horizontal.

Para desviar dos obstáculos que surgem ao longo do percurso, o jogador pode, apertando as setas do teclado para cima e para baixo, variar o módulo do empuxo, acrescendo ou decrescendo seu valor.

Considerando que somente o módulo do empuxo pode sofrer variações e que o jogo simula o movimento de maneira coerente com a teoria newtoniana, foram feitas três afirmações sobre o movimento do submarino:

I - O submarino irá necessariamente subir, quando o empuxo for maior que o peso;
II - O submarino mantém velocidade constante, quando a resultante de forças vale zero;
III - O submarino poderá subir, mesmo que o peso seja maior que o empuxo.

É correto o que se afirma, APENAS, em

A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 32
(SLMandic 2019) No mês de agosto deste ano, a NASA lançou sua nave Parker Solar Probe em direção ao Sol, com a promessa de revolucionar o conhecimento sobre o Astro.

Para que a nave possa “tocar” a Estrela, suportando condições de calor e radiação sem precedentes na história da astronomia espacial, um dos problemas que a equipe de projetistas teve que resolver se refere à necessidade de frear a sonda durante a aproximação final.

A colisão com um conjunto de partículas do vento solar de massa total igual a 200 kg e velocidade de 3.10⁵ m/s poderia ser parte da solução, pois com uma velocidade de aproximação de 540.000 km/h, a Parker, de 700 kg de massa, pode colidir frontalmente com as partículas, as quais irão aderir à sua fuselagem, fazendo com que sua nova velocidade seja, em m/s, de

A) 3,5. 10⁴
B) 5,0. 10⁴
C) 7,5. 10⁴
D) 1,8. 10⁵
E) 3,5. 10⁵

GABARITO.

QUESTÃO 33


(SLMandic 2019) As usinas hidrelétricas de Itaipu (no Brasil/Paraguai) e Três Gargantas (na China) estão entre as maiores produtoras de energia elétrica do mundo. O rendimento das duas usinas é alto, resultando em uma conversão de cerca de 80% da energia mecânica da água em energia elétrica.

Considerando os dados apresentados na tabela, conclui-se que o potencial máximo de produção de energia de Três Gargantas em relação ao de Itaipu, em um mesmo intervalo de tempo, é de aproximadamente

A) 2,0
B) 1,8
C) 1,4
D) 0,9
E) 0,1

GABARITO.

QUESTÃO 34

produtoras de álcool

(SLMandic 2019) Em certas usinas produtoras de álcool, a condensação do etanol, no processo de destilação, é obtida pela troca de calor com a água corrente de rios próximos. Porém, o uso dessa água aquece o rio, gerando um importante impacto ambiental.

Uma destilação em pequena escala permite quantificar o aquecimento do rio. Utilizando-se um condensador, como mostrado na figura, a destilação produz 10 g/min de etanol a 28°C.

Sabendo que nesse condensador entra um fluxo de água constante de 0,5 L/min, a uma temperatura inicial de 20°C, conclui-se que a temperatura, em °C, da água na saída do condensador vale

(Dados: o calor específico da água líquida é igual a 1 cal/g°C; o calor específico do etanol líquido é igual a 0,4 cal/g°C; o calor latente de vaporização do etanol é igual a 200 cal/g; a temperatura de ebulição do etanol (na CNTP) é 78°C; a densidade da água líquida é igual a 1000 g/L. Desconsidere as trocas de calor com o ambiente.)

A) 20,4
B) 21,1
C) 22,0
D) 24,4
E) 26,0

GABARITO.

QUESTÃO 35
Há cerca de 10 meses chegou aos nossos ouvidos o rumor de que um belga havia construído uma luneta com o auxílio da qual os objetos visíveis, mesmo que estivessem muito afastados da vista do observador, se viam distintamente como se estivessem próximos. (...). Inicialmente preparei um tubo de chumbo em cujas extremidades ajustei duas lentes de vidro, ambas planas em uma face, sendo uma delas convexa na outra face, e a outra côncava. Aproximando-se do meu olho a lente côncava observei objetos bastante maiores e mais próximos.

Na verdade, surgiram imagens três vezes mais próximas e nove vezes maiores do que quando vistas a olho nu. Construí, depois, um outro [instrumento] mais exato que apresentava os objetos sessenta vezes maiores. Finalmente, (...) construí um instrumento tão excelente que as coisas com ele vistas apareciam quase mil vezes maiores (...) do que quando observadas apenas com as faculdades naturais.
(Trecho adaptado do livro “O mensageiro das estrelas”, de Galileu Galilei.)

(SLMandic 2019) Leia as seguintes afirmativas sobre as lunetas de Galileu:

I – as três lunetas eram compostas por um par de lentes, sendo uma plano-côncava, e a outra plano-convexa.

II – na melhor luneta, a imagem é 1000 vezes maior do que o objeto observado.

III – nas três lunetas, o papel da objetiva é concentrar a luz vinda dos objetos distantes, enquanto o papel da ocular é o de ampliar a imagem que seria produzida apenas pela primeira lente.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 36
(SLMandic 2019) Em 2017, foi colocado em órbita, a 36.000 km de altitude, o primeiro satélite geoestacionário brasileiro (SGDC). Com custo de cerca de 2 bilhões de reais, o satélite, de aproximadamente 6.000 kg de massa, gira em volta da Terra com velocidade aproximada de 10.800 km/h e deve, nos próximos 18 anos, colaborar com a transmissão de dados com alta velocidade e qualidade na banda Ka.

Assinale a alternativa que representa, respectivamente, o módulo da força gravitacional que o planeta Terra aplica no satélite para manter o SGDC em uma órbita circular e o módulo da força gravitacional que o satélite exerce no planeta Terra, ambas em Newtons.

(Dados: raio da Terra = 6.500 km.)

A) 150 e 1500
B) 1270 e 1270
C) 1500 e 1500
D) 16467 e 16467
E) 19440 e 16467

GABARITO.

QUESTÃO 37
(SLMandic 2019) A recente detecção das ondas gravitacionais, em setembro de 2015, pelo Observatório Interferométrico de Ondas Gravitacionais (LIGO), mostra a eficiência do uso da técnica de interferometria. Simplificadamente, o interferômetro do LIGO produz uma imagem que, por meio da determinação da diferença de fase de um feixe de luz laser, permite detectar a passagem de ondas gravitacionais.

O equipamento funciona emitindo um feixe de luz laser, que é dividido e direcionado para percorrer dois braços perpendiculares entre si, de mesmo comprimento. A recombinação dos feixes, após percorrerem o caminho de ida e volta dos braços, permite formar a imagem na tela.

O evento da passagem da onda gravitacional detectada causou uma deformação no espaço apenas na direção paralela à propagação da onda, alterando o comprimento percorrido pelo feixe em um dos braços. A imagem obtida revelou uma interferência destrutiva, evidenciando uma diferença de fase de meio comprimento de onda.


Sabendo-se que a frequência do feixe de laser vale f e que o comprimento inicial de cada um dos braços vale d, verifica-se que o comprimento do braço paralelo à direção de propagação da onda, no momento de sua passagem, valia, no mínimo,

(Dado: considere a velocidade da luz igual a c.)



GABARITO.

QUESTÃO 38
(SLMandic 2019) A agulha, utilizada nas máquinas de fazer tatuagem, deposita o pigmento da tinta a uma profundidade de 2,0 mm abaixo da superfície da pele. Por conta da dimensão típica da gota depositada, o organismo não consegue absorver a tinta, fazendo com que a tatuagem fique perene. Porém, para remover tatuagens, pode-se incidir luz laser nas gotas de tinta, fragmentando-as em pedaços menores, possibilitando, assim, a absorção do pigmento pelo organismo.

Para escolher um laser que atinja a profundidade do pigmento, um médico valeu-se das informações do gráfico e da imagem abaixo.


O laser que mais se aproximaria do ideal para remover uma tatuagem seria o

(Dados: a velocidade da luz no interior da pele é igual a 2,3.10⁸ m/s.)

A) KTP.
B) PDL.
C) RUBY.
D) Diodo.
E) Nd: YAG.

GABARITO.

QUESTÃO 39
(SLMandic 2019) Um engenheiro desejava projetar um circuito que produzisse uma corrente elétrica constante de 40 mA. Porém, ao montar um circuito utilizando uma bateria com fem de 1,5 V ligada em série a uma associação de dois resistores ôhmicos em paralelo, de resistência igual a 75 Ω cada, constatou que a corrente elétrica total era de apenas 30 mA.

Incluindo mais um resistor de 75Ω, ligado em paralelo à associação anterior, ele verificou que o problema foi resolvido, pois o novo circuito produziu a corrente elétrica no valor inicialmente desejado. Refletindo sobre o que havia feito, o engenheiro concluiu corretamente que, no novo circuito,

A) a resistência interna da bateria permaneceu constante e igual a 25/2 Ω.

B) o valor da tensão nos polos da bateria valia 1,5 V, mas no primeiro circuito valia 1,12 V.

C) a resistência equivalente da associação diminuiu para 2/3 do valor anterior, e a corrente sofreu um acréscimo de 2/3.

D) a corrente teve um acréscimo de 1/3 em relação ao valor anterior, pois a resistência equivalente da associação diminuiu para 1/3 do valor anterior.

E) a resistência interna da bateria passou a produzir mais corrente devido ao acréscimo do resistor na associação.

GABARITO.

QUESTÃO 40
(SLMandic 2019) A protonterapia tem sido aplicada com sucesso no tratamento de alguns tipos de câncer. Essa modalidade de terapia consiste em incidir um feixe de prótons acelerados diretamente no tumor. Os prótons que compõem o feixe são núcleos de átomos de hidrogênio; então, é preciso retirar o único elétron que compõe este átomo.

Considerando desprezível a energia cinética do elétron, o raio atômico do hidrogênio 1 Angstron (10ˉ¹⁰ m), e o módulo da carga do elétron 1,6 x 10ˉ¹⁹ C, pode-se determinar que a energia necessária para se retirar este elétron é, em eV (elétron-volt), da ordem de

(Dados: constante eletrostática do meio é igual a 9 × 10⁹ ; 1 e V = 1,6 × 10ˉ¹⁹ J)

A) 1,0
B) 2,0
C) 2,3
D) 14,0
E) 23,0

GABARITO.

QUESTÃO 41
(SLMandic 2019) Cárie dentária no interior do dente é difícil de ser detectada. Para resolver este problema, pesquisadores desenvolveram um dispositivo que possibilita a detecção precoce desse tipo de cárie por meio de medidas elétricas, realizadas diretamente nos dentes dos pacientes.

Um pesquisador, utilizando a montagem experimental mostrada na figura a seguir, caracterizou o comportamento elétrico de dois dentes, um preservado sem fissuras (Amostra 1) e um outro, fissurado, com cárie (Amostra 2).

A caracterização é realizada aplicando-se uma tensão contínua de valor U nos eletrodos, por um certo período de tempo, até a abertura da chave (CH). Um osciloscópio é utilizado para monitorar o valor da tensão nos eletrodos (UEletrodos), em função do tempo.


Após observar o comportamento elétrico de cada uma das amostras, pode-se afirmar que os circuito elétricos equivalentes às amostras 1 e 2, são, respectivamente,

(Legendas: RDente: Resistência elétrica do dente; CDente: Capacitância do dente com cárie.)



GABARITO.

QUESTÃO 42
(SLMandic 2019) Ao construir sua nova casa, o inventivo sr. Nicola teve a ideia de transmitir energia elétrica aos eletrodomésticos sem o uso de tomadas. Para isso, instalou, no interior das paredes, algumas bobinas circulares, devidamente ligadas à rede elétrica da concessionária fornecedora de energia. Também instalou bobinas de mesmo formato, dimensionadas de acordo com as especificações técnicas, em cada um dos eletrodomésticos de menor potência.

O invento funcionou, porém, apresentava, principalmente, três problemas:

(1) o eletrodoméstico só funcionava se a sua bobina estivesse muito próxima da bobina da parede;
(2) a região da parede próxima à bobina ficava muito quente; e
(3) equipamentos de alta potência, como aspiradores de pó e secadores de cabelo, não funcionavam nesse sistema.

O filho do sr. Nicola levantou as seguintes hipóteses:

I - A parede é feita de material isolante que dificulta a passagem da corrente exigindo a proximidade das bobinas.

II - O aquecimento da parede evidencia que a corrente que circula na bobina é suficientemente intensa para que ocorra efeito joule na mesma.

III - Para gerar mais corrente para equipamentos de maior potência, o campo magnético na bobina da parede teria de ser mais intenso. O problema poderia ser resolvido aumentando-se o número de espiras na bobina.

O efeito à causa é relacionado coerentemente, APENAS, em

A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 43
(SLMandic 2019) A figura destaca uma estrutura nodular que é encontrada em raízes de leguminosas como feijão, soja, amendoim, ervilha, entre outras. Essa estrutura tem um papel crucial no ciclo do nitrogênio na natureza.


Nessa estrutura ocorre o processo de

A) nitratação, que é a conversão do nitrito (NO) em nitrato (NO3ˉ), por ação de bactérias do gênero Rhizobium.

B) fixação biológica do nitrogênio atmosférico (N2), convertido em amônia (NH3) por ação de bactérias do gênero Rhizobium.

C) desnitrificação, em que nitratos (NO3ˉ) são convertidos em gás nitrogênio (N2) por ação de bactérias do gênero Rhizobium.

D) nitrificação, por ação de bactérias do gênero Nitrobacter, em que a amônia (NH3) é convertida em nitritos (NO),prontamente absorvidos pelos vegetais.

E) nitrosação, por ação de bactérias do gênero Nitrosomonas, em que a amônia (NH3) é convertida em nitritos (NO), imediatamente utilizados pelas plantas.

GABARITO.

QUESTÃO 44
(SLMandic 2019) Na respiração celular, há liberação de dióxido de carbono (CO2) durante o ciclo de Krebs. Assim como o oxigênio (O2) se difunde do capilar para a célula, o CO2 se difunde da célula para o capilar e segue seu caminho para o meio exterior.

Uma molécula de CO2 que deixa uma célula do pé e é eliminada do organismo pelo ar exalado não terá passado pela (o)

A) laringe.
B) traqueia.
C) veia pulmonar.
D) ventrículo direito.
E) veia cava inferior.

GABARITO.

QUESTÃO 45
Observe as seguintes imagens:


(SLMandic 2019) Os organismos filogeneticamente mais relacionados entre si são

A) lagartixa e pinguim.
B) morcego e pinguim.
C) morcego e lagartixa.
D) salamandra e pinguim.
E) lagartixa e salamandra.

GABARITO.

QUESTÃO 46
Como bolhas de sabão

A ideia de reunir as duas patologias surgiu como um estalo enquanto o pesquisador lavava louça em casa. Ao observar duas bolhas de sabão se unindo, refletiu sobre as características próximas entre as duas doenças.

“As estruturas químicas dos agentes causadores da zika e da meningite são muito semelhantes. Elas são feitas por membranas muito parecidas com as nossas membranas celulares. Foi um estalo lavando louça. Imaginei as duas moléculas, de zika e meningite meningocócica, juntas”, afirmou o pesquisador.
(Disponível em: https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2018/08/unicamp-cria
-prototipo-de-vacina-que-protege-contra-zika-e-meningite_60451.php.
Acesso: 10/09/2018. Adaptado.)

(SLMandic 2019) O texto foi extraído de uma reportagem sobre o desenvolvimento do protótipo de uma vacina combinada contra duas doenças, testada com sucesso, em termos de resposta imunológica, em camundongos. Essa vacina contém

A) antígenos virais e antígenos bacterianos.
B) anticorpos contra bactérias e antígenos virais.
C) anticorpos contra vírus e antígenos bacterianos.
D) anticorpos contra vírus e anticorpos contra bactérias.
E) anticorpos prontos contra um organismo procarionte híbrido.

GABARITO.

QUESTÃO 47
(SLMandic 2019) A fecundação do ovócito secundário pelo espermatozoide ocorre no oviduto. Após a nidação, o blastocisto secreta a gonadotrofina coriônica (HCG), cujo papel é

A) manter a estimulação sobre a hipófise posterior, para que continue secretando oxitocina.

B) manter o corpo lúteo em funcionamento, para que continue produzindo estrógeno e progesterona.

C) manter a estimulação sobre a hipófise anterior, para que continue secretando o hormônio luteinizante.

D) manter a estimulação sobre a hipófise anterior, para que continue secretando estrógeno e progesterona.

E) estimular a hipófise, para que continue secretando hormônio folículo-estimulante e prolactina para sustentação da gravidez.

GABARITO.

QUESTÃO 48
(SLMandic 2019) O coração humano conta com quatro conjuntos de estruturas que funcionam como válvulas, quais sejam: dois conjuntos de valvas semilunares e dois conjuntos de valvas atrioventriculares. Num coração normal, quando a valva semilunar aórtica está aberta,

A) a semilunar pulmonar está fechada e as duas atrioventriculares estão abertas.

B) a semilunar pulmonar e atrioventricular direita estão fechadas; e a atrioventricular esquerda está aberta.

C) a semilunar pulmonar também está aberta; e as atrioventriculares direita e esquerda estão fechadas.

D) todas as demais, ou seja, a semilunar pulmonar e as atrioventriculares direita e esquerda também estão abertas.

E) a semilunar pulmonar e a atrioventricular esquerda estão fechadas; e a atrioventricular direita está aberta.

GABARITO.

QUESTÃO 49
SITUAÇÃO I
Se o “peso” corporal ao nascer for muito baixo, o bebê será fraco e poderá ter vários problemas de saúde. Por outro lado, se for muito elevado, terá dificuldade em atravessar o canal do parto, com riscos de complicações que ameaçam o bem-estar da criança e da mãe. Um “peso” médio aumentaria significativamente a chance de nascer saudável.

SITUAÇÃO II
Nas áreas rurais, quase todas as mariposas apresentavam uma coloração clara. Em áreas industriais, essas mesmas mariposas exibiam uma coloração mais escura. Poucas mariposas de coloração intermediária foram observadas em ambos os locais. Nas áreas industriais, as mariposas escuras sobreviveram a predadores ao se misturarem com o ambiente poluído; e as mariposas claras eram facilmente identificadas por predadores. O oposto aconteceu nas áreas rurais. Já as mariposas de coloração intermediária praticamente desapareceram.

SITUAÇÃO III
Registros fósseis mostram que os ursos negros na Europa diminuíram de tamanho durante os períodos inter-glaciais, mas aumentaram de tamanho durante os períodos glaciais, fazendo supor que a escassez de alimentos e o frio extremo favoreciam os indivíduos mais avantajados.

(SLMandic 2019) As situações I, II e III exemplificam, respectivamente, mecanismos de seleção natural do tipo

A) disruptiva, estabilizadora e direcional.
B) direcional, disruptiva e estabilizadora.
C) estabilizadora, direcional e disruptiva.
D) direcional, estabilizadora e disruptiva.
E) estabilizadora, disruptiva e direcional.

GABARITO.

QUESTÃO 50
(SLMandic 2019) Considere as seguintes fórmulas cromossômicas representativas de possíveis gametas humanos (óvulos ou espermatozoides), normais ou alterados:

normais ou alterados

Pressupondo-se a ocorrência de fecundação envolvendo os gametas representados na tabela, verifica-se que aqueles cujas fórmulas cromossômicas NÃO formariam um embrião portador da síndrome de Down são

A) I, II, III e VI.
B) I, III, VI e VII.
C) I, IV, V e VI.
D) II, III, VII e VIII.
E) IV, V, VII e VIII.

GABARITO.

QUESTÃO 51
(SLMandic 2019) Numa feira de ciências havia um mural com informações sobre a anatomia e a fisiologia renal. Um dos cartazes mostrava o seguinte:

O RIM E SUAS FUNÇÕES
- Regulação dos níveis de sódio no sangue.
- Secreção do hormônio antidiurético.
- Eliminação de compostos nitrogenados.
- Síntese de ureia e de ácido úrico.
- Retenção de água.
- Formação do filtrado glomerular.

Uma comissão julgadora, ao avaliar as informações do mural, diria que, entre as funções renais indicadas,

A) uma está incorreta.
B) duas estão incorretas.
C) três estão incorretas.
D) quatro estão incorretas.
E) todas estão corretas.

GABARITO.

QUESTÃO 52
(SLMandic 2019) Considere uma situação em que, havendo segregação independente de dois genes que se expressam por dominância completa, ocorreram os seguintes cruzamentos:


A diferença entre o número de genótipos dos cruzamentos I e II e a diferença entre o número de fenótipos dos cruzamentos I e II, são, respectivamente,

A) 3 e 2.
B) 4 e 0.
C) 4 e 1.
D) 5 e 0.
E) 5 e 1.

GABARITO.

QUESTÃO 53
(SLMandic 2019) As pirâmides ecológicas, de número, de biomassa ou de energia, expressam relações quantitativas entre os níveis tróficos. Analise o seguinte modelo de pirâmide ecológica:


O modelo em análise é compatível com uma pirâmide de

A) números, em que a quantidade de indivíduos diminui em cada nível trófico, a partir do produtor.

B) energia, em que cada nível trófico tem maior quantidade de energia armazenada na matéria orgânica em relação ao nível seguinte.

C) biomassa, que se expande a partir dos produtores; estes crescem, reproduzem-se e são consumidos rapidamente, de modo que têm uma massa menor do que efetivamente produziram.

D) números, representativa de uma situação de equilíbrio, em que o produtor fornece alimento a uma grande quantidade de consumidores primários que, por sua vez, fornecem alimento a uma quantidade ainda maior de consumidores secundários.

E) biomassa, em que, por exemplo, num período aproximado de um ano, um consumidor primário de aproximadamente 150 kg consumiu cerca de 2 toneladas de carne de várias presas, as quais tinham consumido cerca de 150 toneladas de capim.

GABARITO.

QUESTÃO 54
(SLMandic 2019) Em 1969, o ecologista americano Robert Whittaker propôs classificar os seres vivos em cinco reinos, defendendo que um certo grupo de organismos, por apresentar características tão singulares, constituísse um reino à parte.

A filogenia simplificada desse grupo é mostrada na imagem:


Há organismos desse Reino que sintetizam substâncias tóxicas e alucinógenas; alguns são comestíveis e outros são utilizados na panificação, na fabricação de bebidas alcoólicas ou na produção de antibióticos. Também causam doenças. Para além dessas peculiaridades, são essenciais para a reciclagem de nutrientes na natureza.

Para se preparar um sumário de informações sobre as características desse grupo, foram apresentadas as seguintes sugestões:

* seus representantes são procariontes;

* alguns de seus representantes são capazes de realizar fotossíntese;

* há representantes que se reproduzem sexuadamente e outros que se reproduzem assexuadamente;

* a substância de reserva de muitos de seus representantes é o glicogênio, como nos animais;

* as leveduras (formas unicelulares) não têm metabolismo próprio e, portanto, são parasitas intracelulares obrigatórios; e

* a substância presente nas paredes celulares de todos os representantes é a celulose, como nos vegetais.

Em relação às características sugeridas,

A) todas estão corretas.
B) duas estão corretas.
C) três estão corretas.
D) quatro estão corretas.
E) cinco estão corretas.

GABARITO.

QUESTÃO 55
(SLMandic 2019) A figura representa, esquematicamente, a estrutura de uma folha, em corte transversal, mostrando sua estrutura interna:


A abertura e o fechamento dos estômatos depende do grau de turgidez das células-guarda. Além do suprimento de água, a intensidade luminosa e a concentração de gás carbônico na folha são fatores importantes nos processos de abertura e fechamento dos estômatos.

A abertura do estômato, na maioria das plantas, está diretamente relacionada às seguintes condições:


GABARITO.

QUESTÃO 56
(SLMandic 2019) A figura mostra o registro de um potencial de ação num neurônio motor:


No pico do potencial de ação, indicado na figura pela seta,

A) os canais de Na⁺ e K⁺ se abrem subitamente.

B) os canais de Na⁺ e K⁺ se fecham subitamente.

C) os canais de K⁺ se fecham e os de Na⁺ se abrem.

D) os canais de Na⁺ se fecham e os de K⁺ se abrem.

E) ocorre súbita ativação da bomba de Na⁺/K⁺, fazendo com que o Nav seja lançado para fora, e o K⁺ lançado para dentro da célula.

GABARITO.

QUESTÃO 57
(SLMandic 2019) As quatro glândulas paratireoides, “incrustradas” na parte posterior da glândula tireoide têm, juntas, cerca de 0,5 g. Apesar de minúsculas, secretam um hormônio importantíssimo, o paratormônio, que atua em diversas estruturas do organismo, aumentando a concentração de cálcio (Ca⁺⁺) no sangue.

Como ocorre com outros hormônios, há um mecanismo de retroalimentação relacionado à atividade das paratireoides:


Considere as seguintes situações como possíveis consequências da redução dos níveis plasmáticos de Ca⁺⁺:

I – aumento da concentração de Ca⁺⁺ na urina.
II – aumento da absorção de Ca⁺⁺ pelos ossos.
III – redução da atividade secretória das paratireoides.
IV – aumento da absorção de Ca⁺⁺ no intestino.
V – aumento da secreção de tiroxina.

Entre os processos biológicos acima indicados,

A) nenhum é compatível com a redução dos níveis plasmáticos de Ca⁺⁺.
B) todos são compatíveis com a redução dos níveis plasmáticos de Ca⁺⁺.
C) três são compatíveis com a redução dos níveis plasmáticos de Ca⁺⁺.
D) apenas dois são compatíveis com a redução dos níveis plasmáticos de Ca⁺⁺.
E) apenas um é compatível com a redução dos níveis plasmáticos de Ca⁺⁺.

GABARITO.

QUESTÃO 58
(SLMandic 2019) Um pesquisador estava trabalhando com uma amostra de ácido nucleico. Ele considerou a hipótese de que se tratava de uma “fita” simples de DNA. Para confirmar sua expectativa, decidiu analisar a composição de nucleotídeos na amostra.

Sua hipotese inicial seria reforçada se ele encontrasse, nessa amostra, a seguinte composição:

A) Citosina: 35% – Guanina: 35% – Adenina: 15% – Timina: 15%.
B) Guanina: 26% – Citosina: 26% – Adenina: 24% – Uracila: 24%.
C) Timina: 18% – Citosina: 32% – Adenina: 18% – Guanina: 32%.
D) Adenina: 27% – Citosina: 24% – Timina: 21% – Guanina: 28%.
E) Uracila: 21% – Adenina: 24% – Citosina: 27% – Guanina: 28%.

GABARITO.

QUESTÃO 59
(SLMandic 2019) Em certa espécie de mamífero há um lócus gênico com dois alelos, G e g. Há dados disponíveis para uma determinada população dessa espécie, conforme é mostrado na tabela:


Na hipótese de que essa população entre em equilíbrio de Hardy-Weinberg, o número de indivíduos heterozigotos seria

A) 520.
B) 1000.
C) 1260.
D) 1480.
E) 1740.

GABARITO.

QUESTÃO 60
(SLMandic 2019) Na espécie humana, os gametas masculinos apresentam maior diversidade genética do que os gametas femininos, pelo fato de que

A) há degeneração de 75% das células gaméticas femininas durante a gametogênese.

B) o cromossomo sexual do espermatozoide apresenta maior número de lócus gênicos.

C) os espermatozoides são formados por divisão reducional, enquanto os óvulos são formados por divisão equacional.

D) os espermatozoides que exibem maior taxa de recombinação são mais bem sucedidos na fertilização do óvulo.

E) todos as ovogônias são formados ainda na fase intrauterina, permanecendo estacionados na prófase I da meiose até a puberdade; já os espermatozoides são formados da puberdade até o fim da vida.

GABARITO.

QUESTÃO 61
(SLMandic 2019) Um organismo é heterozigoto para os genes Qq e Nn. Uma célula desse organismo entrou em mitose. Considere as seguintes possibilidades de herança para as duas células-filhas:


De acordo com os mecanismos de hereditariedade, estão corretas as possibilidades

A) I, II e III.
B) I, IV e V.
C) VI, VII e VIII.
D) IV, V e VI.
E) VI e VII.

GABARITO.

QUESTÃO 62
(SLMandic 2019) As células, particularmente os neurônios, são extremamente sensíveis à privação de gás oxigênio, de modo que o organismo reage prontamente à diminuição da pressão parcial de oxigênio (pO2) e à elevação da pressão parcial de gás carbônico (pCO2) no sangue.

Nessa situação, há:

I – aumento do pH do sangue.
II – aumento da concentração de íons H⁺ no sangue.
III – liberação imediata de cortisol e insulina.
IV – aumento da quantidade de hemoglobina.

É correto o que se afirma, APENAS, em

A) I.
B) II.
C) I e III.
D) I e IV.
E) II e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 63
(SLMandic 2019) A França, que colonizou partes importantes da África e do Oriente Médio, venceu a Copa do Mundo de Futebol de 2018. Dos 23 atletas convocados pela seleção francesa para os amistosos preparatórios para a Copa contra Colômbia e Rússia, no final de março, três são nascidos fora do país e outros doze são filhos de estrangeiros. A pequena presença de “franceses puros” nessa lista é fruto de um processo histórico que tem colocado o país em estado de tensão nos últimos anos.
(Disponível: https://medium.com/@carlosmassari/jogadores-da-sele%C3%A7%C3%A3o-francesa-representam-um-pa%C3%ADs-que-n%C3%A3o-os-representa-4be7bcb26fdb
Acesso: 25-08-2018. Adaptado.)

Infere-se do texto que

A) o rompimento das relações coloniais entre a África e o Oriente Médio levou a incorporação de imigrantes à seleção francesa de futebol, como um processo natural das afinidades entre colonizadores e colonizados.

B) as relações políticas internacionais defendidas pela França visam ao favorecimento de cidadãos originários de regiões do mundo vitimados por guerras ou crises humanitárias.

C) os valores racistas predominantes na cultura francesa favorecem, legal e economicamente, a entrada de jogadores de futebol de origem árabe e africana.

D) a França adota políticas de reparação histórica, relacionadas a pessoas de origem africana, reconhecendo assim os danos causados aos colonizados, inclusive incentivando a entrada de refugiados.

E) o xenofobismo de parte da população francesa, que defende políticas anti-imigração, entra em choque com a composição étnica dos jogadores de futebol que venceram a Copa de 2018.

GABARITO.

QUESTÃO 64
(SLMandic 2019) Nos últimos meses, um assunto muito falado nos noticiários é o surto de sarampo que volta a assombrar o Brasil depois de ser considerado erradicado em 2016 pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A doença é contraída por meio de partículas respiratórias, ou seja, não é necessário o contato físico com alguém infectado para que seja contraída. Além do sarampo, o Ministério da Saúde alerta para o possível retorno da poliomielite, doença que teve seu último caso na América do Sul em 1994 e causa paralisia infantil.
(Disponível em: http://hospitalsaomarcos.com/2018/
07/20/por-que-o-sarampo-voltou-a-ameaçar-o-brasil/
Acesso: 25-08-2018. Adaptado.)

A saúde no Brasil é tema recorrente dos noticiários, mas a volta de doenças que eram consideradas erradicadas vem alarmando a OMS. O motivo que melhor justifica a publicação da notícia em foco é

A) a baixa adesão da população a campanhas de vacinação infantil, particularmente, à da Tríplice Viral.

B) a ineficiência de políticas sanitárias no Brasil e de programas públicos eficazes para o controle de doenças com perfil epidêmico.

C) a legislação brasileira que determina a vacinação e a inserção de crianças no ensino fundamental como uma opção exclusiva das famílias.

D) a deficiente distribuição da vacina nos postos públicos do país, fazendo que o acesso do paciente dependa de seus recursos econômicos.

E) a baixa probabilidade de se contrair essas doenças, consideradas de difícil contágio, já que estão restritas a regiões com pouca infraestrutura.

GABARITO.

QUESTÃO 65
(SLMandic 2019) Quatro em cada dez brasileiras (42%) relatam já ter sofrido assédio sexual, aponta pesquisa nacional do Datafolha – com 1.427 mulheres entrevistadas e margem de erro de dois pontos percentuais. Para especialistas e representantes de grupos feministas, o número não surpreende.

Elas dizem, inclusive, que a quantidade real de vítimas deve ser maior, mas que há receio delas de contar o ocorrido e também falta de percepção do que é assédio ou não.

assédio no brasil

O problema do assédio feminino vem adquirindo cada vez mais visibilidade e se tornado uma questão social a ser enfrentada coletivamente. Esse problema está, historicamente, relacionado à

A) falta de conhecimento, por parte das mulheres, a respeito de seus direitos como cidadãs, já que a maioria que enfrenta esse problema é proveniente de condições sociais desfavorecidas.

B) personalidade das mulheres que são, naturalmente, propensas a vivenciar de forma emocional as situações cotidianas caracterizadas como assédio.

C) cultura brasileira, fundamentada em princípios subservientes, sendo que por muito tempo as mulheres estiveram submetidas ao poder patriarcal.

D) forma como as sociedades miscigenadas, como a do Brasil, instituíram as relações entre brancos e negros, já que o apelo sensual da mulher mestiça é dado como comprovado.

E) inexistência de legislação específica que proteja a mulher e puna o assediador, já que a justiça brasileira considera que o assédio é natural e regulável socialmente.

GABARITO.

QUESTÃO 66
(SLMandic 2019) Adicção por internet, dependência, uso patológico, vício ou uso problemático são termos utilizados como sinônimos na literatura para nomear o uso desadaptativo.

Esse transtorno é descrito como uma preocupação intensa com o uso da internet, uso compulsivo, gasto de tempo excessivo na web, inabilidade para manejar esse tempo, considerando ainda o mundo sem internet desinteressante, gerando irritabilidade, no caso de ser interrompido, quando se está conectado, e diminuição dos relacionamentos sociais por causa desse uso.
(Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v41n4/0100-5502-rbem-41-04-0497.pdf
Acesso: 25-08-2018. Adaptado.)


O texto e a charge apontam para as consequências que o uso excessivo das redes sociais pode provocar no comportamento humano. Uma interpretação compatível com esse uso é apresentada na seguinte afirmativa:

A) O uso de redes sociais, como o Facebook, conecta o usuário a um mundo amplo de informações confiáveis, ampliando sua criticidade e autonomia de pensamento.

B) A ampliação do círculo de amigos virtuais tende a aumentar a segurança pessoal dos usuários, pois elimina a sensação de solidão e insegurança, próprios da juventude.

C) Os sintomas de abstinência são comuns em usuários dependentes que tendem a usar as redes sociais como principal meio de conexão com o mundo externo, não tolerando o distanciamento das redes.

D) A compreensão a respeito do mundo invariavelmente se amplia se o usuário passa parte significativa do seu dia a dia conectado às redes sociais, estabelecendo relações interpessoais.

E) Os eventuais transtornos de comportamento, relacionados ao uso de redes sociais, são consequências sem qualquer tipo de dano ao indivíduo, principalmente danos psíquicos.

GABARITO.

QUESTÃO 67
A agência de migração da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que a Venezuela está caminhando para o mesmo "momento de crise" de refugiados visto no Mediterrâneo em 2015. O alerta compara a forte imigração de venezuelanos para países vizinhos como a registrada em direção à Europa, onde o fluxo de pessoas entrando pelo mar Mediterrâneo, em fuga de guerras, dificuldades econômicas e de outros conflitos em suas regiões de origem, disparou nos últimos anos e levou os países de destino a levantarem barreiras ou a endurecerem as regras de entrada em seus territórios.
(Disponível: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45307311
Publicado: 25-08-2018. Acesso 26-08-2018.)

(SLMandic 2019) Sobre o fluxo de refugiados venezuelanos, é correto afirmar:

A) A Colômbia, que já recebeu aproximadamente 400 mil venezuelanos, estabeleceu medidas protetivas aos refugiados, já que considera a Venezuela uma pátria irmã, em função da proximidade geográfica.

B) Embora o Brasil não seja o principal destino dos venezuelanos, o número de refugiados que entram por Roraima tem aumentado, e a cidade de Pacaraima tem sido o cenário de forte tensão social.

C) O Equador conseguiu estabelecer legalmente a exigência de passaportes para que refugiados venezuelanos entrem no país, critério que deve passar a vigorar em toda a América Latina.

D) A receptividade dos latino-americanos, em relação aos refugiados venezuelanos, tem contrastado com a receptividade que africanos receberam na Europa no ano de 2015 ao entrarem pelo Mediterrâneo.

E) Há um consenso latino-americano que leva ao acolhimento dos refugiados venezuelanos, e os países têm adotado, igualmente, medidas legais e humanitárias semelhantes frente a essa questão.

GABARITO.

QUESTÃO 68
Segundo o conde francês Joseph Arthur de Gobineau, em artigo escrito para o periódico francês Le Correspondant, no ano de 1874, intitulado “L’émigration au Brésil”, os brasileiros seriam uma raça extinta em menos de duzentos anos. Isso por serem, em sua maioria, uma população mestiça, fruto da mestiçagem entre índios, negros e um pequeno número de portugueses. Segundo Gobineau:

Já não existe nenhuma família brasileira que não tenha sangue negro e índio nas veias; o resultado são compleições raquíticas que, se nem sempre repugnantes, são sempre desagradáveis aos olhos.

O artigo escrito para o Le Correspondant intencionava atrair às terras brasileiras uma população “desejável”, a fim de substituir a população “degenerada” que caminhava a passos largos para o desaparecimento.
(SOUSA, Ricardo Alexandre Santos de. A extinção dos brasileiros
segundo o conde Gobineau. Revista Brasileira de História
da Ciência, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 21-34, jan | jun 2013/
Casa de Oswaldo Cruz | COC/FIOCRUZ.)

(SLMandic 2019) O pensamento de Gobineau (1816-1882) e a realidade brasileira demonstram que

A) a análise profética do autor do artigo se concretizou, pois a maioria da população brasileira da atualidade é sim mestiça, e não se consegue identificar as origens étnicas e culturais dos brasileiros.

B) o enaltecimento da população brasileira está diretamente relacionado ao processo de mestiçagem que, segundo o autor, deu origem a um tipo humano híbrido, singular e criativo.

C) ocorreu a substituição da população mestiça por elementos humanos mais puros, já que a maioria da população hoje é branca, e adota comportamentos e valores xenofóbicos.

D) argumentos racistas, como os do autor, não definem a sociedade brasileira, pois a matriz étnica nacional resulta de uma gama diversa de composições formadoras da identidade do povo brasileiro.

E) valores relacionados ao racismo, que estavam em voga na Europa do século XIX, encontram eco na legislação brasileira atual, pois inexistem leis que deem limites ao racismo.

GABARITO.

QUESTÃO 69
(SLMandic 2019) A agroecologia é um movimento que vem ganhando força no cenário produtivo brasileiro e se caracteriza por adotar métodos que a diferenciam do agronegócio. Observe a tabela a seguir:

agroecologia

Os dados contidos na tabela permitem a seguinte conclusão:

A) A agroecologia busca resgatar formas de cultivo orgânico que remetem a um período passado em que não existiam defensivos agrícolas aplicados ao processo produtivo de alimentos.

B) O objetivo econômico da agroecologia é a produção de alimentos para o mercado externo, atualmente, muito exigente em relação à contenção do uso de componentes tóxicos como fertilizantes.

C) A legislação brasileira atual vai ao encontro dos princípios agroecológicos, pois limita o uso de fertilizantes não orgânicos e proíbe a monocultura como forma de produção.

D) A mecanização da lavoura no agronegócio devolve ao trabalhador rural condições dignas de vida e trabalho, pois ele volta a trabalhar na sua propriedade familiar visando seu próprio sustento.

E) A busca de formas sustentáveis e agroecológicas de produção somente são viáveis para o agronegócio que possui recursos financeiros para investir em pesquisa e prospecção de novos modelos produtivos.

GABARITO.

QUESTÃO 70
(SLMandic 2019) O governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, é polêmico. Muitas medidas têm sido alvo de críticas, várias expressas por meio de charges, como a que você observa a seguir:


Dentre as medidas tomadas pelo governo Trump que demonstram consonância com o conteúdo crítico da charge encontra-se a

A) inserção dos EUA na Aliança do Pacífico.
B) ampliação de laços globais favorecendo o mercado americano.
C) contenção de gastos com as forças armadas estadunidenses.
D) resolução dos EUA de sair do Acordo de Paris.
E) adoção de políticas públicas favoráveis à imigração para os EUA.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova São Leopoldo Mandic (VESTIBULAR - MEDICINA 2019) com Gabarito
Prova São Leopoldo Mandic (VESTIBULAR - MEDICINA 2019) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixrEtFbmNUWkNt-uMBjMqe3x1c5LDCUf_QtQJgMko0DsAMsV35-ffq1mEVX4cE-uQZy7nTfeAAN3c9HsaFETLLNMM3C-mxVNu5BU5rw5ORSGX3RMhHFqa3c0zI6gGK0a34S9naYuKc1Og/s320/sao-leopoldo-mandic-vastibular.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixrEtFbmNUWkNt-uMBjMqe3x1c5LDCUf_QtQJgMko0DsAMsV35-ffq1mEVX4cE-uQZy7nTfeAAN3c9HsaFETLLNMM3C-mxVNu5BU5rw5ORSGX3RMhHFqa3c0zI6gGK0a34S9naYuKc1Og/s72-c/sao-leopoldo-mandic-vastibular.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2019/03/prova-sao-leopoldo-mandic-vestibular-medicina-2019-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2019/03/prova-sao-leopoldo-mandic-vestibular-medicina-2019-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo